Movimentação e aproximação, a evolução do São Paulo de Bauza

O São Paulo fez sua melhor partida sob o comando de Edgardo Bauza.

Foi um jogo irretocável do tricolor.  Uma goleada, sem o centroavante titular e artilheiro da Libertadores e sem o seu reserva imediato.

Foi a 3a vitória do time na Libertadores, jogando no Morumbi com as dimensões reduzidas, algo que defendi no ano passado e que muitos achavam que não fazia diferença Clique aqui para relembrar o post.

Nas 3 partidas em casa, sufocamos os adversários, não deixamos o adversário “esfriar” o jogo, chutando a bola para frente e para as beiradas, para ter tempo de se rearrumar.

E ganhamos uma jogada importante:  a cobrança de lateral para dentro da área, algo que com um campo 2,5 m a mais em cada lateral não era possível.

O Toluca começou o jogo com uma linha de 5 defensores, pois deve ter estudado o jogo em que perdemos para o The Strongest, que também jogou dessa forma, com o objetivo de anular as jogadas de nossos extremos.

Quis o destino que Kardec não pudesse jogar, pois talvez a história pudesse ser outra, caso tivessemos um centroavante mais fixo na área no meio de zagueiros fortes mas lentos.

Nos principais lances ofensivos do time, chegavamos com 6 jogadores (Ganso, Centurion, Michel Bastos, Kelvin, um dos volantes e um dos laterais), para matarmos a superioridade numérica da defesa adversária, e com troca de posições.

Pela direita, Bruno e Hudson aprofundavam, e pela esquerda Mena e Thiago Mendes.

Algo que não ocorreu na partida contra os bolivianos no Pacaembu, quando os extremos ficavam muito abertos (não permitindo passagem dos laterais), Ganso ficava na entrada da área (não permitindo a chegada de volantes) e Kardec ficava muito fixo entre os zagueiros.

O primeiro gol, na cobrança de lateral de Bruno, Ganso, Centurion e Hudson aproximaram para receber a bola e  Kelvin e Michel Bastos se posicionaram dentro da área.

O segundo gol, Centurion abriu no bico da grande área, Michel Bastos atraiu a marcação do lateral, Mena atraiu o marcador para fora da área, Kelvin se posicionou como centroavante, Ganso abriu pela direita, e Hudson chegou pelo meio.  E isso espalhou os defensores mexicanso, e fez com que os defensores se preocupassem mais com o passe que com o drible e chute.

No terceiro gol, Michel Bastos, Mena, Centurion puxaram a marcação pela esquerda.  Thiago Mendes veio pelo meio, tabelou com Ganso (que estava de centroavante) e fez o gol.

No quarto gol, novamente Michel Bastos e Mena pela esquerda, Thiago Mendes na entrada da área, Centurion de centroavante, Kelvin “fechando” para o meio.  Ganso entrou pelo meio para matar a “sobra” dos zagueiros, e com muita luta, Centurion fez o quarto.

Isso mostra que o São Paulo agora é um time, que joga coletivamente, que rouba a bola ainda no campo adversário, permitindo que laterais e volantes já estejam posicionados perto da área, e com muita movimentação dos 4 jogadores ofensivos.

Bauza com 1 semana inteira para descansar os jogadores, treinar, corrigir o time (algo impossível jogando Paulista, com viagens longas para Venezuela, Bolivia, Peru, não conseguia fazer.

Além disso, sem dúvidas, Luiz Cunha sem fazer muito alarde uniu o grupo, algo que já viamos na base.  Um time pensando primeiro no coletivo e depois no individual.  E isso é visível até nas entrevistas.

Destaco também, o trabalho feito por Bauza, que mesmo com críticas, jamais desistiu de jogadores como Centurion, Michel Bastos, Thiago Mendes, Rodrigo Caio, Hudson e Bruno, mesmo sendo chamado de teimoso, e com comentários de que não conhecia o grupo direito.

Mesmo sem João Schmitd e Calleri, que sem dúvidas foram os grandes destaques do time na vitória contra o River, o coletivo foi o ponto alto do time.

