BAUZA ENFIM, TEM UM ELENCO COM MAIS POSSIBILIDADES DE VARIAÇÕES TÁTICAS

Paton Bauza ainda não encontrou uma formação e esquema tático ideal para dar equilíbrio ao time.

Os motivos são vários.  Desde o não cumprimento de promessas em sua contratação (que ele poderia contratar 3 estrangeiros, indicados por ele, um para cada linha), como fazer uma pré-temporada com um elenco completamente desbalanceado.

Tenho certeza que assim como todos os torcedores e jornalistas, Paton tem a mesma visão sobre o São Paulo:

Muita posse de bola, pouca movimentação, e falta de velocidade no contra-ataque.

E isso deve-se ao elenco que tem nas mãos. O argentino é refém do esquema com dois volantes, e laterais que pouco apoiam, pois falta um volante para proteger a zaga e cobrir laterais. Na falta de um com essas características, é preciso escalar dois que se complementam, e segurar mais os dois laterais.

E por sacrificio, não podemos usar as melhores qualidades de Thiago Mendes:  Arranque, chute do longa distancia, e corrida no espaço vazio.

Na Libertadores, enfrentamos dois times que vieram jogar no Pacaembú, no 5-4-1 defendendo e 4-1-4-1 atacando.

Com uma linha de 5 zagueiros, nossos extremos recebiam as bolas já pressionados.  O centroavante, brigava nos cruzamentos contra 3 zagueiros, e Ganso, não tinha espaço pelo meio.

Faltou infiltração, um elemento surpresa, para que com os 3 atacantes e Ganso, pudessemos “matar” a superioridade númerica da linha de 5.

Mas, sem um primeiro volante que rouba bola sem tomar cartão amarelo no primeiro tempo, Thiago Mendes não tem como avançar mais.

No campeonato Paulista, estamos enfrentando problemas similares, agora que o esquema de Tite, vem sendo adotado por quase todos os clubes no Brasil.

E esse tema, acho que vale a pena nos aprofundarmos um pouco.

No Campeonato Brasileiro do ano passado, 90% dos times jogavam no 4-2-3-1 quando atacava e 4-1-4-1 quando defendia.  (Exceção a Tite e Osorio).

Vale lembrar o post que fiz no ano passado, quando Doriva assumiu o time, e 95% dos times passaram a jogar no 4-2-3-1 atacando, e 4-1-4-1 defendendo:

Mas, todos os times são escalados como atacam! E não como se defendem.

Ou seja, todos escalam 2 volantes, 3 meias e um atacante.

Na hora de se defender, um dos volantes recua para proteger à zaga, e o outro forma uma linha de 4 à frente.

E Tite no ano passado, foi o único que escalava o time de acordo com o que defende.

Ou seja, um volante “cabeça de área” (Ralf), 4 meias (Jadson, Renato Augusto, Elias e Malcon).

Parece algo muito simples, mas não é! No campeonato Brasileiro, vimos muitos times com 2 segundos volantes em linha (bons passadores, condutores de bola, e ruins em desarmes).

Perceba que o Palmeiras, sofreu quando perdeu Gabriel. Ganhou muito em qualidade de passe, mas perdeu poder de marcação.

E por isso, 100% dos comentaristas, pediam aos técnicos dos times que estavam perdendo ou empatando contra um time inferior, para tirar um volante e colocar um meia ou atacante.

Afinal quando você ataca um time no 4-1-4-1, você precisa de dois meias, e apenas um volante! Afinal, mesmo que o time adversário ataque, eles tem apenas um meia a ser marcado, e então dois meias conseguem marcar dois volantes.

Essa é a grande diferença de Tite.  Joga com 2 meias e um volante.

Pois, não há necessidade de ter dois segundos volantes. É melhor ter um único primeiro volante, e dois meias que saibam fechar espaços. Assim como faz Jardine no sub-20. Banguele centralizado, Arthur e Matheus Queiroz.

Não à toa, Juan Carlos Osorio, escalava Breno, Lucão ou Lyanco de volante, para ter Thiago Mendes e Ganso de meias.

