Fatos da semana – 14/08 a 20/08 POR WAGNER MORIBE
As opiniões deste colunista a respeito da semana que passou.
Osório, o Intocável – Tenho ficado abismado com o nível de devoção da torcida são-paulina para com Juan Carlos Osório. Ao longo das últimas décadas, vi dezenas de técnicos e centenas de jogadores passarem pelo Tricolor e, sinceramente, poucas vezes vi alguém ser posto tão acima do bem e do mal quanto Osório foi pela torcida.
Nas últimas semanas, testei e comprovei: o nível de críticas e ofensas à esta coluna é proporcional ao número de divergências apontadas com relação ao trabalho do treinador. Uma ‘ditadura’ de opiniões, bem característica deste meio virtual, que refuta qualquer tipo de manifestação contrária a do leitor.
Apoiar Juan Carlos Osório é obrigação. Que bom que a torcida, assim como eu, está fechada com ele. O que não quer dizer que o nosso treinador não erre, e que não possa ser criticado.
Torço para ele sem qualquer receio ou intenção de dizer “eu disse que era errado trazê-lo”, depois de alguma partida ruim. Também não estou me aproveitando de uma semana pós-derrota, em que alguns questionamentos começam a pintar contra Osório, para pisar em cima. Apenas achei que este seria um momento em que esta coluna seria um pouco menos previamente rejeitada, como tem acontecido algumas vezes, por alguns leitores.
Lembrando: não sou contra técnico estrangeiro dirigindo o Tricolor. Pelo contrario. Acho que o Brasil precisa de ideias e nomes novos no mercado. Apenas acho que ‘novo’ não é sinônimo de ‘melhor’, tanto quanto ‘de fora’ não é o mesmo que ‘mais qualificado’. Muito se tem disseminado essa ideia, por causa da crise da seleção e do futebol brasileiro. Mas a verdade é que fora do país, tal como aqui, existem os bons, como existem os médios, e os ruins. E não estou qualificando Osório neste contexto.
Ao meu ver, o problema em se contratar um estrangeiro para comandar o Tricolor, é o tempo de adaptação. Osório compensa a falta de conhecimento histórico a respeito de nossos adversários com muito estudo e dedicação nos dias que antecedem os jogos. Mesmo assim, ainda se surpreende ao descobrir algumas peculiaridades do futebol brasileiro. Como ele mesmo revelou em entrevistas, Osório não sabia da gravidade da crise financeira vivida pelos clubes daqui, e também não esperava tanto ‘mimimi’ de jogador ao ser substituído. Apenas dois exemplos da dificuldade a mais que um técnico estrangeiro enfrenta ao chegar no Brasil, sem um tempo necessário de preparação.
Técnico de fora não se traz no meio de uma temporada. Apesar disso, não sou a favor da saída de Osório. Seria um erro ainda maior recomeçar o trabalho do zero novamente. Seria o nosso 4º treinador do ano, e não vejo possibilidade nenhuma de sucesso para times que trocam tanto de comando. Osório ainda tenta entender as nuances do futebol brasileiro, e o que nos resta é torcer para que seu tempo de aprendizado tenha efeitos mínimos no desempenho da equipe…
O tal rodízio – Osório já foi xingado e ignorado por jogador substituído. Há quem diga na imprensa que seu rodizio de jogadores tem incomodado alguns atletas. Mesmo assim, prefiro acreditar que o treinador tem o elenco nas mãos.
Figurões do time, como Rogério Ceni, Pato e Luis Fabiano, não cansam de elogiar a metodologia do técnico, sempre que perguntados. Nosso capitão é suspeito, pois sempre (com exceção de Ney Franco) elogiou todos os treinadores com quem trabalhou no Tricolor, de quase-unanimidades como Telê Santana e Muricy Ramalho, a contestados como Carpeggianni e Osvaldo de Oliveira. Mas no caso dos atacantes, tanta empolgação com um comandante é novidade.
Pato vive sua melhor fase no São Paulo desde a chegada de Osório. Bobagem dizer que o seu sucesso recente é fundamentado pela mudança de posição, uma vez que o camisa 11 já havia atuado pelos lados com Muricy. Ao meu ver, é questão de motivação mesmo. Com relação a Luis Fabiano, tal como Ganso, parece aos poucos deixar a má fase de 2015 para trás, especialmente nos últimos jogos.
O tal rodízio imposto por Osório desde os tempos de Atlético Nacional é a bola da vez na visão dos críticos ao seu trabalho. Ao meu ver, jogador do São Paulo é contratado para estar a disposição, e jogar, caso solicitado. Revoltinha com a reserva ou com substituição é coisa de atleta mimado, que se acha mais importante que os companheiros.
Mas concordo que Osório abusa das alterações desnecessárias na equipe, que acaba não ganhando corpo.
Dizem que na Europa, os rodízios são feitos sem qualquer contestação. Meia-verdade. Qualquer um que acompanhe minimamente o futebol do velho continente sabe escalar os 11 titulares de Barcelona, Real Madrid e Juventus por exemplo, os três melhores times da última Champions League. Nas demais equipes europeias, especialmente na Inglaterra, as escalações são mesmo um pouco mais variáveis, mas nada que passe de 8 ou 9 jogadores fixos, e outros 3 ou 4 revezando pelas vagas restantes.
É preciso jogar os melhores dentre os disponíveis, e ponto. Eventualmente, poupar um ou outro por conta de cansaço, e só. Qualquer coisa fora disso, me parece vontade de alimentar um folclore ao redor disso.
Os erros de Osório – Não vou falar de bilhetes escritos com canetas coloridas e de chamar jogadores pelo primeiro nome. Por mais desnecessário que eu possa achar, sei que esse tipo de peculiaridades acompanha muitos importantes atletas e técnicos da história do futebol, como Zagallo, Luxemburgo e Mourinho, por exemplo. Mas imaginem o tamanho das criticas, caso essas extravagâncias fossem feitas por Papai Joel ou Celso Roth. Seria a ‘prova’ de que o Brasil está atrasado. Enfim.
Minhas maiores críticas ao trabalho feito por Osório até aqui são sempre com relação a equívocos cometidos dentro de campo. Listei 5 erros capitais:
1 – Desequilíbrio defesa/ataque – Achei legal a entrevista dada pelo técnico após o jogo contra o Figueirense, na qual ele disse que o Brasil tenta copiar o modelo do futebol europeu, mas o resto do mundo é quem deveria copiar o futebol ofensivo brasileiro. Bonito e romântico, mas a verdade é que a geração atual de jogadores não conta com muitos talentos, ao contrário do que pensa Osório. Com isso, fica difícil desenvolver o bom futebol proposto pelo treinador, e que era mesmo tão característico nosso até alguns anos atrás.
Até antes do jogo contra o Goiás, o São Paulo vinha em uma crescente evolução, especialmente no setor de ataque. Mas a realidade é que o volume ofensivo tem deixado o time superexposto atrás. Assim foi contra SEP, Atlético MG, SCCP, Goiás e etc. Quem soube aproveitar os espaços nos tirou pontos. E dá-lhe zaga sendo malhada pela torcida.
O São Paulo não conta com grandes zagueiros em seu plantel hoje em dia. Isso é fato. Mas estão longe de serem os maiores culpados pela alta quantidade de gols que temos tomado. Osório pede que nossos limitados defensores saiam para o jogo, iniciando as jogadas de ataque, contribuindo ainda mais para os contra-ataques adversários. Temos sofrido muitos gols por erros de passe nessa transição, que pegam a defesa desarrumada. Tática suicida, que tem desgastado jogadores regulares como Rafael Tolói e Hudson, e queimado promessas como Lucão.
2 – Lugano/ Valdivia – Muitos pedem o retorno de Lugano ao Morumbi. Eu também gostaria, com a premissa de se saber que o uruguaio não seria a solução, e sim um reserva de luxo, capaz de motivar o elenco, acabar com a apatia e de quebra alavancar as receitas com bilheteria, venda de camisas e sócios-torcedores. Mas hoje penso: imaginem Lugano correndo atrás de Dudu, Luciano e Erik nos jogos anteriormente citados. Desastre ainda maior.
Lembrando que Osório vetou a vinda de Lugano, por preferir um zagueiro canhoto. Uma grande bobagem que acompanha alguns treinadores atualmente. Dá para contar nos dedos os bons zagueiros canhotos da história do futebol. Em contrapartida, tivemos excelentes beques destros, que simplesmente jogavam pela esquerda.
Vetou Lugano e pediu Valdivia. Uma amostra ainda maior da falta de conhecimento histórico a respeito do futebol brasileiro.
3 – Improvisações – Não bastasse o elenco do São Paulo ser pobre, tecnicamente falando, na defesa, Osório ainda opta por deslocar zagueiros para a cabeça de área. No caso de Breno, o mais grave. O monstro, que não jogava há 4 anos, entrou na fogueira no clássico contra o SCCP para atuar de volante, posição que só havia desempenhado nos treinos da semana. Demos sorte que o time de lá não tem poder ofensivo.
Além de Breno e Lucão tomando o lugar de jogadores da posição, como Hudson por exemplo, Osório também tem a mania de escalar laterais nas pontas. São jogadores que marcam mais do que os atacantes de lado, mas que não possuem as mesmas qualidades ofensivas. Imaginem se fosse Muricy fazendo dessas…
4 – Categorias de base – Osório me empolgou muito em sua chegada, quando o vi acompanhando in loco as partidas do time sub-20. Subiu o atacante Luiz Araújo, e começou a dar chances para jogadores como Matheus Reis. Durou pouco.
