8 ou 80? O São Paulo de hoje é mais bem mais complexo… Eu, particularmente, acho ridículo que se manifeste uma opinião e já haja quem te rotule como partidário de X ou Y. Por mais acostumado que eu esteja após quase uma década escrevendo sobre o São Paulo, ainda há coisas quem me incomodam, como esta de rotular uma opinião. É como se não se pudesse apenas ter bom senso, não se pudesse opinar por fatos e acontecimentos, e sim por um e outro que represente parte à parte.
Por exemplo: Se critico Aidar, sou partidário de Juvenal. Se elogio, sou chapa branca. Na última reunião da oposição, por exemplo, Juvenal nem se deu ao trabalho de ir na 5a feira na pizzaria Copa. Estiveram os 38 conselheiros de oposição a Aidar e mais uns 40 sócios (que não votam em eleições) e JJ não deu o ar da graça. Cada vez mais ele se afasta e cada vez menos é um líder assim como se achava. Claro que tem eco, que ainda dará muito o que falar mas, a cada dia que passa, ele está mais distante. Digo isto para diminuir a oposição? Não. Pelo contrário, vejo mais coisas construtivas na oposição hoje sem ele, que com Juvenal.
Fica claro que nem falar que se é JJ ou Aidar é possível mais hoje. E, pelos movimentos internos, há a questão da pacificação, que foi inclusive o que motivou a mim mesmo estar mais ouvinte e dar mais tempo, ter mais paciência com relação à atual gestão, dando esse espaço, o tempo e o voto de confiança necessários. E o que vejo até aqui, por mais que resultados não sejam tão claros e efetivos ainda, é sim um enorme esforço e uma melhoria do que tínhamos antes para agora. E por isso, pelo avanço do São Paulo, que pontuamos e explicamos fatos sem apenas ler a manchete e as matérias que pregam o apocalipse no Tricolor.
Ou seja, nem todo mundo que critica é vendido do JJ e nem todo mundo que elogia é fechado com Aidar. Como disse bem o blogonauta Eduardo Cabrini: “Como se não pudesse enxergar pontos positivos e negativos na instituição como um todo, sem levar em conta a situação ou oposição. Em ambos os exemplos sempre teremos coisas ruins e polêmicas, a cada vez mais contando com a forte inclusão digital que já atingiu nosso país junto com a real possibilidade de plantarem notícias escondidos atrás da internet seja de qual tema for. Cabe a nós, pessoas de bom senso, filtrarmos as informações do modo mais coerente possível e não lermos apenas aquilo que nosso ego e opinião tendem a concordar e discordamos de imediato daquilo que não é de nossa opinião momentânea. Temos que ver os dois lados da moeda, e talvez até excluirmos os fanfarrões, como as informações políticas de alguns veículos e as informações esportivas de outras. Cada vez mais teremos que conviver com isso e lutarmos para que nossa inteligência sobressaia. É uma missão difícil, mas assim caminha o novo tempo, que já não é mais tão novo assim…”
Fica a reflexão a cada um e que se use mais o cérebro e menos a reação impulsiva de sangue quente. E quem pensa e ainda assim age de forma rasa, eu só lamento.
O Real São Paulo FC, por Emerson Gonçalves. Bom, procurei Emerson Gonçalves no fim da última semana. Um dos poucos que foi justo, honesto e fez uma avaliação profissional da real situação do São Paulo FC e cujo texto pela isonomia, ganhou representatividade pois pode-se extrair o conteúdo e não interesses à parte.
Emerson Gonçalves tem 60 anos, com 40 anos de experiência em propaganda, marketing e nas mais diferentes áreas. É colunista do Globo Esporte.com, tem enorme respeitabilidade no meio por fazer precisas e importantes análises econômico-financeiras dos clubes e o panorama do futebol brasileiro. Além de ser são-paulino, é isento, crítico e não está nem um pouco feliz com tudo que vem ocorrendo no São Paulo FC desde 2009. Desde esta época que ele alerta sobre os riscos de uma gestão ruim, irresponsável de Juvenal e quais consequências teríamos e hoje vemos que era a mais pura realidade. Em meio a tantas notícias caóticas e manchetes apocalípticas que vemos na mídia, ele fez na última semana um texto isento falando sobre transparência e sobre a dívida do São Paulo FC. Foi como ver um oásis no deserto de ataques e tendências orquestradas pela imprensa que cobre o São Paulo FC. Decidi procura-lo pelos motivos acima e por saber que como profissional, tem direito à sua opinião e sua visão não é de um torcedor ou de player interesseiro no mercado que aparece para diminuir ou gerar caos em nosso clube e sim de alguém que entende, conhece e é reconhecido no assunto. Aproveitem!
Sobre o São Paulo
1) Em sua opinião, quando o São Paulo deixou de ser o vanguardista que era para chegar até este ponto?
O São Paulo foi vanguardista e ousado em 1942 ao contratar Leônidas. Foi com ele que nos tornamos de fato grande, muito grande. Foi vanguardista ao se meter a construir um gigantesco estádio lá no fim do mundo do Morumbi, em 1952, dois anos antes de eu nascer (faz tempo, hein!). Todo são-paulino, todo, sem exceção, precisa olhar umas fotos bairro e do Estádio Cícero Pompeu de Toledo em construção. Em 1960 o Morumbi era um deserto, mas o Estádio já estava lá. Foi vanguardista ao investir para formar um time campeão – o de 1970. O primeiro de muitos que se seguiram. Depois, vejam só, aquele clube vetusto, de senhores, de “cardeais”, elegeu um moleque como presidente. Era Carlos Miguel Aidar. Não posso jurar, mas ele foi, deve ter sido, o mais jovem presidente de qualquer um dos grandes clubes brasileiros. E ele fez história: afrontou a CBF e, com outros clubes, criou a Copa União e o Clube dos 13. Voltamos a ser vanguardistas com Pimenta. E prosseguimos com Marcelo Portugal Gouvêa, que fez das tripas coração para repor o São Paulo numa boa situação econômico-financeira e, também, esportiva. Os três títulos mundiais não são coincidência. Barra Funda e Cotia, com a comissão técnica fixa e ampliada, também são parte e sinais desse vanguardismo. Fim. Porque, penso eu, um dos fatores fundamentais para o São Paulo perder aquela aura de modernidade, vanguardismo, inovação ao lado da seriedade, foi o fim da renovação na direção. A terceira eleição de Juvêncio, em clara afronta ao Estatuto, foi um golpe muito duro em nossa seriedade. Outro, muito simbólico, foi não ter a grandeza e a humildade de entregar a Taça das tais bolinhas para o Flamengo. Essas ações e outras mais igualaram o São Paulo à média dos grandes clubes brasileiros. Todo organismo precisa de renovação. Todo. Organismos que não se renovam, não mudam, não se adaptam a novas situações, estão fadados à extinção. Não, calma, não estou dizendo que o São Paulo será extinto, longe disso, mas sem renovação não se destacará, não crescerá, não se fortalecerá. E, por renovação, refiro-me a pessoas, ideias e práticas.
2) De Juvenal para Aidar, quais mudanças notou na gestão?
Há alguns meses, um amigo da área jornalística contou-me que tão logo Aidar foi anunciado como o sucessor de Juvêncio houve até euforia entre alguns dirigentes de grandes clubes. Eles esperavam o Aidar da Copa União. Esse Aidar ainda não veio, mas parece que poderá vir. Então, inicialmente quase não se viu mudanças na direção e nos procedimentos. Lentamente, porém, começaram a aparecer diferenças, em meio a muitas dificuldades, mas, não há como escapar à verdade, o presidente Aidar andou metendo os pés pelas mãos. Poderia ter sido mais político em relação aos outros clubes, mais comedido em relação às despesas e investimentos e ter nomeado melhores diretores em diversas áreas. Sua gestão tem um problema extremamente sério, enorme, que precisa ser superado dia sim, outro também: a enorme influência de Juvenal Juvêncio no clube. É difícil trabalhar com propostas de mudanças num clube como o São Paulo, com a estrutura politica e diretiva que ele tem, ainda mais tendo uma oposição rancorosa a ser vencida. Todo dia, toda reunião.
3) Você escreveu um texto explanando esta semana que passou sobre a polêmica da dívida. Pode recapitular a respeito para o torcedor que tem um pouco de dificuldade em entender pela diversidade de opiniões e matérias publicadas?
Primeiro: o São Paulo sempre foi ético e honesto em relação aos impostos. Tanto é verdade que é o grande clube com a menor dívida nessa área (data base de 31 de dezembro de 2014). O clube não fez caixa com dinheiro de impostos, até o tenebroso 2014 e o não menos tenebroso 2015. Mas pagou, como informou o vice da área, todos os tributos e impostos “mais sérios”, digamos, principalmente aqueles ligados à área trabalhista (INSS, FGTS) e aqueles que têm retenção nos salários (IR, INSS). O grosso da dívida fiscal do clube, negociada via Timemania, refere-se a litígios: o clube não pagou certos impostos por julgar que não deveria, não era o caso. Foi para a justiça lutar por seus direitos, mas a direção concluiu, acertadamente, que era melhor acabar com aquelas pendências, reconhecer as dívidas e entrar na Timemania. Essa dívida segue sendo não problemática.
Segundo: o São Paulo tem incorporada a prática de pagar impostos e tributos. Acredito que deve ter voltado a fazer isso agora com todos os impostos, pois sem esses pagamentos… Rebaixamento. Pagar os tributos correntes, que vencem todo mês, todo ano, é mais difícil e é o maior problema que muitos clubes enfrentam agora, com a vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Até pela falta do hábito. Como disse, não é o caso do São Paulo.
Terceiro: o grande abacaxi das contas foi e é a dívida com instituições financeiras. Com bancos. São os juros brutais. Venho batendo nessa tecla há alguns anos já. Por que o grande abacaxi? Porque os juros são brutais (em 2012 o clube pagou 1 “Ganso” em juros), porque não tem renegociação boazinha, de mãe para filho, como no caso dos impostos. Porque se não pagar tem execução. Porque corrói as finanças de qualquer clube.
Essa dívida cresceu absurdamente porque o clube gastou absurdamente em contratações. Coisa de louco, como diria meu pai, que me ensinou a ser são-paulino. E, vamos e venhamos, porque o marketing falhou miseravelmente em negociar patrocínios, em criar fontes de receitas. Mas, marketing à parte, foi o futebol o responsável pelos números que até hoje penalizam o clube com muita força. Foram feitas verdadeiras loucuras, como, por exemplo, a vinda de Lucio (já falei e escrevi muito a esse respeito, ficou até chato).
Essa dívida cresceu, também, porque o São Paulo passou a acreditar que sempre venderia direitos e encheria os cofres. Vã ilusão. O mercado mudou e o Brasil já não produz jogadores como produzia até há alguns anos.
