O inexplicável, o São Paulo e a mágica do Morumbi na Libertadores

O time que perdeu para o The Strongest no Pacaembu, que empatou com o semiamador Trujillanos na Venezuela, que foi atropelado pelo Audax em Osasco, esse mesmo time, outrora apático e sem vibração, encarnou novamente o espírito latino americano que anima a vida e a vitória na Libertadores. Nela, o futebol praticado é menos importante do que o espírito, a alma, o calor.

O Tricolor Paulista teve tudo isso nesta noite mágica. Teve intensidade, essa palavra tão usada no futebol moderno, que nada mais é do que a boa e velha pegada, a raça que não apenas bate, mas pressiona, empurra, amassa. O Toluca foi amassado. Vinte e duas finalizações são-paulinas no jogo, quatro gols, bolas na trave, chances de fazer cinco, seis.

Tudo foi tão diferente que até Centurión marcou gols – sim, no plural: foram dois, um golaço e outro típico de centroavante. Ganso, o melhor em campo, lembrou o meia comparado (não sem alguma blasfêmia) a Zidane no começo da carreira. Michel Bastos, o perseguido, foi quem abriu o caminho para a goleada. Um roteiro como que escrito pelo próprio Edgardo Bauza, que mostrou, por meio de seus comandados, porque é bicampeão continental.

Se existe algo que explica o que aconteceu no Morumbi, é o próprio Morumbi. Dentro dele, pela Libertadores, o São Paulo se transforma. Lembra aquele time dos anos 1990, de Telê Santana, se não na técnica, na fineza, na classe, pelo menos na capacidade de estraçalhar os adversários, mesmo os mais temidos. O Toluca, líder do grupo mais difícil da primeira fase, se encolheu até quase sumir.

O Morumbi, desfalque no começo do ano, voltou com tudo. Nele, o São Paulo conquistou três vitórias, sendo uma delas contra o atual campeão sul-americano. Marcou onze gols e sofreu apenas um. Mas, mais importante do que os números, voltou a estabelecer a simbiose com sua torcida, desta vez representada por 53 mil indivíduos que encararam o frio glacial da Capital paulista, simbiose esta que é um dos motivos de a Libertadores ser a Libertadores.

A classificação está garantida. Mais que isso: para o são-paulino, clareou-se, talvez pela primeira vez em um bom tempo, a sensação de que seu time pode ir longe. Nem que seja no estilo Galo-Louco de Cuca, que fazia os resultados em casa para compensar os reveses longe dela. O Morumbi pode ser o Independência/Mineirão de 2016.

Futebol nas 4 linhas

Anúncios

146 comentários

    • Com certeza,
      Tem também a saída do Ataíde do futebol que por si só contribui muito. Também a ascensão de novos líderes no elenco que antes ficavam a sombra do Rogério.
      O próprio Hudson destacou isso ontem em entrevista, disse que o ano passado tinha um líder supremo (ele usou esse termo mesmo) e agora existem vários líderes, e que ele acha isso ótimo para a equipe.

      Curtir

  1. Do outro Post:

    Tem gente confundindo liberdade com liberdade.

    O fato do Patón ter dado liberdade ao Ganso não significa que ele deu liberdade para o Ganso ficar só de boa, foi o contrário, deu liberdade para o Ganso fazer o que quiser e o Ganso fez de tudo, lançou, correu, combateu, marcou, chutou, entrou na área, cabeceou, tabelou, deu enfiadas, lutou, xingou, desabafou, vibrou, teve sangue nos olhos, etc, etc…

    Ao invés de pedir para o Ganso marcar e dar essa “liberdade” para o Ganso, ele automaticamente trabalhou com inteligência e usou o psicológico do Ganso a seu favor e a favor do jogador, que sem cobranças não só marcou como fez tudo em campo, e não foi só ontem, isso já vem acontecendo há muitos jogos.

    Todo técnico tem que saber usar o psicológico da cabecinha ôca dos jogadores, por isso Telê foi Telê, não é só escalar e ficar gritando que nem louco a beira do campo.

    Dê confiança ao jogador e mostre o caminho por “outros caminhos” que o retorno será garantido.

    Curtido por 3 pessoas

    • Olha a coluna do Lorenzetti , penso igual… Ganso continua combativo, mas o Bauza aí invés de ficar como o Muricy dizendo que tem que entrar na área foi lá e ensinou através de treinamentos o que queria…

      Ganso continua marcando como antes, simplesmente mudou seu posicionamento quando está sem a bola e isso é muito treino

      Curtido por 3 pessoas

    • Enquanto outros técnicos passaram anos implorando para que seus jogadores entrassem na área, mas sem treiná-los para isso, Edgardo Bauza transformou esse apetite num movimento natural. Ponto para ele. Materia no globoesporte
      Lembra alguem que ficava cobrando o Ganso pra entrar na area? pois e…

      Curtido por 2 pessoas

    • Concordo.
      O Ganso tinha dito depois da classificação que o resultado ideal no jogo se ida seria um 3a0. Disse que era importante não tomar gols.
      Então marcou na frente porque era importante tomar a bola e fazer gols.
      Marcou no meio e laterais porque era importante não tomar gols.
      Logo jogou bem porque jogou bem, não porque foi lhe tirado a obrigação de marcar e não marcou.

      Toda hora tem gente que entra falando que jogador jogou mal porque tem que marcar e culpa técnico.
      Falso.
      Ontem o Kardec descansado, não marcou ninguém é também não fez nada. Não disputa nenhuma bola. Alias faz tempo.

