A coluna se dividirá em 2 partes. A primeira, deixa ao torcedor a informação nua e crua de seu time com infos de bastidores. A segunda, é parte do processo vivido hoje pelo clube em que se encontram guerras pelo caminho. O Blog do São Paulo tem seu papel, o faz sem medo por não dever, não temer e não se preocupar com nada mais do que a verdade.

Racismo? Antes de iniciar a coluna, queria deixar aqui meu lamento e apura√ß√£o do que aparentemente se configura em um caso absurdo de racismo. Contatei Matheus Reis e o S√£o Paulo e at√© aqui n√£o tive confirma√ß√£o mas cada um que tome suas conclus√Ķes:

Parte I

Também temos boas notícias! 

 O Fundo, a Caixa Preta e o Recomeço. Há quase 1 mês trabalhando, Alexandre Bourgeois, o CEO Tricolor, já identificou e trata dos pontos que mais podem impactar a curto prazo: renegociação da dívida e de contratos e a criação do fundo de investimentos Tricolores. Sem nome definido, o fundo quer contar com o aporte de verbas de grandes são paulinos que bem sucedidos possam auxiliar o São Paulo porém obviamente sem interesses de grande lucratividade e com segurança pautada em jovens de Cotia ou até mesmo algum jogador do time principal. Esquema similar ao de Pinotti porém que não seria utilizado como contratação e sim com fluxo de caixa, o grande problema atual.

Para melhorar a proje√ß√£o financeira e o fluxo de caixa, inclusive, as renegocia√ß√Ķes das d√≠vidas com os bancos √© uma miss√£o dele. A renegocia√ß√£o de contratos atuais em vig√™ncia firmados na gest√£o Juvenal principalmente √© que mais desejam melhorar. At√© mesmo o contrato com a Under e a quest√£o da comiss√£o est√° em jogo.

Outro ponto que visa melhorar a imagem com o mercado e a questão da credibilidade, é abrir a caixa preta dos contratos internos e exporem ao Conselho sem vazamentos para não manchar o clube.

Reforço para Alexandre Bourgeois. Um executivo do mercado financeiro especialista em gestão de fundos e rentabilidades está em vias de ser contratado para ajudar na gestão.

5 ou 3 anos…√Č o prazo pessimista e o otimista exposto por Aidar na reuni√£o da base de apoio e que ser√° levado ao Conselho na reuni√£o de 3¬™ feira. Os n√ļmeros mostrar√£o as proje√ß√Ķes, as ideias e em como as implanta√ß√Ķes dando certo, impactar√£o positivamente no clube. √Č uma vis√£o, uma alternativa NECESS√ĀRIA e que √© apoiada por Ab√≠lio e comandada pelo CEO. Resta-nos monitorar e torcer.

Futebol. Uma forma de alavancar o time é contratando estrangeiros com remuneração e custos mais em conta. Hoje com Centurión e Guisao, o São Paulo está avançado com Benítez para o próximo ano e mais dois nomes ainda podem surgir no total de cinco permitidos pela CBF.

Outra forma é a adequação salarial em que o time terá abrupta mudança de hoje até o início do próximo ano: Nenhum jogador receberá mais que R$ 300 mil. Isto significa aposentadoria de Ceni, saída de Luis Fabiano, Pato e Ganso. Apenas com estes quatro, os custos chegam a R$ 2,1 mi em remuneração/mês sem contar encargos.

Ação São Paulo FC x CBF.  A ação que será movida pelo São Paulo FC contra a CBF (pelo ressarcimento de valores pela cessão de atletas cedidos à Seleção) e que já possui embasamento suficiente para ser iniciado, pode ser uma notícia espetacular do ponto de vista dos cofres tricolores.

Benítez. O atacante tem tudo para vir para o Tricolor em 2016 e de graça. Claro que existem as luvas e os salários mas o jogador ficará livre e com isso, poderemos trazê-lo com facilidades devido à nossa situação financeira e estamos perto de concretizar o negócio.

