Zanquetta: 15 Perguntas e Respostas

São Paulo FC sob ataque de interesses. Em meio às mentiras, acusações, jogos de interesses e ataques que o São Paulo FC vem sofrendo, pedi ajuda de nossas fontes de dentro do clube para colher informações sobre os pontos destacados e que inundam o noticiário Tricolor. Ao contrário de quem lê a imprensa, lê Abílio Diniz e sai dizendo que é o fim do mundo e um caos absoluto, prefiro informar quem quer pensar, ter ao menos as duas faces da moeda antes de sair achando que tudo que se explode na net é verdade.

Estamos incomodando muito quem quer plantar o terrorismo e atuar em prol do caos para vender soluções e buscando força para ter mais espaço no clube. E não iremos parar até que tenhamos a certeza de que este caminho é errado. E até aqui, honestamente, o que vejo é um São Paulo com problemas mas querendo avançar, gente trabalhando e tentando, se dedicando, querendo reverter as coisas ruins e recomeçar com o clube que tanto amamos. E obviamente, se dá certo e se já perderam poder, ficarão sem ele por muito mais tempo.

Cabe a cada um escolher uma posição. Eu, tal qual Abílio Diniz e outros, entramos numa maré interna de paz, de trégua para o clube não rachar há algum tempo. Desde nossas fontes até os demais, o que se pregou foi união para um São Paulo mais forte ao invés de rachá-lo. A diferença entre eu e quem hoje chuta o balde é que ao terem sinal de que as coisas não iam bem como queriam e não conforme aos interesses pessoais de cada um, findaram o acordo em prol do SPFC . Como meu único interesse é ver o São Paulo forte (e forte mesmo, não apenas no nome) eu seguirei enquanto acreditar e tiver razões para tal. E para tanto, lamento mas teremos momentos de conflitos, incômodos e nem sempre se terá harmonia.

Enquanto uns querem fazer o bem, sempre terá quem deseja o mal. Outros pró São Paulo e outros pró eles mesmos usando o nome do São Paulo. E o tempo mostrará a verdade e eu anseio muito por este dia. Enquanto não chega a hora, eu tentarei trazer um pouco de verdade aqui em um formato de perguntas e respostas. Perguntas são minhas e as respostas de diversas fontes cada qual com seu expertise e com seu grau de conhecimento interno. Garanto, não há uma vírgula sequer não confirmada. Aproveitem e esclareçam suas mentes:

1)      Segundo estudo do Itaú e alegações constantes da mídia, o São Paulo irá findar o ano contábil de 2015 com R$ 130 milhões de deficit e com ruptura financeira que pode levar o clube a beirar a “falência”. O que pode ser dito a respeito para que o torcedor tenha não só a clareza como a tranquilidade a respeito? 

Infelizmente todos os clubes têm um nível de endividamento importante, uns mais, outros menos. O SPFC tem uma dívida bancária de R$ 180 milhões. Este é o valor correto.  E mais nada. Impostos foram incluídos no REFIS e não constituem dívida onerosa e estão absolutamente em dia, assim como, fornecedores, salários, imagem etc estão em dia– se houver atraso, é de apenas alguns dias por questões operacionais. Por isso,  texto do Itaú BBA sobre o São Paulo preocupou muito. Mas, agora sabemos que foi escrito por pessoa ligada a gente com interesse na situação e disposta em ver o clube ficar mal na opinião pública, confundir o torcedor e dar eco interno. E serão tomadas providências. É preciso entender que para mandar no SPFC, ter poder, tomar decisões, há um caminho de acordo com o Estatuto. Esse caminho passa por viver a vida política do clube, ser conselheiro, diretor etc. Chegar e já sentar na presidência é alvo de muitos mas não é assim que funciona e que funcionará.

2)      O Plano de Governança entregue por Alex Bourgeios já existe uma análise e avaliação?

O plano de Governança vem sendo desenvolvido desde a contratação do Instituto Áquila há 1 ano atrás. Sobre esse, o Alex  fez sugestões que são de todos os são-paulinos. Todas essas propostas de melhoria foram bem vindas e serão aceitas. Estão em estudo ponto a ponto pois não se altera um clube deste porte e todo seu estatuto da noite para o dia. Há de se ter cuidado, coerência e inteligência. Especialistas estão debruçados com o respaldo de todos os que conhecem o clube e de profissionais competentes para impulsionar o SPFC. Em breve, será anunciado o modelo e sua forma de implementação. Está em andamento.

3)      Por que Abílio Diniz após pregar paz e trégua foi à mídia detonar Osorio e também a gestão atual que inclusive permitiu e convidou-o a atuar no clube afim de auxiliar? Além de falar na mídia e dentro do clube, o que efetivamente ele faz já que não contribui com dinheiro, com indicação a parceiros e em mais absolutamente nada?

Tem que se perguntar a ele para se entender.

4)      Por que o VP de Finanças Osvaldo Vieira de Abreu que acompanhou JJ e participou de certa forma do processo que ruiu o clube financeiramente continua no clube?

Ele é  um profissional dedicado e que conhece o SPFC e suas contas como poucos.  O regime é presidencialista, portanto o Osvaldo cumpre orientações dos presidentes com quem trabalhou. Ele não teve culpa alguma nesse endividamento. Isso é certo.

5)      Chávare saiu. Rodolfo Canavesi do Desportivo Brasil é um nome que chamou a atenção? Os resultados além das subidas que surtiram contratações?

Rodolfo era candidato de Aidar inclusive desde antes de Chávare. Desde o início da gestão e ele chegou a ser entrevistado antes das eleições, inclusive.  Ataíde optou por Chávare pela confiança que Koff tinha nele e passou à Ataíde. Com o Rodolfo, espera-se muito mais na base e outros cenários mais positivos cujo andamento estava aquém em Cotia. A expectativa é grande.

6)      Como é visto esse apelo de “salvação” que adotaram Abílio e Alex junto aos setoristas, jornalistas e outros como se a motivação não fosse do clube e sim deles?

Sem comentários.

7)      A que se atribue o não reconhecimento do que se faz de positivo pelos profissionais do clube como o novo Sócio Torcedor, a renegociação de contas, o trabalho do Áquila, a nova formatação de Cotia entre outros?

Tudo de bom está sendo implantado,mas o que se vê aos 4 ventos são coisas ruins. Nem sempre se pode ver o presidente falando de tudo o tempo todo e seus vice presidentes e diretores também. Mas isso será corrigido. O Áquila completou 1 ano de SPFC. Está na hora de se contar o que se fez e o que ainda se irá fazer.

OBS: TORCEDOR, GUARDE ESTA INFO COM VOCÊ!

8)      Por que mesmo após todos entenderem a necessidade do clube avançar preferem continuar com uma guerra sem sentido ao invés de pensar no clube?

O SPFC é fácil de governar, o difícil é administrar a vaidade das pessoas do SPFC.

9)  As acusações que continuam sobre a Under Armour mesmo com o caso sob controle e com o trabalho sendo efetuado e desenvolvido contem qual motivação?

Pela primeira vez na história do Clube um presidente cumpre o Estatuto, levando todos os contratos que ultrapassam de uma gestão à outra ao Conselho para serem votados. Isto é transparência. Mas os opositores de plantão não pensam duas vezes e resolvem criar polêmicas na mídia porque é interessante a algumas pessoas.

10)  Consultei algumas empresas que falaram que não concluíram as negociações de patrocínio com o São Paulo mas falaram da lisura no processo. Hoje, como estamos? Será que a estratégia de patrocínios pontuais não seria adequada ou uma alternativa?

Esta é uma dúvida, há quem entenda que patrocínios pontuais são fonte de receita considerável e há os que entendem que desvaloriza a camisa o patrocínio pontual e polui o manto sagrado tricolor. Além disso, não nos esqueçamos que estamos vivendo a maior crise econômica talvez da história do país. O uso do cachimbo faz a boca torta, por isso preferimos aguardar a oportunidade de um patrocínio de respeito.

11)  Ataíde prometeu mudar e ser mais ativo, mais aderente e mais participativo. Prometeu também reforços. Como funcionaria isso financeiramente e na prática?

Estamos neste caminho. E vamos ter um grande time, muito próximo do desejo da torcida. Queremos e tentaremos vencer ainda o Brasileiro de 2015 e a Copa do Brasil. O plano financeiro está em andamento e acreditamos que ao final do ano, teremos um cenário diferente e já em um novo rumo de recuperação.

12)  Internamente, a base de apoio com 126 conselheiros continua firme?

Os conselheiros estão começando a ver e saberão reconhecer o esforço que está sendo feito para a solução de problemas do SPFC que se arrastam há muito tempo. Quem tem interesse no bem do clube sem pensar em outras questões sabe bem disso.

13)  Quem criticou Osorio por Whatsapp?

Não sabemos, mas desconfiamos daquele que publicamente escreve contra ele.

14) A respeito de Osorio. Como está?

