No momento em que tudo é difícil no futebol brasileiro, como escolher um técnico nacional, e jogadores de série B, acredito que seja a hora de “sair do comum”.
Porque não tentar algo diferente? Uma combinação de estrangeiro e brasileiro?
Estratégia é mais fácil de traduzir, do que instruções no campo.
O São Paulo precisa nesse momento, implantar uma filosofia de jogo que perdure anos!
E uma filosofia que tem que ser implantada desde os meninos de 12 anos até o profissional.
Assim, é mais fácil, você estabelecer metas, critérios de avaliação, bem como a capacitação e treinamento contínuo.
É hora de ousar, baseado no desejo, e não na necessidade!
A necessidade é sempre imediata, e inesperada.
O desejo é longo prazo, é aprimorar até chegar onde se quer. E isso tem que ser planejado.
Fernando Jubero, foi Diretor Esportivo no Guarany do Paraguai. Sua meta, e objetivo era integrar base e profissional com a mesma filosofia de jogo, mesma proposta, mesmo tipo de treinamento.
De nada adianta criar atacantes rápidos e baixo na base como Boschilla, Ewandro, Ademilson, H. Almeida, se o profissional usa um centroavante de área, forte e bom no cabeceio.
Você acaba não dando chance para jogadores da base, poderem subir e jogar no mesmo sistema que estão acostumados.
E é assim na seleção. Douglas Costa joga no esquema de Guardiola, Neymar no de Luiz Henrique, Hulk no de VIllas-Boas, e quando chegam aqui, são treinados por técnicos da escola gaúcha!
Isso sem muito tempo de preparação.
O erro não esta nos jogadores, mas sim, da falta de um estilo próprio, uma proposta de jogo.
Algo como Bielsa e Sampaoli, implantaram no Chile, e que Pizzi esta dando sequencia.
E mesmo completamente diferente do Chile, o Corinthians implantou com Mano, Tite, Mano, Tite e agora Cristovão tem que saber dar sequencia.
O Atlético-MG de Cuca, Levir e Marcelo Oliveira tem vocação ofensiva. Sempre com 3 atacantes talentosos, e com o resto do time marcando e jogando por eles.
E o São Paulo? Ironizamos técnicos estrangeiros, pois apostamos em extremos. Filosofias opostas em um intervalo de 1 ano, mudando o elenco e perdendo jogadores como Denilson, Souza, Boschilla, Ganso, Pato, Luis Fabiano, Calleri e Kardec.
Contratamos extremos que ataquem bem como Pato, ou defendam bem como Centurion?
Isso tudo seria claro se tivessemos uma proposta única de jogo desde a base até o profissional.
Em um time com uma filosofia de jogo coletiva e ofensiva, qualquer jogador da base, tem que ser melhor que qualquer outro da Série B! Qualquer um! Pois já esta adaptado, capacitado, treinado para jogar da forma que joga o time profissional. E a tendência é que os jovens rendam até mais no time de cima, jogando com companheiros melhores e mais experientes.
Fernando Jubero seria o responsável por implantar essa filosofia, desenhar treinamentos para capacitar o elenco para jogar dessa forma, treinar fundamentos específicos para jogar dessa forma, e fazerem jogadores, aprenderem a jogar em mais de uma posição nesse esquema.
No dia=a=dia, o técnico Andre Jardine do principal, e os da base, teriam que executar e implementar essa filosofia.
Estabeleceria um parametro para tornar a tomada de decisão dos técnicos de maneira mais assertiva, afinal, existe um conceito por trás do esquema de jogo.
Teriamos um brasileiro comandando o time no dia-a-dia facilitando o convívio diário com os jogadores, e facilitando a comunicação.
E acima disso, teria um planejamento a curto, médio e prazo, para ser aperfeiçoado constantemente!
Inteligência, planejamento, metodologia, é isso que tem que ser a vantagem competitiva de um clube de maior poder economico, diante de clubes novos como Audax. Clubes que jamais podem se nivelar coletivamente do que um gigante como nós.
Temos que elevar o nível, para que seja difícil para times menores, conseguirem nos alcançar com um planejamento de 3 a 5 anos.
Ou seja, criando barreira de entrada para times novos, mas organizados e de donos.
Ernani Takahashi
Bom dia a todos!
O São Paulo sempre foi pioneiro quanto à categoria de base. Nos anos 80 chegou ao auge! Temos que fazer o que o Santos faz, hoje. Aliás, ele nos “copiou”.
Ernani você citou o Jumbero. Aí está um belo nome para startar a mescla dos jovens da base ao profissional.
Estou com você. Chega de imediatismo!
Um abraço e te cuida.
Fala Nando! Obrigado!
Temos que sair desse ciclo vicioso que é não ter dinheiro, vende jogadores que tem valor de mercado, contrata por empréstimo, ou jogadores que rodaram de clube em clube, e o time nunca tem um forma de jogar!
Ernani, a parte complicada é encontrar alguém no clube, que tenha esse espírito. Trata-se de uma mudança significante de cultura.
Vez ou outra vejo seus textos. Gosto bastante.
Tenha um ótimo dia e dê um salve ao chefe ( O menino do Rio).
Valeu! O menino do Rio, é importante demais! Não fosse ele, todos falariam do mundo encantado que a assessoria do São Paulo passa, e é publicado mudando os parágrafos de lugar.
Apesar de ser o ideal, creio que isto está muito longe de ser implementado por nossos dirigentes…
Temos que acreditar! Terão que mudar o estatuto, terão que submeter aos sócios!
Tomara que evoluam!
É o que espero e torço todos os dias. Se nós, simples torcedores, sabemos o caminho, acredito que eles também saibam, o que me intriga é não o desenvolverem…
O futebol nacional está passando por esse problema e o que mais vemos é a continuidade de algo que não dá certo…
Acredito na mudança, apesar dos fatos, um dia mudará!
Pois é! Mas, se aceitarmos as coisas como são, somos coniventes!
Aliás, seremos sempre coniventes, pois nós torcedores comum apoiaremos sempre o clube, mesmo que não possamos opinar!
Mas, quem sabe alguém da direção, não acorde em um dia, e tenha a grandiosidade de saber, que é possível utilizar ideias que não sejam apenas deles! O mérito será deles!
Seria um belo planejamento, mas tenho dúvidas se conhecem isso.
Vlw Ernani
Vamos São Paulo!
Fala Leandrão!! É verdade! Mas, quem sabe né? Leco terá que se preocupar com eleições, e não tem tempo para problemas pequenos como o futebol. Então..
E o tal do elias não esquece o São Paulo. Esse merecia umas “borduadas”.
Esquenta não…. Ele ficou magoado porque achava que o SPFC iria contratar o Maicon, lateral, e assim ele ia ficar perto do seu amor. Mas o SPFC não contratou…. Aí ele ficou #magoada
É capaz dele se apaixonar por quem der bordoada!
Apesar de ser gamba não vi o dito cujo falar nenhuma mentira.
Para uma auto análise vide os comentarios em cada poster deste blog (vitoria, derrota, contratação, coisa boa, coisa ruim…) o que tem de gente reclamando não é brincadeira…
Outro dia já cogitaram Lugano mais Rogério.
Mas colocar o Jubero como manager eu gostei.
E o Elias maquinista não esquece o tricolor…
É preciso mudar! É preciso tentar algo!
Raça é importante quando todos os times estão nivelados, e quem tiver mais vontade vence.
Mas, um clube como o São Paulo tem que subir de nível!
Concordo com você Ernani, descreveu muito bem o que o nosso amado clube precisa fazer. Agora como torcedores apaixonados por este clube devemos fazer uma campanha mostra para estes diretores que precisa fazer isso, há mas não vai nos ouvir então fazemos o seguintes cancelamos nosso Sócio Torcedor.
Saudações Tricolores
No novo estatuto, acredito que a eleição deveria ser como no Inter. Primeiro turno continua do mesmo jeito que é feito e dois candidatos vão para o segundo turno!
E no segundo turno, os sócios torcedores escolhem um dos dois!
Limita o poder e equilibra a relação Conselheiros x Sócio Torcedores.
A idéia é boa, mas com Ataide, Leco, Gustavo na retaguarda, nem a dupla Mourinho e Guardiola dariam jeito…
Dureza, mas como parece que mudarão o estatuto, sócios participarão mais, quem sabe..
Bom dia, gosto da ideia mas nao concordo tanto com a execucao. Nao acho que um tecnico tarimbado iria abrir mao de seus metodos de treino desenvolvidos durante toda sua carreira para seguir algo pre-estabelecido pelo clube.
Na minha ideia, o tecnico do principal seria alguem com essa competencia, tipo o Jubero, tendo seu auxiliar e responsavel direto pela integracao com a base o Jardine. Isso nos permite capacitar e dar mais cancha ao Jardine e ter os metodos utilizados no profissional refletidos na base.
Isso tb implica que todos os tecnicos tem que seguir uma filosofia similar ja que nao se pode mudar a filosofia a ser implantada na base a cada novo tecnico (bem no cenario otimo o cara ficaria aqui por muito tempo, mas em caso de trocas a filosofica deveria ser mantida).
Em todo caso, nao acho essa filosofia tao dificil de ser implementada… sempre fomos pioneiros, basta alguem com a coragem de outrora assumir a presidencia… nao sao planos mirabolantes
Kamarão,
Muitos querem técnico estrangeiro e muitos técnicos brasileiros.
Entendo a argumentação dos dois lados. E é possível encontrar uma combinação.
Até por Jardine, ainda não estar pronto, seria interessante ele dividir a pressão com diretor que implantaria essa filosofia de jogo!
Sobre seguir algo pré-estabelecido pelo clube, Luiz Henrique em seu primeiro ano no time principal do Barcelona já consegue ser campeão!
E acho que esse modelo, é que o fará ser requisitado quando sair de lá.
E Jubero, vem de lá! Da Catalunha!
Nao creio que o Barcelona ou qquer outro time do mundo tenha uma cartilha definida de como fazer os treinamentos…. ou nao sabia que tinha, ao menos.
Sobre isso de muitos querem brasileiros e muitos estrangeiros… isso eh coisa de torcida, a maioria detonou o Chavez e agora ja ta elogiando o cara, detonava o Denis ja comecam a elogiar o cara, eh sempre igual… o planejamento deve seguir independente de paixoes da torcida ou nacionalidade do treinador.
Luiz Henrique foi técnico durante anos do Barcelona B, implantando a mesma filosofia de jogo do time principal de Messi, Suarez, Iniesta e Neymar, com Munir, Sergi Roberto.
Não digo que seja uma cartilha inflexível, mas teriamos um colegiado formado por técnicos da base, principal e um diretor esportivo.
No curto prazo, Jardine conhece melhor os jogadores e sabe o que tem para aprimorar nos jogadores que subiram do sub-20!
