O São Paulo que perdeu a base do time vice-campeão brasileiro, que tinha Rogerio Ceni, Paulo Miranda (Douglas), Toloi, Antonio Carlos, Alvaro Pereira; Denilson, Souza, Kaka (Maicon) e Ganso (Boschilla); Pato (Osvaldo) e Luis Fabiano (Kardec), teve que se reinventar no meio do campeonato brasileiro desse ano.

Ainda mais quando perdemos os últimos remanescentes do sistema defensivo, que tomou 2 gols em 10 partidas no título da sulamericana de 2012 (Paulo Miranda, Toloi e Denilson).

E perdemos o último jogador a ser convocado para seleção Brasileira, Souza.

Mesmo assim, chegamos às semi-finais da Copa do Brasil, e estamos novamente dentro do G-4.  Então o trabalho de Juan Carlos Osorio, não pode ser descartado de forma alguma.

Não precisamos começar um trabalho do zero.  Temos 4 times no Brasil hoje, que apresentam maior regularidade que nós:  Corinthians, Atlético-MG, Gremio e Santos (por conta da Copa do Brasil).

Se os enfrentarmos em mata-mata, acho que a preocupação maior seria com o Santos.  O Gremio, vencemos duas vezes, o Atlético jogamos melhor nas duas partidas, e Corinthians, fomos melhor em 3 das 4 partidas desse ano.

Os próximos jogos da Eliminatórias da Copa do Mundo serão em Março.

Juan Carlos Osorio deve ficar no Brasil até o final do ano letivo de seus filhos (no começo de dezembro).

Talvez seja uma oportunidade única, para já contratarmos o técnico que esta disponível Diego Aguirre, e fazer algo inédito no futebol brasileiro:  uma transição de técnicos, para que quem chegue não precise começar do zero.

No futebol, normalmente o técnico que sai, é demitido, e quem chega é para mudar tudo.

Com o São Paulo e Osorio, não foi isso que aconteceu.  Ele saiu para realizar um sonho, tem o carinho e respeito dos jogadores, a admiração de grande parte da torcida, a admiração do auxiliar técnico, e deve ter o respeito de Diego Aguirre.

Se nos classificarmos para pré-Libertadores, teremos uma pré-temporada curta, e então é preciso que no primeiro dia, já tenhamos o grupo pronto.

Denis não é Rogerio Ceni, mas, já vem se preparando há 7 anos para substituí-lo.

Rogerio e Centurion, não são Pato, mas mostraram que podem substituí-lo.

Kardec com ritmo de jogo, é melhor que Luis Fabiano.

Reinaldo desde 2013, e Edson Silva desde 2012, esses sim já podem ser avaliados em pelo menos 3 sistemas de jogo, e não rendem bem em nenhum.  Esses podem ser repostos, com jogadores que estão emprestados como Luiz Eduardo (100% nosso), e Henrique Miranda (100% nosso).

Se o time tivesse terminado na 10a posição, talvez precisássemos de uma grande reformulação.

Mas, mesmo sem Douglas, Paulo Miranda, Toloi, Antonio Carlos, Alvaro Pereira, Denilson, Souza, Maicon, Boschilla, Osvaldo, Kaka vendidos, Doria voltando de empréstimo, Rogerio Ceni,  Luiz Eduardo, Carlinhos, Luis Fabiano e Kardec machucados, e Lucão e Rodrigo Caio na seleção Olímpica, conseguimos competir contra Ponte Preta, Joinville e Inter.  O Elenco não é tão fraco assim.

A verdade é que qualquer julgamento desse elenco, depois de perdemos quase o time todo do vice-campeonato, brigas políticas, atrasos de salários e direito de imagem, contratação de um técnico estrangeiro e adepto a um estilo de jogo completamente diferente, além de tantos problemas de contusões é precipitada.  Dizer que esse time não tem raça, é o mesmo que dizer que então nenhum jogador do Inter, Ponte, Cruzeiro, Sport, Fluminense, Flamengo, etc., etc., etc., também não tem.  Pois não chegaram na semi-final da Copa do Brasil, e não conseguiram ganhar mais jogos decisivos que o nosso.

A avaliação do elenco tem que ser  feita profissionalmente com o ex-técnico Osorio e o possível futuro técnico Aguirre.

Sem rodízio, sem problemas de contusões, Lyanco, Matheus Reis, João Schmitd, Centurion, Wilder, Daniel, podem parecer descartáveis.

Mas, como vimos no meio do campeonato passado, é fato que teremos problemas com contusões e convocações.

Diego Aguirre, mostrou que sabe fazer rodízio para ganhar opções e evoluir jogadores, como Allison, William, Gefferson, Rodrigo Dourado, Valdívia e Eduardo Sasha.  É a base do time de Argel Fucks, que talvez se tivesse  começado o ano no Inter, esses jogadores nem tivessem tido a oportunidade de aparecer.

Existem jogadores que a torcida olha baseado no presente e em poucas atuações.  Mas, que Osorio treinando todos os dias, enxergue potencial.  E essa opinião é que é importante nesse momento.  Futebol é dinâmico.

Afinal, quem era Wallace do Gremio, Rodrigo Dourado, Valdivia, Gefferson, Biro-Biro, Marquinhos Gabriel no ano passado?

Jovens com confiança, podem subir rapidamente de patamar!

E jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Kleber Gladiador, podem destruir um elenco e a boa fase de times.

Enfim, acho que mantendo a base de jogadores que Osorio preparou,  para encorpar o elenco (como Gustavo quer), traria de volta de empréstimo (sem custo algum, e com salário baixo), Lucas Farias (LD), Luiz Eduardo (Z), Henrique Miranda (LE), Allan (V), Zé Vitor (V), Mirrai (M) e Ademilson (A).

Tentaria trazer de volta William Arão e Henrique Miranda, campeões da Copa São Paulo de 2010, e agora mais rodados e experientes.

E do Inter que tem que pagar o empréstimo de Welligton (que foi pego no doping), traria o volante Bertotto, um volante canhoto de 1,89cm que Aguirre conhece bem, que esta voltando de contusão, e que pode jogar de primeiro volante ou terceiro zagueiro pela esquerda.

E investiria tudo (não sei quanto podemos), em 2 jogadores pontuais, que deixo para leitores opinarem.

Acho que esse é o caminho!  Análise conjunta de Osorio e Aguirre, sem gastar muito, e mesmo assim sendo competitivo!

Ernani Takahashi