Sabella. Ataíde voltou ao Brasil extremamente otimista. Disse à Aidar que encaminhara o acerto com Sabella e que agendaria tudo para esta semana ter a definição com expectativa dele já estar no comando contra o Danubio. Só que na 6ª feira, soube por uma informação de que o treinador argentino mesmo interessado em vir e atuar aqui, se incomodou com a forma como Ataíde conduzira a conversa.

O treinador esperava uma proposta, um plano, um projeto, algo mais preparado e elaborado. O que ele obteve? Nada. Apenas palavras. Ter√° que vir ao Brasil para ter informa√ß√Ķes de uma proposta que a√≠ sim ser√° analisada. Olhem quanto tempo perdido e que amadorismo. Eu que sempre defendi Ata√≠de, cada vez mais me assusto com algumas atitudes…

Bom, outro fato importante ocorreu no final de semana: o treinador do City está cada vez mais longe e cada vez mais distante do atual campeão inglês. Já Sabella, é um dos nomes que foram sondados e aventados. Porém, o City tem em Ancellotti e Simeone, seus dois principais alvos. Mas, a informação é de que Sabella acertou com o São Paulo mesmo e já acompanhará o jogo na 4a. Se no banco, com delegação ou não, não sei.

Decidido tudo, apesar do pessimismo de alguns com o nome dele, o argentino que só atuou em 5 anos como treinador, coleciona o importante título invicto da Libertadores e o vice mundial com a Argentina, por exemplo como cartão de visitas. Muitos acham Sabella bundão pois não levou Tevez afim de manter o bom clima no grupo principalmente com Messi. Há quem afirme que temos a questão da adaptação e o tempo, conhecimento do futebol brasileiro etc. Eu acho que apontar possíveis problemas e possíveis sucessos é teoria de achismo. Porém, escolher um grande nome faz parte e Sabella não é qualquer um.

A ondinha de Luxemburgo no S√£o Paulo me impressiona pois ele h√° tempos n√£o faz nada, nunca venceu uma Libertadores e seus trabalhos recentes s√≥ apontam fracassos. Se for partir desta l√≥gica, √© evidente que tamb√©m n√£o anima. Se olharmos os aspectos positivos, chegar√≠amos √† conclus√Ķes √≥timas. Isto serve para Abel, Luxa, Sampaoli e Sabella, tal qual Cuca etc. Cada um tem um gosto e uma proje√ß√£o pessoal. Isto, devemos entender que no racional √© diferente. Os dirigentes precisam enxergar fora da caixa. Sampaoli e Sabella por exemplo, representam mudan√ßa ao mesmo tempo que gera risco. E o risco nada mais √© que uma oportunidade que pode trazer ganhos ou preju√≠zos e se n√£o corrermos, nunca sairemos da in√©rcia. Por isto, penso que um presidente deve sim ser ousado e apoio Aidar nesta. √Č hora de trazer a diferen√ßa e n√£o √© um Gareca qualquer. Basta ver a palestra do cara abaixo e veremos a diferen√ßa de um chucro para Sabella. Quem fica pagando pau para o Tite taticamente, assista ao Sabella e surpreenda-se. Mesmo preferindo Sampaoli, vejo em pouco, o S√£o Paulo mudando, diferente e fora da mesmice.

Eu, particularmente, sou f√£ de Sampaoli. Muitos me questionam sobre derrotas do Chile contra o Ir√£, contra o S√£o Paulo de Ney Franco por 5×0 etc. Ok. Ele n√£o √© m√°gico. Mas s√≥ lembrar disto, √© esquecer de tudo que ele fez antes. Seu time jogava o fino da bola e jogou por anos. Esta √©poca j√° foi mais para o final. Antes, tinha um jogo encantador mas de tanto venderem jogadores, n√£o sobrou nada l√° e o recome√ßo ap√≥s tantas conquistas e sucesso, ficou mais dif√≠cil e ele encerrou o ciclo para aguardar a sele√ß√£o Chilena. E eu me encanto com o Chile e sua luta, seu jogo firme, competitivo, aguerrido e agu√ßado. √Č o perfil que agrada. Evidentemente, poderia vir e n√£o dar certo mesmo. Mas √© pelo perfil, estilo, caracter√≠stica que eu acredito e gosto dele. Acho que faria uma baita limonada com nossos lim√Ķes e dar vibra√ß√£o a este time.