Enfim, essa é uma ideia que pode ser aprimorada, e encontrar uma combinação!
E o parmera já mandou fax pra cbf e fifa pedindo para reconhecerem o primeiro turno como título oficial?
Bom dia,é um assunto bem complicado.Hoje no futebol profissional não tem espaço pra brincadeiras.Futebol para se Auto se sustentar tem que ter resultados.A Globo quer audiência,os patrocinadores querem mais visibilidade,querem estar em finais,torcida cresce com títulos.Difícil analisar em Qual caminho seguir pois o mundo evolui a cada dia.Sejá qualquer oprofissional que esteja no clube não é garantia de sucesso.Comparar com Barcelona é loucura,pois apesar de eles terem uma “linha de trabalho” eles tem a condição financeira portanto é muito mais fácil de seguir.Eles tem um ataque de Neymar,Messi,Soares á jogaram lá Ronaldinho Gaúcho,Ronaldo,Rivaldo,Romário.É mais “fácil” manter uma filosofia.O futebol é capitalista sim,depende de resultados.Ontem assistindo o jogo do Cruzeiro vi a diferença absurda do Cruzeiro de Paulo Bento e fiquei impressionado com a organização do ” contestado” Mano Menezes,duvido que o Cruzeiro caia( não que eu queira o Mano aqui,apesar de reconhecer que dentro de campo ele é um bom técnico sim),mas tem coisas que são contadas tantas vezes se formam “verdades”,em resumo até gosto da ideia( mas não sei se a essência e a certa pois tudo é um risco) mas pra mim futebol é extremamente profissional e de pende de resultados pois o que cerca o futebol não tem nada de Amador.
Exatamente por isso, acho que o nome de Jubero é interessante.
Fernando Fabian Fernandez, centroavante que foi especulado na parada da Libertadores, é um jogador formado lá no Guarany. Não é um Messi.
Aliás, o Barcelona contrata pontualmente! Pique, Alba, Iniesta, Brusquets, Messi, são formados na categoria de base, assim como Munir, Sergi Roberto.
E na época que a Espanha era apenas comprador de jogadores e não formador.
Enfim, respeito a opinião, mas, conseguir implantar uma filosofia de jogo ofensiva, quebrando o recorde de gols marcados em um campeonato que consagrou Gamarra, Arce, Rivarola, Ayala, é um feito e tanto!
Não acho que o Jubero aceitaria virar diretor de futebol novamente e nem o Jardine ou qualquer outro treinador aceitaria virar praticamente um “fantoche” dele.
Temos que estabelecer um estilo e uma filosofia de jogo e buscar sempre profissionais que se encaixam neles.
Por exemplo, saiu Osório (ofensivo), veio o Bauza (defensivo), e agora estamos com o Jardine (ofensivo).
Dizem que o SPFC tentou contratar Rueda (ofensivo), Coudet(ofensivo), Jorginho (defensivo) e Abel (defensivo), ou seja, a diretoria na busca pelo técnico parece que está buscando mais nome do que um estilo ou uma filosofia.
Também não sei Samucca!
Mas, acho que quem gosta de futebol, ficaria encantado com um projeto como esse.
Rene Simões, aceitou, mas aconteceram coisas desagradáveis para ele no São Paulo.
Pintado aceitou não ser mais técnico.
Difícil.
Mas, concordo com você! O leque de opções para treinador não pode ser tão extenso.
今日は!!!高橋さん。
Sempre com ótimos textos e espero que sempre escreva para nós.
Estou recentemente acompanhando os jogos olímpicos e vejo que assim como competição como essa, no futebol também é necessário a inovação nas técnicas para conquistas de glórias e desafios. Essa combinação estrangeiro e alguém que é de nacionalidade Brasileira é algo muito bom pois unem experiências a qual poderá dar certo dando sucesso a equipe.
Exato amigo!
Quando imaginariamos que com um ataque formado por jogadores caríssimo como Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar, jogariamos contra Africa do Sul e Iraque e não marcariamos gols.
É preciso ter humildade e parar de achar que falta apenas comprometimento nos jogadores!
Em grandes empresas, estagiários e trainees tem que estar melhor capacitados para serem efetivados, do que contratar alguém de uma empresa bem menor!
Sinceramente, é a hora e momento do Luxa
Bom dia.
Concordo com a necessidade de criarmos essa filosofia que una todas das categorias do futebol. Só não sei (por puro desconhecimento mesmo) se o Jubero seria o nome ideal para comandar tudo isso.
Um nome que sempre penso para atuar nessa função comandando essa tarefa, até porque, como jogador, foi o espelho do futebol que espero ver no São Paulo é o Toninho Cerezo. Mas nessa função de Coordenador do futebol de todas as categorias, não como técnico do profissional.
O que você acha Ernani?
Merakifoto,
Jubero foi contratado em 2012 pelo Guarani do Paraguai, como diretor desportivo, para tornar o clube um formador de jogadores e não um comprador.
O Objetivo era integrar todas as categorias e implantar uma filosofia de jogo!
E em 2015, depois de muitos anos, eles voltaram a Libertadores, e chegaram a semi-final, eliminando o Corinthians, vencendo as duas partidas.
Além disso, estabeleceu o novo recorde de gols marcados no Campeonato Paraguaio, que sempre foi marcado por grandes defensores como Gamarra, Ayala, Arce e Rivarola.
Bom dia a todos.
Airnani….baita coluna, uma pena nossa diretoria não pensar dessa forma. Seria lindo ver nosso tricolor organizado dessa maneira, o departamento de futebol iria colher belos frutos a médio prazo. Quem sabe um dia nosso amado clube repense as práticas que vem exercendo e acorde pra vida.
Forte abraço parceiro.
Fala Zebia!
Falta sair do comum! Falta pensar grande! Não com arrogância, mas, pensando em conceitos de Michael Porter como Vantagem competitiva e Barreira de Entrada para novos entrantes.
Não podemos ver times como Ituano e Audax, ganharem mesmo que seja do time “Misto” do São Paulo!
Não podemos ver um Santos, jogando atrás da linha da bola, e ver o Audax ter mais posse de bola em uma final de campeonato paulista.
Os papéis estão invertidos.
Hoje qualquer clube bem organizado, como é o Audax, o Red Bull, Chapecoense, jogam de igual para igual conosco!
O futebol brasileiro está taticamente abaixo em relação ao mundo, hoje, qualquer seleção organizada e tecnicamente inferior consegue anular a seleção brasileira que é tecnicamente superior.
Antes quando a seleção pegava essas seleções mais fracas, a goleada era certa.
Temos um campeonato Brasileiro que taticamente é nivelado por baixo são poucos técnicos que apresentam algo diferente.
O futebol brasileiro precisa em geral evoluir taticamente, e não será em 03 a 04 meses que isso irá acontecer.
O futebol Brasileiro parou no tempo e não soube acompanhar a evolução no resto do mundo. Somando a esse fato, jogadores tão bem como a comissão técnica e dirigentes não tem preocupação em preservar a boa imagem da seleção de outrora. Cada um está preocupado consigo próprio, não há cooperação, não há espírito de samurai, um espírito de luta, nem sequer o senso de honrar sua profissão. O maior jogador da seleção canarinho se mostra ser irresponsável, algo que não ajuda em nada em clima de uma competição como jogos olímpicos.
Você falou em evolução e isso é verdade, mas antes de mais nada os jogadores e todos envolvidos nessa seleção incluindo a torcida tem que reconhecer a força dos times adversários e parar de viver de um passado longíquo. Parece engraçado dizer isso, mas os jogadores tem que aprender com outros como jogar futebol na atualidade. O futebol brasileiro está totalmente defasado e essa maneira de jogar futebol não é nem um pouco efetivo. No caso do SP, se não contasse com astúcia do Chaves e Cueva, os jogos seriam mais difíceis. Enfim, humildade, cooperação e atitude profissional são as chaves para o sucesso e a seleção não tem nenhum deles.
perfeito
Concordo Samucca,
E quando estão todos nivelados, quem tem mais raça e organização pode vencer em mata-mata!
Pois é preciso apenas um pouquinho de ousadia que você já colhe frutos.
O São Paulo com CT da Barra Funda, CT de Cotia, CT de Guarapiranga, Estádio Particular Pago, tem que ter um projeto a longo prazo, para integrar tudo!
Não dá para preparar um Joanderson, emprestá-lo e ir atrás de Kieza, ou emprestar um jogador de 29 anos, do Audax (um clube que começou com um projeto social do Grupo Pão de Açucar).
Eles começaram do zero, e já se nivelaram, e são mais ousados! Fizeram o Santos de Lucas Lima, Gabigol, Ricardo Oliveira, jogar atrás da linha da bola!!!
Falou a mais pura verdade. Essa é a atual situação do nosso futebol. Quando se fala em seleção da CBF, acredito eu que as coisas poderiam ser diferentes, pois pode-se sim, escolher os melhores jogadores do momento. Mas o que vemos é uma instituição que visa o outro lado, o financeiro, futebol há muito tempo é segundo plano. É justamente por isso que tem minha torcida contra. Agora quando se fala de nosso SPFC, acredito que seja mais fruto de uma desorganização mesmo, alheio também a alguns interesses particulares, muitas vezes exposta de forma inteligente por este blog. Estaremos sempre na torcida para que isso mude, nosso SPFC é maior que tudo isso e que todos.
Pois é ZEBIA!
É isso mesmo! Mataram o futebol brasileiro, como mataram a Petrobras, como mataram tudo o que era bom, por ganância de alguns!
E vemos um povo que desacredita e acha utópico qualquer melhoria que é simples!
Ou seja, estão roubando algo que sempre foi precioso no brasileiro: a esperança!
Vc tem razão.
Lembro de quando eu era + novo, as conversas entre os garotos na rua giravam em torno de: “de quanto ganharemos da seleção “tal”? Quantos gols faremos?” etc etc
Hj sempre há uma dúvida em qualquer jogo e quando goleamos é uma surpresa.
Falando agora de um outro assunto, mas que gostaria muito de ver no futebol do São Paulo.
Como disse anteriormente estou acompanhando as olímpiadas e estava vendo a fase classificatória da ginastica de todas as delegações e logicamente não deixei de notar a performance em sí dos atletas. O time Niponico fez diversos erros nessa fase e os atletas quando perguntado ao reporters Japoneses reconheceram que não fizeram o que era desejado e que fizeram muitos erros. A gente não sabe o que falam dentro do time entre os atletas com a comissão técnica, mas acredito que se reuniram e procuraram corrigir os erros que fizeram. Eu sinceramente não esperava uma medalha de ouro, mas para minha supresa eles conseguiram a medalha de ouro. Bem, alguém vai perguntar o que que isso tem a ver com SP. Eu diria que tem tudo a ver, pois para uma equipe ter sucesso e conseguir sobrepujar todas dificuldades, o mesmo tem que ter humildade para reconhecer os erros e trabalhar em cima das fraquezas. Creio que a receita é bem simples, mas precisa ter a cooperação de todos, trabalhar junto em conjunto acreditando um no outro.
