DNA de campeão para um time sem coração…

Vamos falar de campeões, sim, campeões de verdade. Aqueles jogadores que deixam o sangue correr quente em suas veias, e que através de de muito talento ou às vezes muita raça fazem história e marcam seus nomes com a camisa de seus times.

Podemos voltar no tempo, ir até o Santos de Pelé e buscar lá na figura de seu “Gerente” esse DNA. Zito, o meio campo que dava bronca até no Rei do futebol era um jogador dessa rara estirpe de vencedores. Não era craque, mas era um campeão. Capitão indiscutível do maior time do futebol brasileiro e quem sabe até, mundial.

No Palmeiras, nas décadas de 60 e 70 tínhamos a dupla que comandava à Academia: Dudu e Ademir da Guia, o Divino. Uma rara combinação entre raça e a mais pura técnica em dois jogadores que se completavam e às vezes, dentro de campo, confundiam seus adversários como um só.

No Corinthians da Democracia também podemos buscar alguns grandes exemplos, desde o craque das Diretas, o Dr. Sócrates, passando pelo polêmico Casão e chegando na ovelha “negra” daquela irreverente democracia, Emerson Leão, que com muita personalidade e talento se impôs em um terreno totalmente hostil.

Pois bem, chegamos a minha verdadeira paixão, o São Paulo Futebol Clube. Muitos desses que vou citar eu vi jogar em no campo sagrado do Morumbi, outros, conheço através das mais diversas bibliografias sobre a história do tricolor.

Quando falamos em raça no SPFC os nomes de Pablo Fórlan e Chicão não podem faltar nessa lista de jogadores com DNA de campeão, nessa mesma época também tínhamos aquele camisa 10 clássico, admirado até mesmo por Pelé que o considerava um dos 5 maiores jogadores que viu jogar. Pedro Rocha aliava técnica refinada com a já tradicional raça Uruguai.

Já nos anos 80, Dario Pereyra desembarcou no no Morumbi como meio de campo, chegou a vestir o manto número 10, mas foi como quarto-zagueiro que escreveu seu nome na história, ganhando títulos e mais títulos e se tornando um dos maiores jogadores da história do SPFC, coincidência ou não, grande parte desses que citei são uruguaios não!? Não, não é coincidência, mas isso explico mais adiante.

Mais atualmente posso citar aqueles que fizeram parte da minha história, jogadores que honraram a camisa e ganharam muitos títulos, ídolos de verdade que deixavam o sangue dentro das quatro linhas. Jogadores como Pintado, Raí, Valber, Ronaldão, Ricardo Rocha, Leonardo, Cerezzo, Palhinha, Muller, Zetti, Rogerio Ceni, Mineiro, Aloisio, Amoroso, Fabão, Miranda e Lugano.

Taí o “X” da questão e o nome que me motivou a escrever esse texto. Pois bem, vamos lá…

Hoje cedo acordei, domingão e liguei a TV para assistir a Final da Supercopa Inglesa entre Chelsea x Arsenal. Baita clássico, jogo cheio de estrelas. De um lado o Chelsea de Mourinho, multicampeão. Do outro lado os Gunners, de Arsène Wenger, que está por àquelas bandas há mais de inacreditáveis 15 anos.

Do lado do Arsenal, uma baita freguesia do francês Wenger em relação ao portuga “number 1” Mourinho, nunca antes o francês havia conquistado uma vitória. O time vermelho de Londres tem uma desagradável fama de amarelão, um time sem alma, cheio de técnica, mas que deixa a garra no vestiário do suntuoso Emirates Stadium.

Pois bem, na última semana os Gunners contrataram Peter Cech, um dos maiores goleiros do mundo e ex-titular da equipe de Mourinho, um verdadeiro campeão que perdeu a vaga de titular para outro monstro debaixo das traves, o Belga Courtois. E o que quero dizer com isso, vocês irão me perguntar?