Hoje, pelas minhas contas, o clube deve 275,5 milhões. Pelas do Itaú BBA, 272 milhões. Esse número é o mais correto e “economizamos” 3,5 milhões. :o) Esse valor inclui os tributos e impostos, que já estão negociados (Timemania) e os que não foram recolhidos em 14 e 15, e serão incorporados na adesão do clube ao ProFut, o novo programa criado com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Inclui, também, 41 milhões em direitos de imagem atrasados que, pelo que sabemos, foram pagos. Sobram, então, 150,5 milhões de dívidas com bancos. Ao falar a respeito o presidente Aidar usou o valor de 137 milhões para minimizar a situação e ser curto na declaração. Poderia e deveria ter sido mais claro. Esse valor é o total da dívida bancária, tirando 13 milhões de provisionamento para contingências. Ele não mentiu, mas deveria ter exposto a situação com mais detalhes.
É bom frisar que Aidar pouco acrescentou a essa dívida, que, em sua maior parte, é herança de seu antecessor. A famosa “herança maldita”.
Mais: na vida normal, entendemos como dívidas os pagamentos que deveriam ter sido feitos e não foram. E também os valores de coisas que ficaram atrasadas, coisas que não foram pagas, e que agora pagamos. Contabilmente, o conceito de dívida é mais amplo, mas para o dia a dia vale isso e vale, também, o que disse o presidente, apesar do valor diminuído em 13 milhões (com justificativa técnica, mas quem se importa com isso?).
4) Em quesito de transparência, como hoje é o São Paulo FC e em que posição fica em relação aos demais no país?
Durante anos e anos o São Paulo foi o clube mais transparente. Não tenho uma pesquisa a respeito, mas pelo que sei era o único ou um de meia dúzia, se tanto, que apresentava balanço todo ano, religiosamente. Financeiramente, sempre foi transparente, mas uma vez por ano, em seu balanço. Que é, por sinal, o mais completo, mais detalhado, mais didático, até. Uma beleza para a gente ver e entender. E ano a ano esse balanço fica melhor, mais claro e informativo. Pena que os números… :o) O grande pecado nessa área é o clube não publicar os balancetes trimestrais. Um pecadilho bobo, uma falha, uma postura desnecessária. Vários outros clubes hoje apresentam seus balancetes. Entre os grandes, essa prática começou, salvo engano, com o Corinthians no primeiro ano de Sanches, com o Raul Correa da Silva na gestão financeira, em 2008, com os números de 2008. Ainda é cedo e o ano é turbulento, mas a direção do São Paulo está se comportando com maior transparência, está mais aberta, mesmo que isso ocorra por conta de pressões externas. Como diria o filósofo, faz parte.
5) Como enxerga o Marketing do São Paulo FC?
Muito mal e há muito tempo. O clube tinha o melhor patrocínio do Brasil (não o maior, mas o melhor), o da LG, e parece ter feito questão de perdê-lo. Desde então, é um deserto. E melhor teria sido permanecer deserto a ter um patrocínio como o do BMG. O da Semp foi legal, mas foi uma clara regressão em relação à LG. Ainda não estou convencido que essa área esteja produzindo resultados. Sim, sou um pouco chato a esse respeito, mas é o que eu penso. Uma ressalva: o futebol, e também o clube, não tem ajudado o marketing nos últimos anos. O mesmo ocorre com o mercado, infelizmente, nesse período mais recente. Entendo que o São Paulo tem uma marca muito forte, uma presença nacional muito grande (tenho a impressão que perde apenas para o Flamengo em dispersão geográfica) e tinha, até três ou quatro anos, uma imagem muito boa, sem ressalvas, sem rancores. Creio que a gestão e o palavrório do ex-presidente Juvêncio, associados a essa coisa de “soberano”, ajudaram a deteriorar em algum grau a excelente imagem do clube. O marketing jamais poderia ter se calado diante de várias coisas e jamais poderia ter encampado a “soberania”.
A partir do momento que o time passar a jogar de forma mais melhor e mais consistente, acredito que o ganho de imagem do São Paulo será muito grande. Será, igualmente, o grande momento para o marketing ir ao mercado com mais força e melhor posicionado.
6) Para você, a separação do social do futebol é o primeiro passo?
Um sonho! Se acontecer será fantástico! Voltaremos a ser o que sempre fomos: um clube moderno e vanguardista, voltando à primeira questão. Poderemos, com calma, sem atropelos, voltar ao topo do futebol brasileiro e não pelos gastos com o futebol, mas pela gestão e pelos resultados. Conseguindo isso, Aidar fará História e não só no São Paulo.
7) Como enxerga essa situação atual do São Paulo FC como um todo?
Complicada, claro, mas longe de ser mortal ou paralisante. A exemplo do Brasil, é bom que se diga. É necessário cortar despesas, isso é fundamental. E contratar jogadores dentro de uma nova realidade econômico-financeira.
8) O que você sugeriria à Aidar se fosse contratado por ele para uma consultoria?
Não seria contratado. :o) Tá cheio de gente ótima nos mercados. De fora, diria o que digo: administrar com seriedade, investir pouco, dentro do possível, reduzir despesas, trazer o clube para uma realidade mais dura, mas provisória. Com bom trabalho, em 3 ou 4 ou 5 anos voltamos a uma posição de extremo conforto.
9) Há como sair da situação atual?
Tranquilo. O São Paulo é futebol. Nasceu do e para o futebol. Cresceu com o futebol. Agigantou-se com o futebol. Então, como diria meu ídolo Muricy (não o quero mais como treinador, mas é e sempre foi meu ídolo, desde que jogava no dente-de-leite):
“Aqui é futebol, meu filho, e aqui tem que trabalhar. Aqui é trabalho.”
Não tem mistério, tem que ter futebol e tem que ter trabalho.
É o que faz Osorio.
10) Como torcedor, o que você pode falar de diferente do profissional?
Nada. Esse sou eu. Como torcedor eu trocaria São Paulo por nós em vários pontos. Ou por nosso clube. Tirando isso, é isso aí. :o)
Não me foi perguntado…
Mas vou falar.
Penso que o São Paulo precisa democratizar-se.
Acredito com toda a força que tanto o sócio como o sócio-torcedor têm o sagrado direito de votar. E de serem votados.
(Claro, com normas, regras, etc, etc, etc.)
Democracia traz renovação de pessoas e ideias. Mantém o organismo mais vivo, mais forte, mais vibrante. Aproxima a todos e isso é muito positivo. E mais: democracia é uma necessidade que se coloca à medida que uma sociedade evolui.
Mais uma coisa: Osorio é a melhor contratação do clube em muitos anos. O trabalho desse cara é muito bom e trará enormes benefícios para o São Paulo. Deixem-no trabalhar! Vamos ganhar, vamos perder, mas estamos em evolução e num sentido muito bom.
Como são-paulino sinto um prazer enorme vendo o São Paulo impor seu jogo, cercar o adversário em seu próprio campo. Vibrei imensamente no jogo contra o Corinthians! Faltou pouco para vencermos. Malditas traves!
Aquele é o meu time dos sonhos, não na formação, mas na postura em campo.
O São Paulo nasceu para liderar, sim, mas nasceu para atacar, para encurralar o time adversário e impor o seu jogo.
Sem querer ser bairrista, mas a gente acaba sendo um pouco, o time, o estilo, o futebol que Osorio quer e tenta implantar, lembra-me uma frase:
Non ducor, duco.
O Blog do São Paulo dará um doce para quem souber a tradição e também onde se encontra essa frase.
PS: Quem acertar, me avise que vou mandar a conta ao Emerson…rs
CEO. Após a demissão de Alexandre Bourgeois, eu falei com ele e exporei a entrevista aqui no Blog. Muitas coisas me fizeram pensar e entender que o caminho é muito longo mas estamos dando passos importantes que parecem ser morosos demais porém simbolizam mudanças extremas. Paulo Ricardo já foi contratado para seu lugar e mostra que o plano segue, só se mudou o nome mas o cargo e os objetivos persistem. Muita discussão surgiu e em cima da troca e como ficaria a continuidade do trabalho e da gestão. A verdade é uma só: o São Paulo FC vai avançar, ele vai seguir em frente e está seguindo quer queiram ou não e contra tudo e contra todos! E o grande primeiro paradigma quebrado é…
Separação do Social do Futebol Social no São Paulo. Desde dois meses antes da eleição de Aidar, uma das coisas que perguntamos a ele em uma entrevista foi sobre a separação do social do futebol. O cobramos durante muito tempo e agora a coisa andou. Este, de todos os atos que se falam, é o mais importante que se poderá perceber. Deixando discussões de churrasqueira, garagem, salão de festas e outras banalidades de um mero clube com relação ao maior clube de futebol do Brasil, já se dará um passo enorme pelo bem do clube. Quem ainda tem dúvidas, veja o que o Diretor Adjunto do Social do São Paulo FC falou de nós são paulinos, já que ali nem só de são paulinos é composto:
Alguém ainda tem alguma dúvida?
Yago Pikachu. O empréstimo de Roni ao Paysandu não foi um acaso. O jogador que é sãopaulino foi sondado e tem interesse de se transferir. O Papão acenou positivamente com uma negociação e o São Paulo já antecipou o empréstimo de seu jovem meia como cartão de entrada. Não há nada fechado mas vale ficar atento.
Outros nomes para 2016. Como dissemos semana passada, Benítez, Cardona e Mejía já conversaram e fazem parte do planejamento.
Osorio. Muita gente tenta denegrir, diminuir, contestar mas é cada vez mais evidente o excelente trabalho feito por Juan Carlos Osorio. Com um time infinitamente inferior ao que tinha Muricy, dá padrão, domina seus rivais e joga tomando conta e não torcendo por lampejos e jogadas individuais. Ainda bem que para nós tricolores, ele avisou os dirigentes que isso de México é passado mesmo com a boataria. Resta-nos torcer pois o Osorio de hoje está mais cascudo, ciente do que é o Brasil, a imprensa e o futebol daqui com a insolência, falta de profissionalismo e má vontade geral além é claro da ajuda que times recebem de federações e arbitragens. Num Brasileiro manchado e num ano cheio de problemas do São Paulo, o que de melhor nos aconteceu é Osorio. Vida longa ao Lorde.
Alexandre Zanquetta
alexandrezanquetta@uol.com.br
twitter.com\blogdosaopaulo
facebook.com.br\blogdosaopaulo
Bom dia povo!
Bom dia!
Non Ducor Duco é uma expressão em latim que significa “Não sou conduzido, conduzo”. O lema está presente no brasão da cidade brasileira de São Paulo…abs
Acertou.
Vou cotar o doce e mandar a conta pro Emerson…rs
Bom dia.