Pois é! O Futebol do Japão foi planejado! Aliás, o Japão se espalha sempre nos melhores.
E no futebol trouxeram Zico, para desenvolver o futebol lá! E quantos técnicos que não trabalharam lá? Autuori, Nelsinho, Oswaldo de Oliveira, Leão, Levir Culpi, e tantos outros.
E depois da Copa do Mundo no Japão, eles participaram de todas as Copas do Mundo!
Hoje a 10 do Milan, é de Keisuke Honda! Quem imaginaria isso 15 anos atrás.
Mas, se planejaram, e colhem frutos sólidos e que não momentaneos.
Várias boas ideias, vários conceitos bacanas, soluções apresentadas…
Só falta se livrar da diretoria, que não tem a mínima intenção de profissionalizar o São paulo.
Triste…
É verdade Pedro!
Mas, não consigo ver o São Paulo como esta! Serei são-paulino para sempre, e meu filho de 5 anos terá sua vida inteira para torcer.
E às vezes é preciso interromper um ciclo que não vem dando resultado!
Contratação de jogadores emprestados, ou baratos que jogaram em 17 clubes em 8 anos, ou 8 clubes em 7 anos, isso é muito prejudicial!
Precisamos pagar as dívidas, mas, não será com jogadores emprestados, ou com 29 anos vindos do Audax!
Mas vai esperar isso dessa diretoria arcaica, que tem como principal lema o “empurrar com a barriga” ?
O Luiz Cunha até iria implementar isso, mas puxaram o tapete dele rapidinho…
É verdade! Mas, algo tem que ser feito!
Não dá apenas para celebrar raça! É preciso ser grande e ter vantagem competitiva em filosofia de jogo coletiva, qualidade!
a ideia é bonita, pena que é utopica.
Nao existe planejamento no Brasil. nunca vai exisitir enquanto o calendario for desse jeito, as leis favorecerem mais empresarios que clubes, os campeonatos mudarem todo ano. Temporada no Brasil dura 6 meses. ai vem um clube qualquer europeu ou chines e desmancha qualquer bom time montado.
Cruzeiro em 2014, galinhas em 2015, o proprio São Paulo esse ano. nem o rico palmeiras se livrou dessa, e acabou perdendo seu melhor jogador.
Como querer falar em treinar o mlk pra jogar do mesmo jeito do sub 12 ao profissional, se o sonho dele é ir pra europa o quanto antes? como vc fala em longo prazo, se o mlk prefere jogar a carreira fora indo pro chelsea com 17 anos ( né Lucas Piazon?)?
Sem falar que simplesmente assumiram a suposição que o Jubero aceitaria deixar de ser tecnico. toda a ideia cai por terra se tiramos o ponto chave dela, que o personagem que a executaria. Sem falar nessa adoraçao e exaltaçao de um tecnico espanhol que treina times paraguaios e por algum motivo é mais adorado aqui quase que Tele Santana. Imagina se ele tivesse ganho alguma coisa…
Ja falei em outro post, que temos a pessima mania de adorar e exaltar qualquer trabalhinho qualquer, desde que seja “novo”. Micale aqui era elogiado sem nunca ter ganhado um jogo ( e continua nao ganhando, olha que ironia). Jubero é adorado, e nunca fez nada, alem de eliminar o corintia numa oitavas de final.
Os mesmos que xingam um bicampeao de libertadores, um tricampeao brasileiro, exaltam alguem cujo maior feito é chegar nas quartas de final, ai fica dificil.
Ou seja, seria legal, se nao fosse impossivel
Lucas,
Me surpreende um otimista como você, enumerar todas as dificuldades detalhadamente!
Tudo é causa e consequencia! Oscar não teria saído, se tivessemos um projeto e uma integração dessas.
E isso faria que seu empresário não virasse inimigo, e levasse Lucas Piazon daqui.
Ernani, uma afirmaçao dessa nao pode ser feita.
Oscar saiu pq quis sair. em vez de brigar por posiçao no elenco do muricy, quis ir pro inter onde teria mais espaço. do mesmo jeito saiu o Piazon pq ele quis, pq o sonho de qualquer menino é jogar na europa, nos times que eles pegam no FIFA ou no PES. e o São Paulo, de bom grado vendeu o Piazon e de bom grado venderia o Oscar por qualquer mixaria tbm.
É só ver hoje. quantos torcedores acham que tem ” que vender o Rodrigo Caio pra ontem”? isso pq hoje temos 3 zagueiros no elenco ( Douglas nao conta pois nem treinando esta) e dois deles são considerados reservas. Nem a propria torcida da o apoio necessario aos jovens, quem dirá entao ter um planejamento nivel europeu desse. quero ver como a torcida iria reagir quando, mesmo com 10 anos de preparaçao, o clube fosse incapaz de revelar mais jogadores do que revela hoje. é só ver o Barça. Tem o melhor projeto do mundo, mas isso nao significa nada, pois os maiores destaques do time nos ultimos anos, foram contratados e nao revelados ( Neymar, Luiz Suarez, Mascherano na zaga). até os que são da base do clube, sairam e depois foram recomprados ( Pique, Jordi Alba).
Voltando um pouco ao assunto sobre as vontades dos jogadores, temos que reconhecer nossa posiçao no futebol mundial. nos nao somos o objetivo de um mlk de 18 anos. o mlk de 18 anos quer jogar um ano no sao paulo bem pra ser vendido. ele nao quer ficar aqui o resto da vida. ele nao se interessa em aprender desde os 12 anos como ele vai jogar no profissional quando tiver 18, pq na cabeça dele, com 19 ele ja vai estar na europa. E a vontade do jogador é sempre soberana e sempre afetara seu rendimento. é só ver o Marquinhos Cipriano, atualmente a maior promessa do São Paulo que ainda nao foi para os profissionais: Recebeu um milhao de ofertas diferentes. Quase foi convencido a ir para o Atletico de Madrid. e garanto, nao seria o São Paulo que se recusaria a vender um atleta de 16/17 anos por 10 milhoes de euros, 1/3 de sua multa e dinheiro de pinga pra clube europeu, mas que faria toda diferença no orçamento do clube. Mas o marquinhos nao foi pq nao quis. pq diz que quer jogar no São Paulo. mas e se nao quisesse? se nao quisesse ja estaria bem longe da terra da garoa, e todo o planejamento teria sido em vão.
Sobre Oscar, não sei sua idade. Mas, alguém permitiu que um mesmo empresário, gerisse a carreira de Oscar, Diego, H. Almeida, Casemiro, Lucas Piazzon.
E a briga de um, se estendeu aos demais. Pegue uma entrevista de Casemiro que chorou, não entendendo porque Lucas (de outro empresário) era tratado de forma diferente.
Enfim, acredito que mesmo em um cenário com tantas adversidades, é preciso encará-lo de forma mais realista possível, e tentar se adequar a isso.
Com uma filosofia de jogo definida desde a base até os profissionais, jogadores poderão sair como saem.
Mas, teriamos reposição, já preparada para esse modelo de jogo!
De qualquer forma, respeito sua opinião!
Eu entendo seu ponto de vista ernani, só acho inviavel na atual realidade do futebol brasileiro
hoje as bases sao dominadas por empresarios. Mlk que nao tem empresario bom, ou é o novo neymar ( que inclusive, transformou seu pai em um dos empresarios mais sujos do futebol) ou é dispensado. ja ouvi falar de varios casos assim, de amigos proximos que tiveram parentes dispensados da base pq nao quis ser empresariado, ou empresario influenciando jogador pra ir de uma base pra outra
infelizmente, vivemos uma realidade no futebol que quem manda é o empresario. Viva a lei pelé
O melhor não é o mais forte, o mais rico, e sim o que melhor se adapta!
O Mano Menezes que demonizado pela torcida do SPFC, inclusive, neste BLOG começou a fazer a diferença no Cruzeiro.
Blz, vou dar meu braço a torcer entao. se o mano tirar o cruzeiro do rebaixamento, vai ter feito seu primeiro bom trabalho em 6 anos.
Grande tecnico mesmo
Se empatar com os gamba é fazer a diferença.. esse ano também fizemos.
Uma pena o mano não estar lá em Brasília, acabaria os problemas do Brasil, o legítimo salvador da pátria.
É importante lembrar que Mano já conta com Rafael Sobis, Abila, e vai ganhar Denilson, algo que Deivid não teve.
O time do Cruzeiro tinha um ataque formado por Douglas Coutinho e WIlliam (que é bom).
Mas, não dá para comparar com Rafael Sobis, Abila!
Jogadores de “Jerarquia”
bem lembrado airnani.
Estamos quase criando o teorema do tecnico estrangeiro: Poe o cara, nao contrata ninguem, cobra ele como se tivesse contratado, demite e fala ” nos livramos de uma buxa!”. ai contrata qualquer enganador brasileiro, da um time muito melhor e vem os entendidos ” oh la! nao falei? tecnico estrangeiro nao presta”
Pois é Lucas!
Ao não citar o Paulo Bento (que treinou depois do Deivid) vc quis traçar um parâmetro só entre os técnicos brasileiros? Foi isso?
Não amigo! Estou comparando o começo do ano, até chegar aqui!
O Cruzeiro foi mal no mineiro, na sul-minas e no início do Brasileiro!
E só depois viram que o problema não era só o técnico e reforçaram o elenco!
Sobre Paulo Bento, acho que entre técnicos brasileiros existem diferenças, e assim como estrangeiros.
Não é possível colocar Paulo Bento, Gareca, Aguirre, Osorio e Bauza, no mesmo conceito!
Concordo plenamente sobre a questão das diferenças tbm entre os estrangeiros.
Eu não tinha nenhum conceito nem opinião formada sobre: Paulo Bento, Gareca, Osorio e Bauza.
Após ver os resultados só posso crer que o SPFC soube escolher melhor o perfil rsrs
Sobre Aguirre não tenho opinião final formada mas tbm acho acima do que foram PBento e Gareca.
Concordo com você! Trouxemos dois grandes técnicos!
Paulo Bento é bom treinador. Mas, não dá para você cobrar algo, que já estava errado! O elenco do Cruzeiro era fraco! E se reforçou quando o time já estava muito mal.
Gareca Idem! Quando veio para cá, trouxe estrangeiros porque o que tinha ali, era muito ruim.
Depois é que trouxeram vários jogadores que hoje são titulares!
Enfim…..mas, isso é interpretativo! E não tem certo ou errado!
Acho que o Jardine é o técnico ideal para fazer essa transição, independente dos resultados que tiver. É importante ter paciência, sem imediatismo.
Nosso time sempre teve vocação técnica, com ofensividade. Acho que podemos implementar isso em todas às categorias, respeitando às características de cada equipe. Mas vou além.