É factível se acreditar que os garotos que hoje treinam com os profissionais não estão preparados para atuar com frequência no time. Mas de vez em quando, é preciso testá-los. Contra o Goiás por exemplo, a opção mais ofensiva do banco de reservas era Paulo Henrique Ganso. Com Luiz Araújo e João Paulo sequer relacionados para a partida. O resultado foi que tivemos que nos contentar com Centurion, que fez possivelmente sua pior partida com a camisa Tricolor, até o final da partida. Se ia mudar a história do jogo? Provavelmente não. Mas ‘provavelmente não’ ainda é melhor do que ‘certamente não’.
E vamos recordar que Auro, que tem entrado em alguns jogos, há pouquíssimo tempo atrás foi dado como carta fora do baralho de Osório. Precipitação que quase levou o lateral para Portugal.
5 – Alterações – Essa fama o acompanha mesmo nos vitoriosos tempos de Atlético Nacional. Osório mexe mal. O plantel do São Paulo não é o mais recheado de opções, mas mesmo assim, acho inacreditável quando Osório chama Reinaldo ou Édson Silva para aquecer. Assim foi por exemplo contra o Grêmio, Avaí e Goiás. Todas no Morumbi, com o São Paulo precisando reverter um placar ou matar o jogo definitivamente. Complicado.
São criticas, você pode concordar com tudo, com parte delas, ou simplesmente discordar de tudo. Apenas peço que as respeite, e que ao menos leia toda ela antes de se posicionar.
São Paulo x Ceará – É preciso matar as oitavas no jogo de ida. Não apenas porque enfrentamos o Ceará. Mas porque jogamos no Morumbi, contra o Ceará, lanterna da Série B, desfalcado de 13 jogadores (8 atletas que já atuaram por outras equipes na Copa do Brasil, 4 lesionados e 1 suspenso). O ideal seria montar uma blitz para cima do time nordestino, para nem precisarmos levar o time titular para a longa viagem até Fortaleza na semana que vem. Pouparíamos atletas e daríamos chances para alguns garotos atuarem e para outros jogadores pegarem ritmo de jogo, como Wilder e, quem sabe, Daniel.
Meu time para esta quinta-feira seria bem ofensivo: Renan Ribeiro, Bruno, Rafael Toloi, Rodrigo Caio e Carlinhos; Hudson, Thiago Mendes, Michel Bastos , Ganso e Alexandre Pato; Luis Fabiano. Acho que Osório encaixará Luiz Eduardo nesta formação, mas mesmo assim, a base deve ser parecida. Vamos São Paulo!
Audiência x Cotas de TV – Muito boa a coluna escrita pelo Fabio Trajano e publicada por este blog na última terça-feira. Um panorama a respeito das audiências dos 4 grandes paulistas em 2015.
Falando-se em números gerais, o São Paulo ostenta média de 19,2 pontos de audiência no ano (20 jogos exibidos) contra 20,1 do SCCP (24 jogos), 19 da SEP (11 jogos) e 17,3 do Santos (8 jogos). A comparação com os dois últimos é um pouco mais complexa, visto que em geral escolhe-se partidas mais ‘atraentes’ para exibição destes times, como clássicos por exemplo.
Lembrando que no Brasileirão 2014, o São Paulo obteve a melhor média de audiência entre todos os paulistas.
Seja como for, a diferença entre o número de telespectadores não justifica a disparidade entre as cotas dadas pela TV Globo aos times. Para o triênio 2013/14/15, ficou acertado que SCCP receberia R$ 110 milhões, o São Paulo R$ 80 milhões, o SEP R$ 70 milhões e o Santos R$ 60 milhões. Para os próximos três anos, o absurdo será ainda maior. O SCCP passará a receber R$ 170 milhões (aumento de 55%), o São Paulo R$ 110 milhões (aumento de 37%), o SEP R$ 100 milhões (aumento de 43%) e o Santos R$ 80 milhões (aumento de 33%).
Os clubes, mal geridos e com dívidas infindáveis, acabam sendo obrigados a comer na mão da Dona Rede Globo. Mesmo assim, é preciso lutar. Que raio de dificuldade é essa que torna impossível que todos os clubes do país, com exceção a Flamengo e SCCP, se reúnam e lutem por cotas mais justas?
Certa vez Andres Sanches, então presidente em Itaquera, disse que o Clube dos 13 não tinha serventia para seu clube, pois dificultava a negociação das cotas. Sozinho, ele desfez a entidade e, com consentimento de todos os outros presidentes, foi se vender para a emissora carioca. Gol da Alemanha…
Futebol feminino – Acho muito legal a iniciativa do São Paulo de investir em outros esportes, mas sob duas premissas: que ele seja auto-sustentável, sem tirar dinheiro do futebol profissional ou do clube social, e que esportivamente seja competitivo.
Quando foi lançada a ideia da volta do time feminino, no começo do ano, eu escrevi sobre isso. Disse que, se fosse para ficar lutando pelas últimas posições de campeonato, como faz o time de futsal por exemplo, seria melhor nem perder tempo.
Com o time feminino de futebol, os bons resultados vieram. A equipe está atualmente em disputa por uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista, contra o Santos. Mas o que parecia ser a premissa de sucesso da iniciativa foi por água abaixo quando a diretoria anunciou nesta semana que as atividades da equipe serão encerrada ao final do ano.
Uma patacoada sem tamanho. A direção tricolor, que diz que não vende a camisa para patrocínio máster para não desvalorizar a marca, deveria pensar melhor antes de entrar numa empreitada mal elaborada como esta.
Sócio-Torcedor – Os resultados não ajudam e o programa de sócios do Tricolor cresce com menor intensidade. Aliás, na humilde opinião deste colunista não formado em marketing, o segredo para se manter a evolução no número de adesões é sempre apresentar novidades no programa. Toda vez em que lançam alguma nova atrelada ao programa, o efeito é muito positivo.
Às 00h01 desta quinta-feira, o São Paulo tinha exatamente 74.233 sócios cadastrados, 10.646 atrás do programa do Grêmio, nosso próximo adversário a ser superado. Acima deles, temos SCCP (110.247), SEP (129.493) e Internacional (147.075).
Página do Carlos Miguel Aidar – Curtam, comentem e compartilhem a página do nosso presidente no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Carlos-Miguel-Aidar/745533575534551?ref=aymt_homepage_panel
Wagner Moribe
wmoribe@hotmail.com
twitter.com/wmoribe
Boa tarde!
Acredito na vitória, mas o jogo não será tão fácil assim. Não acredito que o adversário jogará sem vontade.
Vamos São Paulo!
Hey, Hey, Hey o Osorio é o nosso rei kkkkkk
Hoje terá gol do Pato, não adianta chorar e fazer mimimimi
Do outro post.
Resposta para o Danilo.
——————————————————————————-
Danilo
20 de agosto de 2015 às 10:59
Calma todo ano mesma história e sempre eliminações bizarras
——————————————————————————-
Fase ruim, zica, falta de sorte, tudo tem fim….
Eu nunca fiquei mais de 3 anos sem ver o São Paulo ganhar ao menos 1 título, independente de ser mais importante ou não que os outros.
Depois que ganhamos o Brasileirão de 2008, ficamos sem ganhar (2009, 2010, 2011) e depois ganhamos a Sulamericana em 2012.
Passamos em branco 2013 e 2014, ainda estamos em 2015, mesmo que não ganhássemos nada este ano e ganhássemos em 2016 não quebraria a minha média.
– Ah, mas a Sulamericana não vale tanto, blá, blá, blá…
Como não vale?
Entre no Google e digite títulos internacionais dos times brasileiros, veja quem está em primeiro e veja se a Sulamericana não está computada?
Até grandes times da Europa como Barcelona e Real que jogam só entre si no campeonato espanhol já ficaram mais de 3 anos sem títulos.
Os travecos ficaram 22 anos sem ganhar nem torneio de botão, quebraram a zica no Paulistão de 77 e comemoram essa data festiva até hoje, ganhou o 1º Brasileirão depois de 19 anos, Parmera ficou 16 anos, depois pegou mais fila de 11 anos, não ganham Brasileirão há 21 anos, Santos ficou uns 13 anos na fila, ganhou o 1º Brasileirão depois de 33 anos, Inter não ganha Brasileirão há 36 anos, Galo não ganha há 44 anos, Grêmio não ganha há 19 anos, Flamengo ganhou depois de uma fila de 17 anos, Cruzeiro ganhou o 1º Brasileirão depois de 32 anos, Fluminense ficou 26 anos sem ganhar, Vasco não ganha há 15 anos, Botafogo ganhou o 1º depois de 24 anos, não ganha há 20 anos.
Se alguns destes times tiraram a zica e sairam da fila, por que o São Paulo que não passou por uma fila destas não pode sair da zica?
E por quê não pode ser esse ano?
Na nossa história já ganhamos títulos muito, mas muito mais difíceis do que os dois em que estamos disputando.
Eu acredito!
2.
Depois do almoço, um morro enorme para subir, chego e encontro uma coluna deste tamanho….rs fica difícil ler toda ela. Porém vejo um pq de nossa torcida gostar desta forma do Osório. Ele não pratica um futebol covarde, talvez seja esse o provável pq.
Buenas a todos.
Boa tarde.
Ótima coluna mas seria bom trazer alguma notícia sobre o patrocínio máster se tem algo em negociação ou ta quase fechado,ou não tem nenhum tipo de negociação.
Porque já foram notificado tanta noticia que tinha empresa interessada,jeep,caixa,AIG seguros e etc.
Mas até agora nada sobre o assunto o que e muito lento.
Se com a economia aquecida não conseguiram patrocínio master, imagina agora então. Mas prefiro um silêncio sepulcral do que sondagens como se fossem furos de reportagem. Não sei se tem o dedo do Athaide, mas desde que esse senhor caiu de paraquedas no Morumbi, só patacoadas aconteceram no seu departamento.