Eu sei que é chover no molhado, mas excelente coluna com uma entrevista excelente. Valeu Zanquetta.
Valeu Marcião!
Excelente coluna!
Vlw Zanca.
Bom dia a todos!
Parabéns Zanquetta pela isonomia, sensatez e pelo equilíbrio de sempre. A situação já é confusa, o que já é suficiente para dúvidas e apreensão, ainda mais com os aproveitadores de plantão.
Sensacional a participação do Emerson, ainda não vi essa análise dele no GE, mas foi a pessoa que pensei que seria ideal para comentar a atual situação do São Paulo.
Não vou me aprofundar no meu comentário sobre a situação do clube porque não julgo que tenho conhecimento para fazer isso. Você traz esses bastidores para gente, o que é muito importante, mas deixo essa análise para vocês.
Da minha parte sigo torcendo e acreditando que entre erros e acertos vamos chegar ao objetivo de fazer o São Paulo forte novamente.
Não entendo muito do funcionamento do clube, mas para o “sustento” da parte social não há a aplicação de verba adquirira com o futebol?
São centros de custos diferentes, porém com caixa único.
Em 2014 o Social teve um superavir de 3vmilhões, enquanto o futebol teve um deficit de 40 milhões.
Leandro, hoje não e a sede social capenga. E reclamam por isso.
Capenga sim, mas também por ter que pagar o pato pelas dívidas contraídas pela má administração do futebol.
Mais ou menos…rs
Bem legal a entrevista.
Em relação a “tomar partido”, não tem jeito Zanca… a cornetagem é e sempre será eterna.
Se a fase é difícil temos que torcer para a Diretoria ter discernimento e sensatez para administrar a crise e seguir sempre em frente, no intuito de sairmos do buraco.
Legal demais a crítica em relação ao marketing nulo. E também sobre o fato de o Aidar ter colocado gente com pouca qualidade em cargos importantes. É um defeito que deveria ser corrigido em prol do clube.
Por fim,
Em relação ao jogo de ontem, só queria escrever/reforçar duas coisas, já que a maioria dos comentários que li foram ótimos: 1) Breno e Rodrigo Caio foram MUITO bem ontem.
O Breno, logo no começo do jogo, deu um enxadada no tornozelo dum gremista que não lembro quem agora… que o rapaz, a partir daquilo, pensava 3 vezes antes de passar o pé na bola. Ai que vemos – salvo melhor juízo – como as críticas sobre o Denílson eram justas. Não há “cerca franco” quando o Breno está em campo. O monstro “chega chegando” e não tem desculpa. ANIMAL!!
O Rodrigo, ontem, jogou demais. Não sei falar se foi por causa da segurança que os volantes passaram (Thiago Mendes fundamental, junto com o monstro), mas ele deu cada ANTECIPADA ANIMAL, ontem que eu vibrava como se fosse gol.
Conclusão: Pelo desempenho desses jogadores é que temos que concordar com Osório quando falou que faltou qualidade contra o Santos. Edson Silva e Reinaldo foram o calcanhar de Aquiles. E, longe de criticar o garoto promissor Lyanco, mas ainda falta um cacoete pra ele, uma malícia que se fazia necessária diante do artilheiro do Brasileirão.
Lucão e M. Reis foram 100x mais sólidos que E. Silva e Reinaldo. Portanto, faltou qualidade sim.
Correto nosso técnico.
2) O Rogério tem muito futuro. Vai se destacar demais no tricolor. ÓTIMO negócio.
Abraços e ótima semana a nós tricolores.
Valeu Roberto!
Discutir a separação do futebol do social sem saber como isso se daria é perda de tempo.
Usar o fato de termos um diretor adjunto corinthiano como argumento também não não justifica, afinal o Aidar escolheu um diretor, ou gerente, de fora do clube, remunerado, assumidamente corinthiano, acusado até de ser associado da Gaviões.
Profissionalizar, separar o futebol, significa “privatizar”, fugir ao controle de um orgão ou poder superior e independente?
Isso pode ser bom, ou muito ruim….
PB, Aidar já tinha contratado um escritório especialista e há uma base jurídica para tal.
Ok, pode ter base jurídica, nem discuto isso.
O que discuto é como isso se daria, qual seria o formato, a administração, os poderes do São Paulo Futebol Futebol.
Quem fiscalizaria, como seriam escolhidos os seus administradores?
Cravar que separar seria bom, sem saber como funcionaria, é extremamente prematuro.
PB, isso deixo aos juristas. Não me importo.
O que me importo é com o descasamento.
É um passo importante demais para não nos preocuparmos com alguns detalhes.
Mas como bem falou o amigo Carlos, isso deve levar muitos, muitos anos para acontecer. Se acontecer…
Se conseguirmos implantar com sucesso esse plano de governança do Aidar, profissionalizando a administração, e se fosse feita uma reforma política no clube, poderíamos chegar muito perto disso sem perder a essência ou correr riscos desnecessários.
Diante da legislação brasileira e de todos os problemas que um clube tem, este assunto separação, para desespero dos ‘futebolistas’ é para muitos anos e nem se sabe se daria certo.
A tentativa ao menos já é um passo.
Zanqueta, os ‘futebolistas’ sócios patrimoniais, que não frequentam o clube social tentam isto desde que o São Paulo se consolidou no Morumbi. Quantos anos faz isto? Para separar o São Paulo Futebol teria que ser de uma empresa ou de um proprietário que mande sozinho no clube como são alguns times de futebol no Brasil.
Não conheço os meandros. Mas se Aidar entrou na briga…
Até parece que vc bota fé no Aidar. Ele quer sair da enrascada do 3º mandato do JJ.
P-A-R-A-B-E-N-S Zanquetta!!! Extraordinário post! Informativo, imparcial, com opinião de um terceiro de respeito!
Aidar e Osorio, tem defeitos, cometem erros, mas, também tem inúmeras qualidades assim como acertos.
Eles não pegam o caminho mais fácil, e tem a coragem de enfrentar duras críticas para levarem a diante aquilo que acreditam.
Aidar foi um dos únicos ou o único a reunir presidentes de clubes e afrontar a CBF.
Osorio, apesar de estrangeiro é um dos únicos ou o único hoje em dia, a tentar resgatar a vocação ofensiva do futebol brasileiro.
Engraçado é ver críticas hoje, dizendo que o São Paulo tem um bom elenco sim, e que Osorio não tem o que reclamar.
Mas, se Matheus Reis mostrou ontem ser melhor que Reinaldo, isso é fruto de seu trabalho! Pois logo que chegou, foi assistir a um jogo entre São Paulo x Internacional do Sub-20, onde perdemos por 3 x 0 ou 3 x 1! E muitos diziam que João Paulo, Matheus Reis, e outros, não tinham condições de jogar o time principal.
E que tinhamos que aprender com o Internacional, que sempre lança jovens que jogam com vontade.
Mas, quando ganhamos do Inter de Valdivia, Eduardo Sasha, Dourado e Geferson, batemos em bebado!
Se hoje temos opções na defesa como Lyanco, Matheus Reis e Luiz Eduardo, temos um meio campista de qualidade como Thiago Mendes, ou opções como Rogério e Wilder para jogarmos com 3 atacantes, isso tudo é fruto do trabalho de Osorio em 3 meses!!!
Quem assistiu jogos da Europa essa semana, inclusive o pessoal da ESPN e Fox, perceberão que lá, jogadores como Fallaine (volante) é improvisado de centroavante! Que Messi, assim como Michel Bastos, pode sim começar no banco. Que Sergio Roberto é volante e jogou de lateral direito.
Ainda sobre Barcelona e Atlético de Madrid, ah…..se tomamos um gol como o de Fernando Torres, que recebeu a bola sozinho no meio da defesa, dominou, caminhou e fez o gol!
Diriam que o time não pode se expor tanto, e que já que era para jogar sem Pique, Messi, era melhor colocar mais volantes para proteger a zaga!!!
É isso aí, Ernani. Concordo plenamente com o que vc escreveu, e com tudo isso só tenho uma coisa a dizer. Todos os comentários são feitos baseados em resultados, infelizmente.
Quanto ao jogo de ontem é muito bom ver o Matheus Reis jogando na lateral com tamanha capacidade de competir, como bem diz o Osório, e ser importante para o time. Bem diferente do Reinaldo que na maioria das vezes que joga ali acaba comprometendo.
E bom ver também a evolução das peças vindas da base que num futuro darão retorno dentro de campo e financeiramente também, como Auro, Rodrigo Caio, Lucão, Lyanco, Matheus Reis, etc. E ainda mais impressionante é que os que citei jogam geralmente na defesa, o que dificulta ainda mais a se destacar, ainda mais com a inexperiência (poucos jogos no profissional, como já foi falado pelo Osório).
Vinny,
Valeu! Matheus Reis não podia ser lançado em uma defesa que já tinha Lyanco, por mais que ele jogou bem.
Eu acho que foi correto, esperar que tivéssemos uma zaga melhor e mais experiente para lançá-lo.
Afinal jogar ao lado de Edson Silva, um jogador que só consegue passar, quando vira completamente seu corpo, é um risco! Ele receberia muitas bolas na fogueira.
O Segredo de lançar jovens, é que eles ganhem confiança. Um jovem confiante, não tem medo de nada e assim pode contribuir.
Um jovem que perde a confiança desde o começo, demora muito mais que qualquer outro jogador mais experiente. E um jovem sem confiança, é um perigo, que pode custar o início de uma carreira promissora.
Obrigado, Ernani!
É tudo nosso!
Ernani, mas aqui é Brasil, aqui é São Paulo, o que temos para aprender, ainda mais de um gringo? =)
Perfeito como sempre “Airnani”, ta voando. =) Matheus Reis vem sendo lapidado e ganhando chances não é de hoje. Tem que ter cuidado com a galera da base sim. Nem por isso Juan deixa de aproveita-los. Acredito que é o mesmo processo que vem passando Schimit, JP, Auro para competir como el profe quer. É mais fácil corrigir os vícios dos jovens e prepara-los agora que depois, quando consolidados como profissionais.
Exatamente! Concordo com você!!!
Temos que ter cuidado com jovens, pois o mais importante para quem esta começando, é CONFIANÇA.
Um jogo como o do Santos, e um jovem pode perder a confiança em seu potencial. E aí, demora muito para recuperar a confiança.
Veja o caso de Henrique que esta no Coritiba. Se tivessemos tido paciencia (e ele tbm), ele poderia ter vingado! Afinal, um jogador que é eleito o melhor jogador de um mundial, onde estavam jogadores como James Rodriguez, Oscar, Philipe Coutinho, Dudu, Luiz Muriel, Griezmann, Diego Rolan, Isco, Koke, Sergi Roberto, Cristian Tello, Erik Lamela………
Paciência e um treinador como Juan, que faz toda a diferença.