      Curtido por 1 pessoa

    • Pois é Vitão,

      Isso que acontece com o Ganso só serve para reforçar ainda mais a capacidade e competência
      que o Bauza tem para recuperar jogadores. O Ganso é simplesmente outro jogador do que vinha
      sendo até o final do ano passado… Sem dúvida é seu melhor momento no São Paulo.

      Curtido por 1 pessoa

    • Entendi no texto, o efeito caldeirão no futebol do time mineiro pode se repetir no tricolor.
      O efeito que o estádio lotado fez ao galo pode ser comparado ao efeito que fara ao São Paulo podendo fazer um time desacreditado ir longe.
      A força da torcida no estádio ser determinante para o sucesso.

      Essa suponho ser a aposta do autor sem comparar tamanho de estádio ou torcida.

      Pertinente.
      Jogamos pessimamente no Pacaembu e otimamente no Morumbi.

      Curtir

    • Os adversários e críticos podem falar o que quiser: que é um estádio velho,
      ultrapassado, um Coliseu, enfim…
      Não Importa !!!
      O Morumbi tem uma magia própria, é místico e mítico.
      Quando lotamos aquele estádio, em noites de Libertadores, há um clima
      diferente nele, a atmosfera se transmuta, os atletas ficam robustecidos por
      uma energia diferente, os adversários tremem…
      Esse é o Morumbi !!!

      Curtido por 2 pessoas

      • Concordo totalmente,
        O SPFC já teve inúmeros projetos de reforma e até de construção de outro estádio, e ainda bem até agora não foram para frente. Tem que ter muita calma nessa hora, veja o exemplo do Grêmio. Tinha no Olimpico um caldeirão, qualquer 20 mil pagantes fazia uma pressão enorme, quando lotava era quase impossível ganhar deles lá. Entraram na aventura de fazer a tal da Arena, em um lugar de difícil acesso, que além de ser muito grande mudou o perfil do frequentador dos jogos. Já fui ver o SPFC algumas vezes no Olimpico e era um inferno, o ano passado fui ver o SPFC na Arena e tinha mais de 40 mil pessoas e a coisa era tranquila, praticamente não havia pressão, tanto que o SPFC venceu a partida ao natural.
        Para trocar o Morumbi por outra casa tem que ser muito bem pensado para não cometer um erro que nunca mais terá volta.

        Curtir

        • Thiago,
          O que eu penso, sinceramente, é que poderia fazer realmente uma cobertura e rebaixarem o campo ,
          puxando o 2o anel até próximo do gramado, eliminando a pista de atletismo.
          Ia ser um alçapão colossal, com um pouco mais de conforto nas arquibancadas (frio e chuva junto é
          fogo, né? Rsss). Entendo que o público merece mais conforto. E com a linha 17 sendo concluída,
          além da Estação do metrô, vai facilitar o acesso. Mas essas obras externas devem ficar prontas só
          lá para 2019 ou 2020 (ainda mais devido à crise que passamos no país hoje).

          Aliás, falando nisso, gostaria de saber do Zanquetta qual a última informação sobre essas obras
          externas, se possível.

          Sds a todos os Tricolores e uma vez mais parabens pela grande partida e vitória de ontem!

          Curtir

  2. Até que o blog fica agradável após as vitórias, não é mesmo?

    Sim, pq após as derrotas fica insuportável. E não é pelo fato de haver críticas, ao contrário, pois as críticas bem embasadas, bem fundamentadas ajudam a pensar, sair de uma ideia acomodada que pode nos acompanhar.

    O grande problema são as críticas totalmente sem noção, aquelas feitas sem critérios, sem embasamento lógico, sem qualquer fundamento.

    Vi muitas críticas ao Bauza, sem darem chances a ele se acostumar ao clube, aos jogadores, sem dar a ele a oportunidade dele impor sua forma de jogo, sua proposta a um time que estava esfacelado técnica e psicologicamente. Não sabem que um time recém montado, com técnico novo oscila, tem altos e baixos, precisa de maturação, de apoio, de “tempo” para colher bons frutos.

    Jogadores são crucificados em poucas partidas, poucos meses de clube. Não se acostumaram ainda a muitos que nos deixaram e mostraram futebol de primeira em outros clubes.

    A ânsia em criticar é tanta, que até a reforma do gramado foi criticada, quando nos primeiros jogos a bola quicava demais, o gramado estava duro etc… diretoria culpada por não ter planejado um gramado de melhor qualidade etc etc etc, sendo que qualquer jardineiro de cemitério sabe que a terra precisa assentar, se estabilizar para que a grama cresça e deixe o gramado apto para partidas de futebol de bom nível.

    Não, não pensem que isso acabou, pois não acabou… após a primeira derrota vocês vão vê-los novamente, firmes e fortes, com seus “argumentos” enriquecedores e sábios.

    Percebi a falta de muita gente aqui desde ontem a noite… (espero não vê-los nunca mais)

    Curtido por 4 pessoas

    • E ainda tem aqueles que agora falam:
      – Eu sempre disse que se o Baúza fizesse isso o time ia ficar melhor, que se fizesse aquilo fulano cresceria, que se ….que se… muito espertos e entendedores,
      Já treinaram muitos times e tem vasta experiência em gestão esportiva, e quem é o Baúza mesmo??

      Curtido por 1 pessoa

      • Ahahahahaah a Kátia é quem gosta dos “eu não falei?”, “eu disse”, “como eu sempre disse”, “como eu dizia faz tempo”…

        Vi muitas ofensas ao Bauza aqui… uma sacanagem com um cara sério, um estudioso, um experimentado treinador, não a toa é bi campeão da Libertadores…

        Mas sabem muito mais do que ele, que inclusive treina o time e sabe o que acontece nos treinos etc…

        Curtido por 1 pessoa

      • Jairo, um de seus argumentos eu compartilho também: está cheio de entendidos aqui, os caras são mestres em tática, em motivação, em ter olho clínico sobre determinados jogadores… sabem de fisioterapia, de psicologia, de técnicas de treinamento, e devem ter viajado pelo mundo, feito
        palestras, treinado equipes e ganhado muitos títulos, de preferência da Champios League (rsss).

