S√£o Paulo FC sob ataque de interesses. Em meio √†s mentiras, acusa√ß√Ķes, jogos de interesses e ataques que o S√£o Paulo FC vem sofrendo, pedi ajuda de nossas fontes de dentro do clube para colher informa√ß√Ķes sobre os pontos destacados e que inundam o notici√°rio Tricolor. Ao contr√°rio de quem l√™ a imprensa, l√™ Ab√≠lio Diniz e sai dizendo que √© o fim do mundo e um caos absoluto, prefiro informar quem quer pensar, ter ao menos as duas faces da moeda antes de sair achando que tudo que se explode na net √© verdade.

Estamos incomodando muito quem quer plantar o terrorismo e atuar em prol do caos para vender solu√ß√Ķes e buscando for√ßa para ter mais espa√ßo no clube. E n√£o iremos parar at√© que tenhamos a certeza de que este caminho √© errado. E at√© aqui, honestamente, o que vejo √© um S√£o Paulo com problemas mas querendo avan√ßar, gente trabalhando e tentando, se dedicando, querendo reverter as coisas ruins e recome√ßar com o clube que tanto amamos. E obviamente, se d√° certo e se j√° perderam poder, ficar√£o sem ele por muito mais tempo.

Cabe a cada um escolher uma posi√ß√£o. Eu, tal qual Ab√≠lio Diniz e outros, entramos numa mar√© interna de paz, de tr√©gua para o clube n√£o rachar h√° algum tempo. Desde nossas fontes at√© os demais, o que se pregou foi uni√£o para um S√£o Paulo mais forte ao inv√©s de rach√°-lo. A diferen√ßa entre eu e quem hoje chuta o balde √© que ao terem sinal de que as coisas n√£o iam bem como queriam e n√£o conforme aos interesses pessoais de cada um, findaram o acordo em prol do SPFC . Como meu √ļnico interesse √© ver o S√£o Paulo forte (e forte mesmo, n√£o apenas no nome) eu seguirei enquanto acreditar e tiver raz√Ķes para tal. E para tanto, lamento mas teremos momentos de conflitos, inc√īmodos e nem sempre se ter√° harmonia.

Enquanto uns querem fazer o bem, sempre terá quem deseja o mal. Outros pró São Paulo e outros pró eles mesmos usando o nome do São Paulo. E o tempo mostrará a verdade e eu anseio muito por este dia. Enquanto não chega a hora, eu tentarei trazer um pouco de verdade aqui em um formato de perguntas e respostas. Perguntas são minhas e as respostas de diversas fontes cada qual com seu expertise e com seu grau de conhecimento interno. Garanto, não há uma vírgula sequer não confirmada. Aproveitem e esclareçam suas mentes:

1)¬†¬†¬†¬†¬†¬†Segundo estudo do Ita√ļ e alega√ß√Ķes constantes da m√≠dia, o S√£o Paulo ir√° findar o ano cont√°bil de 2015 com R$ 130 milh√Ķes de deficit e com ruptura financeira que pode levar o clube a beirar a “fal√™ncia”. O que pode ser dito a respeito para que o torcedor tenha n√£o s√≥ a clareza como a tranquilidade a respeito?¬†

Infelizmente todos os clubes t√™m um n√≠vel de endividamento importante, uns mais, outros menos. O SPFC tem uma d√≠vida banc√°ria de R$ 180 milh√Ķes. Este √© o valor correto.¬† E mais nada. Impostos¬†foram inclu√≠dos¬†no REFIS e n√£o constituem d√≠vida onerosa e est√£o absolutamente em dia, assim como, fornecedores, sal√°rios, imagem etc est√£o em dia‚Ästse houver atraso, √© de apenas alguns dias por quest√Ķes operacionais.¬†Por isso, ¬†texto do Ita√ļ BBA sobre o S√£o Paulo preocupou muito. Mas, agora sabemos que foi escrito por pessoa ligada a gente com interesse na situa√ß√£o e disposta¬†em ver o clube ficar mal na opini√£o p√ļblica, confundir o torcedor e¬†dar eco interno. E ser√£o tomadas provid√™ncias.¬†√Ȭ†preciso entender que para mandar no SPFC, ter poder, tomar decis√Ķes, h√° um caminho de acordo com o Estatuto. Esse caminho passa por viver a vida pol√≠tica do clube, ser conselheiro, diretor etc. Chegar e j√° sentar na presid√™ncia √© alvo de muitos mas n√£o √© assim que funciona e que funcionar√°.

2)      O Plano de Governança entregue por Alex Bourgeios já existe uma análise e avaliação?