Olha o Colunista tem uma implicancia com o Osorio. Nao me lembro desse mesmo nivel de implicancia com o ex-treinador. O cara chegou nao fazem nem 3 meses e tudo é motivo para implicar. Não estou dizendo para aceitar tudo, mas para dar tempo e ver se o trabalho tem resultado. Tem gente q acha que basta mudar uma peça e pronto, tudo muda. O Osorio pegou o barcando andando, cheio de jogadores mimados, que não treinavam a meses, um time sem padrão tático, nem padrão de jogo e está tentando mudar isso. Está fazendo nosso time jogar bola, propor o jogo, criar um estilo. Não é questão de ser intocável, mas todo processo de mudança exige tempo e vai ter erros. O colunista fala como se o Osorio não tivesse o direito de errar. Nome disso é implicância, parece coisa de criança mimada que quer tudo no mesmo instante. Talvez o colunista deveria parar e pensar um pouco ao invés de falar que o pessoal implica com sua coluna. Porque será???
Eu acho que sou um dos únicos que concorda com o Moribe…
Queria saber o que o Osório fez pra ter tanto crédito com a torcida! Nunca ganhou nada, perdeu clássicos…de bom mesmo só a humildade e as entrevistas. Ainda dizem que somos uma torcida mimada e exigente…somos nada, nunca nos contentamos com tão pouco!
Também acho que o Osório exagera demais nessa parada de ataque, exagera demais ao subir os zagueiros e acho completamente estúpida as improvisações de Lucão e Breno no meio campo.
Esse negócio de rodízio, com jogadores limitadíssimos como Edson Silva e Reinando, também é mancada.
Mas, vamos lá,. torcer pra que dê certo! Agora, não vou colocá-lo nesse pedestal nunquinha!
Eu também concordo com o Moribe. Para mim o problema do time contra o Goias foi soberba, dos jogadores e de toda comissão técnica.
Estranho que ano passado quando Reinaldo e Edson SIlva eram titulares com Muricy e sem rodízio… O probema não é rodízio, é ELENCO MAL MONTADO E RUIM.
Engraçado falarem de rodízio, o time que jogou bem contra os galinhas era a mesma base do jogo contra o Goiás mas teve mudanças forçadas e não por rodízio:
ESCALAÇÃO CONTRA GALINHAS: RC / Toloi Lucao LuizEduardo / Bruno Hudson MB Ganso Carlinhos / LF Centurion
ESCALAÇÃO CONTRA GOIAS: Renan, Lucao Breno EdsonSilva / Bruno Hudson MB Wesley Carlinhos / Centurion Pato
Vamos agora ver o “rodízio” (que só criticam quando o time perde)
RC e LF machucados
Luiz Eduardo suspenso
Pato é o titular e não jogou por contrato.
Saiu Ganso pra entrar Wesley e Toloi pra entrar o Breno
Quando Ganso joga todo mundo fala que ele não pode jogar então decidam-se. Breno saiu com 10 minutos de jogo lesionado e entrou Toloi, portanto só teve praticamente 1 mudança.
Rodízio? 1 alteração em relação ao time que jogou bem contra os galinhas. Porque ninguém para pra pensar ao invés de ir na onda da imprensa sobre rodízio?
Porque ninguém criticou que pro jogo contra o Figueirense mudou o esquema tático e os jogadores? Talvez porque ganhou né? No final o que importa mesmo é só os 3 pontos, então sugiro que a diretoria demita o Osório e traga Celso Roth, Geninho, Gilson Kleina porque eles entendem a “cultura do futebol brasileiro” do “ganhou ta bom, perdeu ta ruim”.
A critica com relação é com relação a falta de continuidade na escalação. Do jogo contra o SCCP para o Figueirense foram mesmo 5 alterações, 3 motivadas por contusão. Mas se comparado ao jogo anterior, contra o Figueirense, foram 8 as mudanças. Dificulta entrosamento, dificulta encorpamento do time…
Mas só existe essa percepção porque contra o Figueirense ganhou.
Eu entendo quando fazem esse tipo de crítica que “dificulta o entrosamento” só que contra o figueirense ninguém levanta isso porque o resultado final foram 3 pontos.
Só lembram de mudanças de sistema e jogadores quando o time não ganha. A análise é extremamente rasa nesse ponto.
Contra o Goiás realmente jogou mal porque criou muito pouco e houve um erro na escalação porque Edson Silva é muito pesado pra jogar ali avançado, só que o elenco é esse. Luiz Eduardo estava suspenso e o Osório gosta de jogar com um zagueiro canhoto por ali porque é a convicção dele. Da mesma forma que outros treinadores tem suas convicções também.
O principal problema é que o ELENCO foi mal pensado e mal montado porque aqui ninguém se importa com isso, acha que o treinador tem que chegar e resolver mas ninguém pergunta quais são as conviccões e qual perfil de jogador o treinador gosta.
Falam das improvisações com os volantes. Quantos volantes temos no elenco? Rodrigo Caio estava fora por lesão, Denilson vendido, Souza vendido, Hudson é limitado e jogou, Wesley é um jogador que nem deveria ter vindo e jogou.
Sobe alguém da base então? Se jogar mal 2 jogos vão crucificar o cara e xingar, além disso perdemos o mais promissor deles que era o Hebling.
Não é questão de QUALIDADE, é QUANTIDADE. O Elenco tem claras deficiências de montagem e ninguém percebe? Porque é um crime deixar o Osório ficar em 2016 pra montar o time?
O Aguirre falou a melhor frase sobre demissão de treinador: Fato novo no Brasil é manter o técnico.
Só como exemplo: O Gareca ano passado nos porcos foi demitido porque perdia todas e o Palmeiras ia cair, treinador estrangeiro não dá certo e todos os clichês que a gente já conhece. O Dorival Junior que conhece a “cultura do futebol brasileiro”, considerando os MESMOS ADVERSÁRIOS do Gareca, fez 1 ponto a mais. Esse ano os porcos trocaram praticamente todo aquele elenco.
O Vasco pode trocar de treinador 200 vezes que não vai mudar o fato que o elenco é ruim e mal montado.
Chega, já ficou gigante isso e nem eu consigo ler mais pra ver se tem erros.
Só uma coisa que esqueci:
Eu gosto das suas colunas Moribe, por mais que eu discorde de quase todas elas. No entanto elas refletem a opinião de uma parte da torcida que enxerga da mesma forma que você e com isso podemos debater com opiniões diferentes.
Ok tinha mais 1, desculpe moderação por mandar tudo quebrado, mas não tem opção para editar nem remover,
“Do jogo contra o SCCP para o Figueirense foram mesmo 5 alterações, 3 motivadas por contusão.”
Sim e do jogo contra o Galo pro FIgueirense (os 2 fora de casa e no meio de semana) só tem 2 mudanças em relação ao time. Talvez o certo seja olhar jogos fora de casa e dentro de casa de maneira diferente e não apenas quarta e domingo.
O importante é primeiro identificar o padrão de como é feito esse rodízio, que na verdade só troca 2-3 jogadores, porém ele sempre leva em conta os jogos que são feitos dentro ou fora de casa para montar o time base.
Cara perfeito seu comentário…. Disse isso depois do jogo..o probla não é rodizio e blá blá blás….são as peças…Edson Silva muito lento +lucão que marca a bola=3 x0 goias… E vai ser assim enquanto não tivermos zagueiros rápidos… Fora o Caio q faz uma falta danada e não temos um meio campo para ajudar o ganso ou substitui-lo….
Perfeito…
Hoje o Moribe não foi bem.
Faço das minhas as suas palavras.
Não tenho tempo pra rebater a coluna, mas você escreveu boa parte do que eu gostaria de escrever.
Pelo que você escreve em seus comentários me parece que você estava contente com o desempenho com o Muricy, afinal não tínhamos rodízio, zagueiro era zagueiro né, volante era volante e ele conquistou tudo que um treinador poderia conquistar né?
Mas espera um pouco, quantas vezes o Richarlyson jogou na lateral esquerda, quem queimou o Arouca e o Jean escalando eles de lateral direito, fora as substituições faltando 15 minutos pro fim do jogo.
E falar que o Osorio não merece crédito por nunca ter ganhado nada, e aqui você deve estar se referindo ganhar no exterior, pois falar que para um colombiano ganhar o campeonato nacional deles não vale nada é de uma falta de noção sem tamanho.
Concordo também, educação, humildade e gentileza é maravilhoso no Ser Humano, porém no mundo atual o que vale é “resultado”, claro que para se apresentar resultados necessitamos de tempo para trabalhar, lógico, dentro do imediatismo do torcedor movido a paixão, mas o Osório teve sim tempo pra treinar, semanas cheias e rodadas jogando em casa e sem grandes viagens, e também confesso que mais observei erros do que acertos, improvisações, teimosia com alguns atletas e substituições equivocadas, nunca gostei do trabalho do Murici, mas se a mesma torcida que criticava o Murici, idolatra o Osório que improvisa, escala mau e coloca 3 volantes para jogar em casa contra o Goiás, se critica o Murici por isso, deve então criticar o Osório, qual seria o critério ?
Será que é porque o Muricy teve pelo menos 5 anos comandando o São Paulo, enquanto o Osorio vai completar 3 meses?
Andreson
Não é crédito, mas paciência.
Trabalho a longo prazo: filosofia nova, conceitos novos, jogadores mimados e não acostumados a treinar. É preciso ter paciência.
Eu também não concordo com todas as decisões do Osório, mas vejo um conceito de futebol
que me agrada e que não via há muito tempo por aqui.
Um time ofensivo, agressivo, corajoso, que ainda erra muito é verdade, mas que busca o gol a todo momento, sem medo de perder…
Claro que eu gosto de ganhar, de ser campeão, mas o futebol não pode ser só o resultado final.