Não tem como não falar de Ganso.  Um jogador que sempre admirei, e sempre torci para que recuperasse o futebol.

Muitos técnicos cobravam que ele marcasse, participasse mais do jogo e entrasse na área.  Ganso não tem velocidade para isso.

Agora ele tem liberdade, tem extremos e volantes que marcam por ele, fazendo com que ele só se preocupe em jogar futebol.

Mérito de Bauza, que aos poucos vai implantando seu estilo de jogo, onde defende-se com muitos e ataca com muitos.  E para que isso ocorra, é importante não desperdiçar a posse de bola, para que o time esteja sempre perto uns dos outros, seja para defender como atacar.

Todos sabem que prefiro a AMPLITUDE e PROFUNDIDADE de Osorio, Fernando Diniz e Jubero.  Mas, esse estilo e filosofia de jogo, demora anos para ser implantado!

Mas, tenho que reconhecer que no curto prazo, o estilo de compactação de Bauza é mais efetivo!

Ernani Takahashi

Anúncios

79 comentários

  1. esse final de semana será muito bom!!

    galinhas e peppas se remoendo de raiva, vários tentando desmerecer a vitória nossa de ontem e eu só na BOA rindo da cara deles

    eles ficam pu#$ da vida com isso kkkkkkkkk

    Curtir

    • Trujillanos é fraco, River já não é mais o mesmo, Toluca desfalcado!

      O São Paulo perdeu no mesmo período que o River, Rogério Ceni, P. Miranda, Toloi, Denilson, Souza, Boschilla, Pato e Luis Fabiano. Mas, só o River que não é mais o mesmo!

      O São Paulo não teve Calleri, Kardec não estava 100%, João Schmitd o destaque da vitória contra o River, Lugano, Rogerio, Carlinhos, mas, só enumeram os desfalques do time mexicano!

      Mas, assim que é bom! Era preocupante quando apontavam o São Paulo e o Inter-RS como favoritos, e eles decepcionavam!

      Curtido por 2 pessoas

  2. Eles sempre terão uma desculpa, se os gambás ganham de 6×0 é por que Tite é mágico, se o SPFC ganha é por que o Trujillanos é fraco. A verdade é que todo a maioria da mídia nos deus como eliminados da Libertadores, agora querem arranjar desculpas para o sua própria incompetência. Parabéns pelo texto Ernani. A verdade é que o time está tomando uma forma, já tem um estilo de jogo definido, agora é treinar e treinar até aprimorar ao máximo o time

    Curtir

    • Pois é! Infelizmente programas esportivos vivem de anunciantes (e na crise, quem mais anucia é a Caixa e a Crefisa que empresta dinheiro para negativados).

      Difícil julgar. Mas, por isso gosto do Blog do São Paulo, que não precisa de anunciante, ninguém ganha nenhum tostão para escrever e pode comentar com realidade o futebol.

      Curtir

    • VItão,

      Tudo bem?

      Antigamente, quando times vinham no Morumbi, uma das saidas era dar chutão para frente em direção às beiradas.

      E assim, os zagueiros tinham que se deslocar até lá para para retomar a bola, e dava tempo para o time adversário sair de trás e já pressionar o passe dos zagueiros.

      Com 2,5 metros a menos em cada lado, perceba que os laterais não precisam chegar na linha de fundo, dar um corte para o meio para depois cruzar.

      Enfim, retomamos a bola mais rápido. Além disso o gramado hoje faz a bola rolar mais rapido.

      Curtir

  3. São Paulo jogou sem Calleri, o artilheiro e melhor centro avante das américas e que logo logo será um dos 3 melhores do mundo e também sem o João Ximite que está jogando o fino da bola.

    O único desfalque que a imprensa ou o Toluca podme reclamar é a “não” presença do Dênis no gol do São Paulo.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Jogaço e grande análise Ernani. Monstro como sempre.
    Agora eh torcer para q o sp continue na pegada mas sem oscilações bruscas como vem acontecendo entra treinador sair treinador, entra jogador sai jogador…pq se mantivermos esse futebol ai com regularidade amigo…coisa boa demais vai vir!

