Hernán Barcos

Inicialmente, um nome mais convencional e que já é posto em pauta há muito tempo no Brasil. Barcos não consegue decolar no Sporting. Ao todo, o pirata soma apenas 74 minutos em cinco participações pelo clube; nenhum gol foi marcado. Com Teo Gutierrez terminando a temporada em boa fase e o lituano Lukas Spalvis, artilheiro do Campeonato Dinamarquês, já tendo sido anunciado como reforço para 2016/2017, a chance de permanência de Barcos em Portugal é praticamente nula.

Manuel Iturra

O chileno é um volante daqueles que todo time gostaria de ter. Rápido, com bom desarme e boa qualidade de passe. Não para nunca e seria rotulado de pulmão do time rapidamente se viesse jogar no Brasil. Aos 31 anos, tem contrato se encerrando com a Udinese em dois meses, e já pode até assinar pré-contrato com qualquer clube. Atualmente está emprestado pelo clube italiano ao Rayo Vallecano. Também já passou por União Leiria, Real Murcia, Málaga e Granada.

Victor Ibarbo

Destaque do Cagliari, o colombiano Ibarbo já chegou até a ser dado como certo no Barcelona, porém a transferência nunca aconteceu. Foi comprado pela Roma e depois repassado para o Watford, mas em respectivos casos não usufruiu de espaço para mostrar seu futebol. Emprestado ao Atlético Nacional desde janeiro, mostrou que ainda é o jogador da época de Cagliari e vem dizimando adversários na Libertadores. O contrato de empréstimo vai apenas até o fim de junho, e levando em conta que o futebol brasileiro tem um poder aquisitivo bem maior que o colombiano, não seria engenharia de outro mundo assegurar o jogador junto a Roma.

Marcelo Estigarribia

Destaque da Copa América de 2011, o paraguaio Marcelo Estigarribia vive situação parecida com a de Ibarbo. Aos 28 anos, voltou ao seu país natal emprestado para o Cerro Porteño. Estigarribia pode jogar tanto de lateral esquerdo, como de ponta, por qualquer lado. O ex-Juventus seria mais uma peça útil em muitos clubes do Brasil.

Luis Fariña

Canhoto, rápido e muito habilidoso. Essas são as características de Fariña, Meia esquerda que o Benfica comprou ao Racing Club por 3 milhões de euros, cerca de 12 milhões de reais. Não tendo oportunidades em Lisboa, o jogador de 24 anos já foi emprestado para o Baniyas dos Emirados Árabes, Deportivo La Coruña, clube que teve boa participação, Rayo Vallecano e Universidad de Chile, clube onde joga atualmente e ficará até julho. Tendo em conta que em Portugal brigará por espaço em um elenco com nomes como Gaitán, Salvio, Gonçalo Guedes, Carcela Gonzalez, Pizzi e os recém-contratados Franco Cervi e André Carrillo, Fariña sobrará e será repassado novamente para algum clube que se interessar.

Luiz Carlos

Desconhecido no Brasil (só jogou no São Cristovão e no Ipatinga), Luiz Carlos se ver subindo de degrau á cada temporada que vive em Portugal. Chegou para jogar a segunda divisão no pequeno Freamunde, e duas temporadas depois chamou a atenção do Paços Ferreiras, clube que o volante ajudou a levar de forma histórica para fase preliminar da Champions. Hoje é um dos principais jogadores do Braga, que corre para renovar seu contrato. Por fora, os grandes Sporting e Olympiacos lutam pelo jogador de 31 anos, que certamente não descartaria a possibilidade de voltar a jogar no Brasil.

Alexander Baumjohann 

Casado com brasileira e falando fluentemente português, o alemão Baumjohann sempre admitiu vontade de jogar no futebol brasileiro. Na reserva do Hertha Berlim, o meio campista que está com 29 anos tem bom trato com a bola e agregaria muito em algum clube do nosso futebol.

Raphael Martinho

A fase do mato-grossense do sul já foi bem melhor na Itália. De sensação e peça importante do Verona em 2012/2013 e 2013/2014, o ponta não repetiu sucesso no Catânia na temporada anterior, e hoje joga no Carpi, time que luta pela manutenção no Calcio. Pelo caçula do italiano, Raphael Martinho só fez dez jogos no ano, e conseguir trazê-lo pode ser algo ao alcance de qualquer uma das 20 equipes postulantes ao brasileirão.

Zé Eduardo

Um dos principais jogadores da seleção sub-20 nos sulamericanos de 2009 e 2011, Zé Eduardo ainda luta para se firmar na Europa, e poderia ver uma vinda ao Brasil como um recomeço. Revelado pelo Cruzeiro, o cabeça de área mesmo com apenas 24 anos já passou por Ajax, Parma, Empoli, Padova, OFI da Grécia e Cesena. Fez 14 jogos na elite do campeonato italiano na temporada passada, mas atualmente está no modesto Virtus Lanciano, 15º colocado da atual Serie B. Depois de tanto rodar, ficará livre para assinar por qualquer clube á partir de junho.

Ezequiel Scarione

O argentino é um meia-atacante capaz de deixar qualquer analista de desempenho rendido. Revelado no Boca Juniors em 2005, fez toda a carreira na Europa, e de 2011 para cá, soma nada mais nada menos que 67 gols. Número elevado para um meia, que chegou a esta marca jogando no futebol suíço e turco, respectivamente. Com 30 anos, Scarione atua no Kasimpasa, atual 5º colocado do campeonato turco, e é mais um jogador que termina contrato em junho.

Óscar Cardozo

Monstro sagrado e maior artilheiro estrangeiro da história do Benfica, o centroavante paraguaio chegou ao Trabzonspor para ser a estrela do time. Confirmou a expectativa na primeira temporada com 20 tentos marcados em 41 jogos, mas hoje vive fase inferior e nem titular é. Termina contrato ainda em 2017, mas seu empresário já o teria oferecido em janeiro para equipes como Cruzeiro e Corinthians.

Jeffrén Suárez

Mesmo não sendo o jogador que se esperava quando surgiu no Barcelona, Jeffrén poderia ser importante para o elenco de boa parte dos clubes brasileiros. Com 28 anos e muita lenha para queimar, o fato de hoje jogar na seleção venezuelana (mesmo sendo bi-campeão europeu pela Espanha sub-19 e 21), e estar em um time da segundona belga, poderia facilitar um possível acordo.

Torcedores. com