Para mim, deveria ser formado um grupo de notáveis, goleiros, zagueiros, laterais, etc. Jogadores que foram ídolos e referências em suas posições. Esses jogadores iriam acompanhar e treinar os jovens, desde a categoria de base, até os profissionais. Ensinar posicionamento, antecipação, etc.
Concordo 100%! É possível sair desse ciclo vicioso em que nos encontramos! Basta Planejamento e objetivo de longo prazo!
Aliás, quem deveria escolher técnico, filosofia de jogo é o Conselho Deliberativo! Pois senão a cada 2 anos, virá um presidente, que quer mostrar que é melhor que seu antecessor, e quer deixar sua marca! E para isso desmonta tudo!
Acho que a vinda do Pintado positiva. Foi um grande jogador, com história no nosso time. Me parece um profissional sério.
O problema é o imediatismo, juntamente com o populismo. Juvenal foi um mestre nisso. Por isso, ficamos muito tempo sem planejamento. Mas, vejo uma melhora nessa parte.
Paramos com a baciada, houve a vinda de técnicos estrangeiros, e eles não foram demitidos, mesmo após não terem sido campeões.
Falta acertarem o scout, e o timming para contratações. Eu manteria o Jardine, reduziria a folha salarial com a saída do Wesley, M.Bastos, e Carlinhos, e olharia com carinho para as séries inferiores.
Mas o ponto crucial é cotia. A meu ver, estamos gastando muito, e o retorno não está sendo proporcional. Me parece tudo nebuloso, e um ambiente propício para negócios escusos. Me arrisco a dizer que nosso futuro depende de cotia.
Por isso, gostaria de ver alguém gabaritado, sério, com moral e reputação para cuidar de lá. Alguém como Autuori, ou Leão.
Danilo,
Tocou em um ponto importante: populismo!
Apresentar um jogador com bone de organizada, simboliza muito isso! Quiseram que comprassem a ideia de que ele substituiria bem L. Fabiano e Pato, que eram contestados pela mesma torcida.
Sobre Cotia, o erro não esta ali! Pois sempre temos jogadores na seleção de base!
Se um ou outro não vingasse tudo bem! Mas, Lucas Farias, Luiz Eduardo, Ademilson, Lucão, etc., eram os melhores do pais em sua idade!
Mas, quando sobem para o profissional, encontram um time que joga completamente diferente da base.
Formamos bons laterais, mas todos com vocação ofensiva. E como nosso time desde Mineiro, Josué, Hernanes, não tem volante bom, eles tem que subir e serem bons defensivamente!
Falar bem da coluna do Ernani é chover no molhado.
Valeu Amigo!
Difícil falar em profissionalização quando a pedra fundamental não existe: direito de propriedade.
O SPFC não tem um ¨dono¨. Se o Leco fosse dono ou acionista, esse tipo de roubalheira nunca aconteceria, pois é estúpido roubar de vc mesmo.
Num time com capital aberto ou um dono milionário, um gerente 3% nunca teria vez. Os acionistas iam pedir a demissão do cara que me contrata um bando de perebas ganhando ¨caixinha¨
Só que não é assim que os clubes brasileiros são formatados. Ninguém da diretoria investiu um centavo no clube e não recebem dividendos se o clube gera lucro. Assim, eles preferem esquemas de empresário, desviam dinheiro do clube, vendem gasolina pro clube, e por aí vai.
E os associados do social idem. O que interessa para eles é ter uma piscina bacana, uma churrasqueira nova, poder pagar de bacana pq podem entrar no CT e tirar foto com jogador. E de tempos em tempos rola um avião da alegria na Libertadores, viagem pro exterior de jatinho com tudo pago.
É só ver as decisões tomadas nos últimos anos:
– Se uma empresa tem uma dívida bancária com juros altos ela tenta quitar o quanto antes. o SP paga milhões de juros bancários há anos e não faz nada para diminuir isso. É melhor manter o empréstimo, ficar grande grana pra banco e ganhar uma pequena comissão por isso.
– Uma empresa nunca traria tantos jogadores de qualidade duvidosa. Que acionista traria a barca do Uram, ou contrataria Wesley que era odiado pela torcida do Palmeiras, ou pagaria uma bala por Centurion, o novo Di Maria?
– Uma empresa manteria gerentes que não geram resultado?
A grande realidade é essa: clube brasileiro é um botão de ouro de bobeira sem ninguém tomando conta. Vc depende de alguma alma caridosa fazer o certo. Mas quando um torcedor de verdade vira dirigente é enxotado do clube, como foi o Cunha.
Pessoas sérias como Paton e Osório não aguentaram. São técnicos que zelam por suas carreiras, querem ser campeões. É só ver que eles não aceitaram jogadores de baciada pra dar grana de empresário safado. Só que se o cara pede jogador de ¨jerarquia¨ e vaza quando vê a zona que o clube se tornou, o técnico que é o vilão, não a diretoria que prefere um técnico inferior que faça vista grossa ao balcão de negociatas.
Concordo amigo!
E essa solução seria capaz de se adequar ao formato existente.
Tiraria um pouco o foco de GVO, e formariamos mais jogadores a longo prazo, ao invés de recorrer sempre a jogadores emprestados ou desconhecidos, com a justificativa que não temos dinheiro.
Quem irá nos salvar ano que vem? Já que precisamos todos os anos vender aprox. R$50 milhões em jogadores?
Com a venda de Rodrigo Caio, ano que vem teremos que vende João Schmitd, T. Mendes, L. Araújo, L, Fernandes? E ficaremos com Carlinhos, Hudson, MB, Wesley, que não tem muito mercado?
E assim, para substituir esses jogadores, teremos que emprestar jogadores do Audax para jogar semi-final de Libertadores?
Futebol no país é cíclico. Quando chega no fundo do poço e o dinheiro acaba, os ratos saem e os verdadeiros são-paulinhos voltam para reconstruir o clube.
A era Telê trouxe títulos, aumentou a torcida e encheu os cofres do clube. Junto com o dinheiro vieram os sanguessugas. Resultado, a draga que foi o final da década de 90 e o início dos anos 2000.
Reconstruíram o clube, veio um novo Mundial, o Tri Brasileiro. Resultado, a metralhada voltou forte e cá estamos a quase uma década de crise.
O SP começou a dar sinais de que vai reviver. Osório, Paton, a gringaiada boa de bola, molecada da base jogando, Cunha foi dirigente por um breve período. Mas as decisões certas são resultado da falta de grana.
Quando o dinheiro acaba, as ratazanas vazam. Uram mesmo foi parasitar o Palmeiras. Se a gente estivesse com caixa, o Dracena ia estar sentado do lado do Wesley no banco hehehe.
É isso mesmo! Se já em uma semi-final de Libertadores, já acham que tá bom e vendem duas peças importante, imagina se ganhassemos o título!
É o sonho de todo amante do clube.
Organização, planejamento.
Espero viver para um dia ver algo parecido no clube.
O ideal seria isso mesmo. Porém, ver Leco AGG e Gustavo comandando o clube não nos dá esperança de um bom caminho a seguir. Nossa parte e torcer e cobrar mas a coisa não anda boa.
É duro! Mas, apesar de alguns não gostarem, a oposição vem crescendo! Seja no Conselho, seja de torcedores como nós que temos essa visão comum de que esses 3, não estão conseguindo implantar nenhum plano a longo prazo!
Sobre o comentário do T. Silva. Quando falo que não sou a favor do Mano Menezes, na realidade as razões que leva eu ser contra ele no SP é aquele esquema dele com empresários a qual deixa o clube em uma situação nada confortavel. Mas não tenho nada contra o usuário em si, só temos opniões diferentes sobre o Mano Menezes.
Ótima coluna Hernani. Concordo sobretudo com a noção que a equipe precisa definir uma identidade futebolística e alinhar todas as categorias. No médio prazo colheríamos os frutos.
Mas com certeza isso não ocorrerá com dinossauros como Leco que ainda enxergam técnicos como entregadores de colete e motivadores. Veja que os elogios do Leco ao Bauza não são táticos – a direção enfatizava a seriedade do Bauza, “muito trabalhador”. Por isso quando busca um substituto, Leco mais uma vez não pensa no aspecto tático e sim em perfis genéricos de técnicos “experientes” ou “vencedores”…
O duro é que optaremos por um técnico que não cobra reforços, que não tem proposta de seleção, que não traga algo novo.
Queremos alguém que faça o “Feijão com Arroz”!
Estamos tomando decisões muito baseados no que pode dar errado, e nunca pensando no que pode dar certo!
*perdao pela nova grafia criada para seu nome! Retiro o “H”!
Ernani com “H” é o Brocador! kkkkkk
hahah
Seleção brasileira é a mesma coisa. Teve uns 6 anos para se preparar e o time foi montado a uns 20 dias da competição.
O técnico era o Micale, mas ele nunca soube se era ele ou o Dunga que iria para a Olimpíada. Na véspera o Dunga foi demitido, Tite entrou e caiu a seleção de volta no colo do Micale.
Além disso, trocaram o time todo. Acho que dos times anteriores só sobrou o Rodrigo Caio. É uma seleção com bons jogadores, mas que fez uma meia dúzia de treinos junto. É nítida a falta de entrosamento.
É um catado que joga contra seleções que jogam juntas há 3-4 anos.
Só que a imprensa desfoca. Não fala da diretoria da CBF cujo presidente nem viaja ao exterior com medo de ser preso. Joga na conta dos jogadores, na famosa falta de raça e comprometimento.
É a mesma coisa dos clubes, dirigentes safados e preparação pífia. Mas debates bolas põem a culpa em jogador e técnico.
Concordo!!! O futebol brasileiro não tem planejamento!
Veja o que MAC e Vadão (a dupla que lançou Kaka) esta fazendo na seleção feminina.
Marta é mais uma! O time não joga para ela. Ela fica lá na direita, marcando lateral, e se aparecer uma chance ela decide!
Torcedor é facilmente enganado. Caí nessa de troca o técnico, falta de raça, falta de comprometimento.
Só que atura calado técnico desatualizado que só tem emprego porque faz parte do esqueminha (Mano, Luxa), ou faz vista grossa (Muricy, Autuori), ou que não manja nada mas é ex-jogador (Falcão, Doriva).
Mano é Leite, Luxa cobra comissão até de jogador (ele leva o Pará e o Pico pra todos os clubes), Cuca é Uram.
Muricy deixa a barca vir com força e não fala nada. No Flamengo chegou a falar que o Cirino é um jogador sensacional.
Falcão foi um dos maiores volantes do futebol mundial. Mas o cara é técnico?
Aí me chegam técnicos bons e com culhão e a torcida vai na onde de imprensa paga por dirigente e começa a pegar no pé do cara.
