A difícil arte de não acreditar em boatos

cabeça blog

E aí, pessoal, tudo certo?

Mais uma semana, e há pouco o que se falar de futebol. Sim, pouco.

Estamos em um período de transição, pipocam notícias, boatos e fatos sobre o tricolor que devem ser filtrados por uma ótica otimista pelo torcedor.

Sim, otimista, porque se não temos títulos e as notícias que pipocam por aí trazem um cenário de novo apocalipse, temos que pensar que muita gente trabalha contra o clube e adora usar a frase “o time mais organizado do Brasil” no sentido jocoso.

Temos sim problemas, todos os clubes têm. Não temos um patrocínio máster que ajude a saldar dívidas. Mesmo os clubes que o tem, também tem dívidas.

Temos um excelente treinador que faz treinos táticos, que entende de futebol. Isso, a maioria não tem. Ainda resta alguma dúvida que por acaso a boataria tenha colocado em sua cabeça por conta do grande treinador que temos?

http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/futebol-de-base/2015/8/5/osorio-promove-integracao-entre-profissional-e-base/

Temos um presidente polêmico, um ex-presidente mais polêmico ainda, que não quer “largar o osso”, um gerente de futebol que atrai pouca simpatia, um empresário famoso que ultimamente vem dominando os holofotes do clube e um Coordenador Técnico de base e um CEO que já estão cercados de boatos de fritura.

Temos também um conselho preocupado em voltar a termos um trabalho silencioso de bastidores, jogadores que vem de contratos antigos e salários que oneram demais o clube saindo, torcedores que se preocupam com o clube, indo ao estádio, apoiando o clube, sendo ST ou com trabalho de divulgação de notícias verídicas sem receber nada em troca, como todos aqui do blog.

Enfim, vamos pensar positivamente e filtrar boatos, que no frigir dos ovos, são apenas boatos.

SÓCIO TORCEDOR

st_crop_galeria

E passamos o Cruzeiro no ranking do site futebol melhor.

Mais importante do que número de STs, é necessário que tenhamos fidelização dos membros, e, nisso, as sugestões levantadas aqui pelo blog, podem ajudar, e muito.

Enfim, o novo ST é apenas o início de um trabalho voltado ao torcedor, vamos aguardar que novas ações sejam feitas em benefício ao torcedor que além de ajudar o clube com mensalidade, ainda aproveita o clube de vantagens para trocar por experiências tricolores.

E, como início de um trabalho voltado para isso, essa semana o clube de vantagens lançou uma promoção relâmpago:

ST

Por 300 moedas tricolores, você pode resgatar a experiência de assistir o jogo contra o Corinthians, confortavelmente no Lounge Under Armour, com direito a um acompanhante.

Não é sorteio, é resgate garantido. Não dá pra perder!

Acesse: http://saopaulo.clubedevantagem.com/

E corra, porque a quantidade de torcedores será limitada, até porque não cabe todo mundo lá…
Facebook do programa ST: https://www.facebook.com/sociotorcedor

E se você quer ter um dia inesquecível no Morumbi, antes do jogo contra o Corinthians:

match day

Link para você saber as regras da promoção: https://www.facebook.com/sociotorcedor/photos/np.1438870617342635.655266368/10153438753074651/?type=1¬if_t=notify_me_page

E, além de tudo isso, ainda tem o concurso para assistir o jogo no camarote tricolor!

25 pessoas serão sorteadas para assistir o jogo num confortável camarote:

https://www.facebook.com/sociotorcedor/photos/np.1438872305604290.655266368/10153438815544651/?type=1¬if_t=notify_me_page

Mas corra, as inscrições vão até o fim do dia de hoje!

Facebook do programa ST: https://www.facebook.com/sociotorcedor

Twitter do programa ST: https://twitter.com/ST_SPFC

Youtube: https://www.youtube.com/user/SocioTorcedor1999

Instagram: https://instagram.com/st_spfc/

Telefone: 0800-0929305

FUTSAL

Liga Nacional

Essa semana tivemos mais um jogo, e, infelizmente mais uma derrota. Estamos com apenas um ponto, a 5 pontos da zona de classificação, faltando 7 rodadas para o fim da segunda fase.

Nessa segunda, dia 10/08, às 20h15 o tricolor vai à São José dos Campos pegar o time da casa, o São José, pela 6ª rodada, encerrando o primeiro turno da segunda fase da competição.

Após esse jogo, o tricolor terá um recesso até dia 07/09, quando voltará às quadras contra o mesmo São José.

Vamos torcer para que a equipe do Vale do Paraíba seja a vítima das primeiras vitórias do tricolor na segunda fase da competição.

E a partir de 11/09/2015, terá início mais uma edição da Copa Paulista. Semana que vem falaremos do sorteio das chaves e do álbum de figurinhas virtual que a Federação Paulista de Futsal lançará.

FUTEBOL 7

Campeonato Paulista:

Nessa semana, não temos jogos válidos pelo campeonato.

Campeonato Paulista Interclubes:

Nessa semana, não temos jogos válidos pelo campeonato.

Superliga Brasileira de Futebol 7

Ainda não há previsão para a disputa dos jogos pelo grupo do tricolor, que foi suspenso devido ao estado de calamidade pública decretado pela cidade sede de Esteio – RS.

