Em 30 de agosto de 1930 em Poços de Caldas, Mauro Ramos de Oliveira logo se destacou no futebol daquela região de onde foi contratado para atuar no São Paulo.
Já em seu primeiro ano no tricolor, em 1948, com apenas 18 anos, assumiu a condição de titular em uma equipe comandada, pelo magistral Leônidas da Silva, que levou o título paulista daquele ano.
Mauro conquistaria mais três títulos com o São Paulo, em 1949, 1953 e 1957.
Preterido por Feola em favor de Bellini, Mauro foi reserva no primeiro título mundial conquistado pela seleção brasileira em 1958.
Naquele mesmo ano, o São Paulo não conseguiu segurar Mauro que partiu para o Santos, onde conquistou tudo o que era possível por uma equipe de futebol
Foram 5 Campeonatos Paulista em 1960, 1961, 1962, 1964 e 1965 , 5 Taças Brasil em 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965, 2 Taças Libertadores em 1962 e 1963 e 2 Mundiais Interclubes em 1962 e 1963.
Convocado para a Copa do Mundo de 1962, Mauro estava em melhores condições que Bellini, e seria o titular.
No entanto, as vésperas da competição, a comissão técnica sinalizou para ele, que devido a pressões para se manter a mesma equipe campeã de 1958, Bellini novamente seria o capitão.
Ao que tudo indica a comissão técnica contava com o bom relacionamento de Mauro com Bellini, para que a harmonia fosse mantida.
Ledo engano.
Mauro respondeu de bate pronto “então vou embora”.
E continuou, “esperei 4 anos pela minha chance, me dediquei como poucos e agora vou se deixado de lado?”.
Uma comissão técnica surpresa e com medo da polêmica que iria causar o abandono de Mauro resolveu voltar atrás e manter o critério técnico.
Mauro não só foi titular, como capitão daquela equipe.
O resultado?
Todos sabemos, Brasil bicampeão mundial.
Segundo amigos próximos, mesmo no leito de morte, sempre fazia questão de destacar sua amizade a Bellini.
Mauro faleceu em 18 de setembro de 2002.
Esse eu não vi jogar, talvez só o Moderador do Blog tenha visto, mas pelos relatos escalo ele no lugar de Oscar no meu São Paulo de todos os tempos.
Pelos relatos do blog Vitão, vc e o Marcio recepcionaram a chegada de Charles Miller com a primeira bola de futebol à chegar no Brasil, rsrsrsrs.
Fiquei sabendo que vcs dois ajudaram o Dumont empurrando o 14 bis, rsrsrsrs
Brincadeira, rsrsrsrsrs
Para com isso, o Sato tem idade pra ser meu avô….
Não fale assim do meu primo…estamos entendidos ?
Do outro post:
——————
Para mim esse Murilo tem mais futuro que o Joanderson.
Joanderson no estilo lembra um pouco o Serginho Chulapa, mas para chegar lá ou próximo disso precisaria pegar mais corpo, físico, musculatura, é jogador de área e para brigar com os zagueiros tem que ser forte, matreiro, malicioso, aparentemente não parece ter esse perfil, além de que hoje em dia esse tipo de atacante não costuma dar certo por que não temos pontas como antigamente, esse estilo de atacante depende muito de jogadas de linha de fundo, assim como acontecia com o Luis Fabiano vai ter jogo em que mal vai pegar na bola por que não sabe jogar fora da área.
Já o Murilo pelo pouco que vi não joga enfiado, esperando bola no pé, se mexe, movimenta, sai da área, é mais rápido, ligeiro, não precisa de ser tão forte para brigar com os zagueiros, é até melhor que não seja um jogador pesado, muito forte, para não perder a agilidade.
Poy, Desordi, Mauro, P
é de Valsa, Bauer Alfredo… eu vi sim!!!!
Do outro post:
—————–
jairoarthurJairo
3 de fevereiro de 2016 às 11:51 Responder
Eu já sabia desta goleada até por vc mesmo Vitão, mas pra mim que comemoro o aniversário do SPFC e os títulos á partir de 1935, este não entra na conta, assim como um título Paulista conquistado neste período.
Tá certo que tem amigos que consideram a fundação em 1930, mas eu prefiro a de 1935 que é chamada de refundação.
Recebi uma noticia via whats, sobre uma vitória do SPFC por 9×2 contra os travecos, o jornal se chama Diário desportivo, aumentando a foto não consigo ver a data e nem ler a matéria da época, vc sabe se esta informação procede??
——————————————————————-
Para mim São Paulo da Floresta e São Paulo é a mesma coisa, até o DNA do Paulistano o São Paulo tem.
Está na história, te garanto que se Parmera ou Cúrinthia tivessem a mesma história do São Paulo, se tivessem no nosso lugar, já teriam dado um jeito para provar que eram o Paulistano só para terem mais de 30 títulos Paulistas.
Mas não vou entrar nesta discussão por que a conversa seria longa, quem gosta de falar sobre isso é o Luquinha (Lucas) que estava on-line no outro post.
Se não me engano há pouco tempo li algo sobre estes 9×2, mas não consigo lembrar, não sei se foi algum jogo que não foi considerado oficial ou algo assim, mas vou pesquisar, se achar alguma coisa eu posto.
Vitão eu ainda tenho o whats, mas não consegui descobrir se é real ou não a capa deste jornal.
O jogo certamente é do começo do século passado, pois alguns jogadores usavam umas toucas daquela época.
Se vc quiser ver a imagem depois posso te passar pelo whats app
jairo, dei uma pesquisada aqui, a noticia é pura mentira.
Pelo que dizem, a vitoria teria sido em 1927, o sao paulo nem sequer existia.
na verdade, essa montagem surgiu de uma outra montagem, sobre a vitoria do Atletico Mg por 9×2 em cima do cruzeiro
Valeu Lucas pela informação.
Tb desconfiava que era montagem.
Este ano se ganhar dos gambás por 1×0 já está de bom tamanho.
Meu celular quebrou, estou sem Celular, mas vc me fez lembrar, parece que eu vi isso, deve ser esta mesma reportagem e não tem muito tempo que vi.
Depois eu entro pelo Google e acho, valeu….
Terrocci
3 de fevereiro de 2016 às 12:11
———————————————–
Eis-lhe uma pergunta de leigo mas que tem lógica:
Num banco privado, os lucros vão para os acionistas certo? Agora, na Caixa Econômica Federal os lucros vão para onde? Não seria para a própria União?
uma parte do lucro ela paga em dividendos ao seu controlador ( União ) a outra ele reinveste no próprio negócio…..como agências, produtos, mkt e etc
Até entendo o torcedor nao conhecer muito da historia do sao paulo pre 1935, mas dizer que ela nao conta, é um absurdo.
Nao é possivel jogar fora 5 anos de clube, titulos, talvez o melhor time da historia do sao paulo ( e se nao é o melhor, ta entre os melhores). o Sao Paulo dessa epoca é muito mais proximo do clube que estamos acostumados do que o recem refundado em 1935.
O São Paulo é o único clube em que conforme ganha títulos ao invés de somar a imprensa subtrai.
Enquanto isso a imprensa/mídia soma títulos para os nossos rivais.
Exemplos:
* Quando divulgam os campeões paulistas não somam os títulos de 1931 e 2002 do São Paulo.
Todo mundo está careca de saber que o São Paulo da Floresta e o São Paulo são os mesmos, não tem como apagar a história, portanto o título de 1931 tem que ser computado. Se o São Paulo em 2002 venceu o Ituano por 4×1 na final do Super Paulistão, sendo que o Ituano ganhou o Paulista na disputa contra os times do interior sem a presença dos grandes por que os grandes disputaram o Rio São Paulo e teve que disputar contra o São Paulo que eliminou o grupo dos grandes para ver quem seria o Super Campeão Paulista, por que intitulam o Ituano como Campeão Paulista e não o São Paulo se o Ituano ganhou a disputa sem a participação dos grandes e o São Paulo eliminou o grupo que tinha time grande e depois derrotou o Campeão do Interior (Ituano)? É óbvio que o Campeão Paulista oficial foi o São Paulo e esse título não é computado.
Os títulos do Palestra Itália + Parmera eles computam, né?
O Flamengo ganhou a Copa União de 87, quem ganhou o Brasileirão foi o Sport, mas na hora de computar eles computam o Hexa do Flamengo.