    Curtido por 2 pessoas

  5. Importante mencionar a saída de Milton Cruz, Ataide e a chegada de Pintado, Lugano e Maicon. O São Paulo hoje é um time. Unido, forte e brigador. Ganhar a libertadores seria lindo… A redenção! Mas ver o time honrando o manto já é tudo que nós tricolores esperávamos

    Curtir

  6. Ao invés de ficarem reclamando e tentarem diminuir os feitos do São Paulo, é melhor essa mídia gambazenta e torcedores do time Lulal começarem a se preocuparem com o Nacional do Uruguai que é um time que joga melhor fora de casa, se faz de morto e mesmo não tendo um timaço leva a mística uruguaia de ganhar jogos mais difíceis e impossíveis, principalmente quando não são favoritos, a porcada já experimentou e não gostou….

    Curtir

    • Verdade, Vitão… cheguei a imaginar uma Itaquerazzo 2… Rsss
      O Nacional fora de casa é osso…
      Ainda acho que o time sem cor deve passar, mas raspando…
      Mas nas quartas, com o Boca (provavelmente) eles caem na real…

      Curtir

  7. Perfeita colocação.
    Concordo com tudo que disse.
    Infelizmente o calendario brasileiro não favorece os técnicos mais estrategistas. Bauza é sim um excelente técnico e sabe montar times coletivos e extremamente táticos.
    Quem não se recorda do Reasco da LDU… no time dele jogou muita bola, entretanto no tricolor não teve a mesma sorte… Pera lá, sorte é uma palavra ingrata, vez que hoje podemos entender porquê estigmamos inúmeros laterais ao longo dos anos… Simplesmente digo, falta de padrão tatico e estilo de jogo…
    Hoje conseguimos ver laterais que conseguem sair para o jogo sem o martírio de ter uma avenida nas costas, volantes próximos e opções para jogadas diversas em cinco, seis metros no máximo.

    Em suma, podemos não ter o melhor elenco, mas vemos que temos um elenco que em poucas semanas assimilou o conceito de Bauza e que aos poucos … primeiro arrumando a casinha, reensinando o simples do triângulo pilar básico do futebol … correr direito, marcar certo e passar consciente, conseguimos evoluir ao ponto de começarmos a almejar algo maior…

    Acredito que conceitos existem para serem quebrados e o preconceito de retranqueiro e burro que muito ouvi aqui de nosso técnico, será quebrado… Veremos um Sao Paulo aguerrido e tatico e que certamente em casa as coisas começaram a se desenvolver e ser revertidas em muitos gols.

    Fora de casa seremos uma pedra … para nos derrotar sera difícil….

    Avante meu tricolor! Que voemos em dezembro para outro continente!

    Curtir

    • Marcelo,

      Concordo! Hoje quando Thiago Mendes e Mena sobem pela esquerda, Bruno e Hudson ficam. E pelo lado oposto ocorre o mesmo!

      Por isso atacamos sempre com 6!

      E isso é o ideal! Equilibrio. Anteriomente atacavamos às vezes com 8, e no contra-ataque, perdiamos os jogos.

      Curtir

  8. É só o São Paulo melhorar e a CBF vem atrapalhar, isso é histórico, se não fosse a CBF com suas convocações e com seus calendários que já nos obrigou a jogar duas vezes no mesmo dia, o São Paulo teria no mínimo uns 5 ou 6 títulos a mais no curriculum.

    Paulista de 86, Copa União de 87 e Brasileirão de 92 são 3 exemplos só para começar….

