Megafone: SPFC e renovação tardia

O texto a seguir é de autoria de um blogonauta do Blog do São Paulo e gostaríamos de compartilhar pois tem relação direta com o momento do São Paulo FC de reformulação, remontagem da equipe e visão 2016, especificamente RENOVAÇÃO TARDIA que é o alvo do torcedor nesta análise. Comente, opine, participe! O Blog também é seu!

SPFC e sua renovação tardia |

O resultado trágico de domingo passado, o qual nem vou mencionar é resultado de anos de um trabalho ruim feito no SPFC. Seja na base, onde os jogadores não vem sendo bem formados, é só vermos os exemplos de Matheus Reis, Lyanco, Lucão, Auro, João Paulo e Ewandro que nitidamente tem boa técnica, mas que não foram educados para se comportar em campo e atuar com inteligência. Não adianta peneirar bons jogadores se estes não forem devidamente educados, a saída do fraco menta já nos dá algum sinal de luz. Essa molecada precisa ficar pra compor elenco e servir no futuro.

Quanto ao time principal, muitos falam em falta de comprometimento, em preguiça etc. Mas existe uma coisa bastante séria que pouca gente fala. Estamos no final de novembro e o time continua desentrosado. Qual a explicação? Simples, durante todo o ano o SPFC não contou com um time titular. Antes era a indecisão do Muricy depois as experiências do Osório e a incompetência dos demais. Resultado, não tivemos um time, o SPFC não teve uma cara para defender suas cores. A ideia do rodizio proposta pelo Osorio somente daria certo com um elenco médio pra bom, infelizmente nem isso temos.

A renovação é mais do que necessária. Em 2016 Luis Fabiano e Pato vão sair. Ceni se aposenta. Além destas baixas é forçoso dispensar atletas que não vem mostrando qualidade  mínima para vestir a camisa do SPFC. Eu citaria Bruno, Carlinhos, Edson Silva, Hudson e Reinaldo, estes podem ir embora ontem. Em caso de boas propostas, liberaria Wesley, Michel e Centurion também. Os mais jovens, como Lucão, Matheus Reis, Auro e Lyanco devem permanecer no time, para que se desenvolvam e quem sabe possam ajudar no futuro, pois, atualmente estes não têm condições para isso, mas podem e devem ser educados digamos assim a jogar taticamente, coisas que não aprenderam, Auro se fosse melhor na marcação seria um dos melhores laterais deste pais.

Hoje o SPFC precisa de peças essenciais, um lateral direito, um lateral esquerdo, um zagueiro canhoto (Porque não Lugano? Vejamos o exemplo de Renato e Ricardo Oliveira no Santos), um volante de contenção, um meia veloz e um atacante que jogue pelas pontas. Vejamos, seis peças. Analisando o mercado eu indicaria Lugano, não dá para focar somente no futebol, mas no apelo emocional que este traria para um time abalado e sem um líder como o nosso, sem contar no marketing, Renê lateral esquerdo do Sport, Mayke lateral direito do cruzeiro que anda em baixa, mas é um bom jogador que pode se recuperar aqui, para volante de contenção Otávio do CAP seria perfeito, joga bem demais esse garoto. Uma pena que Wesley e João Schmidt nada tem feito para merecerem uma camisa de titular. Para meia eu indicaria o bom Escudero, meia do Vitória cujo contrato encerra em dezembro, Pesquisem sobre, o cara foi o motor do time em 2015, muito brigador, inteligente e técnico, uma peça que cairia bem no SPFC e como atacante veloz traria o Ewandro de volta, que tem mostrado muita personalidade no CAP. Para treinador eis, o grande problema o são paulino precisa esquecer esse discurso ignorante de pedir Paulo Autuori ou Muricy, respeito eles demais pelos que nos deram, mas são passado. Hoje os nomes ideais seriam Cuca, Jubero do Guarani do Paraguai, inclusive o mesmo foi indicado pelo Osorio e no mercado nacional apenas um nome mereceria espaço, Guto Ferreira que já foi treinador da base tricolor na década de 90 e vem se mostrando um treinador em ascensão, estudioso, exigente com seus atletas seria digamos, a última opção no mercado nacional.