É simples, a presença de um campeão faz a diferença em um elenco fraco emocionalmente. E foi justamente isso que aconteceu hoje pela manhã em Wembley. O tabu foi quebrado, o Arsenal venceu, Mourinho não soube perder e Peter Cech mudou a história e também, o perfil do Arsenal de Wenger.

Ponto final…

Voltemos ao São Paulo, ok!?

Na última semana o Diretor de Futebol do Tricolor botou uma pedra em cima do sonho de 90% da torcida ao descartar a volta de Diego Lugano. Sinceramente, um erro. Um suicídio! Com Lugano o SPFC alavancaria ainda mais seu programa se Sócio-Torcedor, a presença de público no Morumbi aumentaria consideravelmente junto com a venda das camisas com o número 5 estampada nas costas.

Mas não, preferiu-se apostar em Tolói, Lucão, Rodrigo Caio e Edson Silva. Lugano foi para o Paraguai, assinou com o Cerro Porteño e mesmo assim, exigiu uma cláusula que o liberasse em caso de proposta do SPFC.

O Tricolor perdeu a chance de ganhar dinheiro e de mudar sua história em 2015, Lugano poderia não jogar todos os jogos. Mas com certeza traria outro espírito para os jogadores do atual elenco, assim como os atacantes adversários passariam a ver nossa defesa com outros olhos e também, seriam observados de outra maneira, ou algum torcedor do SPFC esqueceu o olhar da morte de Lugano?

E por ironia do destino, Lugano fez sua estreia hoje no Cerro e sabe o aconteceu? Vitória e gol do Uruguaio ou seja, enquanto marca até gol lá no Paraguai, por aqui nossa zaga não marca ninguém. Enfim, meu descontentamento é total com essa situação e as justificativas do Sr. Ataíde Gil Guerreiro são patéticas. Por isso, nessa tribuna em que escrevo e em outras mídias sociais eu, e muitos outros torcedores estamos oficialmente pedindo sua cabeça, on-line e também no Morumbi. A partir de agora o grito tem que ser um só: FORA ATAÍDE!!!!!

E que ainda dê tempo de incorporarmos o espírito Celeste nesse São Paulo, a garra Uruguaia que tanta história tem nos campos do Cícero Pompeu de Toledo, pois entre um diretor símbolo das derrotas e um ídolo dentro de campo, eu já escolhi meu lado…

To Figueiredo

107 comentários

  1. Sou muito Fã do Lugano,e acho nossa zaga bem fraca, porém, enquanto teve mercado na Europa não quis voltar para o SP, inclusive preferindo assinar com Malaga e west browich.

    Prefiro ficar com as boas lembranças de 2005.

    • Perfeito! Lugano já era pesadão em 2005, imagine 10 anos mais velho? Jogou nem a Copa América pela seleção uruguaia. Precisamos de renovação e não nostalgia.

  2. Texto bem escrito…parabéns….
    Mas precisamos parar d viver do passado
    Estamos parecendo o Santos, já

    Não veio…o Osório não quis….ponto final

  3. Tenho o maior respeito pelo Lugano e gostaria que ele encerrasse a carreira aqui, mas calma lá, o cara fez gol contra o lanterna do campeonato paraguaio….

  4. Vejam lah como eh difícil aposentar um ídolo (RC)….ou deixá-lo no banco ( LF)

    Ou vem bem mesmo, ou então eh melhor não vir

  5. Esse Ataíde tem que sair! E trabalhar em um time da série d. O São Paulo tem que enxugar a folha salarial e pagar as dívidas… Tá certo! Então, dispense o Luís Fabiano, que economizará R$ 600.000,00 por mês. Que economia é essa que botam banca para Liberarem o Luís Fabiano? Liberem de graça! E peguem bons jogadores da América do sul, no teto máximo do clube.

    • Acho que o Lugano, não dar certo mais no São Paulo. Quero ver amor pelo clube no auge da carreira! Em final de carreira… É fácil de amar!

  6. Se tínhamos dúvida com relação a produção do Lugano dentro de campo, fora de campo não tenho dúvidas que ele agregada em liderança e marketing. Mas nosso diretor de futebol burro e incompetente não pensou nisso. E o pior que ele já teve um belo exemplo com o Kaká que agregou muito mais fora de campo do que dentro de campo.