“Por exemplo: Se critico Aidar, sou partidário de Juvenal. Se elogio, sou chapa branca.”. Esse é o problema da politicagem… as pessoas veem como pessoal e se colocam acima da instituição. Como é hoje no Brasil, se critico o Governo, sou coxinha, se elogio sou PTista.
É esse o ponto. Falta mais ponderação e menos acusação.
Bom dia…otima vitoria ontem! o sp tem que manter essa pegada e como o proximo jogo é contra a chapecoense em casa..é nao achar que sera facil e sim jogar aquilo que sabem..pois essa armadilha de achar que sera facil é que acaba pesando!
Soh nos resta esperar
Sei q todos tem pressa, mas nao ha outra alternativa
‘JJ nem foi ao encontro dos 38 opositores’. A verdade é que certamente nem os 5 ou 6 fieis que permaneceram junto ao JJ, pois eles não fazem parte desta oposição. Só discordo da entrevista dele da afirmação da enorme influência do Juvenal no clube. Não tem mais. Outro dia conversando com um Conselheiro que era um dos maiores defensores do JJ ele só foi magoa e mostrou que a maioria absoluta dos que o apoiavam num passado recente o condenam hoje e atribuem a ele a situação caótica do clube. Um dos reclamos foi o gasto absurdo nas cadeiras do estádio. Outra coisa que gostei de ler foi o pau na área de marketing do São Paulo, que não funciona faz tempo. Chega de incompetência no setor. Mas este é o preço que o presidente do São Paulo tem que pagar por ter em seu redor ‘trocentos’ partidos políticos garantindo a sua eleição.
Bom dia! Vai São Paulo! Que cheguem reforços até amanhã!
Esse é o lema na bandeira da cidade de São Paulo ” Não ser comandado, comandar” se não me engano!
Abs!
É isso mesmo!
Abs
Esse spfc é estranho…
Vc pode esperar tudo, inclusive nada…
Mais doido que o Inri Cristo de mobilete….
Duco no ducor… conduzo, não sou conduzido…
Tá no Brasão da cidade de São Paulo…
Exato!
Emerson foi preciso sobre a antipatia gerada pelo termo “soberania”. É o que penso. Tem que saber perder e saber ganhar, com brincadeiras sadias e sem arrogância. Essa campanha foi uma tremenda bola fora e pagamos o preço até hoje. O São Paulo já foi um clube mais simpático, apesar dos antis.
O MPG (entre outros, mas vou me ater ao MPG só por ser o mais contemporâneo, já dentro de um contexto de “mundo moderno”) mostrou que o São Paulo pode ser tudo que esperamos dele sem perder as suas raízes, sem perder a sua essência. Teve seus erros, seus esqueletos no armário, mas mudou a visão do futebol no Brasil.
O JJ estragou tudo. E também estragaria se fosse num contexto profissional.
Boa coluna Zanca.
Discordei de muitas coisas do Emerson Gonçalves, mas respeito o ponto de vista dele. Concordei com algumas também, mas não vale pontuas.
A coisa que eu mais discordei e que vou pontuar, é: Lendo os comentários no G1, no UOL, e até alguns semitas que passam aqui no blog eu tenho plena convicção que Democratizar o São Paulo com o ST tendo direito a voto é um erro.
Acho que o clube manter uma gestão profissional é o melhor a se fazer, e o voto no SPFC é feito por conselheiros, e o voto é aberto. Acho que dessa forma já é uma coisa muito boa.
Acho que o que poderia ser feito é ser feita a eleição pra presidente, e os ST votarem se são a favor ou contra, fazendo uma aprovação do mesmo. Se fosse superior à 50%, ok. Mas ainda assim, tem muito cara que pra mim é mau necessário, e tenho certeza que não seriam eleitos.
Valeu Wilson!
Sobre o Iago Pikachu, não tenho visto o futebol dele… Ele ainda pode ser apresentado até amanhã?
Ele é bom mesmo? Tenho ouvido muitas coisas boas a respeito dele, mas nunca acompanhei de perto.
Pra mim o Aidar fez as coisas certas, mas da forma errada.
Explico!
Tirar Juvenal: Era preciso tirar juvenal do poder, de acabar com as manobras dele, mas foi feito da forma errada. Aidar enxotou JJ do clube, foi acusado de traidor e gerou toda essa guerra via impressa que todo dia sai com uma bomba nova, verdadeira ou não.
Contratação de Alan Kardec: Pra mim foi uma excelente contratação, ano que vem com Osório no comando acredito que ele vai render muito pro time, pois tem uma aplicação tática exemplar. Mas… essa contratação foi feita da forma mais conturbada possível, não precisava toda a troca de acusações de declarações via impressa como foi feito, bastava apenas soltar uma nota dizendo que a contratação foi feita de forma legal após a procura do agente do jogador para troca de time e ponto final.
Troca da fornecedora de material esportivo: Vimos que a penalty tinha serias dificuldades de pagar o valor do patrocínio e de distribuir material para venda. Além disso assinou um contrato com a tão falada Cinira que pagava comissão para trazer uma nova fornecedora de material esportivo.
Profissionalização de Cotia: Cotia era um lugar fechado, um outro mundo. Se não estou enganado, o Muricy quando ainda era treinador foi barrado na entrada de Cotia, como assim? ?!?! É um absurdo!!! Trocou toda a administração, trazendo profissionais remunerados e com capacidade, mandou embora um monte de moleque que só inchava a base, mas fez isso batendo em tudo e todos, e principalmente em JJ.
Contratação de Osório: Foi a coisa mais certa que ele fez na sua gestão até aqui, mas novamente fez da forma errada, pois “enganou” Osório não dizendo a real situação do clube e explicando o problemas que teria que enfrentar esse ano e talvez ano que vem para colher bons frutos nos próximos anos.
Informações sobre a dívida: Como foi muito bem explicado no post, ele poderia ter melhor explicado os números ao invés de só dizer que foi “induzido ao erro”.
Pra mim, ele vem sendo um bom presidente, acredito que o maior erro dele foi não perceber que as informações hoje correm bem mais rápido que antigamente quando ele foi presidente, que qualquer declaração dele rapidamente toma dimensões incalculáveis, aparentemente parece ter percebido isso, pois sumiu de frente das câmeras, falou que não daria mais entrevistas e que a comunicação seira sempre via assessoria de imprensa, perfeito! É isso mesmo. E vem trabalhando para profissionalizar o clube, e isso sim será o seu maior legado possível.
Ele erra muito mais que deveria mesmo. Mas ao menos tenta…
É isso!!!
Perfeito ele não é…..mas tb não é covarde…..precisa coragem pra meter a mão nesse balaio de gato q o JJ montou
Se no final, ele conseguir uma gestão mais profissional e um financeiro equilibrado, já estará muito bom
Sim… é exatamente isso! Como já disseram antigamente “é melhor errar por ação do que por omissão”.
Acredito que ele vai conseguir essa profissionalização do futebol. Ele vem tentando, só que ele não vai conseguir isso da noite para o dia, leva tempo até conseguir, tem a questão do estatuto, politicagem e um emaranhado de fios desencapados para mexer.
Como está no texto…..”dia sim, outro tb, tem q lidar com o JJ e seus asseclas no clube”….é isso q atrasa todo o processo….mas ele vai romper essa resistência…….agora vai começar o Marco Aurélio Cunha, q tb tem interesses políticos no clube…kkkkk
Sim… mas o MAC não tem a mesma força política que tinha o JJ antes.
Acredito que ano que vem será um ano bem mais tranquilo para o Aidar trabalhar, até pelo formato que a oposição está tomando, ser uma oposição construtiva e não a destrutiva que o JJ vinha aplicando.
O Zanqueta se justifica muito, quase toda semana tenta se por com isenção e didática, é louvável, mas não ligue para seus detratores, vá direto aos assuntos que interessam a grande massa assídua das segundas-feiras de manhã pela sua coluna!
Rafael, eu gosto de ser 100% transparente. Mas acho que dou corda demais mesmo…
Ex-diretor da base do São Paulo revela corte pesado de custos em Cotia
https://esportes.yahoo.com/blogs/jorge-nicola/ex-diretor-da-base-do-são-paulo-revela-corte-total-030938193.html?soc_src=mediacontentsharebuttons&soc_trk=tw
deveria cortar ainda mais!!!!26 milhões por ano perto dos outros clubes que gastam 3 milhões……deixar 90 atletas seria o ideal.
$ 26MM/ano
240 Garotos
240 Contratos
240 Participações
……pq será q o JJ correu pra Cotia quando saiu da presidência??
Excelente coluna Zanca. Obrigado pelas informações.
É tudo nosso, Vinny!
Bom Dia!
Já cansei de parabenizar o Zanca… mais uma ótima coluna… como sempre rsrs!
Também acho que está ficando chato…
Então vamos criticar…pau no Zanca…hehehehe
kkkkkkkk
Excelente post – mais um são paulino lúcido trazendo sua opinião.
Sobre o diretor adjunto de futebol, o que estão esperando para tirar ele do cargo? Falta de respeito dentro do próprio clube é algo inconcebível.
Quanto ao Aidar, não sei porque, o fato de ser presidente do SPFC subiu a cabeça e a soberba tomou controle do corpo e cérebro dele. Depois, esqueceu que é presidente do SPFC e passou a administrar o clube como o escritório de advocacia dele, esquecendo que somos 20 milhões. E como falou o MAC, até agora, não há nada que justifique a permanencia dele no comando. A administração é das piores. Tem ainda quase 1 ano e meio para se resolver e se ele quiser um conselho de torcedor, mas que conhece muito de finanças e de mercado, troque o diretor de futebol que além de limitado para a função gosta mais de aparecer do que de mostrar trabalho. Segunda é tirar que em 1 ano e meio não conseguiu arrumar um patrocinador para o clube. Baixa a pedida, abre a camisa, mas deixar o clube sem patrocínio é brincadeira.
Concordo 100% com o que foi dito aí, a LG era o grande patrocínio do Brasil. Chegaram a igualar a pedida do ano anterior para ficar no SPFC, mas o clube num ato de soberba resolveu sair. Mesma coisa com a Rebook via vulcabras. Queriam manter, mas o Sr. Julio Cesar Casares resolveu chutá-los para pegar a decadente Penalty. Bati boca com ele varias vezes no Twitter. Falei com todas as letras para ele que a Penalty não pagaria o que o SPFC esperaria receber e quando contestei ele tempos depois fiquei sem resposta. Hoje ele é vice presidente do SPFC, não sei como. Começou muito bem no marketing do SPFC, mas depois só fez m***.
