Time com raça! É isso que todo são-paulino quer, nos últimos anos. Existem vários significados de raça, e sempre no coletivo, mas tem um que gosto mais:
“Conjunto de indivíduos, que conservam entre si, e através das gerações, relações de semelhança.”
Do time vice-campeão Brasileiro de 2014: Rogerio, Paulo Miranda, Toloi, Antonio Carlos, Edson Silva, Alvaro Pereira, Denilson, Maicon, Souza, Boschilla, Kaka, Luis Fabiano e Osvaldo não estarão para 2016.
No final desse ano, os jogadores com mais tempo no clube serão Denis (2009), Ganso (final de 2012), Renan Ribeiro (2013), Reinaldo (metade de 2013), Pato (2014), Hudson (2014), Kardec (Abril 2014), Michel Bastos (meio de 2014).
Considerando o ano que jogadores da base subiram para o profissional, teremos, Breno (2007) João Schmitd, Rodrigo Caio (desde 2011), Lucão (2013), Auro (2014).
Isso é preocupante, para um time grande, com tradição e história. O São Paulo tem uma identidade, uma cultura própria, valores que foram passando de geração para geração, e que levou o São Paulo a ser o clube brasileiro com mais títulos em Mundiais, Libertadores e Brasileiros.
Dario Pereyra, conquistou o título em 1977, e em 86 esteve junto com Oscar e Careca, e os meninos da base como Adilson, Nelsinho, Silas, Muller, e com jovens desconhecidos como Zé Theodoro e Bernardo, e receberam em 1987, Raí e Ronaldão no elenco. Sem Muller, Silas e Pita, eles perderam duas finais seguidas em 89 e 90.
Em 1991, Muller voltou e reencontrou com Zé Theodoro, Adilson, Bernardo, Ronaldão e Raí, e juntos conquistaram o título brasileiro com os meninos da base Cafú, Elivelton, Antonio Carlos, e um jovem chamado Leonardo e um goleiro que era terceiro reserva do Palmeiras chamado Zetti.
Em 1992, Muller, Raí, Ronaldão, Zetti, Antonio Carlos, Cafú, receberam o veterano Cerezo, e tiveram a companhia de jovens da base como Pintado (que voltava do Bragantino), Doriva e Vitor, e jovens desconhecidos como Palhinha e Ronaldo Luis.
Em 1993, Muller, Ronaldão, Zetti, Cafú, Cerezo, Palhinha, receberam Leonardo de volta, e tiveram a companhia de jovens da base como Rogerio Ceni, Gilmar e Andre Luiz, e um jovem chamado Juninho Paulista.
Em 1994, Rogerio Ceni, ao lado Juninho Paulista, e com meninos da base como Bordon, Denilson, Caio Ribeiro, Toninho (irmão de Sidney ponta esquerda de 85) e Catê.
O São Paulo passou por um jejum de títulos importantes, até chegar 2005, com Rogerio Ceni, meninos da base como Edcarlos, Denilson, Diego Tardelli, Marco Antonio, Jean e jovens como Lugano, Cicinho, Alex Bruno (que não haviam ganhado mata-mata), e jogadores vindo do Goiás como Fabão, Josué, Danilo e Grafite (que nem foram campeões pelo Goiás), e veteranos como Junior, Luizão e Amoroso.
Em 2006, a base foi mantida, sem Luizão e Amoroso, e mais jogadores que jogaram no Goiás chegaram como André Dias, Aloísio, Leandro e Alex Dias, e jovens como Ilsinho, Alex Silva, Miranda, Souza (que não haviam ganho Libertadores, Copa do Brasil) e Leandro (o único que havia ganho uma Copa do Brasil).
Em 2007, a base foi mantida e depois de uma excursão à Índia, com jogadores que não haviam sendo utilizado, Hernanes e Jean, se destacaram e foram integrados ao elenco principal. Além deles, um menino da base chamado Breno de 17 anos. Trouxemos um jovem com potencial chamado Dagoberto, um jogador conhecido que era Jorge Wagner, e um centroavante mais ou menos conhecido chamado Borges, e Hugo (que havia jogado com Kaka, Julio Baptista, etc.) voltou.
Em 2008, o São Paulo começou a querer ser igual aos outros, trazendo jogadores “baladeiros”, achando que esses não amarelavam e trouxe Adriano Imperador, Carlos Alberto, Fabio Santos (Volante).
Mesmo assim, sem os 3 “baladeiros”, o São Paulo conseguiu conquistar o título com os jogadores que haviam sido importantes em 2007, como Rogerio, Hernanes, Borges, Dagoberto, Hugo, Jorge Wagner.
E a partir de 2009, largamos os meninos da base. A soberba pelos títulos e a obsessão de JJ de ser campeão da Libertadores, fizeram o São Paulo se endividar e trocar o time todo ano.
Saíram MAC, Turíbio, Carlinhos Neves, Rosan, pessoas identificadas com o clube, e que ajudavam e muito na transição de gerações.
Depois por conta da briga com Oscar, Diogo e Lucas Piazon e seu empresário, parecia que era questão de honra desvalorizar outros jogadores desse empresário como Henrique Almeida (eleito o melhor jogador do mundial sub-20 de 2011) e Casemiro (que chegou a chorar e questionar porque ele era tratado diferente de Lucas).
O pior é ter Lucas Gaúcho e Henrique no elenco, e trazermos um jogador de outro empresário ligado a Kia (Gustavo Arribas) que era William José.
Fora isso, o São Paulo começou a abrir as portas para Traffic, Eduardo Uram, e deixar cada vez mais os jogadores 100% do São Paulo de lado.
Em 2012, tivemos um suspiro de esperança, quando trouxemos de volta jogadores identificados com o São Paulo como Luis Fabiano, Denilson, que junto com Rogerio Ceni, Lucas, Casemiro e Welligton trouxeram nosso último título.
Em 2014, com a volta de Kaka (pena que por muito pouco tempo), junto com Rogerio Ceni, Rodrigo Caio, Denilson e Luis Fabiano, chegamos perto.