  7. Buenas.
    Fazer o que o cara não foi contratado e ponto.

    O que temos que fazer é torcer para quem está conosco, mandar energia positiva e ter fé.

    Vamos São Paulo!

  8. Lugano: Eu não vi motivos para não contratar.
    Do que sei, os valores cabiam, é um cara identificado, somaria na parte psicológica. Se compreendesse que não teria titularidade garantida, ainda melhor.
    Não vejo nele espírito de ‘encostado’, ou traço de falha de caráter.

    Não contrataram porque não quiseram. Claro.
    E esse não querer pode ser considerado um erro? Pode…
    Pode ser considerado má vontade com o jogador, como a que ele teve quando, ainda no seu auge, preferiu times de menor expressão na Europa do que um retorno.
    Enfim, acima de erro está minha visão de que foi apenas uma boa oportunidade jogada fora.
    Uma ótima oportunidade, aliás.
    E oportunidades assim não podem ser desprezadas.

  9. O bom e velho pensamento retrógrado da maioria dos torcedores do SPFC….
    Lugano, Rogerio Ceni, Alex Silva…. Todos ídolos. Ok.

    Já foram. O tempo deles passou.
    Pita, Pintado, Careca, Silas, Daryo, Muller, Rai…. Todos idolos. Merecem ser lembrados? Sim, claro.

    Mas o tempo passou, acabou, já era. Isso vai ficar na memória, evidente, mas o tempo deles já passou.

    O Lugano hoje tá beirando os 35 anos de idade… O tempo dele passou… Ele fez gol no Cerro? Ok, o Edson Silva estreou aqui com gol tb e muita gente critica o cara.

    To ficando meio sem paciência com essas coisas, porque no estádio é comum ouvir a torcida criticar os jogadores do presente, comparando os com os do passado… O futebol hoje é diferente, a estratégia é diferente, e os jogadores são diferentes…. Acho isso desnecessario, pois cada um tem seu papel de importância, e não da pra comparar…

    Clube que quer ganhar vai pra frente, não fica voltando no passado.
    Quem vive de passado é Museu.

    • Concordo, porém gostaria de pontuar que não acho que Lugano esteja acabado para o futebol.

      Basta ele fazer um semestre razoável pelo Cerro e principalmente ganhar condicionamento fisico que em 2016 ele joga no SPFC tranquilamente.

      Osório não foi conversar pessoalmente com ele à toa e muito menos o Lugano faria uma cláusula como ele fez à toa.

      Lugano no SPFC em 2016 é perfeitamente possível, depende apenas dele !!!!

      • Até ai concordo.

        Se ele provar que não é passado, que é presente, ok.

        Mas não acho que ele parado a maior tempão como estava, jogando pouco e irregularmente cabia hoje..

        Hoje, com o que ele tem mostrado nos últimos dois clubes e passagem pela seleção, é passado.

        • Exatamente.

          Particularmente não gosto da figura pública do Ataíde, pois entendo que ele não sabe lidar com o microfone, porém admito que neste caso ele e ao meu ver Osório acertaram em vetar o Lugano para este ano.

          Deixa o cara se recuperar no Cerro que depois ele vem tinindo para o Morumbi.

  10. Calma galera, Lugano tem grandes chances de vir para o SPFC em 2016 … depende dele.

    Basta Lugano entrar em forma e jogar razoavelmente bem no Cerro que ano que vem a camisa 5 será dele.

    Quanto ao Sr. Antaíde … “os cães ladram, mas a caravana passa”.

    Deixem o Sr. Antaíde à vontade enquanto nós e o Lugano passamos kkkkkkkkkkkkkkkk.

  11. Não dá para generalizar e chamar de torcida chata, mas existem alguns torcedores que não são chatos e sim insuportáveis, nunca nada está bom.

    Vai ser mal amado assim lá no Acre, kkkkkkk !