É um homem de palavra, entendeu que não pode atender a todos e que precisa se poupar também. Tem apoio integral e todos querem que ele fique e faça história.

15) Sobre reforços até 15/09 e janela?

Torcendo por Pato ficar e se brigará por isto. Quanto a novos nomes, a coisa melhorará quando fechar a janela na Europa. Há conversas interessantes acontecendo e pode-se ter coisas boas.

Esse é só o começo, são paulino. O Blog do São Paulo esclarecerá mais em breve com uma força diferente…aguardem!

Osorio. Depois de momentos turbulentos, passou uma semana, tudo voltou aos trilhos e aqueles imediatistas que desejavam limar o treinador, criticavam os resultados imediatos, sumiram. Engoliram as críticas infundadas e o tal rodízio somado às tais invenções passaram a ser bons? Não. O que mudou foram só os resultados. É fruto de quem só enxerga o placar final do jogo. Osorio é muito mais do que isso. Nosso treinador faz a diferença em todos os sentidos. Eu falo isto toda semana e quem pensa o contrário me perdoe, eu respeito, mas a meu ver, não entende NADA de futebol.

É a velha história: O homem chegou em meio à pior crise política da história do clube, perdeu 8 jogadores, problemas com salários, usa a base, trouxe gente até de série D pela falta de dinheiro, convive em meio às cobras de sempre, pressão e amadorismo de imprensa e de muitos imbecis dentro e fora do São Paulo e ainda assim, sobrevive e está firme por uma vaga na Libertadores, estamos nas quartas de final da Copa do Brasil e se confirmando a permanência de Pato e a chegada de reforços e mais os retornos de Breno, LF, estreia de Rogério, Kardec e Daniel vindo da recuperação, já é uma quantidade tão boa e grande de novidades que podemos criar expectativas.

Pode ter feito escolhas erradas, alterações erradas e escalações erradas. É normal de uma adaptação. Mas, Osorio hoje é o que temos de melhor no gramado e seu entorno. É aparentemente o mais profissional de todos ali. Como Ceni irá aposentar, ele precisa ser trabalhado na continuidade pois é em 2016 que colheremos a maior parte de seus frutos. E ele estará melhor, mais maduro, experiente com o jogador brasileiro e com a imprensa. Seu comportamento e atitudes vão além e muda paradigmas que dão tranquilidade aos preguiçosos e omissos do cenário nacional. Ele faz a diferença.

 Na entrevista dele de 6a feira, foi contundente. Quer seu espaço, tem sua filosofia e sabe o que quer e onde tem certeza que o trabalho vai levar. Ele é a cara do futuro do São Paulo e muito provavelmente uma mudança radical no cenário nacional. Força Osorio!

Iago Maidana. Confira o texto sobre o garoto que deve reforçar o São Paulo:

Reforço na zaga? Iago Maidana da Sub-20 pode chegar!

Caso Pato. Informamos no sábado que ao invés de vendê-lo, o São Paulo se ele ficar, irá fazer proposta ao final do ano para comprar Pato. E é essa a expectativa interna. O São Paulo vai brigar por isso. Até o momento, não tem notícia de proposta oficial e tudo fica por conta da euforia corintiana.

Alexandre Zanquetta

alexandrezanquetta@uol.com.br

twitter.com\blogdosaopaulo

facebook.com\blogdosaopaulo 

 

322 comentários

  1. Cara tem resposta ai ridícula de tão vaga e sem argumentos. Parece assessoria de imprensa da Dilma tentando explicar a crise. Deve ter feito estágio com o PT.

    • A lógica é a seguinte: Vamos todos ficar calados porque se falar e investigar piora a crise. Parece o argumento da Dilma!!Essa linha de pensamento serve a quem??Será que todos países que atuam na transparência da democracia e tem oposições atuantes e que denunciam estão errados??Melhor então seguir essa linha de jogar tudo por debaixo do tapete que nos trouxe até aqui??Ou será que se tivéssemos tido uma oposição atuante e vigilante muita coisa não teria acontecido??Estão querendo fazer uma bela de uma pizza dentro do São Paulo!

      • Hugo, a lógica é parar de brigar porque quando há guerra, só fica destruição.

        Se houver roubo, desvio, dano ao clube, você me verá estraçalhar aqui.

        O que se fala HOJE é puramente balela e jogo de palavras. E tem quem se confunda, tem quem acredite e fica o caos.

        A quem interessa o caos? Ao São Paulo que não é.

        Use a cabeça. Não demos uma pausa em vão.

        • Entendo a sua linha de pensamento, no entanto discordo. O caminho da transparência é sempre o melhor. Jogar a culpa da situação atual nas denúncias é cortina de fumaça. A culpa de nossa situação não é de quem denuncia mas de quem é denunciado. Se existem denúncias é porque existem práticas erradas no clube. Caso estas práticas sejam denunciadas somente internamente o resultado das denúncias vai continuar a ser o que tem sido até hoje caro colega. Foi exatamente esta prática de abafar tudo que nos trouxe ao estagio que estamos hoje. E quem está no poder é continuidade apesar de querer agora se desvincular do que foi feito. Me desculpe mas não estamos falando de um banco qualquer. Estamos falando do Itaú e eu acredito na análise. A marca Itaú não se vende pra fazer joguinho político em time de futebol. Sejamos mais coerentes. Essa historia de demonizar o Abílio também já deu. Qualquer cara sensato chamaria ele pra dentro da administração, mas como estamos no Brasil de ideologia PTista onde o lucro e o empresário é demonizado preferimos ser conduzidos pelos mesmos caras que nos trouxeram até aqui. Me desculpe novamente mas não dá pra levar a sério qualquer um que discorde das coisas que ele disse no blog dele. Tudo que ele apontou como caminho para sair da crise é absolutamente coerente, mas a maioria dos brasileiros quer é esmola né ao invés de aprender a trabalhar. Mais fácil pedir pro cara dar dinheiro, e assim caminha o país e o nosso time para a mediocridade.

            • Não entendo como uma instituição como o Itaú, que nunca teve clubes de futebol na pauta, permite que o seu nome alicerce conjecturas ou semeie desinformação gratuitamente num cenário economico pra lá de dramático. Esse banco, a bem da sua imagem deveria se pronunciar publicamente.

          • Nem sempre as denúncias são honestas. Há muitos interesses por trás, e muitos que se dizem tricolores que querem destruir o S.P.F.C.

  2. Boa coluna, esclareceu algumas coisas importantes, nem todas pois depende de informações vindo diretamente dos responsáveis (né Abílio?).

    Felizmente estamos no rumo certo, agora é aguardarmos os frutos e torcermos pela Copa do Brasil, que é a nossa grande chance.

    • Pois é xará. Também vejo desta forma. Estamos indo num bom caminho e os resultados virão não somente no futebol.
      Falando em futebol, creio que hoje temos o melhor técnico disparado. Um cara profissional, conhecedor, e pra mim o mais importante, isso não é apenas na teoria não, enxerga muito o jogo e sabe resolver as coisas na prática, treinando e evoluindo o time individualmente e coletivamente. Que ele fique muito tempo e faça história.
      Obs.: Hoje tenho até vergonha de palpitar uma possível escalação. Confio 1000% no trabalho de Osorio. O que ele falar, tá falado. E o que ele fizer tenho certeza ser o melhor para o time.

      • Eu também, e sobre as escalações, sempre em cada jogo eu penso em uma escalação ideal, aí quando vejo a oficial do Osório, noto que costuma ser parecida e muitas vezes melhor, para quem gosta de futebol é bom acompanhar o Osório, pois se aprende muito com ele.
        Veja o caso do Carlinhos, eu tinha certeza que logo logo ele iria escalar o Michel da mesma forma quando o Carlinhos não estivesse.

        Era bem diferente com treinadores anteriores, quando entravam com 3 zagueiros para enfrentar um time de 1 atacante só, e durante o jogo você via que o meio e o ataque não funcionava, e sempre alguns desses treinadores não sabia mexer no segundo tempo e o problema continuava, o que era algo óbvio para um torcedor, parecia não ser óbvio para alguns treinadores.

        O negócio é dar tempo, ele sabe o que faz e tem várias cartas na manga, aqui o chamam de Pardal, mas lá fora todos os técnicos TOP fazem e os chamam de gênios.

  3. Essa coluna só renova as esperanças de quem percebe a melhora no clube nos últimos meses.

    Só espero que a torcida não tentar criar crise na primeira derrota, porque todos já perceberam que alguns só dão as caras no blog para dar “opinião” em derrotas, vide o total de comentários em colunas pós-vitorias e pós-derrotas.

  4. Eita segunda feira “braba” …. Vlw Zanca pelas Infos, isso ai, pensamento positivo e muito trabalho para colocar o SPFC em seu devido lugar, acho que terminaremos o ano bem , para começar 2016 excelente e dai sim destroçar, boto fé demais para 2016.