Quando pode contar com Breno de volante e dois meias (na vitória contra o Gremio fora de casa por 2 x 1 e os 3 x 0 no Vasco na CB), o São Paulo foi muito bem!

PROBLEMAS DO SÃO PAULO X ELENCO PRÉ-TEMPORADA

Fizemos pré-temporada, treinando o time titular contra um time reserva com 1 zagueiro ( e sem confiança Lucão), com 3 laterais esquerdos (Carlinhos, Matheus Reis e Reinaldo), 2 direitos (Caramelo e Auro) e nenhum centroavante (Kieza ainda aguardava documentação).

Bauza manteve o mesmo time, porque não tinha muitas opções.  Vale lembrar que contra o Cerro, ele teve que fazer 2 substituições usando 2 laterais esquerdos.

Agora, no final de fevereiro, Bauza começa a ter mais opções para testar e encontrar a melhor forma de jogar.

NOVOS REFORÇOS À DISPOSIÇÃO

Agora, o elenco que começou a pré-temporada com 3 zagueiros, agora tem 6 (Lugano, Maicon, Lucão, Lyanco , Rodrigo Caio e Breno).

Isso possibilita Bauza a ter opções melhores para aproveitar as características dos jogadores que tem, e olhando mais pelos pontos fortes do que fraco:

  1. 3-4-1-2:

Denis, Breno, Lugano e Rodrigo Caio; Bruno, Thiago Mendes, Michel Bastos e Carlinhos; Ganso; Calleri e Kardec.

Lugano sabe comandar com maestria uma linha de impedimento, além de ter um senso de cobertura enorme.

Breno e Rodrigo Caio tem velocidade para cobrir os lados do campo. Além disso, tem qualidade para avançar como elemento surpresa.

Carlinhos e Bruno são ótimos apoiadores, e cruzam bem.

Thiago Mendes e Michel Bastos, próximos de Ganso e cobertos por 3 zagueiros, podem arriscar infiltrações pelo meio, ou chutes de longa distancia.

Ganso, tem que ser isolado no meio, para que possa ter liberdade e visão para criar jogadas tanto pelas pontas, como pelo meio.

Kardec e Calleri são ótimos finalizadores e cabeceadores, e com dois alas que apoiam constantemente, e um meia como Ganso, podem render bem jogando juntos.

 

  1. 4-1-4-1

Denis; Caramelo, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Breno; Wesley, Thiago Mendes, Ganso e Michel Bastos; Calleri (Kardec)

Com Breno ou Rodrigo Caio de volante centralizado,  Thiago Mendes poderia jogar mais solto, e ele sozinho traz dinamismo ao time.

Ele dá opção de passe a Ganso, em infiltrações com velocidade, encosta em Wesley e Michel Bastos para tabelar.

3. 4-3-3

Denis; Caramelo, Rodrigo Caio, Lugano e Mena; Breno, Thiago Mendes e Ganso; Kelvin (Wilder), Calleri (Kardec), Rogério (Centurion).

Esse é o esquema que eu humildemente acho que Centurion mais rende. Jogando como Pato jogava. Bem aberto e avançado, ficando no mano a mano com o lateral direito.

Kelvin é outro jogador que me agrada, jogando aberto de pé trocado.

Pois os marcadores estarão sempre olhando para o meio, e deixando os laterais passarem em velocidade.

Blog do São Paulo

 

85 comentários

    • Paulo,

      Eu particularmente penso que não existe panela.

      Existe diferenças entre como recebem.

      Um grupo deve receber boa parte de seus vencimentos em direito de imagem.

      Outros como Lugano, Calleri e Kardec, devem receber tudo em salário.

      Os jogadores que tinham direitos de imagem atrasados, não queriam dar entrevista divulgando os patrocinadores que ficam no painel atrás deles, pois os salários estavam atrasados 10 dias. O direito de imagem, 2 meses.

      E isso gera desconforto com os patrocinadores, que devem pagar em dia para o São Paulo.

      • Olá, Ernani.
        Uma Ótima tarde e início de noite a todos do blog.