2016, é hora de corrigirmos os erros do passado (não importa se JJ ou Aidar), e reaproveitar os jogadores criados em casa. Eles não tem custo (os que estão emprestados).
Tenho ficado assustado ouvindo nomes como Renan Fonseca ou Vinicius. Jogadores que passaram por inúmeros times em suas carreiras, sem ter parado em nenhum por mais de 1 ano.
Não é de jogadores assim, que precisamos!!!!
Se for para trazermos veteranos, que sejam identificados com o clube e da RAÇA SÃO-PAULINA, como Lugano, talvez Julio Baptista e Fabio Simplício.
Se for para trazer jogadores que fizeram uma única boa temporada no Botafogo, Coritiba, Sport, Atlético-PR, etc, que traga de volta, jogadores com a RAÇA SÃO-PAULINA como Henrique Almeida, Regis, William Arão (que estava na conquista da Copa São Paulo de 2010).
Se for para trazer jogador sem custos (De verdade), que tragam jovens da RAÇA SÃO-PAULINA Lucas Farias, Luiz Eduardo, Henrique Miranda, Dener, Mirrai, Ademilson.
Não tenho dúvidas de que jogadores formados e com história no São Paulo é o que faltou nos últimos anos, e que tornou nosso time apático, sem espírito e alma coletiva!
Ernani Takahashi
Só raça sem técnica nenhuma não resolve, mais um belo texto.
Adalberto,
Exato! Raça tem que ser algo coletivo, e não de cada jogador separado!
Talvez seja isso que parte da torcida, e a turma de JJ não percebe!!!
Saudades do tempo em que o SPFC era referência para o futebol mundial.
Hoje perdemos todos os parâmetros.
Da base ao profissional …, ponte para oportunidades e negócios e o futebol é apenas “detalhe” à parte.
A verdade é que a base do São Paulo continua sendo boa! Hulk, David Luiz, Kaka, Lucas, Oscar, Casemiro são exemplos disso!
Mas, Kaka só deixou de ser pipoqueiro no Milan, quando conquistou a Champions League, algo que Robinho e Diego (que alguns torcedores diziam ser melhores em mata-mata) não ganharam.
Pode ser boa mas mal aproveitada. Desses citados só Kaká foi aproveitado e male male e mesmo assim enxotado por uma organizada
Nem deu tempo do Kaka amadurecer e já foi vendido. Discordo que ele era pipoqueiro e mudou. Ele só era um garoto. O fato é que muitas vezes o jogador jovem é queimado por isso. Querem que com 18 ou 19 anos ele tenha atitudes de um cara rodado. Djalminha no Flamengo foi um dos que sofreu com isso. Mas os exemplos são inúmeros de como o atleta evolui com o tempo. Até os ruins melhoram. (Exceto o Reinaldo)
Isso é o que eu defendo, valorizar a base, contratar de fora para suprir deficiências e manter um esqueleto com bons jogadores que tem dado algum resultado.
Isso sempre dá resultado, é só olhar os times vencedores em todas as ligas, raras vezes a baciada deu certo.
Mas como o que move o futebol é o dinheiro que gera para os seus agentes, e a principal forma desse dinheiro circular é nas transações, dá-lhe baciada.
Pois é! Veja o exemplo do Santos! Renato e Ricardo Oliveira tem história no Santos. Jogaram no time de Robinho, Elano e Diego!
Gabriel esta no Profissional desde 2013.
Geuvanio, subiu em 2012, foi emprestado ao Penapolense e voltou.
David Braz, chegou em 2012, foi emprestado, depois voltou e se firmou.
Blog do Airnani
6 de novembro de 2015 às 18:16
A verdade é que a base do São Paulo continua sendo boa! Hulk, David Luiz, Kaka, Lucas, Oscar, Casemiro são exemplos disso!
Mas, Kaka só deixou de ser pipoqueiro no Milan, quando conquistou a Champions League, algo que Robinho e Diego (que alguns torcedores diziam ser melhores em mata-mata) não ganharam.
——————————————————-
A base do São Paulo sempre foi (Antes de Cotia) e continua sendo uma das melhores, não do Brasil, mas do mundo.
Só que é muito mal gerenciada e aproveitada, se tivéssemos dirigentes ou técnicos europeus tomando conta dela, com certeza revelaríamos mais ainda do que revelamos na história.
Concordo com você Vitão!
O problema não é a base. É o gerenciamento da equipe profissional!
Quando você empresta um jogador de talento da base, que viveu e treinou em instalações de primeiro mundo, para ficar jogando em Rio Claro, Oeste, Náutico, depois para outros clubes menores, você tem participação direta na queda do rendimento.
Ou então você assume, que esses clubes, tem melhores profissionais que o São Paulo, para amadurecer e participar da evolução dos jogadores.
Exatamente, sempre falo a mesma coisa.
Ernani, boa noite.
Acho que nossa base devia ser direcionada ao futebol do SPFC.
Mas ao contrário, a produção de jogadores visa atendimento ao mercado do futebol, seja nacional ou externo.
Uma lógica perversa impõe que sejamos o ” berçário” e outros centros mais competitivos se tornem a “pós graduação” dos atletas de futebol.
Exportamos as jovens promessas e repatriamos os fracassados e inválidos …, quando não recuperamos para valorizar “mercadoria” alheia através de empréstimos e outras negociações que comprometem parte das nossas promessas …, num círculo viciado.
É verdade Paulo.
Dizem que o critério é raça, ganhar mata-mata, mas me diga, o que João Filipe, Antonio Carlos, Cortes, Carleto, Edson Silva, Paulo Miranda, Maicon, Aloísio Boi Bandido, Welliton, Reinaldo, Douglas, conquistaram em suas carreiras, para se credenciarem a jogar no São Paulo no lugar de jovens que conquistaram uma Copa São Paulo, um mundial sub-20 sulamericano, e um mundial sub-20?