Update: A equipe do São Paulo já está no Sul para a disputa da superliga, para os jogos de seu grupo, que acontecem de hoje até domingo. Um agradecimento especial ao rafaeljplima que colaborou demais com a info!!!

FUTEBOL FEMININO

Surpreendentemente, a equipe do tricolor sofreu a primeira derrota da competição.

O tricolor começou bem, com bela jogada, ainda no primeiro tempo, para um chute colocado da argentina Soledad James.

Os gols da equipe adversária foram em uma falha da defesa que deixou três atacantes da equipe do interior livres dentro da área e o segundo numa falta não marcada para o tricolor pelo árbitro Rafael de Araújo Pereira que estava todo no ataque, buscando a vitória, que acabou resultando num contra ataque fulminante, colocando números finais a partida.

Quer ver os gols? A gente te ajuda:

E apoie as nossas meninas no jogo de volta. O tricolor se classifica com uma vitória por qualquer placar. Não deixe de comparecer!

O jogo será neste domingo, dia 09/08, às 15h, na arena Barueri.

VÔLEI MASCULINO

E hoje tem a estreia da primeira competição oficial da Federação Paulista de Vôlei.

O jogo será às 20h, no ginásio Abaeté, em Taubaté (Endereço: Av. Ricciotti Paolicchi, s/n – Bonfim – Taubaté).

A Copa São Paulo de Vôlei Masculino conta com 06 equipes:

CLIMED/ATIBAIA

FUNVIC TAUBATÉ/SPFC

SÃO BERNARDO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

SESI – SAO PAULO

VÔLEI BRASIL KIRIN (de Campinas)

Enquanto as equipes do SESI e do Vôlei Brasil Kirin entram na competição apenas na semifinal, por serem respectivamente campeã e vice do torneio em 2014, o Funvic Taubaté/SPFC pega o Atibaia, em jogo único.

Vencendo, a equipe de vôlei do tricolor se classifica direto para as semifinais do torneio, pegando a equipe do SESI. A outra semi já foi definida, e será entre Vôlei Brasil Kirin e São José.

Caso vença sua partida, o jogo será dia 11/08, às 18h no SESI da Vila Leopoldina.

Vale lembrar que a equipe conta com 07 desfalques importantes: O Central Otávio, os pontas Lipe e Lucarelli, o central Riad e o levantador Rapha, que estão servindo a Seleção Brasileira, além do Central Isbel Mesa, que ainda cumpre suspensão até a metade de 2016 por se desvincular da seleção cubana.

ESSE ERA PROMESSA…

E para quem sentiu falta desta seção da coluna, retornamos essa semana.

E retornamos com uma polêmica. Polêmica, pois a promessa de hoje talvez não tenha nada mais a provar em sua carreira. Talvez.

Alessandro Rosa Vieira, paulista, considerado Rei do Futsal, campeão paulista e da Libertadores 2005 pelo São Paulo Futebol Clube.

Assim foi anunciado: “Falcão, o melhor do mundo nas quadras, será o melhor do mundo no campo.”

download

A forma como Falcão foi parar no São Paulo não pode ser mais inusitada: Seu irmão foi instalar um ar condicionado na casa do presidente Marcelo Portugal Gouveia. Neste dia, numa conversa informal, surgiu o convite que foi posteriormente aceito pelo jogador.

As opiniões sobre a passagem do jogador pelo São Paulo não são conclusivas, pois a grande maioria da torcida acredita que ele foi sabotado pelo treinador Leão, que tempos depois de sua passagem pelo tricolor, perguntado sobre Falcão, disse o seguinte:

“Quando ele chegou (no CT) eu até o cumprimentei. Depois o presidente falou que ia contratar ele por marketing. E eu falei: esse marketing vai dar problema. E deu. Quem fica como o ruim? Quem não escala. Não dá, ele queria dar bicicleta fora da área”.

Já uma parte da torcida, dá razão ao treinador em não escalá-lo, tendo em vista que se tratava de sua quarta passagem pelo futebol, sem sucesso.

Falcão iniciou nos juniores do Corinthians, nunca tendo disputado nenhuma partida pelo profissional. Em 2001, chegou ao Palmeiras trazido por ninguém menos que Ademir da Guia, mas fez apenas dois coletivos e não foi integrado ao elenco principal.

Em 2002 se aventurou no futebol pela Portuguesa (teve uma lesão muscular em sua passagem, além de alegar boicote do treinador da Lusa à época, Edu Marangon), também sem sucesso.

Mas, falemos do tricolor. Com apenas três treinamentos, o jogador foi integrado ao elenco principal e em 20 de janeiro de 2005, aos 37 do segundo tempo, entrava em campo a maior promessa do futebol do tricolor: Falcão.

Pouco tempo em campo, arriscou alguns dribles e encheu de esperança o torcedor tricolor. E, de esperança viveu cada torcedor que esperava que o sucesso das quadras se repetisse no campo.

E o que deu errado?

Há alguns senões na história que nunca teremos como saber como seria o curso da mesma se esses eventos não tivessem impedido, assim como o soldado que não matou Hitler na primeira guerra.

Da mesma forma, Leão não prometia sequencia de jogos ao salonista, então, nunca saberemos se Falcão seria craque ou apenas uma promessa.