    Curtir

    • Vitão,
      Vou ser até mais radical:
      Eu acabaria com um monte de competição de Seleções que exitem por aí!
      O “finado” Joseph Blatter chegou a declarar a sandice de estar imaginando
      fazer Copa do Mundo de 2 em 2 anos… imagine!!!
      Cada vez menos penso em Seleção. Como já dizia Rogério Ceni, “minha
      seleção tem 3 cores, e a minha Copa é a Libertadores”.
      Todo sãopaulino de verdade deveria pensar assim (minha opinião).
      E como a CBF não está nem aí para os clubes, já vi o SPFC ser N vezes
      prejudicado, algumas vezes perdendo jogador em convocação para jogo
      de torneios ou amistosos “caça-níqueis”, e vendo às vezes o jogador ficar
      no banco…
      Certos estão os europeus: tem jogo ou competição entre seleções?
      Então interrompe o campeonato entre clubes!
      E que a CBF se adeque e faça um campeonato mais enxuto, com
      um formato que não prejudique os clubes, quando estes cederem jogadores
      para a Seleção.
      PS. Na boa, mas sendo o lixo que é há anos, essa coisa de seleção, por mim,
      acabava! É radical da minha parte? É, totalmente. E não teria nenhum remorso
      se pudesse fazê-lo, tenha certeza! E nem me incomodaria com os xingamentos.
      Rsss

      Curtir

  9. Essa pré-convocação da copa américa achei boa pro SP, principalmente a do Rodrigo caio pra valorizá-lo em futura venda. Não acho que o r caio e nem o ganso estarão na lista final, talvez o meia se repetir as atuações que vem fazendo e pelo clamor da mídia, pq o dunga não é um dos q mais gostamde seu futebol.

    R caio deve ir pra olímpiada. Essa janela agora é a ideial pra vendê-lo

    Curtir

  10. A imprensa é bem bacana…
    Na hora de elencar os favoritos, nosso time é um nada.
    Aí ganhamos dos ‘supostos’ favoritos, o nada, que éramos nós no conceito deles, passa a ser o adversário….

    Curtir

  11. Parabéns pela analise Airnani !!!

    Ontem não comentei nada após a vitória porque não precisava, mas que jogo… Quanto tempo que eu não via o São Paulo jogar como ontem, que partidaça !!!! Parabéns a todos os jogadores, parabéns ao Bauza !!!! Vamos meu Tricolor !!!!

    Curtir

    • Valeu Camargo!

      Realmente foi uma partida irretocavel! O time teve equilíbrio acima de tudo!

      Vejo um time organizado, onde quando Bruno e Hudson sobem pela direita, Thiago Mendes centraliza de volante mais recuado e Mena fica mais. E quando Thiago Mendes e Mena atacam, Hudson e Bruno fazem o mesmo do lado oposto.

      Isso permite que ataquemos, com menos risco de nos expor no contra-ataque.

      Curtir

  12. Parabéns ao Bauza pelo jogo de ontem, essa vitória é dele.

    Fui um dos muitos que criticou algumas de suas decisões aqui, especialmente tirar o Ganso do jogo contra o Strongest, mas, nas palavras do próprio Bauza, “ninguém detém a verdade”. Fico feliz de ter um espaço aqui onde ideias são debatidas e onde todos aprendemos. Em silêncio não podemos discutir nem aprender nada.

    Quero esperar mais um pouco pra ver se o time se consolida após o jogo de ontem mas uma coisa acho que dá pra dizer, parece que o Patón tem mesmo estrela da Libertadores e ela começou a brilhar.

    Acho que esse time vai pelo menos até a semi.

    Curtir

    • Olha, contra o Corinthians no empate de 1 x 1, que Vuaden não marcou um penalti claro de Uendel, acho que jogamos bem, assim como no empate em 1 x 1, que no fim de jogo tivemos a infelicidade de Rogerio.

      A diferença de Osorio e Bauza, é que Osorio perdeu jogadores depois de seu primeiro mês.

      Bauza ganhou jogadores depois de seu primeiro mês.

      Curtido por 1 pessoa

      • Eu gosto de Osório. Acho o trabalho dele bom. Também gosto do estilo. O que eu não concordo é que se diga que bauza é retranqueiro e o time dele não jogue bonito. Ontem provou que o time pode jogar muito bem, mesmo que com a defesa menos exposta. Realmente o são paulo jogou muito bem contra o grêmio e contra o corinthians, mas não se compara com o jogo de ontem, quando o adversário esqueceu até do próprio nome.

        Curtir

  13. Confirmada a nossa classificação, seria importante ganhar do Atlético (se passar também).
    Pra afastar esse negócio de sempre ser eliminado por brasileiros.