  5. Parabéns Zanca, excelente coluna, muito esclarecedora. Tomara que as forças do “bem”, ou seja aqueles que realmente querem o bem da instituição São Paulo, consigam triunfar sobre esse bando de “abutres”.
    Com relação ao Juan Carlos, penso exatamente igual. É uma pessoa extremamente íntegra, um técnico com qualidades diferenciadas e que pode acrescentar muito ao São Paulo e também ao futebol brasileiro. É claro que vai cometer erros, pois é um ser humano, principalmente por causa das coisas que estão acontecendo dentro e fora do clube. Chegou em meio a uma crise política enorme dentro do clube, sem falar na crise financeira que afeta todos os setores, inclusive o futebol.
    Mesmo com todos esses problemas, perdendo vários jogadores, com muitas pessoas querendo que o projeto dê errado, o time briga pelo G4, e está firme na briga pela copa do Brasil. Ontem um amigo palmeirense me disse a seguinte frase: “meu time quando entrou em crise caiu para segunda divisão. Seu time está em crise e briga por vaga na libertadores”

  6. Bom dia,
    Obrigado Zanquetta, pelas informações.
    Mas, tem algumas perguntas que ficaram sem resposta ou eu não entendi?

    a n. 1, legal, traz o valor da dívida exata.

    a n. 2, poderia se dizer quais foram as sugestões do Alex. Pois, a resposta em si não traz informações mais relevantes, o que se tem é que devemos esperar.

    n. 3 – sem resposta

    n. 4 – Legal.

    n. 5 – legal que sabemos de onde saiu… já era aliado do Aidar. Vamos torcer pra que dê certo. Mas ainda paira a dúvida, uma vez que tem lá suas relações temerárias (traffic).

    n. 6 – sem resposta

    n. 7 – É para guardarmos a informação de que a Áquila vai divulgar seus feitos no SPFC?

    n.8 – meio que sem resposta também. Imagino que não seja possível informar nomes dos que jogam contra o SPFC.

    n. 9 – imagino que não seja possível publicar mais informações, pois não existem provas contundentes da intenção de prejudicar de certos “cardeais”.

    n. 10 – O que queria mesmo saber é se existem negociações avançadas, tal como se tem especulado por ai. Que não vamos contratar patrocínios pontuais, já deu pra perceber, pois já foram vários jogos importantes (incluindo clássicos).

    n. 11 – Do que, exatamente, extrai-se que haverá um cenário mais promissor no final do ano? Contratação de patrocínio master? Venda de jogador? Mudança de perfil da dívida? É difícil imaginar uma mudança tão brusca. Espero que seja possível em breve termos informações mais animadoras.

    n. 12, 13 – ok

    n. 14 – ok – comprovado no segundo gol do SPFC.

    n. 15 – ok, não dá pra antecipar nada sobre esse assunto.

      • n. 7 – A informação para guardarmos é de que a Áquila vai divulgar seus feitos no SPFC em vbreve?
        n. 10 – O que queria mesmo saber é se existem negociações avançadas, tal como se tem especulado por ai sobre o master.
        n. 11 – Do que, exatamente, extrai-se que haverá um cenário mais promissor no final do ano? Contratação de patrocínio master? Venda de jogador? Mudança de perfil da dívida?
        n. 2 – Quais foram as sugestões do Alex?

        Obrigado pela atenção.
        ótima semana para nós.

        Sobre o Osório… concordo com cada letra. Parabéns.
        Temos que seguir apoiando, pq as perspectivas são muito boas.

  7. Não é a primeira vez que digo isso aqui, o SPFC se “corintianizou”, estamos parecendo eles na década de 90 e inicio dos anos 2000, brigas, fofocas, intrigas e exposição na mídia.

    Enquanto os dirigentes não se unirem, nós não iremos voltar aos trilhos de glórias.

  8. Bom dia,

    O que, mais precisamente falando, significa “com o caso sob controle” sobre o rolo da comissão da UA? Alguma notícia sobre o resultado da investigação feita pelo comissão criada no conselho? Convenhamos, estamos falando de R$ 18 milhões…

  9. Estou curioso para saber qual é o coelho que a diretoria vai tirar da cartola para melhorar a situação financeira do clube como estão falando…

  10. Quem diria…
    O Zanca, que era um crítico ferrenho desta gestão, acho que acabou se tornando o maior aliado deles neste momento.

    Tudo isso pautado na verdade, transparência e imparcialidade.

    Legal isso.
    Parabéns Zanca.

  11. Vejo o clube em rumos melhores… Só que toda mudança gera traumas.

    Acho que esse pé que estamos.

    Bacana o Zanca ter esclarecido muitas coisas que tinhamos dúvidas a respeito.

  12. Boa coluna, Zanquetta!
    Suas perguntas foram bem abrangentes, acho que estão aí as dúvidas de quase todo os torcedores.
    Quanto ao plano, o conselheiro não respondeu bem, se estão plano está vias de ser aprovado ou não, como vão definitivamente fazer para melhorar as finanças.

  13. Eu acho que o Pato não sai.
    A questão é se ele vai jogar com a mesma vontade depois de ver as portas da Europa fechadas nessa janela. Político e jogador de futebol nunca se sabe se estão sendo sinceros ou se estão jogando para a torcida.

  14. Bom dia galera! O mais importante é separar aquilo que atirado ao vento do que realmente é fato. E de uns tempos pra cá o que mais temos são palavras jogadas por gente que quer poder ou o puro e simples mal do São Paulo. Fiquemos atentos. Fala-se muito da situação econômica do São Paulo mas só o balanço nos dará uma noção da real situação. Dos corneteiros não tenho mais o que dizer. Tenho certeza que Juan foi a melhor coisa que aconteceu no São Paulo e o tempo vai mostrar. Alguns aceitam que “as coisas são assim”, outros são agentes de mudanças. E geralmente são apedrejados por isso. O lance mais uma vez é não entrar na onda da imprensa e tambem dar um voto de confiança e acreditar. Na dúvida é o melhor a se fazer.

  15. Tirando a parte política vemos o quanto o Osório é bão demais no rabiscado…..#Diferenciado.
    Queria ver a cara dos que queriam e defendiam o “profexo” no SPFC….Rsrs, queria ver o Profexo tirar suco das poucas laranjas que sobraram e não se incomodar a ponto de interferir no Administrativo e piorar os problemas em campo…..Ansioso pela Copa do Brasil e com a chegada dos novos reforços e permanência de “Alecsander Pato”. Podemos sim brigar pelo BR2015, mas classificando para Liberta 2016 está de ótimo tamanho. #FechadocomOsório.

    • Melhor nem imaginar como seria com o Luxa. Eu mesmo cheguei a me iludir com essa possibilidade. Ainda bem que hoje temos Juan, precisamos mante-lo de qualquer jeito, o cara é muito acima.

  16. Boas informações. Efetivamente uso o blog como ferramenta única para informações do clube. Tal distinção e de muita responsabilidade. Espero, torço e acredito que essa postura, minha e do blog, permaneça. Parabéns, abraco e muita sorte para o SPFC.

  17. É isso aí. Essa é a diferença do blog, informação no lugar de desinformação. Não me canso de dizer: parabéns pelo melhor veículo de comunicação são-paulino.

    Zanca, uma coisa q tenho curiosidade é: como tá a batata do MC junto à direção? Ainda assando? O CMA mantém-se firme no objetivo de dispensá-lo?

  18. Parabens Zanca por mais essa belíssima coluna.

    Eu acredito e confio no blog, Cansei das Espn Fox eas tvs abertas…. juntando tudo não da uma.

    #FechadoComOsorio

    #TorcidaOrganizadaNaoMeRepresenta.

    Até aqui minha opiniao continua que o Aidar é o pior presidente da historia do SP. Mas ele ainda tem qse 2 anos para mudar isso. Para o bem do SPFC que ele possa ser o melhor q ja teve na historia é dificil mas nos tricolores somos movidos pela fé, até a moeda caiu em Pé pq nao o presidente possa dar essa virada.

    E nos dar o Paulista, Brasileiro, Libertadores eo mundial que ele nos prometeu e o principal as contas organizadas do nosso amado clube.

  19. Com é citado várias vezes esse texto é da paz. Foi esclarecido as coisas boas as ruins e que são muitas foram quando muito comentadas bem superficialmente.
    Talvez esse tipo de texto seja bom para dar um pouco de tranquilidade p/ a diretoria, apesar que na minha opinião tem muita gente ruim nesta diretoria (Ataide, Aidar, pessoal do Marketing).

    Uma pergunta ao autor do texto.

    Mesmo c/ essa crise que o País vive vários clubes fecharam patrocínios p/ ombro, p/ número, p/ mangas etc., com empresas que estão investindo no futebol (99 taxias, Voxx, Tim..) porque o SP não conseguem fechar um mísero patrocínio de manga, ou de ombro ou mesmo o do nº da camisa que tínhamos e não renovamos?

