banner_sou_tricolor_2

Fatos da semana ‚Äď 11/09 a 17/09

As opini√Ķes deste colunista a respeito da semana que passou.

Zorra ‚Äď O programete de ‚Äėhumor‚Äô da Rede Globo n√£o √© engra√ßado h√° tempos. Na verdade, n√£o tenho certeza se alguma vez chegou a ter gra√ßa em algum dos mais de 15 anos em que est√° no ar.

Recentemente, ap√≥s per√≠odo de decrescente audi√™ncia, passou por uma reformula√ß√£o, se propondo a ser mais ‚Äė√°cido‚Äô e a tocar assuntos poucos disseminados no canal carioca.

No s√°bado passado, causou revolta entre os s√£o-paulinos uma de suas esquetes que tentava alimentar uma inf√Ęmia criada por nossos rivais, j√° cansados da falta de argumentos.

Uma bobagem sem graça, como são todas que já vi (ou tentei ver) no programa. E só.

Não façam disso uma grande coisa. Primeiro porque não temos nada a ganhar com a revolta contra a emissora. Segundo porque foi era apenas uma tentativa de se fazer rir. Mal sucedida, mas apenas uma tentativa. Fosse a piada com qualquer outra torcida, talvez déssemos risada. Talvez não. Mas não podemos levar tudo tão a ferro e fogo.

Muito bem fez o S√£o Paulo Futebol Clube, que em seu twitter oficial, n√£o condenou, nem alimentou pol√™mica. Se p√īs acima de qualquer tentativa de diminui√ß√£o ou preconceito.

Se voc√™ quer boicotar ou protestar contra a TV Globo, acho just√≠ssimo. Mas fa√ßamos pelos motivos certos. Pela ‚Äėespanholiza√ß√£o‚Äô que ela est√° tentando promover no Brasil, dando cotas descomunalmente maiores para dois clubes. Pelos jogos marcados para as 22 horas. Pela falta de empenho em denunciar e desmascarar a podrid√£o do futebol brasileiro.

Humor √© humor, galera. Bom ou ruim, √© pass√≠vel de cr√≠ticas. S√≥ n√£o podemos fazer disso a nossa insatisfa√ß√£o…

Demiss√Ķes ‚Äď Nos meus primeiros 25 anos de vida, o S√£o Paulo era conhecido como o time de vanguarda, de estrutura pronta e comiss√£o t√©cnica fixa. Os profissionais que desejassem trabalhar no clube (todos desejavam) precisavam aceitar as condi√ß√Ķes e se enquadrar a proposta definida pela presid√™ncia.

Aí veio o terceiro mandato de Juvenal, obtido na base da politicagem e da manipulação de estatutos. JJ foi obrigado a criar alianças e dissolver outras. E tudo começou a desandar.

O fisioterapeuta Luiz Rosan, o fisiologista Turíbio Leite, o preparador físico Carlinhos Neves, o superintendente Marco Aurélio Cunha. Todos foram embora, e de repente, o São Paulo não tinha mais referências.

Carlos Miguel Aidar assumiu o comando do clube e, tentando ser diferente, fez tudo igual a Juvenal. A começar pela demissão do próprio JJ do comando das categorias de base do Tricolor. Depois foi a vez de Gustavo Vieira deixar o clube, mesmo fazendo um bom trabalho (na opinião deste colunista). Nesta semana, foi a vez do nosso CEO ir embora, três meses depois de sua contratação.

√Č claro que comparar a import√Ęncia hist√≥rica de Alexandre Bourgeois com a dos outros personagens listados neste t√≥pico seria heresia. A quest√£o √© o modo como o clube anda sendo gerido nos √ļltimos 5 anos. Ainda pagamos o pre√ßo do gosto de Juvenal Juv√™ncio pelo poder.

Pelo êxito na sua terceira eleição, nosso ex-presidente retribuiu a Aidar com uma indicação a sucessão. O atual mandatário assumiu um clube falido e, despreparado, consegue diariamente criar ainda mais instabilidade política no clube.

