pato

Fatos da semana – 23/06 a 29/06

As opiniões deste colunista a respeito da semana que passou.

Maicon ficou!!! – Conforme pedia a grande maioria da torcida são-paulina, Maicon agora é coisa nossa.

A negociação não foi fácil, o preço pago não será baixo, mas mesmo assim, creio que esta é uma contratação que precisava ser feita por causa de uma série de fatores. Com Maicon, não seguramos apenas um zagueiro.  Seguramos um zagueiro, um líder, um exemplo para os companheiros, um grande potencial de marketing e um mais do que candidato a ídolo para a torcida.

De quebra, ainda nos livramos de Lucão, que um dia pode até vir a vingar na carreira, mas que até hoje se mostrou um zagueiro limitadíssimo. O pior que assisti nos mais de 20 anos em que acompanho o Tricolor.

E para o caso de o defensor um dia desmentir este colunista, Gustavo conseguiu a proeza de segurar uma porcentagem dele e do Inácio, atuando no fraco futebol português pelo Porto, que tão bem costuma vender seus atletas. Ótimo negócio.

Seja bem vindo, Maicon! A casa definitivamente é sua….

Rodrigo Caio – E por falar em zagueiro, parabéns ao Rodrigo Caio, convocado para defender a seleção da CBF nas Olímpiadas.  Como não poderia deixar de ser, o Tricolor, fonte perpétua de novos talentos, novamente estará representado em uma competição de seleções.

Se ainda estiver por aqui após a Libertadores, fará muita falta à equipe. Mas certamente voltará valorizado.

Muitos questionam a qualidade de Rodrigo Caio, ou argumentam dizendo que preferem vê-lo atuando de volante.

Seja na defesa, seja no meio-campo, a verdade é que trata-se de um jogador muito útil o time. É fato que ele falhou algumas vezes nesta temporada, mas é preciso aprender a valorizar as pratas da casa e quem já fez pelo São Paulo.

Bem ou mal, Rodrigo Caio é um cara que sempre honrou a camisa tricolor. Jamais me esquecerei da temporada de 2013, esportivamente a pior de nossos 86 anos de história. Rodrigo Cio, junto com Aloisio Boi Bandido, foi praticamente o único que se sobressaiu naquele time enfadonho e muito da nossa permanência na Série A se deve a atuação dos dois jogadores, somada a chegada de Muricy.

Sempre demonstra seu carinho pelo São Paulo, e é um que, quando sair, sempre se lembrará do time que lhe formou. Só por isso, merece meu boa sorte, na seleção e na carreira.

 Michel Bastos – Há muito tempo tenho adiado este post sobre Michel Bastos, mas escrevo ele hoje levando em consideração que nosso camisa 7 já voltou a ter a confiança suficiente e, nome importante do elenco que é, precisa aprender a aguentar algumas criticas.

Michel Bastos não tem entregue ao time do São Paulo tudo que se espera dele.

A trajetória do meia no São Paulo é curiosa. Chegada inesperada e sob desconfiança, começo arrasador naquele time vice-campeão brasileiro de 2014, queda de rendimento a partir do final do primeiro semestre do ano passado, ofensas a treinador e torcida, ofensas da torcida, quase saída do clube, e retorno da paz. Mas Michel não é nem de longe o jogador que virou peça-chave logo em seus primeiros meses.

Mesmo nas partidas em que fez gol, como na ida e na volta contra o Toluca, Michel foi brilhante. Virou um jogador que, se não atrapalha mais como atrapalhou nos meses de sua ‘dengue’, não faz mais jus ao status de estrela que ostenta.

Ouso dizer que do atual time titular, Michel Bastos só não é menos importante do que o nosso projeto de goleiro.

As jogadas de ataque do São Paulo, quando completo, costumam se limitar a uma enfiada de bola do Ganso ou a uma jogada individual do Kelvin, que é muito esforçado, mas não pode ser tão importante à equipe.

O momento não é de perder mais jogadores do que já temos no enxuto elenco do São Paulo que disputará o restante da Libertadores. Mas penso que, tão cedo termine nossa caminhada no torneio, exitosa ou não, contratemos alguém de peso para atuar no lado esquerdo de nosso ataque. E quem sabe, com o nome que tem, Michel não possa ser vendido a um desses mercados que pagam bem por atletas com status, como é o chinês por exemplo. Eu apoio…

Alexandre Pato – Há algumas semanas, escrevi aqui minha opinião a respeito de um possível retorno de Pato ao Morumbi. Na ocasião disse que sabia de sua qualidade e da boa temporada realizada com a camisa do São Paulo em 2015, mas que, diante de um novo momento do Tricolor, com menos mimimi e mais sangue na veia, tinha medo que a chegada do atacante poderia ser prejudicial ao elenco.

Pois bem, sem tanta convicção, mudei de opinião. E o maior motivo para isso foi a infeliz lesão do Kelvin na semana passada.

