Atacante foi punido com dois jogos de suspens√£o pela expuls√£o contra o Sport, mas Tricolor pode pedir efeito suspensivo. Osorio e Ganso est√£o liberados para o cl√°ssico

Na tarde desta sexta-feira, no Rio, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu Luis Fabiano com dois jogos de suspensão pela expulsão na partida contra o Sport, realizada no dia 19 de julho, na Arena Pernambuco, no Recife. O atacante já cumpriu a suspensão automática contra o Cruzeiro, no domingo passado, no Morumbi, mas também ficará fora, a princípio, do jogo contra o Corinthians, no dia 9 de agosto, também no estádio tricolor.

O S√£o Paulo pode entrar com um pedido de efeito suspensivo para permitir que Luis Fabiano continue atuando at√© o julgamento do recurso, no Pleno do STJD. Nesse caso, a manuten√ß√£o ou a mudan√ßa da pena seria definida em novo julgamento, com data marcada de acordo com o n√ļmero de processos na fila de espera. Se acontecer antes do Majestoso, o atacante ainda pode ser desfalque.

Também expulsos contra o Sport, o técnico Juan Carlos Osorio e o meia Paulo Henrique Ganso estão livres para enfrentar o Corinthians. O primeiro foi absolvido. O segundo recebeu apenas um jogo de punição, já cumprido contra o Cruzeiro.

O caso de Luis Fabiano era o que mais preocupava o S√£o Paulo. Ele seria julgado em dois artigos: 254 (praticar jogada violenta) e 243-F (ofender √°rbitros, assistentes ou demais integrantes da equipe de arbitragem) – a pena m√°xima poderia chegar a 12 jogos. O √°rbitro Andr√© Luiz de Freitas Castro tinha relatado ofensas do jogador na s√ļmula: “Vai tomar no c…, vai ser f…. Voc√™s est√£o acabando com o futebol. Desse jeito o futebol aqui no Brasil vai acabar.”

Entretanto, logo no primeiro voto do tribunal, ap√≥s a apresenta√ß√£o dos argumentos da acusa√ß√£o e da defesa, o relator Marcio Amaral desqualificou os artigos do processo de Luis Fabiano. Para Amaral, o caso n√£o era t√£o grave e deveria ser julgado com base no artigo 258 (desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decis√Ķes) – essa era a tese do advogado do S√£o Paulo, Roberto Armelin. Em seguida, o relator pediu dois jogos de suspens√£o para o atacante, e foi acompanhado pelos auditores que votaram sem seguida.

No julgamento, por atraso na entrada em campo, o S√£o Paulo foi multado em R$ 3 mil. O Sport vai pagar R$ 1 mil pelo mesmo motivo. Tanto Osorio quanto os dois jogadores tricolores n√£o estiveram presentes no tribunal.

Globo.com