  20. Bom dia a todos os tricolores .
    Força SPFC. .., nossa fé te empurra.
    Tudo o que o São Paulo FC precisa, é de unidade e paz.
    Ótimo coluna, tudo o que diz respeito ao SPFC, Muito nos interessa.
    Valeu Zanquetta.

    • Com vontade, qualquer jogador serve, essa é a verdade… o Casemiro com vontade de jogar é um ótimo jogador… mas andando em campo não.

      • O Casemiro pediu p sair, andava em campo, preguiçoso e mascarado. A vdd é essa.
        Agora, comparar o feijoada c o Ganso é de doer… pois, o Maicon nunca serviu, ñ serve e jamais servirá, ô perna-de-pau enganador esse.

  21. Zanca , Bom dia , parabens de novo amigao , otima coluna .

    So queria fazer um comentario sobre o rogerio Ceni , ele Esteve em um programa de tv ontem …

    Vc pode não gostar do sujeito, não gostar do clube que ele defende, mas não aceitar que um cara desse não tem nada a acrescentar no futebol,vc é uma toupeira. Se todo clube tivesse mais de um Rogério defendendo as cores do seu clube e o futebol seria melhor.

  22. Imagino que para confirmar qualquer transferência do Pato para outro clube, antes deve ser necessário o distrato do empréstimo dele com o SPFC. Isso tudo é “online”?

    Qual o tempo hábil disso tudo ser feito ainda hoje?

    Lembro que a inscrição do amoroso na Libertadores de 2005 só foi possível porque o SPFC enviou um emissário pra Europa na sexta-feira para conseguir a papelada…

  23. Marcelo Hazan
    @Marcelo_Hazan
    HÁ 1 MINUTO
    Rogério, atacante contratado, também está no campo e se destaca com gols no treino #trspfc

  24. Zanca, otima coluna, parabens

    Queria saber o q o SPFC tem adiantado de cotas, patrocinio etc…? Pois acho q isso influi bastante pra saber se teremos um 2016 tranquilo…

    Abs

  25. O pior presidente da historia do SPFC se chama Juvenal Juvencio:

    1 – deixou o Morumbi fora na copa
    2 – rebaixou o SPFC nas cotas de televisao
    3 – rasgou o estatuto
    4 – deixou o clube numa situacao financeira delicada
    5 – brigou com a Globo | Ricardo Teixeira apenas por EGO, nao pensou no clube

    o Itaquerao deveria se chamar Juvenalzao pois sem ele .. o estadio nao estaria ali.
    ainda tem as baciadas, e o quase rebaixamento em campo e o moral fora dele.

    o Aidar ta londe de ser o melhor presidente … mas para chegar perto do que o Juvenal fez .. ele precisa se esforcar muito

    e deu um estadio para o rival.

  26. Arnaldo Ribeiro retweetou
    Guilherme Palenzuela ‏@gpalenzuela
    Rogerio, atacante, faz mais um treino impressionante no CT. Só golaço. Mas documentacao ainda nao está regularizada e ele nao pode jogar.

  27. Espero que 2016 NÃO mude nenhum nome da diretoria na parte de futebol. Com Ataide sabemos que o Osorio tem chances imensas de continuar, pois é uma aposta pessoal dele. Agora se mudar….

    Que Milton Cruz fique também, a saída de um profissional tão longevo no clube pode trazer insatisfações por vários lados. Precisamos de estabilidade e paz, neste ano e no ano que vem.

    • Por mim saem os dois, um incompetente q ñ serve nem p se segurar no cargo e o Osório está avalizado pelo presidente. E o outro um come-dorme totalmente nocivo ao clube, só traz perna-de-pau por interesse de empresários e enche o Osório c suas Muricizices… tem q sair pós-época, quero ver implantarem crise no meio das férias, e os donos do elenco tb vão sair, RC e LF já estão de malas prontas.

  28. Rogério metendo golaço no treino, é o que falavamos dias atrás, é a chance da vida dele, vai fazer tudo pra dar certo e espero que dê muito certo.

  29. Bom, com esse texto, me despeço em paz do blog

    Chega de ficar aqui brigando com gente negativa, não vale a pena

    Que o bem vença o mal, em todos os lugares

    Obrigado a todos

    SPFC Sempre!!!!

  30. Bela coluna, Zanquetta.
    Espero que tenhamos mais uma semana de paz para o time trabalhar e que as confusões da direção reflitam cada vez menos no desempenho da equipe.

  31. Texto muito esclarecedor e que alimenta o sentimento de esperança no verdadeiro são paulino. Eu prefiro acreditar no SPFC e nas pessoas que hoje trabalham para o seu bem. Obrigado Zanca. #juntossomosmaisfortes Reage São Paulo!

  32. Alguém viu a atuação do Ewandro ontem pelo CAP?
    Com poucos minutos em campo ele driblou, chutou, deu bons passes, e fez gol. Espero que continue bem e que volte para brilhar no SP.
    Também estou confiante no sucesso do Rogério vestindo nosso manto, o moleque está voando nos treinos, espero que ele esteja regularizado e apto para o jogo de quarta.

  33. gostaria de oarabenizar rogerio ceni pela participação no programa resenha da espn na noite de ontem. Como sempre o RC domina os programas esportivos onde e convidado,, já tinha visto isso no Bem amigos da Sportv e ontem não foi diferente.

  34. Globo Esporte
    HÁ 12 MINUTOS
    ATENÇÃO, fãs do Luis Fabiano!

    HÁ 11 MINUTOS
    Aquela postagem dele em rede social foi um grande mal entendido. A assessoria de imprensa do jogador confirmou que Luis Fabiano se expressou mal e logo resolveu corrigir a legenda. O Fabuloso não tinha percebido que o texto dava margem à interpretação de que ele estava de saída do clube. A ideia dele era mostrar seu amor pelo São Paulo – “do começo ao fim da carreira”.

    Luis Fabiano Clemente @luisfabianooficial
    HÁ 10 MINUTOS
    Ou melhor .. Eternamente !!! #LF9 #FABULOSO

    Globo Esporte
    HÁ 11 MINUTOS
    Viram aí? O Luis Fabiano já corrigiu a legenda no Instagram. Ou seja: ele fica!

  35. Há um ano atrás, quando o Aidar contratava o instituto Áquila para ajudar na profissionalização da gestão, aonde estava o Abílio Diniz para contribuir, só apareceu agora para palpitar, quando o projeto está quase pronto, até acho que ele tem no que ajudar com sua experiência profissional e o Aidar foi muito bem em aceitar a “ajuda”, mas não se pode jogar o que uma das mais respeitadas empresas do setor recomenda para acatar tudo o que apenas uma pessoa quer, então, tomemos cuidado, pois o Abílio é meio bipolar.

    Devemos, mesmo, pregar a paz no clube, para seu bem, pois estava insuportável a guerra fratricida que corroía nossas entranhas tricolores, nem por isso devemos ficar desatentos a coisas erradas que acontecem no clube, embora 90% sejas fofocas e mentiras plantadas por nossos inimigos.

    A gestão Aidar tem que começar a mostrar resultados agora, profissionalização da gestão, melhorar o perfil da dívida, a renegociando, modernização do morumbi e contratações de novos jogadores para esse e próximo ano, além, é claro, de manter a excelente comissão técnica.

    Tamo junto Zanquetta.

  36. O duro é ver logo na segunda feira, a cara de pau da Globo e da CBF, dizendo que o critério de divisão de cotas é justo. O estagiário do UOL entao fala que o sccp e o flamendo recebem mais porque dao mais audiência. Até quando vão continuar com essa história. Quem sabe o Ministério Público consiga algo verdadeiramente justo.
    globo
    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2015/08/1675465-para-globo-modelo-de-divisao-das-cotas-de-tv-e-positivo-para-o-futebol.shtml
    cbf
    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2015/08/1675465-para-globo-modelo-de-divisao-das-cotas-de-tv-e-positivo-para-o-futebol.shtml
    ministerio publico
    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2015/08/1675466-ministerio-publico-quer-nova-divisao-do-dinheiro-de-tv-no-futebol.shtml

    • MP vai até onde a rede Globo quiser, se falar grosso quero ver ter coragem de peitar, infelizmente é assim, o poder de influência dele é muito grande e sempre em beneficio próprio.

  37. Eu sou um dos críticos dessa diretoria e do Osorio. Acho que todos sabem disso.

    Agora, a par dessa situação ridículo de matéria manipulada e essa mudança repentina no comportamento do Abílio, vou parar com essas críticas.

    Quando ao Osorio…vou confiar desconfiando.

  38. Bom dia zanca!
    coluna muito esclarecedora, leiam no mínimo 3x, vale a pena. Só um ponto hoje, para ficar mais claro, a dívida do São Paulo é 180milhoes, esta dívida, com as vendas que foram feitas e entradas de novas fontes, irá ficar estagnada ou vai aumentar, precisa fazer mais alguma venda para equilibrar o fluxo de caixa até o fim de 2015.
    MAIS uma vez obrigado por esclacer pontos sobre informações aventadas por outros sites a nós simples mortais heheheh.