        Sabem de tudo… mas o Bauza, ahhhhhhhhh… esse aí não presta prá nada!
        Bi da Libertadores? Grande coisa! Deve ser um sortudo que teve a felicidade
        de ver cair esses títulos no colo dele…
        Tem um rapaz aí que disse ter adorado a chegada do Pintado e que ele estava
        participando dos treinos com a Comissão Técnica.
        Disse estar feliz e que agora sim o SP tinha um técnico…

        É cada uma… Rsss

        Curtido por 1 pessoa

    • Críticas exageradas e infundadas são chatas, mas justiça seja feita, quem noticiou (com exclusividade) e enfatizou a insatisfação dos jogadores com o estado do gramado, depois criticou a diretoria por isso, tudo isso sem dar o tempo solicitado pelos especialistas, foi o próprio blog, deveria fazer mea culpa também.

      Curtir

      • Meu caro… me referi aos inúmeros comentários dos internautas. Quanto ao blog, ao falar sobre o assunto, se encaixa nas minhas críticas tbm. Sou autônomo nas minhas colocações, meus pensamentos, sem qualquer rabo preso com os artigos do blog.

        Eu particularmente não pedi mea culpa de ninguém, de nenhum internauta que criticou o gramado, assim sendo, não tem cabimento pedir ao blog, que, aliás, não escreve, não publica, não tem ideias, pois quem faz isto são os seus colunistas, que tem total liberdade para expor seus pensamentos. Cabe a mim concordar ou não e expor o que penso aqui.

        Curtir

        • Marcio meu comentário foi em cima do tema que você levantou, mas de forma alguma foi direcionado a você.
          Que vc não tem rabo preso com os artigos do blog nem precisa dizer, já vi inúmeras vezes você emitir opiniões totalmente contrárias as do colunista.
          É obvio que não quero que o blog emita uma nota se retratando por ter criticado o gramado, aliás mesmo que quisesse, quem sou eu pra exigir algo aqui. Só quero chamar atenção ao fato de que todo torcedor, do mais ponderado ao mais exaltado, uma hora ou outra fica insatisfeito com algo, isso é absolutamente normal. Só que geralmente aqui e em outros fóruns quando vc tece um comentário discordando de algo, automaticamente você é tachado como modinha, corneta e afins. Quando você simplesmente discordou de algo. Você diz: Discordo de fulano ser titular. O cara lê/entende que você acha o treinador um burro e que você quer a demissão imediata dele, e geralmente esse cara toma a interpretação errônea dele como verdade absoluta, ai já era.

          Curtir

          • Como eu disse… há críticas que são excelentes, elas te fazem pensar, refletir etc. O que eu reportei é referente as críticas sem noção, maldosas, imediatistas etc.

            Eu em certa oportunidade critiquei o Michel Bastos, por exemplo… critiquei aquela forma pouco profissional em que ele montou esqueminha para cobrar o clube quando dos atrasos, aquela forma letárgica dele atuar etc… entendo que era o momento e eram merecidas as críticas. Apresentei com argumentos, com base… mas resolvido isso, ninguém mais me viu ficar perseguindo o cara gratuitamente… é isso que eu reclamo e postei, ou seja, críticas sem base, sem argumentos.

            Há inúmeros casos de cornetagens em que nem posso discordar, debater, pois há critérios, há base e em muitos desses casos eu concordo.

            Fica então entendido que minhas críticas são específicas as cornetagens baratas, gratuitas etc…

            Curtido por 1 pessoa

      • Mas já respondi… minhas opiniões nada tem a ver com as matérias dos colunistas… eles tem as opiniões deles e eu tenho as minhas e as vzs elas são divergentes, nem sempre eu concordo… normal isso…

        Curtir

          • Luiz, todos nós respondemos pelo blog. Eu, a Kátia, Zanca, Leandro, mas temos opiniões próprias… o blog não tem uma linha de opinião a ser seguida por todos, administradores, frequentadores etc. Nós não temos compromisso de ditar ou seguir nada. Somos autônomos, não direcionamos ou somos direcionados a nada.

            É até legal vc perguntar isso, pois muitas vzs aqui as pessoas confundem as coisas e acham que eu, por ser administrador e moderador, tenho que alinhar pensamentos com as colunas ou até mesmo fico contrário a opiniões de alguns, como se quisesse ditar regras. Nada disso, eu apenas discordo de alguns… não tenho intenção de nada, tenho liberdade de opinião, independente desta ser igual ou contrária a dos colunistas, mesmo que seja o Zanca…

            Quem cornetou o gramado aqui no blog foi ele, numa coluna dele, mas eu discordo… isso é democracia, isso é participar de um blog livre, isso é ter o direito de cornetar até a coluna do dono do blog… rsrsrssrsr

            Curtir

  3. Se o juiz pôr na súmula os sinalizadores da torcida ontem, será que temos chance de perder o mando de campo ou jogar sem torcida? O que será que a conmebol tem decidido nesses casos?

    Curtir

  4. Acho que ontem o Ganso não jogou nada.. Ele apenas desfilou em campo. Parecia que estava em outro mundo, diferente dos outros.. Numa jogada ele passou tao facilmente por uns 3 adversarios que um deles , de raiva, deu um pontapé nele.. Eu no sofa de casa pensei,, Se eu tambem estivesse no jogo , daria essa pancada, so pra mostrar minha raiva de ver um cara jogar tanta bola a mais do que eu.