Em termos de carreira, acho que não conquistaram muita coisa, não.
Em compensação, seus empresários vendem areia no deserto, gelo aos esquimós e jogadores de futebol ao São Paulo FC.
kkkkkkk
Fomos campeões em 2005 , 2006 2007 e montamos um time com pessoal de outros clubes que nunca tiveram nenhuma relação com o São Paulo. Ate hoje ninguém consegue dizer se foi por competência ou sorte que foi montado aquele grupo. Depois disso nos so investimos em atletas que passaram pouco tempo no SP e não trouxeram nenhum retorno em qualidade de time. Nos últimos anos devem ter passado pelo São Paulo uns 80 jogadores , em todas as posições possíveis, e raros foram os que jogaram algum futebol . A maior parte vieram e foram embora depois de um ano de atividade. Depois caímos ainda mais, trazendo jogadores de nível técnico ruim, jogadores encostados em outros times, jogadores que eram mao de obra de empresários pra tentar fazer algum dinheiro. Isso na minha opinião tem uma conclusão,, foram jogadores que garantiam comissionamento para todos que participavam do negocio.
Numa equipe de ponta não há tempo pra ficar testando jogadores pra ver se dao certo. o técnico precisa de resultados, a torcida quer ver resultados, então o jogador que sobe da base tem pouco tempo pra apresentar algum resultado. Alguns desses nomes falados no post infelizmente não apresentaram nenhum resultado nas vezes em que foram testados.
Lucas farias – entrou em alguns jogos do São Paulo e nada apresentou. ai andou por alguns times e não conseguiu apresentar futebol razoável em nenhum deles. Ora, como vamos apostar num atleta que não consegue jogar nem em times pequenos.
Herique Miranda – entrou em duas partidas e o Muricy foi obrigado a a substitui-lo no intervalo , motivo – fralda suja – agora dois anos após, não conseguiu se destacar nem no Oeste.
Mirray -o Novo KAKA,, se arrasta em campo , estava emprestado ao Nacional , nem sei se conseguiu ser titular no Nacional.
Ademilson — Jogou 100 partidas pelo pelo São Paulo – apresentou um futebolzinho de segunda linha, tinha dificuldade em calcular velocidade e equilíbrio. caia sozinho.
Dener – também foi emprestado pra alguns times e não apresentou nada
Dos velhos – mencionados,,,,,Julio Batista estava ganhando 1.000.000 de salario no cruzeiro.e e so fazer um balanço do resultado que ele apresentou.. Esse ano nem jogar jogou.
Fabio Simplício – deve estar perdido no Japao ou na arabia – o que ele poderia agregar ao SP agora no final de carreira??
Sinto muito, mais esse caminho não é o caminho da vitória…não serão esses os artífices da nossa arrancada e das vitorias.. Não falei do Lugano por respeito ao ídolo, porem……
O São Paulo esta ainda em processo de desconstrução. temos um técnico que não agrada a Diretoria, e que não tem Moral pra apresentar o seu plano de trabalho e fazer com que a Diretoria o ajude, ao contrario,, a diretoria faz os planos, contrata os jogadores que acha que são importantes e vai empurrar esses ao treinador.
Nos teremos um 2016 tão ruim como foi 2015. inflizmente
Fernando,
Se fosse assim, Gabigol, Geuvanio, não teriam mais chances no Santos. Gabriel não estourou em seu primeiro ano como Neymar e Robinho.
Guevanio, foi para Penapolense.
Enfim, temos exemplos no próprio São Paulo……Hernanes, Jean, não brilharam tanto, em times menores.
Hugo, foi mediano em vários clubes, até voltar ao São Paulo e ser bi-campeão brasileiro.
Mas, tenho que respeitar sua opinião.
Ralf, o jogador que é idolatrado aqui, jogou no Imperatriz, XV de Jaú, Gama, Noroeste, até se firmar no Corinthians.
Vinicius, especulado tbm, começou no Paraná, passou pelo Coritiba, depois pelo Joinville, Londrina, Tupi, Esportivo, Nautico (formava meio campo com Canete), e Fluminense. Ele tem 24 anos!!! Veja quantos times ele passou.
Renan Fonseca, 24 anos, começou na Ponte Preta, passou por CRAC, Red Bull, Marilia, Ituano, Santa Cruz e Botafogo.
Realmente ademilson não dá, talvez um dos piores atacantes que eu vi jogar com
acamisa do São Paulo ao lado de Rico, Itamar ex-SEP, Edgar etc
O Lucas Farias, fez um bom jogo contra o corinthians no pacaembu, depois jogou nada num jogo no morumbi, eu acho que merece uma chance de compor elenco pelo menos por um ano no clube sei lá temos o auro mas gostei muito dele jogando como winger
com o Osório, mas ccomo lateral na marcação parece uma criança jogando com adultos
Cada um tem uma opinião! Gosto de Ademilson! Infelizmente, ele ficou marcado por ter entrado na Libertadores de 2013, e perder alguns gols.
E naquele time de 2013, era difícil jogar…….
Xi… Vc viu pouco! Teve Eron, Tangerina, Tatu, Marcão, Rondon, Toninho II…
Rico, Itamar, Edgar, Ademilson são craques comparado com esses caras!
Oi Ernane,
Concordo totalmente e faço apenas alguns complementos e ponderações:
– Lucas Farias: Jogou boas partidas, uma muito bem que, inclusive, é bem fácil de lembrar, qdo vencemos o SCCP titular com nosso time reserva, antes deles disputarem o “mundial de clubes”;
– Henrique Miranda: Esteve com o grupo nos tempos do Carpegiane, qdo subiu junto com o Rodrigo Caio, e os 2 eram muito elogiado por ele, q garantia q, em breve, seriam titulares do SPFC. Sabe jogar, mas precisa de oportunidade e confiança pra ter chance e dar certo;
– Mirray: Foi bem no Nacional, marcando vários gols, de tal forma q logo pulou p/ o São Bento de Sorocaba, onde vem jogando;
– Ademilson: Era centro-avante na base e nas seleções sub17 e sub20, destacando-se com muitos gols. Ney Franco o utilizou bastante e logo q foi lançado fez vários gols nessa função, mas com Muricy sempre jogou onde nunca jogará, pelos lados, como 2º atacante, ainda assim fez muitos jogos bons;
– Luis Eduardo: Fazia ótimo ano de estreia, tendo ido à seleção sub20 pelo desempenho no time principal, até q numa partida em Salvador (Leão de técnico), falhou em 2 gols q resultaram na virada do Bahia. Depois ñ mais jogou;
– Dener: Contrato já encerrado com o SPFC.