Em sua trajetória pelo tricolor, ao todo cinco meses, Falcão jogou 6 partidas pelo Paulista de 2005 e 1 partida pela Libertadores de 2005, e, com ele em campo, o tricolor não perdeu nenhum jogo. Era considerado pelo técnico Leão o substituto do atacante Diego Tardelli, que era considerado, até então, a eterna promessa da equipe.

Apesar de todos esses fatores, confira os jogos que o jogador fez pelo São Paulo:

Campeonato Paulista

20/01/2005 – Estreia contra o Ituano, Falcão jogou 8 minutos, deu um lançamento do meio da área, deixando Grafite na cara do gol e arriscou um chute forte, onde o goleiro André Luiz evitou o que seria o primeiro gol em campo do craque do futsal.

23/01/2005 – Segundo jogo, contra o América de Rio Preto, entrou no fim do segundo tempo e arriscou um lance que ficou marcado na memória do técnico Leão: uma bicicleta de fora da área, que passou longe do gol.

27/01/2005 – Terceiro jogo, contra a Inter de Limeira, novamente entrou no fim do segundo tempo, mas tempo suficiente para dois chapéus na mesma jogada e no mesmo zagueiro, perto do meio campo.

26/03/2005 – Quarto jogo, contra o Santo André, novamente sua entrada se deu no fim do segundo tempo, mas errou tudo o que tentou, chapéu, drible, gol cara a cara com o goleiro

09/04/2005 – Quinto jogo, o jogo das faixas contra a Ponte Preta, e, segundo a lenda, Leão pediu para que ele não tentasse nada no campo, que ele deveria entrar e cavar faltas próximo da entrada da área, para que Rogério tentasse o gol.

17/04/2005 – Sexto jogo, já com o título assegurado, Falcão finalmente foi titular. Talvez já com a decisão tomada de voltar para as quadras, teve uma atuação discreta e foi substituído no segundo tempo por Vélber.

falcao

Taça Libertadores de América

09/03/2005 – Jogou os últimos 16 minutos contra a equipe da Universidad de Chile, uma atuação bem discreta.

No dia 18/04/2005, quase que simultaneamente, Falcão e Leão se desligaram do tricolor.

Como está hoje

Falcão saiu dos gramados para nunca mais se aventurar no campo (apenas em alguns amistosos, esses jogos beneficentes que sempre ocorrem) e sua volta às quadras foi triunfal, ganhando quase tudo o que disputou por clubes e seleção brasileira e sendo sempre o grande destaque de suas equipes.

Atualmente, joga pela equipe do Brasil Kirin no futsal e pelo Vasco no Futebol 7 (ou society).

Para quem lamenta sua passagem pelo tricolor, o que fica para a história é que o jogador fez parte do elenco Campeão Paulista de 2005, Libertadores 2005.

E, para quem pergunta, porque o jogador não foi para o futsal do tricolor então, saiba que Falcão já jogou pelo São Paulo nas quadras e foi campeão mundial de futsal pelo tricolor, em 2000.

Curiosidade:

Falcão não foi o único melhor jogador das quadras que foi contratado pelo tricolor.

Em 1964, o São Paulo contratou Efraim (ou Ephraim), que veio numa época de seca de títulos, e foi declaradamente contratado como ação de marketing pela diretoria tricolor.

efraim

Crédito da imagem: Ricardo Campos – Blog Soberano

Sua passagem foi mais longa (do segundo semestre de 64 até o início de 68), mas foi tão frustrante quanto à de Falcão.

Mais da metade de seu contrato, o jogador passou emprestado para as equipes do Francana (de Franca-SP), disputando a segunda divisão Paulista e do Perdigão (da cidade de Videira- SC), disputando a Taça Brasil com o time recém-campeão catarinense, também sem nenhum destaque por essas equipes.

Assim como Falcão, saiu sem nenhum gol pela equipe tricolor.

elenco

Da esquerda para a direita: Nilton Rodarte, Tenente, De Sordi, Nenê, Efraim e Raul Plassmann

Crédito da imagem: Ricardo Campos – Blog Soberano

Dúvidas, sugestões e contato: futsaltricolor@gmail.com

Por: Cleiton de Farias

99 comentários

  1. Muito boa coluna, Cleiton…

    Quanto as críticas que o pessoal está fazendo a diretoria do clube referente ao “fatiamento” dos jogadores da base, é preciso entender que os clubes ficam com parte dos jogadores por conta dos acordos a que são obrigados a fazer, caso contrário eles batem asas e deixam o clube a ver navios…

    O Bosch foi um pouco diferente e o SPFC só trouxe o jogador que já despontava como futuro craque e o negócio só saiu porque o SPFC deixou parte dos seus direitos ao próprio jogador e outra parte ao clube que o vendeu, caso contrário não teria saído negócio e ele estaria em outro clube que aceitasse essa condição. E só comprou os 50% que hoje lhe pertence.

    O mesmo se diz de jogador da base, pois quando eles estão estourando o término do seu contrato com o clube, é a mesma coisa, ou o clube aceita dar uma parte ao próprio jogador, ou empresário, ou ele não assina e pode ir para outro clube…

    Não adianta culpar clube A, B ou C pois as leis dão essa condição aos jovens que se formam no próprio clube.