  39. Em entrevista coletiva Thiago Mendes disse que Pato vai ficar.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Chola mais imprensa gambá.

  40. Muito boa coluna Zanca!! Parabéns!!

    Acredito que o SPFC ruma a passos largos na direção da modernização e da volta as gl´roias do qual sempre esteve acostumado.

    Eu acredito que teremos times muito fortes nas próximas temporadas, o SPFC brigará por títulos de maneira consistente nos próximos campeonatos.

    Osório vam fazendo um bom trabalho com o que tem a disposição, espero que fechando a janela de transferência para o exterior, o SPFC possa trazer pelo menos 3 refoços de qualidade, zageuiro e meio-campo são as posições cruciais.

    Precisamos de pelo menos 1 zagueiro, 1 volante e 1 meia para revezar com o Ganso. O ataque não acredito ser tão importante já que temos Luis Fabiano e daqui a 1 mês teremos o retorno de Kardec, mais o retorno do Daniel teremos bastante opções pro ataque: L Fabiano, Kardec, Daniel, Pato, Centurion, Rogério e Wilder. Temos 7 opções pro ataque.

    Com relação ao meio campo precisamos de mais 1 volante com urgência, temos somente o Tiago Mendes para a posição, já que Hudson e Wesley não estão bem, e precisamos de pelo menos mais 1 meia pois ´so temos o Ganso, pra zaga não vejo tanto problema já que com todos os jogadores a disposição do treinador teremos: Lucão, R Caio, Breno, Luis Eduardo, Lyanco e E Silva, sem contar a possível contratação do zagueiro do Criciuma que já foi escrito aqui no Blog.

    Abs

  41. Pato fica no São Paulo. Thiago Mendes confirma conversa com o jogador no vestiário

    Como foi essa conversa, Thiago? “Fizemos uma brincadeira, perguntamos se iria ficar ou sair, e ele respondeu que iria ficar. Se saísse, faria muita falta, mas como vai permanecer, vai nos ajudar bastante. Espero que ele seja feliz”

  42. Espero que o plano de recuperação financeira entre logo em ação. Sabemos que não podemos contar com Cotia, mas quem sabe a base crie um novo Lucas para render uns 100 milhões e ajudar nessa dívida deixada de herança pelo JJ. Esse sim que devia ser responsabilizado pela situação atual.

  43. O Palito poderia voltar, tá fazendo falta ali na esquerda. No próximo ano precisaremos de jogadores de perfil diferente, com mais liderança, pois RC e F9 não estarão mais no elenco. Outros bons nomes, seriam Cleyton do Figueirense e Renê do Sport.

    • LF é muito líder, além de ser um exemplo para os mais jovens. Comprometido, extremamente profissional e não da nenhum chilique, sabe medir as palavras nas horas das entrevistas.

      Agradeço, um ótimo atacante, mas sua saída vai fazer um bem enorme para o SP.

  44. A gente ouve e le que muitos clubes tem divida muito maior que o São Paulo, mas a maioria são dividas com o governo (IR,INSS, etc, etc). Já esta dívida de 180 milhões do São Paulo é a pior dívida que alguém, pessoa física ou jurídica pode ter, pois é com o sistema bancário. Com o nível dos juros hoje em dia uma divida desta pode acabar com qualquer um. Tomara que consigamos equacionar e sair desta. Agora o São Paulo dá azar hein. Sai o Juvenal Juvêncio e chega o Abílio Diniz, que só pensa nele e em como lucrar com o clube.

  45. Pagar 40 milhões, pagar metade do salário, e empresta-lo ao rival, e o jogador fazer a melhor temporada da carreira dele no rival? Sim o Corinthians fez isso kkkk!

  46. Sem duvida Zanquetta, esclarece muitas coisas e outras nao. Quanto a contrataçoes ninguem diz nada, so especulaçoes. Abilio nunca nos ajudou em outras epocas, e agora quer se tornar o messenas sem por nenhum claro. Estou com o Osorio 1000%, ele vai faze o trabalho dele se deixarem.

  47. melhor cruzamento nas quartas impossível. Semi com chance de pegar um figueirense ainda…
    Copa do brasil pintando como uma possibilidade boa de título

  48. Se o SP tivesse com o elenco um pouco melhor eu torceria pra dar Santos na Semi e Palmeiras na final.

    Só pra exterminar essa zica de perder pro Santos em mata mata e devolver as derrotas desse ano pro Palmeiras.

    Mais primeiro temos que ter cuidado com o Vasco, SP adora se complicar com esse tipo de jogo, principalmente nos últimos anos.

  49. Fabiano Marcolino ‏@BianoMarcolino 1 hHá 1 hora
    Os caras elogiando o Levir pq “descobriu” uma boa posição pro lateral direito Patric… a ponta esquerda. Mas o Osorio é um inventor…

  50. A coluna é bem bacana pois esclarece pontos que o balanço de 2014 não diz.

    A possibilidade é real de um balanço em déficit para 2015. Principalmente porque não há o adiantamento de cotas de televisão.

    Pelo que entendi no balanço o São Paulo está pagando os juros bancários mensalmente e o montante total do balanço de 2014 foi de 36kk.

    Não acredito que a dívida está sendo paga mensalmente, há a tentativa de controle da dívida bancária.

    Por outro lado há a diminuição da folha salarial em todos os setores, mas em consequência pode haver aumento de deficit pela dispensa de contratos.

    Mas o que eu acredito que está acabando com o orçamento do São Paulo são as baixas de contratos profissionais e amadores no clube. Ou seja, as dispensas das baciadas nos anos anteriores custou em 2014 cerca de 45kk ao orçamento (lembrando que em quebra de contrato o jogador ou técnico tem direito a receber o valor integral do contrato).

    O São Paulo deve estar pagando Muricy, Fabricio, Canete, Lucio etc ainda.

    Os valores gastos em Cotia e na gestão administrativa são grandes. Apesar de não entender como funciona ambos.

    • Complementando os dados o São Paulo em 2014 gerou um deficit de mais de 100kk em despesas de juros bancários e dispensas de jogadores profissionais e amadores.

      Contratações erradas inflaram o elenco geraram aumento salarial tiveram que cobrir com empréstimos bancários. Depois da burrada em contratar, dispensaram as baciadas que ainda geram custos ao clube.

      Se for ver no orçamento é exatamente o valor de deficit do São Paulo em 2014.

      O alento é que estão querendo a profissionalização do futebol.

    • kkkkkkkkkk fala zébinha, SPFC tem que jogar MUITO sério, olha o que aconteceu com o Flamengo e conosco mesmo com o Ceara, daqui pra frente é jogar sério e mesmo que o Vasco esteja fraco, temos que enfrenta-los como se fosse o Barça do outro lado.

      Acho que eles vão largar de mão a Copa do Brasil,pra tentar se salvar no BR, apenas acho, mas confio na nossa classificação para Semis.

      • Fala Rafa, tudo bem contigo?

        Também penso como vc, temos que entrar com toda a seriedade possível, não existe jogo fácil. Mas como eu disse logo a baixo, temos que saber aproveitar o atual momento do Vasco (péssima fase no Brasileirão) para que possamos passar de fase na Copa do Brasil. Acredito na superioridade do trabalho que tem sido feito pelo Osório, na superioridade técnica de nosso elenco, entre outros fatores. O Flamengo pecou por entrar de salto alto, esse foi seu maior erro. Por outro lado quando vc cita o Ceará por exemplo, e eu também concordo com sua opinião, nos dois jogos, fomos superiores, merecíamos ter passado conforme passamos. A análise do Rogério Ceni foi perfeita, quando ele compara estes jogos contra o Ceará contra o SPFC deste ano, com a final do mundial que vencemos o Liverpool, quando tivemos contra o Ceará um volume absurdo de jogo no Morumbi e perdemos, contra o time inglês, fomos sufocados e vencemos a final.

        Voltando ao confronto contra o Vasco, temos que jogar como SPFC, é o que precisamos fazer para passarmos para as semi-finais.

  51. Pior crise econômica que o país enfrenta? Não sei, mas é a pior crise intra-muros que o SPFC enfrenta, isso com certeza, o que influi em muitos aspectos, como busca por patrocínios, ou alguém se esqueceu da “taxinha” de 20% e como isso queimou o filme de todos?

  52. SPFC x Palmeiras e Santos e Grêmio, meus palpites para a Semi da Copa do Brasil…..

    e digo mais, nunca esteve tão fácil e tranquilo nosso caminho como está nesta Copa do Brasil…..

  53. Dos possíveis confrontos, o único desesperado é o Vasco da Gama. Se o SPFC souber aproveitar o atual momento do time cruzmaltino, temos tudo para passarmos à semi-final. Dos demais confrontos, acredito que o Santos passe pelo Figueirense, Palmeiras e Inter assim como Grêmio e Fluminense é marcado pelo equilíbrio, com um leve favoritismo de Palmeiras e Grêmio. Mas como é mata-mata, tudo pode acontecer. Haja vista que o Vasco tirou o Flamengo e limpou nosso caminho para uma possível classificação do tricolor para a próxima fase da competição.