E para fechar, muito estranha esta contratação do CEO da Penalty. Uma empresa que deu muita dor de cabeça ao clube e que ficou por um tempo em débito com o clube, noticiado por toda a imprensa….que p*** de prêmio é este que o clube dá a alguém com este histórico? Ou a indicação dele seria pela quebra de contrato para a entrada da Under Armour?
Bem, seja qual for o motivo espero que ele consiga vencer a guerra de EGOS que se tornou o SPFC.
Eu sou favorável a dar uma extensão de tipo 3-4 anos ao Osório, colocar um ex-jogador que tenha identificação com o clube ao lado dele como auxiliar técnico para uma troca no futuro. Porque trocar este cara por qualquer outro treinador daqui seria mais um retrocesso. E o que tem de gente que não enxerga isto, é absurdo.
Boa semana a todos!!!!
Gosto demais de MAC! Mas, sinceramente até hoje não entendo porque ele critica tanto Aidar e foi trabalhar com Marco Polo Del Nero na CBF!
MAC fala pra caramba também…
Ele é parente do Juvenal, então tá brabinho com a direção.
Negativo, eles já haviam rompido há muito tempo. Nos últimos anos o JJ fez de tudo para prejudicar o MAC dentro do clube, inclusive não o indicando para o Conselho Vitalício, forçando ele a passar novamente pelo crivo dos sócios nas eleições de 2014 se quisesse se eleger presidente.
Isso é verdade.
Na verdade hoje ele é Conselheiro Vitalício, e a sua indicação foi referendada justamente pelo Aidar.
MAC tem interesses políticos no clube…..quer ser candidato na próxima eleição, portanto tem q bater no adversário
Você citar o MAC que defende o Del Nero e critica o SPFC para mim é invalidar seu argumento.
Chapecoense acabou de demitir o Técnico
Treino agora:
RCeni, LF e L.Eduardo de volta aos treinos, liberados pra jogar
Hudson saiu com dores na coxa
Parabéns, Zanquetta.
Excelente coluna como sempre!
Vamos SPFC…continua Pardal e chupa imprensa medíocre.
🙂
Ótimo texto, ótima entrevista.
Sou leitor assíduo do Emerson, é sempre um alento.
Eu confio em um 2016 melhor e 2017 ainda melhor.
Parabéns Zanca…
Outras coisas, cadê os cavaleiros do apocalipse deste blog?
Iríamos perder de goleada
rs
Excelente entrevista. Uma réstia de luz na obscuridade do tema futebol no Brasil.
Exatamente.
pra mim na minha opinião o trabalho de 3 meses de osorio equivale a anos de Luxemburgo, Milton cruz, Ricardo gomes, ney francos, ate mesmo Muricy, sp hoje já tem um padrão de jogo, treina, o osorio e ousado, acabou os rachão diários, vai na ferida, treina bastante, ta ganhando o grupo, o maior erro dele e ouvir o Milton e colocar reinaldo, talvez por medo de queimar o jogador e perder o grupo, já que falam q ele e querido pelo grupo, pois o reinaldo faz hora extra da extra no sp! prefiro o Matheus reis errando o 2 turno inteiro, sabendo que ele pode melhorar e render pro sp, do que o reinaldo, ano após ano, errando, e que não vai trazer nem um Barcelona pra levar ele!
Osório é muito bom mesmo.
Só espero que ele abrace o SPFC como nós abraçamos ele, sem maldade.
Espero que ele esqueça logo essa história do México e foque no tricolor, e seja feliz aqui.
Segundo ele, já é passado.
Me parece um homem de palavra, então confio no que disse.
Pra desespero de alguns rsrs
Espero.
Se ele focar aqui, estou fechado com ele.
Senão, não… Rsrs.
Gosto de pessoas que tem vontade em trabalhar no clube.
Por falar em Osório, Zanca, tem alguma informação dele?
Ele tá afim de sair fora mesmo? Ainda tá pensando sobre aquela proposta do México? Está insatisfeito com a direção e tals?
Da uma luz ai pra gente!
O que colhi é que ele está focado no SPFC.
Valeu Zanca!
Wilson
O Zanquetta escreveu a respeito…
“Osorio. Muita gente tenta denegrir, diminuir, contestar mas é cada vez mais evidente o excelente trabalho feito por Juan Carlos Osorio. Com um time infinitamente inferior ao que tinha Muricy, dá padrão, domina seus rivais e joga tomando conta e não torcendo por lampejos e jogadas individuais. Ainda bem que para nós tricolores, ele avisou os dirigentes que isso de México é passado mesmo com a boataria. Resta-nos torcer pois o Osorio de hoje está mais cascudo, ciente do que é o Brasil, a imprensa e o futebol daqui com a insolência, falta de profissionalismo e má vontade geral além é claro da ajuda que times recebem de federações e arbitragens. Num Brasileiro manchado e num ano cheio de problemas do São Paulo, o que de melhor nos aconteceu é Osorio. Vida longa ao Lorde.”
Nossa é verdade.
Tinha acabado de ler.
Preciso parar de beber.. Acho que meu cérebro está diminuindo.
Hahahahaha
Zanquetta
Sabe informar se houve novos empréstimos bancários em 2015?
Não. Houve adiantamento de cota da Under.
Ok. Menos mal… Lógico que o ideal seria não adiantar nada, mas com exceção das contratações mal sucedidas (que nem sempre podem ser evitadas), o mal maior é a dívida bancária.
Essa prática vem desde Paulo Amaral em 2000. Não é de hoje e não é em 1 ano que se corrige tudo de mais de 15 anos.
Sem dúvida.
Valeu pela informação.
Menos mau.
Pelo menos adiantamento não paga juros.
Agora tem que apertar o cinto pra se virar sem a cota da Under do ano que vem, pra equilibrar as receitas em 2017.
Ótimo….então a divida de $ 275MM em 31/12/14 deve, no mínimo, não subir
Teremos um operacional zerado em 2015, pois as vendas cobrem o rombo de $ 40MM do orçamento para este ano
Eu espero isso ou no mínimo que se subir, seja um impacto dominado.
O que me deixou intrigado foi o Aidar falar na última coletiva (aquela da dívida…) que precisava de R$ 100 milhões para fechar as contas. Não sei o que ele quis dizer com isso.
Será que essa previsão de déficit vai ser realizada, ou durante o ano saiu do controle?
Pode acreditar, quando fizeram o orçamento para 2014, previam um receita de pouco mais de R$ 300 milhões, e um superavit de R$ 500 mil. E o que aconteceu? Receita pouco maior do que R$ 250 milhões, e um déficit que é melhor esquecer…
Me lembro q na época do orçamento para 2015, o deficit previsto era de $ 39MM….e sem nenhuma venda de jogador contabilizada.
Os $ 100MM “acho” q ele quis dizer da expectativa da captação para o FDIC ainda esse ano, o q já ajudaria a começar a comprar a dívida bancária
A gente devia montar uma organizada sensata do São Paulo…
“Zanca Rules”
Dahora.
Boa coluna, Zanquetta!
Já no primeiro paragrafo, lhe dei os parabens!
A gente vive numa realidade que você tem ser do PT ou do PSDB, que não pode ter um pensamento diferente, e qualquer coisa você diz, corre o risco de ser rotulado. Acaba sendo um quase que uma ditadura, que impede qualquer expressão.
Eu acho que o São Paulo está no caminho certo. Gosto muito do Osorio, Mas é óbvio que às vezes acerta bem o time, como o ontem, e às vezes, não encaixa, como no jogo contra o Santos. Não vejo nenhuma blasfêmia ao se dizer isso.
Prefiro o Osorio ao Muricy. Mas não acho que o Muricy foi esse lixo que as pessoas falam. Dos treinadores aqui do Brasil, é um dos três melhores. É um futebol pragmatico, é, meio chato, é, mas cria times dificeis de serem batidos. E isso tambem tem seu mérito.
Ontem eu vi o Osorio fazendo um declaração, dizendo que o Maicon é bom jogador. Concordo plenamente!
Por que digo tudo isso? Porque tem muitas pessoas com discernimento aqui no blog, como você mesmo, que contribui com clube por amor, o próprio Hernani, que faz colunas muito inteligentes, e outros colegas que são respeitadores e gente boa. Mas sempre tem algumas pessoas que, se você não disser sim a tudo o que o Osorio diz, você está excomungado, se você não achar o Muricy o pior técnico do mundo, você comete heresia, se você não fizer chacota do Maicon, não faz parte da turma.
Desculpa o desabafo. Tenho certeza de que você tem algo mais sério para se preocupar, como trazer noticias importantes para o clube. Mas esse é o espaço que você criou, e, ao se propor democrático, me sinto no direito de defender o que acho que deve ser livre expressão. Obrigado!
Valeu Francisco!
Maicon precisar deixar de ser chiliquento…rs
Também gosto dele e acho que fará um bom trabalho com o Osorio, mas precisa esquecer os anti
Imagina se o Reinaldo e Edson Silva também dessem chilique sempre que fossem criticados.
Legal, Anderson! Acho que os dois lados, ele saber ser mais paciente…. E o torcedor tambem chegar que a conclusão de que é um jogador ao menos bom para o coletivo. O Maicon não é protagonista, é um coadjuvante. Seria bom para ativar o Ganso, com tabelas curtas, e fazer a bola chegar mais limpa nos homens de frente. Falando de jogadores que jogam na mesma faixa de campo, acho que seria mais efetivo do que o Wesley.
Concordo com você. Mais efetivo e com salário bem menor…
Valeu Alberto!
http://s2.glbimg.com/yNSu0FN55fKBJBNBtC4KXjCXAPM=/fit-in/940×590/top/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/10/31/jadson-aloisio-ricardotrida-diariodogdeabc-ae.jpg
O Boi já sabia aonde o Jadson ia parar.
HAHA boa!
Boi Bandido seria bastante útil atualmente.
Esse tinha a carisma.
Mais uma boa coluna do Zanca, e bom ver também a entrevista com o Emerson Gonçalves, sempre li seus posts no GE.
O melhor é saber ao fim, que há muitos sãopaulinos de bem e querendo o bem.
Ganhamos ontem heim, que volta por cima espetacular.
Gosto do Osorio, mas é inadmissível colocar o Reinaldo em campo, mesmo que seja por 5 segundos.
ceni
Lyanco
Breno
Luiz Eduardo
carlinhos
Thiago Mendes
Rodrigo Caio
Ganso
Bruno
Pato
Rogério
To vendo que talvez o Rogério volte pra quinta-feira.
E também, que Luis Fabiano tem tudo para voltar a atuar, pq Osório gosta de utilizá-lo.
Antes, com outros treinadores, quando eu lia que várias peças estavam a disposição sempre ficava pensando em problema (desentrosamento e briga de egos pra ver quem jogaria).