Portanto, caso concordem vamos fazer uma campanha pedindo Lugano, Renê, Mayke, Otávio, Escudero e a volta do Ewandro, além de treinadores do naipe de Cuca ou mesmo do Jubero que tem ótimos números no Guarani além de ser um treinador bastante elogiado.

Denival Soledade

56 comentários em “Megafone: SPFC e renovação tardia

  1. O primeiro reforço seria a saída do Ataide… A definição do técnico para 2016 e uma limpeza no elenco… Arrancando os descompromissados e altos salários. Já tentaria a renovação de nossos melhores jogadores… Ganso e Thiago Mendes… E por ultimo e mais importante(sonho), o processo de profissionalização do SPFC.

    Curtir

  2. Veremos na próxima semana…. Goiás precisa ganhar da gente pra tentar não cair… SP precisa só de um empate e torcer q o inter não ganhe do cruzeiro lá no sul de 6 a 0… Ai sabemos se o pessoal ta interessado ou não… Depois, se já vamos perder 03 jogadores, não precisa mandar um monte embora…. Uns 2 ou 3, já seriam 06 trocas, ta bom…. E assim segue…. O principal até ninguém ta falando de sair, o Ataíde…. Este deveria sair…. Ou melhor, ta fazendo hora extra já….

    Curtir

  3. 3 jogadores e o time ja teria outra cara.

    o Thiago Mendes precisa de um outro volante bom de bola.

    Octavio do CAP

    um zagueiro experiente para jogar com Breno, RodrigoCaio e orientar os meninos da base, Maidana, Lyanco e Lucao.

    Henrique – Napoli ou Dede Cruzeiro

    _______________RenanRibeiro_________________

    __Bruno___RodrigoCaio___Henrique__MatheusReis__

    ___________________Breno_____________________
    ________ThiagoMendes____Octavio_______________

    ___________________Ganso___________________

    __________Kardec_________Rogerio_______________

    nas trocas

    o Flamengo do Muricy tem o Cirino e Armero .. o Mumu gosta do Wesley, Carlinhos e Bruno

    Cruzeiro quer Ganso, Michel Bastos … e tem como possiveis opcoes de troca Dede e DeArrascaeta, Michel Bastos

    Gremio – Maicon e tem muitos volantes .. tentaria o Ramiro ou Wallace

    Curtido por 1 pessoa

  4. Concordo, jubero seria a melhor opção, o sp podia contratar uns destaques da série b pra fechar o elenco com bons jogadores e o melhor jogadores baratos,já que a situação financeira não está boa, se eu fosse o presidente do spfc,pediria pra 2 ex-jogadores ficarem observando e analisando os jogadores que o sp deveria contratar, ex: Chamaria o Cafu e raí e perguntaria vcs querem ajudar o spfc ? Se sim, o cafu ficaria encarregado de observar jogadores (revelações e destaques) da série b, eo raí teria que observa o futebol sul-americano, n precisa ser ex-jogadores mais se fizessem isso o spfc ficaria a frente em formações de elenco.
    Saudações tricolores
    Bom dia

    Curtir

    1. Jubero tem indicação de ser bom, mas ainda seria uma aposta. Para ele vir teria de ser com um contrato de 2,3 anos e fazer um trabalho de longo prazo até para conhecermos ele melhor. Infelizmente acho que isso não será feito.

      O melhor nome evidentemente seria o Sampaoli, mas depois dele ainda vejo o Bauza e, pensando em nome nacional, o Cuca.

      Curtir

  5. Discordo de colocar o Lyanco nessa balaiada … os 3 jogos que ele foi titular, fez dupla com ES ! E ainda sim ficaram sem tomar gol, com um desempenho muito bom na minha humilde opinião, pra quem estreou de titular em uma furada dessas

    Curtir

    1. Base do time, continua sendo, pra mim:

      Renan; Breno, Rodrigo Caio, T Mendes, Ganso e Kardec.

      Ai temos jogadores de segunda importância; Denis, Michel Bastos, Rogério, Bruno, Carlinhos, M. Reis, Lucão e Wilder, que com Osório tinha chances e sempre correspondia.

