Desde a saída do técnico Muricy Ramalho, o São Paulo teve um bom aproveitamento. Com Milton Cruz, a equipe venceu seis partidas e perdeu uma, e teve triunfos importantes contra Corinthians e Cruzeiro, pela Libertadores. Para Ganso, o time está mais intenso e com o jogo mais veloz. “A intensidade está muito maior, a marcação, a pressão, o toque de bola está mais rápido”, afirmou ao programa Jogo Aberto, da Band.

“Isso já mudou nos treinamentos, todo mundo teve a consciência de fazer isso, mas não foi por causa da saída do Muricy”, explicou Ganso. Os jogadores conversaram sobre uma mudança de atitude, e um ponto determinante para a mudança de atitude foi a palestra do Rogério Ceni antes da partida contra o Corinthians, segundo o meia. “Houve essa conversa. Principalmente no jogo contra o Corinthians, todo mundo falou que o Rogério fez preleção, mas ele apenas conversou e falou para todo mundo que só depende da gente. Por isso melhorou muito nosso jogo hoje”.

Ganso comentou também sua mudança de posicionamento. “No ano passado já fiz isso um pouco, jogando aberto na direita. E hoje estou jogando mais próximo do atacante, que é onde eu gosto de jogar”. A alteração veio após uma conversa com Milton Cruz, mas o meia afirmou que também falava com Muricy sobre o assunto. Com a mudança, Ganso está marcando menos os adversários. “Eu tenho que estar posicionado para ocupar espaços, não preciso marcar o volante, mas preciso estar próximo”.

Ganso participou ainda do programa Os Donos da Bola, da Band, que também teve a participação de Alexandre Pato. O atacante aprovou o novo posicionamento do companheiro. “Em 2014, muitas pessoas falavam que ele não jogava muito perto, mas a opção tática que vinha sendo feita nos jogos prendia muito o Ganso, para fazer talvez uma posição que não era dele”, opinou Pato.

“O pessoal que joga atrás tem que deixar o Ganso solto para a segurança dele, para ele não pensar primeiro ‘Eu tenho que marcar’. Ele tem que jogar, é o cara sério da equipe, que coloca a bola que vai chegar. Ele tem que estar perto do gol para chutar também”, defendeu Pato. O meia reconheceu que precisa arriscar mais tentativas de gol. “Isso é uma cobrança que eu tenho. Procuro treinar para chutar mais a gol. Eu preciso mesmo arriscar mais esse chute fora da área”, disse.

Para Ganso, o São Paulo pode ser campeão da Libertadores. “Tem condição, tem muita. Pelos jogadores que tem, pela forma que voltou a jogar. Disputando Brasileiro e Libertadores, precisa ter um elenco e o São Paulo tem”, defendeu. O meia avaliou o que mudou no Cruzeiro, próximo adversário, desde o fim de 2014, e defendeu que o São Paulo não poderá jogar recuado. “O Cruzeiro tem muita velocidade, especialmente no lado direito. São muito rápidos. Mas estão sentindo falta de entrosamento”, avaliou.

Seleção brasileira

Ganso lamentou ainda não ter sido convocado para a seleção brasileira que disputará a Copa América. “Fico triste porque a gente não apresentou um futebol muito bom nesse início de ano. Fico triste, mas estou trabalhando para melhorar e quem sabe no segundo semestre possa voltar pra seleção”, afirmou.

Pato também manifestou a vontade de voltar à seleção. “Sim, o meu objetivo é voltar, a seleção é o objetivo de todos os jogadores. Eu quero disputar uma Copa do Mundo. A gente [Pato e Ganso] vai trabalhar esperando que essa fase continue até 2018”, concluiu.

Fonte: UOL