Com o Osório tenho a confiança de que ele saberá gerir o elenco e que achará a forma de utilizar as opções da melhor forma possível, observando, inclusive, a necessidade de dar folga pra aqueles mais cansados.
Hoje, dá vontade de assistir os jogos. A surpresa na escalação é um ponto a mais que acrescenta em curiosidade. De ver como o time vai se sair… Qual será o menino da base que terá oportunidades… De ver o time jogar pra frente, em busca do gol.
Osório é mais!
muito coerente nas entrevistas o Osorio, por isso que ele tem o grupo na mao
“Ganhamos com convicção, as melhores opções de gols foram nossas, fizemos um jogo para ganhar. O mais importante era igualar a quantidade de jogadores na intermediária, então planejamos um jogo para ter dois atacantes fixos abertos e três chegando na área. O plano foi bom, mas ainda mais importante foi a execução do plano, então todo o crédito vai para nossos atletas”, avaliou o comandante, que completou.
Excelente coluna !!!
sera o Yago Pikachu um dos jogadores surpresa que podem aparecer ate amanha ?
Ele é bom? Não acompanhei o futebol dele ainda.
Bom dia!
Boa coluna como sempre.
Melhor saber da provável vinda do Picachu.
E esses caras insistindo na homossexualidade latente dos sãopaulinos.
Como eu disse antes, sempre me pareceu hipocrisia.
Defendem os direitos dos gays em prol de igualdade.
Mas se querem “ofender” alguém, é só chamá-lo de viado.
Qual é a lógica disso?
Cadê os cornetas? Cavaleiros do Apocalipse que previam da demissão do treineiro após a goleada sofrida em Porto Alegre…
Os críticos do trabalho do Osorio não tem o que falar hoje?
Hoje a sopa ta fria pra eles
Zanquetta e Emerson Gonçalves numa mesma coluna? Que esquadrão gigante, só faltou Ernani e o Paulo Martins aí seria história a coluna. Até seria uma ideia a se pensar, por que não?
Dois grandes são-paulinos escrevendo sobre o tricolor dá muito orgulho de ler!
Parabéns.
*histórica…
Agradeço muito o elogio.
Parabéns, excelente coluna.
Sou, como vocês, dos que acham que Osório foi o que de melhor aconteceuaconteceu para o time neste ano.
Acho que oo São Paulo voltará a ser referência, em campo e fora dele.
Valeu Thiago!
um carinha que todo mundo achava que ia ser banco e que chegou no tricolor sem mídia nenhuma e hoje está fazendo a diferença é o Thiago Mendes.
O manolo vai ser seleção desse jeito! Joga muita bola.
O SPFC vacila no marketing na minha opinião na seguinte questão: devia começar a incentivar todo mundo pra ir apoiar o time no Morumbi na quinta…
Vai ser um baita jogo legal para a família, às 19h30min, super bacana pra encher o estádio.
Devia colocar o ingresso à R$ 20, com desconto para sócio torcedor e tals…
Em 2006 foi a partir de uma vitória contra o Grêmio em Porto Alegre que o time deslanchou e partiu rumo ao título. Este ano não temos mais chances do título do BR15, só resta lutar por duas coisas palpáveis; G4 e CB.
Que nada… De repente se a gente engatar uma sequência boa de vitórias eu ainda acredito.
Mas depende do time.
Matematicamente ainda temos chance. Mesmo proque ainda temos confronto direto com o Corinthians e CAM… Se a gente ganhar já diminuimos a diferença em 3 pontos… Mais três tropeços dos caras e vitórias nossas, a gente ultrapassa!
No Brasileiro acho muito difícil.
Já na Copa do Brasil, se a equipe mantiver o espírito de ontem acredito que temos boas chances…
Eu também acho difícil… Mas enquanto tem 1% de chance de ganhar, eu vou ter 99% de esperança.
É esse o espírito…e deveria ser também dos jogadores.
Vamos SPFC!!!
Juan já deixou claro o que deseja para o São Paulo. Ofensividade sim, mas com controle. Nem sempre vai dar certo, mas a fase é de adaptação. Nosso time titular é forte, nosso elenco nem tanto. Tem bons valores e muitas deficiências. O futuro é a galera da base mas prepará-los também tem seu tempo.
Osório também pode errar, faz parte do processo. Entretanto, seu trabalho é excepcional. É importante menos drama com derrotas que fazem parte desse contexto e confiar um pouco mais no que vem sendo feito. Independente dos resultados, o trabalho é intenso e embasado e isso dá confiança que o São Paulo será cada vez mais forte e que as conquistas virão.
“Time titular”, o que aliás, não faz muito sentido para Juan. Time base talvez? O fato é que temos jogadores importantes dificuldades relevantes em termos de elenco
O que impressiona, para mim, é a falta de paciência dos torcedores e principalmente, a má vontade de uma grande parcela da imprensa com o novo/moderno.
Pior é que relutam em aceitar que estamos atrasados com relação ao futebol praticado no resto do mundo…
*Temos jogadores importantes mas dificuldades relevantes em termos de elenco.
Segunda-feira não é fácil…. rs
Queria parabenizar o Paulo Martins pelo texto passado, muito bom desmascarar a hipocrisia da emissora em questão, seu suposto combate a homofobia e seu estranho prazer em atacar a instituição SPFC e seu torcedor. Na minha opinião raramente algo de bom sai daquela empresa, pena que ainda faz a cabeça de dezenas de milhões de pessoas pelo país a fora.
Até faz campanha contra a homofobia ela (a rede Globo) é falsa.
Obrigado Paulo Martins por mais um excelente texto.
Pior que Homofobia ou Homossexualismo é a incitação a violência que gera certas brincadeiras envolvendo clubes de futebol de alguém que se diz a favor da paz nos estádios e devia ser neutra, mas se comporta de outra maneira tirando partido de tal clube e usando o símbolo desta agremiação.
Faça esta mesma brincadeira usando o escudo de Flamengo ou Corinthians e aguarde a repercussão.
Outro dia o Sheik falou “Merda” na TV e ficaram dias repercutindo isso como se fosse algo ultrajante e desrespeitoso.
Aí a Globo faz isso no Zorra e somem os moralistas.
zangueta,o iago maidana foi comprado por dois milhões de reais pelo spfc,na verdade estava emprestado ao Criciúma pelo monte cristo de goias que teoricamente pertence aos empresários do jogador
Valeu!
Excelente coluna! Parabéns!
Eu só gostaria de saber o porquê de tantos empréstimos, ainda mais com esses juros abusivos. Não seria interessante ir atrás da causa do rombo também? SP sempre vendeu bem, teve bons patrocínios e etc, não vejo motivo para tantos empréstimos.
E ontem foi uma vitória excelente, com uma grande atuação coletiva! Renan Ribeiro já é titular desse time, anotem.
Andreson, a auditoria virá para isso.
A causa é simples, meu amigo
DEFICIT MENSAL
Se gasta mais do q se arrecada no mês
Simples assim
O q gerou esse deficit mensal??
Fácil tb, excesso de jogadores, folha salarial absurda
É igual a qualquer um, comia-se Perú, quando mal podia pagar um frango
A gestão JJ fez o que Lula e Dilma fizeram com o país… Governo populista e absurdo aumento de despesas.
O Brasil quebrou e o SPFC se não tomar cuidado vai pelo mesmo caminho.
Ao que parece as medidas do Aidar amenizaram a situação…
Boa tarde…..que texto/entrevista fantástica. E a frase “Non ducor, duco”, muito legal! Parabéns ao blog, já faz quase um ano que não procuro outro meio de comunicação pra me informar do mais querido! Valeu gente!
Tamo junto, Fabrício!
É difícil o São Paulo ganhar o Brasileirão, mas que é mais fácil o São Paulo tirar a diferença de 13 pontos para o Cúrinthia do que o Galo Paraguaio tirar a diferença de 5 pontos, isso é….
Victor é muito geladeira! Como pega um gol daquele nessa altura do campeonato…pqp
Galo tá bem….vai destronar o time da marginal
Espero que sim, nunca tiveram uma oportunidade tão grande para sairem da fila de 44 anos.
Fábio Balassiano escreve sobre basquete no site do UOL.
Não acompanho a liga nacional de basquete, mas gosto de assistir aos jogos da seleção brasileira e da NBA…
Enfim, a coluna de hoje faz uma análise do sucesso dos técnicos argentinos e a dificuldade do Brasil em aceitar as mudanças ocorridas nesse esporte (basquete).
Achei muito bacana, pois se encaixa perfeitamente com a situação do Osorio e sua difícil relação com jornalistas e comentaristas esportivos brasileiros (que se acham melhores que o colombiano).
Alexandre Zanquetta
14 de setembro de 2015 às 12:31
Outro dia o Sheik falou “Merda” na TV e ficaram dias repercutindo isso como se fosse algo ultrajante e desrespeitoso.
Aí a Globo faz isso no Zorra e somem os moralistas.
————————————————————–
Se tivessem feito essa brincadeira com o Cúrinthia, hoje todos os outros canais estariam repudiando, desmoralizando, agitando, fazendo o maior auê, seria um prato cheio para a mídia marron que não gosta da Globo.
Isso se chama “Incitação a Violência” .
Exemplo: Um torcedor de outro time pega este vídeo e mostra a um são-paulino, zoa, tira sarro, mostra a outros torcedores, etc…
Este são-paulino com raiva saca uma arma e atira no torcedor matando-o.
Pronto.
Gerou a violência.
E estou citando um caso de somente 2 torcedores, imagine se fossem vários torcedores do São Paulo e vários outros torcedores zoando estes são-paulinos?
A linha editorial já nem permitiria…
Vitão
Repudio totalmente a conduta da emissora com relação aos torcedores do SPFC, mas convenhamos que para gerar violência entre torcidas nem precisa de nada disso.
Tivemos inclusive exemplo disso ontem em BH.
O grande problema da violência, a meu ver, é a impunidade…torcedores (de todos os times) possuem uma espécie de “salvo conduto” para se agredirem e não serem responsabilizados por nada.
Se fazem parte da organizada corinthiana então…nem se fala.
É inaceitável um clube como o São Paulo tenha em seu quadro conselheiros e diretores não são-paulinos. Entendo que isso se deve ao perfil do clube em suas origens, sendo um clube frequentado por moradores da região do Morumbi.
Porém, passaram-se gerações e os novos ingressantes que não torcem para o clube não têm o menor respeito pela instituição assim como os primeiros associados, que tinham o clube como uma extensão de sua vida social.
Já passou na hora de se fazer uma varredura no clube e extirpar imediatamente esses membros não são-paulinos. Qualquer sinal de que o sócio ou membro do clube não torça de fato para o clube já deveria motivar sua exclusão sumária do quadro associativo. Deve ser o único grande clube do país que permite essa aberração.