Até porque somente um único time será campeão no final do ano. Os outros 19 serão derrotados…
E outra, não podemos ficar trocando de técnico a toda hora.
O próprio Moribe diz que se o Osorio cair/sair seria nosso 4º técnico na temporada…absurdo!
Temos que apoiar, incentivar e dar um voto de confiança!
Da maneira como o Moribe escreve dá a impressão que ele tá “gorando” o trabalho do Osório…
Boa tarde, sou leitor assíduo do blog. Diariamente acompanho vcs… E sabe por que não gostamos (a maioria) da sua coluna? Pq vc é mais do mesmo. O mesmo que vejo na ESPN e em outros canais… Imediatismo, e essa coisas…
Concordo plenamente…, O Osorio acabou de chegar esta conhecendo ainda os jogadores, usou o jogo contra o Goias para fazer alguns testes que acabaram dando errado, e acredito que ainda acontecerão novas derrotas este ano…
Penso como você Gustavo, esses comenterios sobres erros do Osório são como uma doce expectativa esperando a queda do Osório para então dizer: não falei, não falei. E aí depois da demissão do Osório se contrata o grande Felipão, Parreira, Zagalos… para que estrangeiros como Klope do Borucia, Guardiola, Anceloti? Nós somos Brasil, somos penta, não precisamos aprender com ninguém. E então o que ocorre de novo e com transmissão da Espn:
Gooooooooooolllll da Alemanha!!!
Realmente é estranho as improvisações para nós que estamos acostumados em assistir o futebol com funções específicas dentro do campo. Ou a lembrança de jogadores que deram certo em suas posições.
Para mim, é muito diferente ver um time montado em um sistema de jogo como 343 ou 3331.
E muito menos entendo a diferença entre superioridade numérica e superioridade posicional.
Com tantas idéias diferentes sendo ditas, prefiro buscar entende-las antes de refuta-las porque me parece que estas mesmas idéias vão além do profissional Osorio.
Fazem parte de outro repertório de palavras desconhecidas. Talvez necessárias, talvez não. Quem sabe, paciência né?
Mesmo com histórico de “amareladas” e humilhações nos últimos anos com eliminações contra Bragantino, Penapolense e Ponte Preta, temer hoje o jogo contra o poderoso Ceará, lanterna da série B e com 13 desfalques é de doer, até estava confiante, porém depois do chocolate de Sábado contra o poderoso Goiás, coloco sim minhas barbas de molho, até porque não sei qual será a invenção na escalação de hoje, abs.
Boa tarde!
Moribe, recomendo que você assista as entrevistas do Osorio para encontrar as respostas para seus questionamentos. Uma das maiores qualidades dele é explicar suas ações, de uma maneira que todos entendam.
Assisto todas. Na Fox Sports Rádio Night, no Bola da Vez… e realmente, me deixa muito animado a cada entrevista sua que vejo. O problema são os erros que, tais como as entrevistas, tenho visto nos jogos…
Andreson Oliveira
20 de agosto de 2015 às 12:44
Eu acho que sou um dos únicos que concorda com o Moribe…
Queria saber o que o Osório fez pra ter tanto crédito com a torcida! Nunca ganhou nada, perdeu clássicos…de bom mesmo só a humildade e as entrevistas. Ainda dizem que somos uma torcida mimada e exigente…somos nada, nunca nos contentamos com tão pouco!
Também acho que o Osório exagera demais nessa parada de ataque, exagera demais ao subir os zagueiros e acho completamente estúpida as improvisações de Lucão e Breno no meio campo.
Esse negócio de rodízio, com jogadores limitadíssimos como Edson Silva e Reinando, também é mancada.
Mas, vamos lá,. torcer pra que dê certo! Agora, não vou colocá-lo nesse pedestal nunquinha!
—————————————————————————–
Por que que ele não pode ter crédito com a torcida?
Muricy perdeu 14 mata-matas e 1 tiro curto de Manaus e tinha crédito.
Pelo que me consta o Osório ainda não perdeu nenhum mata-mata ou pontos corridos, ou perdeu?
Será que se ele (Osório) que ainda não perdeu nada perdesse essa quantidade de mata-matas estaria com crédito?
Essa eu mesmo posso te responder:
É óbvio que não, ele ainda não perdeu nada e muitos já o estão constestando, imagine se tivesse perdido?
E ainda fala que o Osorio nunca ganhou nada na carreira. Isso só pode ser brincadeira né, ou título nacional na Colômbia, para o colombiano, não vale nada?
Muricy ganhou 3 brasileiros, nos tirou de um rebaixamento e outros tantos títulos e era contestado…tem nem comparação. E olha que eu também fui muito a favor da saída do Muricy, mas é uma disparidade de história gigante.
Eu, sinceramente, não vou cair nessa de “fechado com Osorio”, E sou fechado é com o São Paulo! Se o Osorio começar a fazer cagada, como vem fazendo, vou descer a lenha! Ninguém tá acima da instituição!
Acho que muita gente caiu no encanto do discurso. Porque, no discurso, o Osório realmente é excelente, sem igual. Contagia, dá vontade de torcer pra ele (tanto que torço e a maioria também).
Agora, na prática…nunca ganhou nada por aqui, lá se vão dois meses e umas 3 partidas boas e umas 5 horrorosas, improvisações, substituições esquisitas…enfim. Tudo bem torcer, mas a exageram demais. Osório ainda não fez por onde pra merecer tanta blindagem assim.
Qual campeonato dura dois meses para ele já ser cobrado por um título?
Deixa o homem trabalhar…
Vou lhe sugerir a acompanhar futebol de verdade …vulgo Europa…daí vc entenderá mais o pq ele tem credito…com quem entende do assunto… abraço Anderson…rsrsrs
Volta Muricy!
Você tem credito para perder mais uns 20 mata-matas
Gustavo
20 de agosto de 2015 às 12:50
Boa tarde, sou leitor assíduo do blog. Diariamente acompanho vcs… E sabe por que não gostamos (a maioria) da sua coluna? Pq vc é mais do mesmo. O mesmo que vejo na ESPN e em outros canais… Imediatismo, e essa coisas…
_________________________
Boa tarde galera
Tambem achei Gustavo, ao mesmo tempo que o Moribe disse que iria torcer para o sucesso, ele parte para um certo imediatismo
Eu acredito que nao adianta nada por ora ao nao ser esperar para ver se o trabalho do cara dara ou não certo
E quanto as metodologias dele e a esperanca que se tem neste tecnico, é só buscar na memória que nao faz tanto tempo assim, as eliminações sofridas em mata mata nas maos de treinadores covardes, estes que colocavam o time com mais medo de perder do que vontade de vencer
Engracado que o treinador que voce queria faz campanha pifia no Cruzeiro.
Ah se fosse Muricy…
Ah se fosse Celso Roth…
seu protegido Luxemburgo, ja esta pra ser demitido do Cruzeiro, deve ser pq esta fazendo uma otima campanha la em Minas hein…
Wagner Moribe, o corneta tricolor!!!
SP hj esta brigando nas cabecas do Campeonato, qualquer vacilo agente toma essa lideranca!!!
Vamos respeitar a opinião do cara, criticar não é ser corneta, apenas é seu ponto de vista, futebol é paixão, uns idolatram o Luis Fabiano e o aplaudem e outros não gostam dele, e sempre digo, “o tempo é o senhor da razão”;
Amo a instituição São Paulo Futebol Clube e não profissionais, temos ídolos pelos serviços prestados, porém me dou a Liberdade de elogiar ou criticar quem for que seja, acredito e torço pelo Osório, calmo, estudioso, humilde (cumprimentou o cara que o serviu água na ESPN), porém não concordo com rodízios exagerados porque sei que os atletas não gostam, nunca o time conseguirá uma forma de jogar com tantas mudanças, principalmente neste péssimo calendário do futebol brasileiro, e até agora, para m im seu trabalho foi satisfatório, foi mal nos clássicos, foi engolido por times menores e mais mexeu errado do que acertou, mas ainda prefiro aguardar.
Se tem certeza de que nunca conseguirá uma forma de jogar, pq aguardar?
Larga mão logo. Já tem sua opinião formada. Liberta-te e faz campanha contra duma vez, oras.
Sobre a improvisação dos laterais, no Brasil não se usa pontas, logo todo jogador que naturalmente tem talento para a posição é transferido para a lateral e tentam ensinar a garotada a marcar, assim como o Auro. Alguns não aprendem.
Um bom exemplo disso é o Michel Bastos que começou como lateral e já virou meia, ele realmente joga melhor na frente.
O Auro tem jogado bem melhor como ponta, na minha opinião. Talvez tenham dito para o Osório que o garoto não jogava bem, que precisava melhorar a marcação para atuar, por isso estava encostado. Ai o Osório trouxe e colocou na ponta, e deu certo. Se for isso, não foi uma improvisação, na verdade ele só colocou o garoto pra jogar onde ele sabe, ai seria ponto pro Osório.
Moribe,
Eu gosto das suas colunas! De verdade!
Sempre as leio, pois uma coisa que acho muito legal é você passar sua visão das coisas por um angulo que as vezes eu não olhei.
Isso não quer dizer que eu concorde ou não com sua opinião (as vezes concordo, as vezes não, rsrs), mas a respeito e ficaria muito chateado se você deixasse de dizer o que pensa apenas para agradar a maioria.
Valeu Pedro. Às vezes fico nesse dilema entre expor o que penso e ser xingado, ou fazer uma coluna mais branda e ficar de boa. Aceito TODAS as opiniões contrárias. O que incomoda são as ofensas, especialmente do povo que critica sem ao menos ler a coluna por inteira…
Você tem que escrever o que pensa.
Se for pra escrever pra agradar, nem escreva.
