O texto a seguir é de autoria de um blogonauta do Blog do São Paulo e gostaríamos de compartilhar pois tem relação direta com o momento do São Paulo FC de reformulação, remontagem da equipe e visão 2016, especificamente RENOVAÇÃO TARDIA que é o alvo do torcedor nesta análise. Comente, opine, participe! O Blog também é seu!

SPFC e sua renovação tardia |

O resultado trágico de domingo passado, o qual nem vou mencionar é resultado de anos de um trabalho ruim feito no SPFC. Seja na base, onde os jogadores não vem sendo bem formados, é só vermos os exemplos de Matheus Reis, Lyanco, Lucão, Auro, João Paulo e Ewandro que nitidamente tem boa técnica, mas que não foram educados para se comportar em campo e atuar com inteligência. Não adianta peneirar bons jogadores se estes não forem devidamente educados, a saída do fraco menta já nos dá algum sinal de luz. Essa molecada precisa ficar pra compor elenco e servir no futuro.

Quanto ao time principal, muitos falam em falta de comprometimento, em preguiça etc. Mas existe uma coisa bastante séria que pouca gente fala. Estamos no final de novembro e o time continua desentrosado. Qual a explicação? Simples, durante todo o ano o SPFC não contou com um time titular. Antes era a indecisão do Muricy depois as experiências do Osório e a incompetência dos demais. Resultado, não tivemos um time, o SPFC não teve uma cara para defender suas cores. A ideia do rodizio proposta pelo Osorio somente daria certo com um elenco médio pra bom, infelizmente nem isso temos.

A renovação é mais do que necessária. Em 2016 Luis Fabiano e Pato vão sair. Ceni se aposenta. Além destas baixas é forçoso dispensar atletas que não vem mostrando qualidade  mínima para vestir a camisa do SPFC. Eu citaria Bruno, Carlinhos, Edson Silva, Hudson e Reinaldo, estes podem ir embora ontem. Em caso de boas propostas, liberaria Wesley, Michel e Centurion também. Os mais jovens, como Lucão, Matheus Reis, Auro e Lyanco devem permanecer no time, para que se desenvolvam e quem sabe possam ajudar no futuro, pois, atualmente estes não têm condições para isso, mas podem e devem ser educados digamos assim a jogar taticamente, coisas que não aprenderam, Auro se fosse melhor na marcação seria um dos melhores laterais deste pais.

Hoje o SPFC precisa de peças essenciais, um lateral direito, um lateral esquerdo, um zagueiro canhoto (Porque não Lugano? Vejamos o exemplo de Renato e Ricardo Oliveira no Santos), um volante de contenção, um meia veloz e um atacante que jogue pelas pontas. Vejamos, seis peças. Analisando o mercado eu indicaria Lugano, não dá para focar somente no futebol, mas no apelo emocional que este traria para um time abalado e sem um líder como o nosso, sem contar no marketing, Renê lateral esquerdo do Sport, Mayke lateral direito do cruzeiro que anda em baixa, mas é um bom jogador que pode se recuperar aqui, para volante de contenção Otávio do CAP seria perfeito, joga bem demais esse garoto. Uma pena que Wesley e João Schmidt nada tem feito para merecerem uma camisa de titular. Para meia eu indicaria o bom Escudero, meia do Vitória cujo contrato encerra em dezembro, Pesquisem sobre, o cara foi o motor do time em 2015, muito brigador, inteligente e técnico, uma peça que cairia bem no SPFC e como atacante veloz traria o Ewandro de volta, que tem mostrado muita personalidade no CAP. Para treinador eis, o grande problema o são paulino precisa esquecer esse discurso ignorante de pedir Paulo Autuori ou Muricy, respeito eles demais pelos que nos deram, mas são passado. Hoje os nomes ideais seriam Cuca, Jubero do Guarani do Paraguai, inclusive o mesmo foi indicado pelo Osorio e no mercado nacional apenas um nome mereceria espaço, Guto Ferreira que já foi treinador da base tricolor na década de 90 e vem se mostrando um treinador em ascensão, estudioso, exigente com seus atletas seria digamos, a última opção no mercado nacional.

Portanto, caso concordem vamos fazer uma campanha pedindo Lugano, Renê, Mayke, Otávio, Escudero e a volta do Ewandro, além de treinadores do naipe de Cuca ou mesmo do Jubero que tem ótimos números no Guarani além de ser um treinador bastante elogiado.

Denival Soledade