Pra quem é mais antigo, talvez lembre q o Serginho Chulapa, fraquíssimo ponta esquerda na base, recentemente retornado de empréstimo no Marília, teve chance como centro-avante (depois da fratura do Mirandinha), insistiram com ele e todos sabem o q aconteceu.
Resumindo, jogador de casa precisa de apoio, muita confiança e sequência, do contrário, só vinga se tiver muita, mas muita mesmo, personalidade.
Os caso do Kaká e do Lucas se assemelham, um técnico (Vadão – Kaká e Sergio Baresi – Lucas) os lançou, primeiro entrando durante os jogos.
Quando foram titulares pela 1ª vez, tiveram uma sequência, mesmo com 1º, 2º e 3º jogos fracos, então foram se soltando e o resto todos sabemos.
É mais uma questão de boa vontade, q sobra no Santos com Geuvânio – q só explodiu aos 23 anos -, Zeca, Daniel Guedes, Gustavo Henrique, Thiago Maia…, mas q falta no SPFC, levando o clube a arriscar, gastando muito e mal.
O q fez o Santos qdo se apercebeu quebrado e com a debandada do time titular?
Pôs os garotos para jogar.
Chego a torcer p/ q o SPFC seja suspenso por 2 janelas, assim será obrigado a utilizar a base e ñ poderá fazer “burrices oportunas” contratando jogadores às baciadas.
Claro q ñ dará certo com todos, mas dará com alguns. É o q basta para começar a reconstrução.
Adalberto
6 de novembro de 2015 às 18:04
Só raça sem técnica nenhuma não resolve, mais um belo texto.
__________________________________________________________________________
Blog do Airnani
6 de novembro de 2015 às 18:13
Adalberto,
Exato! Raça tem que ser algo coletivo, e não de cada jogador separado!
Talvez seja isso que parte da torcida, e a turma de JJ não percebe!!!
__________________________________________________________________________
Sim o que vejo que se alguém possuir a tal raça vai resolver todos os problemas, tem que primeiro privilegiar a técnica, depois outros atributos, jogadores raçudos que não sabem pensar não serve.
Igual o Alvaro Pereira ele era raçudo e jogava com amor mas era “pouco inteligente” jogando ou era expulso ou fazia penalti ou faltas de mais, o cara para ter esta tal raça tem de ser ligeiro, saber “bater” se impor não se intimidar hoje no nosso time falta um jogador estilo o Vagner Nunes que jogos por aqui em 99/2000 para mim superou até o mineiro em técnica não sei se você se lembra em um jogo contra os galinaceos em 99 deixou o rincon quietinho, e por falar em ano 2000 este titulo da copa do brasil que o São Paulo perdeu foi minha maior frustração pois estava ganho e o time recuou.
Concordo 100%
Ernani , penso da mesma forma , e se não me engano , em 1991 , quando a gente também estava no fundo do poço , o time campeão brasileiro não recebeu grande investimento .
Zetti , reserva no Palmeiras veio barato , Cafu da base , Antonio Carlos da base , Ricardo Rocha veio em 89 e Leonardo veio trocado por Nelsinho , Ronaldão chegou em 86 , Bernardo em 85 e Rai em 87 , Suélio não lembro de onde veio , Macedo veio de Americana ou Limeira . Elivelton da base e Muller o maior investimento , mesmo assim não muito porque ele estava desacreditado na Italia.
Eu acho que se o São ´Paulo fizer o que voce sugere , talvez contratando 1 ou 2 zagueiros de bom nível , tem boas chances de desenvolver um ótimo time pra 2015 , desde que não venda ninguém.
Acho que esse time que ganhou do Sport , se tiver uma sequência de jogos vai jogar muito em 2016 , sem Rogério e Luis Fabiano que ja tem substitutos prontos.
Ricardo Fraga,
A questão é formar um grupo de jogadores com o mesmo objetivo, com valores parecidos.
Ter morado juntos, treinado em Cotia, frequentando a mesma escola (paga por nós), indo surfar em Santos (com professor pago por nós), comendo todos os dias juntos, cria uma relação familiar!
Esses jogadores sentem na própria pele, quando um jogador de ataque leva uma porrada, quando seu amigo é vaiado, ou erra uma bola. Eles vão se ajudar!
Agora, se trazer jogador que pula de time em time, todos os anos, que quer fazer um campeonato bom, para ir para Ucrania, Arábia, China……aí….
Repare o comportamento dos jogadores do São Paulo quando um jogador recebe uma falta dura……ninguém tá nem aí….
Nem vou comentar….. Vc falou tudo com detalhes…. Será q o nosso todo poderoso presidente Leco lembra de tudo q vc escreveu??? Ele já fazia parte…. Duvido…. Se ficar com políticagem(nisso ele é bom) vai continuar a mesma draga….
Tomara que sim! Pois senão…..vamos fingir que economizamos…..trazendo um monte de tranqueira, que é contratado, joga dois jogos mal, e fica sendo emprestado a vida inteira como Roni, Caramelo, Adelino, Bruno Cantanhede, Carleto, Cortes, Rafinha…..
a questão é será q essa diretoria sabe disso ?
como eles entenderão q pra ter raça coletiva nos times formados no clube, é preciso ter valores e conceitos desde a base até os profissionais. E o problema é q eles não dão a miníma bola pra isso!