    Curtir

  5. Foi tudo isso que você citou, Zanqueta e acrescento o bicho gordo que a diretoria está dando aos jogadores.

    Os jogadores são os mesmos, titulares e reservas.

    E estão jogando tudo o que sabem e podem, com o apoio da empolgante torcida e, claro, com alguns reais a mais na conta bancária.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Bauza é um cara sério e trabalhador pode não ser carismático como Osório mas é inegável que é competente, ninguém ganha duas libertadores sem querer como muitos aqui diziam, é preciso dar tempo para que o trabalho traga os resultados esperados e o mérito desta diretoria é este, apostaram no técnico e estão dando tranquilidade para que faça seu trabalho e com certeza se mantiverem isso logo colherão os frutos, espero que o marketing aproveite esse momento favorável e consiga um patrocínio master e por favor deixem o Renam Ribeiro no gol. Parabéns ao Paulo que acertou o placar, seu otimismo contagia a todos aqui no blog.

    Curtido por 1 pessoa

    • Muito obrigado.

      Abraços e saudações tricolores
      O SPFC nos une …, aquece e embala …, leva nossos sonhos e alimenta nossa fé tricolor.
      É muito bom viver em 3 cores e uma só paixão.

      A c e r t e i , mas estou mais feliz pelo futebol em nível de excelência e exibição de gala.
      Gostei mais do jogo desenvolvido pelo SPFC do que meu acerto, mas estava convicto deste placar.

      Os sonhos não envelhecem
      e agora podemos sonhar de novo …, noite épica que revivemos após Osório e agora com Bauza.

      Minha maior felicidade foi o resgate da auto estima e a confiança que nosso glorioso e vencedor tricolor
      apresentou no jogo de hoje.
      Muito mais que o simples acerto do placar, o futebol espetacular e perfeito demonstra que o gigante SPFC quer a 4a Libertadores .

      Parabéns à toda legião tricolor do planeta, pois o sonho está novamente presente, não apenas com Osório, mas também com Bauza.

      Somente o SPFC para renovar nossa paixão em 3 cores e nossa fé tricolor.

      Curtir

    • Patricia,
      Parabens por suas ponderações sobre o Bauza.
      Você e o Márcio observaram o que também penso: um cara estrangeiro, se adaptando
      a um novo país com seus costumes, língua, comportamentos, etc…
      Quase tudo é novidade para ele. E também, um desafio.
      De entender o que passa, de conhecer o jogador, de conhecer os adversários, como
      jogam, e etc, etc…
      Bauza é sério, tranquilo, observador. Foi entendendo que determinado sistema ou
      determinado jogador em X posição não estava rendendo o esperado (pela impressão
      inicial que teve) e daí vai fazendo os ajustes.
      Se pediu 3 ou 4 jogadores é que ele precisa de determinada característica em um
      atleta para implementar com sucesso sua filosofia de jogo.
      Mas, mesmo sem os jogadores pedidos, ele foi encontrando e sabendo explorar as
      características dos jogadores que têm à mão.
      É só perceber a evolução de um Ganso, de um Hudson, a ascensão de um Schmidt,
      a melhora de um Bruno… e por aí vai!
      Só que isso leva algum tempo.
      E esse é o problema aqui: tem gente imediatista demais, mas critica se o técnico pede
      jogadores de seu conhecimento e confiança (mas se esquecem que o Leco exigiu título
      de Libertadortes e de Brasileiro para ele).
      E são catastrofistas por excelência:
      “Ah, desse jeito o time cai para a Segundona…”
      “Ah, assim vamos virar uma Portuguesa da vida…”
      “Ah, esse técnico é burro demais! Vaza Burrón…”
      Haja paciência… Rsss

      Curtir

  7. Injustiça

    Galera pega leve com o Kardec, o cara estava com problemas, quem passou por isto sabe que debilita pra caramba, imagina um atleta profissional que depende do seu máximo.

    Ontem até o Centurion que é muito criticado mostrou bola, o time se fechou, vamos nos também se fechar com o time e aliviar nas perseguições.

    Curtido por 3 pessoas

  8. Não acho a torcida do SPFC corneteira e sim mau acostumada, o que é normal quando um clube vira muito vencedor. Estou falando isso porque é só comparar com os demais clubes, veja, aqui na Capital o que torcidas de Palmeiras e Corinthians já fizeram, até agressão a jogadores e ameaças de morte se ocorreu. E no Sul do Brasil, Inter e Grêmio, perguntem para atletas que já jogaram lá, e no Rio ? A lua de mel do Murici no Flamengo já está acabando e até no Aeroporto as 6 da manhã foram para protestar contra os jogadores após a derrota do Vasco.

    Nossa torcida é boa demais, recordista em público, compra produtos do clube, protesta sim neste blog maravilhoso, pois democraticamente todos opinam, mas mesmo assim somos pacificos, nunca ouvi dizer que agrediram jogador, invadiram o CT, etc.

    Há dois anos atrás quando estávamos com risco de rebaixamento, nosso torcedor lotava os estádios e juntos tiramos nosso clube desta situação.
    Nas últimas temporadas assistimos jogadores fazendo corpo mole, panelinhas, fingindo contusão, corrupção na diretoria, entre outras coisas de muitos torcedores ficaram magoados, talvez isso não seja cornetar e sim informar a realidade.

    Sobre ontem, é lógico que não vamos vencer bem e desta forma em todos os jogos, mas sim com jogadores com vontade, raça, determinação, orgulho de vestir nossa camisa, diretoria trabalhando honestamente.

    Vamos voltar a sermos diferenciados sim…..

