Aos poucos o São Paulo admite que a saída de Jonathan Calleri para o futebol europeu é inevitável. Para Diego Lugano, esta na hora de o time ser realista e entender que não será possível contar com o atacante argentino no segundo semestre desse ano. O contrato do centroavante era válido até 30 de junho, mas foi prorrogado para que ele possa disputar as semifinais da Copa Bridgestone Libertadores, contra o Atlético Nacional (COL), nos dias 6 e 13 de julho.

“Saber que Calleri vai embora é muito previsível. Ele tem uma idade muito boa para ir à Europa. Sempre foi o sonho dele e está indo muito bem aqui no Brasil, o que facilita a transferência. [Ficar no São Paulo] também não depende dele. Existem investidores que colocaram dinheiro nele. Não será o São Paulo que dará dinheiro a esse grupo. É preciso ser realista e torcer para que ele faça mais gol e nos ajude a levantar a taça antes de ir embora”, afirmou Lugano.

Calleri está com um desconforto muscular e não integrou nem o banco de reservas na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, nesse domingo (29 de maio), no Morumbi. O atacante de 22 anos pertence ao uruguaio Deportivo Maldonado – um clube de empresários – e viajou para a Itália após a disputa do Choque-Rei para tratar de assuntos ligados ao seu passaporte. Especula-se que o jogador possa acertar uma transferência para a Inter de Milão, embora o atleta e os seus representantes neguem qualquer acordo.

A viagem fará o argentino desfalcar o São Paulo na partida dessa quarta-feira, contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli. Apesar do vínculo de curta duração, Lugano acredita que a contratação do atacante foi uma estratégia acertada da diretoria do São Paulo. “Calleri se adaptou rápido ao elenco e ao futebol brasileiro. Ele tem sido muito importante em um ano que foi difícil para nós. O clube está passando por uma transição e teve de investir pouco. Nesse sentido, a diretoria foi muito inteligente e teve um olhar clínico para trazer jogadores que foram decisivos até agora”, opinou.

Há a chance de Calleri ter o contrato renovado até o final do ano caso o São Paulo conquiste o título da Copa Libertadores, mas o assunto é tratado com cautela pela diretoria. O argentino é o artilheiro do torneio continental, com oito gols, e manifestou o interesse de seguir no time caso tenha a possibilidade de disputar o Mundial de Clubes da Fifa.

A incerteza com relação ao futuro já faz o São Paulo se manifestar nos bastidores. Calleri se despedirá de qualquer jeito depois da Libertadores para defender a Argentina nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 20 de agosto. O Tricolor procura no mercado um jogador para substituir o artilheiro, mas, no momento, o reserva imediato Alan Kardec e o recém-chegado Ytalo são as opções para ocupar a posição de centroavante.

Fox