Zanquetta,
As negociações com o Raniel foram interrompidas?
Na realidade não. Mas será feita com mais calma.
zanca, verica se tem algum problema no site com o 3g da tim, não abre de forma alguma so no wi fi
O 3g da Tim bloqueia mesmo. Não faço ideia pq…
Amigo, vou te dar uma dica, não sei se vai funcionar mas vale a pena tentar.
É Andoid? Baixa e tenta acessar pelo UC Browser.
Se for IOS não sei se tem…
É porque o São Paulo não quis renovar o contrato de patrocínio. rs
Osório elogia maicom por não ter conhecido o boi bandido, esse jogaria fácil com ele.
Maicom é bom jogador, mas o boi é puro sangue
Alexandre Zanquetta
14 de setembro de 2015 às 12:46
A linha editorial já nem permitiria…
—————————————————
Pior que é verdade.
Tem uma merda de diretor de novelas ou programas da Globo que detesta o São Paulo, vira e mexe ele faz umas piadinhas.
Gostaria que ele cruzasse com alguns integrandes da Independente e fizesse umas piadinhas.
Anderson
14 de setembro de 2015 às 12:50
Vitão
Repudio totalmente a conduta da emissora com relação aos torcedores do SPFC, mas convenhamos que para gerar violência entre torcidas nem precisa de nada disso.
Tivemos inclusive exemplo disso ontem em BH.
O grande problema da violência, a meu ver, é a impunidade…torcedores (de todos os times) possuem uma espécie de “salvo conduto” para se agredirem e não serem responsabilizados por nada.
Se fazem parte da organizada corinthiana então…nem se fala.
—————————————————————-
Exatamente.
Por este motivo mesmo, torcedor é burro, povo junto para mim significa animal, tudo que é povo é ruim.
Se sem motivos eles praticam a violência, com motivos seria bem pior, sendo que um canal que prega a paz nos estádios e sabe muito bem da ignorância do povo jamais deveria tomar partido de tal clube ou tal agremiação, tem que pregar a união e não a desunião.
Para mim pior que o povo burro, alienado, sem estudos, ignorante, é quem tem o dom da sabedoria, o dom dos estudos, e que ao invés de pregar a paz nos estádios como diz pregar, acende o gás, risca o fósforo e sai correndo, sabendo que o povo é burro, é ignorante, não sabe distinguir a brincadeira da verdade, não tem estudo.
Quem deveria dar o bom exemplo, dá o mau exemplo ao instigar, atiçar.
Mais ignorante que este povo ignorante é quem tem a sabedoria, o estudo, a educação, ao invés de ensinar, incitar os ignorantes, isso sim é ignorância.
Perfeito.
Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço…
cardona vindo o meio de campo vai ficar enjoado, ano que vem, em outubro teremos um time melhor ainda, alan Kardec jogando como fixo, sabe fazer gols, segurar a bola, e eh bom no cabeceio, pato de um lado, michel do outro, alternando com a entrada do rogeiro pra movimentação, rodrigo caio segurando a defesa com com luis Eduardo, na frente da defesa breno e Thiago mendes, dois carrapatos! sp muda muito, se conseguir engatar uma sequencia, vem forte pra copa do brasil e pra lutar por g4!
Zanca, excelente coluna.
Ducor non duco – não sou conduzido, conduzo. Esta no brasão da cidade de são paulo
Sobre Emerson – esse sim eh verdadeiro são paulino. Moderado inteligente e educado. Não essas duas últimas aberrações JJ e CMA!
Boa tarde,
Zanca tem alguma novidade sobre como ficará o Milton Cruz?
Quinta estarei lá no Morumbi hein?!?!
Quem quiser combinar de tomar uma gelada antes do jogo, estamos ai!
O SP tem uma vantagem que é a postura, de tentar matar o jogo como o Osório faz…Breno e Carlinhos jogaram bem…O Breno é o melhor zagueiro, pelo visto, dos que estão no time hoje e pode ser uma solução para a volância…E o Carlinhos tem técnica para ajudar no meio…O Reinaldo finalmente foi para a reserva (espero que continue lá antes de vazar…). O que me incomoda é a insistência do R. Caio na zaga; acho que ele dá MUITOS botes errados, não confio tanto nele ali…Precisa de um zagueiro para o ano que vem certamente…Além disso, o time ainda mostra pouco poder de reação; ontem o jogo ficou a feição porque saiu na frente..Ainda precisa rever isso…
Pra quem não viu o post do Emerson:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/post/polemica-sobre-divida-do-sao-paulo.html
E esse comentário do Zanca das 11:59 hs que não sai aqui debaixo….
“Non ducor, duco.”
São Paulo, o clube e o estado não faz jus a isso a muito, muito tempo. Mas não há mal que sempre dure. rs
Zanquetta, otima coluna, entrevista excelente. O melhor que esta diretoria fez Osorio.
Pior janela fecha amanha e ninguem veio.
dia 14 já.
nenhuma notícia de contratação.
Pelo jeito, vai como estamos mesmo.
Infelizmente acho que vamos ficar assim.
Ao menos esse Raniel cairia bem, só tem o Ganso de meia armador.
Daniel é armador também, apesar de ser um bom “carregador de bola” e também fazer a função de segundo atacante.
Boa tarde,
Mudando um pouco de assunto, cade aqueles famosos corneteiros, que só aparecem quando perde ?
Devem estar com dor de cabeça até agora….kkkkkkkkk
Boa entrevista,
(se sócio torcedor pudesse votar, teríamos uns 200 mil sócios).
(marketing, realmente esnobou a LG, e desde então é inoperante, p/conseguir bons patrocínios, só c/ gente muito competente, não sei se temos isso hoje)
Boa coluna, muito bem explicada.
Boa tarde!
Ótima entrevista e boas explicações, mas já passou da hora de mudanças efetivas. De boas intenções…enfim, quanto ao time, espero que dê continuidade ao bom futebol e não tenha mais nenhum apagão daqui pra frente.
Se perder, que perca lutando até o fim e cobre caro a derrota!
Há tempos tenho acreditado que o São Paulo está se reorganizando, se restabelecendo como grande potência do futebol, eliminando péssimos vícios adquiridos nos últimos anos e se atentando severamente aos novos tempos econômicos.
Desta vez, sinto mais confiança. Mesmo depois de tantas frustrações recentes e espetáculos infelizes nas gestões.
Os pontos tocados pelo Emerson são exatos. O time fez papel ridículo com a famigerada Taça de Bolinhas e com a terceira fase de Juvenal.
Quero estar certo nas minhas expectativas com relação ao futuro do clube.
Pois é……essa da taça das bolinhas era tão fácil acertar e sair por cima
Faz uma réplica exata…..monta uma festa e entrega uma pra cada time…SP e FLA
Gera simpatia e resolve isso…….mas o JJ brigou com todo mundo
Srs., apenas discordo das reclamações contra a Rede Globo
Desencanem disso, foi uma piada….ruim, mas uma piada
Deixa quem quiser reclamar, reclamar… rs
Como escrevi, apenas discordo, mas cada um é livre pra fazer o q quiser
Eu acho algo extremamente irrelevante….só isso….rs
Ok, Paulo……desculpem…..apenas achei irrelevante…..uma bobeira
abçs
sobre essa piada com o SPFC no zorra, tento pensar pelo lado positivo.
se eles costumam fazer isso conosco é pq o Tricolor Paulista INCOMODA eles de alguma maneira, senão não estariam fazendo essas piadas impertinentes com o nosso clube.
é chato, sim é! Mas se o clube for lá e protestar contra essa emissora irá comprar briga feia com eles, e isso será mais prejudicial ainda para o SPFC, e talvez seja isso que essas pessoas querem.
“O respeito voltou!”
LG
“Desempenho do Pato em 2015 só fica abaixo do seu auge no Milan”
O responsável por isso tem nome e sobrenome… rs
Quanto a globo, é por isso que assisto a novela “os dez mandamentos” da record. O deus dos hebreus estao pondo a poderosa pra dançar. kkkkkkkk
Alexandre
14 de setembro de 2015 às 15:53
Srs., apenas discordo das reclamações contra a Rede Globo
Desencanem disso, foi uma piada….ruim, mas uma piada
——————————————————–
Eu tenho amigos que eu chamo de porco, traveco, eles me chamam de bambi e ninguém briga por isso, todos levamos numa boa, quem zoa tem que aguentar ser zoado….
O problema é que essa suposta piada não é uma simples piada, mesmo por que não é a 1ª vez que fazem isso.
Não precisa de ser inteligente para perceber que essa suposta piada e as outras foram feitas claramente com segundas intenções para desmoralizar uma razoável multidão que torce para o São Paulo, isso é fato e não opinião.
E já que é uma simples piada estou procurando ou esperando as piadinhas com o escudo do Flamengo ou do Corinthians.
Coisa feia, antiética, um canal de televisão tomar partido e tentar com segundas intenções denegrir ou humilhar a imagem de um clube, usando a sua bandeira, o seu escudo e automaticamente em benefício de outros, eles tinham que serem isentos, não condiz com a imagem de um canal que tenta disfarçadamente ser neutro e mostra não ser neutro ao fazer este tipo de “brincadeira”.
Ok, entendo
A mim não ofende, nem me diminui…..encaro como uma brincadeira
Meu pai é Português e conta muitas piadas de português…..
Nem por isso eu sou gay e meu pai é burro…kkkkkkkk….é uma brincadeira
Nem a mim ofende, tenho colegas que zoam e eu também chego até a irritá-los de tanto zoar.
Mas o seu pai não é um canal de TV e nem vc, essa é a questão.
Vitão
o SPFC incomoda muita gente lá de dentro da globo q não gosta do nosso clube, é por isso q fazem isso.
acho eu, q a proposta deles é fazer o clube brigar com a emissora, e infelizmente isso não pode acontecer pq dependemos deles.
Tendo a concordar com o Alexandre, de fato é algo irrelevante. Mas por outro lado, pensando no que escreveu, o grande problema é justamente essa perseguição. Difícil crer que foi algo aleatório, sem segundas intenções de atacar moralmente o São Paulo
Quanto ao jogo de ontem… a de ser dito…
Tiririca não dá nem pra entrar no final.
MB tem que definir se quer jogar futebol ou não!
E Osório meus parabéns! Você está sendo o diferencial!
Verdade, q seja uma nova fase
Um time mais “encardido”
Com um meio de campo mais povoado
E Reinaldo, Hudson e Edson Silva como alternativas para um segundo tempo, não como titulares……são ótimos pra compor elenco
Como diziam lá na Colombia: time de Osório tem alma.
Aos poucos ele tá conseguindo isolar a má influência de alguns jogadores e botar o time para correr.
Ontem foi visível a má vontade do MB, bom jogador mas baita traíra.