Hoje, há pouco menos de 6 dias do primeiro jogo das semi, sabemos que não teremos o camisa 30, nem Centurion (suspenso), nem Rogério (emprestado) ou Cueva (impedido). Me causa arrepio saber que iremos para o jogo mais importante do ano com Carlinhos improvisado, Ytalo ou Luiz Araújo, este mais pela idade.

É provável que o estrago já esteja feito, e nada mais haja para ser feito. Mas se a esperança ainda sobrevive, que tal bater lá em Itaquera e pedir a liberação do namorado da Fiorella?

E para piorar a situação, o jogador mais importante do atual elenco do São Paulo se lesionou na partida de ontem. Ganso está fora da partida de ida das semifinais, o que fará com que o São Paulo entre com pelo menos duas peças questionáveis no quarteto de ataque. Mais um motivo para irmos atrás alguém com mais tarimba, ou a tal de ‘jerarquia’, como gosta de chamar El Patón.

Shakhtar Donetsk – Mas se é para sonhar MESMO, hei Gustavo, porque você não aproveita que está aí na Europa e tenta um empréstimo de algum dos habilidosos brasileiros que atuam pelo Shakhtar?

Wellington Nem, Taison e até Bernard, qualquer um deles cairia como uma luva no ataque do nosso tetracampeonato. Fica a dica….

Reforços – Diante do enxuto elenco tricolor, da eminente saída de atletas, e da clara necessidade de reforços, manterei nas próximas semanas este tópico com sugestões para a direção do São Paulo:

-Rafael Cabral (Goleiro/Napoli) – Insatisfeito no Napoli, o goleiro é atualmente apenas a 3ª opção do técnico Maurizio Sarri, atrás do espanhol Pepe Reina e do também brasileiro Gabriel Vasconcelos. Rafael Cabral não disputou nenhuma partida na última temporada. Com contrato até 2018, deve mudar de ares no meio do ano. Eu não acho que se gastar dinheiro com goleiro agora seja uma prioridade, pois temos Renan Ribeiro a ser testado. Mas se pensam em manter Denis como titular, o desespero se torna inevitável…

-Guilhermo Ochoa (Goleiro/ Málaga) – Depois de passar a temporada inteira na reserva do camaronês Kameni, Ochoa acabou atuando nos últimos jogos devido a uma contusão do arqueiro principal. Não sei dizer se foi bem, mas é fato que sua liberação hoje deve estar mais complicada do que era há dois meses atrás. Trata-se de um grande goleiro…

-Buffarini (Lateral-direito/San Lorenzo)

-Maicon (Lateral-direito/Roma) – Contrato apenas até o meio do ano

-Alex (Zagueiro/Milan) – Contrato apenas até o meio do ano

-Maidana (Zagueiro/River Plate)

-Rômulo (Volante/Spartak Moscou) – Contrato apenas até o meio do ano

-Ortigoza (Volante/San Lorenzo)

-Gonzalo Martinez (Meia/River Plate)

-Gustavo Bou (Atacante/Racing)

-Marco Ruben (Atacante/Rosário Central)

-Nico Lopez (Atacante/Nacional-URU)

-Marlos Moreno (Atacante/Atlético Nacional-COL)

Ingressos esgotados – Com exceção a algumas entradas para camarote, estão esgotados os ingressos para a primeira partida da semifinal da Libertadores.

Muita gente reclamou do preço estipulado pela diretoria de marketing, mas a verdade é que a carga total vendida acaba se tornando a prova cabal de que a alta procura fez o valor cobrado ser justo.

Não há o que se dizer, o tamanho do espetáculo é quem dita o seu preço. Uma partida de uma grandiosidade que não vivíamos desde 2010. Parabéns aos torcedores que estiverem no Morumbi na próxima quarta-feira. Com tantos desfalques e futebol irregular da equipe, não tenho dúvidas em dizer que o nosso 4º título sulamericano, se vier, será muito por fruto do torcedor são-paulino, que faz  diferença quando enche o estádio.

Sócio-Torcedor – Às 00h01 desta quinta-feira, eram exatamente 108.502 sócios cadastrados. Agora, acima da gente apenas Internacional (112.756), SEP (126.607) e SCCP (127.017). Com essa média, ultrapassaremos o time gaúcho ainda antes do jogo contra o Atlético Nacional.

Clara Martins Albuquerque – A carioca mais são-paulina do Recife. Parece mentira, mas isso existe. Um beijo para você, Querquinha.  

Página do Leco – Curtam, comentem e compartilhem a página do nosso presidente no Facebook:

https://www.facebook.com/Carlos-Augusto-de-Barros-e-Silva-o-Leco-745533575534551/?ref=aymt_homepage_panel

Wagner Moribe

wmoribe@hotmail.com

twitter.com/wmoribe