Gustavo Vieira de Oliveira, explicou a Doriva em sua demissão que o São Paulo precisa “criar um fato novo”.
Realmente é disso que precisamos: “FATO NOVO”.
FATO NOVO, começa pela mudança da Metodologia, e principalmente da didática dos profissionais que trabalham no clube.
Assim como em qualquer empresa profissional, um jovem recém-formado mesmo que seja na melhor faculdade, com as melhores notas, precisa de TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO, para estarem prontos e serem cobrados como os demais funcionários.
E é nesse processo que o São Paulo vem pecando. Exatamente na transição dos jovens “estagiários” ou “trainees” para o profissional.
Aliás, não só o São Paulo como todos os clubes do Brasil.
A seleção brasileira sub-20, que conquistou o campeonato sulamericano e o mundial, é um grande exemplo. Os jogadores que ficaram no Brasil, não evoluíram como Henrique, Rafael Galhardo, Romário, Frauches e Negueba. Os que foram para Ucrania, evoluíram pouco como Fernando, Alan Patrick e Dudu. Já os que foram para grandes centros da Europa como Danilo (Porto, agora Real), Juan (Inter Milão), Alexsandro (Porto, agora Juventus), Philipe Coutinho (Inter Milão, agora Liverpool), Firmino (Hoffenheim, agora Liverpool) e Oscar (Chelsea).
Já Casemiro e William José, tentaram ficar aqui, até que aceitaram ir para o Real Madrid B, e aí evoluiriam em 1 ano, o que não conseguiram em 3 anos no Brasil.
FERNANDO JUBERO SERIA UM FATO REALMENTE NOVO
Fernando Jubero tem 41 anos, teve passagem como “espião” do Barcelona B e de outras categorias de base catalã antes de ser chegar ao Guaraní para ser diretor esportivo em 2012 e, depois, ser o técnico do elenco principal.
Até agora, Jubero levou o Guaraní a 2 vice-campeonatos paraguaios (2013 e 2014) e encerrou um jejum do clube de 18 anos sem avançar às oitavas da Libertadores.
Veja um trecho da entrevista de Jubero para ESPN.com.br, em abril desse ano, antes de eliminar o Corinthians. Não foi zebra ou acaso, e sim fruto de um trabalho a longo prazo.
ESPN.com.br – Você chegou ao Guaraní em 2012. Como foi o convite e por que o aceitou?
Fernando Jubero – Cheguei em 2012 como diretor esportivo no clube. A ideia, minha função principal, era fazer um projeto para o clube formar jogadores da base para subir ao time principal. Em 2013, o técnico que tínhamos (Diego Alonso) recebeu uma oferta de outro clube, foi embora, e a diretoria me pediu para assumir de forma interina por quatro jogos, pois já estava no final do campeonato. A partir daí os bons resultados vieram, e surgiu a possibilidade de continuar como técnico.
ESPN.com.br – Com sua chegada, a equipe se fixou como uma das mais perigosas do Paraguai. O que mudou para conseguir isso?
Sobretudo tentamos trabalhar com uma equipe ofensiva, que tivesse a posse de bola, com a maior fortaleza no jogo ofensivo. Conseguimos no ano passado 105 gols em 44 jogos, recorde histórico do futebol paraguaio. É um time que busca sempre o gol, e conseguimos esse objetivo. E temos uma continuidade do projeto, com jogadores jovens e outros de mais experiência, e temos um bom entendimento do elenco.
ESPN.com.br – Você tem inspiração no Barcelona para armar sua equipe? É um seguidor do tiki-taka?
Sempre tem coisas que tentamos incorporar, como as saídas de jogo. Mas aqui é um time paraguaio, com as características do futebol paraguaio, com muita fortaleza mental, agressivo. Tiki-taka é um pouco demais para nós, é algo muito específico. O que nos gosta é ter a posse de bola. Tiki-taka é um sentido de jogo.
ESPN.com.br – Você tem um projeto de longo prazo com o Guaraní. Quais os objetivos para os próximos anos?
Primeiramente é consolidá-lo no torneio local, estamos sempre bem perto de conseguir um título. Vamos passo a passo, e depois pensamos no campo internacional. O clube disputou as últimas Libertadores, mas queremos ser mais presentes.
PORQUE JUBERO PODE SER UM FATO NOVO?
Começo com um questionamento frequente da imprensa e torcedores:
– PORQUE OS JOGADORES ESTÃO INDO CADA VEZ MAIS CEDO PARA O EXTERIOR?
A resposta passa pelo que todos sabem: Empresários.
Mas, porque os empresários não esperam os jogadores amadurecerem aqui, para depois vender mais caro?
E a resposta está no exemplo da seleção sub-20 de 2011, que é base da seleção brasileira de 2015.
No Brasil, a promessa tem que se tornar realidade em 5 partidas. Se não for bem, ele é emprestado para clubes menores, e treinados por técnicos que precisam segurar seu emprego, e assim, não tem tempo para esperar o jogador evoluir, escalando “veteranos”.
O exemplo de William José e Casemiro, no Real B, demonstram que alguém que trabalhou no Barcelona B, é a pessoa ideal para assumir um time endividado, e que tem vários jovens jogadores da base, com passagem pela seleção Sub-20, e que nunca tiveram tempo para se desenvolver.
O time B do Barcelona e do Real, não podem subir para 1ª divisão, então ela funciona como uma introdução filosófica de conceitos, ou seja é a base de aprendizado de um estilo de jogo, uma cultura própria de jogar.
Luis Enrique, hoje treinador do Barcelona Principal, era treinador do Barcelona B, que de 2008 a 2011, que desenvolveu jogadores como Thiago Alcantara, Bartra, Deulofeu, Masip e Sergi Roberto que estão hoje no elenco principal com ele. O craque do time na época era Pedro.
Se esses jogadores fossem lançados logo de cara no Barcelona, talvez não tivessem dado tão certo.
SEM RC01, LF9, PATO E TALVEZ GANSO, É HORA DE COMEÇARMOS DO ZERO, ADOTANDO UMA NOVA FILOSOFIA DE JOGO E OFENSIVA COMO PROPÕE JUBERO NO GUARANI
Rogerio, Paulo Miranda, Toloi, Antonio Carlos, Alvaro Pereira; Denilson, Souza, Kaka e Ganso; Pato e Luis Fabiano.
Essa era a base do vice-campeonato brasileiro de 2014.
Em 2016, possivelmente não teremos mais ninguém.