Penhoras acabaram. As not√≠cias rid√≠culas e incessantes de penhora de tudo do S√£o Paulo sem explica√ß√Ķes √© que mais incomodava. Na realidade, a penhora primeira √© a mesma da √ļltima: pagamento de Jorginho Paulista. O S√£o Paulo n√£o pagou pois tentava na Justi√ßa uma alega√ß√£o e n√£o conseguiu. Agora, com a parte cabida presa e o restante liberado ao clube, caber√° a Leco, Diretor de Futebol da √©poca, explicar a pasmaceira.

Alex Silva? O zagueiro foi assunto no CCT. √Č quase unanimidade na torcida e internamente que com um contrato de produtividade, valeria a pena. Resta ver com Ata√≠de o que far√° sobre ele mas…

Zagueiro deve mesmo vir da Série B. 3 zagueiros observados chamaram a atenção e poderão pintar. Fiquemos atentos.

Wellington. Volante está perto de retornar ao São Paulo. Inter terá que fazer uma proposta que convença o Tricolor a mantê-lo em Porto Alegre e o empréstimo de um zagueiro não está descartado.

Sobre a Under Armour, Comiss√£o etc.¬†Recebi novas e instigantes informa√ß√Ķes sobre o assunto. Coisas importantes sobre a constitui√ß√£o e seus envolvidos e em at√© que grau os conselheiros sabem e ir√£o a fundo.¬†E como sempre, estamos investigando, apurando e analisando a situa√ß√£o. Como nada ser√° pago at√© que seja averiguado e como nem dinheiro para se pagar tem, est√° na hora de acompanharmos o assunto mas pararmos de dramatizar e contribuir com o sensacionalismo em algo que a transpar√™ncia j√° venceu. Temos agora que aguardar a resolu√ß√£o para que se opine. Em meio a isto tudo, se houver alguma prova, serei o primeiro a aparecer com ela aqui.

Parte II

Batalha s√≥ come√ßou.¬†Estamos na luta pelo bem do S√£o Paulo desde que fundou-se o¬†Blog do S√£o Paulo. Hoje, todos veem a dificuldade que √© acompanhar as not√≠cias di√°rias que trabalhadas com doses exponenciais de exagero e muitas vezes at√© de inverdades em rela√ß√£o ao clube que amamos. Internamente, TODOS, at√© mesmo quem n√£o tem lado, Aidar ou Juvenal, sabem que precisamos resguardar o clube. Precisamos de uni√£o para avan√ßar. Isso n√£o √© omitir. √Č ter no√ß√£o do que √© o S√£o Paulo, como est√° e como precisa se reerguer.

Patrocínios se tornam mais difíceis, jogadores se afastam e a mídia é sempre negativa tirando a estima e interesse de novos tricolores. Isso não se chama omissão e sim fidelidade ao clube, tal qual gente, como Abílio Diniz que atua em silêncio e luta pela paz interna, pelo melhor do clube sem exigir, pedir ou forçar retorno financeiro. Gente como Vinicius Pinotti que trouxe dinheiro ao invés de pedir e se doa trabalhando na instituição. Isso é espírito são-paulino que sempre adotamos e,  mais ainda daqui em diante.

A exposi√ß√£o haver√° quando se fizer necess√°ria. E a luta contra aqueles que insistem em destro√ßar a imagem do clube para aparecerem as pr√≥prias, ser√£o massacrados aqui. Gente que torce at√© mesmo contra o clube para se sobressair, n√£o toleraremos. Aqui √© o S√£o Paulo FC e vivemos um momento hist√≥rico, de reconstru√ß√£o. E quem ficar na frente e quiser o mal do clube que amamos, de novo, ser√£o massacrados. E n√£o √© amea√ßa. √Č promessa.