Pra quem não entende o crédito da torcida ao Osorio, eis a minha opinião.
Osorio é estrangeiro e por mais que ele tenha uma noção geral do futebol brasileiro, o nível de conhecimento dele é talvez o mesmo que temos do campeonato holandês. Ele precisa de tempo para conhecer profundamente o elenco, as opções de mercado, os adversários etc. Mesmo assim, mostra uma grande capacidade de encurtar esse tempo através do estudo dos adversários.
Ele demonstra muito conhecimento técnico, fisiológico e gerencial. A questão do rodízio, não dá pra comparar tanto com a Europa, pois lá eles jogam de 20 a 30 jogos a menos que no Brasil. Além disso, as copas nacionais são desprezadas, geralmente atuam com 8 ou 9 reservas, colocando os principais apenas nos jogos finais.
Osorio está sabendo gerenciar o grupo, conseguindo ganhar os jogadores mostrando sua humildade em dialogar abertamente e sua lealdade nos casos disciplinares.
Ele tem uma filosofia de jogo que me agrada DEMAIS, gosta de controlar o jogo, gosta de atacar, gosta de jogar sempre no campo do adversário. Isso faz com que o São Paulo jogue como grande, ao contrário do São Paulo de Muricy, do SCCP do Tite, etc
O mais importante, na minha opinião: Osorio tem apenas 14 jogos! Isso é menos que a fase de classificação do estadual. Menos de 3 meses de um trabalho árduo, que envolve mudança de filosofia e cultura por parte de jogadores, torcedores e imprensa. Quer resultados pra hoje? Contrate um Dorival ou um Celso Roth, mas saiba que daqui no máximo um ano vai ter que trocar de treinador. Quer resultados pra amanhã e de longa duração? Aposte no Osorio.
Faltou aqui: Osorio perdeu vários jogadores, sendo 3 “titulares”, como Doria, Denilson e Souza, além do Boschilia, que era um 12º titular. Perdeu Paulo Miranda e Cafu, reservas que seriam importantes para seu estilo de jogo, principalmente o Cafu.
Ainda não tem Kardec e Rodrigo Caio (atuou poucos jogos pela negociação e depois lesão).
Quando tínhamos Denilson, Souza, Kaká, Ganso, Pato, Kardec e Luis Fabiano diziam que ele tirava leite de pedra. Por que Osorio que não tem metade disso é questionado?
Andreson Oliveira
20 de agosto de 2015 às 13:33
Muricy ganhou 3 brasileiros, nos tirou de um rebaixamento e outros tantos títulos e era contestado…tem nem comparação. E olha que eu também fui muito a favor da saída do Muricy, mas é uma disparidade de história gigante.
Eu, sinceramente, não vou cair nessa de “fechado com Osorio”, E sou fechado é com o São Paulo! Se o Osorio começar a fazer cagada, como vem fazendo, vou descer a lenha! Ninguém tá acima da instituição!
Acho que muita gente caiu no encanto do discurso. Porque, no discurso, o Osório realmente é excelente, sem igual. Contagia, dá vontade de torcer pra ele (tanto que torço e a maioria também).
Agora, na prática…nunca ganhou nada por aqui, lá se vão dois meses e umas 3 partidas boas e umas 5 horrorosas, improvisações, substituições esquisitas…enfim. Tudo bem torcer, mas a exageram demais. Osório ainda não fez por onde pra merecer tanta blindagem assim.
————————————————————————
Vc mesmo deu a resposta que eu queria.
Muricy ficou mais de 6 anos contando todas as passagens.
Osório está a pouco mais de dois meses.
Simples assim….
A admiração ao Osório se deve ao fato de ele não ser mais do mesmo .. dele ter novas ideias pra um futebol brasileiro que se acha intocável mas que toma de 7 a 1 em casa.
Nem vou comparar com o ex técnico pq é covardia…
Não acho a comissão técnica com soberba como mencionaram aqui,ao contrário acho eles muito profissionais e humildes ,errar todos erram já tomamos goleadas na época do Telê e tínhamos um baita time,acho que antes de se posicionar desta maneira deveriam conhecer o real propósito do nosso técnico, valorizar seu conhecimento todo seu estudo de anos,vejo Osório como diferenciado,agora se vai dar certo só com o tempo para saber ,vai depender muito de como os jogadoes vão assimilar está nova filosofia de trabalho !!
‘Muricy ganhou 3 brasileiros’…….esses modinhas torcedores de 2005 pra ca enxem o saco com esse papinho véio. esse é o típico modinha daquela comunidade do Orkut. os modinhas lá só repetiam isso qdo alguém reclamava do impostor. e ainda tem o pior……’outros tantos titulos’
Na boa.. ele pegou uma herança boa em 2006 e 2007 … 2008 (não lembro onde eu li) que uns bichos bem gordos rolavam …e o Imortal morreu hehehehehe
Gosto do Muricy, mas é um tecnico que não tem uma proposta.. pra mim, ele escalava um time e torcia pro time encaixar … por isso que demorava tanto pra engrenar…
O Osorio tem uma proposta de jogo e de trabalho e em 3 meses neguinho já quer crucificar o cara… é uma proposta que quando for assimilada pelos jogadores e feita de forma correta, tem tudo pra ser vitoriosa…
Mas aí é que tá, cara. Pra quê colocar o Muricy no meio?
Vou ser bem sincero: especificamente nesse blog (deixo claro que é muito legal o espaço, a galera é de boa e os colunistas são excelentes), os usuários tem uma tendência absurda de vincular uma coisa com outra nada a ver.
Se eu critico o Aidar, é porque estou com saudades do Juvenal.
Se eu critico o Osorio, é porque eu estou com saudades do Muricy. Isso tá errado!
Aprendam: o fato de alguém criticar o Aidar ou o Osorio, não significa que ele torça para o seu fracasso ou tenha saudades dos seus antecessores. Se o criticam, é porque mereceram!
Aí eu falo que o Osorio não ganhou nada, e já me vem com “E o Muricy? E os mata mata que ele perdeu?” e etc., sendo que não tem nada a ver. Muricy é passado, tá aposentado, dane-se o cara. Tô falando é do agora, do presente!
Osório é revolucionário, é blá blá blá,mas perdeu do retrógado Tite, perdeu do ultrapassado Levir Culpi, tá atrás de gente como Roger, novato do Gremio, pegou baile do carinha do Sport, pegou vareio do desconhecido do Goiás, tomou um chocolate tático do Marcelo Oliveira e por aí vai. E aí? Vai me dizer que ele não merece as críticas? Merece sim!
Aí ele joga 3 partidas boas, das quais só vence uma, e pronto…o cara é revolucionário. Não dá! Vocês falam que somos imediatistas, mas vejam só vocês mesmos…colocam no pedestal um cara que mal chegou. Tem mais imediatismo que isso?
Não comprei essa idéia de que ele é o novo Guardiola da parada, não concordo que o time tá bem, acho que ele erra demais e a cultura do rodízio é equivocada.
Não tenho saudades do Muricy e nem do Juvenal, apenas não tenho o mesmo ponto de vista da maioria.
Simples assim!
Contra o time do tite foi empate.
Engraçado vc falar que o Osório não ganhou nada, está 3 meses no cargo….kkkkkkkkk
Não terminou nenhum campeonato que está disputando. Só uma correção, ele não perdeu pro Tite, empatou graças ao juiz e do Levir ele não tem culpa que o ataque perdeu tantos gols feitos.
Exato, não ganhou nada, não teve nem tem pra isso. Não teve tempo nem pra demonstrar o trabalho dele, quiçá tempo pra ter essa moral toda de revolucionário.
Enfim, é um debate de visões diferentes e antagônicas.
Espero que dê certo!
membros da igreja universal osorio fc so passei pra lembra que dia 5 ta chegando para vcs n quecer de paga o dizimo.Amem
Acho que o Muricy não volta mais ao Morumbi, ele vai ter até vontade de voltar. Parou no tempo. As vozes contrárias a um regresso serão maiores que as de seus admiradores.
Xiii… http://esportes.terra.com.br/corinthians/luciano-tem-lesao-no-joelho-confirmada-e-so-voltara-a-jogar-em-2016,93c20a7e2f892f9524b9558e6f139b265701RCRD.html
Agora só falta o juiz contundir hehehehehe
Minha Sogra viu o Vagner Love saindo de um terreiro de macumba com a chuteira do Luciano uma hora antes do jogo das travecas!!
Também concordo com o colunista. O cara é estudioso e dedicado, mas tem que aprender com os erros. Tem errado sim, mesmo em pouco tempo, em substituições e escalações, fundamentalmente.
O problema é que, neste espaço, a tara persecutória ao Muricy é tão grande que qualquer um que critique o atual técnico é taxado de adorador do anterior e não é bem assim. Ninguém é perfeito e se o Osório flexibilizar seus dogmas da Europa (rodízio e etc.), com a humildade e capacidade que tem, pode fazer história aqui.
E aposto que ninguém terá paciência de Jó pra ver o time ser goleado em casa pelos lanternas ou pelos rivais, nesse caso mesmo fora de casa, a começar pelos dirigentes e organizadas.
Igor ? Onde assino !!!! Perfeito sua colocação….
Hoje o Moribe mandou bem!!!
Vai ter discussão até a hora que o juiz apitar o inicio do jogo
Boa tarde aos amigos tricolores!
Moribe, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pela dedicação à coluna. Respeito muito isso e por isso, mesmo não sem concordar, evito críticas maiores.
Em relação ao Juan penso que existe sim uma idolatria, pelo menos de minha parte, porque o cara é fera, não em jeito. É um oásis no meio do falido futebol brasileiro. Em 2 meses não se avalia um trabalho, ainda mais condenando. Claro que Juan não é intocável, erra sim, mas a galera o defende porque o cara já mostrou ser diferente e muito promissor.