      Daí, terceira importância: Wesley, Hudson, Centurion, Reinaldo,

      Refugo: Edson Silva

      Incógnitas: Daniel, Joao Schimt, Joao Paulo, Auro, Murilo, Lyanco, e outros que não to conseguindo lembrar agora.

      Acho que da segunda importância pra frente, todos podem ser negociados, desde que não sejam revelações da base.

      Fazendo essa pequena análise, vemos como o ano foi destroçado pelo planejamento mediocre, mas, sobretudo, pelas vendas do meio do ano.

      Em tese, Lyanco e Lucão eram pra ser reservas e irem sendo aproveitados aos poucos. Mas entraram na fogueira. Lyanco jogou inclusive uma semi de copa do brasil contra o Santos na vila… que fogueira.

      Lucão em específico: vi alguns comentários criticando e outros tantos defendendo. Acho que ele tem potencial sim. Quando a fase não é boa, nada dá certo. Tem apenas 19 anos… é um garoto que poderia estar no time sub20 que ganhou a copa do brasil, mas está entre os profissionais e é titular do SPFC. Tem personalidade e por isso não foge da responsabilidade. Dá entrevista sem ficar com desculpinha. Tem postura e identificação.
      Acredito que os erros de posicionamento e escolha das jogadas é fruto da falta de experiência e também, de ter subido ao profissional às pressas, para tapar um buraco de um veterano (Edson SIlva) que não deu conta do recado.
      Fez partidas muito boas.
      Mas também fez partidas pífias.
      É o típico jogador que se sair e for pra um time mais organizado e mais planejado, em alguns anos, será destaque.
      Paciência.

      Curtir

    2. Eu cansei de falar pros flamenguistas aqui q Guerrero e Marcelo não iriam render sem um bom meia. Duvido q jogando com Ganso o Marcelo Bolt não volta a se destacar como em 2013. O Flamengo 2015 foi um time de muita correria e pouco pensamento, pela característica dos jogadores. Ao contrário do São Paulo, q é um time de mto toque e pensamento e pouca movimentação.

      Curtir

  6. Caraca, olha a fria que vai ser contratar esse Cirino baladeiro…olha o tamanho da dívida que vamos assumir.
    O Flamengo está querendo limar o jogar e passar a dívida para outro trouxa pagar. Esse cara jogou bem em 2013…2014 e 2015 foi um fracasso, não dá para apostar alto nesse tipo de jogador. Se fosse um simples empréstimo, com salário razoável, ainda dava para arriscar.
    Mas pagar o teto salarial, assumir um baita dívida e ainda correr o risco de ter um jogador descompromissado no elenco? Chuta que é macumba…
    Era caso da torcida em peso encher a caixa de e-mail do clube pedindo para não contratar esse cidadão.

    Curtir

      1. Nossa, não tem sentido contratar esse cara. Nem é uma posição em que precisamos. Ele joga de segundo atacante, e nós já temos Rogério, Centurion, João Paulo, e possíveis subidas de Luis Araújo e David Neres. Precisamos é de contratar um reserva pro Kardec e sem esquema de $$$. Uma vergonha essa atual diretoria.

        Curtido por 1 pessoa

    1. O lado bom de ter escancarado toda a sujeira do clube é que agora fica bem claro pra todo mundo como funcionam esses negocios “sem sentido”. Não há justificativa pra esse tipo de negociação envolvendo esses valores. Só esquema mesmo.

      Curtir

  7. Penso que no momento, avaliando a situação financeira, a primeira coisa a ser feita é a escolha do treinador, que passa pela escolha da maneira como se quer que o time jogue. Cuca seria um bom nome, mas agora com o CAM na parada seria muito caro. Dois nomes bons e baratos, mas com estilos diferentes, são o Jubero e o Aguirre. Jubero tem o estilo semelhante ao de Osório de jogo posicional, Aguirre se assemelha ao Simeone, com time compacto e transição ofensiva e defensiva rápida.

    No meu modo de ver, com a saída do Luiz Fabiano e do Pato, qualquer um desses estilos podem ser implantados, pois não teríamos mais nenhum jogador com dificuldade de recomposição.