Computam Taça Brasil que tinha 2, 4 jogos com Robertão e Brasileirão, quando divulgam os títulos nacionais do Parmera somam a Série B, etc…
Até títulos por Fax computam.
Na realidade eles computam ou subtraem conforme os seus interesses, duvido que Parmera ou Cúrinthia deixariam passar despercebido estes fatos da história se eles fossem o São Paulo?
chega até a ser engraçado
a imprensa tira dois titulos do sao paulo em paulistas só pra dizer que a gente ta atras do santos.
e o pior? somam pro palmeiras dois titulos de “paulistas extras” como se fossem paulistas normais.
Pra imprensa, os porcos tem 24 titulos paulistas, mas nós temos 20. o certo, seria ambos empatados com 22.
Vitão
eu mesmo computo o paulista de 2002 do SPFC, afinal ganhamos do Ituano na final, e antes eliminamos santos e palmeiras.
se o fluminense é considerado pela mídia o campeão carioca de 2002 no MESMO moldes q foi o paulista, pq o SPFC tbm não pode ser considerado o campeão paulista ???
é como vc mesmo disse, a imprensa tenta diminuir as conquistas do SPFC enquanto dos outros eles aumentam.
Exatamente.
Boa tarde.
Galera já vi que esse site do spfc.NET e um dos mais mentiroso nada que aparece lá de notícia aconte.
Só bobeira.
Dessa vez.
Patrocínio máster. 25 milhões caixa
Buffarini
E o zagueiro argentino
Depois dessa pré libertadores .
Vamos aguarda.
Pra ver se e verdade.
Postei algo sobre os títulos do Paulistão, etc e sumiu, deve estar no Spam.
Beleza, já apareceu….
Lucas
3 de fevereiro de 2016 às 13:17 Responder
chega até a ser engraçado
a imprensa tira dois titulos do sao paulo em paulistas só pra dizer que a gente ta atras do santos.
e o pior? somam pro palmeiras dois titulos de “paulistas extras” como se fossem paulistas normais.
Pra imprensa, os porcos tem 24 titulos paulistas, mas nós temos 20. o certo, seria ambos empatados com 22.
——————————————————-
Exatamente.
Só aqui no Brasil existe isso.
Outra coisa:
Dizem que o São Paulo só tem 1 Rio São Paulo, mas na realidade temos 7, pois o Rio São Paulo era disputado entre os campeões de Rio e São Paulo em dois jogos, ida e volta e o São Paulo ganhou os 6 que disputou neste formato, isso eles não computam, passa despercebido, mas computam 2 ou 4 jogos da taça Brasil com o Brasileirão, vai entender?
Segue o link com todos os títulos do Rio São Paulo no formato antigo e veja quem teve mais títulos:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_dos_Campe%C3%B5es_Estaduais_Rio-S%C3%A3o_Paulo
sem falar no titulo de 1956, que foi “desconsiderado” pelas federaçoes pq os times do rio boicotaram o campeonato.
O Sao Paulo foi la e ganhou o Rio-Sao Paulo só de paulistas. tem até aquela manchete de jornal famosa ” Sao Paulo campeao nacional do Roberto Gomes Pedrosa de 1956″
Bem, time já treinou, MB vai ser o capita.
É vamu qui vamu…
Transmissão pela TV aberta.
Na fox estao falando que o negocio com o buffarini estava fechado por 1.5 milhoes de dolares, mas ai a diretoria recuou e quis pagar menos e o negocio ta parado….procede????
Sem lógica.
Sao Paulo da Floresta é uma alcunha para o São Paulo Futebol Clube tal qual São Paulo do Morumbi, pois o mesmo jogava no campo da Chácara da Floresta, estádio que pertencia à Associação Atlética das Palmeiras, clube que junto com o Paulistano dão origem ao Tricolor Paulista, já que em 1929 abandonaram o futebol por serem contrários à profissionalização do futebol.
Sendo assim o São Paulo Futebol Clube herdou os jogadores do elenco do Club Athletico Paulistano e a estrutura da Associação Atlética das Palmeiras.
Claro que hoje a “imprensa” utiliza a alcunha de São Paulo da Floresta de forma pejorativa, numa tentativa ridícula de denegrir nossa imagem.
O que isso quer dizer é que podemos sim contabilizar o título do Campeonato Paulista de 1931 para o São Paulo Futebol Clube, que desde 25 de janeiro de 1930 até 14 de maio de 1935 e depois, de 16 de dezembro de 1935 até os dias atuais é o mesmo clube de futebol, ou seja, o Mais Querido, o Clube da Fé, o Tricolor Paulista ou o que vocês preferirem, mas acima de tudo São Paulo Futebol Clube.
Moro em Poços de Caldas. Quando eu era criança, a casa dele ficava razoavelmente (ainda fica a casa onde ele morava) perto da minha e ele ia na igreja. Me lembro que o padre sempre fazia questão de falar dele. Falava mais do Santos, porque o Padre era santista, rs. Mas ressaltava as conquistas pelo SP também.
O São Paulo deveria aproveitar o suposto interesse do Coritiba no Reinaldo e tentar algum negócio com o Juninho, zagueiro deles que dizem ser muito bom.
Inclui mais algum jogador no negócio, vê se o Patón não vai utilizar de fato e empresta o Auro pra pegar cancha… Claro que não nos termos de ‘doação’, como foi o Ewandro com o Atlético.
Sobre a questão de patrocinios vejo duas questões principais:
1) Taxas e percentuais: Se teria que pagar X e negociou 2X para dividir cada um com X, a la Petrobras, é fraude contra clube e sou contra.
Taxas muito altas, acima do mercado levam a dúvidas quanto a lisura. Pode até ter respaldo legal mas não moral.
2) Os gambás devem uma fortuna pelo estádio e um dos que colocaram fortuna no estádio era a Caixa. Sem patrocínio não conseguiriam pagar dívida. Eles não estavam conseguindo patrocínio assim como nós e provavelmente não pagariam estádio. Caixa entrou com ajuda de um certo político influente e ofereceu valores muito acima do mercado.
Em suma, entrou para “ajudar”.
Empresa pública ajudando uma privada.
Não sabemos se nos mesmos moldes da Petrobras, toma lá e da cá.
O que condeno é esse modelo de tráfico de influência e corrupção. Não o patrocínio.
Quando Vc usa a máquina administrativa para propaganda, Vc acaba comprando opinião, silêncio, omissão, apoio e votos. Porta aberta para a corrupção.
Então depende das condições.
A melhor coisa que poderia ocorrer era o SPFC vir até a imprensa e dizer, não queremos o patrocínio de Banco Estatal, lugar de dinheiro publico é no esporte amador.
Seria um tapa na cara de um monte de timinho por ai, criaria saia justa da Caixa com os outros times e as pedidas absurdas destes, e elevaria nosso respeito no mercado.
“Ahhh mais estamos endividados, precisamos do dinheiro” !
Manda essa velhada que contra o clube vende jogador, diminuir salários, pararem de subsidiar torcida, isso já vai ajudar.
O país ta uma merd*, quebrado, e todo mundo fica querendo ajuda do estado, essa palhaçada tem que acabar.
Já ta na hora da gente acordar, as vacas gordas acabaram.
Boa tarde JP
Não ter o patrocínio é uma coisa, as quanto a se expor na mídia como o maior moralista de todos não é legal. Iria fazer vários times de inimigo
Já somos invejados por esses timecos, a implosão do clube dos 13 foi arquitetado e apoiado pelos mesmos que estão com a Caixa.
A exposição moralista que proponho sempre foi a conduta do SPFC, e seu resultado perante os timecos vendidos pode até ser ruim, não devemos nos importar, porque tal atitude perante a nossa sociedade e também perante ao mercado é muito positiva e transparente, nossa imagem precisa ser recuperada, sempre tivemos credibilidade, e este deveria ser nosso diferencial.
Mas se depender dos nossos dirigentes frouxos isso jamais ocorrerá.
Ta maluco? Se fizessemos isso iamos virar motivo de deboche como foi com a crefisa. A caixa ia dizer que nunca teve interesse no SPFC e eh por isso que esta dando xilique!!
A crefisa nunca fecharia com o são paulo, foi um cavalo de troia pensado pelo paulo nobre para deixar nossa diretoria alegrinha com a possibilidade de um patrocinio grande, sempre foi a intensão da crefisa fechar com o palmeiras, o dono é palmeirense. A nossa diretoria que foi troxa de acreditar, e não se resguardar com outras empresas para um plano b.