        É nítido que o time não funciona …, vi na ” imprensa especializada ” que alguns jogadores sonhavam em
        substituir o Rogério Ceni na função de liderança do elenco.
        Tal pretensão ruiu com a chegada do Lugano …, com o posicionamento em relação ao boicote à imprensa …, e posteriormente com a questão dos atrasos …, o futebol que já era pouco …, sumiu.

        Tenho a impressão que o SPFC não paga salários desde 2.009.
        E que Osório resgatou o sistema de “vales” …, pois foi um pequeno período que pudemos sonhar.

  1. Boa tarde Senhores.

    STF anulou a eleição do Juvenal. Ou seja, duas eleições depois (Aidar e Leco) da saída dele (que, inclusive, já faleceu). Sem comentário.

    Obs.: Antes que falem besteira na mídia, não tem como anular os atos praticados pelo Juvenal pois o efeito da decisão é prospectivo (para frente) face ao ato jurídico perfeito e segurança jurídica.

  2. Vi na postagem anterior críticas a direção do São Paulo por cauda do Naming Rights dos curintianus e sobre diminuir o valor cobrado pelos shows dos Rollings Stones. Porque qual é a culpa que os outros construiram arenas modernas e tem um local para rivalizar com a gente para shows e vender o Naming? Esse pessoal queria o São Paulo reinando absoluto para o resto da vida e não é possível que não tenha entendimento suficiente para saber que os outros crescem também e criticar a diretoria por causa disso é pueril demais. Temos que nos desdobrar para conseguir rendas, reinventar coisas para não ficarmos para traz mas sem culpar quem não tem culpa. Não gosto do Leco nem da sua diretoria mas não sou leviano para criticar o que eles nem fizeram errado.

    • Illan-Tricolor,

      Primeiro gostaria de ser respeitado, pois não lhe dei o direito, tão pouco usei de má-educação com você nem com ninguém. Não que lhe deva satisfação, mas frequento o Morumbi (e Pacaembu, Canindé, onde quer que o São Paulo jogue)regularmente, morando do outro lado da cidade. Sou sócio torcedor há 8 anos e nunca atrasei um pagamento. Quem você pensa que é para falar o que pensa que eu sou? Você não me conhece.
      Zanquetta, espero que tome uma atitude por favor.

      • Editados os dois comentários…

        O dele por proferir palavras não adequadas aos comentários do post anterior que presumimos ser a vc e também o seu comentário a ele quando você repete tudo o que ele diz.

        Já deve ser a enésima vez que nós da moderação pedimos para que quando vcs se sintam incomodados com alguma coisa, ou deixem que nós tomemos as medidas necessárias, ou nos mande e-mail para que possamos agir, de acordo com o nosso entendimento. Preferimos assim do que respostas diretas a quem julga desrespeitoso.

        Fora algumas palavras mal escolhidas por ele que foram devidamente apagadas, o fato tbm não é tão caótico assim…

        Deixe que vamos conduzir isto da melhor forma.

  3. do post anterior:

    Caraca rsrsrs e não é que o superintendente de mkt da CEF soltou uma bela duma “pérola” sobre as relações com o SCCP???? rsrsrs

    “Aqui a gente trabalha com o seguinte fato: o choro é livre, a mamadeira é que é regrada”, (Gerson Bordignon)

  4. Boa tarde.
    Galera tem tanta gente no são Paulo que ta pulando de alegria se fechar com a caixa o patrocinio máster.
    Se não fosse o Pinotti o são Paulo não tinha patrocínio.
    Da joli e da fiaap se eu não estiver enganado.
    Procede zanquetta.

  5. Sobre post atual… Concordo mas reparem que o Ganso está em todas as variações táticas.

    Quando ele não puder jogar (e em algum momento não vai) nossas variações serão no mínimo ineficazes (pra não dizer inúteis)

    Espero que ainda no paulistão o Bauza teste no time o LFernandes junto com o Ganso e também no lugar do nosso camisa 10.

    • Acho que ontem, Bauza tentou testar um time sem Ganso, em um 4-4-1-1.

      E na falta de um grande armador, ele pensa em jogar com 4 jogadores com boa técnica (não falo de vontade) na segunda linha de 4: Wesley, Thiago Mendes, Schimitd e Michel Bastos.