  12. Não vejo o caso do Lugano como sendo tão comum, de simples retorno por retornar. É ídolo acima de Cicinho, Ilsinho, Josué, Miranda, até.. Não é zagueiro ruim, curte muito (demais) o time e sempre demonstrou isso, ou seja, jogaria ‘com vontade’ de jogar, e não por compromisso contratual.
    Não conheço o jogador da Série D, então tratei levando isso como base de pensamento, também. ‘Preferir’ tal atleta ao uruguaio. Claro, já que veio, que tenha muito sucesso junto ao nosso time.
    Mas, não encontrei nenhum absurdo no pensamento daqueles que viram a vinda do Lugano como uma ótima oportunidade ‘perdida’ (aparentemente).

  13. O negócio é dosar bem. Sem exageros da parte de quem reclama por não terem trazido, nem da parte daqueles que apoiaram a gestão no caso.
    Acima das desinteligências está o São Paulo.
    É torcer para que a melhor decisão tenha sido tomada.

  14. Ataíde ficou e o Gustavo Oliveira saiu, que fez essa escolha estava pensando no futebol do SPFC? E o Chimello? Agora acham que é fraco e nada agregou.

    No futebol são paulino só o técnico salva, jogadores e direção deixam MUITÍSSIMO a desejar.

  15. Não estou nem um pouco preocupado com Lugano neste momento e sim com Tolói e cia ltda que teremos em campo domingo, que Deus nos ajude kkkkkkkkkk.

    Brincadeiras a parte … um empate será um belo resultado desde que façamos mais 4 pontos contra Figueirense e Goiás.

    Temos que ter os pés no chão, temos time para brigar por Libertadores no máximo, o SPFC está em fase de reconstrução.

    Muita calma nessa hora.

  16. Se existir alguma meta de conquista para este ano tem de ser toda encima da Copa do Brasil … e ainda aproveitamos para tirar a zica e conquistar esta única taça que não temos na maior e mais completa galeria de troféus do Brasil.

  17. Meu ultimo grande ídolo tricolor foi Lugano. Tenho as duas camisas autografadas do mundial de 2005, ambas dele. Isso não faz com que eu me sinta tao órfão assim. Bom para o marketing? Com certeza. Bom para o vestiário e o time? Não tenho certeza. Minha única certeza e que o SPFC está precisando de gestão inclusive de sua torcida, nos.

  18. A torcida precisa ser mais do que nunca participativa neste momento do clube e um bom começo já seria a adesão em massa aos planos de ST.

    Temo que virar o ano com no minimo 100 mil.

    Com a 3º maior torcida do Brasil e a 2º maior do Estado de SP … temos que mostrar a nossa força na prática e não somente em pesquisas.

  19. Boa noite.
    Galera apresentaram o colombiano.
    O zagueiro que veio do são Caetano.
    Vai joga domingo também.
    Se nossa diretoria do marketing fosse boa já tinha fechado algum patrocínio máster.
    Não sabe negocia pede um valor alto de mercado agora fica nessa que não tem dinheiro pra paga o salário dos jogador .
    Luís fabiano um jogador igual Valdívia nunca joga.

  20. Muitos clamam pela saída do Ataíde Gil Guerreiro, mas para que isso ocorra de forma que não gere atrito entre o mesmo e Aidar basta que o Tricolor não ganhe nenhum título este ano e que tanto o presidente quanto o vice cumpram suas palavras quando diziam que metas teriam que ser cumpridas para que os cargos fossem mantidos.

  21. Torcedor pede reformulação, mas quando isso está sendo feito pela direção, ela recebe críticas por não trazer um jogador que não tem mais mercado nem em times medianos.

    Gosto muito do Lugano e acho que a sua vinda seria benéfica APENAS pelo lado “vestiário”, porém não se pode exigir uma reformulação querendo um jogador que está no final de carreira e que jogou por aqui há 10 anos.