Então, é a melhor hora para implantarmos um novo jeito de jogar, que dure por anos. Com jovens jogadores sem vícios, é a melhor forma para adotar uma nova filosofia um novo conceito, com uma metodologia e didática diferente da base ou de times de segunda divisão do Brasil, ou do interior de São Paulo.
Fernando Jubero, traz consigo uma filosofia aprendida no Barcelona, adequada ao futebol sulamericano no Guarani, e com resultados (de filosofia de jogo) comprovados. Ou seja:
- Projeto para o clube formar jogadores da base para subir ao time principal
- Tentamos trabalhar com uma equipe ofensiva, que tivesse a posse de bola, com a maior fortaleza no jogo ofensivo. Conseguimos no ano passado 105 gols em 44 jogos
- É um time que busca sempre o gol, e conseguimos esse objetivo. E temos uma continuidade do projeto, com jogadores jovens.
- Vamos passo a passo, e depois pensamos no campo internacional (Primeiro precisamos voltar a sermos forte no campeonato brasileiro. Sei que muitos vão dizer que o time de 2005, ganhou primeiro a Libertadores e depois o Brasileiro. mas isso não pode ser regra.)
Ernani Takahashi
Força SPFC …,nossa fé te carrega e conduz.
Vamos São Paulo!
É só o SPFC voltar a ser como sempre foi …, simples assim.
Ratos e urubus, devolvam o nosso amado clube da fé.
Aí sim, teríamos o fato novo …, não apenas as “novas” comissões ou “produtividade”.
Nosso SPFC de volta às origens.
É isso mesmo Paulo! Fato Novo, não é tirar Doriva e colocar Argel Fucks (não acontecerá, mas nada é impossível, quando falamos de Uram, seu empresário e São Paulo).
Ernani, sabe o que pensei ?
Que a diretoria do SPFC num gesto de sabedoria e humildade, ligaria para o Osório e
solicitaria para ele uma indicação sobre seu sucessor.
Doriva foi mais um dos inúmeros erros e engodos do Aidar e seu terrível legado.
Acho que Ataíde é a última esperança disso acontecer.
Podem falar o que for dele, mas é um dos poucos que tem coragem para se expor e dizer o que pensa.
De Gustavo não sabemos nada. Não sabemos o que pensa, o que quer, o que planeja……parece ser mais um profeta do acontecido, que se expoe pouco, e depois que as coisas acontecem, justificam.
Também compartilho desta dúvida …, do Gustavo só sabemos da comissão e / ou produtividade …, sua história no tricolor é inexistente.
Vlw Ernani!
O tricolor precisa definir o comando técnico da equipe, formatar sua filosofia em consonância com o clube …, e posteriormente formar o elenco.
Se vier Jubero, está ótimo …, muito melhor que Falcão ou Autuori.
É preciso fazer um diagnóstico preciso, sem deixar que a política interfira na avaliação.
Não podemos repetir erros que se agravaram em 2010. O São Paulo chegou à semi-final da Libertadores, foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior, e tudo isso foi jogado fora.
Em 2011, ficamos em sexto no campeonato brasileiro, uma posição à frente do Figueirense.
O Figueirense de 2011, tinha Bruno (nosso lateral), Roger Carvalho, Edson Silva e Juninho (que foi para o Palmeiras); Coutinho, Ygor, Maicon e Elias; Welligton Nem e Aloísio Boi Bandido.
Pois é…parece que trouxemos um time de jogadores que ganharam a Libertadores, Copa do Brasil, pois trouxemos quase o time inteiro.
Chega de especular jogadores de Uram! Vamos usar a nossa base, que é melhor que o do Figueirense.
O Gustavo3% já falou que não querem estrangeiro.
Espero que não seja o Gustavo a decidir …, ou então que esteja despistando ou confundindo
as hienas da imprensa.
Na verdade, ele disse que o perfil do técnico é um cidadão do planeta terra, com idade entre 20 a 90 anos, empregado ou não, que trabalhe com um time sem investimento e possibilite o time brigar por títulos!
Na real, uma boa parte da torcida é xenófoba.
As pessoas pensam que trazer um estrangeiro tira o emprego de um brasileiro. O que não é mentira.
Mas vc traz coisas novas. Os brasileiros tem que melhorar para acompanhar as novidades.
E no fim se criam mais empregos indiretos. Se vc traz um estrangeiro como o Sampaoli e o time começa a jogar muito, o estádio enche mais, se vende mais PPV, se vende mais camisa.
Defender um Doriva só pra manter o emprego de caras como Mumu, Doriva, Tite é mais nocivo pro futebol que a galera pensa. Uma meia dúzia se dá bem e o futebol como um todo fica decadente.
Não acho que sejam tão radical por esses motivos.
Acho que o que existe é falta de humildade mesmo.
De reconhecer que estamos atrasados.
O 7 x 1, é o resultado de apostarmos em técnicos da mesma escola (gaúcha), que nem no Brasil dá tão certo.
– Mano, venceu a segunda divisão do Brasileiro, e acho que uma Copa do Brasil.
– Dunga, não conseguiu nem ficar na parte de cima da tabela com o Inter de Damião, Dalessandro e Forlan. E foi substituído pelo ex-goleiro Clemer que melhorou o time.
– Felipão ganhou a Copa do Brasil, mas seu time foi rebaixado.
Difícil esperar de técnicos que não revelam ninguém aqui, que certamente em seus times, jamais Firmino, Philipe Coutinho, Douglas Costa, jogariam….e aí eles vão para Europa, aprender a jogar diferente, e voltam para jogar na seleção, no esquema que nunca renderem bem.
Tenho visto comentários exaltando Andrés Sanchez, colocando o tal deputado petista como exemplo de gestão.
Pensem bem. Só isso.
Eu o coloco no mesmo balaio de Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Maluf, Lula.. até pior.
Elogiar seres como o corinthiano é o mesmo que elogiar essa galera acima.
Na criminosa gestão presidida por ele, vimos atos idênticos aos que tanto destroem o país.
Ernani, ao final de seu texto sua alegação de que precisamos ser fortes no campeonato brasileiro …, eu sou do tempo que o Paulistão valia muito mais.
Mando essa mensagem à diretoria …, eu quero voltar a ser campeão paulista …, nem lembro mais a última vez, KKK.
Paulo, é verdade!
O São Paulo há tempos não consegue ganhar em São Paulo, mas acha que a Libertadores é obrigação! E com isso, vem lista de dispensa……e tudo o que já conhecemos.
Um problema sério é que penamos contra clubes de investimentos ínfimos se compararmos ao tricolor: em vários campeonatos perdemos para Ponte Preta, Bragantino, Penapolense,
Avaí, etc.