      Rogerio apesar de ter sofrido o penalti, não consegue atuar centralizado atrás do centroavante.

      E talvez nessa posição, uma opção seria testar Calleri com Kardec mais à frente.

    • Existem razões pelo time não apresentar um futebol convincente.

      Tivemos até agora, o mesmo time de Doriva, sem Pato, Luis Fabiano e Rogerio Ceni e com Mena.

      Pato, apesar de contestado, era o jogador mais perigoso de nosso time! Tinhamos uma válvula de escape que era ele pela esquerda.

      • Se Pato estivesse aqui,não jogaria com o Bauza porque não é tão aplicado taticamente,assim como Rogério vem sendo preterido pelo mesmo motivo.

    • Cara, me desculpa, mas criticar o Denis falando que ele é chama gol, não tem o menor sentido. Não tem fundamento, não tem argumento.

      A média de gols que ele tem levado esse ano é baixíssima. Ele não tomou nem um perú sequer esse ano. Por que criticar o cara?

      Você pode não gostar dele, ok… Eu não gosto do Ganso, por exemplo, mas ele está jogando bola, vou criticar o que?

      mas por que esse rótulo de “chama gol”? Tipo, criticar o cara porque ele tem azar?
      Não dá pra entender, sério. To falando numa boa mesmo.

      • Vai falhar ja ja, é melhor evitar isso, pq nos ultimos jogos ele anda “Ceniando”, ficando adiantado.

        Ele tem cara de azar, tá obvio isso.

          • Concordem ou não, um goleiro de tem que ter uma postura de líder em campo. Não precisa ser um “Rogério Ceni”, mas tem quer ser um porta voz do técnico em campo, orientar a defesa, e obviamente iniciar uma ação ofensiva do time, e claro ter qualidades técnicas para passar confiança ao time, e intimidar e ter o respeito do time adversário. Isso está claro, que não acontece com o tímido e “conformado” Dênis, que se acomodou em ficar na reserva no “mito”, e sendo incapaz de se manifestar, usou a esposa, para manifestar sua “suposta” contrariedade nas redes sociais. Hoje temos que nos contentar, com um goleiro padrão: “mediano para fraco”, e que não inspira nenhuma confiança.

            • Bom, discordo do seu ponto de vista. Mas respeito.
              Porque isso é um argumento: no seu entendimento falta comunicação e confiança pra ele. Ok.
              Falar que ele não deveria colocar ele porque ele “chama-gol”, ou seja, porque tem azar, não é um argumento.

    • Isso amigo, qto mais ridicularizar nossos jogadores com esses apelidos imbecis, melhor pros rivais e suas torcidas.
      Igual ao conselheiro idiota q veio com essa de jogador de condominio, erva daninha e jogador ridículo …
      Prato cheio pras torcidas rivais q estão saboreando e fazendo um monte de piadinha, basta ver as redes sociais.
      E piadinhas é o q não tá faltando com o nosso querido Tricolor né ?
      Muito mais inteligente e respeitoso dizer: Pra mim o Denis não pega nada, prefiro o Renan, X ou Y … enfim …
      Abs, sds SPFC.

  6. Boa tarde.
    Estava vendo o portal r7 do Cosme rimoli .
    A caixa disse que se for para patrocina o são Paulo só paga a metade 15 milhões porque o Corinthians vale o dobro.
    Airnani ou zanquetta e verdade o são Paulo ta sem moral para a caixa.

  7. Se não fosse o Pinotti não teríamos patrocínio? como assim? A camisa do SPFC se venderia por si só, se não fossem esses ladrões que pedem comissão lá dentro.

    O pedrinho carpinteiro, se quisesse, vendia patrocínio, fácil fácil.

  8. Respeito o gosto de todos (inclusive o gosto duvidoso) mas não consigo entender como tem pessoas que ainda perde tempo lendo Cosme Rimoli, Chico Landi, Neto e mais alguns.

  9. Sinceramente, temos um elenco muito bom (considerando os padrões nacionais e sulamericanos), mas precisamos esperar para que este se torne competitivo.

