banner_sou_tricolor_2

As opini√Ķes deste colunista a respeito da semana que passou.

Morrendo de v√©spera ‚Äď A fase √© t√£o negra, que nem quando jogamos bem a vit√≥ria aparece. Com exce√ß√£o dos dez ou quinze primeiros minutos do 2¬ļ tempo, o S√£o Paulo foi amplamente superior ao Santos, que ostenta facilmente uma das tr√™s melhores equipes do pa√≠s.

No 1¬ļ tempo, apenas uma finaliza√ß√£o contra, e o gol de Gabriel. Mais duas chances do time santista do 2¬ļ tempo, e de repente o placar j√° parecia revers√≠vel.

Depois de nosso tricampeonato mundial contra o Liverpool, aprendi a nunca mais falar a respeito de ‚Äėplacar moral‚Äô. Mas √© fato que, se Kardec tivesse marcado nas tr√™s oportunidades que teve, se Ganso tivesse completado para o gol a chance clara que teve na 1¬™ etapa, e se alguma das finaliza√ß√Ķes do Luis Fabiano tivesse entrado, ter√≠amos sa√≠do do Morumbi com uma boa vantagem para jogar na Vila Belmiro. Mas o ‚Äėse‚Äô n√£o entra em campo…

A análise sobre o jogo precisa ser mais profunda do que uma verificação no placar.

Com todos os problemas extracampo, desfalques de Breno e Carlinhos, p√ļblico abaixo do esperado por causa do ingresso caro e com toda a m√≠dia dando a semifinal como favas contadas, conseguimos fazer um jogo no m√≠nimo equilibrado.

No futebol, n√£o existe quem morra de v√©spera, especialmente se o time dado como vencido for grande como √© o S√£o Paulo. √Čramos dados como eliminados antes da √ļltima rodada de grupos das Libertadores de 2013 e 2015, mas revertemos os pessimismos com vit√≥rias sobre Atl√©tico MG e SCCP, respectivamente.

Não quero dizer que o Santos não era o favorito. Seria favorito com ou sem Doriva, com ou sem Osório, com ou sem Aidar. Tem um time mais encaixado, com os melhores meia e centroavante do país, por exemplo. Mas morrer na véspera, jamais.

Vamos descer até a baixada na semana que vem, com mais nada a perder no campeonato. Que os jogadores honrem a camisa do Tricolor e façam o melhor por nós.

G5 ‚Äď Caso a elimina√ß√£o venha mesmo na semana que vem, vejo o Santos como o mais forte candidato ao t√≠tulo da Copa do Brasil. Com isso, abre-se a 5¬™ vaga na Libertadores via Brasileir√£o. Na minha opini√£o, a nossa briga √© com SEP e Inter, j√° que n√£o vejo for√ßas suficientes para Flamengo, Ponte Preta e Sport. Vamos acreditar, que d√°!

Rodrigo Caio & Thiago Mendes ‚Äď Com tantos problemas extracampos tomando conta dos notici√°rios sobre o S√£o Paulo e com a falta de resultados por parte da equipe, anda realmente mais dif√≠cil de se apontar aspectos positivos no Tricolor. Mas uma dupla que ‚Äėestreou‚Äô no √ļltimo domingo me encheu de esperan√ßa para um 2016 vitorioso.

Rodrigo Caio √© um √≥timo jogador. Atuando de zagueiro ou na cabe√ßa de √°rea, consegue manter uma excelente regularidade. Cria de Cotia, foi al√ßado ao elenco profissional em 2011 e, atuando muitas vezes improvisado na lateral-direita por √Čmerson Le√£o, acabou demorando para se firmar.

Veio a temporada 2013, a mais dif√≠cil de nossa hist√≥ria (futebolisticamente falando), e a reden√ß√£o de Rodrigo Caio. Ao meu ver, ele e Aloisio foram os √ļnicos que se salvaram daquele ano em que chegamos a flertar com o rebaixamento (figurativamente falando, j√° que time grande n√£o cai).

O zagueiro-volante seguiu em alta em 2014, e quando uma venda para o exterior come√ßava a se desenhar, veio a contus√£o, que lhe tirou dos campos por 6 meses. Voltou este ano e, mesmo sem lugar cativo no time titular, acabou quase saindo do clube novamente, para jogar na Espanha. A frustra√ß√£o com mais uma chance perdida de ir para a Europa parece ter ficado para tr√°s, e Rodrigo Caio agora volta a jogar em alto n√≠vel. Sempre demonstrando sua garra e seu amor pelo S√£o Paulo FC, seu clube de cora√ß√£o. Era algu√©m que precisava ter mais reconhecimento por parte da torcida. Depois de Rog√©rio Ceni, n√£o tenho a menor d√ļvida em apontar Rodrigo caio como o jogador mais apto a liderar essa equipe.

Thiago Mendes eu não conhecia até este ano. Sabia apenas que o Tricolor investia em um jogador promissor, que já havia sido uns dos destaques de sua posição no Brasileirão do ano passado, jogando pelo Goiás. PVC apontou o volante como a revelação do campeonato 2014.

