Marginalização dos clubes menores, com extinção consequente, e elitização dos clubes maiores. Esse é o futuro do futebol brasileiro com a diferença de cotas televisivas que a Globo distribuirá aos clubes de 2016 a 2018. Vamos aos valores:
Em vez de estarmos discutindo a transição para modelos coletivos de negociação como os dos campeonatos europeus, estamos indo na contra mão. Até na Espanha notou-se o absurdo que estava sendo praticado e o governo acabou com a farra através de lei promulgada.
A Globo, motivada por interesses escuros, fará a distribuição das cotas injustamente, com desequilíbrio maior. A diferença de audiência entre os clubes praticamente inexiste quando as médias totais são tomadas. Portanto, os clubes prejudicados precisam se mobilizar por maior lisura e equilíbrio. Ou: romper com o sistema.
Cartolas omissos assinam acordos lesivos e depois reclamam hipocritamente na mídia. Estão agindo a curto prazo, criando uma tragédia a médio prazo. O equívoco causará um apartheid trágico no futebol brasileiro. O Brasil nunca mais vencerá uma Copa do Mundo, a manter como está caminhando.
Privilegiar dois clubes ou mais em detrimento dos demais, por comodidade espanholizadora da emissora detentora dos direitos de transmissão, é falir o futebol verde e amarelo. Com menores verbas, os clubes menores terão times cada vez piores e os jogos perderão apelo.
O espectador e telespectador de futebol, inteligentes, cobram por espetáculos cada vez melhores e competitivos conforme os preços sobem. O interesse por competições dos mais variados esportes reside no equilíbrio. Sem oponente forte em qualquer modalidade, o esporte é assassinado na essência.
Igualdade é o segredo. O interesse pelo campeonato espanhol, por exemplo, vem caindo ano a ano. Quando o telespectador não é torcedor do time A, onde está a graça em saber que esse time A vai enfrentar outro já sabendo que vai golear o adversário com enorme facilidade, em todos os jogos? O apelo desparece.
O fundamento do futebol brasileiro sempre residiu na força dos pequenos clubes, com boas equipes, que alimentavam os grandes com excelentes jogadores revelados. Com clubes fracos, e não revelando jogadores, o resultado será campeonatos inchados de atletas estrangeiros contratados nos vizinhos.
As cotas de TV devem ser igualitárias para equilibrar as competições e torná-las atrativas. O equilíbrio de forças no futebol significa mais gente no estádio e mais gente na tevê acompanhando se o seu time será campeão. A elitização dos grandes com marginalização dos pequenos será fatal para o esporte mais democrático.
Wender Peixoto
Oi
Dia, bao?
Dia bao ou diabão!?…
Dia bão
Bom dia
Hoje é sábado,Vc não dorme?
Globolixo
Um verdadeiro aterro!
E não entendo como os dois clubes do grupo 1 tem muitas dividas, ganham mais dinheiro da globo, da caixa, dizem que tem as maiores torcidas, boa bilheteria…
Bom dia galera,
Excelente coluna!
Alguém ainda tem dúvida de quem é a culpa do futebol brasileiro ter caído de rendimento? A parceria CBF e Globo acabaram com o futebol brasileiro infelizmente.
Acho pouco provável alguma mudança a curto e médio prazo em nosso futebol. Se não fosse a paixão pelo Tricolor já teria largado mão do futebol brasileiro.
A Globo se vale da dependência financeira dos clubes para impor a espanholização do futebol. É aquela velha história, ruim com ele, pior sem ele. Nenhum clube hoje em dia tem autonomia financeira para recusar essa cota, a dependência é tão grande que tem clubes, como nosso, que chega à adiantar o recebimento. A solução imediata para os clubes prejudicados é a união para tentar negociar com a toda poderosa, mas o pior é que, sem hipocrisia, ninguém quer uma divisão justa, todo mundo quer um pouco mais.
Wender,
Muito bom encontrá-lo por aqui!
Excelente post!
#spfcjuntossomosmaisfortes
Ai Ai…..
vou eu apanhar de novo aqui
Globo obrigou alguem a assinar esse acordo??
Simples, os outros q nao entrem em campo contra curica e fla….que facam um campeonato soh entre os 2……quero ver
A Globo obrigou, sim, porque já havia adiantado cotas, ou ameaçou só adiantá-las se os clubes assinassem. Quebrados, os dirigentes aceitaram. Obviamente, também tiraram um por fora.
Essa emissora é tudo, menos inocente. Na verdade, não tenho dúvidas de que ela é o grande mal de nosso país. A falência de nosso futebol passa necessariamente pela ingerência dessa empresa nociva.
https://twitter.com/RICARDOLEITE01/status/629764648359886848
Era so os outros clubes se unirem e fazer um boicote,como não o fazem deve haver alguma truta,como tudo neste pais medíocre,Como disse o japoneis: se não fosse a paixão pelo tricolor eu já estaria fora desta nojeira que se chama futebol brasileiro a muito tempo.
Times como cruzeiro ( atual bi campeão brasileiro) , gremio, inter e atletico MG ganharem 110 milhões a menos que as galinhas é um crime ….