Inclusive, ta aqui o primeiro hino do SPFC, na epoca da floresta
“Heroi São Paulo, sereno e forte,
Que tens valor e que tens poder,
És dessa elite que soe vencer,
So tens sucesso a própria sorte!
São Paulo, clube, tu és o heroi
Da Pauliceia, que ao teu sorrir,
O teu futuro verás surgir
Da fama que o tempo não destroi!
És o orgulho do Brasil,
Por teu escol que jamais falhou,
O teu nome já vibrou
No mundo além deste céu de anil!
São Paulo, tens o fulgor,
O brilho ardente de um grande sol,
São os louros do Tricolor,
São as glórias do teu primoroso escol!”
Segundo GE
Time escalado
Jogo é ao nível do mar
MB capitão
Esquema 4-3-3
Breno vai pro jogo
Dênis
Bruno RCaio Breno Mena
Hudson TMendes Ganso
MB Kardek Centu
Que porcaria!
De novo esse Centurion?
Essa formação me parece muito apática, sem poder agressivo.
Tentaria outras peças no lugar de Centurion e Kardec.
Vitão, alguma notícia sobre o Sr. Capela ?
Boa tarde a todos.
Não, só tinha contato com ele por aqui.
Boa tarde
Se Kardec e Centu ficar moscando, Calleri e Rogério estão na área
Breno joga ? grande reforço
O negócio é classificar e esperar a chegada de Buffa e mais um zagueiro, talvez até um volante.
Vamo que vamo Tricolor !
Complicado falar que Kardec esta moscando quando tem Michel e Centurion inoperantes ao seu lado. Ele acaba ficando isolado só recebendo chutão da zaga.
não disse que estão moscando, disse se ficarem moscando
Ok, entendi seu pensamento
Por justica, de todos os atacantes do elenco, quem deveria ser considerado titular no momento e o Kieza. Ja fez gol de todo jeito nos treinos. Depois o Rogerio, que tambem ja deu varias assistencias.
Alguem sabe quem vai passar o jogo hoje?
aqui interior de SP vai passar na globo
Globo Sp (menos Santos), MG, BA…narração Galvão Bueno, que muita gente não gosta, mas acho que sempre fala bem do nosso time, e é pé quente. Fox e Sportv.
o Galvão realmente é pé quente pro Tricolor, e nunca vi ele fazendo “gracinhas” pra depreciar time e torcida
Boa tarde
Vi a discussão referente a data de fundação do SPFC.
Eu considero o SPFC verdadeiro o de 16 de Dezembro de 1935, já que o de 1930 faliu por má administração e negligência na gestão de recursos do clube.
Esse mesmo clube de 1930 por não ter mais condições de se sustentar e honrar os seus compromissos e pelas várias divergências entre seus fundadores e administradores foi obrigado a fechar.
Os fundadores remanescentes do primeiro SPFC, não satisfeito que aquela história ou que aquele clube acabasse de maneira tão triste, resolveram mais uma vez se juntar em junho de 1935 para começar a montar o novo e verdadeiro São Paulo Futebol Clube que conhecemos atualmente.
Há diversas divergências e pontos não explicados na história do clube:
Vou me ater aos fatos:
Os torcedores que reivindicam o São Paulo FC de 25 de janeiro de 1930 estão errados. FATO!
O São Paulo Futebol Clube foi Fundado na Segunda-Feira do dia 27 de Janeiro de 1930, às 14 horas.
O dia 25 de Janeiro de 1930 foi um Sábado e não se podia registrar clube e empresa num final de semana que não era dia útil de trabalho e dia ao qual os cartórios funcionassem.
A Reunião pra definir as bases e Estatuto do clube foi realizada no Domingo dia 26 de Janeiro de 1930.
O impasse é que o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, querendo homenagear a cidade de São Paulo tanto com o nome do clube, como no dia de sua fundação, escolheu que o dia Magno de Fundação do Clube fosse no dia do Aniversário da cidade de São Paulo.
Pra quem quiser tirar qualquer dúvida a própria Fifa, considera o São Paulo Futebol Clube, fundado no dia 27 de Janeiro de 1930.
Esse clube fundado em 1930, por diversos motivos seja por divergência, má administração e negligência na gestão financeira do clube, não teve mais condição de se sustentar e manter o futebol profissional. Sem recursos financeiros o clube acabou fehcao as portas.
O que sobrou do velho SPFC forma os antigos fundadores que não desistiram do SPFC, e em Junho de 1935 houve uma primeira reunião para a partir da li ser fundado em 16 de Dezembro de 1935 às 22 hrs o São Paulo Futebol Clube como conhecemos atualmente.
As cores os Símbolos e o Uniforme são os mesmo do SPFC de 1930, porém agora outro clube, fundado em nova data, com um novo Estatuto e tendo como Data Magna de Fundação o SPFC de “25 de Janeiro de 1930”, ao qual a verdade é que a verdadeira Fundação do antigo clube foi em 27 de janeiro de 1930.
Se o SPFC como clube e como instituição, ao meu ver deveriam considerar o SPFC de 1935 e se for pra considerar então o SPFC de 1930, que se considere a data oficial de Registro em Cartório.
O Flamengo assim como o SPFC fez a mesma maracutaia, ou seja, tanto Flamengo quanto SPFC não foram fundados nos dias aos quais o clube informa os seus torcedores, o Flamengo querendo pegar carona no dia da proclamação da Republica do Brasil, foi Fundado em 17 de Novembro de 1895, e coloca como data de fundação o dia 15 de Novembro de 1895, dia ao qual se comemora a Proclamação da Republica.
No dia 27 de janeiro de 1930, às 14 horas, foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, no número 28 da Praça da República,[4] nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Atlético Paulistano, ficando como data magna do clube o dia 25 de janeiro de 1930,[5] dia e mês de preferência de seus fundadores por se tratar da data em que foi fundada a cidade de São Paulo.
Já passou dá hora do SPFC deixar de pegar carona no Aniversário da cidade de São Paulo, ao qual o clube São Paulo Futebol Clube é somente mais um dos vários times de futebol que representam a cidade, já que a cidade também possui outros clubes de Futebol, como a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Sport Clube Corinthians Paulista, sendo o último o clube que mais ganhou Campeonato Paulista e mais ganhou a taça São Paulo de Futebol Junior.
Eu como torcedor do SPFC, pouco me importo com o SPFC de 1930, o título Paulista de 1931 e a goleada de 6×1 em cima do Corinthians, Pra min foi um clube que surgiu e não conseguiu se sustentar, os Fundadores do primeiro SPFC, que deixou de existir em 1932, insatisfeito com o triste fim do primeiro clube se reuniram em 1935 e conseguiram Fundar um novo clube na Segunda-Feira dia 16 de Dezembro de 1935, numa reunião que começou às 20 hrs.
Referências:
http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/detalhe/13
https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_de_Regatas_do_Flamengo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_S%C3%A3o_Paulo_Futebol_Clube
vamos usar a lógica, se o SPFC tivesse falido em 1935 teria entrado com algum tipo de processo de falência pra não pagar suas dívidas, portanto nem sequer poderia ter continuado com o SOCIAL aberto em 1935 ao seus associados já q usava o acrônimo e escudo do time de futebol.
oq aconteceu foi q o departamento de futebol fechou por 6 meses, e reabriram após conseguir novas verbas e associados.
não teve falência alguma, senão nem poderíamos hoje usar o acrônimo SPFC e o mesmo escudo de 1930.
E de fato vc está certo o REGISTRO do clube foi em 27 janeiro de 1930, mas a REUNIÃO dos dirigentes q resolveram criar o clube foi no dia 25.
Boa tarde
Vi a discussão referente a data de fundação do SPFC.
Eu considero o SPFC verdadeiro o de 16 de Dezembro de 1935, já que o de 1930 faliu por má administração e negligência na gestão de recursos do clube.
Esse mesmo clube de 1930 por não ter mais condições de se sustentar e honrar os seus compromissos e pelas várias divergências entre seus fundadores e administradores foi obrigado a fechar.