    Curtir

  9. Eu queria saber cadê a galera que ficava criticando quando o Zanca falava do Luiz Cunha, reclamando com uma ciumeira maior que o ego do JJ que “parecia” que torcia para dá errado só para falar como Kátia gosta, “Eu não falei”.

    Curtir

  10. 1) Que jogo foi esse? O que fizeram com os merricanos? Lacucaratcha… nunca mais vão querer pisar no Morumba… e por falar nisso… que palco sacrossanto… muito bom se conseguíssemos um jeito de colocar 65 mil pessoas nele…

    2) Bauza não fez nada diferente, apenas agora tem realmente um time nas mãos… achou….encaixou… inclusive os reservas entram e correspondem… ganhou também reforços extra campo, Luiz Cunha e Pintado…. saída de Milton Cruz e Ataíde…

    3) Minhas críticas ao Bauza estavam erradas, hoje acredito que ele fazia testes, tentava conhecer o elenco e as variações… ele propõe um jogo e precisa de jogadores que aceitem o seu jogo, coisa que não vinha acontecendo… somente uns 3 ou 4 tinham comprado a idéia do técnico… hoje ele tem o elenco nas mãos, pois se tiver uns 2 ou 3 insatisfeitos, não faz diferença…

    4) Bauza comprou sua estadia com a torcida pelo menos até o final do ano… caiu nas graças…mostrou a que veio… o São Paulo é grande candidato ao título da Libertadores se mantiver essa postura dentro e fora do campo…

    Curtir

  11. Longe de mim dizer que o Centurion fez valer sua contratação, ou que daqui em diante jogará muita bola, mas eu considero que esses 2 gols que ele fez como se eu (assim como quem sempre pediu paciência para com ele) tivesse feito os gols.

    Muita gente não se coloca no lugar da pessoa a quem vai criticar, achando que é tudo muito simples entrar em campo e esquecer o que está fora. Ainda mais quando envolve doença de alguma pessoa próxima.

    Me entristece ainda ler alguém dizendo pra aproveitar a situação é vendê-lo o mais breve possível, pois “É hora de enganar outro, ele nunca mais vai fazer isso…”.

    Enfim, segue o jogo e vamos acompanhar cenas dos próximos capítulos. E parafraseando o grande acertado de placares Paulo Scala, “deixem Bauza trabalhar em paz”.

    Curtido por 2 pessoas

  12. E aí pessoal, que linda vitória do nosso amado Tricolor, mais uma bela vitória, aliás. O São Paulo vem em uma lenta, porém constante progressão, e finalmente cada vez mais os resultados se tornam visíveis. Chega a ser engraçado de ver a “surpresa” de alguns comentaristas mas a verdade é que o São Paulo já entrou no mata-mata com um status diferente, mais seguro, confiante, jogando cada vez mais. Muito diferente de “zebra” como alguns rotularam.

    Além do tempo necessário para o trabalho aparecer, quando o grupo fechou (e aí entram fatores como o trabalho do Luiz e do Pintado, além da volta ao Morumbi), o trabalho de Bauza deslanchou. Aquele jogo contra o Audax confundiu muita gente, mas não me preocupei porque naquele momento o São Paulo já havia mostrado do que era capaz.

    Curtir

  13. Talvez tenha passado um fato despercebido para muitos, mas ontem no fim da partida me chamou a atenção o Pintado cumprimentando todos nos jogadores e os apontando a torcida, em minha opinião Pintado também é um dos responsáveis pela viemos jogando,e como já comentei aqui nesses comentários mesmo, Paton tem a cara da libertadores, boa combinação!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Sobre Centurión, havia comentado uma vez que tínhamos mais paciência com o Kardec porque já vimos ele jogando bem portanto sabíamos do que era capaz. Centurión teve bom desempenho na Argentina, mas à exceção de alguns amigos, ninguém conhecia o jogador, então ficava mais difícil dizer opinar sobre sua real capacidade. Agora ele mostra seu futebol e que pode ajudar, desde que recupere de vez sua confiança. Vamos aguardar para ver, mas parece que ganhamos uma nova opção.

    Curtir

    • o centurion dentro da area o argentino se posiciona muito bem e briga bastante, então se ele entrar com frequencia na area pode ser que ele seja importante.

      vejo ele com a capacidade de decisão na base do oportunismo melhor que a criação, tanto é que no racing ele teve mais de 50 jogos e apenas 7 gols mas desses 7 gols um foi o do titulo argentino e outros na liberta

      e nós já fomos beneficiados com esse spot decisivo que ele tem ano passado contra o cruzeiro e ontem.

      existem jogadores que são uma lastima contra times fracos ou jogos não importantes mas em partidas decisiva o cara se transforma sei lá

      um exemplo disso era o Danilo, ve-lo jogar algumas partidas era sofrivel mas em partidas decisivas sempre marcava e no time da lava jato a mesma coisa. Quem sabe o centu seja esse talismã quando precisarmos de um resultado no morumbi, é pouco mas é o que acho q pode contribuir, e se for ver no fim é o que define o sucesso ou fracasso de uma equipe. Talismã argentino.

      Curtido por 1 pessoa

  15. O Paulo Scala colocou que o São Paulo ia ganhar de 4 x 0.

    Pensei …o cara esta sonhando… e olha que ele acertou mesmo!!!!

    Ontem foi demais!!!!!!!!!

    Continua assim T R I C O L O R !!!!!!!!!!

    Curtir

    • Maravilhosa mística do mítico Morumbi e sua simbiose com a libertadores.
      Torcida tricolor embalada ao melhor futebol do SPFC.

      Nosso templo, nossa casa.
      Melhor que o acerto do placar, foi o espetacular futebol do tricolor.
      Bauza comanda o show.