    Goleiros: Denis, Renan e Leo
    Laterais direitos: bruno, Caramelo e Auro
    Laterais Esquerdos: Mena, Carlinhos e Matheus Reis.
    Zagueiros: R. Caio (também volante), Lugano, Maicon, Breno, Lucão.
    Volantes com maior poder de marcação: R. Caio, T. Mendes, Hudson, Banguelê, Wellington (após suspensão).
    Terceiros de meio campo que podem fazer a volância: Wesley, Schmidt, Michel Bastos.
    Meias armadores: Ganso, Daniel e Lucas.
    Meia-atacante: Michel, Kelvin, Centurion e Wilder. Além de Auro e Inácio que poderão jogar nessas posições.
    Atacantes: Calleri, Kardec, Rogério e Kieza. Além de Joanderson e João Paulo.

  10. Se o SPFC coloca um camarote a disposição do Patrocinador, já conseguiria um valor maior que o do Corinthians, se a diretoria fosse honesta e competente.

    Porque lá, o estádio nem é deles e está caindo já rs

  11. não entendi, oq tem haver os namight rights da escória com o SPFC ?
    temos um estádio PAGO q é nosso, pq o stress e a discussão por causa disso ?

    isso é problema deles e não nosso se vão conseguir ou não isso!
    Vamos preocupar com coisas do SPFC e não dos outros.

  12. Meu time para o resto da temporada…

    Denis
    Caramelo
    Rodrigo Caio
    Maicon
    Mena
    Breno
    Thiago Mendes
    J.Schmidt
    Ganso
    Bastos
    Calleri

    Com essa formação, jogaria no bom e velho 442.

    Algumas questões: E o Luis Eduardo? Vai ter chance? E o Lyanco? Tem que dar pelo menos uma oportunidade… Assim como deu para o Caramelo.

  13. Sinceramente,

    Tem debates que são extremamente inúteis, ou melhor, só servem para tumultuar.

    Não vejo motivo para fazer algumas comparações. Os produtos ofertados e o público alvo são decisivos para patrocínios ou outro tipo de ligação com a marca.

    Se partirmos do Sócio-torcedor (termômetro efetivo, não uma projeção), estamos longe de nossos principais adversários (que possuem bons patrocínios – de torcedor privado ou “torcedor público”). Se partirmos do público do jogos, teremos o mesmo problema.

    Se partirmos da “propagação de escândalos” que denigrem a marca (e que alguns até instigam), nosso produto desvaloriza.

    O que nos garante fortes é o IBOPE (conforme dados apresentados) e a venda de camisas. Nos colocando em boas classificações, embora distante de alguns (“venda de camisas”).

    Vamos ter mais humildade e acreditar um pouco na gestão que, a meu ver, está fazendo um papel MUITO SUPERIOR ao que imaginava.

  14. Bom já que a caixa que paga 15 milhões e melhor acerta com outro patrocínio máster
    Essa notícia está no spfc.NET
    Será que não consegue um valor maior de outro patrocinador
    Que fase do são paulo

    • isso é MENTIRA velho!! o SPFC tá pedindo no mínimo 20 milhões pra abrir conversa, a caixa e qualquer outro q tenha interesse em patrocinar o SPFC sabe disso, é q tem jornalistas esportivos q adoram desvalorizar a nossa marca e fica fazendo essas matérias chulas contra o clube.

      é só reparar é sempre os mesmos “jornalistas”, quando se tem noticia boa do clube eles nem sequer citam em seus blogs, é só manter se longe desses blogs e não dar mídia pra eles.

      Cosme Rímoli é o LIXO do lixo do jornalismo esportivo, esse cara além de estar comendo na mão do AS (sei de algumas fontes) é mal caráter, só quer ridicularizar o SPFC, esquece esse cara.