Os fundadores remanescentes do primeiro SPFC, não satisfeito que aquela história ou que aquele clube acabasse de maneira tão triste, resolveram mais uma vez se juntar em junho de 1935 para começar a montar o novo e verdadeiro São Paulo Futebol Clube que conhecemos atualmente.
Há diversas divergências e pontos não explicados na história do clube:
Vou me ater aos fatos:
Os torcedores que reivindicam o São Paulo FC de 25 de janeiro de 1930 estão errados.
O São Paulo Futebol Clube foi Fundado na Segunda-Feira do dia 27 de Janeiro de 1930, às 14 horas.
O dia 25 de Janeiro de 1930 foi um Sábado e não se podia registrar clube e empresa num final de semana que não era dia útil de trabalho e dia ao qual os cartórios funcionassem.
A Reunião pra definir as bases e Estatuto do clube foi realizada no Domingo dia 26 de Janeiro de 1930.
O impasse é que o São Paulo Futebol Clube, querendo homenagear a cidade de São Paulo tanto com o nome do clube, como no dia de sua fundação, escolheu que o dia Magno de Fundação do Clube fosse no dia do Aniversário da cidade de São Paulo.
Pra quem quiser tirar qualquer dúvida a própria Fifa, considera o São Paulo Futebol Clube, fundado no dia 27 de Janeiro de 1930.
Esse clube fundado em 1930, por diversos motivos seja por divergência, má administração e negligência na gestão financeira do clube, não teve mais condição de se sustentar e manter o futebol profissional. Sem recursos financeiros o clube acabou fehcao as portas.
O que sobrou do velho SPFC forma os antigos fundadores que não desistiram do SPFC, e em Junho de 1935 houve uma primeira reunião para a partir da li ser fundado em 16 de Dezembro de 1935 às 22 hrs o São Paulo Futebol Clube como conhecemos atualmente.
As cores os Símbolos e o Uniforme são os mesmo do SPFC de 1930, porém agora outro clube, fundado em nova data, com um novo Estatuto e tendo como Data Magna de Fundação o SPFC de “25 de Janeiro de 1930”, ao qual a verdade é que a verdadeira Fundação do antigo clube foi em 27 de janeiro de 1930.
Se o SPFC como clube e como instituição, ao meu ver deveriam considerar o SPFC de 1935 e se for pra considerar então o SPFC de 1930, que se considere a data oficial de Registro em Cartório.
O Flamengo assim como o SPFC fez a mesma maracutaia, ou seja, tanto Flamengo quanto SPFC não foram fundados nos dias aos quais o clube informa os seus torcedores, o Flamengo querendo pegar carona no dia da proclamação da Republica do Brasil, foi Fundado em 17 de Novembro de 1895, e coloca como data de fundação o dia 15 de Novembro de 1895, dia ao qual se comemora a Proclamação da Republica.
No dia 27 de janeiro de 1930, às 14 horas, foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, no número 28 da Praça da República,[4] nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Atlético Paulistano, ficando como data magna do clube o dia 25 de janeiro de 1930,[5] dia e mês de preferência de seus fundadores por se tratar da data em que foi fundada a cidade de São Paulo.
Já passou dá hora do SPFC deixar de pegar carona no Aniversário da cidade de São Paulo, ao qual o clube São Paulo Futebol Clube é somente mais um dos vários times de futebol que representam a cidade, já que a cidade também possui outros clubes de Futebol, como a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Sport Clube Corinthians Paulista, sendo o último, o clube que mais ganhou Campeonato Paulista e mais ganhou a taça São Paulo de Futebol Junior.
Eu como torcedor do SPFC, pouco me importo com o SPFC de 1930, faz parte da história como a 1ª tentativa de fundar um clube de futebol que levava o nome da cidade e do Estado de São Paulo, pelo fundadores do atual São Paulo Fc, o título Paulista de 1931 e a goleada de 6×1 em cima do Corinthians, também pouco me importam. O São Paulo de 1930 foi um clube que surgiu e não conseguiu se sustentar, os Fundadores do primeiro SPFC, que deixou de existir em 1932, insatisfeitos com o triste fim do primeiro clube, com determinação e se reuniram em 1935 e conseguiram Fundar um novo clube na então Segunda-Feira dia 16 de Dezembro de 1935, numa reunião que começou às 20 hrs.
Referências:
http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/detalhe/13
https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_de_Regatas_do_Flamengo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_S%C3%A3o_Paulo_Futebol_Clube
http://www.financista.com.br/noticias/11019
Vale a pena ler:
“Flamengo pagou o impagável e vai virar potência”
Entrevista com o financeiro do Flamengo dizendo como mudaram o clube……deveríamos ter humildade e trilhar caminho semelhante
Ainda nao li a noticia, mas pelo titulo o que posso dizer eh…
Pagou o impagavel… ai vem um JJ e destroi todo o trabalho. Em lugar de pensar em virar potencia deveriam pensar em mecanismos para garantir a transparencia das proximas gestoes para que nao vejam todo um trabalho de anos ser jogado no lixo, como foi o do MPG!!!
Mas eles estão fazendo justamente isso, Kamarão……lá tem CEO, por exemplo
Leia…vc vai gostar
Meus comentários não estão sendo publicados!!
galera…
vamos com calma com o centurion, (palavrão)!!
Ano passado ele só se…
Agora que tem a possibilidade de ter uma sequência de jogos, já estão metendo fogo nele???
(PALAVRÃO), vamos com calma!
Deixa o cara jogar umas 5 ou 10 partidas… depois tava fogo…
Foi 1 jogo só, (palavrão)!
Kamarão,
o cérebro preenche automaticamente, é só perceber a entonação da fala…
rsrsrs
Vi a discussão referente a data de fundação do SPFC.
Eu considero o SPFC verdadeiro o de 16 de Dezembro de 1935, já que o de 1930 faliu por má administração e negligência na gestão de recursos do clube.
Esse mesmo clube de 1930 por não ter mais condições de se sustentar e honrar os seus compromissos e pelas várias divergências entre seus fundadores e administradores foi obrigado a fechar.
Os fundadores remanescentes do primeiro SPFC, não satisfeito que aquela história ou que aquele clube acabasse de maneira tão triste, resolveram mais uma vez se juntar em junho de 1935 para começar a montar o novo e verdadeiro São Paulo Futebol Clube que conhecemos atualmente.
Há diversas divergências e pontos não explicados na história do clube:
Vou me ater aos fatos:
Os torcedores que reivindicam o São Paulo FC de 25 de janeiro de 1930 estão errados.
O São Paulo Futebol Clube foi Fundado na Segunda-Feira do dia 27 de Janeiro de 1930, às 14 horas.
O dia 25 de Janeiro de 1930 foi um Sábado e não se podia registrar clube e empresa num final de semana que não era dia útil de trabalho e dia ao qual os cartórios funcionassem.
A Reunião pra definir as bases e Estatuto do clube foi realizada no Domingo dia 26 de Janeiro de 1930.
O impasse é que o São Paulo Futebol Clube, querendo homenagear a cidade de São Paulo tanto com o nome do clube, como no dia de sua fundação, escolheu que o dia Magno de Fundação do Clube fosse no dia do Aniversário da cidade de São Paulo.
Pra quem quiser tirar qualquer dúvida a própria Fifa, considera o São Paulo Futebol Clube, fundado no dia 27 de Janeiro de 1930.
Esse clube fundado em 1930, por diversos motivos seja por divergência, má administração e negligência na gestão financeira do clube, não teve mais condição de se sustentar e manter o futebol profissional. Sem recursos financeiros o clube acabou fehcao as portas.
O que sobrou do velho SPFC forma os antigos fundadores que não desistiram do SPFC, e em Junho de 1935 houve uma primeira reunião para a partir da li ser fundado em 16 de Dezembro de 1935 às 22 hrs o São Paulo Futebol Clube como conhecemos atualmente.
As cores os Símbolos e o Uniforme são os mesmo do SPFC de 1930, porém agora outro clube, fundado em nova data, com um novo Estatuto e tendo como Data Magna de Fundação o SPFC de “25 de Janeiro de 1930”, ao qual a verdade é que a verdadeira Fundação do antigo clube foi em 27 de janeiro de 1930.
Se o SPFC como clube e como instituição, ao meu ver deveriam considerar o SPFC de 1935 e se for pra considerar então o SPFC de 1930, que se considere a data oficial de Registro em Cartório.