Antigamente quando enfrentávamos equipes ditas “pequenas” …, estas não tinham chance alguma …, fomos campeões contra São José, o mesmo Bragantino, Guarani, etc …, mesmo estes tendo ótimos times.
Hoje perdemos para qualquer adversário, independentemente de seu porte ou tradição …, mata mata …, só morremos.
Pois é! Nos nivelamos por baixo com esses times. Quando a raça, garra, luta é o mais importante de um time, jogar contra times do interior, que recebem mal, que tem dificuldades para trabalhar……..é pau a pau!!
Ótima coluna do Ernani!!! Frequento o blog no modo leitura e vejo sempre as colunas do Ernani com uma didática muito clara e de fácil compreensão, parabéns!!!
Totalmente a favor da vinda de um técnico que traga consigo conceitos e uma filosofia para todo o futebol do clube!!!
Tá mais do que na hora pois todo mundo que gosta e entende de futebol, sabe que se não tiver essa integração da base e do profissional com a mesma filosofia e tempo pro desenvolvimento da ideia, seremos reféns de ,ano após ano, promessas de reformulações e baciadas de jogadores…Não é assim que funciona, tá chato acompanhar futebol no Brasil …é tudo muito amador, não temos planejamentos concretos!!!
Infelizmente não vejo nenhum técnico brasileiro com esse perfil (os que mais se aproximam ao meu ver são Tite e agora o Roger do Grêmio que tá com sangue novo e disposição para um fato novo), portanto sou a favor de Jubero, Sampaoli, Vilas Boas, Bauza, Gallardo, Bielsa… são tantos!!!
Mas, por favor, não me venham com Autuori, já foi o tempo!!!
Bruno,
Obrigado! Como você avaliar um jogador, se o clube não tem uma filosofia, uma cultura de jogo definido?
Aí caíamos na mesmice do Futebol Brasileiro. Onde os jogadores são avaliados de acordo com sua vontade e luta.
Futebol brasileiro é arte, é alegria. Assim conquistamos o mundo.
Antigamente, falavamos em ousadia, em “irresponsabilidade”, e assim ganhavamos dos europeus.
Agora, ouvimos comentaristas, falando de atitude, guerreiro, raça, luta……..talvez, Vitor Belfort, deveria continuar no futebol, pois ele na base, deixou o zagueiro Juan na reserva!!!
De acordo com o seu pensamento Ernani, podemos ver como os últimos anos foram realmente jogados no lixo pelas pessoas que comandam o futebol do SPFC, pois o mais difícil nós tínhamos, que era um time extremamente técnico!!!
É muito mais fácil fazer um time que tem Ganso, Michel, Pato, Thiago Mendes, Rodrigo Caio, Luis Fabiano se encaixar a uma filosofia e realmente jogar bola, do que fazer um time cheio de “perebas” render!!!
O Osorio foi o cara que, com menos tempo que os outros, conseguiu fazer esses caras comprar uma ideia de saída de jogo com posse de bola, triangulações nas laterais, aproximação, compactação e preenchimento melhor no campo, em muitas vezes até espaçando os jogadores no campo pra criar amplitute…e esses jogadores técnicos que citei compraram a ideia e o time tava engrenando!!! Ai aconteceu tudo o que aconteceu e o Osorio viu que com esse ambiente interno que o SPFC está, logo logo a bomba ia estourar nas suas mãos e resolveu cair fora.
Pena que durou pouco…infelizmente o que vejo para o proximo ano é exatamente isso que vc falou, vão trazer jogadores de extrema raça e guerreiros como Lugano, Ralf, Diego Souza pra servir de alento para os torcedores e tentar equilibrar o que poderia ter sido feito com o time que temos atualmente…
Pode ter certeza, teremos um time muito mais competitivo no ano que vem, mais aguerrido e guerreiro, mas se não for implantada uma filosofia concreta… não chegaremos a lugar nenhum e teremos uma nova reformulação no final de 2016!!!
Bruno,
Concordo 100%. O erro esta no diagnóstico.
E jogando contra o Bragantino, Chapecoense, jamais teremos mais raça e garra.
Vontade não se compra com salário. É inversamente proporcional. Quem mais se esforça, e normalmente aquele que precisa aparecer, para chegar em um clube grande.
Muito bom post Ernani, como sempre…
Concordo em quase tudo, me permita discordar apena do tal Jubero, campeonato no Paraguai é muito fraco..aí alguns vão falar eliminou as galinhas, foi vice..mas em campeonato de mata mata nem sempre o melhor vence.
A semi-final da Libertadores teve um paraguaio, um argentino, um mexicano e um brasileiro.
TInhamos 6 clubes argentinos participando, 5 brasileiros e acho que 3 paraguaios.
A Libertadores já leva em conta isso. E mesmo assim chegaram longe.
De qualquer forma, quando mais fraco seja o campeonato, mas valor tem alguém que consegue mudar suas características. O futebol paraguaio é conhecido pelos seus zagueiros como Gamarra, Ayala, Rivarola, Arce que passaram por aqui. Fazer um time ser vice-campeão lá, marcando gols, acho que é um feito extraordinário.
Mas, se usarmos esse critério de avaliação, Cuca, nunca ganhou um campeonato de pontos corridos.
Ficamos limitados a 3 técnicos no Brasil que ganharam mata-mata (Libertadores) e pontos corridos: Muricy, Tite, Abel Braga.
O cara teve bons resultados na Libertadores. Chegou a semi com muito menos $$$ que qualquer clube brasileiro.
Eu assisti um pedaço do jogo contra as galinhas. Não foi sorte, é um time bem ajustado, bem mais do que a maioria dos br.
O time ganhou do Corinthians, sem dar um ponta pé. Jogou bola, e foi o primeiro (o segundo foi Osorio), a jogar com AMPLITUDE E PROFUNDIDADE contra o Corinthians.
É isso que tem que se fazer com times compactados. Espalhar jogadores no campo, com toques curtos com 3 jogadores próximos e demais distantes.
Excelente a matéria do Emerson Gonçalves, falando sobre a situação político administrativa do SP como real motivo da saída do CEO – Alexandre Bourgeois.
http://spfc.terra.com.br/news.asp?nID=138365
Enquanto esses jurássicos não sumirem do mapa, nada prosperará.
O único fato novo que funciona no Brasil é a falta de dinheiro.
Só se faz uma ¨limpeza¨ na administração de um clube quando acaba o dinheiro e começam as humilhações.
Só sai a panelinha quando a fonte seca e rola um rebaixamento, uma eliminação pro Tolima, um corte no fornecimento de água.