    • E Outra que não podemos ser egoístas também.

      Se não ficar com nenhuma porcentagem esses times do interior quebram todos, assim como o Guarani quebrou.

      E a quebra desses clubes é péssima para o futebol.
      Gera monopólio dos grandes, minimiza a quantidade de revelações, etc…

      • É,mas a questão nem é esta de sermos ou não egoístas, pois nesse ramo quem pode mais, chora menos, afinal envolve dinheiro… a questão é de mercado mesmo. Aqui falam em fazer negócios como se do outro lado estivessem apenas juvenis, amadores, tolos, que não sabem negociar…

  2. Coluna do Cleiton sensacional como sempre.

    Ponto de Vista firme, seguro e fundamentado.
    Notícias sempre atualizadas.

    Muito bom.

  3. Eu descobri realmente que o JJ estava com problemas mentais, quando começou a tratar o Ademilson como craque… ali vi que a vaca tinha ido pro brejo.

  4. Parabéns à diretoria do Internacional, que demitiu um técnico de capacidade, mais barato que os ‘supra-sumo’ brasileiros, que via as especulações de venda e não reclamava, que em 7 meses de trabalho conquistou um estadual e uma semi de libertadores. Agora vão atrás de Muricy ou Abel (que não servia até fim do ano passado) com seus chororôs característicos e esperarão que as coisas mudem!
    Que o Aidar não siga o ‘exemplo’ e desfaça o maior acerto da sua gestão até aqui.

  5. Minha filha tem 5 meses… já comprei a camisa do SPFC para ela, e não irei forçá-la a gostar de futebol… mas se ela decidir torcer para porcas ou frangas, explicarei os contras de torcer para essas porcarias rs

  6. Da minha parte depois da coluna de segunda , que é a principal ! A coluna do Cleiton é a mais aguardada. Muito boa e fundamentada eu falo isso sempre aqui… pra jogar o SP pra baixo tem um monteeeee por aí.
    Torcedor tem que cobrar ?? claro !! Mas acima de tudo tem que torcer e apoiar !!

    Abraço

  7. Boa tarde!!

    Boa Coluna!!

    Já escrevi isso aqui no Blog. Tá na hora do SPFC vender essa vaga no Futsal. O time é horroroso, o trabalho é péssimo.

    É a camisa e tradição do clube que está em jogo, não a tradição no Futsal, mas a tradição do clube no geral.

    Se não tem competência pra fazer um bom trabalho, que se venda a vaga do SPFC para outra equipe.

    Consegui acompanhar o Futsal do SPFC, não de forma tão profunda como o colunista, porém pelo pouco que vi foram trabalhos horrorosos, o time trocou de cidade, de administração, já trocou elenco, e a camisa do clube é usada e se torna “PANO DE CHÃO”, já que o pouco que consegui acompanhar as partidas pelo Sportv o SPFC perdeu 90% dos jogos que assisti.

    O clube mal consegue gerenciar o futebol profissional e fica entrando nessas presepadas de Futsal, Futebol de 7, Futebol Feminino, Vôlei entre outras modalidades.

    Não possuo preconceito com as modalidades em si, já joguei muito Futsal, inclusive fazendo parte de competições oficiais, o ponto chave aqui é o SPFC que mal está gerindo o futebol profissional do clube, que passa por uma série de reestruturações, que são feitas pela falta de organização do clube e irresponsabilidade administrativa e financeira, principalmente, após a era Juvenal.

    É preciso que o clube seja mais humilde e fique somente no Futebol Profissional, e ai quando conseguir colocar o clube em ordem e organizado, que vá se preparar e se organizar para alçar novos vôos.

    CUTUCADA MICHEL BASTOS:

    E o Antoinio Carlos Zago deu uma cutucada no Michel Bastos. Claro que o Antonio Carlos nesta longe de ser um Santo!! Porém….

    “Outro dia achei muito estranho o Michel Bastos ser substituído e sair reclamando. Quando ele estava na Roma, ele nunca discutiu com ninguém. Então eles pensam que voltam ao Brasil e podem voltar com os erros de antigamente.”

    Antônio Carlos Zago, Sobre jogador que reclama ao ser substituído

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/08/07/tecnico-brasileiro-nao-vinga-la-fora-porque-nao-sabe-tatica-critica-zago.htm

    • Diegão, é complicado. A dúvida é muito grande entre vender a vaga e manter um time para a disputa de competições em nível mediano.

      O que o SP está tentando fazer é gerar interesse da torcida, para atrair parceiros de peso, como o Corinthians tem (UNIP), e ai disputar competições em alto nível.

      Apesar de ser caro, o tricolor busca um futsal auto-sustentável… e está vagarosamente evoluindo…

      quem sabe a gente num comemore um titulo nos proximos anos….

      • Sua coluna é excelente e acredito que o debate seja salutar!!

        Em tempos difíceis, o negócio é simplificar, pode até ser que num futuro próximo o clube venha conseguir se reestruturar a ponto de conseguir ser competitivo.

        O futebol Profissional, que é o carro chefe do clube e, que nos últimos 8 anos foram decepcionantes, no que diz respeito a competitividade, passa por reestruturação, e até pelo que o próprio blog divulga a situação ainda é critica, e estamos nos desfazendo de uma série de jogadores para sanar dividas gigantescas.