      Saudações tricolores.

      Curtir

    • E nessa lista vale salientar que o Buffarini tá em 3º lugar.

      Se o Bauza insistir e a diretoria tbm, seria uma “trinca” bem forte hein?!?

      Ladrão de bola pela esquerda, ladrão de bola pela direita e ladrão de bola no meio.

      Curtir

    • Jogando mto mesmo… E com a melhora tatica e entrega na marcaçao, ele começou a se destacar na defesa tb, onde ele vinha cometendo falhas defensivas. No apoio eu acho que ele so nao esta melhor pq em varios momentos o m bastos nao toca nele qdo da ultrapassagem para a linha de fundo

      Curtir

      • kkk Eita! Nem contra nem a favor.
        Baixa a guarda que eu to desarmado rsrs

        Não é questão de me importar ou não, e sim apenas curiosidade. Eu não conheço o motivo e por isso perguntei mas tudo bem, não se preocupe com isso.

        ¯\_(ツ)_/¯

        Curtido por 1 pessoa

        • Mas não estou com a guarda armada… estou dirigindo, por isto respondi de forma menos explicativa… meu avatar remonta a época do Aidar e mostra a tristeza que ele trouxe com os seus desmandos, roubos etc. Expliquei muito isso na época.

          E perguntei se vc é contra pois pode apoiar o que ele fez.

          Curtido por 1 pessoa

    • Vdd que o TMendes jogou muito ontem, mas se o Bauza vai manter a lógica de voltar com Denis, acho que o JoaoS tbm volta.

      Eu até questionaria a volta do Denis mas o jogo ontem não possibilitou ao Renan fornecer subsídios para o Bauza mantê-lo então agora é esperar uma outra chance.

      Já o JoaoS eu não questiono nada. Talvez o Bauza o escale como titular e substitua-o ou ele entre no decorrer da partida, pelo fato do jogador estar voltando de lesão. Mas o garoto merece voltar a frequentar o time titular.

      Curtir

    • Thiago deve retomar o lugar na equipe ao lado do Hudson, na minha opinião ao menos.
      Pelo que ouvi na imprensa o Thiago parou um pouco com as cachaça, se for verdade ele deve melhorar muito nos próximos jogos.

      Curtir

    • Depois que eu falo de empolgaçao tem gente que ainda diz o contrario.
      Thiago Mendes jogou bem, mas foi uma partida. Mesmo assim, dos jogadores do meio ele foi o menos “melhor” da partida. Em varios momentos ele correu errado.

      Joao schimidt eh absoluto ali por enquanto, pq ele da a consistencia tatica que o sao paulo precisa e deixa o hudson mais solto.

      Acho que nao ha duvidas pra Paton e uma partida mto boa do T mendes nao deveria mudar a opiniao do torcedor tb.

      Em jogo pegado a aplicaçao tatica do schimidt vai fazer a diferença

      Curtir

  16. Esse início de temporada deixou mais claro que nunca que o Morumbi é muito mais que um estádio. Há um aura tricolor naquele gramado, mesmo em jogos do Paulista com 3 mil pessoas no estádio o SPFC era outro time. Acredito que mesmo com portões fechados o Morumbi consegue exercer alguns dos seus efeitos positivos. No pacaembu a bola raspa a trave, no Morumbi ela entra. Sempre a nosso favor.
    Eu sempre fui favorável as grandes reformas que pretendem fazer, hoje tenho sérias dúvidas sobre mexer no solo sagrado, que jaz abaixo do gramado, para rebaixar o campo e mudar as arquibancadas.

    Curtir

  17. Tinha uns por ai que falavam que podia trocar o Michel por qualquer coisa, eu nunca achei isso, ele é muito bom jogador, se tiver com a cabeça boa e jogando com vontade é jogador para encerrar a carreira jogando no tricolor.

    Curtir

    • Pois eh… Trocar o Michel por quem? Jogador bom e de carreira bem quista a gente tem q recuperar. Se o problema eh comprometimento, com o tempo ele vai se amoldando. Foi assim com o ganso que esta voando agora (sem trocadilho).

      Trocar o Michel bastos ou vende-lo eh reforçar alguma adversario.

      A impaciencia com o Jadson acabou por nos levar a reforçar o corinthians. O kra foi pra la e comeu a bola… Sem ele duvido que o curica tinha sido campeao brasileiro. Caso parecido tb com o danilo, criticado por grande prte da torcida, qdo voltou do japao a diretoria pensou duas vezes antes de cobrir uma oferta do curica (de novo). E novamente, tenho ctz que sem o danilo eles nao teriam ganhado aquela libertadores maldita

      Curtir

    • Preocupação sempre há, afinal os gringos sempre tão de olho e uma baita oferta pode surgir qdo menos esperarmos.

      Agora, se o Ganso quiser optar por prolongar seu contrato conosco, não apenas por ontem mas esse ano todo ele está fazendo por onde sim e se não for absurdo o que ele pedir, o Leco vai atender.

      “Sinto cheiro de final feliz tricolor”

      Curtir

    • Há uma chance razoável de algum clube pagar a multa rescisória do contrato, acho que é 25 milhões de euros, uma bela grana da qual o SP teria direito a 32%.

      Acho que o pior dos mundos é o SP não conseguir vender nem renovar o contrato dele no meio do ano.

      Pelo que foi noticiado, o SP está em negociação com o jogador, mas primeira o oferta de salário não foi aceita.

      Curtir

  18. ftricolor
    29 de abril de 2016 às 14:44 Responder
    Ninguem fala dele mas esse Mena tá jogando uma bola redonda, aparece muito bem no ataque e é o segundo maior ladrao de bola da libertadores somente atrás do Hudson…

    ————————————————————-

    Eu tinha visto poucos jogos dele, só alguns lances quando estava no Santos.