Aí surgem uns dirigentes novos, um Kalil, um Andres, um Paulo Nobre, um Dinamite.
O problema é que deu uma melhoradinha, os mais do mesmo retornam.
O Santos era dado como morto no começo do ano. Até corte de telefone teve. Aí o povo dos 3% some e o povo que ama mesmo o clube começa a trabalhar. Aí dispensam Edu Dracena, Aranha, Arouca etc. Sobe molecada da base. O problema é que dá uma aliviada nas contas e já falam de recontratar Ganso, etc.
É verdade!!!
Espero que não precisemos chegar a esse ponto!!! Por isso acho que o momento ideal para mudar as coisas.
O time que pinta para 2016, tem apenas um único jogador que fez 150 jogos com a camisa do São Paulo. Ou seja, um único jogador que completou mais ou menos 3 temporadas JOGANDO (ainda assim, teve contusão), que é Rodrigo Caio.
Então essa é a hora de mudar. De arriscar algo novo.
Boa Noite Nação Tricolor.
Zanca, para começarmos do zero, primeiramente, teríamos que formar uma nova diretoria.
Com pessoas comprometidas com o clube.
Porque não uma comissão com ex-jogadores, como o próprio Rogério Ceni que vai se aposentar, Cafu, Zetti, Raí, Miller, Marco Aurélio Cunha, que já tem uma certa experiência, em se tratando de diretoria, porque não tbm o Muricy, pessoas que tem comprometimento com o clube.
Aí sim, pensariamos num novo planejamento, ,uma nova comissão técnica, outros jogadores.
Eu tenho certeza, que com uma nova diretoria, muitas empresas, iam querer voltar patrocinar o São Paulo, que já foi um clube exemplo no mundo, e hoje vive numa real desorganização e muitas outras coisas piores.
Com essa diretoria, não dá para se pensar num novo planejamento, infelizmente não vamos ganhar mais nenhum título, enquanto continuar os mesmos.
Essa é a triste realidade, que vive nosso São Paulo Futebol Clube.
O que Vcs acham, caro torcedor Tricolor.
Difícil é esse povo largar a mamata.
O faturamento aumenta a cada ano, os valores são em milhões. 3% de qualquer coisa hj em dia em termos de futebol é de milhões.
O torcedor se acostumou de tal forma que acha que salário de 200k é normal, comissão de 1 milhão é norma, etc.
A Diretoria tem que decidir qual o tamanho do São Paulo na próxima temporada, antes de qualquer contratação. Se vai ficar especulando treinadores com salários fora da realidade tupiniquim (Cuca, Sampaoli), mas com status de eficiência e resultados, se vai atrás de outros sulamericanos mas com menos destaque e handcap só local, Jubero, Galhardo ou ficar na mesmice dos técnicos nacionais. Se é imperativo compor o elenco com a base, se a política de negociar 2 ou mais dos mais valorizados vai continuar e se vai dispor dos que ganham mais. E tudo isso levando-se em conta o equacionamento da dívida, que pouco se fala, muito se especula e ninguém se dispõe a arregarçar as mangas pra pelo menos começar o trabalho.
Concordo!
Com um time endividado, temos que apostar em jogadores que são em sua maior parte nossa, e que não precisamos investir.
Acho que um treinador que faz um time do Paraguai (que não é o Cerro, Olimpia ou Libertad) chegar as semi-finais, vai achar esse elenco o máximo:
DENIS CESAR DE MATOS 90% 10% GOLEIRO
RENAN RIBEIRO 70% 30% GOLEIRO
LUCAS ESTELLA PERRI 70% 30% GOLEIRO / SUB-20
LEONARDO DA SILVA VIEIRA 100% 0% GOLEIRO/ 25 ANOS
AURO ALVARO DA CRUZ JUNIOR 90% 10% LATERAL/PONTA
BRUNO DA SILVA PEREIRA 95% 5% LATERAL
LUCAS FARIAS GOMES 80% 20% LATERAL / NÁUTICO
HENRIQUE MIRANDA RIBEIRO 100% 0% LATERAL ESQUERDO / OESTE
MATHEUS REIS DE LIMA 95% 5% LATERAL / 20 ANOS
BRENO VINICIUS BORGES 100% 0% VOLANTE ZAGUEIRO
HUGO DOMINGOS GOMES 100% 0% ZAGUEIRO / MALLOCA / 20 ANOS
LUCAS CAVALCANTE SILVA AFONSO 7 5 % 2 5 % ZAGUEIRO / ELENCO PRINCIPAL
RODRIGO CAIO COQUETTE RUSSO 8 0 % 2 0 % ZAGUEIRO
LYANCO ZAGUEIRO
LUIZ EDUARDO FELIX DA COSTA 100% 0% ZAGUEIRO / RIO CLARO / 22 ANOS
LUCAS POSSIGNOLO 95% 5% ZAGUEIRO / PORTIMONENSE / 21 ANOS
JOAO FELIPE SCHMIDT URBANO 100% 0% VOLANTE/MEIA TIME PRINCIPAL
JOSE VITOR R.RIBEIRO DA SILVA 70% 30% VOLANTE / SÃO CAETANO/ 24 ANOS
ALLAN CHRISTIAN DE ALMEIDA 90% 10% VOLANTE
MICHEL FERNANDES BASTOS 100% 0% MEIA
MIRRAI LEME VIEIRA 65% 35% MEIA/ 21 ANOS
DENER GOMES CLEMENTE 70% 30% MEIA
ADEMILSON BRAGA BISPO JUNIOR 80% 20% ATACANTE
ALLAN KARDEC DE SOUZA PEREIRA JR 90% 10% ATACANTE
LUIZ DE ARAUJO GUIMARAES NETO 7 0 % 3 0 % PONTA DIREITA / SUB-20
EWANDRO FELIPE DE LIMA COSTA 80% 20% ATACANTE
CENTURION ATACANTE
Vamos investir em comprar a totalidade dos direitos de Thiago Mendes.
E se mantermos Ganso, ótimo!
Conhecemos em 2015, porque esse ano ele surpreendeu a América Latina.
Mas, já havia surpreendido no Paraguai, sendo time que mais marcou gols. Algo que no Paraguai não é tão comum.
Pois é….mas, a mídia é que já esta derrubada.
Pode escrever…ano que vem, vai ter muita mudança. Não são só os clubes que não conseguem receita.
A Televisão, vive de publicidade. E não tá fácil. Vai haver uma seleção natural, e devem ficar os melhores.
Não dá para ter programas com jornalistas como Oswaldo Paschoal, que ridiculariza jogadores, técnicos.