    De qualquer modo, tirando os jogadores em fim de contrato que também estão saindo, o elenco precisa de lateral esquerdo, zagueiro pela esquerda, volante cabeça de área com bom passe e centro avante. Pra lateral podem reintegrar o lateral que está no Botafogo, pra centro avante reintegrar Henrique Almeida, trazer Otávio envolvendo Wesley na troca, que tem salário alto e não joga, e pra zaga o Henrique seria ideal. Isso seria o essencial e ainda sobra as questões dos empréstimos do Maicon e Wellinton.

    Curtir

  8. No SPFC a coisa sempre estoura nos laterais, e isso tem explicação: a pelo menos 4 anos o clube não tem comando, faltam líderes fora e dentro de campo. Um meio-ataque que não marca ninguém transforma a vida dos laterais num inferno. Ofensivamente um lateral precisa de movimentação do ataque para poder achar espaços para subir, coisa que não ocorre no SPFC a anos. Defensivamente, um lateral precisa de apoio dos meias e atacantes para fechar o setor, coisa que no SPFC não ocorre, resultando em laterais que constantemente se veem contra 2, as vezes 3, adversários, aí viram presa fácil. Não vamos nos esquecer tanto o Carlinhos como o Bruno já mostraram muito futebol em outros clubes.
    O que o Denival chama de baixas eu chamo de reforços, tchau L. Fabiano, tchau Pato, e tchau Ceni.

    Curtir

  9. Li que o Flamengo está decepcionado com a falta de garra de seus jogadores , discurso parecido com o do São Paulo .
    Ernani ja disse isso aqui , se o time não engrena a primeira coisa que os dirigentes falam é na tal falta de garra .
    Segundo esse critério praticamente todos os times sofrem desse mal , exceção nesse ano ao Grêmio que chegou mais longe do que diretoria e torcida imaginavam , Palmeiras que deve culpar o técnico e Atlético MG que ja culpou o técnico .
    Os demais também culparam mais o técnico porque à exceção do Corintians todos culparam o técnico .

    Curtir

  10. O próximo técnico do São Paulo fosse Diego Aguirre , Paulo Autuori ou Murici a diretoria ja deveria ter anunciado , dado que estão todos desempregados .
    Portanto o próximo técnico está empregado .
    Dos técnicos empregados temos :
    Mano que não sai agora do Cruzeiro , está em inicio muito bom de trabalho e queimaria seu filme se saisse.
    Tite de jeito nenhum sai de lá .
    Dorival dificilmente sai do Santos mas não é impossível .
    Argel mesmo que saia não deve interessar .
    Roger não sai do Grêmio , queimaria seu filme .
    Osvaldo de Oliveira acabou de ser demitido e acho que o Leco não gosta dele .
    Dorival ou Marcelo existe muita chance de pelo menos um deles ser demitido se não ganhar a Copa do Brasil .
    Por último tem Jorginho e Guto Ferreira que estão empregados mas acho que aceitariam um convite do São Paulo .
    Acho que se fosse o Guto eles ja teriam anunciado .
    Por esse raciocínio o próximo técnico deve ser Marcelo Oliveira , Dorival Junior ou Jorginho , nessa ordem os técnicos com mais chances de serem contratados , dificilmente não será um desses 3.

    Curtir

  11. Acho mais fácil o Cruzeiro ganhar ou empatar com o Inter do que o São Paulo ganhar ou empatar com o Goiás .
    Pra quem achava que o time era um catado na época do Murici temos agora um catado legítimo .
    Esse time só está brigando por Libertadores porque o grupo é bom e não está faltando garra como muitos acham que está .
    Falta gestão e falta técnico , o clube está uma bagunça e um bom sinal disso é que o Luis Fabiano que ganha mais de 500 paus por mês ja falou que não joga em Goiás , sem falar no Pato que não joga há muito tempo .

    Curtir

  12. O jogo contra o Goiás será um jogo ganho pro quem tiver mais garra e vontade de vencer. Nesse ponto, duvido muito que o SPFC consiga se equiparar aos goianos. Esse time é morno, só isso. Pode fazer um gol de escanteio ou em um chute e aí segurar o placar a lá Milton Cruz, mas não apostaria nada no SPFC. Em matéria de GANA e GARRA, somos rebaixados nesse Brasileirão.