  54. Boa tarde.
    Galera em teoria pegamos o Vasco que já caiu no brasileiro mas em mata mata têm que ter cuidado .
    Sábado eu assisti o jogo do Bayer Munique xBayer levenkusen o cara entra no clássico sem zagueiro aí a mídia exalta o cara.
    Osório faz isso aqui no são Paulo a mídia mete a boca no cara.
    Vai entender esses comentarista ruim.

    • Concordo em partes amigo, concordo que todo cuidado é pouco com times em desespero, perdemos pro sub 20 do Ceará e para o Goiás que todo mundo venceu em pleno Morumbi, mas se jogar certinho e com vontade passamos sim.

      Amigo, comparar o futebol Europeu com o nosso e o elenco com o do Bayer de Munique é Utopia, fazer rodízios é para treinadores que estão a muito tempo no clube e conhece bem seus jogadores, elencos com 25 atletas e no mínimo uns 20 de alta qualidade técnica, além de cultura e obediência tática, e isso se implanta sempre em inícios de temporadas.

  55. passando podemos pegar as sereias, ai que o filho chora e a mão não vê, Santos está subindo rapido de produção, trio de ataque dos caras está comendo a bola, mas da pra papar essa copa do brasil, aaaaa se dá.

    Queria pegar o Inter na final, vingar aquelas libertadores perdidas, cambada de gaucho )#)$#($(*@(*$@_$_@$(@(*(%#$*%#)%#)()#%)(#

    • Rafa, o Inter se dá muito bem em mata matas contra times brasileiros, eles eliminaram o Atlético MG jogando bem, mas também queria essa vingança…

      • aaaaaaaa srsrsr nem penso nisso, aquela Libertadores de 2006 ainda está aqui e não desce de jeito algum, até hj tenho pesadelos com aquele jogo =/

  56. Não subestimo o vaxxcú, afinal é o time do LG, e ter ele como torcedor, presidentes como Dianmite e Eurico Miranda e o clube ainda não ter fechado é uma prova enorme que eles suportar as adversidades, ahahaha

  57. Ja imaginou pato sendo campeão com o SPFC, sendo que ele perdeu aquele penalti contra o dida , cavadinha estranha, rapaz ele JAMAIS pisaria denovo no galinheiro, os caras matam ele por lá se ele voltar, ahuehaeaheahueahueuha.

  58. Muitos aqui estão contentes em pegarmos o Vasco na CB, mas tem um detalhe:
    como o primeiro confronto é só no dia 23 de setembro. Podemos jogar contra um Vasco já rebaixado, concordam ?
    Isso pode tornar o jogo mais duro, ou mais fácil para o tricolor.

  59. Só jogar sério que passamos o Vasco com tranquilidade.
    Me preocupa o Santos numa eventual semifinal, pois acho que é o único time que pode bater de frente com a gente.

    • Eu também, mas a vantagem é que o Vasco não sabe retrancar, nenhum time do Rio sabe se fechar, por isso acho que o São Paulo consegue uma vitória normal ou um empate no Rio e no Morumbi acho que a gente faz no mínimo uns 3 gols.

      Dos últimos 10, 11 ou 12 jogos do São Paulo contra o Vasco no Morumbi, em 90% destes jogos fizemos 4 gols ou mais.

      • Cara…eu considero um jogo difícil.

        Se contra os reservas do Ceará já foi aquele sacrifício…contra um Vasco franco atirador, sem pressão nenhuma, vai ser mais difícil ainda.

        Espero que até lá o nosso time já tenha uma forma!

  60. Temos que respeitar o Vasco, mas temos tudo para ganhar e passar para as semifinais.

    Figueirense ganha do Santos até na Vila, não tenho nada contra o Santos, mas o Figueirense se fecha e ganha no contra ataque. Santos só terá mais chances se for no Pacaembu.

    Grêmio e Fluminense é equilibradíssimo, mas o Grêmio costuma jogar bem no Maracanã.

    Palmeiras é freguês do Inter, até quando joga em casa costuma perder, acompanho futebol desde 1970 e acho que nunca vi o Parmera ganhar do Inter no Beira-Rio, se ganhou foi uma ou duas vezes no máximo e jogos que não valiam nada.

    Basta o São Paulo focar, o nosso maior adversário é nós mesmos.

    • Boa tarde…lembra daquelas goleadas que o São Paulo aplicou no vasco, vc já relacionou aqui uma vez. Você poderia fazer o favor de relacionar outra vez pra mim, estou em uma discussão ferrenha aqui no trabalho….rs

      Ajuda ai…rs

  61. Esse confronto contra o Vasco não tem nada de fácil. Vasco quando quer faz uma marcação boa e dificulta demais o jogo do adversário.

    E como se trata de São Paulo em mata-mata, todo cuidado é pouco. Morumbi lotado e vamos pra cima.

  62. Quem quer ser campeão não pode escolher seus adversários, nem Grêmio, Inter Figueirense, Santos, Palmeiras e Vasco tem um timaço que possa tanto nos assustar, li um comentário sábio de um amigo torcedor acima, perdemos para nós mesmos, tipo o Osório extrapolar nas invenções, o Ganso andar em campo, o Reinaldo entregar o ouro, assim sendo, um time compactado e vibrante os 90 minutos, isso que faz um time ser campeão em matas matas, vibrante o tempo todo, aí nossas chances de sermos campeões aumentará.

  63. Um cara falar que quem é contra o Abílio não pode ser levado a sério, sinto muito, vai chorar no blog dele então.

    Quer denunciar a diretoria, denuncie, mas com provas concretas, não pode ser igual ao Paulinho que acusava e cobrava que o acusado provasse sua lisura. Oras, o ônus da prova compete a quem fez a alegação.

  64. Na teoria foi bom..jogar contra o vasco não é dificil…não podemos entrar com o mesmo pensamento como foi contra o ceara..tem que jogar como se fosse contra um time mais forte! pés no chão sempre!

    • Rogério com certeza não, pois já jogou pelo Vitória. Kardec talvez se o SP chegar na final. Breno não sei, mas provavelmente sim.

  65. João Paulo Zébia
    31 de agosto de 2015 às 13:52
    Boa tarde…lembra daquelas goleadas que o São Paulo aplicou no vasco, vc já relacionou aqui uma vez. Você poderia fazer o favor de relacionar outra vez pra mim, estou em uma discussão ferrenha aqui no trabalho….rs

    Ajuda ai…rs

    —————————————————-

    Brasileirão:

    1999 = Vasco 1×2 São Paulo

    2000 = Vasco 0x4 São Paulo

    2001 = Vasco 7×1 São Paulo

    2002 = São Paulo 5×3 Vasco

    2003 = São Paulo 3×1 Vasco

    2003 = Vasco 3×2 São Paulo

    2004 = São Paulo 1×0 Vasco

    2005 = Vasco 3×1 São Paulo

    2005 = São Paulo 4×2 Vasco

    2006 = São Paulo 5×1 Vasco

    2007 = São Paulo 2×0 Vasco

    2007 = Vasco 0x2 São Paulo

    2008 = São Paulo 4×0 Vasco

    2008 = Vasco 1×2 São Paulo

    2011 = São Paulo 0x2 Vasco

    2012 = São Paulo 0x1 Vasco

    2012 = Vasco 0x2 São Paulo

    2013 = São Paulo 5×1 Vasco

    2013 = Vasco 0x2 São Paulo

    2015 = Vasco 0x4 São Paulo

    Copa do Brasil

    2002 = São Paulo 4×0 Vasco

  66. Ganhar do Vasco é moleza , se não ganhar tem que fechar pra reforma .
    A semi e a final também não devem ser dificeis , muito pelo contrário , porque vamos jogar contra times dirigidos por técnicos reconhecidamente ultrapassados e retranqueiros , enfim , presa fácil para o nosso Osório.

  67. Então, tenho um padrinho que trabalha na mídia grande esportiva, me disse que temos engatilhado com um zagueiro experiente, agora pouco um amigo meu me disse de se tratar de um meia atacante, quem será, caça as especulações…..

  68. Boa tarde amigos!
    Copa do Brasil com boas chances em virtude das chaves, mas é um caminho que não permite erros pq não tem tempo pra corrigir!
    Campeonato Brasileiro….complicado, o SP sempre foi time de chegada, com segundo turno forte, mas acho complicado pq esse ano nossas peças na defesa são poucas e não são de muito boa qualidade…..Mas somos SP, e o bordão continua….O clube da fé!
    Vamos SP!

  69. Olá Zanquetta,

    Boa coluna.

    Mas algumas coisas não me descem não:

    1 – falar que o oswaldo vieira de abreu não tem nada a ver com a nossa dívida e que ele não manda nada é absurdo.