Ele mesmo deprecia o esporte que traz receita para o programa que ele participa.
Parabéns Ernani!
Sua coluna me fez sonhar com o que eu quero para o clube e o que acredito ser a salvação, não somente para o São Paulo, mas também para o Brasil.
Era o sonho que tínhamos com Osório e voltamos a ter agora com as especulações sobre o técnico.
A situação de crise do time, pode ser benéfica nesse sentido: Forçar esses dirigentes a usar a base na marra. Mas como você disse, sem alguém capaz, sem um plano, as coisas não funcionam da melhor forma.
O que nos resta é fé de que o Leco tenha gente infiltrada aqui pra ler esse post, rs.
Lucas,
Temos um elenco, como demonstrei acima, de jogadores que temos 65% do passe ou mais, que não precisariamos fazer qualquer tipo de investimento, e ainda reduzir e muito a folha salarial.
Trazer Diego Souza, Ralf, Diego ex-Santos para ganhar R$300 mil (se é que o teto é esse mesmo), só vai comprometer nossas finanças, e não traz garantia de melhora para o time.
Se estivessemos falando de fazer um esforço financeiro para trazer Xabi Alonso, Iniesta, ok. Mas, se for para trazer esses…….e só com eles gastar R$1 milhão por mes…..
Pois é. A cada especulação de novo reforço eu fico mais desesperado. Mas vamos torcer.
Acho que antes de ter um time B, precisamos ter um estilo definido no time A. A verdade é que, hoje não temos como julgar se Renan Fonseca seria bom para o time A ou B.
Esse cenário é o melhor dos mundos, mas a filosofia dura enquanto o técnico e/ou grupo político estiver no comando. Isso tem de mudar. O time B ajudaria dar experiência e talvez revelar o que tanto se planta e quase não se colhe em cotia.
É verdade! Mas, o time B não pode definir e manter uma filosofia de jogo, que não seja utilizada no time A.
Imagine um time jogando com variação do 3-4-3 para 4-3-3, com Luiz Araujo jogando como Di Maria, Bale, etc pela direita (com pé trocado), Lucas Fernandes aberto pela esquerda.
Aí eles entram em um time no 4-2-3-1, e Luiz Araujo e Lucas Fernandes, são mais cobrados em marcar lateral do que atacar……e aí certamente em 5 jogos, já serão descartados do elenco principal.
Ótimo post Ernani, pena que essas mudanças devem ser realizadas por quem não tem pensamentos à longo prazo… A cultura do imediatismo brasileiro impede que planos longos e estruturados sejam executados… creio que falta coragem e vontade para que os dirigentes são paulinos revertam a situação de mediocridade em que nos encontramos.
Esse é o problema. O mandato de Leco vai até abril de 2017! E como JJ, gosta de tomar medidas para agradar a imprensa e torcida no curto prazo.
Mas, torcemos que esse final de ano, tendo que arrumar R$23 milhões para pagar salários, 13o, férias, para provar estar 100% em dia com suas obrigações e não ser rebaixado (de acordo com a nova MP), eles possam “cair na real”!!!!
Que destaque impressionante esse sobre a diferença do time vice-campeão brasileiro em 2014 e o que deve iniciar 2016.
Não acredito na saída do Ganso. Assim, deve sobrar um jogador de um time para o outro, UM!
Pois é Leandro….aí vão dizer que o time não tem raça, consistencia defensiva…etc….
Futebol é coletivo!!!
Ouvi uma história que não sei se é verdade mas faz sentido.
Em 2004 quando o SP foi eliminado pelo Once Caldas, metade do time voltou tocando pagode e metade voltou chorando. O MPG pegou a metade que não estava nem aí pro clube e mandou embora. Arrancaram as laranjas podres, Gustavo Nery, Gabriel, e se bobear até o Pipoca.
Tá na hora de dar uma limpa no elenco. Todo mundo sabem quem é comprometido e quem não é.
Tem jogador que pode jogar mal, mas vc vê a vontade. Eu falo de TM, Rodrigo Caio, Lyanco, Rogério do Nordeste.
Duvido que o Ganso saia.
Tomara!!!
Penso diferente , a saída dele seria boa para clube e atleta . Quando disse q duvido da saída dele é porque acredito q ele não tem mercado , apesar de crer q se pintar uma proposta de 12 MI de Reais o SPFC topa na hora .. Jogador extremamente inconstante e pouco decisivo , a 4 anos não joga nada . Se pintar essa negociação triangular SFC , DIS E SPFC , pode ter certeza q é uma tramoia da diretoria do Santos com a empresa em que só quem vai perder é o clube , no fim a DIS vai abocanhar um fatia dos passes dos jovens talentos santistas .
acho que fui uns dos primeiros a pedir o jubero….barato com uma filosofia de jogo diferente , conhecimento acadêmico e profissional…. para mim seria a primeira opção antes mesmo do osorio….
O são paulo deveria trazer junto a ele um ex zagueiro bom para fazer parte da comissão….e impossível ver o lucão, bruno e lyanco marcando a bola…isso é erro de varzeano…
traz um Dario,Oscar, ou até mesmo ronaldão…coloca para ver os gols tomados e no dia seguinte posiciona no campo para eles explicarem como não ocorrer a mesma falha …não vejo isso em nenhum time…..
Patrick,
Foi você mesmo! Eu reconheço isso! E acho que conversando com você, que comecei a gostar da ideia.
A grande verdade é que precisamos manter uma zaga por mais de 1 ano! Oscar e Dario Pereyra jogaram juntos por muito tempo.
Lucão e Rodrigo Caio, não jogaram nem uma temporada completa.
Se tivessemos mantido a zaga que foi campeã da sulamericana, Toloi e Rhodolfo, talvez um dos dois estivesse hoje na seleção no lugar de Gil.
Mas, preferimos emprestá-los e apostarmos em Lucio, Antonio Carlos e Roger Carvalho…..
Aí apostamos em Toloi e Doria esse ano. E Rodrigo Caio e Lucão, é recente. Tem que ter calma. Acho os dois excelentes jogadores.
Mas, jogar atrás de Wesley, com Reinaldo na lateral não é fácil!!
Mais são erros básicos de quem pode apreender…mais hj não temos mais treinadores igual Telê e outros,que qdo eles não sabiam ou erravam o tele ia lá. Ensinar..hj os caras ficam olhando a bola em todo jogo o lucão faz isso e ninguém orienta o moleque …falo por isso trazer um zagueiro errou na segunda já treina taticamente vai la um Oscar falar como deve-se posicionar..imagina para um moleque como o lucão ser orientado por um cara do nível do Oscar??