Eles apenas vêem nosso futebol como se estivessem num balcão de negócios, gestão e conceitos na ideia deles, é algo q deve ser fútil ou inexpressivo.
Não conseguimos nem segurar mais uma revelação mediana pra boa por 2 anos, como iremos passar para nossas futuras gerações esses valores com uma velharada ultrapassada, arrogante e na minha opinião corruptos ?
desanima toda virada de ano a mesma ladainha de reformulação, q “agora vai” mas nós já sabemos o final do resultado sem precisar de bola de cristal.
Sabe eu to cansado dessa mesmice.
Heron,
Parece, não posso afirmar que existe uma preferência de certos grupos políticos por determinados empresários.
A turma de JJ, Leco parece que tem seus preferidos, e Aidar tinha outros.
Enquanto Aidar estava aqui, Lucão renovou rápido (Bertolucci) e Pato disse que queria ficar.
Agora Pato já fala em sair.
Tomara que não comece voltar os jogadores de Uram, uma vez que já conseguimos nos livrar de Antonio Carlos, Maicon……
Se começarem a falar de Ibson de novo, Diego Souza, Cleiton Xavier, Rafael Marques, Cícero de volta, Egídio para lateral esquerda, William Bigode…..Andrei Girotto, ….
O problema é falta de critérios nas contratações. Diretor, Gerente de futebol atropelam treinadores e trazem visando valores menores, galinhas mortas, fim de contratos. Quantas e quantas vezes o time passava por carência em certo setor e de repente chega alguém para outro setor já bem servido. Muricy, um dos que teve mais passagens pelo clube não se impunha, vestia a camisa de empregado e acatava qualquer imposição vinda de cima, até MC indicava jogadores direto pra diretoria furando a hierarquia. Ou seja, é a própria casa da mãe joana e pelo jeito, a ladainha vai continuar.
Muito bom post Airnani, outra questão além dos valores e “sangue” tricolor que é muito mal aproveitada, é de já forjar um time acostumado a jogar em determinados esquemas de jogo e com uma filosofia clara definida, coisa feita com maestria pelo Barcelona para formar aquele super-time, onde Xavi, Messi, Iniesta entre outros jogaram juntos por anos e anos. FIca difícil pra um garoto como o Ademilson por exemplo, jogar numa posição na base e subir para atuar em outra diferente no profissional, além do desafio de subir, ainda colocam desafios extras, por isso apenas poucos se destacam ainda no nosso time, caras muito diferenciados psicologicamente principalmente, pois superam estes desafios e usam como combustível inclusive como foi com o Lucas. Nós da torcida temos que fazer nossa parte também, apoiando os garotos da base ao invés de ficarmos pegando no pé deles, Lucão por exemplo, não é um super zagueiro, mas não vejo ele abaixo dos zagueiros medianos especulados, além do mais é jovem, pode evoluir e tem DNA tricolor, vamos apoiar o garoto!
Pois é!
Uma coisa é você subir sozinho, e outra é você fazer parte de um grupo, onde estão vários jogadores que tem uma história, educação, parecida…..jovens que tem uma convivência de anos, com um mesmo grupo e de repente, chegam para disputar posição com jogadores que vieram do FIgueirense e Botafogo-RJ e que tem o mesmo empresário……….
eu vejo mais sabedoria em uma parte da nossa torcida do q nessa velharada q apenas suga o clube como se fossem vampiros!
acho q é por isso q eles mantém o estatuto na forma jurássica q está, pq essa velharada tem medo do inovador, eles são como disse o Casal Del Rey, “dinossauros”!!
e tem uma parte da nossa torcida (minoria mas não pequena) q enxerga essas coisas como escreveu o Ernani, e já estamos cansados disso, mas pra essa velharada somos como uma estaca de madeira pronta pra entrar no coração desses vampiros q sugam o clube até a ultima gota.
infelizmente ainda vejo um caminho muito espinhoso na vida do SPFC, não vai ser nessa gestão q eles irão aprender a voltar aos trilhos da glória, mas um dia essa velharada vai ter q sair do caminho, eu ainda acredito nisso.
Quando eu vejo esses nomes, essas tranqueiras que são veiculadas na mídia e as que já estão no time, eu fico pensando: O que um moleque da base pensa quando ele vê isso?
Depois quando “briga” pra sair, a torcida quer meter o pau, mas olha aí no time titular do São Paulo o Lateral Esquerdo é o Reinaldo.
Já tão falando em Cirino, Vinicius, Renan Fonseca, Ralf, Rafael! É difícil!
Exatamente! Imagine o desanimo de Oscar, quando o São Paulo contrata Carlos Alberto com 100kg?
E Lucas Farias, quando vê o São Paulo valorizar um jovem que fez um campeonato paulista pelo Mogi Mirim, chamado Caramelo……
Ou Ademilson, quando vê o São Paulo trazer Welliton (que estava encostado no Gremio)….
Ou Henrique Miranda quando vê o São Paulo contratando Juan, Carleto, Cortes, Clemente Rodriguez, Reinaldo……
O cara desanima!!!
A raça não é um elemento decisivo para que um time ser campeão, mas é um importante elemento, veja o Aloisio, se perguntasse que entre Luis Fabiano, Kardec e Aloísio qual o pior em termos técnicos ? Todos responderiam que o Aloísio, no entanto o boi bandido com sua garra e força de vontade conseguia superar essa limitação, na minha opinião ele foi mais decisivo do que o Luis Fabiano em 05 anos de contrato.
Aloísio Boi Bandido se tivesse “raça São-Paulina” jamais trocaria um clube como o São Paulo para jogar na China.
Ele jogou em um time que estava brigando para não cair, e por isso foi o jogador que mais estava acostumado a essa situação, pois veio do Figueirense……
Acho ele um bom jogador, mas sinceramente……Prefiro Pato, Kardec!
Ele não queria ir embora.
São Paulo que quis vender, diretoria teve que convencer ele a ir.