    Repito sempre que torcedor torce, diretor dirige o time, treinador orienta os atletas, preparadores dão condicionamento físico etc… porém o torcedor quer apontar erros e acertos na gestão, escalar o time e, se der, torcer…

    Deixem que eles façam o que tem que ser feito…

  22. O que o Sub falou é muito pertinente! E tanto é que em caso de derrota para os marginais (perfeitamente possível) a torcida que agora é sensata e apoia será a primeira agressiva e imediatista de outrora.

    Sabemos que rolou uma magoa do Ataide com o Bruno Gomes, será que não rolou a mesma magoa com o Lugano que em outros momentos, em alta, recusou vir por ainda acreditar que tinha mercado para fazer a ‘vida'(salarial), mesmo em competições e times a quem do nosso?

    Fato é sim que já foi, mas a parte do estrago que isto pode causar é bem real e desconsidera-la seria um erro estratégico da direção. EU no lugar dos nossos representantes na direção do clube caçaria uma amenizada com um possível desastre “populista” com o torcedor.

    Fato é, não adianta tampar o sol com a peneira, o Aidar mais que qualquer um já percebeu isto, resta saber se o Ataíde também aprendeu com a mesma lição ou também espera um pedido formal do Abílio Diniz por sua cabeça, assim como foi a dele pelo Luis Fabiano e cia.

  23. Com relação a diretoria, confiança é algo que se conquista, não tem como pedir ou mediar. Já é dificil quando o assunto é racional, imagina quando parte para o passional….

    É o mesmo que Marido pedir confiança a mulher traída.
    – Não amor, foi só uma vez, nunca mais vou olhar para outra, se quer de canto de olho, PRO-ME-TO!

    Troço para que consigam tal objetivo, mas o fato é que não tem a minha e de 80% da torcida

  24. Hoje cedo o Zanquetta postou sua coluna e chamou a atenção para o fato do torcedor são-paulino acreditar em tudo que lê. Realmente isto existe, mas eles (torcedores) muitas vezes se fecham em factoides que ninguém sabe onde inventaram apesar das notícias serem totalmente contrárias. Já foi dito em todos os órgãos de imprensa inclusive pelo presidente que ele acolheu com entusiasmo a proposta apresentada pelo empresário do Lugano e ele a encaminhou para o departamento de futebol. Depois de consultado o OSORIO descartou a contratação por achar que o São Paulo não precisava de um jogador com as características do Lugano e fez mais explicou isto pessoalmente ao jogador. Vamos deixar o Ataíde em paz.

  25. Ataíde é burro e teimoso. Já deveria ter saído ou sido convidado a se retirar, pois nada agregou e não conseguiu fechar nenhuma negociação da qual participou. Enquanto isso o Gustavo foi demitido, mesmo tendo conduzido com sucesso todas as negociações de que participou. Então independente do caso Lugano, que é questionável, pois o mesmo preferiu até times pequenos da Europa antes de querer voltar para o Sampa, apoio a campanha do autor: FORA ATAÍDE!

  26. Sobre o Ataide é o problema do regime presidencialista no Brasil, para se fazer alianças e sair vencedor, tem que rifar cargos para determinados grupos, como o PT que criou 20 Ministérios para rifar ao Partidos políticos a troco de apoio, isso ocorre em clubes de futebol sim, fazem chapas e na hora do registro trocam por apoio a certo candidato a troco de um belo cargo no clube, isso é uma vergonha que ocorre no Brasil….

  27. Boa noite a todos,

    Lugano de 2005: Ídolo. o que não tinha de técnica, sobrava de raça e espírito. Lamentei muito ter ido embora e terá minha eterna gratidão.

    Lugano de 2015: Os jogos que eu vi mostraram que ele infelizmente não soube escolher a hora de parar.

    Não dá pra condenar o SP por não tê-lo contratado, o SP fez várias propostas em períodos diferentes enquanto Lugano ainda seria útil, e ele sempre escolheu outros lugares onde ganharia mais, direito dele inclusive!

  28. Eu não tenho nenhuma meta para esse ano mas, se eu atingir a meta eu vou dobrar a meta. Essa célebre frase foi dita pela nossa presidenta Dilma mas, poderia muito bem ter sido dita por um dos dois trapalhões Athaide e Aidar. Salvem o tricolor paulista.