    Aí falaram que ele era melhor na marcação do que no apoio, para a minha surpresa apoia e muito bem, além de levantar a cabeça para dar o passe, não joga só no chuveirinho, cruza e muito pelo chão, aquela 2ª bola que o Kelvin meteu na trave foi passe dele.

    É o jogador que mais entende o Ganso, sempre se posiciona bem nos passes do Ganso, ontem além do Ganso tabelou e muito bem com o Michel.

    Não tenho dúvidas que depois de Serginho, Fábio Aurélio (Como bem lembrou o internauta Rafael RR ontem) e Júnior, é o melhor lateral que tivemos e disparado o melhor do Brasil ao lado do Zeca do Santos na atualidade.

    Curtido por 1 pessoa

  19. ftricolor
    29 de abril de 2016 às 14:51 Responder
    nao existe essa disputa, hudson é titular, a briga fica só com os 2…

    —————————————————

    Concordo, eu não quis dizer no sentido de disputa pela posição, mas que antes só tínhamos 1 jogador bem neste setor, agora temos 3 e todos em ótimas condições, seria uma “boa” dor de cabeça para o Bauza como diriam os comentaristas.

    Curtir

  20. São Paulo que o Arrascaeta (http://spfc.terra.com.br/news.asp?nID=143856) fonte não é confiável, mais se for verdade trata-se de um bom jogador, habilidoso, rápido, bom finalizador. As finanças do SPFC estão se estabilizando, não acho que sera viável essa contratação, já que os valores são altos. A não ser que mandem Carlinhos (Cruzeiro está sem lateral esquerdo) e o Lucão. Tem o Lucas Fernandes e Artur que podem fazer essa função.

    Curtir

  21. O Vitão é o campeão de comentários retidos pelo WP… não tem palavrão, nada irregular, mas muitos dos seus comentários ficam retidos.

    Há muitos outros, vários, mas os do Vitão realmente espanta… rsrs

    Curtir

  22. E o 1º gol do São Paulo foi uns 50,02% por causa do Centurión, perdeu a bola na entrada da área, ao invés de desistir, correu atrás, deu um carrinho e conseguiu o lateral que resultou em gol.

    Quando eu falo que atacante argentino não desiste nunca é isso aí, Calleri até perde uns gols (Pelé, Maradona e Messi também perdiam ou perdem) mas é persistente, cria muito muito e faz alguns, está no instinto do jogador argentino, no Brasil já tivemos também, mas últimamente acho que não temos nenhum.

    Centurión caindo pela esquerda rende mais, no ataque fazendo ou não fazendo gols perturba e não desiste das jogadas, não dá sossego para os zagueiros obrigando os a errar ou sair tocando errado, contra o Vasco e Atlético PR fizemos gols assim no ano passado entre outros gols.

    No momento o ataque titular é Kelvin e Calleri, mas Centurión motivado é uma arma poderosa principalmente nestes jogos truncados, pegados e difíceis de Libertadores.

    Tudo isso é dedo de um tal de Bauza, antes faltavam opções, agora sobram, temos variáveis em várias posições.

    Curtir

  23. Só a lateral direita que me deixa receoso. Mas depois do jogo de ontem para mim todo mundo joga demaaais. Vamo curtir essa fase que faz tempo que não ficamos tão aliviados assim.
    Nem no jogo contra o Cruzeiro em 2014 onde ganhamos de 2×0 me senti tão aliviado.

    Curtir

  24. O SPFC fez um excelente jogo ontem!! Junto aos jogos 2 contra do River Plate(Buenos Aires e SP), contra Trujillanos(em casa) e The Strongets na Bolívia foram as melhores atuações do time no ano.

    A equipe e muitos jogadores individualmente tem muito a melhorar, pois tem mais potencial e qualidade pra entregar, Hudson, Thiago Mendes e Centurion, por exemplo, declararam que ainda podem evoluir muito mais e jogar bem mais do que estão jogando, porém acredito que a equipe fez um excelente jogo e estamos no caminho certo.

    Acredito que vários jogadores melhorando ainda mais os seus rendimentos e o time se acertando cada vez mais coletivamente temos possibilidades de ir muito longe na competição e também no restante da temporada. Ainda falta regularidade, manter esse padrão de atuação e melhorar principalmente fora de casa que é o calcanhar de aquiles desse SPFC do Bauza.

    Estamos no caminho certo, o treinador começa a encaixar o seu trabalho. Acredito que o futuro seja promissor.

    É preciso ressaltar o trabalho da nova diretoria formada por Luis Cunha e Pintado, que são além de profissionais, são duas pessoas com alma e coração São Paulinos e tem fome de vitória e isso é essencial para gerenciar e ajudar o elenco a manter foco, união e concentração pra atingir os objetivo na temporada. Outro fator a salientar são os salários e bichos pagos em dia, isso também é um baita reforço pro elenco e Luis Cunha já havia citado isso como fator crucial até pra poder cobrar o elenco caso o mesmo apresente baixo desempenho e falta de comprometimento.

    São vários fatores positivos e uma melhor direção de futebol dando respaldo ao técnico Edgardo Bauza, aliado também a algumas pessoas que se afastaram do futebol profissional do clube como Ataíde Gil Guerreiro e Milton Cruz que de forma positiva tem udado os bastidores do clube e por consequência agora começamos a ver os resultados dentro de campo, há ainda muito o que melhorar? Sim, porém agora acredito que estamos num bom caminho e as coisas tendem a melhorar pro SPFC daqui por diante, Bauza por exemplo, merece alguns reforços pra deixar o elenco mais forte!!