    Contudo, acho que o time vai para libertadores, dando a possibilidade do pessoal da diretoria estragar mais ainda o clube.

    Curtir

  13. Eu continuo achando que o principal reforço para o São Paulo tem que ser um bom técnico com autonomia para fazer seu trabalho , é não importa se é caro ou não , não acho que um técnico caro pese no orçamento , um técnico top como o Sampaoli , ouvi dizer que ganha 600 mil por mês , isso da quanto por ano uns 9 milhões , num orçamento de 280 a 300 milhões , pelo contrario um técnico capacitado é capaz de fazer um trabalho melhor , selecionar melhor os jogadores a serem contratado e evitar peso morto no clube , os jogadores na base iriam ser menos queimados , um time com bom esquema tático e competitivo , isso só iria na minha opinião trazer valorização ,para camisa do clube e para o elenco , pra mim isso tem sido uns dos maiores erros do clube , fazer rodizio de treinador contratando técnicos fracos para comandar um time da grandeza do São paulo . e contratando jogadores pedidos por esse técnicos , oque pesa é jogador encostado , treinado em cotia , ou emprestado com a gente dividindo salário .

    Olha a nossa zaga , joga exposta , com laterais mal posicionados , sem meio de campo para dar combate e fazer a bola chegar quebrada na zaga , tendo que cobrir uma grande parte do campo na marcação , observem o time do tite e do mano os zagueiro cobrem uma área pequena não saem da frente do gol e com os laterais colados neles e um cão de guarda na frente .

    Eu quando ouço os jogadores do são paulo falar que vão pra cima do adversário já até sei oque vai acontecer , é 3 atacantes esperando bola na frente e não marcando saída de bola e nem recompondo , o Ganso preso no volante , e 2 volantes se matando contra 4 ou 5 adversário no meio de campo , os laterais ficando pelo meio do caminho não atacam nem defendem , e os zagueiro correndo atrás dos atacantes pelo campo todo , lembram do Pires lateral direita ficou famoso e veio para o são paulo por marcar o Neymar libertadores , mais claro que marcou cobria um espaço pequeno de campo , jogava prantado do lado direito , com zagueiro na sobra pelo fundo e com um volante colando quando neymar vinha por dentro , aqui no são paulo teve que ficar correndo arás do Neymar pelo campo todo sem uma sobra e foi humilhado , ai a culpa é do jogador que não presta .

    Curtir

    1. Eu concordo com você.

      Acho que nosso elenco é bom, mas é muito mau aproveitado.

      Tem 2 coisas que eu não entendo porque todos os técnicos que passaram por aqui insistem em fazer, e que acho que são fundamentais para nosso aproveitamento pífio:

      1- Porque todos insistem em fazer nossos laterais subir e defender? Na Europa se joga assim, mas lá eles tem bons laterais: Aqui nossos laterais são devagar e limitados. Deixa os caras avançar até o meio de campo em um esquema 4-4-2, e deixa os pontas se virarem junto com o meia pra tabelar 1-2 e ir pra linha de fundo pow… O Bruno pra não tomar bola nas costas sempre para quanto toca pro meio, ao invés de ir pra linha de fundo, e o Carlinhos/Reinaldo sempre que fazem 1-2 é bola nas costas direto.

      2- Porque todos insistem em volantes que apoiar o ataque? Os caras tomam bola nas costas direto, e deixam um vazio no meio de campo… Principalmente o Hudson e o Wesley

      Se fizesse um 4-4-2 diamante, com 2 zagueiros e 2 laterais FIXOS lá atrás, subindo os laterais até o meio de campo, 1 volante que não passaria do círculo de meio de campo, e outros 3 meias sendo 1 central e 2 pontas servindo o ataque, com 1 atacante rápido circundando um centro avante e apoiando os pontas pra fazer 1-2 e um centroavante fixo na área, ponto. Acho que era mais simples de ser assimilado pelos jogadores e mais eficaz.