Pode procurar entrevistas e reportagens da época.
Um cara que ganhou até camiseta em homenagem.
Ernani, a venda foi de comum acordo, o clube não fez nenhuma menção que queria que ele ficasse, em termos técnicos ele está abaixo desse dois, mas ele foi tão decisivo quanto Pato e está sendo esse ano, e muito mais que o Kardec.
Em 2013 ajudou a nos tirar da “zona da confusão”, by Luxa. rs
Sem dúvida mas friamente falando, LF é um fenomeno de marketing, é superestimado, cheio de pose mas como jogador decisivo mesmo…
http://blogdobirner.blogosfera.uol.com.br/2015/11/06/michel-bastos-e-importante-torcida-precisa-parar-de-queimar-bons-jogadores/
Discordo desse texto, em nenhum momento vi a torcida queimar o Michel Bastos, ele que já desrespeitou o clube, o técnico e a torcida, não é porque ele é bom jogador que temos que aceitar todos seus pitis.
Concordo, ele também pode parar de por gasolina e jogar mais, rs
Acho que a torcida precisa ter um pouco de paciência, ou pelo menos esperar pra julgar depois do fato ocorrer. Estou vendo mta gente já falar com ctz absoluta, como se a diretoria já tivesse trazido medalhões ou barca de jogadores e até agora nada ocorreu.
Se no começo de novembro todo mundo acreditar no que sai na mídia, até o fim de janeiro vai ter neguinho se matando com tanto jogador que vai chegar.
Pessoal é mto apressado, essa semana já jogaram dois goleiros pra substituir o ceni e o AGG já desmentiu. Hj teve o nome do zagueiro do botafogo que teria sido indicado pelo doriva, só que no mesmo dia na coletiva o doriva disse que em nenhum momento sentou com algum dirigente pra planejar o ano que vem.
Acho que a paciência tem que ser primeiro da diretoria, com atletas jovens, formados na base!
tbm acho, mas incluo tbm a torcida. Vejo o lucão que evoluiu mto do ano passado pra esse já ser dispensado por alguns. Um dos 3 jogadores do SP com maior potencial de venda pra europa e já querem mandar o mlk embora.
http://esporte.band.uol.com.br/futebol/brasileirao-serie-a/2015/noticias/100000779789/presidente-do-timao-quer-deixar-festa-para-depois.html?mobile=true
Que o time tenha o que foi descrito na coluna pra isso não acontecer.
É mas aí nosso querido treinador diz que prefere enfrentar o time sem cor já campeão para assim eles diminuírem a intensidade.
http://torcedores.com/noticias/2015/11/doriva-prefere-enfrentar-o-corinthians-com-o-rival-ja-campeao
ele não confia no efeito do “treino fantasma” e do bobinho gourmet?
pelo jeito não, rs
Boi Bandido so veio pro são Paulo por que nos nos contentamos com pouco…. Nossos centro avantes pra serem lembrados, são Leônidas da Silva, Pagao, Toninho Guerreiro, Mirandinha, Serginho chulapa, Careca,…França , Dodo…
Blog do Airnani
6 de novembro de 2015 às 18:38
Geuvanio, subiu em 2012, foi emprestado ao Penapolense e voltou.
David Braz, chegou em 2012, foi emprestado, depois voltou e se firmou.
—————————————
Leva em torno de 3 anos para consolidar, alguns 2 outros 4 ou 5.
Pelo exemplo citado, emprestar não é ruim.
Ernani,
Dioscordo em relação aos Oscar.
Ele esta entrando aos poucos como titular, era constantemente elogiado pelo Muricy, estava tendo chances.
Mas era um file de borboleta como Neymar na primeira temporada.
Oscar saiu por conta do empresário que armou contra o tricolor.
A Justiça depois deu ganho de causa ao tricolor depois.
Em março do ano em que entrou em ação contra o tricolor, ele declarou sua torcida e seu amor pelo tricolor. Em abril ele sumiu e se escondeu em um apartamento em Sampa.
Nessa mesma época, casemiro denunciou que tinha recebido oferta de um milhão para entrar em ação contra o tricolor. Disse que não tinha entendido e quinze dias depois recebeu nova oferta de um milhão e meio, Na segunda oferta conversou com a diretoria tricolor e denunciou o fato.
Massa,
Ok. Cada um tem uma opinião! Sobre empréstimos, sobre esse caso…..
Existe um contexto que é muito mais importante!
O Michel Bastos pode ficar para 2016, com a saída de Pato, a tendência é que ele volte atuar pela esquerda, deixando a direita livre para o Rogério ou para o baladeiro do Marcelo Cirino.
Mas ele tem que aceitar ser substituído e não ficar xingando o técnico, tem que reconhecer que quando estiver em má fase a torcida vai cobrar e qualquer pendência financeira ou não que tenha deve ser tratada diretamente com a diretoria e não através de entrevista coletiva e ironizando o clube. Será que ele consegue fazer isso? Se conseguir tem meu apoio.
acho que tanto rogerio quanto centurion preferem atuar pela esquerda
então me equivoquei, achava que ambos preferiam atuar pela direita.
o rogerio nao tenho ctz. O jogo que o pato nao participou ele ficou pela esquerda contra o inter. O centurion tenho ctz, era assim que jogava no racing
Ademilson é um dos terminam seu emprestimo no final ano , foi bem lá no Japão , fez 16 gols em 23 jogos , deve ser comprado pelos caras de lá.
Ademilson é o exemplo claro de como falhamos com os garotos, ele devia ter sido melhor treinado e lapidado ao subir para os profissionais, falta alguém que dê atenção especial a estes jovens, Boschilia também, é outro que foi embora sem dar um retorno dentro do campo. No caso do Ademilson não sei vão pagar a multa estipulada na época, de 7,5 Mi Euros.