        O problema é o fato do clube mal conseguir gerir o futebol profissional, estamos tentando sair do vermelho, o clube mostrou com todo esse problema de divida financeira, que vinha sendo mal administrado.

        Não é montando times só pra fazer numero que vamos, atrair o torcedor. A torcida aliás tem sido bombardeada de noticias ruins via imprensa, ajudada pela turma que perdeu regalias no clube.

        Temos um problema político e financeiro no clube, o futebol profissional passa por séria reestruturação.

        Pelos resultados obtidos nos últimos torneios, não vejo necessidade dessa overdose de SPFC em outras modalidades de esporte, o próprio futebol profissional, ainda mal organizado, não consegue ser competitivo por falta de organização, imagina os outros esportes.

        E mais…. Muitos desses times são parcerias com empresas e cidades. O Corinthians conseguiu o apoio da Unip, porém o time de Itaquera tem uma política muito forte de bastidores, isso ajuda muito eles a conseguir nas outras modalidades, formas equipes forte que briguem diretamente pra ser campeão e ai por consequência atrai o interesse da torcida.

        Não vejo o SPFC com capacidade, político, administrativa e, principalmente, de bastidores pra formar equipes competitivas em outras modalidades de esporte, posso até estar errado e, num futuro próximo, a realidade se mostrar diferente do meu ponto de vista, e o SPFC conseguir ser competitivo no futebol profissional como nas outras modalidades de esporte.

        Mas a principio, terceirizar a nossa camisa, como é feito no Futsal aonde já trocou, se me lembro bem 2 ou 3 vezes de cidades parceiras, pelo péssimo desempenho,organização e falta de competitividade, na minha opinião fica com o Futebol profissional, se reestrutura e caso queira futuramente investir em outras modalidades, que se faça um estudo se organize, compre novamente a vaga e monte equipes que entrem com condições de ganhar o campeonato pois a partir daí, virão patrocínios boas parcerias e o interesse do torcedor.

        • Diego, fiz esse levantamento aqui pro blog, faz um tempo, acho que foram mais de 10 cidades de parceria.

          Esse ano o elenco conta com 4 jogadores que já foram de seleção. Infelizmente não deu a liga esperada…

          Vender a vaga, eu, particularmente, acho complicado pra um time da importancia do SP. Mas concordo com você no quesito de ter que haver um esforço para colocar o SP sempre disputando títulos, que é a grandeza do SP.

          Hoje, o SP não pode jogar no Morumbi, pois a quadra não tem o tamanho oficial. Há uma promessa de reforma, volta para o Morumbi e contratações de nível para a disputa, mas há tanta coisa envolvida nisso…

          No mais, pra mim é um prazer escrever sobre o futsal, mas uma profunda tristeza nas derrotas e uma centelha de esperança de dias melhores… assim se resume minha jornada pelo esporte!

          Quem sabe melhore…

          • Claro, sua coluna é muito boa!!

            Se não fosse por vc nem ficaria sabendo a respeito das outras modalidades ao qual o SPFC disputa, legal também a coluna a respeito das “Promessas”.

            Realmente o Falcão foi uma pena não dar certo!!!

            Abs!!

            • Isso aí, Diegão, o legal é sempre colocar as ideias e o mais importante ainda é td mundo ter pensamento diferente, senão não há crescimento nunca na vida.

              Acho muito bom qdo o pessoal gosta, acho muito bom qdo o pessoal tem ideia contrária também, isso gera conversa e crescimento pra gente.

              E vamo que vamo!!!

    • Acho deprimente demais vender a vaga, não imagino o clube deste tamanho fazendo isso também.

      Acho que é o único caminho para honrar a grandeza, ter administração própria e investir em contratações.

      O duro é tirar dinheiro do carro chefe que é o futebol e investir em outro esporte… pouquissimos torcedores seriam a favor

  8. marciotricolor
    7 de agosto de 2015 às 12:04
    Muito boa coluna, Cleiton…

    Quanto as críticas que o pessoal está fazendo a diretoria do clube referente ao “fatiamento” dos jogadores da base, é preciso entender que os clubes ficam com parte dos jogadores por conta dos acordos a que são obrigados a fazer, caso contrário eles batem asas e deixam o clube a ver navios…

    O Bosch foi um pouco diferente e o SPFC só trouxe o jogador que já despontava como futuro craque e o negócio só saiu porque o SPFC deixou parte dos seus direitos ao próprio jogador e outra parte ao clube que o vendeu, caso contrário não teria saído negócio e ele estaria em outro clube que aceitasse essa condição. E só comprou os 50% que hoje lhe pertence.

    O mesmo se diz de jogador da base, pois quando eles estão estourando o término do seu contrato com o clube, é a mesma coisa, ou o clube aceita dar uma parte ao próprio jogador, ou empresário, ou ele não assina e pode ir para outro clube…

    Não adianta culpar clube A, B ou C pois as leis dão essa condição aos jovens que se formam no próprio clube.

    ____________________________________

    Que ocorra o fatiamento, mais de forma mais justa, 50% de um passe de um jogador que o clube vai ter o trabalho de formar e desenvolver é muito pouco.