Osório pegou um time destroçado, que flertou com rebaixamento. Em pouco tempo vi novidades táticas. Aí me vendem mais da metade do time, o cara reclama e ele que tá errado?
Depois veio o Doriva e deu para ver o quanto o Osório tirou leite de pedra.
Paton a mesma coisa. Pegou um time todo bagunçado e sem elenco. Em pouco tempo vi melhoras táticas. É notório que o SP não tem elenco. Mesmo assim ele montou um time e chegou numa semi de Libertadores. Era óbvio que o SP tinha um bom time (os 11 titulares) e que havia uma queda brusca de qualidade quando entrava um reserva.
No novo, venderam os jogadores, o cara me reclama da falta de ¨jerarquia¨ . É pra aplaudir de pé. Chegou na draga, ajeitou um time no meio do campeonato. E se não fossem as contusões ou a letargia na janela de 50 dias, o SP poderia ter ido à final.
Mas pra torcida, Osório é Pardal e Paton é Empaton. Tiraram leite de pedra, bateram de frente com a diretoria e saíram como Judas pra grande parte da torcida.
Enquanto isso Leleco, GVO e a gangue continuam lá.
moedaempe,
Quando se muda tudo sempre, e rapidamente, você não sabe onde tem que corrigir e o que precisa ser mantido.
A raça, a entrega tem muito de Bauza, mas tem algo, que muitos me ironizaram, mas que ninguém comenta:
https://zanquetta.wordpress.com/2015/12/03/raca-intensidade-e-pressao-precisamos-mudar-as-dimensoes-do-gramado-do-morumbi/
Veja o que falei no texto! Os laterais acertarão mais cruzamento com 2m a menos em cada lado, conseguiremos pressionar mais.
Se mantivessemos o time do primeiro semestre, com Calleri e Ganso, conseguiriamos manter um bom aproveitamento dentro de casa.
Pois perceba que esse ano, temos ganho alguns bons pontos fora de casa!
E assim caminha a humanidade……..
https://blogdopaulinho.com.br/2016/08/09/justica-condena-sao-paulo-a-pagar-r-17-milhao-pela-transferencia-de-kaka-mas-livra-clube-de-multa-milionaria/
SALVEM o tricolor paulista, amado clube brasileiro, as tuas glórias, vem do PASSADO.
Dinho, critique o quanto quiser
mas nao use o hino do clube, que possui uma simbologia profunda, para zoar seu proprio clube.
Eu me sinto pessoalmente ofendido quando alguem faz isso. Guardo o hino do são paulo como algo sagrado.
é um pedido sério e sincero.
Boa, Lucas… nosso hino é sagrado e deveria ser respeitado e não usado de forma vil.
Jesuis…..pelo contrário, não houve nenhum desrespeito, houve respeito até demais, com as palavras salvem e de glórias..
Como está chato o futebol, tudo é critica, tudo é ser corneta, todo mundo quer ser respeitado nas suas opiniões (mas não respeita a dos outros), falar de futebol hoje em dia está pior que aula de Biologia, meus Deus, tudo é desrespeito, tudo é ofensa, há quarenta anos que acompanho futebol, nunca vi essas frescuras antes, sei que muito me acham chato, mas nunca critiquei tantas asneiras que já li aqui neste espaço e não falo nada, tem até colunas do blog que acho de cunho político e fico quieto.
Como disse o Leandro Karnal esses dias no Programa Roda Viva…….atrás dos teclados de um computador tem de tudo……
…..
Jesuis…..pelo contrário, não houve nenhum desrespeito, houve respeito até demais, com as palavras salvem e de glórias..
Como está chato o futebol, tudo é critica, tudo é ser corneta, todo mundo quer ser respeitado nas suas opiniões (mas não respeita a dos outros), falar de futebol hoje em dia está pior que aula de Biologia, meus Deus, tudo é desrespeito, tudo é ofensa, há quarenta anos que acompanho futebol, nunca vi essas frescuras antes, sei que muito me acham chato, mas nunca critiquei tantas asneiras que já li aqui neste espaço e não falo nada, tem até colunas do blog que acho de cunho político e fico quieto.
Como disse o Leandro Karnal esses dias no Programa Roda Viva…….atrás dos teclados de um computador tem de tudo……
…..
Pois Dinho, vc sabe muito bem que nunca lhe faltei com o respeito. E tambem temos que aturar muita asneira sua por aqui. Eu nao me importo. Rebato o que acho que preciso ser rebatido, nao fujo de discussoes seja nos teclados seja na vida real, principalmente quando o assunto é futebol .
Mas usar o hino do seu clube pra fazer ironias?
Vc pelo menos sabe o que significa essa parte do hino que vc ironizou?
Vc nao quer ter respeito por mim, tudo bem. Nao fará diferença alguma no meu dia dia – ” Atras dos teclados do computador tem de tudo…..” – mas eu pelo menos tento manter o respeito com o clube que eu torço. tento honrar e conhecer suas tradiçoes e seus significados, em vez de transforma-las em ironias baratas para criticar a diretoria.
Mas ja disseram tambem que nao se deve exigir nada dos outros, apenas de nós mesmos. Entao, torça como quiser. mas depois nao ache ruim quando o Elias falar as bravatas que fala, igual disse ontem.
“Criticar Sempre. Apoiar quando me convem” – Ta quase virando um lema essa frase. Temos muito o que aprender com os hinchas argentinos…
Amigos,
A melhor coluna que já li neste espaço!! parabéns pela clareza e pela visão de futebol!
Abraços
Obrigado amigo!
De outro Post:
Joaquim Paulino
Não acho errado ter no passado uma amostra do que se pode ter no futuro. As passagens de Bauza e Osório deixaram muitas lições boas que não podem ser ignoradas ou esquecidas. O nosso time era de mortos-vivos há pouco mais de um ano. O prof. osório nos mostrou como um time pode ser melhorado taticamente para mostrar um futebol ofensivo. o prof Bauza resgatou o espírito da equipe, perdido entre as trevas das eras Juvenal e Aidar, isso pode até mesmo ter sido melhor do que um título. Portanto, não acho errado essa discussão, ela é saudável e mostra que o espírito do torcedor São paulino é exigente ao extremo
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Joaquim,
Eu me referia mais ao pessoal que fica metendo o pau nos dois ao extremo.
Creio que tanto Osorio como Bauza deixaram coisas boas, ou seja, concordo com você!
Ambos deixaram seu legado.
O que eu quis dizer é que, bem (para vc, eu e alguns) ou mal (outros), eles já passaram e não adiantará ficarmos lamentando ou criticando. Temos que tirar as lições (como vc mesmo disse) e tocar prá frente,
pois a nossa realidade atual é Jardine então apoiemos e torçamos por ele! E que ao sair, possa deixar
também algo de útil para ser aprendido.
É isso.
SDS
Pode me chamar de pessimista, mas Jardine não é técnico pro SP (pelo menos não pra agora).
O cara não tem ¨jerarquia¨, não tem estofo pra barrar Migué Bastos, mandar o Wesley fazer uma esteira ou por Lugano no banco.
Osório e Bauza falavam grosso porque tem mercado. É ser demitido no SP e ir pra um clube do México ou voltar pro seu país pra um time grande. É por isso que iam pra imprensa e barravam contratação de jogador de esquema.
Jardine tá começando e já vai chegar dando enquadro em jogador e diretor?
Na seleção olimpica é a mesma coisa. Micael teve que convocar Renato Augusto. Queria fazer uma linha de zagueiros adiantada e com os atacantes marcando e trocando de posição. Aí o jogo azeda, a zaga recua, os atacantes não compoem, os caras saem driblando. E o Micale, vai dar esporro no Neymar, no Jesus?
Como um técnico em começo de carreira vai dar conta de tanta coisa errada?
Olha, há algumas semanas, disse como Bauza teria que mudar a forma de jogar, com o elenco que tem, sem Ganso e Calleri!
E Jardine, escalou exatamente o time que pensei!
Sem MIchel Bastos, sem Wesley, e com Cueva pelos lados.
Aliás, é assim que ele conquistou vários títulos na base.
Com Banguele, Artur e Matheus Queiroz, e a criação, a ousadia vinha dos pontas que eram Deivid Neres, Lucas Fernandes e Luiz Araujo, com um centrovante centralizado bom finalizador e bom no cabeceio.
Eu nem questiono a qualidade que o Jardine pode ter. A questão é se haverá respaldo da diretoria.
Bauza e Osório foram campeões em seus países. Tinham outras propostas de trabalho. Já tem uma carreira sólida. E esses caras não aguentaram a zona que o clube é hoje.
Os dois acima vieram para o SP para subir mais um degrau na sua carreira. Queriam títulos para alçar voos maiores. Do mesmo jeito que um garoto sonha em vir para um time grande para depois ir para a Europa. Eles vieram, foram atraídos por uma proposta que era mentira. Osório veio para ser campeão e não para reestruturar o cube. Queria disputar o brasileiro e no meio da competição venderam 8 jogadores. Bauza caiu no mesmo conto. Prometeram 3 jogadores de jerarquia, um pra cada linha e a sua escolha. Depois viu que não era bem isso. A grana era curta, mas a pressão por títulos ainda era a mesma. Depois perde a espinha dorsal do time e a torcida não entende que o cara fez muito com pouco.
Duvido que o Jardine tenha força para barrar a baciada de jogador inventado que todo ano é contratada. Botar medalhão no banco, Implementar seu esquema tático, haverá tempo pra isso?
Bauza e Osório nao receberam as contratações pontuais que queriam.
Osório recebeu o Wilder, que era a 5-6 opção da sua lista.
Bauza para receber Buffarini que era um jogador com um valor dentro dos padrões foi uma novela. Um cara que joga em todas as posições do lado direito, que poderia ter ajudado muito se tivesse vindo junto com o Paton.
No Brasil a pressão é toda em cima do técnico e dos jogadores. É só ver a seleção olímpica. O Micale antes de começar disse que ia jogar com uma zaga bem adiantada, com vários atacantes se movimentando e ajudando na marcação.
Começam os jogos, a pressão por resultados aperta, o tempo para entrosar é pequeno. Aí o time bagunça, a zaga recua, os atacantes começam a tentar jogadas individuais. Aí o esquema tático vai pra cucuias. Zaga lá atras, meio de campo vazio e na frente os caras driblando pra qq lado.
No SP será a mesma coisa. No primeiro revés vai ter o coro do time sem vergonha e a galera pedindo raça. O time vai bagunçar, vão pedir a entrada de Migué Bastos, a contratação do Ganso, a volta do Muricy.
E lá vai o Jardine de volta pra base e o Abelão com contrato assinado.
É verdade!
Jac,
Concordo! O mundo é gigante, para dividirmos entre brasileiros e o resto (estrangeiros).
Já existe diferença entre técnicos Gaúchos, Cariocas, Paulistas, Mineiros.