  29. Eu até traria o Lugano por achar que viria ganhando pouco e poderia agregar em marketing e no estado anímico da torcida e do grupo e SÓ.
    Mas não vou criticar a diretoria achando que a zaga vai mal porque não trouxeram o Lugano, pois isso não faz sentido. Posso estar sendo injusto, mas nos últimos tempos o Lugano não conseguiu jogar em lugar nenhum, veio pra Copa só pelo histórico como capitão e pelo estado anímico e mal jogou. Nem na Suécia ele jogou.
    Talvez o principal problema da nossa zaga seja a (falta de) velocidade e ai vamos trazer o Lugano, que nem no auge físico era veloz pra resolver? Acho que não daria certo.
    Como eu vi outro dia no twitter o argumento de que tem que trazer porque o cara gosta do clube também não serve, pois se servisse então que contratassem nós todos que eu garanto que gostamos mais do clube do que o Lugano.

  30. PRIMO vc q mora perto do Morumbi…poderia atravessar a rua e solicitar ao Aidar q o msm não aceite mais q o tricolor dispute 2 jogos com esse intervalo tão grande. Ficar sem jogo durante esse tempo todo e vindo de uma derrota e ñ merecida ñ é nd fácil.

  31. para esse ano
    vender : boschillia e lucao (da para levar mais de 50milhoes)
    fechar patrocinio master e para mangas.

    ja que a torcida quer tanto, se eu fosse do MKT faria o seguinte.

    chegando a 110 mil ST … o Lugano sera contratado

  32. Yepes que pior que o Lugano está há trocentos anos no San Lorenzo quebrando canelas e chutando bola pro mato. E ainda foi campeão…

    Pra mim não é o caso ter um ídolo ou medalhão. É ter um cara que vibra e se motiva durante todo o jogo

    Esse é o caso de Lugano, ligado os 90 minutos. Concentrado no que tem que fazer, mesmo com suas limitações.

    Vale mais um jogador que joga no limite o tempo inteiro, ao invés de um que pode entregar a partida por perder o foco.

  33. Ataide nao tem condiçoes de ser nosso homem do futebol, ja devia ter saido, mais o Aidar parece que quer morrer abraçado. Tenho certeza que o Abilio vai dar um chega para la neste
    senhor.Ja provou sua incompetencia.

  34. Acho que o Lugano nem deveria cogitar a volta. Ele já marcou sua história e não pode correr o risco de manchar tudo o que ele fez.

  35. Boa noite!
    Não sou do tipo 8 ou 80, nem muito menos imediatista mas juro…..ainda não vi nada desse Ataíde, o que faz, pq faz, pra que faz, quando, onde….não vi ele fazendo nada. Esse tal de Chinello, Chimelo ou caramelo….tbm não vi nada. Se alguém tiver informações que justifique o trabalho deles podem me falar na boa pq realmente não entendi a contribuição que os 2 podem dar ao clube!

  36. Adriano
    3 de agosto de 2015 às 20:59
    Só pela raça e liderança não vale a contratação . Já temos o Ganso e o Pato com este perfil

    ———————–

    Ganso e Pato com perfis de liderança? sério? Para ser sincero nao vejo nenhum jogador no time com perfil de líder, achei que o Michel Bastos faria esse papel, mas ele provou que de líder não tem nada.

  37. Gustavo
    3 de agosto de 2015 às 18:55
    Não estou nem um pouco preocupado com Lugano neste momento e sim com Tolói e cia ltda que teremos em campo domingo, que Deus nos ajude kkkkkkkkkk.

    Brincadeiras a parte … um empate será um belo resultado desde que façamos mais 4 pontos contra Figueirense e Goiás.

    Temos que ter os pés no chão, temos time para brigar por Libertadores no máximo, o SPFC está em fase de reconstrução.