Rede Bobo…
é igual a apelido, se dermos razão reclamando já era pega…
deixam eles cansarem de nos chamarem do que quizerem…
piadinhas idiotas são para iditotas…
vão brincar com as torcidas mais famosas dos maiores times do Brasil…
flamerda e gamba-galinha!
Coluna repleta de informações, parabéns Zanca
Também acho que o SPFC não deve fazer nenhuma manifestação pública ou jurídica a respeito da piada de mal gosto da Globo, só vai desgastar o clube, dificilmente a toda poderosa será punida, e só alimentar ainda mais as piadas, o que pode levar a violência. A melhor resposta nesse momento é o boicote e futuramente a libertação não só do SPFC como dos outros clubes desse monopólio dominante de uma emissora sobre o futebol.
Segundo Daniel Perrone no twitter dele a diretoria do São Paulo está tomando providências em relação a Rede Globo, veremos se isso é verdade.
Eu acho pior……se for algo nos bastidores, tocar o telefone para o Marcelo Campos, diretor de esportes da Globo, blz
Mas se vazar isso, vai piorar e muito a zoação
Por mim deixa quieto e morre na brincadeira.
Muito louco…cada hora meu nick sai de um jeito…
Governo descendo a lenha no povo agora:
Corte no MCMV
Na saúde, no PAC, congelando salários de funcionários federais, congelando concursos
Se o SPFC está em direção ao muro, o Brasil já bateu nele
O segundo passo é a criação de novos impostos. Espera só pra ver…
Fico pensando se esse governo teria coragem de confiscar ativos nos bancos. Quero crer que eles não teriam coragem para isso, independente de onde a situação chegue. Mas vai saber…
kkkkk, confisco jamais….Collor fez pq o Brasil estava em moratória, o governo precisava de dinheiro e tb de segurar o consumo por causa da inflação
hj, não estamos em moratória e o consumo sumiu, a inflação é de preço administrado e do Câmbio
Pra mim, a recessão pode é quebrar os bancos, q emprestaram muiiita grana…principalmente Caixa e BB…..aí o governo corre pra resgatar e a dívida pública explode de vez…..aí quero ver ele pagar 14% ao ano de rentabilidade nas aplicações em títulos soberanos….mais fácil dar calote em todo mundo
Por mim tanto faz a opção sexual de um indivíduo…
Homofobia em um veículo de massa é normal? Fala ai instituições.
Agora usou a marca do SPFC indevida? Processo neles… sem discussão!
Segundo o G1, esqueçam reforços, porque a nossa comissão diz que o elenco está fechado para 2015. Agora só para 2016.
Faz parte.
Ainda acho nosso elenco qualificado para conseguir a copa do Brasil e ainda se bobear ainda acho que beliscamos no Brasileirão.
pra mim, pra 2015 tá ótimo já
voltando Kardek, estamos completos
Desportivo Brasil? Já deve ser reflexo da contratação do novo gerente de Cotia, que veio de lá.
Boa informação.
Não o conheço, mas ninguém é tido como promessa assim sem méritos.
Que seja ídolo no clube e encha o bolso de dinheiro, e em troca nos dê muitos títulos e alegrias.
Não entendo nosso torcedor. Criticam durante a semana toda a situação financeira do clube, criticam os salários do jogador, mas na hora de colaborar, frequentando o jogo pede ingresso a r$ 20,00 (meia R$ 10,oo) e desconto para o sócio torcedor (de grátis?). Enquanto isso vejo toda semana que nos jogos do porco e do curintia o ingresso MÉDIO é de R$ 65.00. Ai é fogo.
Eu sempre bati nessa tecla e sempre fui criticado por alguns daqui.
Pra mim também não tem justificativa em um clube que tem mais de 16 milhões de pessoas não conseguir enfiar pelo menos 40 mil por jogo, que dá menos que 0,25% da torcida.
Concordo, e vou além. É uma vergonha ter 0,4% da torcida como sócio torcedores.
O negócio é esperar o metrô chegar bem próximo ao estádio para ter essa média de torcedores no estádio.
Concordo Carlos,
Mas isso um pouco é culpa da omissão da diretoria. Tem que reavivar os consulados, trazer gente do interior do estado, ter boa estrutura e tratamento para o torcedor.
É como dizia o fundador do WallMart, “o segredo é ótimo atendimento, seguido de ótimo atendimento, e por fim, ótimo atendimento”.
O clube não pode só esperar que a paixão do torcedor vá encher estádio, tem que tratar o cara como um cliente mesmo, se tiver uma experiência ruim não volta mais. Tem coisas que são extremamente simples e que encantam que vai ao estádio, como a boa educação do staff no estádio, bom atendimento no lanche, banheiros limpos e funcionais, etc.
Não que o SPFC não faça nada, mas falta muito para tornar o jogo do SPFC uma atração que transcenda somente o jogo e vire uma diversão por si só, independente do resultado.
Agora o cara que vai no jogo é um legítimo sofredor, difícil de chegar, difícil de sair, comida meia boca (não sei se continua habibes?), funcionários mal educados (também não sei se continua assim, talvez tenha melhorado). Soma-se tudo isso, se o time perde o cara fica louco e começa a vaiar porque é a cereja do bolo de uma experiência que por si só já não é das melhores.
Boa tarde galera!
Todos os grandes times do mundo tem torcedores homossexuais, todos! Não é uma exclusividade do SPFC assim como não é só no SCCP e no CRF que existem bandidos e marginais…
Concordo com o pessoal de que essa “zoeira” no quadro do Zorra Total foi totalmente desnecessária, mas acho que a diretoria não deveria nem ao menos se manifestar a respeito disso… finjam que nem viram… se entrarem na justiça ou brigarem com a Globo, acredito que sejamos ainda mais prejudicados do que já fomos.
O melhor a se fazer é dar “zero” importância para isso, se mostrar superior e já ir estudando um jeito de se desvincular dessa emissora assim que possível mas sem fazer alarde.
Lembrando que não é incomum ver algumas vezes quadros de “bandidos” corintianos e flamenguistas em programas de humor, gaúchos homossexuais, portugueses burros, pastores evangélicos ladrões, loiras burras e por ai vai…
Bingo!!
Não é só a TV. A polícia esses tempos atrás estava fazendo treinamento e os “bandidos” eram uns vestidos de corintiano. hahaha
Tinha um pé atrás com o Osório, principalmente por causa desse negócio de rodízio. Mas tenho que dar o braço a torcer, ele é O CARA!. E não digo isso por causa do jogo contra o Grêmio, mas pela entrevista pós jogo contra o Santos.
O cara não aceita corpo mole de jogador, e fala isso de maneira clara e pública, sem mimimi, sem indiretas, sem tititi, sem conversa fiada. Bota na mesa, e não espera passar semanas para falar alguma coisa. Já depois da derrota falou a dura verdade daquele jogo na lata.
Parabéns Osório e parabéns diretoria por ter trazido ele para o SPFC, que tenha vida longa no clube.
As entradas de Carlinhos, RC, Lucão e Breno reforçaram muito o time em relação ao jogo contra o Santos. Se jogássemos com aquela mesma formação, teríamos sido derrotados em Porto Alegre.
Tenho o dever de parabenizar a diretoria aqui. Sou sócio torcedor a anos e nunca me valeu de absolutamente nada, só pagava para ajudar o clube mesmo, mas nunca tive nenhum retorno, excesso uns emails agradecendo (de envio automático).
Agora mudei para o plano São Paulo Brasil, que é muito bom para quem mora fora do estado como eu. No jogo contra o Grêmio fui contemplado no To em Casa Rio Grande do Sul e foi muito bacana. Ganhei um kit ST, ingresso e fui muito bem recepcionado pelo pessoal do SPFC em Porto Alegre.
Pela primeira vez na vida sinto que sou importante para o clube, e não só o contrário. Reativaram um cliente (consumidor) que pode contribuir mais para o clube do que somente vir aqui no blog cornetar (desculpem mas eu sou meio corneteiro mesmo, kkk).
Parabéns diretoria!
E quem é de outro estado e não é sócio ainda tá perdendo tempo, vamo lá galera contribuir com o tricolor!!!
Ótimo post, ainda feito por um profissional sério como o Emerson Gonçalves, parabéns Zanca pela entrevista.
E os dois jogadores especulados até amanhã, ou não virão!?
Vamos SP!!!
Os dizeres estão na bandeira de SP… Quer dizer algo como : não sou conduzido , conduzo!!!
Não sei se ainda está valendo o doce, mas, na bandeira de São Paulo tem a inscrição:
Non ducor, duco, se não me engano vem do latim e quer dizer algo como:
Não sou conduzido, conduzo…
E ai, ganhei o doce??????
Kkkkkkkkk
Até quando torcedores de outros times vão ficar tirando o nosso clube deste jeito?? Não sou favor a violência,mas neste caso sou a favor de chamar as torcidas uniformizadas e mandarem os caras dar porrada neste galinhas de merda dentro do Morumbi, o fim do mundo, DUVIDO este tipo de atitude nos rivais, seriam retirados na porradas, temos que fazer o mesmo.
Agradeço a todos pelos comentários.
Às vezes perdemos um pouco a noção de processo, de história, e isso é ruim. Já vivi, como torcedor, fases muito tristes do São Paulo. Até hoje tenho Roberto Dias como o meu maior ídolo.
Por quê?
Porque nos anos 60 era ele o nosso grande jogador, aquele jogador que eu moleque disparava nas discussões “meu time tem Pelé”, “meu time tem Ademir”, “meu time tem Rivelino” e eu, peito estufado, dizia que o meu time tinha Roberto Dias.
O São Paulo hoje tem um monte de títulos, grandiosos títulos. E vieram Gerson, Rocha, Forlan, Oscar, Dario, Serginho, Muller, Raí, Rogério Ceni…
Muitos mais, muita gente.
Precisamos ter em vista que a partir desse mês que recém-terminou, o futebol brasileiro entrou em uma nova fase. Obrigações fiscais terão que ser cumpridas, assim como as trabalhistas. Infelizmente, atravessamos um mau momento econômico-financeiro (e, acompanhando o país, não vai mudar por mágica, como já disse), mas temos uma estrutura e uma cultura muito sérias, responsáveis.
Boto muita fé no São Paulo.
Abraço a todos.
Opa, e parabéns aos conhecedores da frase que é o símbolo da cidade de São Paulo.
Meu pai, mineiro do grande sertão que chegou em São Paulo pouco antes de Leônidas chegar ao São Paulo, ensinou-me o significado dessa frase quando eu era criança, ainda.
E ele dizia que o time tinha que ser como a cidade.
Doces? Cobrem o Sr. Alexandre Zanquetta Ele está pertinho, eu estou muito longe.
:o)