E existem diferenças entre técnicos mesmo que do mesmo país como Bauza, Gareca, Sampaoli, Simeone, Bielsa.
Enfim…..
Que titulos esse Jubero ganhou ?
Entendi seu ponto! Estamos falando de longo prazo!
Mas, tem total direito de discordar sobre o nome!
Difícil ter um critério claro, para definir técnico e jogadores!
Se técnico precisa de títulos como Bauza, ele quer jogadores de “Jerarquia”. Normal!
Se temos Gilberto, Ytalo, Getterson e pedimos tempo para avaliá-los, mesmo sem ter ganho títulos, o mesmo podemos fazer com técnicos!
Difícil amigo!
Isso é que proponho! Que exista um critério, um parametro que facilite, o julgamento do que é bom ou ruim, e vai contar muito o objetivo a longo prazo!
Sobre a estreia de Jardine, gostei demais da escalação que ele usou!
Foi exatamente os 11 que sugeri, quando perdemos Ganso, Calleri e Kardec.
https://zanquetta.wordpress.com/2016/07/22/o-novo-sao-paulo-do-novo-semestre/
Gostei e muito dessa escalação.
Eu não entendia o J.Schimidt a frente da zaga, e pensava que ele teria que estar a frente dos dois volantes (Hudson e T. Mendes).
Porém, funciona o inverso, com os dois marcando mais a frente e o J. Schmidt qualificando a saida de bola da defesa.
Jardine, gosta de abrir zagueiros nas laterais, para começar a jogada, para que os laterais subam e levem a marcação para o meio de campo.
O volante mais recuado forma uma linha de 3 na saída de bola e centraliza no meio dos zagueiros, dando qualidade na saída de bola.
Talvez, Jardine pense em João Schmitd (guardadas as devidas proporções), como um Xabi Alonso (que joga atrás de Vidal e Thiago), ou Thiago Motta, que joga atrás de Veratti e Matuidi, que tem menos qualidade do que esse!
Essa questão dos zagueiros eu não percebi mas foi visível os laterais subindo e e ultrapassando, eles sim indo ao fundo, não o ponta. O ponta corta pra dentro, essa é a diferença. Jardine tem repertório, pode dar muito certo.
Davi,
Lembra do Sub-20 do ano passado.
É verdade que ele não tinha um J.S., e quem fazia esse papel era Banguele.
Mas, era exatamente o que vc descreveu! Foguete e Inácio aprofundavam, e David Neres e Lucas Fernandes se posicionavam como meias.
E assim, o passe é sempre em diagonal, e nunca paralelo que é mais fácil de antecipar.
Eu entendi isso quando o Sampaoli explicou como pretende utilizar o Ganso e porque. Com as formações mais compactas esse é o lugar onde o dito meia clássico pode melhor atuar hoje em dia. Protegido por uma parede de jogadores e com visão total a sua frente para pensar e executar a jogada.
Exato! Matic é um jogador muito parecido em termos de talento e velocidade que Ganso, e acertou o meio do Chelsea, que antes apostava em Essien, Mikel.
Acertou na mosca hein Airnani, parabéns pelo seu conhecimento. Sou a favor de deixar o comando este resto de ano com o Jardine mesmo, com o Pintado ao lado ele vai ter controle do grupo e também a postura do Maicon e do Lugano o ajudará bastante. Creio que com o Lugano não vai ter nenhum mimimi se ele for para o banco este cara é de um caráter fora de série, claro que posso estar enganado mas dificilmente o Lugano será um desagregador.
Exato! Precisamos ter pessoas capacitadas para cada área!
Veja que existem pessoas, que pergutam quantos títulos tem Jubero, mas, não fazem a mesma pergunta sobre Gustavo, Leco e Manssur!
Enfim…Futebol é mais importante nesse clube! E quanto mais tivermos pessoas capacitadas, mais nos difenciaremos de times menores que tem o padrão: técnico, auxiliar, preparador físico, scout!
É verdade, hoje temos uma combinação de fatores que pode ajudar e muito para o Jardine dar certo. Pintado, Maicon, Lugano, figuras como Michel perdendo influência no meu entendimento. E com os ajustes precisos e bons resultados, como aquele com o Santa Cruz, haverá a confiança necessária pro trabalho dele deslanchar. Tô sentido que o Jardine vai dar certo hein!
Sem falar nos jogadores que chegaram de perfil guerreiro, sangue latino!
Eu tbm acho! Um treinador que tem humildade! Irá manter o que esta certo, e fará pequenos ajustes de acordo com suas crenças.
E com o elenco que temos, acho que é o ideal para jogar como o sub-20 jogava.
E com a volta de Deivid Neres e Lucas Fernandes, esse time tem tudo para engrenar.
Jubero é uma aposta bem pensada, como seria o Coudet. Eu apostaria nele.
Sao caras jovens e com bons trabalhos. Jubero eliminou o Curica na Libertadores com um time modesto. Coudet foi longe na Libertadores com um jogo de raça e vistoso.
Tem que ser realista. SP não é Real Madrid. Hoje o SP não tem bala pra contratar o Sampaoli, mas poderia ter contratado quando o cara fez uma Sul-americana boa com a La U.
Quando nao se tem rios de dinheiro, pra ter algo top, só apostando em algum jovem promissor (Jesus no Palmeiras), alguém que está por baixa por alguém revés da vida (Telê) ou alguém no final de carreira com alguma motivação especifica (Seedorf jogou no Botafogo por causa da esposa).
O problema é qua a torcida não teve paciência com Osório e Bauza que eram mais consagrados. Não sei quanto tempo um cara como o Jubero ou Coudet aguentariam aqui. E eu acho eles apostas menos arriscadas do que Jorginho ou Diniz, pois treinaram times maiores e mostraram trabalho em Libertadores e não nos estaduais falidos do Br.
Já vi torcedor torcendo o nariz pro Bielsa, que é um mito. Mas bom mesmo é o Mano hehehe
moedaempe,
É verdade! O critério para contratar jogadores é diferente do técnico! Técnico tem que ter “jerarquia”. Reforços podem ser apostas, jogadores que trocaram 17 vezes de clube em 8 anos.
Acho que temos que pensar no longo prazo! Criar algo próprio do São Paulo, que faça os técnicos e jogadores se enquadrarem na filosofia e não o contrário!
Jesuis…..(sobre minha postagem do hino), pelo contrário, não houve nenhum desrespeito, houve respeito até demais, com as palavras salvem e de glórias..
Como está chato o futebol, tudo é critica, tudo é ser corneta, todo mundo quer ser respeitado nas suas opiniões (mas não respeita a dos outros), falar de futebol hoje em dia está pior que aula de Biologia, meus Deus, tudo é desrespeito, tudo é ofensa, há quarenta anos que acompanho futebol, nunca vi essas frescuras antes, sei que muito me acham chato, mas nunca critiquei tantas asneiras que já li aqui neste espaço e não falo nada, tem até colunas do blog que acho de cunho político e fico quieto.
Como disse o Leandro Karnal esses dias no Programa Roda Viva…….atrás dos teclados de um computador tem de tudo……
DInho, depois que percebi, que você não mudou uma virgula do hino!
Apenas citou!
E acho que é importante, às vezes olharmos realmente a essencia de tudo!
Assim como não é desrespeito cobrar que políticos, sigam o que esta escrito em nossa bandeira: ORDEM E PROGRESSO!
Essa foi boa…rs
o hino é salve, no sentido de glorificar, aplaudir, como uma salva de palmas.
Salvem é de salvar, coisa de salva-vidas
Agora entendi!
Enfim….
Jesuis…..pelo contrário, não houve nenhum desrespeito, houve respeito até demais, com as palavras salvem e de glórias..
Como está chato o futebol, tudo é critica, tudo é ser corneta, todo mundo quer ser respeitado nas suas opiniões (mas não respeita a dos outros), falar de futebol hoje em dia está pior que aula de Biologia, meus Deus, tudo é desrespeito, tudo é ofensa, há quarenta anos que acompanho futebol, nunca vi essas frescuras antes, sei que muito me acham chato, mas nunca critiquei tantas asneiras que já li aqui neste espaço e não falo nada, tem até colunas do blog que acho de cunho político e fico quieto.
Como disse o Leandro Karnal esses dias no Programa Roda Viva…….atrás dos teclados de um computador tem de tudo……
…..
Bom dia pessoal!
Grande Ernani, sempre olhando a frente. Muito interessante sua ideia, está mais do que na hora de termos essa organização mais profissional.
Não se trata de colocar o técnico como fantoche, penso que o treinador deve ter liberdade dentro daquilo que a filosofia maior do clube propõe. Até por isso o treinador teria que estar alinhado com essa filosofia. É mais uma questão de ter uma base para nos guiar, um direcionamento claro e assertivo, uma meta. Excelente!
Exato Davi!
E ter critérios claros, para nortear do dia-a-dia, um parametro para basear as escolhas, uma filosofia que não muda!
Técnico tem liberdade para implantar ou se quiser mudar a execução. Aliás, mais até que se fosse um auxiliar técnico!
É preciso dividir responsabilidades em longo e curto prazo!
É isso que temos em todas as empresas: diretores que pensem em planejamento, gerentes que executam!
E isso não é demérito. Ou alguém se sente ofendido de ser chamado de EXECUTIVO (que executa, e não planeja)?
O São Paulo é muito grande para servir de laboratório.
Quando perguntei que titulos esse Jubero tinha ganho fiz a pergunta que se faz a qualquer jovem executivo que pretenda trabalhar numa empresa grande como é o São Paulo .
O Jardine ja vem respaldado por diversas conquistas , mesmo que seja na base , é um cara que ja faz parte do clube , que conhece as dificuldades lá dentro .
Se é para se tentar algo novo com alguém que se tente com ele .
Se é para vir alguém de fora que pelo menos tenha curriculo .
Ricardo,
Acho que você não entendeu! Eu defendo a manutenção de Jardine!
Jubero não seria executivo, seria planejamento, conceito, processos.
O dia-a-dia seria Jardine, que tem muita competência!
Mas, falo de longo prazo!
E não vejo no Brasil, alguém que tenha feito um trabalho de longo prazo, integrando a base e profissional.
Mas, respeito sua opinião! Se acha que combinar, somar competências, é laboratório…
Essa sua teoria seria linda se tivéssemos condições de bancar um Sampaoli, Bielsa, etc.
As condições financeiras os clubes brasileiros infelizmente não permitem contratar grandes técnicos consagrados, temos que apostar neles enquanto eles ainda são “desconhecidos”, lógicos que não devemos sair apostando em qualquer um.
Jubero, hoje é acessível, daqui a 01 ou 02 pode não ser mais, pode já ter virado um Sampaoli.
Exato!
Temos que dividir responsabilidade!
Leco, Gustavo também não tem títulos exercendo a função que exercem hoje!