O Flamengo assim como o SPFC fez a mesma maracutaia, ou seja, tanto Flamengo quanto SPFC não foram fundados nos dias aos quais o clube informa os seus torcedores, o Flamengo querendo pegar carona no dia da proclamação da Republica do Brasil, foi Fundado em 17 de Novembro de 1895, e coloca como data de fundação o dia 15 de Novembro de 1895, dia ao qual se comemora a Proclamação da Republica.
No dia 27 de janeiro de 1930, às 14 horas, foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, no número 28 da Praça da República,[4] nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Atlético Paulistano, ficando como data magna do clube o dia 25 de janeiro de 1930,[5] dia e mês de preferência de seus fundadores por se tratar da data em que foi fundada a cidade de São Paulo.
Já passou dá hora do SPFC deixar de pegar carona no Aniversário da cidade de São Paulo, ao qual o clube São Paulo Futebol Clube é somente mais um dos vários times de futebol que representam a cidade, já que a cidade também possui outros clubes de Futebol, como a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Sport Clube Corinthians Paulista, sendo o último, o clube que mais ganhou Campeonato Paulista e mais ganhou a taça São Paulo de Futebol Junior.
Eu como torcedor do SPFC, pouco me importo com o SPFC de 1930, faz parte da história como a 1ª tentativa de fundar um clube de futebol que levava o nome da cidade e do Estado de São Paulo, pelo fundadores do atual São Paulo Fc, o título Paulista de 1931 e a goleada de 6×1 em cima do Corinthians, também pouco me importam. O São Paulo de 1930 foi um clube que surgiu e não conseguiu se sustentar, os Fundadores do primeiro SPFC, que deixou de existir em 1932, insatisfeitos com o triste fim do primeiro clube, com determinação e se reuniram em 1935 e conseguiram Fundar um novo clube na então Segunda-Feira dia 16 de Dezembro de 1935, numa reunião que começou às 20 hrs.
Só pelo seu relato qualquer semi-analfabeto já perceberia tratar-se do mesmo time, vc mesmo através destes fatos comprovou ser o mesmo time.
Se passou por dificuldades ou fechou é outra história, todos os clubes sem exceção já passaram por dificuldades, eu não tenho vergonha, seria pior se desistissem, se vc pesquisar só para citar 2 exemplos verá que certa vez o São Paulo jogou e ajudou a arrecadar dinheiro para salvar o Cúrinthia, o Parmera também já foi ajudado, todos os times já passaram por situações catastróficas, uns mais outros menos.
E o São Paulo está certo em se associar com o nome da cidade, somos São Paulo e a cidade chama-se São Paulo, um casamento perfeito entre dois Gigantes.
Tenho orgulho da história do São Paulo, tanto a partir de 1930 quanto a partir de 1935.
Passar por dificuldades e conseguir ser um Gigante é mais difícil do que nascer um Gigante.
2
Isso é o mesmo que considerar que a Fiorentina foi criada em 2002…
A verdade está aqui:
http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2015/12/16/16-de-dezembro-a-refundacao-do-sao-paulo-futebol-clube/
Precisa de muita má vontade com o clube para negar isso.
Mas se não puderam registrar o São Paulo FC no dia 26 por ser domingo ja que os cartórios não operavam nesse dia, como registraram o “verdadeiro” São Paulo, como você mesmo diz, às 20h de 16 de dezembro de 1935? Os cartórios ficavam abertos até esse horário?
Agora, se o próprio clube considera a data de 1935 como refundação, já que foi feito pelas mesmas pessoas, com o mesmo nome, símbolo e cores, quem somos nós para discordar?
Isso já é querer ser dono da verdade!
Outra coisa, o clube não deixou de existir em 1932. As atividades do departamento de futebol foram suspensas em maio de 1935 após a fusão com o Tietê e retomadas em dezembro do mesmo ano, seja como fundação, refundação, como queira.
alexandremanaus
3 de fevereiro de 2016 às 14:50 Responder
Que porcaria!
De novo esse Centurion?
Essa formação me parece muito apática, sem poder agressivo.
Tentaria outras peças no lugar de Centurion e Kardec.
———————————————————-
Cuidado que os melhores jogos e gols decisivos da última Libertadores foram do Centurión, hein?
Se não fosse aquele gol salvador dele contra o Danúbio lá no Uruguai, talvez nem teríamos ido para as oitavas.
E fez o gol da vitória contra o Cruzeiro, além de ter feito a sua parte e convertido o pênalti na disputa de pênaltis contra o Cruzeiro no Mineirão.
Vai que de repente ele seja um jogador com cara de Libertadores?
alexandremanaus
Que porcaria!
De novo esse Centurion?
Essa formação me parece muito apática, sem poder agressivo.
Tentaria outras peças no lugar de Centurion e Kardec.
——————————————————————————————–
Renan
Complicado falar que Kardec esta moscando quando tem Michel e Centurion inoperantes ao seu lado. Ele acaba ficando isolado só recebendo chutão da zaga.
——————————————————————————————–
Alexandremanaus e Renan:
Pra mim fica um buraco no meio campo…..
MB, Centu, Kardek….não marcam e nem criam……..se ainda somar o Hudson, então…..
Resumindo, só o Ganso e o TMendes fazem alguma coisa…..ficam sobrecarregados…….principalmente o Ganso.
Só os Peruanos marcarem o Ganso e colocarem um atacante nas costas do TMendes…..pronto….sufoco!!!!
Time no sufoco na defesa e os 3 lá na frente, esperando uma bola q nunca chega
Li o texto que você postou sobre o Flamengo! Muito interessante. Recomendo assistir o programa Opinião Tricolor da ultima quinta, onde os apresentadores levaram o ex CEO para falar sobre profissionalização.
Hoje eu acredito que é meio difícil porque o time é gerido como uma empresa familiar e com um presidente. A cada quatro anos entra lá um senhor que quer por seu pessoal no comando do time.
Assim, com esse regime, é complicado fazer uma profissionalização como foi feita do Flamengo, o ideal mesmo é “rasgar” o estatuto e começar de novo, com um CEO e sem presidente (eleito), mas um dono ou talvez um presidente rainha da Inglaterra que só opine.
Concordo Alexandre, acho que o posicionamento do MB deve ser alterado (na minha opinião o jogador deveria ser alterado rs) e começaria o ano com Rogério na esquerda. O mais crucificado quando os meias e atacantes de lado não funcionam é o centroavante.
Eu tiraria um atacante e colocaria mais alguém no meio, acho que o jogo ficaria mais a nosso favor.
http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/noticia/2016/02/fora-da-taca-libertadores-reinaldo-sera-emprestado-pelo-sao-paulo.html
“Aos amigos são paulinos, nós daqui do Sport (último clube do Reinaldo antes de ir para o SP) nunca entendemos do porque que o São Paulo, maior clube do Brasil, contratou esse pereba. O cara não acerta um cruzamento, se posiciona mal pra burro… enfim. Vai ser emprestado ao pequenino Botafogo e podem anotar; dentro de 1 ou 2 anos vai está num Madureira, Boavista, Náutico, América da vida…”
kkkkkkkkk… comissao, empresario forte, etc…
Deus é Pai !!!!!!
Quer dizer que o Friedenreich vulgo Fried não está na história do São Paulo, segue somente um trecho pego na Wikipédia:
———————————————————
A sua posição de origem foi a de centroavante. “El Tigre” acabou introduzindo novas jogadas no ainda recente futebol brasileiro, na época ainda amador, como o drible curto, o chute de efeito e a finta de corpo. Foi campeão paulista em diversas oportunidades pelo clube Paulistano. Também atuou pelo São Paulo da Floresta,[11] [12] conquistando mais um campeonato paulista em 1931. O time do São Paulo campeão naquele ano ficou conhecido por “Esquadrão de Aço”, e era formado por Nestor; Clodô e Bartô; Mílton, Bino e Fabio; Luizinho, Siriri, Araken Patusca, Fried e Junqueirinha. Pelo São Paulo FC marcou 103 gols em 125 jogos, é o 18º maior artilheiro do clube e tem uma das melhores medias, 0,82 gol por jogo.[13]
——————————————————–
Quer dizer que agora perdemos também o “Esquadrão de Aço”????
E o famoso trio Nestor, Clodô e Bartô também não….
Lembrei de um camarada da SPNet que desconsiderava o São Paulo de 1930 e citava o Fried como um dos nossos grandes jogadores.