    • Cabe ao clube a prerrogativa de comprar ou não. O Guarani não nos obrigou a comprar e eram essas as condições para a venda… se o SPFC não compra por essas condições, terá vários outros clubes interessados em comprar. Aí o nosso torcedor vai chamar a diretoria de amadora por não ter feito o negócio.

      Fácil falar, mas bastante difícil de realizar nas condições que queremos, porém nada funciona assim…

      • Não são as condições que queremos, são as condiçoes mais justas, e lógico que o Guarani está no seu papel de vendedor, que é o de obter o maior lucro possível, o SPFC que não exerceu seu papel de comprador, que é o de obter uma negociação mais lucrativa para o time ou justa. E outra, a diretoria não tem que fazer o que mais agrada ao torcedor, e sim o melhor para o clube, até por que percebe – se claramente que a ultima intenção da gestão anterior e a atual do SPFC é agradar o torcedor.

        • Mas em nenhum momento qualquer das diretorias quis agradar torcedor nenhum… ambas trataram os fatos de forma correta, uma viu a oportunidade de comprar e a outra de vender.

          Uma comprou esses 50% por +- 600 mil reais e a outra vendeu por 25 milhões de reais.

          E no caso da “condição mais justa” não se trata de justiça, se trata de negócio, onde o comprador assumiu as condições e sabia que se não aceitasse ele iria para outro clube.

          E não vi injustiça nenhuma, é condição de negócio. O Guarani tinha uma mercadoria excelente em seu poder mas que iria se valorizar muito mais numa vitrine maior.

          Não vejo nada de injustiça para o nosso lado onde ficar com o jogador por 3 anos nos dar um ganho de mais de 24 milhões de reais e o clube verdadeiramente formador e que o descobriu ficar com valores muito menores.

          • ok, respeito a sua opinião, mas considero injusta pelo fato do clube ter arcado com os gastos de formação e desenvolvimento do jogador, até por que o Boschillia não chegou pronto para vestir a camisa de titular do time principal e ir para o jogo.

  9. Patrick Cavalcante Gomes
    7 de agosto de 2015 às 11:48
    Por isso digo cotia igual devaneio do JJ .rs

    Curtir

    RESPONDER
    marciotricolor
    7 de agosto de 2015 às 11:55
    É… vc nessa tecla de Cotia mas até agora não provou os números a que foi desafiado a mostrar…

    Fora que não aceita que o Breno, Lucas, Hernanes e muitos outros vieram de Cotia e deram uma grana enorme para o SPFC… que adianta vc vir a todo o momento cutucar e falar mal de Cotia se vc não tem argumentos para criticar?

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Do outro post

    É quem garante que sem cotia não revelaríamos os mesmo jogadores???

    Eu não cutuco ninguém tenho minha própria opinião….gastamos 27 milhões e revelamos o mesmo tanto de jogadores de santos e fluminense que não gastam isso…..não são falacias são números……só pesquisar na internet ai…..Fora que na minha opinião depois da lei pele os empresários escolhem onde vão jogar os moleques da base…..

    E quanto jogadores o são paulo formou e saíram de graça? vide hebling?

    E minha opinião nada contra quem acha cotia uma maravilha…mais o são paulo sempre revelou jogadores antes do mesmo existir, até mesmo qdo eles treinavam lá em guarapiranga…

    • Você se inspira em números hipotéticos e quando indagado a apresentar, vc diz para pesquisar na internet…

      Fora que Cotia é o sonho de vários clubes, que só não tem um igual por falta de condição financeira.

      Evidente que poderíamos formar jogadores no campinho da esquina, mas quantos jogadores foram para Cotia justamente por causa da estrutura?

      Lucas, que nos rendeu 100 milhões de reais foi um deles… jogador que atuava no rival e foi para o SPFC justamente por causa da estrutura que nós temos por lá.

      Respeito a sua opinião, mas ela está totalmente fora da nossa realidade, quando mais e mais seremos reféns da nossa base.

      As coisas estão ruins atualmente e onde fomos buscar refresco para a nossa combalida situação? Na base… está indo Boschilia e só não foi o R. Caio por causa da sua contusão, o que nos renderia mais ou menos mais 45 milhões.

      Se aplicarmos por ano 25 milhões em Cotia e tivermos sempre os R Caios, Lucões, Boschilias, Hernanes, Brenos, Lucas etc etc etc para vender, fora a construção de um verdadeiro patrimônio, será uma bênção para nós e não o caos que vc insiste em propagar…

      • Caos? Eu só digo QUE OS CUSTOS são elevados….tanto é que no começo do no ano 145 jogadores foram dispensados….quando a concessão do CT da Barra funda acabar e o time profissional passar a treinar tb em cotia, o mesmo será muito importante…..

        • Então ainda bem que nós gastamos bastante para ter uma estrutura para receber os profissionais num futuro próximo, pois não seria gastando 3 ou 5 milhões de reais que teríamos uma estrutura dessas, que os outros times gastam, mas não constroem nada.

          • Sim usamos 50 milhões captados da lei de incentivo ao esporte..mesma coisa os gambás fizeram para construírem o cts deles….

            Agora falar que jogador escolhe o time por estrutura…hoje pai ou empresarios querem dinheiro pode ser o barcelona se qualquer time pagar mais já era, hoje infelizmente e assim….