O plano de Governan√ßa vem sendo desenvolvido desde a contrata√ß√£o do Instituto √Āquila h√° 1 ano atr√°s. Sobre esse, o Alex ¬†fez sugest√Ķes que s√£o de todos os s√£o-paulinos. Todas essas propostas de melhoria foram bem vindas e ser√£o aceitas. Est√£o em estudo ponto a ponto pois n√£o se altera um clube deste porte e todo seu estatuto da noite para o dia. H√° de se ter cuidado, coer√™ncia e intelig√™ncia. Especialistas est√£o debru√ßados com o respaldo de todos os que conhecem o clube e de profissionais competentes para impulsionar o SPFC. Em breve, ser√° anunciado o modelo e sua forma de implementa√ß√£o. Est√° em andamento.

3)      Por que Abílio Diniz após pregar paz e trégua foi à mídia detonar Osorio e também a gestão atual que inclusive permitiu e convidou-o a atuar no clube afim de auxiliar? Além de falar na mídia e dentro do clube, o que efetivamente ele faz já que não contribui com dinheiro, com indicação a parceiros e em mais absolutamente nada?

Tem que se perguntar a ele para se entender.

4)      Por que o VP de Finanças Osvaldo Vieira de Abreu que acompanhou JJ e participou de certa forma do processo que ruiu o clube financeiramente continua no clube?

Ele √© ¬†um profissional dedicado e que conhece o SPFC e suas contas como poucos.¬† O regime √© presidencialista, portanto o Osvaldo cumpre orienta√ß√Ķes dos presidentes com quem trabalhou. Ele n√£o teve culpa alguma nesse endividamento. Isso √© certo.

5)¬†¬†¬†¬†¬†¬†Ch√°vare saiu. Rodolfo Canavesi do Desportivo Brasil √© um nome que chamou a aten√ß√£o? Os resultados al√©m das subidas que surtiram contrata√ß√Ķes?

Rodolfo era candidato de Aidar inclusive desde antes de Ch√°vare. Desde o in√≠cio da gest√£o e ele chegou a ser entrevistado antes das elei√ß√Ķes, inclusive. ¬†Ata√≠de optou por Ch√°vare pela confian√ßa que Koff tinha nele e passou √† Ata√≠de. Com o Rodolfo,¬†espera-se muito mais na base e outros cen√°rios mais positivos cujo andamento estava aqu√©m em Cotia. A expectativa √© grande.

6)¬†¬†¬†¬†¬†¬†Como √© visto esse apelo de “salva√ß√£o” que adotaram Ab√≠lio e Alex junto aos setoristas, jornalistas e outros como se a motiva√ß√£o n√£o fosse do clube e sim deles?

Sem coment√°rios.

7)¬†¬†¬†¬†¬†¬†A que se atribue o n√£o reconhecimento do que se faz de positivo pelos profissionais do clube como o novo S√≥cio Torcedor, a renegocia√ß√£o de contas, o trabalho do √Āquila, a nova formata√ß√£o de Cotia entre outros?

Tudo de bom est√° sendo implantado,mas o que se v√™ aos 4 ventos s√£o coisas ruins. Nem sempre se pode ver o presidente falando de tudo o tempo todo e seus vice presidentes e diretores tamb√©m. Mas isso ser√° corrigido. O √Āquila completou 1 ano de SPFC. Est√° na hora de se contar o que se fez e o que ainda se ir√° fazer.

OBS: TORCEDOR, GUARDE ESTA INFO COM VOCÊ!

8)      Por que mesmo após todos entenderem a necessidade do clube avançar preferem continuar com uma guerra sem sentido ao invés de pensar no clube?

O SPFC é fácil de governar, o difícil é administrar a vaidade das pessoas do SPFC.

9)¬†¬†As acusa√ß√Ķes que continuam sobre a Under Armour mesmo com o caso sob controle e com o trabalho sendo efetuado e desenvolvido contem qual motiva√ß√£o?

Pela primeira vez na história do Clube um presidente cumpre o Estatuto, levando todos os contratos que ultrapassam de uma gestão à outra ao Conselho para serem votados. Isto é transparência. Mas os opositores de plantão não pensam duas vezes e resolvem criar polêmicas na mídia porque é interessante a algumas pessoas.

10)¬†¬†Consultei algumas empresas que falaram que n√£o conclu√≠ram as negocia√ß√Ķes de patroc√≠nio com o S√£o Paulo mas falaram da lisura no processo. Hoje, como estamos? Ser√° que a estrat√©gia de patroc√≠nios pontuais n√£o seria adequada ou uma alternativa?

Esta √© uma d√ļvida, h√° quem entenda que patroc√≠nios pontuais s√£o fonte de receita consider√°vel e h√° os que entendem que desvaloriza a camisa o patroc√≠nio pontual e polui o manto sagrado tricolor. Al√©m disso, n√£o nos esque√ßamos que estamos vivendo a maior crise econ√īmica talvez da hist√≥ria do pa√≠s. O uso do cachimbo faz a boca torta, por isso preferimos aguardar a oportunidade de um patroc√≠nio de respeito.