Não há tréguas aqui quanto à retidão de caráter, lisura e transparência. Há sim, um momento de ajuste interno que vai abrir a caixa preta do clube e vai deixa-la lá dentro pois senão derrubaremos a instituição São Paulo FC. E isso não é um exagero.

E Batalhas existem. Travamos três na semana passada:

1)      Apresentação, Comparação e Exposição do Sócio Torcedor em um trabalho NUNCA feito neste nível no Brasil;

2)      Revelação da verdade do contrato entre São Paulo FC e Orlando City no caso Kaká;

3) ¬† ¬† Exposi√ß√£o do S√£o Paulo FC e ila√ß√Ķes sem execu√ß√£o de checagem das vers√Ķes de todos os lados.

Uma das batalhas, j√° mostrou a verdade como quer√≠amos. Ou parte dela… Na √ļltima semana, o Blog do S√£o Paulo saiu de seu papel de site cr√≠tico da gest√£o atual para expor algumas verdades e eliminar algumas injusti√ßas que estavam acontecendo,¬†sempre¬†mantendo-se no ¬†papel de ve√≠culo honesto j√° que coletava assim as duas vers√Ķes da hist√≥ria e n√£o uma √ļnica, emaranhada teia que procurava lan√ßar trevas aos fatos, criando confus√£o nos leitores e causando ainda mais dist√ļrbios internos.

Atualmente, se realmente¬†o¬†ve√≠culo que tenta envolver este Blog,¬†tivesse algum comprometimento com a verdade e com o bem do clube, saberia que haviam muitas informa√ß√Ķes a se checar, confirmar e mais ainda a se levar internamente, pois TODOS os s√£o paulinos verdadeiros sabem que √© momento sim de investigar, mas de ter intelig√™ncia na condu√ß√£o para n√£o abalar ainda mais os alicerces do Morumbi j√° t√£o comprometidos com as not√≠cias que n√£o cessam sobre problemas e intensificadas com o sensacionalismo de quem tem interesse ou em vender mat√©ria, ou at√© mesmo interesses¬†pessoais. O fomento das not√≠cias para quem afirma querer o bem do clube pode ser feito internamente, inclusive pelas mesmas portas que afirma ter internamente ent√£o se fazendo inintelig√≠vel a op√ß√£o de exposi√ß√£o na m√≠dia. Ou n√£o?

O referido ve√≠culo, √© al√©m de tudo um acusador MENTIROSO e que gosta de manipular as coisas e inventar fatos para ter peso em sua palavra. Sim, √© um ve√≠culo MENTIROSO e que inventou que este Blog √©¬†servi√ßal, que nos intitulamos jornalistas e mais ainda, que n√£o temos registro. N√£o temos um registro mesmo. Temos tr√™s. √Č mentiroso por nos acusou de chantagistas. √Č mentiroso pois nos taxou de ordenados e capitaneados por Aidar. Mentiroso √© mentiroso. E por defini√ß√£o do vern√°culo, mentiroso √© aquele que falta com a verdade. E eu AFIRMO, DESAFIO, COBRO e ANSEIO, ESPERO, TOR√áO para que prove pois agora ter√° que provar isso tudo que disse. Pois at√© que voc√™ consiga PROVAR uma MENTIRA, ser√° MENTIROSO e ningu√©m acredita em MENTIROSO.¬†As acusa√ß√Ķes que fez a nosso¬†Blog n√£o¬†¬†procedem e¬†NUNCA ser√£o, pois aqui n√£o tem pedinte, n√£o pedimos a ningu√©m e n√£o agimos assim, pois n√£oprecisamos do dinheiro do clube e sim do¬†suor¬†do trabalho dos colaboradores S√£o Paulinos deste Blog¬†independente do S√£o Paulo FC.