            O lucas saiu do time ser cor não pela nossa estrutura…..saio pq na época não quiseram pagar escola para ele, a escola onde ele estudava era muito longe…só ler a entrevista do pai dele de 2010……

            • Eu não li a entrevista do pai dele… eu ouvi e vi pela TV (acho que FOX, se não for, é ESPN) a entrevista do próprio jogador dias atrás e ele disse que foi pela estrutura, porque estando em Cotia ele não precisava pegar condução, pois morava longe de onde estava treinando (terrão) e Cotia dava a condição dos alojamentos… inclusive a ajuda de custo nos rivais era maior que a do São Paulo.

              Mas deixa quieto… o tempo dirá… daqui a alguns anos nós vamos ver quem tem razão… ficar nessa de tentar desvalorizar Cotia ou mesmo colocar nela altos custos de forma a desmerecer a potência que estamos construindo, não é comigo…

        • Patrick, talvez a gente tenha tido técnicos que não davam tanta importancia para os juniores, mas o Osorio é diferente.

          Essa semana, ele trouxe o pessoal de Cotia pro Morumbi e deu treinamento tático à eles.

          Acho Cotia importante para oferecer estrutura, afinal, tem muito moleque que a estrutura de família é boa e os pais querem deixar o filho morando em um lugar bacana. Para as famílias que não tem tantas condições então, nem se fala.

          O grande problema,a meu ver, é que se não tivessemos gasto essa grana para fazer Cotia, será que não estaríamos pagando muito mais salário para jogadores bem mais caros e que fazem a mesma função dos que vieram da base que jogam hoje, como o Rodrigo Caio, Lucão, além, é claro, de gastar com jogador pra compor elenco, como Lyanco, Matheus Reis, Auro, Boschilia (até ontem, pelo menos), João Schmidt, João Paulo… isso só pra falar do elenco atual

          • Clayton antes de tudo parabéns pela coluna!

            Meu ponto de vista e somente administrativo….

            Falando de futebol sim, e claro que prefiro um lyanco do que o Paulo miranda vulgo paulo cachaça….rs

            Mais ainda acho que podemos gastar menos com cotia e continuar revelando, igual.

            Inclusive veria a possibilidade de integrar os profissionais lá de vez, CT da barra funda deve custar um bom dinheiro por mês tb, já que não estamos bem de saúde financeira pq não fazer um acordo coma prefeitura devolver esse terreno é irmos para cotia?…lógico hipoteticamente falando, não sei nem se isso é possível…..

            • É bem difícil opinar sobre isso, mas o legal é termos opiniões diferentes, todos no mesmo sentido do amor que temos pelo clube.

              É mais fácil levar o CT da Barra pra Cotia do que abandonar de vez Cotia. Mas acho que qualquer mudança hj, oneraria demais.

              Acho que o que precisa acontecer é o que o Osorio dá mostras, estar com a base.

              Se todo mundo tiver paciencia com o Osorio e der tempo para o trabalho dele, quem sabe também não inovamos e vemos uma grande quantidade de molecada sulamericana boa de bola em Cotia (o CT da discórdia…kkkkk)

    • Cotia é um patrimônio do SPFC, dizer que dá prejuízo, que não serve pra nada, é cair na conversa de Netos, Cosme Rimolis da vida. Ela por si só atrai os garotos (pais) a treinarem no SPFC, o que pode (e deve) ser feito é melhorar ainda mais o aproveitamento dos garotos, dando mais retorno ainda e no futuro a tendencia é que o profissional treine lá também (até onde eu sei, teremos que entregar Barra Funda). Então não vamos cair nessa conversa, que tudo nosso é pior do que o vizinho, porque de fato não é. Exemplo claro disso é o próprio Boschilia, quem garante que ele viria para cá se não tivessemos Cotia? Olha o lucro que ele deu…

  10. O SPFC ficará com quase 25 milhões dos 34 milhões do Boschillia, o que dar aproximadamente quase 75% do total da venda. Parabéns para a diretoria que conseguiu reverter o prejuízo da diretoria anterior que aceitou ficar com apenas 50% do passe de um garoto que não chegou pronto ao clube. Se fosse seguir o contrato o SPFC ficaria apenas com 17 milhões, depois de ter dado casa, comida e roupa lavada ao garoto, eu não acharia isso justo.

  11. Cotia será muito útil ao SPFC num futuro próximo, com a palhaçada que fizeram com o clube, de ter renovado a concessão do terreno do Ct do Palmeiras, por longo período, e não ter ocorrido ação proporcional com relação ao terreno do CT do SPFC, na Barra Funda, acredito que num futuro próximo, o Futebol profissional e da base se concentrará em Cotia, talvez até com uma possível ampliação de Cotia.

  12. Quando o SPFC construiu seu estádio no longínquo MORUMBI, todos diziam que éramos malucos…deu no que deu, durante décadas foi o principal estádio do Estado, nos trouxe muita fonte de renda e está localizado num dos lugares mais valiosos da cidade.

    Outros estão conseguindo somente agora, pelas maneiras que todos aqui conhecem.