    Eu já trabalhei em órgão público (prefeitura) como diretor e ao ver que estavam querendo fazer coisa errada eu saí fora.

    E posso te garantir que sou bem mais pobre que o Oswaldo e que a saúde da população local é uma causa tão nobre quanto nosso clube (ou mais!?).

    Se ele participou, foi no MÍNIMO conivente. E isso já é suficiente. Se houvesse crime, ele seria co-autor.
    O fato de a questão ser cível não diminui a culpabilidade dele.

    2 – Alguém pode explicar para o pessoal do Marketing que 3,5 milhões significou um zagueiro a menos para o time, que já não tinha tantos! ? E que o que saiu era o melhorzinho deles! ?

    Um patrocínio de 3 mi da 99 taxis, por exemplo, podia ter mantido um zagueiro e aumentado as chances de título.

    3 – E a folha de pagamento do setor administrativo do clube onde está maioria dos apadrinhados dos conselheiros, diretores etc, quando vão diminuir?
    Quando é que vão falar sobre isso?

  70. frutuoso12
    31 de agosto de 2015 às 13:54
    na torcida pela primeira partida la no rio

    —————————————————–

    Claro que temos que focar e respeitar qualquer adversário.

    Mas em relação ao Vasco é melhor jogar a 1ª em casa e já fazer o resultado, com isso nossas chances no Maracanã serão maior ainda.

    Futebol carioca não sabe jogar na retranca, se defender, nenhum deles sabe e nunca souberam.

    A chance deles seria a 1ª no Maracanã (Ou São Januário) tentar ganhar e depois jogar a responsabilidade para o São Paulo no Morumbi, fazer o São Paulo correr atrás, apesar de não saberem retrancar, teriam mais chances, retardando o jogo, irritando o time já que eles não tem nada a perder por causa da fase que estão.

    Estou tranquilo quanto a este jogo, a lição contra o Ceará foi aprendida e o São Paulo ganha com no mínimo 2 gols de diferença, mas acho que vai ser mais com o Morumbi lotado.

  71. Ótima coluna, chefe.

    E ainda há quem defenda o picadeiro nos bastidores e a cobertura de lona circense no Morumbi.
    Só não entende que se trata de trabalho sem folclores absurdos quem não quer e prefere o espetáculo da confusão sem paradeiros.
    Não vejo lógica em ‘fogo amigo’, quando aquele que está ateando, também está com o fiofó em chamas.

  72. Tem jornalista que ainda acha que o Pato vai embora.

    Ta louco, é muto descarado. Só falta cantar musiquinha da torcida do Time da Mídia

  73. – Vasco x São Paulo SP deu sorte mais uma vez tem tudo para fazer semi contra o Santos
    – Figueirense x Santos
    – Palmeiras x Internacional
    – Grêmio x Fluminense

  74. leogenovesi
    31 de agosto de 2015 às 14:30
    Nao vejo com maus olhos perder logo a copa do brasil para evitar decepções… podemos focar no brasileiro

    _______________________________________________

    Eu quero o título e G4, fizemos isso em 2012 com a sul-americana e vamos fazer isso de novo.

    Título inédito, a mídia nos esculhambando. Título que irá iniciar um ciclo vencedor com um ótimo técnico. Eu quero muito essa Copa do Brasil, e os deuses do futebol estão nos ajudando. Falta só o time fazer sua parte.

  75. leitedouglas
    31 de agosto de 2015 às 13:55
    De fato… mas nos jogos contra o Flamengo se fecharam bem.

    ——————————————————-

    Mas foi jogo entre eles, 2 times do Rio.

    Claro que de vez em quando um time consegue, nada é 100%, mas com certeza de todas os times brasileiros e até do mundo, os times que menos sabem se retrancar são os cariocas, isso é tradicional, é impressionante, acho que só o Fluminense de vez em quando consegue armar uma retranca razoável, mas é muito raro.

    • Eu acho que o Vasco passando do Flamengo foi aquela cag… que acontece uma vez na vida. Sem contar que é outro ambiente, o Vasco é um time que há anos estava engasgado com o Flamengo. Tinha aquela história das provocações do Sheik, é diferente.

      Jogo contra o São Paulo, acredito eu, será encarado como mais um jogo, ambiente normal. Dependendo do resultado no Morumbi, já fecha a conta e passa a régua.

  76. Ninguém ganha de véspera, mas aposto que o Figueirense enfia uns 3×1 no Santos e depois ainda ganha na Vila.

    Se for no Pacaembu o Santos ainda teria algumas chances de reverter, mas se perder a 1ª não reverte nunca na Vila, pelo contrário, perde de novo e no contra ataque.

    E não falo isso por que tenho bronca do Santos, até prefiro que o São Paulo pegue o Santos, detesto o São Paulo em fase decisiva jogando em estádios pequenos com os times jogando o jogo da vida, botando correria, valendo título de Copa do Mundo.

  77. E o Vasco é ruim. Nível série B mesmo. Mas, devem jogar a vida na Copa do Brasil e é bom o time não bobear como contra o Ceará, pois se vacilar no primeiro jogo novamente….

    • Infelizmente não, amigo. A compensação para clubes formadores ocorre apenas em transferências internacionais. Como a transação foi entre dois clubes do mesmo país(Inter-Juve) o SP nada receberá.

  78. Igor
    31 de agosto de 2015 às 14:58
    Se der a lógica, o Santos ganha as duas. Tem jogado bem, sobretudo fora de casa.

    Teremos uma pedreira nas semis.

    ————————————————–

    Não existe mais bôbo no futebol, se o São Paulo focar pra valer terá ótimas chances, se jogar sem fibra e determinação qualquer adversário é perigoso e quem quer ser campeão não escolhe adversário.

    Apesar das oscilações acredito no São Paulo.

    O Santos melhorou, é um adversário perigoso como qualquer um, mas no palpite eu acho que perdem para o Figueirense lá e com mais de 2 gols de diferença.

  79. Boa tarde! Antes de mais nada venho elogiar a postura do blog frente a situação do clube. É esclarecedor ter notícias dos bastidores para entender como cada um tem se portado nesse momento.

    Vivemos um momento de muita informação veiculada para o grande público através de portais, redes sociais, fóruns, sites, blogs. Cabe a cada um filtrar e saber separar o que parece tentar prejudicar o time e o que é fato.

  80. A prioridade total do Vasco é fugir do rebaixamento, eles teriam jogado as oitavas com reservas se o sorteio não tivesse botado o seu arquirrival como adversário, mas contra o SP, se eles ainda não estiverem matematicamente rebaixados, com certeza entrarão com reservas.

      • Sinceramente acho que é uma vantagem muito grande para o SP, o time reserva obviamente é mais fraco, ainda mais agora com as chegadas de Nenê que é um grande jogador e do Jorge Henrique, que não é nenhum primor, mas é bem melhor que os demais.
        O que aconteceu contra o Ceará foi uma fatalidade, os caras jogaram com onze atrás da linha da bola e o SP estava em um dia péssimo, mesmo assim criou muitas chances claras que não foram convertidas em gols, o time deles passou do meio campo três vezes e fez dois gols, e como o Vitão bem lembrou, o Vasco não sabe jogar na retranca. Espero que dessa vez saibamos aproveitar e fazer um bom resultado no Morumbi, para podermos poupar energias no jogo do rio.

  81. Olha Zanca concordo com você Osório é sem dúvida nenhuma a melhor coisa que aconteceu ao São Paulo e se tiver tempo para isso, fará história, quanto ao patrocínio master acho extremo amadorismo e empáfia descabida recusar patrocínios para não sujar o manto com patrocínios pontuais ou mais baratos, menos né gente, bem menos, em tempos de crise como essa humildade, simplicidade e criatividade fariam toda a diferença para nós, todo dinheiro é bem vindo e talvez nem precisaria vender quase meio time para pagar o salário dos que ficaram.

  82. E quanto ao Osório muito me agradou duas coisas quele mesmo reconheceu: 1) rodízio, no atual elenco, não é possível pela ausência de qualidade técnica; 2) só vai ficar à frente do time se vencer.

    Isso mostra que a fase laboratorial vai diminuir e os jogadores parecem estar fechados com o técnico. Esse time que jogou contra a Ponte bate de frente com qualquer um.

    E cada um na sua posição. Essa história de Carlinhos de ponta não me convenceu. Conseguiu um penalti e nada mais, além de uns dribles por ali.

  83. Palmeiras e Inter fazem o duelo pra ver quem tem a pior defesa.

    Vasco e São Paulo fazem o duelo pra ver quem perde mais gols.

    Santos e Figueira fazem o duelo dos que eliminaram os favoritos.

    Flu e Grêmio fazem o duelo pra ver quem vai pra sulamericana e quem tem o melhor Gaúcho.

    Enquanto isso no twitter:

    Daniel Corrêa ‏@DanielCorrea
    Booa mano! @Boschilia então já estou naquela expectativa né? Treinando firme e esperando. Vamo ver! 😁

    Pelo que me lembro esse Daniel estava jogando bem até sofrer a lesão, vamos torcer para que volte bem e pegue ritmo para o ano que vem.