Patrick,
Defendo essa tese! Com o salário de Rogerio Ceni, poderiamos pagar consultoria para ex-jogadores acompanharem o time em sua formação.
Onde um Cafú, trabalhe um dia da semana com Lucas Farias, Auro, Foguete, e converse com eles após o jogo, falando sobre erros e acertos.
Talvez um Oscar, um Dario Pereyra, pudesse fazer isso com Lucão, Rodrigo Caio, Luiz Eduardo, Lyanco.
Serginho (que jogou no Milan) ou Junior, com Matheus Reis e Henrique Miranda
MIneiro, com Allan, Zé Vitor
Raí com Ganso, Mirrai
Muller (ele é péssimo comentarista, mas dentro de campo era muito inteligente) ensinando Centurion, Rogerio a receber a bola de costas, onde o zagueiro esta parado como ele, e depois arrancar usando a explosão e arranque
Amoroso (que tinha todos os fundamentos, como chute, cabeceio), com Kardec, Ademilson.
Excelente Ernani, mas o que mais estamos precisando é de um fato novo fora do futebol, nas salas do Morumbi. Por mais que no futebol ocorram fatos novos, os fautos velhos fora de campo rstragarão tudo muito rápido. Osório foi um potencial exemplo.
O Fato novo, poderia ser Bourgeois, profissionalização, volta de Turibio, Carlinhos Neves….kkkkk…
Mas para Leco o mais importante é remunerar bem quem compra e vende jogadores.
E aí você já entende qual a prioridade do clube! Somos uma empresa de atacado e varejo de jogadores! É assim que é produtividade para um diretor de futebol!
Fernando Jubero seria uma boa sim . Um técnico com DNA ofensivo e que conseguiria trabalhar com pouco $$$ . Hoje é bem melhor que Autuori , Muricy e Falcão .
Boa noite a todos,
É triste constatar que a gente vive num país em que “malandro” bem sucedido é exemplo a ser seguido e admirado por alguns.
O time estatal não ganhou essa alcunha a toa, afinal ganharam:
Terreno do governo
Remoção dos dutos que passavam no terreno por parte da Petrobras
Doação de dinheiro público(CIDS)
Empréstimos com juros camaradas (BNDES)
Patrocínio estatal(Caixa)
Tráfico de influência(9 dedos/Odebrecht)
Enfim, AS e cia apenas surfaram a onda junto dos que pilharam e continuam pilhando o Brasil. Não enxergo mérito nenhum nesse cidadão.
Outro dia li um comentário aqui nesse blog, repetindo uma das mentiras propaladas pela imprensinha nojenta, pra justificar o injustificável: “O itaquerão só saiu graças a arrogância e soberba do SPFC e JJ”
Eu entendo o papel ridículo que a imprensa faz pra vender certos peixes, são vendidos e estão no papel deles de fazer assessoria de imprensa para o mal. Só não entendo é são-paulino repetindo esse tipo de asneira como se tivesse qualquer fundo de verdade.
O alazão Juvenal todo fogoso se atrapalhou na reta e o pangaré Andrés o ultrapassou e ficou na dianteira. As posições políticas do Ju-Ju facilitarem em muito as aspirações corintianas. Ganhou estádio, ganhou o apoio da CBF e da Globo.
Construiram um estádio de 1,2 bi por birra com JJ, que é tão petista quanto AS, é nisso que vc acredita?
Obviamente foi apenas mais uma oportunidade de farrear com recursos públicos, assim como as 12 outras sedes(sendo que a FIFA só queria 8)
O Juvenal é um elefante numa loja de cristais, se fosse um mais habilidoso, um Nunes Galvão, um Dallora, um Pimenta, um MPG, o SPFC não teria perdido o Morumbi na abertura da Copa e nem teria sido rebaixado nas cotas da TV.
Pedroso,
Detesto JJ, Aidar e todos eles, mas com todo o respeito, achar que o Itaquerão existe por falta de habilidade de quem quer que seja, é muita ingenuidade.
Itaquerão existe pq pra construir um estádio de 1,2 bi, fora as obras do entorno, muita gente ganha dinheiro nessa brincadeira. Assim como Arena Dunas, Arena Manaus, Arena em Brasília, arena até onde nem tem futebol pra justificar arena.
na minha humilde opinião o Fernando Jubero está pronto para dirigir o São Paulo e abriu as portas para dirigir o São Paulo . Pelo que ele falou ele não recusaria o SPFC . O São Paulo poderia perder as partidas , mas pelo menos esse cara coloca o time no ataque . Zanquetta poderia falar do Jubero pro Gustavo Vieira
Apoiado!!!
#FechadocomJubero!
#JuberonoSPFC
Jubero fechado#
Ernani,
Você não tem um espaço na sua rotina para assumir o SPFC? (rss…). Seu comentário realça um modelo de maturidade em gestão. Excelente.
Concordo 100% com você.
Esse volante Allan que vc relaciona, por exemplo, é um caso interessante. Jogador forte, com boa saída de bola, sério, que nunca teve uma oportunidade. Jogou com R. Caio, J. Schimdt na base. Chamava minha atenção por essas qualidades. Guardada as devidas comparações, recordava-me o inesquecível CHICÃO.
Torço para que o Gustavo acompanhe o blog e analise seus comentários. É nossa última esperança.
Abs.
Flavio,
Seria um honra, caso o São Paulo realmente tivesse interesse desportivo no futebol.
Mas, quando um presidente faz um contrato de PRODUTIVIDADE de um diretor de futebol, o bonificando por compra e venda de jogadores, o objetivo final do clube no departamento é ser uma empresa de ATACADO E VAREJO de jogadores.
E aí, é difícil.
Em nenhum esporte ou profissão, um jovem recém formado é cobrado para estar pronto!
Isso só acontece no São Paulo. Formamos os melhores, mas no final, pegamos HEAD HUNTERS, e vamos atrás de profissionais de empresas bem menores, ou de quase aposentados para cargos importantes…….
Há algum tempo atrás perguntei se o Airnani não aceitaria ser o técnico do SPFC.
Imagino, agora, que poderia se tornar um grande manager.
Qual sua área Airnani?
PS: que p#}<# saudade do Osório.
Jorge,
Valeu! Sou formado em administração e Marketing pela ESPM.
O Futebol brasileiro vive hoje da máxima que engenheiro ou arquiteto bom, é aquele que já foi pedreiro e conhece com é o dia-a-dia da obra.
E por isso gosta de técnicos “boleiros”.
Mas, em qualquer profissão onde você comanda um grupo de pessoas, é preciso ter maior conhecimento teórico do que só prática para convencer jogadores a fazer diferente.
