O São Paulo joga neste sábado contra o Joinville, às 18h30, no Morumbi, pela terceira rodada do Brasileirão aquele que pode ser o último jogo de Milton Cruz como técnico interino. Enquanto o clube aguarda uma ligação para fechar com Juan Carlos Osório, que já aceitou a oferta na visita do presidente Carlos Miguel Aidar à Colômbia, Milton Cruz não sabe qual será seu futuro. Agora, tenta fechar a passagem como interino da melhor forma e pensa em fazer um estágio na Europa para virar, de fato, um técnico de futebol.

O São Paulo terminou 2014 como vice-campeão brasileiro, mas viveu um 2015 inesperado. O time de Muricy não jogou bem nesta temporada, como o próprio ex-técnico reconheceu ao deixar o clube, no início de abril. Milton Cruz assumiu e fez a equipe conquistar resultados melhores: venceu Corinthians e Cruzeiro pela Libertadores, elevou a confiança no Morumbi, mas foi eliminado em Paulistão e Libertadores.

No total, nove jogos, com seis vitórias e seis derrotas. Tão importante quanto isso foram as mudanças implementadas: programa e métodos de treinos diferentes, atividades táticas com menos campo e mais palestras e outras alternativas táticas, pontos elogiados pelos próprios jogadores.

Enquanto o São Paulo tinha o leque de opções mais ampliado, depois de passar pelos fracassos nas negociações com Alejandro Sabella, Vanderlei Luxemburgo e Jorge Sampaoli e antes de chegar ao nome de Juan Carlos Osório, o presidente Carlos Miguel Aidar afirmou que era Milton Cruz o treinador, rótulo que ele sempre recusou. Hoje, o interino afirma que as palavras eram um voto de confiança.

“Acho que o presidente, quando falou que eu era o treinador, foi para me dar uma segurança. Para eu poder trabalhar. Não sei o que vai acontecer depois. Ele não conversou nada comigo sobre isso, mas estou fazendo o que tenho para fazer para que as coisas corram bem no São Paulo. Ele falou para me dar tranquilidade, segurança, para que eu pudesse trabalhar tranquilo. Da parte dele foi legal, me deu paz para trabalhar”, falou Milton, na última sexta-feira.

O São Paulo nega, mas foi à Colômbia na última quarta-feira. Carlos Miguel Aidar e o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro visitaram o centro de treinamento do Atlético Nacional, almoçaram com Osório e terminaram a conversa na casa do treinador, assistindo a vídeos de jogos do São Paulo e ouvindo análise do colombiano, de 53 anos, sobre os jogadores do elenco.

Milton Cruz ocupa o cardo de coordenador técnico. Afirma, porém, que não sabe o que vai acontecer quando o novo treinador chegar ao CT da Barra Funda. A ligação que o São Paulo espera de Osório pode ser recebida ainda no domingo, principalmente caso o Atlético Nacional seja derrotado pelo Deportivo Cali nas quartas de final do Campeonato Colombiano, na noite deste sábado. O time estará eliminado, e o caminho livre para que ele troque de clube – ainda assim, no entanto, o São Paulo tem marcada uma reunião e aguarda o português José Peseiro, 55, para uma reunião na segunda-feira.

O interino admite neste momento que cogita para o futuro próximo investir na formação como treinador. Para isso, já começou a conversar sobre a possibilidade de estágios fora do Brasil.

“Como eu morei fora muito tempo, tenho uma vivência de trabalhar com outros treinadores. Ainda lembro de treinadores meus que passaram coisas interessantes para que eu desse sequência ao meu trabalho no dia a dia. Tenho chance de fazer um estágio fora. Já contatei algumas pessoas. Tenho essa chance de querer evoluir. Aprendi muita coisa com os 17 treinadores que passaram por aqui. Mas a gente está sempre aprendendo. Se tiver uma oportunidade de ir para fora, fazer um estágio, ficar um período, lógico que eu gostaria, sim”, disse.

Fonte: UOL