Apenas mais um lamento a respeito da atual situa√ß√£o do clube que amamos…

Irregularidade ‚Äď Quando parece que o time vai engrenar, vem aquele banho de √°gua fria. Assim foi contra Goi√°s (p√≥s-vit√≥ria sobre o Figueirense) e Santos (p√≥s-vit√≥ria sobre o Inter). Quando a equipe amea√ßa entrar em crise, vem uma vit√≥ria, daquelas incontest√°veis. Assim foi contra Cear√° (p√≥s-tr√™s derrotas consecutivas) e Gr√™mio (p√≥s-derrota para o Santos)

Assim tem sido o S√£o Paulo. Dif√≠cil apontar uma causa principal para tamanha irregularidade em 2015. A falta de elenco e o excesso de les√Ķes recentes sem d√ļvida nenhuma atrapalha a busca por um padr√£o de jogo, mas n√£o √© a √ļnica explica√ß√£o, visto que os altos e baixos tem sido tend√™ncia no Morumbi desde o come√ßo do ano.

Crise política, salários em atraso, troca de técnicos, elenco apático. Nada do que acontece com o São Paulo em 2015 nos faz crer que poderíamos lutar por algum título nesta temporada. Mas como tem coisas que só o futebol pode nos proporcionar, temos reais chances de terminar o ano com um título de Copa do Brasil e/ou uma vaga no G4.

Se a classifica√ß√£o a Libertadores vier mesmo, ser√° hora de rezarmos para que Aidar e diretoria tenham tirado alguma li√ß√£o desta temporada, para que erros b√°sicos n√£o sejam repetidos. 2016 √© logo a√≠….

Rodadas-chave ‚Äď A rodada iniciada ontem e a ser completada hoje √© fundamental para as pretens√Ķes do S√£o Paulo no Brasileir√£o. Dos 11 primeiros colocados do campeonato at√© esta quarta-feira, oito se enfrentaram neste meio de semana: Inter(9¬ļ) x SCCP(1¬ļ), Fluminense(11¬ļ) x SEP(6¬ļ), Atl√©tico-PR(7¬ļ) x Gr√™mio(3¬ļ) e Santos(8¬ļ) x Atl√©tico-MG(2¬ļ). A oportunidade perfeita para Tricolor, Flamengo e Sport aproveitarem.

No fim de semana, o time de Os√≥rio tamb√©m precisa confirmar os 3 pontos (apesar de jogar fora de casa) contra um time mais fr√°gil como √© o Ava√≠. Enquanto estivermos em Floripa, SEP(6¬ļ) x Gr√™mio(3¬ļ) se enfrentar√£o no Pacaembu, SCCP(1¬ļ) x Santos(8¬ļ) em Itaquera, e Atl√©tico-MG(2¬ļ) x Flamengo(4¬ļ) no Horto, al√©m do Atl√©tico-PR(7¬ļ), que tem cl√°ssico no Couto Pereira.

Seria interessante chegarmos ao final destas duas rodadas no G4, seja na terceira, seja na quarta colocação.

Diego Lugano ‚Äď E nosso eterno √≠dolo j√° come√ßa a se destacar jogando pelo Cerro Porte√Īo. Dentro de campo, foram at√© agora 4 jogos disputados pelo zagueiro (incluindo 3 cl√°ssicos contra Guarani, Libertad e Ol√≠mpia), e nenhum gol tomado. Lesionado, desfalcou sua equipe nos √ļltimos 2 jogos, e viu a defesa ser vazada por duas vezes. Les√£o previs√≠vel para um jogador de 34 anos, e voltando de um primeiro semestre sem tantos jogos na Su√©cia.

Fora de campo, Lugano tamb√©m vai cavando seu espa√ßo. Virou noticia na √ļltima semana, ao oferecer carona a torcedores do Cerro que voltavam do est√°dio.

Muito carisma, entrega e disposição. Volta, Lugano!!

Maicon ‚Äď O homem n√£o quis Lugano, mas indicou Wilder, quis Valdivia e pede o retorno de Maicon…

S√≥cio-Torcedor ‚Äď Nosso rival do √ļltimo domingo √© tamb√©m o pr√≥ximo advers√°rio a ser batido no ranking nacional de s√≥cios-torcedores.

√Äs 00h01 desta quinta-feira, o S√£o Paulo tinha exatamente 76.131 s√≥cios cadastrados, 9.748 atr√°s do programa do time ga√ļcho. Acima deles, temos SCCP (123.437), SEP (129.493) e Internacional (146.951).

P√°gina do Carlos Miguel Aidar ‚Äď Curtam, comentem e compartilhem a p√°gina do nosso presidente no Facebook:

https://www.facebook.com/pages/Carlos-Miguel-Aidar/745533575534551?ref=aymt_homepage_panel

Wagner Moribe

wmoribe@hotmail.com

twitter.com/wmoribe