Para piorar, o que h√° no Morumbi h√° muito tempo e que pode-se considerar uma das coisas que confessamos ter que elogiar, √© a elimina√ß√£o das situa√ß√Ķes proporcionadas por Juvenal a algumas partes.¬†O ve√≠culo que proferiu ila√ß√Ķes, CONFIRMOU, no desespero de parecer transparente que recebeu aux√≠lio como nunca antes, com apoio vindo de Juvenal que ‚Äúlhe abriu portas‚ÄĚ. E da mesma forma, repetiu a atitude com a atual gest√£o. A alega√ß√£o? ‚ÄúO clube n√£o age com rec√≠proca‚ÄĚ com a ajuda dada ao ST e etc e como ‚Äúprincipal ve√≠culo dos torcedores‚ÄĚ. Isso n√£o √© obriga√ß√£o de quem torce e ama o clube e quer ajudar? Sabemos a situa√ß√£o financeira do clube. Queremos na dificuldade ainda tirar mais e arrombar ainda mais o caixa do S√£o Paulo? Que torcedor faria isso com seu time que ama e que morreria por ele?

E a exig√™ncia do patroc√≠nio que deveria ‚Äúser j√°‚ÄĚ e ‚Äúpoderia vir de parceiros ou do pr√≥prio S√£o Paulo‚ÄĚ? Diz ainda que ‚Äúo momento √© oportuno pois uma derrota para o Corinthians (na Libertadores) faria com que os holofotes virassem contra a gest√£o atual e os problemas que envolvem o notici√°rio‚ÄĚ. Ainda prossegue dizendo que era ‚Äúmuito prov√°vel e, que temia muito a derrota para o Corinthians‚ÄĚ.¬†O que mudaria o patroc√≠nio (se fosse dado) ao ve√≠culo e a repercuss√£o do notici√°rio em caso de derrota para o Corinthians? O que seria momento oportuno? O que mudaria? A opini√£o mudaria? A condu√ß√£o mudaria? Mas n√£o √© um ve√≠culo de s√£o-paulinos? O s√£o-paulino se move por patroc√≠nios ou por amor ao time?

Bom,¬†como s√£o-paulino, fa√ßo o Blog do S√£o Paulo que por acaso, tem 3 registros de dom√≠nio (fcsaopaulo.com.br, blogdosaopaulo.com.br, blogdozanquetta.com) al√©m do WordPress onde nasceu. N√£o mantemos o site com dinheiro de ningu√©m al√©m do¬†nosso, pr√≥prio, e do amor dedicado¬†por outros s√£o-paulinos¬†que NUNCA pediram dinheiro. N√≥s NUNCA pedimos ou pediremos ajuda do clube. N√£o criamos o site para PEDIR AJUDA ou TIRAR do clube que amamos e sim LEVAR e AJUDAR¬† ao clube que amamos. Ao contr√°rio de alguns que dizem querer morrer pelo clube, entendemos que um torcedor deve VIVER para ajudar seu clube. √Č muito f√°cil abrir um ve√≠culo, trabalhar para ele pedir sustento ao clube com a alega√ß√£o de amor. Fora ser incompat√≠vel pegar dinheiro daqueles que poderia ter que criticar ou elogiar em algum momento, isto sim √©¬†imoral¬†e anti√©tico.

Para finalizar, deixamos aqui a informa√ß√£o aos s√£o-paulinos que¬†¬†a exposi√ß√£o que o ve√≠culo exp√īs √© incompleta. H√° uma sequ√™ncia de troca de e-mails maior que a publicada e que foi omitida.¬†Temos os e-mails,¬†as informa√ß√Ķes e o complemento que n√£o foi exposto.¬†Por desespero¬†exp√īs, o fez, tentando justificar de uma ¬†forma que s√≥ envergonha quem tenha um m√≠nimo de intelig√™ncia e o pior, s√≥ corrobora que todos os ataques emitidos s√£o consequ√™ncia. As ila√ß√Ķes s√≥ vieram √† tona ap√≥s a exposi√ß√£o dada por Aidar (ao vivo na r√°dio Joven Pan) por algo que se comprovou cabalmente por meio de suas pr√≥prias m√£os.

Blog do São Paulo