11)  Ataíde prometeu mudar e ser mais ativo, mais aderente e mais participativo. Prometeu também reforços. Como funcionaria isso financeiramente e na prática?

Estamos neste caminho. E vamos ter um grande time, muito próximo do desejo da torcida. Queremos e tentaremos vencer ainda o Brasileiro de 2015 e a Copa do Brasil. O plano financeiro está em andamento e acreditamos que ao final do ano, teremos um cenário diferente e já em um novo rumo de recuperação.

12)  Internamente, a base de apoio com 126 conselheiros continua firme?

Os conselheiros est√£o come√ßando a ver e saber√£o reconhecer o esfor√ßo que est√° sendo feito para a solu√ß√£o de problemas do SPFC que se arrastam h√° muito tempo. Quem tem interesse no bem do clube sem pensar em outras quest√Ķes sabe bem disso.

13)  Quem criticou Osorio por Whatsapp?

N√£o sabemos, mas desconfiamos daquele que publicamente escreve contra ele.

14) A respeito de Osorio. Como est√°?

√Č um homem de palavra, entendeu que n√£o pode atender a todos e que precisa se poupar tamb√©m. Tem apoio integral e todos querem que ele fique e fa√ßa hist√≥ria.

15) Sobre reforços até 15/09 e janela?

Torcendo por Pato ficar e se brigar√° por isto. Quanto a novos nomes, a coisa melhorar√° quando fechar a janela na Europa. H√° conversas interessantes acontecendo e pode-se ter coisas boas.

Esse √© s√≥ o come√ßo, s√£o paulino. O Blog do S√£o Paulo esclarecer√° mais em breve com uma for√ßa diferente…aguardem!

Osorio.¬†Depois de momentos turbulentos, passou uma semana, tudo voltou aos trilhos e aqueles imediatistas que desejavam limar o treinador, criticavam os resultados imediatos, sumiram. Engoliram as cr√≠ticas infundadas e o tal rod√≠zio somado √†s tais inven√ß√Ķes passaram a ser bons? N√£o. O que mudou foram s√≥ os resultados. √Č fruto de quem s√≥ enxerga o placar final do jogo. Osorio √© muito mais do que isso. Nosso treinador faz a diferen√ßa em todos os sentidos. Eu falo isto toda semana e quem pensa o contr√°rio me perdoe, eu respeito, mas a meu ver, n√£o entende NADA de futebol.

√Č a velha hist√≥ria: O homem chegou em meio √† pior crise pol√≠tica da hist√≥ria do clube, perdeu 8 jogadores, problemas com sal√°rios, usa a base, trouxe gente at√© de s√©rie D pela falta de dinheiro, convive em meio √†s cobras de sempre, press√£o e amadorismo de imprensa e de muitos imbecis dentro e fora do S√£o Paulo e ainda assim, sobrevive e est√° firme por uma vaga na Libertadores, estamos nas quartas de final da Copa do Brasil e se confirmando a perman√™ncia de Pato e a chegada de refor√ßos e mais os retornos de Breno, LF, estreia de Rog√©rio, Kardec e Daniel vindo da recupera√ß√£o, j√° √© uma quantidade t√£o boa e grande de novidades que podemos criar expectativas.

Pode ter feito escolhas erradas, altera√ß√Ķes erradas e escala√ß√Ķes erradas. √Č normal de uma adapta√ß√£o. Mas,¬†Osorio hoje √© o que temos de melhor no gramado e seu entorno.¬†√Č aparentemente o mais profissional de todos ali. Como Ceni ir√° aposentar, ele precisa ser trabalhado na continuidade pois √© em 2016 que colheremos a maior parte de seus frutos. E ele estar√° melhor, mais maduro, experiente com o jogador brasileiro e com a imprensa. Seu comportamento e atitudes v√£o al√©m e muda paradigmas que d√£o tranquilidade aos pregui√ßosos e omissos do cen√°rio nacional. Ele faz a diferen√ßa.

 Na entrevista dele de 6a feira, foi contundente. Quer seu espaço, tem sua filosofia e sabe o que quer e onde tem certeza que o trabalho vai levar. Ele é a cara do futuro do São Paulo e muito provavelmente uma mudança radical no cenário nacional. Força Osorio!

Iago Maidana. Confira o texto sobre o garoto que deve reforçar o São Paulo:

Reforço na zaga? Iago Maidana da Sub-20 pode chegar!

Caso Pato. Informamos no sábado que ao invés de vendê-lo, o São Paulo se ele ficar, irá fazer proposta ao final do ano para comprar Pato. E é essa a expectativa interna. O São Paulo vai brigar por isso. Até o momento, não tem notícia de proposta oficial e tudo fica por conta da euforia corintiana.

Alexandre Zanquetta

alexandrezanquetta@uol.com.br

twitter.com\blogdosaopaulo

facebook.com\blogdosaopaulo