Mas repito, não é em 2 meses que se monta uma equipe vencedora. Resultados importam sim, mas o imediatismo é algo que só prejudica o futebol brasileiro. Mesmo se não ganharmos nada esseano, e eu acredito que podemos sim ser campeões esse ano, ainda assim vale a pena ter um pouco mais paciência.
Concordo que o rodízio poderia ser menos radical porque não dispomos de um elenco tão forte, mas sou a favor do rodízio entre 3 e 4 jogadores como você cita.
Pra terminar cito aqui o André Kfouri, jogar é mais difícil que ganhar.
Lindo ver e ler nossa torcida discutindo diferentes pontos de vista e tendo respeito mutuo de forma educada e democrática, isso só nos faz crescermos como torcida desta maravilhosa e grandiosa instituição SPFC, todos nós aprendemos uns com os outros, cada um tem sua opinião.
A palavra mágica é “respeito”, não gosto da pessoa e do profissional Murici, mau educado como pessoa e limitado como treinador, porém tem 3 títulos brasileiros seguidos conosco e isso está escrito na história, e isso deve ser respeitado.
Mais uma “guerra” a vista?
Não esqueçamos que somos todos sãopaulinos.
Galera,
Esse ano o que vier é lucro! Estamos plantando para colher ano que vem!
Na vida e tudo que façamos, não existe mágica!
SPFC sempre!
Todo mundo que fala e exalta estes 3 brasileiros ganhos pelo Muricy e vive exaltando o Tite é porque só gosta de futebol ruim, concordo que o que acaba contando são os resultados.
Mas ontem tive a prova que time igual estes que jogam por uma bola quando não conseguem se lascam.
Ontem o tal carniça (time de governo) foi engolido pelo santos não viu a cor da bola se o RO faz o gol fecharia o caixão de vez, então pude constatar todo time covarde em mata mata leva fumo.
Por isso o Muricy ficava dando desculpa ao perder para Bragantino, São Caetano, Ponte Preta, Penapolense, etc.
Prefiro que o Osório continue com jogo ofensivo e se caso perder lutando faz parte do futebol.
Caso o SP não seja campeão do Brasileiro torcerei para que o titulo fique entre Atl-MG e Sport que são os únicos times que jogam sem se acovardar.
Esta escola gaúcha de treinadores que ficam jogando só em contra ataque tem de acabar.
O grande problema dessa coluna do Moribe é que vários dos factoides da semana, que o mesmo expõe, já foram exaustivamente explicados pelo próprio Osório e debatidos até mesmo nesse espaço por outros, como o “Airnani”, e ainda assim são trazidos semana após semana, ou seja, o autor simplesmente ignora ou não compreende o que foi explicado, portanto, não é uma questão de ponto de vista, que naturalmente implica conhecimento amplo da matéria exposta, e uma visão diferente. Sugiro ao autor que se informe e traga novos argumentos atacando os pontos fracos das novas metodologias, fornecendo exemplos de idéias semelhantes que não deram certo, tentando fundamentar suas teses, e não cair no mantra da péssima imprensa esportiva que existe no Brasil, para, enfim, ao menos se tornar uma leitura interessante.
Oi!
Dei uma linda bem “mea boca” na coluna e posso afirmar:
O moribe tem uma ma vontade gritante com o Juan C. Osorio.
Sem mais..
Batata do Osório da assando junto a uma parcela considerável da torcida…basta ver os comentários do blog
kkkkkkkk
Quem tá segurando o Osório é o Aidar, Lembrem-se SEMPRE disso
Em 2016, quando o time aprumar, vcs se lembrarão de mim
“Troquem a Torcida”
Depois querem q a torcida tenha direito a voto ……. kkkkkkk
Eu já prefiro a torcida da arquibancada pra lá!!!! Quanto mais longe, melhor!!
Onde saiu que foi o Osório que pediu o Valdívia?
No Bola da Vez não foi, pois assisti ao programa todo…
Ontem hein? O melhor técnico do Brasil perdeu, e seu time se chutou duas bolas no gol do Santos foi muito kkkkkk, e o Palmeiras tbm pode dar adeus a CB , vai tomar fumo no Mineirão.
wagnermoribe
20 de agosto de 2015 às 13:40
Assisto todas. Na Fox Sports Rádio Night, no Bola da Vez… e realmente, me deixa muito animado a cada entrevista sua que vejo. O problema são os erros que, tais como as entrevistas, tenho visto nos jogos…
————————-
Vou responder com base nos erros apontados no texto:
1 – Desequilíbrio defesa/ataque – O problema não é a zaga sair jogando, mas sim eles não terem com quem sair jogando. Os volantes e meias tem que dar opção, isso não é culpa do Osorio. Os zagueiros do Barcelona saem jogando, pois Xavi e Iniesta vinham buscar a bola. Vidal e Pirlo faziam o mesmo na Juventus. Modric e Kross no Real. Osorio mostra nas entrevistas que contava muito com Denilson e principalmente Souza para essa missão, mas como saíram e não tiveram reposição, ele depende de Ganso pra isso. Só que se Ganso vier buscar a bola, fica longe do ataque. Ele está tentando encontrar outro jogador pra essa missão, que poderia ser Wesley, mas que não vem correspondendo.
2 – Lugano/ Valdivia – Osorio deixou claro no Bola da Vez que não se deixa afetar pelas emoções. Ele pensa no time, em ser campeão. A gente pode até não concordar (eu não queria Valdivia nem Lugano), mas ele não carrega o mesmo histórico emocional que a gente por esses jogadores.
3 – Improvisações – Quanto a zagueiro de volante, é consequência da perda de Souza. Ele explicou que precisava encontrar um jogador bom para cabecear e distribuir a bola e apostou em Lucão. Percebeu que Lucão não gostou da posição e passou a investir em Breno. Quando a lateral na ponta, isso acontece na direita, onde não temos um jogador pra essa posição e perdemos Cafu. Poderia ser o Centurion, mas ele não está conseguindo jogar mais que Thiago Mendes e Auro naquela função. O Muricy improvisava defensivamente, com volante/zagueiro na lateral, dizia ser 3-5-2 e na verdade era 5-3-2.
4 – Categorias de base – Nosso elenco está pobre, já com vários garotos, não sei se Cotia tem mais valores a oferecer neste momento. Vamos esperar o campeonato paulista pra avaliar esse ponto no perfil de Osorio. Lembrando que na Colômbia ele revelou muitos jogadores.
5 – Alterações – Quando seu time está perdendo e sendo inferior ao adversário, como sábado, não necessariamente colocar mais um atacante vai mudar a história do jogo. No sábado, o placar de finalizações no 1º tempo foi de 2 x 6. Com a entra de Ganso no lugar do Edson Silva, o placar de finalizações do 2º tempo foi de 3 x 7, seria 3 x 8 se o árbitro desse o pênalti do Renan. As vezes é mais importante reforçar a marcação, para ter mais a bola e aí sim atacar.
Só discordo que nosso elenco é pobre. Acho que temos lenha pra queimar e muito cara bom
Mas tem que dar tempo pro mestre trabalhar.
1- Se nossos zagueiros não tem com quem sair jogando, como vc diz, torna-se mais viável desfazer o esquema com 3 atrás para colocar mais um no meio. Iniciar jogadas com Rodrigo Caio, Hudson, Thiago Mendes e Wesley é muito mais jogo do que iniciá-las com Lucão, Rafael Toloi e Luiz Eduardo
2- Não trazer Valdivia não é só questão de emoção. O problema dele é extracampo, com chinelinho e contusões. Dentro de campo, são menos de 30 jogos por ano, desde que voltou ao SEP, com seu último gol marcado em fevereiro de 2014. Esse tipo de coisa que quem acompanha o futebol daqui sabe, e quem é de fora, nem sempre.
3-Ele lança Lucão de volante, com Rodrigo Caio, bom cabeceador, na zaga. Por exemplo.
Quanto aos laterais, não foi apenas Auro na direita. Em pelo menos 3 jogos, Carlinhos virou ponta esquerda. Isso tudo com Michel Bastos jogando centralizado, onde já se sabe, não rende.
4-Novamente: contra o Goiás, as opções ofensivas dele no banco eram Ganso e Ganso. Não dá para dar uma oportuniadade, 15 minutos que sejam, para João Paulo e Luis Araújo?
5- Contra o Avaí, tomamos gol porque Osório recuou o time tirando um meia para por Édson Silva, com o pretexto de brigar na bola aérea com André Lima. Mais importante do que cortar cruzamento na área, é não deixar a bola ser cruzada.
E hoje é mais que obrigação atropelar. Vamos jogar com o lanterna da série B em casa! É pra cima 90 minutos…
Pela primeira vez depois de muito tempo, grande parte da torcida tá unida p/ apoiar o técnico e isso é visto como ruim, não entendo.
Eu respeito a opinião do Moribe, mas discordo dele em muitos pontos! Não vejo mal em blindar o Osório. Vejo no mundo muitos técnicos ruins que são blindados (Wenger) e que se dão bem por isso.
Boa tarde a todos,
Discordo desse papo de “devoção” a Osório. O que acontece na realidade, é que assistimos durante meses um treinador embolsando 600 mil por mês pra ficar apitando rachão e rodas de bobinho. Quem é torcedor do SPFC e não tiete do boneco de posto, estava cansado de ver um time estagnado, simples assim. Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
Ao contrário do colunista, que desde ANTES da chegada do atual treinador já cornetava a contratação, eu não conhecia o trabalho do Osório. Apesar do pouco tempo, já dá pra ver uma evolução nítida, o time ainda oscila obviamente, até pq perdeu varias peças, e o treinador precisa rodar o elenco mesmo, até pra conhecer os jogadores. Treino é uma coisa, e jogo é outra.