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/03/02/ademilson-vai-para-o-japao-entenda-o-que-o-manchester-city-tem-a-ver.htm
Olá… o Ademilson sempre foi bem como centro-avante… insistiram com ele como ponta e atacante… mas já foi
Acho que a troca constante de treinadores também prejudicou a utilização da base , uma coisa é o atleta entrar numa equipe que tem conjunto e esquema tático e que sabe conduzir o jogo como foi de 2004 a 2008 outra é esse desespero de ter que ganhar a qualquer custo , e os treinadores nem tem tempo de conhecer o jogadores e já dispensam o atleta .
Outro jogador que parece que tá indo bem lá fora é o Dener , anda fazendo até gol.
Nome de craque ele tem.
Depois do Pelé, o Dener da Portuguesa foi quem me fez mais lembrar o Pelé pelo seu estilo de jogar..
Velharada soh larga o osso quando o clube cair pra serieB
Dai largam a crianca, ninguem vai querer assumir a responsabilidade
Isso eh igual um virus, enquanto nao matar o hospedeiro, nao para
O engraçado é que os dois Aloísio’s que o São Paulo teve eram centro avantes, os dois eram considerados grossos e os dois honraram a camisa.
Fui contra a contratação do Aloísio Chulapa na época e hoje agradeço a ele por ter honrado a camisa, dado um passe para o Mineiro que resultou no gol do título mundial entre outras coisas.
Além de que é um são-paulino que leva o nome do São Paulo consigo, e tem um caráter que poucas pessoas, técnicos ou jogadores tem, esse é um tipo que merecia um cargo de dirigente ou qualquer outra coisa no São Paulo, só viria a somar….
Boa noite Vitao
Enciclopédia tricolor
Jogador Grosso tem jeito, Telê mostrou isso com Júnior Baiano. Osório fazendo o time jogar de forma ofensiva.
Triste é um técnico Grosso, que nem disfarça o medo que tem do Corinthians.Depois do medo demonstrado (prefere cor já campeao) esse já é um jogo perdido.
Que medo, bom é treinar a Ponte e nunca ter responsabilidade. Poderia continuar seu estágio em outro clube, não no nosso tricolor
Tem total razão.
Se derem tempo acredito que o Doriva fará esse time jogar ainda melhor do que jogou contra o Sport , acho muito dificil ganhar lá no Itaquerão principalmente contra um time campeão e cheio de moral , bem ao contrário do nosso que esse ano não fez por merecer elogios por parte da torcida , exceto raríssimos jogos .
Durante todo o ano esse time nunca teve uma sequência de jogos , seja por opção do treinador , seja por contusões e suspensões .
Domingo será praticamente o terceiro jogo com o mesmo time , isso não aconteceu o ano inteiro .
Se fizer um bom resultado vai ganhando moral .
É por uma sequencia boa de resultados que estou torcendo .
No final do ano que ele tenha uma avaliação justa , hoje não é a hora de avaliar o cara , que nem completou um mês de trabalho , completará um mês somente amanhã 07/11 .
Murici no lugar dele ja estaria reclamando do excesso de jogos e que os jogadores estavam estourados , Osório então mudaria totalmente o time que acabou de fazer uma das melhores partidas do ano .
Vamos torcer para que ganhemos o máximo de jogos, e nos classifiquemos para Libertadores.
Independente se ganharmos ou não, algo que aconteceu 3 em nossa história, é hora de formar uma base.
Com uma base formada com jogadores com mais de 2 anos no clube, aí sim, podemos entrar na Libertadores de 2017 com maiores chances de ganhar.
Parece que os nossos dirigentes, depois que construíram cotia, acham que a estrutura funciona por si só, sozinha, como o reffis. O que nos falta são os bons profissionais que fazem essas estruturas funcionarem, e que sempre tivemos, mas agora não temos mais.
Quanto a coluna, concordo com todo o exposto.
Falando do time, penso que precisamos de apenas, ou pelo menos, tres jogadores, zagueiro pela esquerda, volante e centro avante.
Centro avante, concordando com a coluna, traria devolta o Ademílson e o Henrique, pois dependendo do esquema, poderiam se revezar como dupla do Kardec.
Para zagueiro, melhor seria a troca do Maicon pelo geromel, e traria de volta o Luís Ricardo da base, ele foi bem com o carpegiane, liberando o Luiz Ricardo atual e o Edson silva, ambos em fim de contrato.
Para volante, se o Wellington não quisesse voltar, tentaria aqui uma troca dele e Wesley, que tem salário muito alto, pela aquisição do Otávio.
Liberaria os laterais esquerdos Carlinhos e Reinaldo e daria uma chance para ou o cortez ou o jogador do Botafogo.
Lateral direita, traria de volta o Lucas Farias.
Traria de volta o ewandro.
Desse modo, penso que faríamos economia, com um elenco de bastante jovens da base, jogadores experientes e com vontade de vencer, e uma jovem promessa do atlético PR querendo mostrar serviço. E não teria nenhum salário absurdo, sendo que nao seria gasto nenhum dinheiro com isso.
Nas demais posições, se houver carência, sobe alguém da base.
Para meia, acho que não precisa. O reserva do ganso é o João Schmitt.
É verdade! Falta os dirigentes se sentirem responsáveis pelo desempenho da equipe, ao invés de encontrar culpados pelos fracassos dentro de campo.
Enfim, não acho que quem contratou um jogador e depois o revende com lucro, seja a pessoa que deveria ser bonificada.
Se falamos de espírito coletivo, temos que comissionar todo o departamento de futebol! Técnico, preparadores físicos, jogadores.
Diz a lenda que o Paraná há muito tempo atrás comissionava jogadores, caso valorizassem o atacante do time (o ajudando a marcar gols). Borges, Josiel, foram bem vendidos depois de jogarem por lá.
Enfim, quem pode valorizar um jogador é o próprio time, o técnico e sua comissão.
Pois se ele estiver bem, um time virá fazer uma proposta. Pois se o diretor de futebol, ficar procurando compradores, para ganhar bonus, aí será triste!
Muito pontual, e muito bem transcritos os últimos tropeços da gestão do futebol.