  15. Gostei bastante das formações sugeridas. Deixarei a minha:

    4312 bem da escola argentina

    Denis
    Caramelo/Bruno
    R. Caio
    Maicon
    Mena

    Hudson
    T. Mendes
    J. Schimit

    Ganso

    Rogério
    Calleri

      • Ache interessante também! Mas acho que o João schmidt jogaria um pouco mais adiantado que os outros dois volantes, servindo mais de armador com o ganso. A bola chegaria mais redonda para o Rogério e Calleri, que teriam liberdade para entrar na área e também jogar pelas pontas quando necessário, porque ambos tem mobilidade. Com 3 volantes, também tem suporte pros laterais avançarem bem. É um time bastante interessante, gostaria de ver jogando.

  16. Pra mim,o principal problema do time são os pontas.Quem tem qualidade pra ser efetivo lá na frente,não marca tão bem como o Bauza exige(Rogério e Kelvin).Quem ajuda na marcação,não cria nada lá na frente(Michel,Carlinhos,Centúrion,Wesley).Está difícil e Bauza vem demonstrando ser muito teimoso.A insistência com Centúrion já demonstra isso.Acho difícil ele abrir mão desse 4-2-3-1 e acho difícil termos alguma evolução ofensiva enquanto o esquema for esse e a prioridade do Bauza for pelos pontas que marcam bem ao invés dos pontas talentosos que podem criar algo no ataque.

  17. Oi Ernani.

    Tenho uma dúvida sobre o Bauza. Por que o Bauza ñ escala os pontas com o pé trocado? Na minha opinião o Michel Bastos e o Centurion perdem muito sem o chute e o drible com o pé bom.

    • Não sou o Ernani,mas te dou minha opinião: Bauza parece gostar de um “Muricybol”,cruza na área e o centroavante que se vire.O canhoto na esquerda e o destro na direita facilita esse famoso “chuveirinho”.

    • Ele estava tentando no começo. Mas, Michel Bastos, estava matando todas as bolas para trás, e fechando o espaço para o lateral avançar.

      Eu gosto de pontas com pé trocado, e agora temos Kelvin para jogar por lá.

      Mas, Bauza não pode testar na pré-temporada.

  18. Como diz o PVC nenhum time e campeão em fevereiro. So escola de samba.

    Assim vamos deixar o Bauza trabalhar. O elenco esta mais encorpado agora. A diretoria atrasou muito a montagem do elenco. Espero um time mais competitivo pro campeonato brasileiro, antes e difícil que de certo.

  19. Tricolor Alagoano em 25 de fevereiro de 2016 às 17:11
    Boa tarde Senhores.

    STF anulou a eleição do Juvenal. Ou seja, duas eleições depois (Aidar e Leco) da saída dele (que, inclusive, já faleceu). Sem comentário.

    Obs.: Antes que falem besteira na mídia, não tem como anular os atos praticados pelo Juvenal pois o efeito da decisão é prospectivo (para frente) face ao ato jurídico perfeito e segurança jurídica.
    ———————————————————
    Isso é preceito do direito ou uma singularidade desse caso?

  20. Nao vai mudar os contratos, mas as mudancas do conselho vao ser mudadas, os conselheiros vitalicios nomeados e etc

    O lado bom disso é q mudanca de estatuto agora saira a forceps e sera feita pela votacao de todos os associados

  21. Excelente coluna, Ernani. Ficaria com a 1ª opção. Gostaria de ver o time jogando com 3 zagueiros. Creio que seria a melhor opção pelos jogadores que temos. Mas realmente há boas alternativas, e ficamos na expectativa de ver um time mais equilibrado e competitivo em campo.

  22. Tb não entendo tantas críticas assim ao Denis, muito embora, na minha opinião, o Renan seja mais goleiro que ele, concordo com o Wilson, dos gols sofridos pelo time até agora, nenhum foi por falha do Denis, e ele tb está jogando bem esse ano
    P.S. Estão jogando agora Trujillanos x River Plate na Libertadores, e os argentinos tb estão devendo futebol, o time de Venezuela está engrossando o jogo pros caras

  23. Rapaz, todos os grandes paulistas estão nivelados por baixo, se não tomarem cuidado vão passar em branco até no Estadual, não vi sequer uma grande partida até agora.