      Curtir

  14. Calma galera, tão sofrendo muito por antecedência.

    Está tudo muito quieto e calado… Com certeza o planejamento para o ano que vem já começou, só que agora, diferente do que aconteceu no ano passado, as informações estão sigilosas.

    Vamos aguardar para ver o que acontece, porque sofrer por antecedência é prejudicial só para nós mesmos.

    Curtir

      1. Eu também tenho esse sentimento.

        Acho que só não colocaram o cara ainda porque estamos em reta final no Brasileiro, e deve rodar muito jogador e até comissão atual, então os caras devem estar segurando pra anunciar pra não desmotivar tanto e conseguir garantir a vaga da Libertadores.

        Mas acho que deve trocar muita coisa ai viu… Acho que o Ataíde cai, acho que vem treinador novo, acho que talvez o Milton caia, acho que esses medalhões vão embora e vão trazer uns caras ganhando menos e menos conhecidos…

        Vamos ver.

        Curtir

  15. entrosamento esta longe de ser o fator principal para a derrocada. falta de planejamento e problemas extra campo e q vem ferrando com o sao paulo ano apos ano na minha opniao.

    o sp precisa reestruturar politicamente. a queda do ataide seria a primeira medida importante. apos a saida do ataide o clube teria q se blindar novamente e enfrentar os problemas internamente.

    quanto ao elenco acho q tem muita garotada boa mas q so vai vingar mais pra frente. o sao paulo precisa urgente de uma reformulacao, precisa de jogadores experientes, nao podemos jogar novamente a responsabilidade nas costas do treinador e dos garotos da base.

    sp precisa de 2 zagueiros no minimo ja q tem poucos zagueiros no elenco e ainda vai se livrar do edson silva. se vier o lugano pode colocar 3 na conta, lugano tem historico de contusoes e nao aguentaria a caraga de jogos.

    rene seria perfeito para a nossa lateral, vamos torcer por um acerto.

    maike e otimo jogador mas acho bem dificil a contratacao do mesmo. faria uma proposta de troca do centurion (nao vingou) pelo buffarini.

    otavio e otimo jogador. mas acho q quem esta chegando e o ralf. ta dificultando d+ para ficar no curica, e sinal q ja esta acertado com alguem e esse alguem deve ser o sp.

    escudero, acho um jogador bem mediano. ta cheio de jogadores melhores q ele no mercado. se eu fosse a diretoria iria atras da dupla q esta de saida do sport. diego souza e marlone.

    atacante de velocidade eu nao contrataria. daria oportunidade para os nossos garotos.

    centro avante eu traria o henrique ou grafite para a reserva do kardec.

    Curtir

  16. Acho que o Wilson deve ter razão que os caras estão planejando e as notícias é que não estão vazando .
    Tomara que sim e se isso for verdade é bom que eles estejam executando esse planejamento com o aval do técnico a ser anunciado .
    Se estiverem fazendo tudo isso sem saberem quem será o técnico e sem o aval dele é sinal de que o ano que vem já foi pro saco .

    Curtido por 1 pessoa

    1. O SPFC sempre foi assim, a gente nunca vazava informação… Era do nada que as coisas aconteciam.

      A gente ficou meio mau acostumado, porque na gestão do Aidar, tudo o que era planejado vazava de uma forma ou de outra… E isso é muito ruim, a galera até reclamava disso.

      Parece que pelo menos nessa parte, as coisas já estão entrando aos poucos no eixo.

      Curtir

  17. segundo a uol:
    Briga contra o rebaixamento

    15º) Coritiba: 0,06%
    16º) Avaí: 69,4%
    17º) Figueirense: 54,3%
    18º) Vasco: 90,5%
    19º) Goiás: 85,8%

    mesmo que o coritiba perca as chances de cair são quase nulas por causa do saldo de gols..
    espero que os caras leiam bem isso e venham com menos ímpeto…

    Curtido por 1 pessoa

  18. Também acho que um esquema onde os laterais não avançam e um volante fique preso lá atrás quase como terceiro zagueiro deixaria nossa defesa bem mais protegida .
    O centroavante de área nós temos , o que falta é atacante de velocidade .

    Curtir

Comente aqui, Tricolor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s