Ela é o ponto crucial para a mudança de postura do time como um todo.
Continuemos assim, o foco é esse.
Ronnie,
Temos que criar espírito de equipe! E isso jamais será construído por empresários, que querem que seu jogadores façam uma boa temporada, para lucrar, e tirá-lo do clube.
E os que não tem uma boa temporada, e estão na reserva, o empresário buscará um time novo, e forçará sua saída.
Concordo. E acrescento que esse espírito de equipe deve ser horizontal a direção, comissão técnica, elenco e até o presidente. Todos jogam juntos, ganham e perdem juntos. O erro não é mais do jogador que foi mal do que do técnico que o escalou, ou do diretor que contratou esse técnico, ou do presidente que nomeou esse diretor. O erro não é aqui ou ali, o erro é não enxergar o todo.
Oi Ernane,
Concordo totalmente e faço apenas alguns complementos e ponderações:
– Lucas Farias: Jogou boas partidas, uma muito bem que, inclusive, é bem fácil de lembrar, qdo vencemos o SCCP titular com nosso time reserva, antes deles disputarem o “mundial de clubes”;
– Henrique Miranda: Esteve com o grupo nos tempos do Carpegiane, qdo subiu junto com o Rodrigo Caio, e os 2 eram muito elogiado por ele, q garantia q, em breve, seriam titulares do SPFC. Sabe jogar, mas precisa de oportunidade e confiança pra ter chance e dar certo;
– Mirray: Foi bem no Nacional, marcando vários gols, de tal forma q logo pulou p/ o São Bento de Sorocaba, onde vem jogando;
– Ademilson: Era centro-avante na base e nas seleções sub17 e sub20, destacando-se com muitos gols. Ney Franco o utilizou bastante e logo q foi lançado fez vários gols nessa função, mas com Muricy sempre jogou onde nunca jogará, pelos lados, como 2º atacante, ainda assim fez muitos jogos bons;
– Luis Eduardo: Fazia ótimo ano de estreia, tendo ido à seleção sub20 pelo desempenho no time principal, até q numa partida em Salvador (Leão de técnico), falhou em 2 gols q resultaram na virada do Bahia. Depois ñ mais jogou;
– Dener: Contrato já encerrado com o SPFC.
Pra quem é mais antigo, talvez lembre q o Serginho Chulapa, fraquíssimo ponta esquerda na base, recentemente retornado de empréstimo no Marília, teve chance como centro-avante (depois da fratura do Mirandinha), insistiram com ele e todos sabem o q aconteceu.
Resumindo, jogador de casa precisa de apoio, muita confiança e sequência, do contrário, só vinga se tiver muita, mas muita mesmo, personalidade.
Os caso do Kaká e do Lucas se assemelham, um técnico (Vadão – Kaká e Sergio Baresi – Lucas) os lançou, primeiro entrando durante os jogos.
Quando foram titulares pela 1ª vez, tiveram uma sequência, mesmo com 1º, 2º e 3º jogos fracos, então foram se soltando e o resto todos sabemos.
É mais uma questão de boa vontade, q sobra no Santos com Geuvânio – q só explodiu aos 23 anos -, Zeca, Daniel Guedes, Gustavo Henrique, Thiago Maia…, mas q falta no SPFC, levando o clube a arriscar, gastando muito e mal.
O q fez o Santos qdo se apercebeu quebrado e com a debandada do time titular?
Pôs os garotos para jogar.
Chego a torcer p/ q o SPFC seja suspenso por 2 janelas, assim será obrigado a utilizar a base e ñ poderá fazer “burrices oportunas” contratando jogadores às baciadas.
Claro q ñ dará certo com todos, mas dará com alguns. É o q basta para começar a reconstrução.
JC,
Concordo com seu comentário!
Temos que dar tempo e temos que ser responsáveis pela evolução e amadurecimento dos jogadores da base.
A grande verdade é que os jogadores da base como Luiz Eduardo, Henrique Miranda, Ademilson, pagaram pela incompetência da diretoria, que desmontou a base do time tri-campeão brasileiro, não conseguindo dar tempo para um novo time se entrosar, ter padrão, trocando técnicos e jogadores caros como Fernandão, Cleber Santana (que deveriam ter tempo tbm para se adaptar), Marcelinho Paraíba, etc.
Carpegiane foi vítima de uma declaração irresponsável de Rivaldo, que ao final de nossa eliminação contra o Avaí, criticou o técnico que ao invés de colocar ele e Cleber Santana, jogadores experientes, colocou Casemiro e Henrique, jogadores da base.
E essa declaração foi aceita como verdadeira para JJ e seus diretores, que depois emprestou todos os jovens, e deu espaço para jogadores de Uram (que nunca havia ganho uma Copa do Brasil).
Ernani, gosto muito das suas colunas. Além de escrever muito bem, de forma simples clara, compartilho das suas ideias sobre futebol, seja na parte tática, como no geral. Parabéns pela coluna.
Sempre achei que o SPFC deveria ter seus craques do passado mais próximos ao clube. Imaginei que poderia se formar um conselho futebolístico com ex jogadores e craques, para entre outras funções, transmitir o conhecimento adquirido em seus anos como jogador do SPFC, transmitir a filosofia que absorveram do Telê Santana e outros grandes técnicos campeões. Que Cafú e Vitor palestrassem para os laterais como eles enxergam o jogo e as soluções que eles encontraram para vencer os defensores, mostrar situações de jogo, o que o técnico orientou, etc. Que Raí fizesse o mesmo com meias, Careca com atacantes, etc. Que esse conselho atuasse próximo da base e com o elenco na pré temporada. E junto a momentos decisivos do time. Um conselho que apoiasse o elenco perante a torcida em momentos difíceis. Fora, um camarote de ex craques, que todo jogo sorteasse convidados… rsrsrs.
Mas enfim, acho que nosso passado tem uma força e um potencial imenso a ser explorado, muito além das pífias campanhas de marketing que nossa diretoria faz.