    Muita calma nessa hora.
    ___________________________________________________________________________
    Gustavo, também não descarto um empate como bom resultado, mas acredito com o futebol apresentado diante do Atl-Mg temos condições se continuar-mos numa crescente de conseguir seis pontos contra Figueira e Goiás e aí sim entrarmos com boas chances neste brasileirão…
    Não perco um dia os comentários dos colegas e sempre me expresso pouco ( estou mais modo leitura ), mas como a maioria acredito no Osório e nas peças que estão chegando, estou esperançoso e espero que Aidar/Abilio consigam implementar o que foi proposto ao conselho e a partir daí começará uma nova plataforma de conquistas que nos conduzirá novamente a liderança no cenário nacional e por que não nas Américas.

  38. Já encheu o saco essa história do Lugano!! Seria extremamente salutar ao clube que todos que pedem o Lugano que vão torcer pró Cerro Portenho ou o clube ao qual ele joga e deixem o SPFC em paz!!

    O SPFC precisa de torcedores que apóiam o clube independente dos jogadores que estejam jogando!!

  39. Há outra coisa muito importante, analisei que muitos colegas colocaram em xeque o modelo de gestão referente ao fundo de investimentos por se tratar no envolvimento dos garotos formados em Cotia ( e se o garoto não vingar, como ressarcir o investidor??? ). Realmente isto deverá ser estudado e minuciosamente elaborado ( e acredito que já foi feito isto através do CEO ), mas suponhamos que a instituição se torne administrativamente um clube empresa (Algo inédito aqui no Brasil ), imaginem quantos garotos e seus familiares gostariam de participar desta empreitada ou ” família ” ou mesmo ” fatia ” dentro de um mercado promissor que daria todo o respaldo desde a educação a sua formação profissional ( o que já acontece em Cotia mas é mal aproveitado hoje ). Quantos ” Lucas ” sairiam de escolinhas de futebol para jogar no São Paulo… Acredito que haverá homens fortes ( ex-jogadores talvez ) empenhados em consolidar um São Paulo mais forte e excelência no mercado internacional, como um dia ficou reconhecido nosso Reffis por sua excelência na área de recuperar atletas.

    • Se acha q se tivesse jogando muita bola o Osório não queria????

      Aos q xingam o Ataíde…… Foi o Osório q vetou !!!!!!

      Nem xingar o cara certo conseguem…kkkkk

  40. kkk, nois torcedores precisamos anda pra frente,jogadores que aqui jogaram e foram campeões,foi lindo mais o tempo deles ja foi,pedimos reformulaçao,mais muitos estaum loucos pra ver luganos,pirulito e mais ouitros,vamos deixar esses caras no passado com idolos que foram.O negocio e olhar pra frente pois o passado ja se foi,e o que se projeta eh o futuro.

    • Pó parabéns é vc conseguiu escrever de forma legal o que falei escrevi há pouco tempo!!

      Lugano foi bom, Amoroso também, Mineiro, Josue, Cicinho, Junior, Hernanes, Hugo, Borges e etc.. Jogadores que foram campeões com o SPFC, porém os tempos são outros.

      Precisamos de novos Luganos, Mineiros, Josués, um novo Telê-Santana, novo Rogério… Mas a palavra chave é Novo, de novidade, outros jogadores outro bom treinador a nível do Telê, que pra min pode ser o próprio Osório na medida do possível, diferente mas que consigam os mesmos resultados vencedores dos principais ídolos que passaram por aqui!

      A renovação parece que começou no SPFC!!

      Espero que Eu e a maioria dos torcedores do SPFC, consigam os ter a paciência e o sangue frio pra esperar as mudanças darem resultados, que o presidente e a diretoria do clube tenham a força e determinação suficiente pra saber ter paciência para fazer as mudanças necessárias e esperar os bons resultados aparecerem!!

    • sim

      também to acompanhando

      esta crescendo num ritmo mto bom

      e a tendencia é continuar, pois ainda há mto publico a ser conquistado…..eu por exemplo, ainda nao fiz o plano, mas vou fazer em breve

  41. alexandre
    3 de agosto de 2015 às 22:39
    Se acha q se tivesse jogando muita bola o Osório não queria????