  84. A imprensa gambá está tendo uma péssima segunda-feira.

    Pato fica…o grupo esta fechado com o Osório, e jogou bem sábado, grande chance de vencer o Vasco…é muito para os carniceiros, já já eles plantam noticias.

  85. Boa tarde!
    Parabéns ao Zanqueta pelo belo trabalho e árduo, com a transparência que todo jornalista sério deveria ter.
    Vejo nesse post do Zanca uma retomada de um clube de vanguarda que sempre nós fomos, na briga por títulos e uma administração mais transparente!
    Avante meu Tricolor!

  86. E o OM ofereceu 60 milhões no Damião, só que o Santos perdeu em primeira instância na justiça os direitos econômicos do jogador. Imagina a raiva…o preço que se paga pela anti-administração.

    • vc realmente acreditou nessa notícia? duvido que tenha sido esse o valor e se essa proposta realmente aconteceu.

      nem no auge dele chegaram a oferecer isso, imagina agora que o cara não tem feito gol. P/ mim isso é coisa de empresário querendo valorizar o produto

  87. Anthony
    31 de agosto de 2015 às 15:36
    1º jogo 3×0, fora o baile. Vamos poder jogar com o time reserva no estádio da Alemanha.

    ————————————————————–

    Lembrando que foi a 1ª vitória da Alemanha contra o Brasil jogando aqui no Brasil.

    E o jogo foi no Mineirão.

    O Brasil foi tão incompetente pensando em agradar ao time do Lula fazendo a inauguração da Copa lá, que tomou o castigo e conseguiu jogar os 7 jogos da Copa sem jogar no seu estádio oficial, o mais famoso do mundo na história.

    Essa Copa começou a não dar certo quando excluiram o Morumbi, depois disso foi só trapalhada.

    Até seleções de menores expressões conseguem fazer a Copa em seu país jogando ao menos 1 jogo em seu estádio principal ou sede, ou oficial.

    O estádio “9 Dedos” trouxe o azar para o time da CBF que acabou tomando o castigo merecido.

    • Infelizmente a seleção não representa mais o futebol Brasileiro e seus clubes, e sim os empresários e suas cifras.
      Além de há muito tempo ser o reduto da cariocagem, STJD e demais entidades ruins ligadas à CBF, sem contar que o SPFC já tinha divergências com eles quando ainda era CBD se não me engano
      Ganha milhões com jogos e não paga aos clubes o dinheiro do jogador convocado pela mesma, só ao SPFC deve algo em torno de 20 milhões se não me engano
      Gostaria que ficasse de fora da próxima Copa, pq o exemplo ruim do futebol Brasileiro parte da CBF.
      E agora quando ligada ao governo do PT através da copa das ilusões, gostaria de ve-los no fundo do poço, ao menos fora de uma copa do Mundo.

    • Olha, qnd o Luxa chegou, o Cruzeiro ganhou 3 jogos seguidos. Sabe pq? Pq com o Marcelo aquele time ia engrenar, mas qnd o Luxa começou a implantar seu pojeto o Cruzeiro caiu de rendimento e veio derrota atras de derrota.

      Essa diretoria do Cruzeiro deve esta louca da vida, com vontade de se matar.

  88. Agora vou falar uma coisa aqui.

    Não sei se eu resistiria ao ver o grandioso Fabio Ferreira com aquele cabelo ridículo dele e falhando ainda por cima jogando pelo meu tricolor.

    Obrigado por não ser verdade Deus.

  89. Sobre o Abíliuo Diniz, acho que se ele tem uma ligação com a diretoria, e um cargo mesmo que virtual, ou exerce alguma atividade para a diretoria e seu Presidente, aí ele está errado ao emitir opiniões em seu Blog como fez criticando o treinador e a diretoria , mas se não tem ligação nenhuma aí diz o que quer como torcedor do time de futebol.
    Mas se quer ser Presidente do SPFC, que faça o processo necessário pra ganhar o direito de concorrer à Presidência

  90. jairoarthur
    31 de agosto de 2015 às 17:32
    Infelizmente a seleção não representa mais o futebol Brasileiro e seus clubes, e sim os empresários e suas cifras.
    Além de há muito tempo ser o reduto da cariocagem, STJD e demais entidades ruins ligadas à CBF, sem contar que o SPFC já tinha divergências com eles quando ainda era CBD se não me engano
    Ganha milhões com jogos e não paga aos clubes o dinheiro do jogador convocado pela mesma, só ao SPFC deve algo em torno de 20 milhões se não me engano
    Gostaria que ficasse de fora da próxima Copa, pq o exemplo ruim do futebol Brasileiro parte da CBF.
    E agora quando ligada ao governo do PT através da copa das ilusões, gostaria de ve-los no fundo do poço, ao menos fora de uma copa do Mundo.

    ——————————————————————-

    As chances do Brasil ficar fora da Copa são grandes neste momento, não pelos jogadores em si apesar da safra não ser das melhores, mas pela incompetência da CBF.

    Esse time do Brasil Sub-20 que foi vice campeão mundial há poucos meses se fosse administrado por uma Confederação Européia ganharia de qualquer seleção da Europa.

    O Brasil é igual o São Paulo, só perde para ele mesmo, não é que as seleções da europa estão boas, o Brasil é que é pessimamente administrado e está mal, tanto que a Alemanha que foi a última campeã não ganhava Copa há 24 anos e ainda tomou vareio de Gana, passou sufoco contra a Argélia e Estados Unidos e só não perdeu o título para a Argentina por que o péssimo e grosso Higuain conseguiu perder um gol a la Diego Souza contra o Vasco, além do Messi ter dado uma tremidinha numa bola cara a cara em que conseguiu o mais difícil, coisa rara quando joga pelo clube, chutar fora.

    • O futebol Brasileiro é todo bagunçado por causa desa entidade corrupta que é a CBF, que aliás não presta conta à ninguém, nem ao Ministério do Esporte.
      Calendário que não ajuda os times, convocações de jogadores em disputas de títulos por seus clubes( O SPFC sofreu muito com isso), vendeu todos os jogos da seleção até 2022 pra uma empresa nitidamente de fachada, e milhares de outras sujeiras e omissões praticadas pelo Ricardo Teixeira nos 20 e tantos anos que comandou a CBF, e o Del Nero que é pilantra tb só que mais trouxa, vai ficar com o abacaxi na mão.]
      A CBF precisa ser escancarada e pra isso acontecer o Brasil tem que ficar de fora de uma Copa, tomara que isso aconteça.

  91. Cruzeiro fechou patrocínio master c/ supermercado BH, empresa pertencente a um conselheiro do clube……. o Pinotti (membro do marketing) que é dono da Natura ao invés de contratar jogador meia boca (Centurion) poderia patrocinar o SP né……. ajudaria bem mais, nem que fosse a manga, o ombro ou sei lá….estamos de pires na mão, qq coisa serve.

  92. Vitão, se o futebol Brasileiro fosse administrado por uma entidade idônea e que brigasse pelos clubes Brasileiros, o Brasil teria ao menos umas 4 copas à mais, e o nosso campeonato Brasileiro seria um dos mais comprados do Mundo pelas mídias Internacionais.
    Mesmo com esta imensa bagunça ainda somos o país que mais exporta jogadores pro Mundo.

  93. Eu não acredito em Patrocínio Master. Isso hoje é regalia para ligas maiores e transmitidas para o mundo todo. São Paulo, assim como os outros times do Brasil e a própria CBF deveriam usar outros meios para captar renda.

    Somente com organização e pessoas que querem o bem do futebol como um todo poderiam promover, por exemplo, mudanças como: Divisão das transmissões de TV entre mais de uma emissora, valor igualitário entre os clubes, mudança do calendário para adequação ao futebol moderno, exigência de que os profissionais não atletas do futebol tivessem formação acadêmica, profissionalização das diretorias, possibilidade de investimento privado nos clubes, melhor aproveitamento da base e maior integração com as redes sociais.

  94. Faltou essas

    Por que o Ataide e o Douglas Schwartzmann não conseguiram NENHUM patrocinio para o SPFC mesmo o clube disputando libertadores?

    Por que Jack foi tão bonzinho e não vai mais cobrar os 20% de comissão do contrato com a Under Armour e SPFC?

    Por que a divida do SPFC só vem aumentando? até quando o Aidar vai se escorar nas merdas que o JJ fez?

    Por que o Ataide nunca cobra o time do São Paulo? que hoje é praticamente um SPA para os jogadores, não há cobrança de lado nenhum

    Por que o trabalho de base do SPFC é tão ruim? Não conseguimos revelar um zagueiro decente a quase 10 anos? mesma coisa é lateral esquerdo que só sai meninos horriveis,

    Por que o Aidar jogou o Osorio na fogueira dizendo que foi ele que rejeitou o Lugano?

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!