Mas, com ajuda de outros profissionais (profissionalização), venda um MB, e use esse salário para contratar, um diretor esportivo, um gerente (Pintado), um auxiliar fixo, um fisiologista bom, um fisioterapeuta bom….
A idéia de trazer um figurão para atuar nos bastidores é o ponto. Não na linha de frente onde seria massacrado mas dando todo o suporte necessário para o desenvolvimento do futebol.
Hoje a expectativa é simplesmente que efetivem o Jardine até o fim do ano para avaliar o seu trabalho, que ao meu ver é muito promissor, com repertório e bons recursos.
Eu gosto de Jardine! Mas, a filosofia de jogo dele, tem que ser adotada no profissional, não só esse ano de testes, mas a longo prazo!
E com a cabeça muito voltada a resultados imediatos, não terá tempo e cabeça para planejar e trabalhar a base!
E nisso que entra Jubero! Um técnico que somos fãs, não é?
Sim, é claro! Mas essa expectativa, mais modesta, já seria algo muito bom para esse momento.
Sua idéia, mais ousada, visionária, é sim perfeitamente possível, mas é algo para ser construído. E é justamente isso que já estamos fazendo só com sua proposição e debate.
Verdade Davi!
Debater sobre o futuro! Em pensar na excelencia que perdure!
Não sei se estamos preparados para isso mas é o caminho e temos que pavimentá-lo. Seja quem for, talvez seria alguém de futebol para responder ao CEO que hoje seria o Gustavo. Só que alguém mais qualificado para responder por futebol, que entenda profundamente de processos, metodologias, fisiologia, ciência do futebol, deixando a parte administrativa e financeira para o Diretor geral e o treinamento e execução propriamente dita para o técnico.
Sem dúvidas!! Estamos há 120 dias de um novo estatuto! De uma mudança de paradigma, onde sócios serão ouvidos!
É hora de começar a mudar!
Não sei se me iludo, mas a criação de um novo estatuto é uma grande oportunidade para mudanças mais sérias, que não apenas atendam a um protocolo.
Eu tbm estou nessa! E isso me preocupa! Cada vez mais vemos pessoas que aceitam as coisas como são, e que nada irá mudar!
Tiraram algo importante para uma torcida: ESPERANÇA!
“Criticar Sempre, Apoiar quando me Convem”
Lucas,
Como todo o respeito que tenho por você! Mas, é algo que você precisa refletir tbm.
Aliás, todos nós!
Cada um é diferente! Pensa diferente! E não existe certo ou errado!
uma coisa é pensar diferente. outra é nao dar valor pro proprio clube.
Estamos anos luz dos argentinos e dos europeus quando o assunto é torcer. Se o brasileiro ja é mimado por natureza, o são paulino entao leva isso ao extremo.
Desculpa Lucas, mas você pode torcer e ser critico. Existe hora para td. Torcer durante o jogo e ser critico antes e depois, caso necessário. Não é porque vc ama o clube que vc tem que ser cego.
Concordo plenamente. ser critico é necessario, pois todos queremos o bem do clube. Mas as criticas devem ser bem construidas, bem fundamentadas , para serem construtivas. pq critica sem ser construtiva é só xingamento barato.
o Ernani ta ai de exemplo. é um ferrenho critico da diretoria. mas o faz de forma consciente, construtiva, propondo alternativas.
mas tem gente que acha que ser critico é denegrir a imagem do clube. Como vc disse, torcer durante o jogo e ser critico antes e depois. o problema, é que muita gente critica durante o jogo tbm, e esquece de torcer.
Mas voce tem razao, nao podemos ser cegos só pq somos apaixonados. mas tbm nao podemos ser apenas “trolls” do nosso proprio clube. Ja temos rivais o suficiente pra fazer esse serviço
Lucas, você tem ideias ótimas, é um otimista por natureza, e isso é algo fantástico!
Defende o clube. E isso é que todos fazemos quando conversamos com corinthianos, palmeirenses.
Mas, quando falamos no São Paulo, é preciso também criticar! Ser honesto com sentimentos.
Sou crítico sim, pois prefiro sim, L. Fabiano, Pato, Calleri, Ganso, Kardec a Gilberto!
Economizamos em salários, ganhamos dinheiro em vendas, e cada vez parece que nossa situação piora!
Cada vez pensamos menor!
Falo de Ytalo, Gilberto, Kieza, mas, os apoio muito quando estão em campo.
Assim como fazia com Centurion, Lucão!
Isso é pavimentação, um dia tudo foi uma simples idéia e sonhar é o primeiro passo para realizar algo.
É possível apoiar o clube, não pessoas, e ao mesmo tempo clamar por mudanças.
Bom dia vi uma reportagem que o Sevilla ofereceu 33 milhões Rodrig Caio uma vergonha daqui um pouco na europa vendem ele por 100 milhões de euros … O Luiz araujo pensa que é kaka Rai nao joga nada ja entra morto em campo sou afavor dos estrangeiros sim cueva buffarini chavez todos bons jogadores
Ontem assisti o jogo em que o Cruzeiro foi garfado no Pacaembu .
Mano Menezes vai tirar o Cruzeiro do sufoco rapidinho .
É impressionante como o Marquinhos Gabriel consegue produzir muito mais que o Michel atuando na mesma função .
Marquinhos Gabriel, foi o jogador que fez a diferença na Copa do Brasil do ano passado, apesar de muitos só falarem de Lucas, Lima, Gabigol, Ricardo Oliveira!
Se não me engano, fez gols nos dois jogos contra nós na semi-final ano passado, cortando a bola para o meio e chutando de pé trocado!
Fun fact sobre o hino:
Apesar de todo mundo cantar errado no estadio
o hino é
“São teus guias brasileiros que te amam TERNAMENTE” e nao eternamente como cantam no estadio ahahahah
Gente como ta ficando realmente chato alguns comentários, tudo é motivo de discussão e de um atacando o outro…
Por favor leiam e interpretem o texto no seu conteúdo, como por exemplo “foi oferecido” não significa que foi contratado, “na minha opinião” não significa a opinião de todos, entre varios outros.
Somos uma mesma torcida, por um mesmo time que amamos, com pensamentos diferentes e opiniões diferentes mas que temos como obrigação respeitar pra sermos respeitados. …
Em fim, espero mais união e apoio ao time independente dos resultados, pq a torcida tem q cobrar, tem q ficar de olho mesmo nos dirigentes e suas gestões, mas principalmente fazer jus ao nome que é Torcer…..
Concordo!
Mas, quando um jogador é oferecido, é quando precisamos realmente opinar, antes que aconteça!
Pois depois, iremos reclamar sim, como alguns reclamam de Lugano, de Thiago Mendes, de Michel Bastos, Wesley, etc.
Perfeito Airnani, isso é opinar sobre jogador se gosta ou não, sou totalmente a favor e é construtivo, o que não pode e faltar com respeito como esta acontecendo com alguns comentários. .. ja teve contratações que não gostei e deram muito certo e outras que achei que iam arrebentar e não vingou… dar tempo ao trabalho e ai fazer criticas construtivas.. e Parabéns pela sua dedicação ao blog… Abraços
Valeu amigo!!!
Às vezes pessoas idealistas que pensam no futuro, são vistas como críticos!
A verdade é existe conflito de gerações.
Entendo os mais jovens, que cresceram vendo Lugano, Mineiro e Josué!
E por isso querem mais transpiração do que inspiração!
A verdade é que falta algo maior! Falta uma filosofia de jogo, algo que perdure que traga o orgulho de volta.
E sem dúvidas, se isso acontecer, a torcida sabendo o caminho, o norte, o começo, o meio e o fim, é mais fácil para debater.
Mas, hoje tudo é uma caixa preta.
Fico angustiado, de saber que pensamos em Abel Braga, e no dia seguinte, Fernando Diniz, no outro, Sabella, no outro Bielsa, no outro Jorginho, no outro Mano, enfim….
Não me lembro bem, mas quando o Baresi subiu ele tinha o apoio do RC (talvez a pedido do JJ) para poder administrar o grupo. O Jardine entra em outras condiçoes, sem um aliado forte no grupo. Para um jogo no Recife acho que nao seria difícil convencer o Lugano e o Michel de nao jogarem. Vamos ver como será a sua relação com os jogadores daqui pra frente quando ele tenha que barrar “jerárquicos” em jogos no Morumbi. Na verdade tudo está no terreno das hipóteses. Particularmente, acho que o SPFC só funciona com técnico com currículo e disciplinadores. Claro, tem excessoes, que acontecem em contextos especiais de muita empatia. Mas a realidade mostra que a improvisação, o jeitinho não gera bons resultados. O proprio contexto do nosso futebol, descrito por vecês lá em cima, inclusive no aspecto cultural, impede qualquer posibilidade de planejamento.
Tomara que Pintado consiga ajudá-lo!
Eu tenho um bom pressentimento com o Jardine pelas condições que existem hoje no São Paulo. Temos um elenco menos mimado, não vejo MB a influência que já teve, temos Pintado pra controlar o vestiário, além de líderes como Lugano, Maicon, jogadores raçudos como Cueva, Chavez. Se resultados vierem rápido, como tivemos no Domingo, acho que pode dar certo. Mas claro que isso precisa ser visto em um contexto maior. No fim do ano avalia e poderia pensar em algo como o que Ernani propõe, até para blindá-lo. Claro que é um sonho, mas fica a idéia.
O grande desafio, Davi, é que ele consiga durar até o fim do ano. E para isso, tem que consiguir resultados melhores que o Bauza. Essencialmente, depende de resultado. Como ele vai fazer para que os resultados surjan, fica em segundo plano, ou como uma caixa negra. Muitas vezes os dirigentes compram caixas negras ao contratar um treinador. O Milton Mendes, o Eduardo Baptista, o Jubero e muitos outros sao como caixas negras.
O maior medo disso, é compararem o trabalho de Bauza com Calleri, Ganso, Kardec, com de Jardine sem eles!
É como compara o trabalho de Mano com Abilia, Sobis e Denilson, com o Deivid!
Mas vão comparar, principalmente, de o SPFC começar a vencer os jogos. O Jardine será apoiado como técnico efetivo (como o Rojas) e vão aparecer os % da era pós-Bauza e fortalecer ainda mais a xenofobia. Mas se o Jardine vai mal (espero que não), a pressao volta pro lado da diretoria. O Jardine será considerado interino e a torcida exigirá a contratação de um técnico “de verdade”. Essa hipótese seria terrível porque estaríamos com ameaça de Z4, o que acho improvável. O clássico contra o palestra será um termômetro.
Concordo Carlos!
Gosto demais do Jardine, tem apenas 36 anos (quase a idade de Lugano), e um futuro brilhante!
Ficarei muito feliz, se ele for efetivado, desde que tenham paciência para ele implantar sua filosofia de jogo que encantou a todos!