    Curtir

  14. o 4 2 3 1 do Bauza é diferente do de Muriçoca…O Maicon deu maior estabilidade, Hudson e Thiago Mendes(voltou a jogar bem) e ainda com o João Schimidt, deixam Ganso ficar entre os dois pontas, enfiando bolas para eles e para o centroavante(Calleri)…se continuar com essa intensidade(que será complicado quando começar o Brasileirão), poderemos chegar ao título…o problema é a resposição de jogadores no mesmo nível para isso…

    Curtir

    • Eu acho que o time é muito mais um 4-4-1-1, do que 4-2-3-1 e essa é a diferença no rendimento de Ganso.

      Ganso não precisa marcar e ainda chegar dentro da área (não tem velocidade para isso).

      A preocupação maior é criaçao e finalização, e menos marcação. As críticas a MIchel Bastos e Centurion, é muito por conta disso. Ou são eles que tem que ser menos ousado, ou então Ganso.

      E acho que a decisão de Bauza é acertada. Quem tem que arriscar e ousar é Ganso, que tem dois volantes atrás.

      Curtido por 1 pessoa

      • Ernie e Ernani (parece dupla caipira… Rsss)

        Uma coisa creio ser de senso comum: nós precisamos aumentar e melhorar esse
        plantel, pois no Brasileiro haverá muita rodagem de atletas.

        Curtir

  15. Acabei de ver a lista de convocados, acho que tanto Ganso como R Caio só vão se houver algum corte por lesão. A maioria ali vem sempre sendo convocada pelo Dunga, os dois estão correndo por fora.

    Curtir

    • Bauza não desiste de jogadores! Michel Bastos, Centurion, Hudson, Bruno, Thiago Mendes que o digam!

      Quem sabe com Denis não aconteça o mesmo. Apesar de achar que goleiro, é diferente! Ele traz muita insegurança ao time e a torcida.

      E um erro dele pode causar um prejuizo ainda maior.

      Curtir

  16. Grande post como sempre Airnani.
    Quanto ao Denis, tenho comigo que já deu mas, também já falei isso de inúmeros jogadores que me surpreenderam depois. Bauza tem o contato diário com o grupo, portanto só me resta aguardar e torcer.

    Curtir

  17. O pessoal já está se perguntando quantos jogos Ganso e Rodrigo Caio desfalcariam o SPFC, não acho que eles entraram na lista final, não me preocupo muito com isso, é bem mais provável que Mena nos desfalque esses 9 jogos, e apesar de ser discreto tem sido um jogador importante, vice-líder de desarmes na Libertadores.

    Curtido por 1 pessoa

  18. Jogadores convocados para a copa América podem deixar de jogar 9 (nove) rodadas do brasileirão.

    São Paulo pode perder para o Brasil (R. Caio e Ganso) e para a Argentina (Calleri, se aqui continuar)

    Certo é que perderá Mena.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/2016/04/chile-deixa-valdivia-fora-e-chama-tres-brasileiros-mena-vilches-e-gonzalez.html#HOME-recgroup,HOME-ESPORTES-user-sel,5120020991

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi…

      Também acho o Mena discreto. O pentiado do do Pogba chama mais atenção do que o dele.
      Agora o futebol dele é bem produtivo ao nosso SPFC. Vice lider em desarmes na libertadores …acho que perdi para o Udson apenas.

      Curtido por 1 pessoa

  19. Parabéns grande São Paulo Futebol Clube. AViso aos oitentões.(conselheiros vitalícios) Tirem as bundas das cadeiras e façam um belo estacionamento para pelo menos 2 mil lugares. Façam acordo com alguma empresa para que ela explore essa mina de ouro, mas façam. Vocês nasceram em berço de ouro e portanto não sabem o que é ter que pagar cem reais para colocar o carro num cubículo. em declive. Cheguei em casa que moro no interior às 4 horas da manhã. Quanto ao rival do Gaivotão, abram a página gaivotas da fiel no google e vejam qual o apelido adequado para elas.

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s