Daqui uns dias vai aparecer “são-paulino” tentando me convencer que a as Libertadores e Mundiais de 92/93/2005 são do Parmera ou do Cúrinthia.
E o que é pior?
Tem gente que vai acreditar….
É dose, né?
Marcio
3 de fevereiro de 2016 às 15:37 Responder
Mas se não puderam registrar o São Paulo FC no dia 26 por ser domingo ja que os cartórios não operavam nesse dia, como registraram o “verdadeiro” São Paulo, como você mesmo diz, às 20h de 16 de dezembro de 1935? Os cartórios ficavam abertos até esse horário?
Agora, se o próprio clube considera a data de 1935 como refundação, já que foi feito pelas mesmas pessoas, com o mesmo nome, símbolo e cores, quem somos nós para discordar?
Isso já é querer ser dono da verdade!
——————————————————————
Tem “são-paulino” que nas entrelinhas critica o São Paulo e enaltece o adversário, no caso o Corinthians citando como maior ganhador de títulos paulistas e até da Copa São Paulo, sendo que na história o time que mais revelou jogadores selecionáveis e qualificados foi o São Paulo seguido por Flamengo e Santos.
Cúrinthia na história só revelou mais que o Parmera entre os grandes.
Cita os paulistas do Cúrinthia, mas se o São Paulo é de 1935 e não considera 1930, então a média por anos de fundação do São Paulo é bem melhor.
Sem contar que se não me engano depois que o Paulistão foi profissionalizado (Antes era considerado amadorismo) quem mais conquistou paulistas foi o São Paulo.
http://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2016/02/03/corinthians-com-bradesco-caixa-no-sao-paulo-danca-de-cadeiras/
Essa não entendi ????
O Bradesco sempre esteve presente no tricolor. A Caixa através do Lula com o Corinthians…. Agora invertendo tudo !!!!!!
Acho que é estória para boi dormir. Acho que é para desviar atenção…..e fazer a CEF pagar mais para os marginais….
Muito boa análise do Gustavo Hofman:
http://espn.uol.com.br/post/574779_dossie-universidad-cesar-vallejo-conheca-o-adversario-do-sao-paulo-na-libertadores
vi um punhado de desconhecimento sobre a historia do clube
o SPFC nao faliu em 1935. a divida do palacio do trocadero foi apenas a muleta arranjada pra justificar o injustificavel. A diretoria do sao paulo a epoca, decidiu fechar o clube por uma briga com as federaçoes ( Na epoca, havia uma disputa entre a CBD e a FBF) fato é que o sao paulo foi muito prejudicado em 1934, o que resultou na perda do titulo daquele ano ( que o palestra ganhou pq covardemente escondeu seus jogadores pra que eles nao fossem defender a seleçao)
A sujeira do futebol era tamanha, que a diretoria decidiu fazer como o Paulistano e abandonar o futebol. o Sao Paulo, comprovadamente, nao faliria com a divida do trocadero. alem de possuir um quadro de jogadores muito mais valioso que a divida, houve até casos de conselheiros que se ofereceram pra pagar a divida, e a diretoria recusou!
A diretoria se esforçou tanto pra fechar o clube, que até impediu que a maioria dos conselheiros votassem, restringindo a votaçao pra apenas socios-fundadores, que era o grupo politico da diretoria da epoca. Haviam mais de 200 votos contra a fusao com o tiete contra 100 a favor. mas a diretoria conseguiu que só os 100 contassem.
a revolta foi tamanha, ja até citei isso em uma coluna que escrevi pro blog. a torcida apedrejou o trocadero. 3 clubes foram fundados afim de herdar a historia do Sao Paulo: O Independente ( formado pelos jogadores) , o Estudantes de São Paulo ( fundado por conselheiros revoltados) e o Clube Atletico São Paulo ( o famoso, do porphirio da paz e da maioria dos conselheiros)
O Independente fecharia logo em seguida, o Estudantes jogou até 1938 até se fundir novamente com o SPFC, enquanto o C.A. São Paulo nunca entrou em campo, mas em dezembro foi “rearranjado” ( ou usado como base) para se refundar o São Paulo FC.
Resumindo: O Clube nao faliu. e até por uma questão logica: Como que um clube formado pelos homens mais ricos da cidade iria falir?
escrevi um baita post aqui explicando essa historia de 1935, mas nao apareceu. ta preso na moderaçao?
Vou escrever denovo todo caso:
O SPFC Nao faliu em 1935. isso é um fato.
o que aconteceu foi, em 1934, o futebol brasileiro passava por uma briga de federações, a CBD e a FBF. e a sujeirada politica corria solta. fato é que o sao paulo foi prejudicado por essas brigas politicas e acabou perdendo o titulo daquele ano ( enquanto o palestra escondia seus jogadores numa chacara ). fato é que a diretoria do clube decidiu fechar o clube, pois nao queriam participar daquilo ( algo parecido com o que fizeram os diretores do paulistano em 1929)
A divida do palacio do trocadero foi apenas uma desculpa usada pela diretoria. mas nem de longe ela teria capacidade de falir um clube que tinha um dos quadros de jogadores mais valiosos do brasil, e era formado e frequentado por pessoas de elite e notoriamente ricas. Dizem até que um sócio se ofereceu pra pagar a divida, e a diretoria recusou.
A revolta foi tremenda, varios socios tentaram impedir a diretoria de promover a fusão com o tiete, entraram até na justiça, mas no final das contas a diretoria restringiu a votaçao pra socios-fundadores, que eram em sua maioria ligados a diretoria, e conseguiram aprovar a fusão.
Era tão injustificavel, que tres clubes foram fundados logo em sequencia para tentar continuar a historia do sao paulo: O Independente ( formado por jogadores) que até jogou o campeonato mas logo deixou de existir, o Estudantes de São Paulo ( formado por um grupo de socios) que jogou até 1938 até se fundir novamente com o sao paulo, e o Clube Atletico São Paulo, formado pela maioria dos conselheiros contra a fusao do spfc com o tiete, inclusive pessoas como porphirio da paz.
O C.A. São Paulo nunca entrou em campo, mas em dezembro de 1935 ele seria rearranjado ( ou usado de base ) para a refundaçao do SPFC.
Portanto, nao digam que o sao paulo faliu. ja basta a ignorancia dos rivais e da imprensa
Se fosse o Corintians que tivesse sido o sucessor do Paulistano com certeza todo mundo estaria contabilizando os titulos do Paulistano como sendo do Corintians .
nao tenho duvidas disso. mas até entendo a imprensa: juntar os titulos do spfc com os do paulistano é uma crueldade, evidencia o quao pouco os outros clubes ganharam
Exatamente.
Mas, só gostaria de me posicionar depois de ler o estatuto para saber se estabelece o prosseguimento ou identifica a “fusão” através de suas cláusulas.
o do sao paulo?
acho que o original só menciona ” fundado por simpatizantes do CA Paulistano e AA das Palmeiras”
e o Paulistano existe até hoje tambem, e detem todas as taças da epoca
Exato.
Para falar em sucessão dos anteriores, precisaríamos ler o estatuto. Até por ter a questão do patrimônio e dos jogadores.
Confesso que fiquei curiodo para ler o estatuto de criação do “São Paulo da floresta”
Tanto o Cúrinthia quanto o Parmera, que adora procurar títulos nos arquivos.
Quem não valoriza o passado, não pode ter futuro.
Considero o ano de 1930 como fundação, embora precise pensar sobre a herança dos clubes anteriores.
Uma dúvida dúvida, apenas. Quantos títulos mundiais tem o Brasil?
A pergunta pode parecer “tola”, mas se você lembrar que a CBF só foi criada em 1979, após a extinção da CBD, fica a percepção de que a segunda, embora entidade nova (com novo estatuto, inclusive), sempre recepcionou o histórico da entidade antiga.
No depoimento que o Aidar deu ontem para o comissão de ética , o Douglas Schwartzamann era a testemunha do Aidar, testemunha esta que o próprio Aidar fala que queria comissão pra tudo que é negócio.
O certo era colocar TODOS os vigaristas e ladrões que lesaram o clube na cadeia e fazer devolverem o dinheiro roubado, mas como estamos no Brasil e acredito que isso não vai acontecer, uma expulsão do Aidar pra sempre do SPFC já seria alguma coisa.