    Palmeiras mais uma vez com desempenho pífio apesar de estar vencendo, Corinthians tem algum padrão mas vai demorar pra encantar com as peças novas, Santos está meio morno apesar do Gabigol e Lucas Lima estarem bem, mas o São Paulo não dispara, não empolga, está engessado no seu desenho tático perfeito, seguro, mas inerte.

  24. Tem quatro jogadores que fariam, na minha opinião, o elenco do São Paulo o melhor do Brasil:
    1. Robinho, pela falta de reservas para o Ganso;
    2. Gabriel Jesus, porque é um possível futuro craque;
    3. Gabriel, que apesar de machucado é um dos primeiro volantes mais equilibrados aqui nas terras brasileiras; e
    4. Vitor Hugo, pra mim é o melhor zagueiro em atividade no Brasil.

    Apesar desses quatro o Palmeiras só ganha com jogadas individuais, igualzinho o São Paulo, ai falta qualidade pro técnico, Osorio faria miséria.

  25. A maioria criticava o osorio , agora muito sentem falta, da ousadia do técnico.
    Mas o Bauza e bom técnico , acho muito melhor que a maioria dos treineiros brasileiros, ta conhecendo o elenco , esta arrumando a casa ainda.

  26. River ganhou,próxima rodada precisamos tirar ponto do River de qualquer maneira,caso perdemos River e The Strongest(que provavelmente vencera) irão a seis pontos e complicando muito nossa vida.

  27. Uma variação não comentada, mas que acho q poderia suprir nossa deficiência pelos lados é jogar com um meio campo em losango. Com Maicon e Lugano de zagueiros e o Rodrigo Caio de primeiro volante, sem sair, como um terceiro zagueiro à frente. Thiago marcando e apoiando pela meia direita, Michel pela esquerda e Ganso centralizado.
    Pelas laterais o Bruno e o Carlinhos q são mais ofensivos e na frente o Calleri e o Kardec. Acredito que teríamos q ter um segundo atacante de mais mobilidade, mas não temos ninguém com essa característica e jogando bem, então os dois dariam um maior poder de fogo ao time.
    Acredito q teríamos qualidade e compactação no meio campo. Podendo ter 3 volantes ou 3 meias, de acordo com o momento do jogo.

    • Esse segundo atacante de mobilidade não poderia ser kelvin ou rogério?
      E o João schmidt ou o wesley poderiam ser opção para compor o meio do losango também.
      Formação interessante.

  28. Pelo post bem explicado , eu concordo com tudo que foi escrito , nosso maior adversário até agora tem sido o tempo , as competições começaram sem termos o elenco completo , e com o treinador chegando agora no clube , Tite perdeu jogador , mais os reservas que assumiram a titularidade conhecem seu esquema e forma de jogar , oque da tempo para ele prepara melhor os jogadores que chegaram , o Bauza que é um ótimo treinador até aqui vem tentando dar a equipe uma maneira de jogar , e só a partir de agora vai poder contar com o elenco completo e vai ter segurança para variar o esquema e o time , eu não sei como nosso time vai se sair no paulistão e na libertadores , como torcedor eu quero ver o time chegar e ser campeão , mais racionalmente , nosso time precisa ser reconstruído , temos um bom técnico , e mais possibilidade no elenco para o técnico trabalhar , agora os jogadores tem que assimilar tudo isso , em meio a pressão das competições , se passamos a primeira fase tudo fica zerado na libertadores , a partir das oitavas vamos enfrentar nossos rivais de igual para igual , e tudo pode acontecer .

  29. Como depois de 4 anos fantásticos que tivemos com 1 libertadores, 1 mundial e 3 brasileiros nós hoje não somos referência em quase nada é ainda temos dificuldades até para conseguir patrocínio??

    A resposta é simples, diretorias incompetentes…….enquanto não mudar a diretoria, não falo nem em relação a nomes, mas sim em relação a forma de dirigir o clube, a forma de pensamento, a forma de planejamento, e afins, podemos até ganhar um título aqui, outro ali, pode até ganhar à libertadores do ano atual, mas ficaremos bem longe de ser aquilo que podemos ser se tivermos uma boa direção a frente.

Deixe uma resposta