    Isso, AGORA, começa a ser São Paulo novamente!!!

    Curtido por 1 pessoa

  25. Pos jogos com derrota, 695 comentários postados..

    Pos jogo com vitória épica na libertadores 242 comentários..

    É.. tem gente que prefere mesmo uma desgraça..

    Eu já vi e revi umas 10 vezes os lances, os gols e a coletiva do Paton

    Esse cheirinho de libertadores é incomparável

    Curtido por 2 pessoas

  26. Galera, estava lendo agora uma reportagem sobre a necessidade do Flamengo em contratar um zagueiro….
    oportunidade para emprestar o Lucao ? é bem capaz de fazer bastante jogos por lá e voltar em um clima muito melhor por aqui.
    poderíamos trocar empréstimo pelo Everton que não tá bem lá !!!

    Curtir

  27. Na realidade eu considero que o São Paulo teve 2 vitórias fora de casa.

    1) Contra o Ríver jogamos bem e tínhamos o jogo sob controle, uma fatalidade como a falha do Dênis nos tirou a vitória, mas aquele jogo me reacendeu as esperanças, ali eu vi que o São Paulo não era carta fora do baralho, por isso considero uma vitória.

    2) Contra o Strongest por causa do temor da altitude, vários times bons já perderam lá devido a isso, é fora da realidade do futebol. Como o empate nos classificou e o time da casa que quase nunca perde lá devido a temível altitude precisava da vitória e foi desclassificado por um time que precisava do empate nestas condições desumanas, como conseguimos a vaga eu considero uma vitória.

    Curtido por 1 pessoa

  28. Ontem meu filho de 9 anos sentiu o que é torcer para o SP, ele nunca tinha me visto vibrar tanto com o time, e parou de brincar para assistir também, time vibrante, Morumbi lotado numa noite fria de LA, só nós sabemos realmente o que é isso, como diz um blogueiro, não tem outra torcida no Brasil mais apaixonada pela LA que a torcida do SP.

    Valeu São Paulo, eu tava ficando preocupado que ele desanimasse com jogos horrendos que ele não entendia porque eu assistia.

    E o outro de 3 anos me falava, “SP vai ganhar né pai”…”cúrintcha é porcaria”..kkk…chorei kkk

    Curtido por 3 pessoas

  29. Boa tarde.
    Galera ontem era pra ser uma grande sacolada.
    Mas uma coisa que estou em dúvida
    Essa copa Airlines é patrocinador máster do são Paulo será que o marketing fechou com eles e não divulgou
    Dizem que a Juventus tinha diretores vendo Rodrigo Caio ontem se for pela partida de ontem já era jogou muito
    Zanquetta sabe me dizer quantos está avaliado passe dele.
    Outra e verdade que o tricolor que o arrascaeta.

    Curtir

  30. Acredito que o próprio elenco “torceu o nariz” pro campeonato paulista, e literalmente tiraram o pé contra o audax, sabendo que o negocio na altitude seria nervoso.

    Achei a decisão, se for o caso, acertada.

    Curtido por 1 pessoa

  31. O SPFC nos une …, aquece e embala …, leva nossos sonhos e alimenta nossa fé tricolor.
    É muito bom viver em 3 cores e uma só paixão.

    A c e r t e i , mas estou mais feliz pelo futebol em nível de excelência e exibição de gala.
    Gostei mais do jogo desenvolvido pelo SPFC do que meu acerto, mas estava convicto deste placar.

    Os sonhos não envelhecem e agora podemos sonhar de novo …, noite épica que revivemos após Osório e agora com Bauza.

    Minha maior felicidade foi o resgate da auto estima e a confiança que nosso glorioso e vencedor tricolor
    apresentou no jogo de hoje.
    Muito mais que o simples acerto do placar, o futebol espetacular e perfeito demonstra que o gigante SPFC quer a 4a Libertadores .

    Parabéns à toda legião tricolor do planeta, pois o sonho está novamente presente, com Bauza.

    Somente o SPFC para renovar nossa paixão em 3 cores e nossa fé tricolor.

    Maravilhosa mística do mítico Morumbi e sua simbiose com a libertadores.
    Torcida tricolor embalada ao melhor futebol do SPFC …, nosso templo …, nossa casa.
    Melhor que o acerto do placar, foi o espetacular futebol do tricolor, com Bauza comandando o show.

    Saudações tricolores.

    Curtir

  32. Confesso que Paton não é o meu tecnico favorito mas quando veio comprei a idéia dele, nas derrotas fiquei desanimado e frustrado pela movimentação engessada dos ponteiros e dos demais jogadores, me fazendo duvidar de sua capacidade

    espero que paton mantenha essa movimentação no time sempre , chegada alternada dos volantes, lateral, winger entrando na area pra finalizar.

    Outro ponto que conta a favor é essa capacidade de recuperar jogador.

    desafio é tentar manter esse padrão também pra campeonato brasileiro pq copa do brasil entendo que seremos competitivo. com bauza seremos copeiro principalmente em ambito internacional

    Curtido por 1 pessoa

  33. “Acredito que Denis seja o titular. Se nada acontecer, seguramente ele voltará. É como me perguntar se, depois dos dois gols do Centurión, o Calleri ficará fora. Não ficará. O que me anima é que tanto o Renan quanto o Centurión tiveram essas atuações. Minha premissa é sempre a mesma e os jogadores sabem: quem estiver melhor vai jogar, e a equipe está sempre em primeiro lugar. Recebi críticas por tirar o Ganso na Bolívia, mas fiz porque estava convicto de que seria melhor para a equipe”. Paton no GE

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s