Sobre o Centurion, pego carona com o Vitao, que tem boa memória.
Centurion, na última libertadores, nos momentos decisivos decidiu a favor do tricolor quando parecia tudo perdido.
Tem jogador que quando bicho pega, some.
Espero esse cara decisivo. Se nao aparecer paciência nas até lá apostaria.
aquela noticia que vc esperava ler:
http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/noticia/2016/02/fora-da-taca-libertadores-reinaldo-sera-emprestado-pelo-sao-paulo.html
Ainda acredito muito no centurion.
Não sei onde eu li que por volta da década de 40, os diretores do SPFC em reunião decidiram que a data de fundação do SPFC seria a de 16 de dezembro de 1935.
Mas é claro que o embrião do SPFC vem de muito antes e remonta na época do Paulistano, São Paulo Athletic, São Paulo da Floresta até formar o SPFC em 1930.
Eu considero a data de 1935, até pq o clube adotou esta data oficialmente, mas a história do clube começou antes, antes até de 1930.
Sem o SPFC de 1930, certamente não existiria o de 1935.
Mas como o clube nunca contabilizou títulos anteriores a 1935, e nem o campeonato de 1931 já com o nome do SPFC,, não sou eu que vou afirmar que a fundação do SPFC é em 1930.
http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2016/1/25/parabens,-sao-paulo-futebol-clube,-pelos-seus-86-anos!/
jairo, leia essa materia do site oficial. la tem varias passagens de varios estatutos durante o ano, e é escrita pelo Michael Serra, que escreveu a spfcpedia e hoje é historiador oficial do clube.
O clube mesmo considera sua fundaçao como em 1930.
Amigos, eu sei que o inicio do Centurion nao parece ser bom, mas vamos dar uma força e sequencia pra ele…Problema de adaptação esta sendo grande e ele teve problemas pessoais ano passado…..Temos que ver também que ele veio por um valor alto e precisamos acreditar…..
Basta ele fazer um gol, ou dar boas assistências que a confiança vem…..
Acredito na vitoria hoje a noite…..Um a zero, placar magro mesmo, gol do Kardec…
Avante meu querido Tricolor!
Segundo o Menon, o Corinthians vai trocar a Caixa pelo Bradesco como master
Caraca, SPFC sempre bateu no peito dizendo q tinha uma parceria de mais de 30 anos com o Bradesco
Bradesco é q tinha q vir para o SP….e nao a Caixa
Com relação a fundação e refundação do clube!!
Vou resumir pra min o que pra uns é o mesmo clube e pra min e muitos torcedores que consideram 1935 o verdadeiro SPFC pensam.
Não concordo com refundação do clube em 1935.
Então vou tentar explicar em forma de uma parábola:
“Um casal(Homem e Mulher=Fundadores do SPFC) resolver ter um filho. Planejaram e esse casal conseguiu ter um filho, esse nasceu em 27 de Janeiro de 1930, por algum problema 2 anos após o seu nascimento essa criança veio a falecer, os país triste com o ocorrido não se deram por vencido.
O casal(Fundadores do SPFC), determinados se planejaram e pouco tempo depois do falecimento do 1º filho, tiveram outro filho, como havia sobrado as roupas da primeira criança e gostavam do nome dado ao primeiro filho(São Paulo da Floresta), que havia falecido, utilizaram as mesmas e lindas roupas da primeira criança e deram o nome do primeiro e falecido filho.
Os Pais(Fundadores eram os mesmos) então o filho que nasceu em 1935 era o mesmo que nasceu em 1930 e morreu em 1932? ”
Taí o SPFC de 1930 e 1935, em forma de história tosca.
É tudo uma questão de interpretação, é que como o jeitinho brasileiro pra tudo, se preferiu falar em refundação pra aproveitar o primeiro título e tudo o que aquele antigo SPFC fez de bom, pra isso se reinterpretou que o SPFC foi refundado e não criado do zero.
Informações do site oficial:
“É notório que o São Paulo nasceu em berço de ouro no ano de 1930, fruto da fusão de sócios e jogadores de dois grandes times da era amadora do futebol no Brasil – fato que gerou, como herança, as cores do clube (o vermelho do CA Paulistano, o preto da AA das Palmeiras e o branco comum a ambos).
Também é de conhecimento de muitos que, quando o clube foi refundado em 1935, o mesmo não se repetiu. Reconstruído do zero, os jogadores, sócios e dirigentes do Tricolor batalharam muito para voltar a ocupar um lugar de destaque no cenário nacional.
Por causa dessa fase tempestuosa, o famoso jornalista Thomaz Mazzoni, em 1937, batizou o São Paulo como o “Clube da Fé”, pois só com “a fé em seu destino e o amor ao seu hoje”, o Tricolor voltaria a se tornar um dos grandes do futebol.
E foi em 16 de dezembro de 1935 que tudo recomeçou. ”
É aquilo quando é pra favorecer, se “interpreta” a história seu favor, se na primeira fundação o SPFC não tivesse ganhado, só tivesse dado vexame, levado goleadas vexatórias para os rivais e não tivesse títulos a ser contados, logicamente seria lembrado somente como um embrião, uma ideia inicial do clube “Refundado” em 1935, mas como há um título no meio e uma das maiores goleadas num dos maiores Rivais ai o clube foi somente “Refundado” e teve o departamento de futebol suspenso.
A lacuna que fica é o que aconteceu com a instituição enquanto as “atividade do futebol” foram suspensas?
Como é que o SÃO Paulo Futebol Clube de 1930 sobreviveu?
Com quais recursos o São Paulo Futebol Clube se manteve em 1933 e 1934?
Existe algum documento oficial, registros do que o São Paulo fazia, qual era o ramo de atividade que estava, quem eram os Sócios, Diretores e Administradores do Clube quando o mesmo teve o seu Futebol paralisado?
Quem foram os presidentes do São Paulo FC em 1933 e 1934, já que pela história que muitos torcedores falam, somente o futebol foi paralisado, retornando as disputas em 1935?
Começou do zero em 1935 ou voltou as atividades do departamento de futebol?
Se for pra considerar 1930, pelo menso na minha opinião deveria ser considerado a data a qual o clube foi registrado:
No dia 27 de janeiro de 1930, às 14 horas, foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, no número 28 da Praça da República, nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Atlético Paulistano, ficando como data magna do clube o dia 25 de janeiro de 1930, dia e mês de preferência de seus fundadores por se tratar da data em que foi fundada a cidade de São Paulo.
A data oficial deve ser o da assinatura da ata de fundação e o dia em que o clube foi oficializado, ou seja, 27 de Janeiro de 1930.
Deveria também considerar que durante um período por diversos problemas administrativos e financeiros o clube não teve condições de disputar os campeonatos oficiais da época. E clarear o que foi o SPFC no período de 1933 e 1934. O que foi o clube durante esse período?
Fica sem sentido essa historia de por durante um tempo o clube fechou o seu departamento de futebol, tá mais e ai, não teve presidente, não tinha sócios no período em que o futebol não foi disputado? Como no período de inatividade futebolistica o clube sobreviveu?
Se é pra considerar a história que se considere as glórias mais também as derrotas, afinal ambos os lados, das glórias e das derrotas, moldaram o clube da maneira que ele é hoje.
Se quiser comemorar o aniversário do clube toda vez que for o aniversário de SP, legal, beleza, mas a fundação do clube não foi em 25 de janeiro e isso é um fato!
Agora nem o clube consegue se definir quanto a sua fundação, arruma uma data magna e fala que a fundação foi aquele dia quando de fato não foi. A própria Fifa entidade máxima do futebol considera o SPFC fundado em 27 de Janeiro de 1930, não vejo a própria instituição lograr tal fato.
Pra min oi foi fundado em 27 de Janeiro de 1930 ou foi em 16 de Dezembro de 1935. ou Começou do zero ou voltou as atividades.
Com relação a fundação e refundação do clube!!
Vou resumir pra min o que pra uns é o mesmo clube e pra min e muitos torcedores que consideram 1935 o verdadeiro SPFC pensam.
Não concordo com refundação do clube em 1935.
Então vou tentar explicar em forma de uma parábola:
“Um casal(Homem e Mulher=Fundadores do SPFC) resolver ter um filho. Planejaram e esse casal conseguiu ter um filho, esse nasceu em 27 de Janeiro de 1930, por algum problema 2 anos após o seu nascimento essa criança veio a falecer, os país triste com o ocorrido não se deram por vencido.