Além disso, quando você dirige um departamento, você tem que saber planejar. Advogados, costumam se apegar a detalhes e a curto prazo. Em sua maioria não olham o todo, e sabem planejar ou construir algo.
Eles são bons para justificar o que ocorreu.
Na hora que a bola rola, esquecemos tudo, torcemos e sofremos, sempre esperançosos de que tudo melhorará.
Afinal, isto é paixão.
Mas, pensando friamente, como é que o mesmo grupo que arruinou as finanças do clube durante todos esses anos, será capaz de consertar o estrago que eles mesmos fizeram?
É uma contradição total. Seria como achar que o mesmo grupo que quebrou a economia do país, terá capacidade de consertá-la. O resultado sentimos na pele dia após dia.
Caso fossemos donos de uma empresa, nós daríamos sua administração para as pessoas que a arruinaram?
Não tem lógica.
Infelizmente, a situação é cruel, e só nos resta continuar sofrendo e torcendo, pois não conseguimos viabilizar uma forma efetiva de pressão por mudanças.
Infelizmente o que você falou é a grande verdade.
Como disse em um comentário acima, valorizamos um time 7o colocado do Brasileiro de 2011 (Figueirense que tinha Bruno, Roger Carvalho, Edson Silva, Maicon e Aloisio), e deixamos de lado jogadores formados aqui, e que eram a base da seleção que foi campeã sulamericana e Mundial sub-20.
Tivemos o melhor jogador do mundial sub-20, Henrique, que se destacou mais que Danilo, Juan (inter Milão), Alexsandro, Casemiro, Phillipe Coutinho, Alan Patrick, Dudu e Oscar, para apostarmos em 2 jogadores de ataque do Gremio Barueri (Fernandinho e William José).
O LecoLeco representa e significa nada mais e nada menos que a ressurreição do JJ !
Você tem toda razão, pois o SPFC continua nas mãos do mesmo grupelho, que arruína cada vez mais o nosso clube.
O clube precisa desesperadamente arrumar R$ 23.000.000,00 para honrar os seus compromissos nesse final de ano.
Estaria se arranjando com antecipação de grana da televisão referente ao Paulistão.
E a grana para honrar os compromissos do começo do ano, nos dois primeiros meses ?
E a grana para os meses subsequentes ?
E sobre os R$ 9.000.000,00 de dívidas bancárias mensais, sendo R$ 3.000.000,00 somente de juros ?
Montar elenco, trazendo jogador A, B ou C, com qual grana ?
Quem vai arrumar essa bagaça ?
O LecoLeco ? O Ataídão do Gravador ? O Roberto Natel ?
Detonaram e enterraram a ideia de Reforma e Profissionalização da Gestão, extinguindo a figura do CEO, e pior, teria o LecoLeco comentado em sua entrevista sobre eventual possibilidade de remuneração para os próprios dirigentes (pelo menos consta isso na resposta dele).
Cadê o Abílio Diniz ?
Eu não tenho carro, não tenho teto
E se ficar comigo é porque gosta
Do meu rá rá rá rá rá rá rá o LECO LECO!!!
É tão gostoso quando eu rá rá rá rá rá rá rá o LECO LECO!!!!
Ah, eu já não sei o que fazer
Duro, pé-rapado e com o salário atrasado
Ah, eu não tenho mais pra onde correr
Já fui despejado, o banco levou o meu carro
Agora vou conversar com ela
Será que ela vai me querer?
Agora vou saber a verdade
Se é dinheiro, ou é amor, ou cumplicidade
Eu não tenho carro, não tenho teto
E se ficar comigo é porque gosta
Do meu rá rá rá rá rá rá rá o LECO LECO
É tão gostoso quando eu rá rá rá rá rá rá rá o LECO LECO
Essa parte da música é dedicada pela nossa imensa torcida, ao AB:
Agora vou saber a verdade
Se é dinheiro, ou é amor, ou cumplicidade
————
Se não tem tú, vai de LecoLeco, mesmo !
kkkk
A culpa do SPFC são dos próprios dirigentes, não adianta encontrar as justificativas fora do Morumbi, é um tremendo erro. Até na pior fase da História do clube tem gente que mira os rivais, é impressionante! rs
Dirigentes, presidentes, conselheiros e a trupe toda.
Agora, nós estamos conversando.
Agora, é a hora.
2016 precisa ser um ano de reconstrução.
Com um trabalho de 2 ou 3 anos, esse cara pode deixar uma marca muito forte no SPFC.
É a chance de aliar o conhecimento tático dos europeus (e consumidores dos nossos jogadores) com o talento natural do brasileiro. Esse cara pode indicar o caminho para nós deixarmos os nossos jogadores de base do jeito que os gringos gostam e ainda poderemos ter um time competitivo, com a cara do São Paulo.
Tragam o Fernando Jubero!
PS:A diretoria, as mídias são paulinas e os torcedores precisam acreditar e entender que ele viria para um projeto de médio a longo prazo.
Não existe solução mágica duradoura, nem almoço grátis.
Sem dúvidas! O trabalho de Tele e Muricy, mostram que o que Minelli falava em 1977:
Certa vez, quando perguntado se o sucesso do Inter de 75 e 76, com Falcão, Carpegiani, Batista, entre outros, era parecido com o do Muricy de 2006, 2007 e 2008, Minelli respondeu:
“É a CONTINUIDADE DE UM TRABALHO, de uma FILOSOFIA DE JOGO. É a MANUTENÇÃO DE UMA BASE. Pena que são poucos os dirigentes que entendem isso no futebol. Fiquei três anos montando uma equipe, apurando a condição técnica e tática. NUM TIME MONTADO, QUALQUER REFORÇO SE ENCAIXA.”
A grande verdade é que podem criticar o leco quanto for, tbm acho que não é o nome ideal nem de longe, mas a oposição teve a chance dela de lançar um candidato a altura e só decepcionou.
Aliás, quando teve que se manifestar mesmo pela renúncia do aidar, se calou. Os cardeais todos foram fazer reuniões com o tal de gandra e mariz e não exigiram renúncia depois de tudo que foi posto. Ficaram em cima do muro e agora não adianta chorar o leite derramado.
Não vou nem falar do paulo amaral que lança candidatura e retira em menos de 24 horas, tiveram a chance e jogaram pelo ralo. Agora aguentem o eleito pelo mandato que é legítimo
A oposição também é um lixo, mas quem está no poder há anos é quem tem a “chave do cofre”, o poder decisório e deve ser responsabilizado por seus atos.