Osório tem uma filosofia de jogo, uma metodologia de trabalho, estuda os adversários e monta o time pra neutraliza-los. Tem um TRABALHO pra ser analisado e discutido.
O treinador pegou um time em pleno desmanche e podendo perder outros jogadores a qualquer momento. Não teve pré temporada, campeonato em andamento, jogadores com meses de salários e o pior: sem a MENOR base de time montado, pois o ex treinador não era chegado em trabalhar.
Não é questão de endeusar o colombiano, ele tem muito o que mostrar ainda, mas precisa de tempo e paciência, aquela mesma que era eterna pro enganador, mas tão escassa quando se trata de qualquer outro.
Quanto a Lugano, que é um dos meus ídolos, o Osório teve uma atitude sensacional, ao se dar o trabalho de ir a Assunção pra explicar os motivos da recusa dele, embora não tivesse a menor obrigação de fazê-lo. Basta acompanhar um pouquinho de futebol, pra saber que , infelizmente, Lugano não tem mais físico pra jogar em alto nível.
Quanto ao Auro, que foi execrado e esculachado pelo ex-treinador, que inclusive o usou como bode expiatório da sua própria incompetência ao declarar que ele precisava mudar de profissão e que 11 gols tomados pelo SP foram por culpa do menino, agora tá jogando. Mas mesmo assim, o colunista critica o osório pela “precipitação” de um quase empréstimo. Já pro Muricy, só muito amor e carinho.
Enfim, acho que muito da empolgação e até mesmo da rejeição em cima do Osório, se dá pelo mesmo motivo: o colombiano é um “anti-Muricy”, já que efetivamente trabalha, e ao evidenciar a inoperância do ex-treinador, machuca muitos corações apaixonados.
Muito bom!!!
O Loco !!!!!
kkkkkk
Katia ou Zanca…..é pedir muito, fazer uma postagem com essa opinião do Max ???
Merece!!!
Boa, Max!
Boa!
Excelente!
Na minha opinião, Rogério fez muita falta no sábado. Ele joga bem adiantado, dando cobertura para os zagueiros, isso ajuda muito no estilo de jogo adotado pelo Osorio.
Renan e Denis (os goleiros em geral) ficam muito dentro da área, tem certo receio de sair para o combate.
Pelo que falou no Bola da Vez, Osorio gostou muito do Maicon. Será que ele volta em 2016, pra alegria do Levi?
pode escalar qualquer jogador se quiser pode entra com 9 em campo ganha facil
A estréia do Guisao hoje vejo como bem animadora.
Não pela qualidade técnica dele (que, confesso, desconheço).
Mas por ser um jogador que já trabalhou com o Osório, já conhece melhor a metodologia dele.
Quem sabe com alguém dentro de campo que sabe o que Osório quer nas diferentes situações de jogo, não acelere o processo de assimilação dos métodos pelos outros jogadores?
Não concordo com o que foi escrito nesta coluna. É perceptível a “má vontade” do autor com o novo técnico, uma tristeza…
pode entra ate com o sub-10 que vence
Caro Moribe, obrigado pela lembrança.
Lembro ainda que o Andres Sanches teve total apoio da Globo e do Ricardo Teixeira para detonar o Clube do 13. Aliás, o RT ficou nervosinho porque o JJ não apoiou o candidato dele para eleição do Clube. A Globo por sua vez ofereceu cota maior para o time sem cor. Já a CBF garantiu a Globo. Mais tarde Andres ocupou um cargo de Diretor na CBF. Ou seja, jogo de política, interesses, troca de favores, pra variar neste país.
Conheço bem essa história, e acho engraçado como pouco se fala disso na mídia. Andres, RT, Marin, Del Nero, todos fazem do futebol brasileiro os seus quintais.
Só digo uma coisa: quem não consegue ver a evolução do time, e os benefícios que nenhum outro técnico (principalmente brasileiro) traria ao clube, como faz hoje Osório, irá concordar com essa coluna, assim como continuará dando audiência para Jogo Aberto, ESPN, Lancenet, entre outros…
Deus queira que Aidar, diretores e a maioria da torcida não pensem como o colunista, senão vamos continuar na lama.
Brasil 1 x 7 Alemanha
Moribe,
Sempre elogiei sua colunas com poucas criticas.
Minhas divergencia atuais são quanto a dar um voto de confiança no técnico até o time se adaptar ao estilo de jogo novo.
O nível de críticas e ofensas à esta coluna é proporcional ao seu conteúdo míope e distorcido, pois os argumentos que são usados para desabonar o Osório só servem para ele. Não dá pra dar crédito a quem usa 2 pesos e 2 medidas.
Não precisar ir muito longe para achar a razão que a torcida está #fechadacomosorio. Faz quantos anos que o time não apresenta padrão tático? Jogada ensaiada? TREINO? Alguém que assuma o papel de LIDER?
Todos acertam e erram, uns mais outros menos. A torcida vê no Osório mais TRABALHO e HUMILDADE do que marketing. Isso explica a empatia obtida em pouco tempo. Se o trabalho irá gerar o resultado que todos esperam não sabemos, mas deixem o cara trabalhar.
Particularmente gosto do Osório principalmente porque ele é mais científico do que empírico, e na medida certa de cada um.
Caro colunista, o senhor assiste as coletivas do Osório? O senhor acompanhou suas entrevistas no Esporte Espetacular, Mesa Redonda, Fox Sports Rádio Nigth, e Bola da vez?
Max Trimundial :
Ganhou medalha de Ouro !!!
Melhor post do semestre
Hj as 14:51h
Fantástico!!!
Osório faz milagre no limitado elenco do São Paulo que perdeu 7 jogadores e possui zegueiros e volantes limitados.
Quer criticar alguém?
Faz uma coluna sobre o Ataíde(ou antaíde)… não sei como tá lá ainda se o seu trabalho seria pautado por metas… esse sim, só faz merda e arrebenta o São Paulo
Queria saber o que o Ataíde fez de tão errado para pegarem no pé dele.,
Na boa, o que ele fez de merda e que está arrebentando o São Paulo? To perguntando de boa, porque tirando as declarações polêmicas, vejo apenas ele tomando decisões com base na realidade econômica do clube.
o banguelo impostor do Muricy fez um mal imenso ao são Paulo. Era pra termos tido uma das maiores duplas de volantes do últimos tempos com arouca e jean (melhores até q mineiro e Josué) o que o impostor fez? inventou os 2 de lateral direito (queimando os 2) pra deixar acho q Ricky no time.
Sem contar a qse cagada do hernanes que ele mandou lá pra um torneio amistoso na índia.
Motivo pelo qual, escrevo todo dia aqui:
Thiago Mendes TEM q jogar no meio campo…é um crime disperdiçá-lo na lateral
Acho que ele rende bem na lateral também.
Acho que com Rodrigo Caio jogando de volante, colocar o Thiago na lateral é ótimo pro time.
O Hudson, que gosto dele, mas andou dando umas derrapadas feias.
É o mesmo caso do Jean, citado pelo amigo acima
Perdemos um volante nota 8,5
Pra ficarmos com um lateral nota 5,5, mas q compoe bem aquele setor
EU, se sou o TM me recusaria a virar um lateral nota 5,5
Eu se sou o Thiago Mendes, pela grana que ele leva por mês, jogava até de goleiro se me mandassem.
Melhor que Mineiro e Josué foi de doer.
Quando começa com essa coisa de “ah, todo mundo discorda de mim, isso é ditadura”, já dá pra ver o nível da matéria…
Penso o mesmo.
Discordar sem eduçação não é ditadura é falta de respeito mesmo.
Discordar com educação é parte do processo de troca de idéias e opiniões.
Acho que ao colunista seria recomendável não entrar em mimimi de corneteiro.
No momento que se escreve uma coluna terão os que gostam e os que não.
Impossível agradar a todos.
As vezes eu não consigo concordar nem comigo mesmo.
As vezes escrevo e quando vejo editado arrependo do que escrevi.
Qto ao Ataíde
Podem não gostar
Mas ele desinflou a folha ( necessidade ) e olha q só vendeu jogador contestado ( tirando o Souza )
Ajudando na ligação com Cotia
De resto, mesmo quando ele tentou fazer bobagem, não conseguiu….kkkkk
Nota 6,5 pra ele
Você vê que a política do país está na mer** quando o presidente da nação não esconde seu fanatismo pelo Corinthians, agindo de forma extremamente corrupta (também) para agradar seu ‘time do coração’.
E vê que a política nacional consegue piorar ainda mais quando um partido em nome do clube mais sujo da história do futebol é criado.
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/08/tse-recebe-pedido-de-registro-do-partido-nacional-corinthiano.html
Boa tarde!
São Paulo tem que entrar pra fazer o jogo apenas aqui, placar elástico pra no máximo colocar quem não jogou, jogar no próximo!
Vamos SP!
Agora virou chavão esse negócio de Brasil 1×7 Alemanha. A Alemanha é freguesa e sempre correu do Brasil nos mundiais. Perdeu de 7 porque o Felipão escalou o time muito mal. Não fosse isso, perderia por um placar menor, porque o futebol europeu está melhor atualmente.
Só para lembrar:
Telê deslocou o ótimo zagueiro Adilson como volante várias vezes.
Ronaldão também jogou várias, na final de 1991 contra o Bragantino fez a dupla de volantes com o Bernardo.
Escalação da final:
Zetti; Zé Teodoro, Antônio Carlos, Ricardo Rocha e Leonardo; Ronaldão, Bernardo, Cafu e Raí; Macedo e Müller (Flávio).
————————————————-
Mas Telê é Telê, concordo plenamente.
Mas?
Depois da obra pronta é fácil opinar, elogiar.
Ah se fosse hoje?