O casal(Fundadores do SPFC), determinados se planejaram e pouco tempo depois do falecimento do 1º filho, tiveram outro filho, como havia sobrado as roupas da primeira criança e gostavam do nome dado ao primeiro filho(São Paulo da Floresta), que havia falecido, utilizaram as mesmas e lindas roupas da primeira criança e deram o nome do primeiro e falecido filho.
Os Pais(Fundadores eram os mesmos) então o filho que nasceu em 1935 era o mesmo que nasceu em 1930 e morreu em 1932? ”
Taí o SPFC de 1930 e 1935, em forma de história tosca.
É tudo uma questão de interpretação, é que como o jeitinho brasileiro pra tudo, se preferiu falar em refundação pra aproveitar o primeiro título e tudo o que aquele antigo SPFC fez de bom, pra isso se reinterpretou que o SPFC foi refundado e não criado do zero.
Informações do site oficial:
“É notório que o São Paulo nasceu em berço de ouro no ano de 1930, fruto da fusão de sócios e jogadores de dois grandes times da era amadora do futebol no Brasil – fato que gerou, como herança, as cores do clube (o vermelho do CA Paulistano, o preto da AA das Palmeiras e o branco comum a ambos).
Também é de conhecimento de muitos que, quando o clube foi refundado em 1935, o mesmo não se repetiu. Reconstruído do zero, os jogadores, sócios e dirigentes do Tricolor batalharam muito para voltar a ocupar um lugar de destaque no cenário nacional.
Por causa dessa fase tempestuosa, o famoso jornalista Thomaz Mazzoni, em 1937, batizou o São Paulo como o “Clube da Fé”, pois só com “a fé em seu destino e o amor ao seu hoje”, o Tricolor voltaria a se tornar um dos grandes do futebol.
E foi em 16 de dezembro de 1935 que tudo recomeçou. ”
É aquilo quando é pra favorecer, se “interpreta” a história seu favor, se na primeira fundação o SPFC não tivesse ganhado, só tivesse dado vexame, levado goleadas vexatórias para os rivais e não tivesse títulos a ser contados, logicamente seria lembrado somente como um embrião, uma ideia inicial do clube “Refundado” em 1935, mas como há um título no meio e uma das maiores goleadas num dos maiores Rivais ai o clube foi somente “Refundado” e teve o departamento de futebol suspenso.
A lacuna que fica é o que aconteceu com a instituição enquanto as “atividade do futebol” foram suspensas?
Como é que o SÃO Paulo Futebol Clube de 1930 sobreviveu?
Com quais recursos o São Paulo Futebol Clube se manteve em 1933 e 1934?
Existe algum documento oficial, registros do que o São Paulo fazia, qual era o ramo de atividade que estava, quem eram os Sócios, Diretores e Administradores do Clube quando o mesmo teve o seu Futebol paralisado?
Quem foram os presidentes do São Paulo FC em 1933 e 1934, já que pela história que muitos torcedores falam, somente o futebol foi paralisado, retornando as disputas em 1935?
Começou do zero em 1935 ou voltou as atividades do departamento de futebol?
Se for pra considerar 1930, pelo menso na minha opinião deveria ser considerado a data a qual o clube foi registrado:
No dia 27 de janeiro de 1930, às 14 horas, foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, no número 28 da Praça da República, nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Atlético Paulistano, ficando como data magna do clube o dia 25 de janeiro de 1930, dia e mês de preferência de seus fundadores por se tratar da data em que foi fundada a cidade de São Paulo.
A data oficial deve ser o da assinatura da ata de fundação e o dia em que o clube foi oficializado, ou seja, 27 de Janeiro de 1930.
Deveria também considerar que durante um período por diversos problemas administrativos e financeiros o clube não teve condições de disputar os campeonatos oficiais da época. E clarear o que foi o SPFC no período de 1933 e 1934. O que foi o clube durante esse período?
Fica sem sentido essa historia de por durante um tempo o clube fechou o seu departamento de futebol, tá mais e ai, não teve presidente, não tinha sócios no período em que o futebol não foi disputado? Como no período de inatividade futebolística o clube sobreviveu?
Se é pra considerar a história que se considere as glórias mais também as derrotas, afinal ambos os lados, das glórias e das derrotas, moldaram o clube da maneira que ele é hoje.
Se quiser comemorar o aniversário do clube toda vez que for o aniversário de SP, legal, beleza, mas a fundação do clube não foi em 25 de janeiro e isso é um fato!
Agora nem o clube consegue se definir quanto a sua fundação, arruma uma data magna e fala que a fundação foi aquele dia quando de fato não foi. A própria Fifa entidade máxima do futebol considera o SPFC fundado em 27 de Janeiro de 1930, não vejo a própria instituição lograr tal fato.
Pra min oi foi fundado em 27 de Janeiro de 1930 ou foi em 16 de Dezembro de 1935. ou Começou do zero ou voltou as atividades.
Seguindo sua linha de raciocínio, Hiroshima não foi fundada em 1589, mas somente quando foi reconstruída após ter sido arrasada pela bomba atômica em 1945?
Se a segunda criança do seu exemplo nasceu com o mesmo DNA da primeira, então são a mesma pessoa. O que aconteceu em dezembro de 1935 foi a continuação do mesmo clube, já que seu “DNA”, ou seja, pessoas, cores, nome, não mudaram.
O que mudou foi estrutura, jogadores, saíram alguns sócios, entraram outros, mas isso aconteceu várias vezes depois de 35. Ou vai me dizer que se ao fim do ano todos os jogadores forem mandados embora ou se o clube vendee o estádio do Morumbi ele deixaria de ser São Paulo?
Enfim, continue entendendo o que você quer entender e deixe o clube ser feliz com a data que ele e seus associados escolheram.
o clube atlético paulistano não fez fusão pra criar o SPFC pessoal, apenas alguns dirigentes de lá saíram e com alguns dirigentes q tbm saíram da AA palmeiras resolveram fundar o nosso clube.
portanto mesmo q houvesse uma boa vontade da imprensa esportiva (coisa q não tem) não poderíamos computar os títulos do paulistano.
inclusive eles existem até hoje em outra modalidades, só não tem departamento de futebol.
o clube atlético paulistano não fez fusão pra criar o SPFC pessoal, apenas alguns dirigentes de lá saíram e com alguns dirigentes q tbm saíram da AA palmeiras resolveram fundar o nosso clube.
portanto mesmo q houvesse uma boa vontade da imprensa esportiva (coisa q não tem) não poderíamos computar os títulos do paulistano.
inclusive eles existem até hoje em outra modalidades, só não tem departamento de futebol
esse wordpress é um m***
prende alguns comentários e libera outros sem nenhum sentido
Que prende alguns comentários é fato, mas libera outros sem sentido… De onde libera? Kkkkkkkk se libera é pq foram feitos… rsrs
E ele retém comentários com links, com palavrões, com palavrões abreviados, alguns quilométricos ou das pessoas com restrições para comentar…
De resto não tenho visto reter de outro jeito, mesmo assim estamos quase sempre aqui para liberar…
Marcio então é louco esse wordpress, pq meu comentário das 3 de fevereiro de 2016 às 17:39 tinha ficado preso, e eu não falei palavrão, é bem estranho.
sei lá, então! rsrs..
Não faz sentido, porque vocês acreditam no Centurion?
Ao mesmo tempo que fez esses gols importantes, ele também errou vários. Eu sempre torço para queimar a língua ao falar mal de algum jogador do SP, mas não acredito muito que o Centurion vai fazer isso.
Na minha opinião ele vai ser uma das maiores enganações que passou por aqui, vide preço e expectativa criada.
Tomara que não dê certo a Caixa no São Paulo.
O São Paulo, poderia fazer o mesmo que o porco fez, pede menos e fecha com o BRADESCO.
Caixa, não.
BRADESCO, SIM!!!!!
Também não entendi essa do patrocínio Caixa / Bradesco.
O Bradesco sempre esteve presente no São Paulo…
A Caixa foi arrumada pelo Lula/PT para ajudar o Corinthias a pagar sua divida…
Para mim isto é estória para boi dormir. Noticia plantada pela imprensa para ajudar o time da marginal a arrancar mais dinheiro desta Instituição Publica com interesses politico-privados.