Acabaram com o clube dos 13 e abriram a porta pra esse tipo de situação.. só a união salva os clubes contra esta desigualdade tão grande
Parabéns ao cara de areia mijada (bandido), mas acho que a hora dele vai chegar na Lava jato ! Aquele estadio vai dar o que falar ainda aguardem
Gozação o SPFC ganhar (só) 10% a mais que Vasquinho e Palmerinhas. Também com essa história de antecipação de cotas essa diretoria foi amordaçada por algum tempo. Que saudades do MPG.
A TV está acabando! Aos poucos a internet mata o interesse das pessoas por este produto. Não só isso, mas as crianças de hoje tem mais identificação com clubes grandes da Europa do que do Brasil em alguns locais.
Meu ponto é que chorar e reclamar disso não ajudará. O São Paulo precisa se organizar, se profissionalizar, se beneficiar das redes sociais e de outros mercados, mas acima de tudo, ganhar e revelar craques e um futebol vistoso pra atrair pessoas, crianças, gente desinteressada e obter lucro.
Infelizmente o único jeito de não estar preso a globo é ter outras áreas para explorar. E, com a diretoria do jeito que está agora, não vejo capacidade pra pensar fora da caixa e crescer para outros lados.
Concordo…
E acho que também quem tem o papel fundamental somos nós torcedores…
Fundamental um pai ensinar o filho a ser Sao paulino, assistir um jogo pela TV ou pelo estádio com o filho, com a filha… Isso é tão importante quanto.
Virei São Paulino fanatico graças ao meu pai, que me levou ao morumbi, e quando não tinha oportunidade, porque não tínhamos condições financeiras quando eu era criança, fazia questão de assistir os jogos comigo na TV e me contar as histórias de nossos antigos idolos.
Bom dia!
Complicado essa partilha, tem que haver diferenças nas cotas mas nada tão desigual e distante uma da outra, tem que ser valores próximos pra equilibrar e melhorar o espetáculo, e não ofuscar a presença te todos os outros!
Rompe com a globo e CBF, e negocia com quem queira comprar em forma de leilão com um valor mínimo de lance, deu o valor do lance transmite o campeonato , porém, sendo a emissora de maior lance a detentora do direito de escolha de UM jogo da rodada que as outras não possam passar.
É impensável uma diferença de 60 mi… E tão poucos no grupo. Tem que ser 100,95,90,85…….
e bastante gente no grupo!
Matéria didática, para entender a situação das finanças….
http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-esporte-sp/v/antes-modelo-de-gestao-por-que-o-sao-paulo-deve-hoje-mais-de-r-100-milhoes/4376498/
Triste pela atual situação do clube
Mas fico feliz por saber que o clube tem tratado o tema com transparência e se mexe para melhorar a situação.
O Casares ficar falando e soltando regras é brincadeira…
Foi diretor do JJ, o presidente que detonou o clube, sempre omisso e submisso e agora canta de galo. Galinho…
Em 2012 o SP pagou um Ganso inteiro de juros: R$ 24 milhões. Fiz até um post específico sobre isso.
Há muita lenda sobre os direitos de transmissão e sobre o C13 e já escrevi muito sobre isso.
A Globo não detonou o C13.
Ele sempre foi rachado e sempre teve o SP e o Flamengo de um lado e do outro o Eurico e o Contursi, que vez ou outra contavam com o apoio do Dualib.
Os demais giravam em torno desses dois grupos.
JJ matou a aliança com o Flamengo ao não entregar a maldita taça de bolinhas ao dono legítimo, o Flamengo.
E “deu” o Flamengo para o Sanches.
Sanches, depois de eleito, não se juntou a grupo nenhum e ficou esperando. Ele sempre quis, desde 2007, que o Corinthians negociasse isoladamente ou que o C13 aumentasse a cota do seu clube.
Quando o C13 peitou a Globo com exigências absurdas, simplesmente decretou a morte da entidade.
E isso foi feito por Gil Guerreiro, certamente com incentivos de Casares, que é diretor da Record.
Record que nunca – nunca – apresentou uma proposta formal pela compra dos direitos.
Quando o C13 radicalizou bobamente, achando que conseguiria mais dinheiro, a Globo partiu para a negociação individual.
Direito dela e de qualquer empresa. Ninguém foi obrigado a negociar.
Ninguém foi obrigado a manter a união que nunca existiu.
Direitos de transmissão são decididos pelos clubes, nunca pelas emissoras.
Se os clubes negociam em frente única é uma coisa.
Se o fazem isoladamente é outra.
Nos dois casos são eles que decidem o que e como fazer.
É assim na Premier League, muito citada, muito badalada, pouco conhecida.
Quanto mais tempo perdurar esse tipo de lenda, maior será sua duração, porque todos jogam e jogarão as culpas na Globo ou no Pai Noel ou no Coelhinho da Páscoa e nunca sobre os reais responsáveis: os dirigentes.
O legítimo dono da Taça das bolinhas é o tricolor. O verdadeiro campeão de 87 foi o sport que disputou o campeonato Brasileiro. O clubles deveriam hoje se unir e fazer uma liga independente como foi em 87, na qual só “os Grandes ” participaram. E deixa o Brasileiro so flamerda e galinhas , quero ver , fica de maio a dezembro só os dois no campeonato , um jogando contra o outro .