Renan Ribeiro
Bruno
Diego Lugano
Rodrigo Caio
Michel Bastos
Ralf
Thiago Mendes
Diego Souza
Ganso
Alan Kardek
Marcelo Cirino
Pior de tudo é assistir o Andrés (amiguinho do ex-presidente) “brincando” com o SPFC no Sport TV hoje a tarde. A que ponto chegamos. RIDÍCULO.
Excelente texto Ernani, fato novo não é trocar 06 por meia dúzia, é mudar de verdade para melhor.
Se o SPFC trazer técnicos como Falcão e Autuori alegando o custo baixo de ambos, não estaremos criando um fato novo e se repetindo um fato velho.
A última passagem do Autuori foi bem fraca e faz pouco tempo.
Mudando de assunto, bonita a entrevista do Boi Bandido. Na época não quis sair mesmo pra ganhar mais na China.
Honrou a camisa, fez 11 gols naquele brasileiro e foi importante pra salvar o SP do rebaixamento enquanto o Pipoca estava no DM.
assino embaixo
Pois é! O que esta errado no São Paulo é tudo!
Não temos uma filosofia de jogo. Hoje jogamos como joga o Bragantino, o Brasil de Pelotas, a Chapecoense, a Ponte Preta.
Com a infra-estrutura que temos, temos que ter uma filosofia e forma de jogar único, que não pode ser copiado por times pequenos.
Mas, hoje, entramos em um mata-mata contra Ponte Preta, Bragantino, Penapolense, nos valendo da máxima: “o que tiver mais raça, vence!”
É muita mediocridade.
Em um estilo de jogo assim, jogadores do FIgueirense de adaptam mais rápido do que jogadores que foram treinados por Carlo Ancellotti e Maximo Alegri, como Pato. Ou de um jogador técnico com Ganso.
Quem chega aqui e é valorizado é Aloísio Boi Bandido.
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/presidente-da-federacao-do-chile-pede-licenca-e-sampaoli-deixa-futuro-no-ar.html
sera ?? sera ??
Seria uma luz no fim do túnel ! Isso que é fator novo kkkk
A inter de Milão esta negociando com ele!
Tou achando que até o Dunga ficará livre na praça, deus nos livre, rs
Não é só o tricolor que esta precisando de técnico, Dunga é de morrer!
Os técnicos brasileiros em geral, a cada dia que passa percebe a diferença gritante.
É o time do Dunga levando um baile e passeio tático dos reservas da Argentina.
SP vai acabar ficando com o Milton Cruz mesmo……jah posso apostar
Dunga deveria ser banido do futebol.
Deixa Douglas Costa no banco por 50 minutos, não convoca Philippe Coutinho para chamar Renato Augusto… é muito erro pra pouco jogo.
Nem vou entrar no mérito de como arma e pensa o futebol da Seleção, ai já seria de chorar.
Renato augusto hj está Fazendo por merecer quem nunca joga nda e o Oscar…Philipe Coutinho poderia entrar na vaga do Oscar…
Renato Augusto é bom jogador, nem falo como crítica a ele, mas não tem comparação.
Não dá pra vê-lo jogando na Seleção e ter Philippe Coutinho fora, é o melhor jogador brasileiro na posição e é novo, tem muito mais perspectiva.
Apenas complementando, que cortassem Kaká e mantivessem Renato, mas não levar o Philippe…
Ataide endurecendo com o Gremio
Wallace ou Luan, por Maicon
Ou Nove Milhoes
Ou ele q volte
Aih sim
Simples assim
Se vier alguém com o perfil do Osório que vinha usando a base e fazendo milagre com jogadores quase desconhecidos o SP sai do caos financeiro em poucos anos. Se continuar como está, com essa farra de comissões e de empresários, o clube cai para a Série B ano que vem. Essa briga política e de poder tem que ter um limite e as pessoas do clube tem que aceitar o fim do seus respectivos ciclos de poder. A instituição tem que permanecer e as pessoas têm que ter a honradez de preservá-la. A ideia de integrar as categorias de base com o profissional é fantástica.
Qual o planejamento? Se for o Jubero, terá tempo para implantar seu trabalho? Teremos um patrocinador? E a reforma do estádio? Nos próximos 5 anos, qual a expectativa de títulos levando em conta a reformulação do clube? Existe esse projeto, ou o projeto é a reeleição do Leco e seu grupo? E o dinheiro roubado nas negociatas e comissões nestes últimos anos por conivência e participação da diretoria, será devolvido? Quanto o clube perdeu com má gestão e corrupção? Convém ao torcedor ser sócio e ser roubado? SPFC…
Por isso que o novo técnico já foi definido:
Professor Uram.
Só queria entender por que Rogério Ceni lidera um grupo de jogadores que estão fazendo lobby para a volta de Paulo Autuori ao São Paulo um técnico ultrapassado que quase nos rebaixou em 2013, muito estranho isso, jogador não tem que opinar em quem vai ser o técnico eles tem é que jogar e honrar a nossa camisa e deixar a questão do técnico com a diretoria.
Ah, mas o Mito dos Recordes é o Patrão, é o Dono do SP, e como tal, pode tudo !
Indicar e fazer lobby por treinadores de sua preferência, promover movimentos para por fim ao ciclo de treinadores que o descontente, indicar e promover a vinda de jogadores pro SP (Rivaldo), (Ratinho), o oposto também é verdadeiro, boleiro que cair em desgraça com ele ou quem não concordar em comer na mão dele, é dificuldade e vida curta.
Agora, a sua pergunta remeta a uma dúvida:
Alguém duvida que o Todo Poderoso vai exigir que a Suite Master Presidencial do CT da Barra Funda continue devidamente mobiliada e reservada para o seu uso exclusivo ?
Alguém imagina que o LecoLeco teria coragem de tomar uma atitude para por um fim, pelo menos um ano sabático, cortando as asas do moço, de forma a promover esse afastamento ?
Não estranhemos caso o rapaz consiga um cargo generosamente remunerado para acomodar as suas pretensões de jamais largar da moita e teta onde vive grudado a tantos anos.
——————
Acho até que o Paulo Autuori tem potencial e capacidade para gerir e liderar um processo de reconstrução e recriação do nosso futebol, nos moldes dos comentários do Ernani, neste post, aliás, das opções nacionais comentadas, entendo ser o melhor preparado.
——————
Mas fica claro também que a Panela da BF teria vida longa garantida, caso o treinador escolhido fosse ele, e mais ainda, o Muricy do Supletivo.
Concordo com você Takei infelizmente o São Paulo tem dono e vai ser difícil esse rapaz querer largar o osso.