    Cotia da mesma forma. O SPFC é maluco, pra que construir aquilo naquele lugar? Hoje Cotia é uma realidade, é modelo para o mundo e daqui a algum tempo, como foi dito acima, será a casa também dos profissionais. A isso dá-se o nome de VISÃO.

    Uma pergunta: Quanto vale o Morumbi hoje?

    Outra pergunta: Quanto vale Cotia hoje?

    Mais uma: Algum clube constrói esses dois patrimônios hoje?

  13. Para não correr risco de me deixar levar pela emoção e cancelar meu ST, por um momento ruim do time ou por raiva de tudo que acontece nos bastidores, fiz um boleto de um ano.

    Infelizmente não moro em SP e não posso aproveitar 100% do que o ST tem a oferecer, como essa promoção do dia dos pais. Mesmo assim digo que o novo programa ficou ótimo, de longe o melhor do país, os responsáveis pela reformulação estão de parabéns, principalmente por terem tomado a iniciativa de ouvir sugestões dos maiores interessados: os torcedores. E claro parabéns pra vc Cleiton e ao pessoal do blog por terem feito essa ponte.

    Falcão infelizmente não deu certo, como ganhamos quase tudo em 2005, não há do que reclamar.

    • Valeu, Armando!

      O ST hoje, na minha opinião, é o melhor do Brasil, mas pode melhorar muito ainda.

      E na relação entre Falcão e Leão, deu Bode…. rs (piadinha infame….)

    • Muito legal sua iniciativa.

      O grande problema quando se fala em SÓCIO TORCEDOR no Brasil, é o efeito emoção da torcida.

      Quando o time está ganhando e brigando por títulos, todo mundo corre fazer o ST, quando o time começa ir mal a galera deixa de pagar as mensalidades.

      Inter-RS, se não me engano, tem o maior numero de ST do Brasil, porém noticias veiculadas na imprensa, não sei se verídicas já que inventam muita coisa, dão conta de que o clube pegou R$50 milhões de reais em empréstimo.

      O possível empréstimo feito pelo Inter-RS, mostra como ainda gestão profissional de futebol aliado a planejamento está em fase embrionária.

      Está na hora da profissionalização do Futebol Brasileiro, com melhor organização e união dos dos clubes, e que se faça planos de reestruturação dos STs com base na fraca economia do País e que a parceria Sócio Torcedor e Clubes se vantajosa para ambos os lados.

  14. Boa tarde.
    Domingo vamos ganha para embora o g4
    Tomara que o Luiz seja decisivo
    Essa era hora do marketing agir.
    Agora estão todos do marketing sorrindo quase 25 milhões que entra no cofre.
    Isso significado um patrocínio máster.
    Falta 4 meses para acaba o ano.
    Isso significa que patrocínio só o ano que vem.

  15. Se fosse o LF de 12/13 anos atrás, seria um grande desfalque; hoje o tal Fabuloso não mete medo em ninguém. Desmotivado, vai empurrar com a barriga esse seu final de contrato. Deveria ter saído.

    • Também acho. Espero queimar a língua no domingo. Pelo menos sabemos que ele não tem medo dos gambá FC
      E o Tiago Mendes, vai fazer uma falta…
      Pelo menos Wesley ta de volta
      Vamos Carlinhos, esse é o seu jogo

  16. Ainda acredito no LF, mesmo porque é seu último contrato e espero que ele se esforce nestes meses que restam para conseguir ” o contrato ” para sua aposentadoria, talvez até mesmo aquele time do México volte a ter interesse ou outra equipe caso ele venha a apresentar um futebol com rendimento que é exigido hoje…

  17. boa tarde galera!!!!
    e ae Claiton, parabens pelo post, muito bom!!
    Voce é de Bauru tambem né?
    e ademais, parabens para todos os colunistas

  18. Luis Fabiano é sempre uma incógnita.

    Se estiver desmotivado mal pega na bola, quando está motivado corre sérios riscos de ser expulso.

    • Bom jogo pra espantar a crise!! Acredito que de pra ganhar o jogo.

      O grande problema do SPFC é quando o time é considerado favorito num clássico, o time entra displicente em jogo.

      Confio mais no SPFC precisando mostrar serviço do que sendo considerado favorito e o time entra com a atitude “na hora que quiser vencemos o jogo”.

      Acredito que o SPFC vai entrar com os pés no chão, concentrado e iremos fazer um excelente jogo.

  19. Ceni

    toloi lucão e Luiz Eduardo

    bruno wesley michel carlinhos
    Ganso Centurion
    luis fabiano

    Lucão fazendo a volancia qdo o time tem a bola….

  20. As colunas do Cleiton são sempre extremamente agradáveis de se ler. Parabéns Cleiton.
    E essa “contusão” do Rodrigo Caio não estava nos planos hein…
    Bom é que mesmo com todos desfalques ainda conseguimos montar um time respeitável, o que derruba defitivamente a tese de desmanche.

  21. Quem detona Cotia, pode ficar tranquilo que a partir de 2022 os profissionais irão para lá!

    Ai acaba o chororô do investimento que o clube fez nesse Mega Empreendimento voltado para o Futebol e o assistencialismo.

    Lá forma-se cidadãos, que mesmo que não venham a se tornar jogadores profissionais aprendem a ler, escrever e tem saúde básica.

    Dão valor a Instituição!

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!