E valido lembrar que Jardine na Copa São Paulo e RS, tinha dois times completamente diferentes com a mesma proposta de jogo.
Um time formado por Lucas Perri, Foguete, Tormena, Kal e Inácio; Banguele, Artur e M. Queiroz; Deivid Neres, Joanderson e Lucas Fernandes
E outro com Lucas Paes, Felipe Araruna, Rony, Iago Maidanda e Caique; Miltão, Jefferson (que subiu com Osorio), P. Henrique; L. Araújo, Pedro e Murilo!
E os dois times tinham o mesmo padrão, conceito e proposta de jogo!
O mais triste de tudo é que dá para acertar esse time.
O time titular da Libertadores jogava muito bem, o problema era a falta de reservas que pudessem manter um nível aceitável. Qualquer jogador que se machucava ou era suspenso já era um sufoco.
É dar respaldo pro Jardine ou contratar alguém para um projeto de médio prazo. Depois fazer algumas contratações pontuais. Pra finalizar vender alguns poucos jogadores que não tem comprometimento.
A questão é, será que o que está dando certo vai continuar ou vai voltar ao que era antes?
Osório e Bauza me empolgaram, pois eram grandes técnicos. Hoje o presidente fala abertamente que gosta dos treineiros nacionais. Não vou me surpreender se na primeira série de derrotas me baixar um Abelão ou Luxa no Morumbi.
A últimas contratações foram pontuais e acertadas. Calleri era destaque no Boca, Cueva é o 10 da seleção, Buffarini é motorzinho e polivalente, Maicon capitão no Porto, Mena foi titular em título de Copa América. Mesmo o Getterson era algo aprovado por Bauza, que queria um avante grande para brigar, cabecear e fazer pivô. Agora já me começam a sondar jogador da Tombense =/
A situação financeira ainda é precária. O déficit é grande e não me admira que a molecada seja vendida como foi feito com Boschillia e Ewandro. E no lugar vieram veteranos que pouco acrescentaram ao clube.
A velha receita ainda funciona. Diretoria ridícula se escondendo atrás de treinador e criando factoídes como falta de entrega e raça dos jogadores e que técnico estrangeiro não conhece as idiossincrasias do futebol brasileiro.
Davi,
O Jardine e muito bom, assim como técnico atual do Flamengo! Aliás, o único que venceu Jardine.
E naquele jogo que nos eliminaram da Copa São Paulo, fiquei muito surpreso pela proposta de jogo do Flamengo!
Ele teve a humildade de ver o ponto forte do São Paulo! Pressionar a saída de bola.
E também soube olhar o ponto fraco: a estatura de Foguete.
Se assistir esse jogo, verá que Felipe VIzeu, se posicionava em cima de Foguete, quando eles estouravam a bola.
E desta forma, o São Paulo não conseguiu pressionar o Flamengo. Eles conseguiam sempre ficar com a bola nos chutões da zaga e goleiro para Vizeu!
Dois técnicos ótimos da nova geração!
E no jogo entre Flamengo 2 x 2 São Paulo, ele colocou Cirino em cima de Mena. Por baixo, Mena ganhava todas. Mas, levantavam a bola para Crino, muito mais alto que fazia o pivo!
http://blogdorafaelreis.blogosfera.uol.com.br/2016/08/09/eles-deixaram-os-maiores-clubes-do-mundo-e-ainda-estao-desempregados/
O que acham do Martin Caceres? Seria viável?
Zagueiro bom, firme!
Lyanco será convocado para Sérvia ou Brasil, e Maicon acredito muito que terá chance em breve na seleção!
Precisamos reforçar o elenco!
Nem sabia de muitos ali que estão sem clube rsrs
Acho q o Martin seria viabilíssimo tecnicamente, com 29 anos acho q ainda tem “muita carreira”, mas financeiramente é muito improvável. Além do q, sem a definição do novo técnico, jogador gringo nessa situação, mesmo que por oportunidade, não viria.
É verdade! E já temos muito estrangeiros!
Concordo com ambos os colegas, em outro momento seria uma ótima opção. O considero melhor (embora seja de outra posição de oficio) que o Alvaro Pereira.
O André Jardine não poderia ser o nosso Jubero?! O cara para deixar base e profissional num mesmo estilo, no último jogo vi o SPFC jogar contra o Santinha no 4-1-4-1, igual o sub-20. Como era técnico do nosso sub-20 e sub-17, ele já conhece os jogadores e já conhece seu potencial.
Ele é bom mas para um função de manager, acho que precisa ser mais sênior, digamos assim.
Faço as palavras de Davi, as minhas!
Milton Mendes foi demitido do Santa Cruz, Jardine no seu 1º jogo já derrubou um treinador, rs
putz kkkk
Esse é o nosso contexto: futebol de resultado. A pressao é tão grande que exige uma produtividade impossível de alcançar. De vez em quando e por acaso, alguém acerta.
definiu perfeitamente o insano futebol brasileiro.
o unico país do mundo onde 12 clubes tem a obrigaçao moral de ser campeao brasileiro e da libertadores, ou se nao, demitem o tecnico
É isso! Não há planejamento a longo prazo!
A verdade é que todos sabem o que não querem, mas ninguém sabe o que quer!
Isso que me incomoda muito!
Não queremos estrangeiros porque eles vão para seleção!
Não queremos técnico que dá entrevista na Argentina, desprestigiando os setoristas bem informados pela assessoria de imprensa.
Não queremos técnico que ouse. Não queremos técnico que fale “San Pablo”.
Mas, o que queremos?
Perfil: Ser humano, de 30 a 90 anos, do sexo masculino, de preferencia brasileiro, mas tbm pode ser estrangeiro, dependendo de quanto ganha, que escale o que que tem, e não cobre reforços.
Aí fica muito difícil!
verdade, e o Milton fez um bom trabalho no estadual, começou o Brasileiro bem, depois caiu de produção
Vi um cidadão ali perguntando qual título Jubero ganhou…e competência se mede assim? Qual Título Tele Santana havia ganho antes de chegar ao São Paulo? O “pé frio” Tele Santana, como era conhecido até então…
Como sonhar não custa nada, vou fantasiar meu São Paulo dos sonhos ( mas perfeitamente possível) com gente como Jubero, MAC, Luiz Cunha, Rogério Ceni, Rai, Leonardo, tomando conta do nosso futebol. Gente que sabe o que faz, tem caráter, e ama o São Paulo.
E pra não perder o costume: que baita coluna hein Ernani !? Parabéns.
Obrigado amigo!
Eu tbm sonho com um São Paulo menos político e mais desportivo!
Buscando a glória, a excelência no futebol, e usar a bela infraestrutura que temos, para nos diferenciar e nos distanciarmos dos outros.
Fomos os primeiros a ter um CT aqui em São Paulo. Pois já existia a Toca da Raposa.
Mas, não evoluimos, e continuamos nos diferenciamos. Hoje, até times menores já tem CT!
É hora de dar o próximo passo!
Telê antes de chegar ao São Paulo:
Fluminense
Campeonato Carioca de Juvenis (atual Juniores): 1968
Taça Guanabara: 1969
Campeonato Carioca: 1969
Atlético-MG
Campeonato Mineiro: 1970 e 1988
Campeonato Brasileiro: 1971
Grêmio
Campeonato Gaúcho: 1977
Al-Ahli
Campeonato Saudita: 1983-84
Copa do Rei Árabe: 1982-83
Copa do Golfo: 1985
Flamengo
Taça Guanabara: 1989
Alemanha Copa Porto de Hamburgo: 1989
Troféu Clássico das Multidões: 1989
Troféu Seis Anos da Rede Manchete: 1989
PS: Queria muito o Jubero no São Paulo.
Mas o campeão brasileiro de 71 não foi o Atlético MG, inclusive o São Paulo foi o vice? Internet não é enciclopédia… rsrrs
Sérgio Vieira, cada vez mais, me parece ser o treinador ideal para o nosso Tricolor.
O português Sérgio Vieira foi contratado pelo Patético Paranaense justamente para fazer a integração tática entre as categorias de base e o elenco profissional. Infelizmente, quando o técnico do profissional caiu, eles jogaram ele e o Milton Mendes na fogueira, queimando um depois do outro… Nenhum deles teve tempo no time profissional para tentar qualquer coisa diferente.
Após ter trabalhado na excelente Ferroviária-16 (aquela que bateu no Palmeiras dentro do Palestra e empatou com o time do McChiquen Arena, sob elogios de Tite); Sérgio Vieira foi “promovido” para um time da Série A, por azar, o America-MG.
Já conhece o mercado nacional e os rivais que temos, sabe trabalhar com jogadores da base, tem o registro de técnico da UEFA e está solto no mercado. Por quê não?
Foi a mesma história de Jubero. Mas, como ele conseguiu durar mais tempo, quando teve que assumir, teve os jovens que já haviam aprendido na base a filosofia.
E em pouquíssimo tempo, conseguiu, bater o recorde de gols marcado no país de Gamarra, Ayala, Arce!
Airnani;
Concordo com você, neste ponto, ambos se equivalem, mas, Sérgio Vieira já conhece o mercado nacional, sabe como as coisas funcionam por aqui, não precisaria passar por uma “adaptação” como o Jubero…
Verdade! Na verdade, acho que o conceito pode ser implementado com outro nome!
Minha preferencia é por Jubero! Um psicopedagogo, catalão (onde se joga o melhor futebol atualmente), e alguém que conhece a Libertadores que é a competição que mais atrai e mais empolga o São-Paulino.
E quem sabe até, ele dirigir ano que vem o time na Libertadores e Jardine, dirigir um time alternativo no Paulista e no Brasileiro!
Assim como um dia fizemos com Muricy! Não sei….são várias possibilidades. E não existe o certo ou errado!
Sobre Sergio Vieira, confesso que conheço pouco, mas vou pesquisar sobre ele!
Mas, é uma possibilidade!
Bem lembrado amigo, boa opção!
Será que o Ganso joga hoje na Supercopa?
Vai passar em algum canal?
Parece que ele ainda nao está recuperado da lesão. Se ele tivesse feito corpo mole para sair do SPFC certamente nao perderia o jogo de hoje.
Quero muito ver Sampaoli e Ganso, dois que sou fã!
E carinho pelo Sevilla, que já teve Julio Baptista e Luis Fabiano!
e o Dani Alves
Vão transmitir?
Diretoria, espero anisoso que os srs. comecem a encorpar nosso elenco, nos merecemos, a Instituiçao merece. Comecem a pensar no tricolor com um
protagonista.A torcida esta cansada de tanta mentira.
Se o Sampaoli conseguir fazer o Sevilla jogar bola, o campeonato Espanhol terá 02 times parra incomodar Real e Barça, um com estilo defensivo (Atletico de Madrid) e o outro pelo estilo ofensivo (Sevilla).
São paulo precisa de bom treinador para que nosso time possa ganhar… título