    Aos q xingam o Ataíde…… Foi o Osório q vetou !!!!!!

    Nem xingar o cara certo conseguem…kkkkk

    ——————————————————————–

    Cara baixa sua bola e seja mais humilde. Se informa melhor antes de querer dar uma de espertinho. Lugano esta fretando com o SPFC desde a época do Muricy quando o Ataide o vetou! Eu inclusive fui um dos poucos que apoiou o veto e nem por isto cutuquei quem discordava

    Engraçado sua ‘militância’ esdruxula para com um cartola principalmente sua postura com opiniões contrárias com ‘meio-argumentos’ querendo passar de espertinho onde “IMPLORA” apoio cego.

    Qualquer um que acompanha o blog a muito tempo tem na memoria o ocorrido e se não tiver preguiça pode confirmar em postagens anteriores. Não é dando uma de bobalhão cutucando outros leitores que conseguirá ter razão, apenas será babaca mesmo.

    Não gosto nem de xingar certo, mas no seu caso vc parece chato no saco dos outros.

    Desculpa galera, aceito a repreensão de boa, mas levanto a questão do pq tanta obstinação cega que não se vê do mesmo nem pelo clube.

    ST que chantageava torcedor que para criticar antes tinha que ser ST. Tava aqui o cara catequizando e provocando os de mais.

    Aidar e o caso da Cinira e estava aqui colocando em descredito até o que o Zanca postava como se ele inventasse ou não tivesse o minimo credito.

    Estou falando mentira? Por causa do mesmo assunto ainda levou uma repreensão do Marcio e um cara foi castigado, na outra postagem ele não se aguentou e foi cutucar o cara que ja tinha ficado quieto. Vejo uma tremenda falta de caráter.

  42. Gostei bastante da coluna, especialmente quando mencionou a partida entre Arsenal e Chelsea, pela Supercopa da Inglaterra. Eu também assisti esse jogo e fiquei pensando sobre o rumo do futebol brasileiro. A diferença de nível técnico entre esse jogo e os outros que eu assisti no domingo, pelo Campeonato Brasileiro é
    absurda. Assim como a diferença de investimento que ocorre entre as equipes. Arsenal e Chelsea tem dois dos melhores elencos (e não apenas times!) do mundo. E gastam muita grana pra isso. E então, será que o funcionário brasileiro está acabando? E o nosso amado São Paulo, afundado em dívidas, não mais esperança? Acho que não. E explico: se os europeus estão atrás do Lucão, do Rodrigo Caio e do Boschilia, isso só pra citar jogadores do nosso time, significa que nós ainda somos uma das principais escolas de futebol do mundo, que revela bons jogadores pra equipes de sucesso e vitoriosas na Europa. Quanto ao nosso amado São Paulo, acredito que seja possível montar uma equipe equilibrada, eficaz, forte, capaz de brigar por títulos e nos dar alegrias, mesmo com pouco dinheiro. Mas isso requer trabalho. Trabalho bem feito nas categorias de base, selecionando e preparando garotos que, se não são craques, possam ao menos compor o elenco com qualidade. Trabalho de observação e garimpo em equipes de menor expressão do nosso futebol, como Goiás, Atlético Paranaense, Chapecoense, Figueirense, Ponte Preta, e da América Latina, pra trazer jogadores de potencial a baixo custo e possibilidade real de lucro futuro. E trabalho para observar oportunidades de mercado para trazer jogadores que querem voltar ao Brasil vindos da Europa. Porém ainda mais trabalho da direção, para manter um teto salarial, pagando em dia e diminuindo gradativamente nossa dívida. Eu acredito e acho muito possível.

  43. Aproveitando o gancho do texto anterior que cita o Chimello, eu lembro do blog encher a bola do cara na época da contratação. Diziam que ele era um “fantasma”, que tava sempre de olho em tudo, cobrando jogadores. Mudou tudo?

    • Não é uma critica ao blog. É mais uma dúvida mesmo, pois em questão de meses mudou-se toda a visão que tinham do profissional.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!