Quer falar de improvisações do Osorio e o Burricy então?
E as vergonhosas eliminações nesses últimos anos?
Não é por que nos salvou do rebaixamento em 2013 que tem que endeusar o sr dos morre morre em mata mata.
Apenas agradecer sem mais.
E ae xara
Creditar o não rebaixamento ao M.R é meio louco não??
Quem disse que seriamos rebaixados? faltava trocentas rodadas ainda, quem estava nos rebaixando era a torcida adversaria
Mas quem conseguiu tirar o SPFC do rebaixamento foi o Muricy, não foi o Adilson, o Autuori, o Ney…
qual rebaixamento?
dizer que seriamos rebaixados faltando o tanto de rodadas que faltava é loucura.
Se ele chegasse faltando 5 rodadas e nos tirasse da situacao de risco de rebaixamento eu ate concordaria, mas cara, faltava muito ainda, tanto é que terminamos na frente dos times dos quais os torcedores diziam que seriamos rebaixados.
Essa blindagem ao Osório é proposta geralmente por quem odeia o Muricy, tanto é que se alguém critica alguma atitude do Osório o nome do Muricy é lembrado imediatamente por quem defende o Osório, mas não me lembro de quem pede tempo ao Osório ter pedido tempo ao Paulo Autuori por exemplo.
Tenho que admitir que o Osório é corajoso e arma seus times dispostos a praticar um bom futebol, acho que ele treina bem a equipe durante a semana, mas acho que suas substituições geralmente não surtem o efeito desejado quando não piora o time.
Com relação ao rodízio que ele faz eu não sou contra desde que seja apenas 2 a 3 jogadores por jogo e desde que não sejam os principais do elenco, contra o Goiás mesmo a escalação foi péssima justamente pelas muitas mudanças na equipe.
Tenho uma opinião de que o Osório deve ficar ao menos até o ano que vem, mas não o acho o supra-sumo dos técnicos e certamente se ele fosse tão bom quanto proposto por alguns aqui, estaria no futebol europeu.
Muitos ironizavam a prancheta do Joel, o que falar das canetas do Osório e seu bloquinho de notas??
Li aqui comentários de amigos que disseram que deixariam de torcer pelo SPFC se o Osório saísse, um absurdo sem tamanho,
Adilson e o Ronaldão não eram volantes e sim zagueiros na frente da zaga para deixa-la mais protegida.
Isso desmistifica Telê como um técnico ofensivo e é pra desmistificar mesmo porque ele sempre privilegiou primeiro a defesa , primeiro arrumar a casinha , que é o que todo mundo faz.
É claro que quando você tem na mão um time como o nosso de 92/93 você tem tudo pra ir pra cima e vai mesmo porque o time é bom.
Quando ele começou o time da Parmalat já entrosado e mais forte , acho que em 94 , e nós ja não tinhamos mais aquele timaço , ele optou várias vezes por jogar no contra ataque , e teve sucesso uma vez , talvez a última , numa vitória com gol de Euler.
Depois disso não ganhamos mais .
Técnico bom faz diferença quando os 2 times se equivalem .
Se um time tiver um elenco muito melhor do que o outro pode colocar o Guardiola ou o Mourinho que o time pior quase sempre vai perder.
Técnico vale no máximo 20% do resultado.
Quem faz o resultado são os jogadores .
“quando ele começou a enfrentar o time da parmalat….
Fala aí Ricardo, tava sumido amigo.
Muito bons seus comentários.
fala aí Jairão , agora vou ter que ir embora encarar esse trânsito horrivel e os 50 por hora do fdp do Hadad.
Esse é outro doido.
Na seleção antes do tricolor ele era claramente ofensivo.
Após perder duas copas do ,mundo veio ao tricolor e colocou seus brucutus também.
Equilibrou ofensiva e defensivamente no São Paulo.
Quem vai hoje comparecer hoje?
Estarei na Azul!
abs
Wagner Moribe , penso de forma muito parecida quanto ao técnico.
Entendo que voce esteja criticando , e ele merece ser criticado , como também entendo que isso não significa que você tenha desistido dele .
Vi a entrevista do Ósório e ele realmente é um cara muito simpático e parece bastante convicto de sua proposta de jogo .
Isso é ótimo mas não é garantia absoluta de que o cara esteja certo.
Até hoje todos os times campeões que conheci , sem exceção , no Brasil e no Exterior , em qualquer época e lugar do mundo , sempre tiveram suas escalações conhecidas de cor e salteado por todos os torcedores , inclusive os dos rivais.
É porisso que até hoje , mesmo os que não tinham nascido ainda , como eu , conhecem a maioria dos jogadores titulares do tricolor da década de 40 , da equipe bicampeã de 92/93 e da tricampeã de 2007 a 2008.
A grande maioria também conhece o Santos de Pelé , o Flamengo de Zico e o Palmeiras de Ademir.
Se houvesse nesses times uma proposta de rodizio tão frenética como a que estamos vendo no tricolor muito provavelmente não nos lembrariamos de seus melhores jogadores porque nem campeões eles teriam sido.
Sei que muitos dos que apoiam o Osório irão discordar mas sei que lá no fundo da alma eles concordarão comigo , só não irão admitir , mas não tem problema , não faço questão.
Desafio qualquer um a me mostrar um time campeão sem que ninguém conheça sua equipe titular.
Nacional – Colombia ( 6 titulos em tres anos – Nunca repetiu time).
Estarei lá na vermelha! 😀
Wilson Boné tá por aí?
Meu amigo, noutro dia li q vc estaciona a uma certa distancia e vai a pé, evitando assim os extors…. digo, flanelinhas… onde é exatamente? tem espaço pra moto? 😀
http://esporteinterativo.com.br/futebol-brasileiro/empresario-de-fabio-nega-negociacoes-nao-tem-nada-de-sao-paulo-e-palmeiras/
Que não passe de especulação mesmo!
Discordo em vários pontos, o que é normal pois opiniões são bem subjetivas. Porém, falar que o Ceni sempre elogiou os técnicos é algo errado. Ele sempre ficava quieto, não criticava e nem elogiava, até mesmo o Muricy ele sempre foi comedido nos comentários, começou a elogiar um pouco mais em 2013. Quem ele exaltava bastante era Autuori e agora o Osório.
O Ney Franco ele falou mal pois foi “cutucado” numa entrevista infeliz do Ney após ter saído do SP onde ele disse que a autoridade do Ceni fazia mal ao grupo, aí ele soltou o verbo. E quem leu o livro do Ceni, senão me engano escrito pelo Plihal, ele deixa uma crítica ao técnico de 2004 sem falar o nome que “pilhava” até demais os jogadores, passando do ponto ideal, e esse cara era o Cuca.
Ah, outro porém: muitos técnicos europeus mudam SIM 4,5, 6 jogadores por jogo, porém sabemos os 11 mais ou menos de cor pois acompanhamos mais a Champions League onde são menos poupados, e outra: um clube grande na Europa joga cerca de 50 partidas no ano, na Inglaterra um pouco mais, enquanto no Brasil se joga cerca de 70 partidas no ano, então o rodízio teria que ser maior. Quando estivermos em Outubro, Novembro, tenho certeza que não haverá quase nada de lesões e o time vai estar bem fisicamente, ao contrario do ano passada que o nosso time terminava cada jogo na reta final morto de cansaço pois SEMPRE era o mesmo time
Leia a ‘biografia’ que ele e o plihal lançaram em 2010. Só elogios…
Com o time bom ou não, o São Paulo de Telê teve mais vitórias que o time da Parmalat.
Moribe
Leio sua coluna toda a semana e na média concordo com pouco mais de 2,014% de sua opinião, mas a respeito.
Claramente nossa maior divergência é em relação à nova filosofia implantada pelo Osório, os novos conceitos que ele tenta assimilar na mente de nossos mal acostumados jogadores.
Pra falar a verdade também discordo de algumas decisões e alguns posicionamentos do treinador, mas procuro entender e ter paciência com o seu trabalho.
Até porque o que mais me agrada e que eu não via há muito tempo por aqui é o SPFC com um time ofensivo, agressivo, corajoso (que ainda erra muito é verdade), mas que busca o gol a todo momento, sem medo de perder…
Claro que eu gosto de ganhar, quero muito ser campeão novamente, mas o futebol não pode se resumir ao resultado final.
Principalmente porque somente um único time será campeão no final do ano. Os outros 19 serão derrotados? Acredito que não…
Entendo que a forma como você se refere ao treinador há um certo “agouro” com relação ao seu trabalho… E isso só inflamará mais ainda os ânimos dos torcedores e pressionará os nossos despreparados diretores, ocasionando a 4ª troca de técnico só nesta temporada.
Vamos apoiar, incentivar e dar um voto de confiança!
Tudo bem concordo em parte que você escreveu mas porque você não menciona a idolatria que muitos tinha pelo Muricy, que se analisarmos friamente é um técnico fraco, é que ninguém gosta de comentar isso, totalmente ultrapassado, ganhou os campeonatos, sim, mas com uma jogada, depois que descobriram como anular o time, o São Paulo não jogava nada com ele, tem muitos torcedores que colocavam e colocam o Sr. Muricy acima do Tricolor, isso ninguém fala.
O “rodízio” que o Osório propõe é o de ninguém ficar parado, dando oportunidade para aquele cara que só entrava quando alguém era assassinado.
Antigamente se colocaria uns 5 reservas para um jogo deste tipo – o famoso “mistão”. Ou seja, “rodízio” sempre existiu. A imprensa aumentou e o torcedor (desatento) comprou isso como uma revolução.
Agora fica a pergunta: quantos laterais direitos temos? Quantos zagueiros? E centroavantes? Até que ponto é culpa da improvisação ou do suposto e recém-descoberto “rodízio”?