No Tricolor, a dupla de volantes titular formada por Denilson e Souza obrigaram Thiago Mendes a esperar. Suas primeiras chances, com Muricy, eram quase sempre na lateral-direita, onde n√£o foi t√£o bem. Com Milton Cruz, e no inicio da ‚ÄėEra‚Äô Os√≥rio, atuou muitas vezes na ponta direita, onde jogou ontem Michel Bastos, por exemplo.

Foi só após a venda da dupla titular que Thiago Mendes, enfim, pode ter tempo para mostrar futebol em sua posição de origem. E de lá não saiu mais. Fez excelentes jogos e, na minha opinião, não fica atrás de nenhum volante deste Brasileirão.

No jogo contra o Vasco, comecei a vislumbrar o dueto Rodrigo Caio/Thiago Mendes como a base de um futuro vencedor no São Paulo. Estilo de jogo que se encaixa, com ambos tendo qualidade o suficiente para defender e aparecer eventualmente no ataque, alternadamente, no melhor estilo Josué/Mineiro.

N√£o vejo nenhuma dupla de volantes melhor no Brasil, nem mesmo os badalados Ralf/Elias e Gabriel/Arouca, por exemplo. Espero que tenham tempo suficiente para deixar sua marca no Morumbi.

Luc√£o e Luiz Eduardo ‚Äď Se a dupla de volantes √© sin√īnimo de esperan√ßa, a de zaga, sem Breno, chega a causar p√Ęnico.

Lucão ainda é jovem, e mantenho a fé de que alguma hora possa vir a jogar bem com a camisa do Tricolor. Mas é fato que faz um 2015 bem abaixo da crítica e, desde os tempos de Muricy, defendo que o garoto dê uma descansada no banco, para não ser queimado de vez. Se limitando a rebater, quando joga ao lado de Rodrigo Caio, consegue ser razoável. Sem o camisa 3, falha demais.

Já com Luiz Eduardo a história é outra. De fato, não tem sido tão ruim quanto eu pensava. Mas no jogo de ontem, as melhores chances santistas nasceram nas suas costas, inclusive o primeiro gol. E é em partidas grades que se vê quem serve ou não para vestir o manto sagrado. Não pode ficar para 2016.

Base montada ‚Äď Com um time sustentado em ‚Äėpilares‚Äô como Breno, Rodrigo Caio, Thiago Mendes, Michel Bastos, Ganso e Alan Kardec, e complementado por coadjuvantes como Renan Ribeiro, Bruno e Carlinhos, vejo que o S√£o Paulo vai acabar 2015 com uma boa base para o ano que vem, mesmo com as sa√≠das certas de Rog√©rio Ceni, Pato e Luis Fabiano.

Lembrando que só as saídas destes 3 jogadores representarão uma economia de mais de R$ 1,5 milhão mensais em salários.

Fica faltando um parceiro de zaga mais qualificado para fazer companhia a Breno, e um atacante para atuar na esquerda no lugar do ainda nosso camisa 11. Neste segundo caso, de preferência alguém menos técnico, mas que seja mais veloz e que ajude mais o time na recomposição.

Para a reserva, precisaremos tamb√©m de mais nomes para fazer companhia a bons valores como Denis, Auro, Luc√£o, Matheus Reis, Wesley, Hudson, Centurion, Daniel e Rog√©rio. Isso sem contar os jovens de Cotia…

Garotos da base ‚Äď O S√£o Paulo sub-20 tem muito bons valores e acho que j√° √© hora de testar garotos ‚Äėexperientes‚Äô para a categoria, como s√£o Luiz Ara√ļjo, In√°cio e Joanderson, al√©m do j√° efetivado Jo√£o Paulo.

Além destes, é bom ficar de olho também em atletas um pouco mais jovens, mas que parecem ter bastante talento, como os meias Lucas Fernandes e David Neres.

Semana decisiva ‚Äď Acreditem se quiser, mesmo depois de tudo que j√° vimos em 2015, os pr√≥ximos dias √© que tendem a ser os mais tensos do ano:

-Dia 26, esperaremos o julgamento do ‚ÄėCaso Iago Maidana‚Äô

-Dia 27, elei√ß√Ķes presidenciais (as favas mais contadas da semana)

-Dia 28, Santos e S√£o Paulo, na Vila Belmiro

Porque n√£o tem sido f√°cil torcer pro S√£o Paulo…

S√≥cio-Torcedor ‚Äď √Äs 00h01 desta quinta-feira, o S√£o Paulo tinha exatamente 77.824 s√≥cios cadastrados, 9.194 atr√°s do programa do Gr√™mio, nosso pr√≥ximo advers√°rio a ser superado. Acima deles, temos SEP (126.361), SCCP (129.951) e Internacional (146.774).

P√°gina do Carlos Miguel Aidar ‚Äď Curtam, comentem e compartilhem a p√°gina do nosso ex-presidente no Facebook:

https://www.facebook.com/pages/Carlos-Miguel-Aidar/745533575534551?ref=aymt_homepage_panel

Wagner Moribe

 wmoribe@hotmail.com

 twitter.com/wmoribe