Mas, como Sabella √© que est√° a√≠ na boca para vir, procurando saber mais dele, √© um t√©cnico incr√≠vel do ponto de vista t√°tico. Guardiola fez elogios impressionantes sobre o argentino, por exemplo. Outro detalhe √© que Sabella j√° conhece S√£o Paulo (a cidade), fala portugu√™s e conhece bem o futebol brasileiro por j√° ter atuado aqui com a camisa do Gr√™mio. Quem o conhece, sabe que ele fala com os jogadores e passa um conhecimento tal da partida e o que devem fazer, que torna mais simples a tarefa. Com o forte embasamento te√≥rico e vis√£o da partida, consegue reverter e intensificar as a√ß√Ķes de seu time mesmo estando no banco inclusive durante os jogos. √Č a famosa leitura de jogo que ganha partidas.

Consegue dar a tranquilidade, encontrar líderes setoriais e transformá-los em efetivos dentro do campo. Transforma sua equipe em uma fria e bem trabalhada máquina que aliada ao bom time técnico que possui o São Paulo, pode fazer muito com toque de bola e onde temos o pior, que é defensivamente, deixar tudo mais estável, facilitando a vida dos zagueiros. Evidentemente, Sabella pedirá um ou dois jogadores de confiança e que devem atuar principalmente na transição do meio, que fará este elo entre defesa e ataque. Ou seja, as referências que chegam são boas. E o treinador tem fome de conquistas, tem ambição e quer ir longe, bem longe.

Diante de tudo isto, o que importa mais é que o São Paulo triunfe, o São Paulo vença e que tenhamos um time que mesmo não conquistando títulos, nos honre e nos dê orgulho.

E que Sabella mesmo com pouco tempo, consiga entrar, enxergar a partida, fazer a diferença taticamente e extraia o melhor deste time que é exatamente o talento e técnica que só funcionarão se houver ordem coletiva que permita o individual brilhar.

Buena Surte, Alejando Sabella!

Vejam esta palestra INCR√ćVEL, SENSACIONAL de Sabella:

https://www.youtube.com/watch?v=PLF0smJftVo#t=3901

Ele come√ßa a falar aos 51:30. √Č impressionante!

Para quem teve apenas 5 anos de carreira sendo 4 como treinador da Sele√ß√£o Argentina, √© impressionante mesmo…

OBS: Se Sabella recuar, não vier, não assinar, sei lá o quê, Luxemburgo topa vir após o Carioca. Será que não vale esperar o Sampaoli então?

Luxemburgo. Treinador afirmou que viria a Aidar. O presidente do S√£o Paulo ouviu do presidente do Flamengo que teriam rela√ß√Ķes rompidas ¬†o tirassem do clube carioca. Aidar recuou e disse a Luxemburgo que se quisesse vir, teria que pedir demiss√£o e anunciar sua decis√£o. O treinador afirmou que n√£o faria isso pois causaria uma mancha com o clube e morreu nisto.

Oposi√ß√£o a Aidar cresce mas n√£o √© sinal de for√ßa de Juvenal. Na √ļltima semana, informei da oposi√ß√£o √†s contas de Aidar votadas no Conselho que marcou ao menos 30% de contr√°rios ao atual presidente. Deixou a clara impress√£o de que √© fruto de vit√≥ria e triunfo de Juvenal em rela√ß√£o a seu rival. Pois √©, a impress√£o foi errada.

√Č conclusivo que a oposi√ß√£o cresce e o descontentamento com Aidar √© enorme. Mas Juvenal tomou e toma para si este inc√īmodo como se m√©rito dele fosse. E n√£o √© bem assim. Juvenal possui em torno de metade disto como seu grupo. E por culpa dele.

Um dos fundadores do Participação, grupo do clube, foi procurado após o racha com Aidar. E uma reunião foi marcada. Juvenal atacou a todos, principalmente aqueles que estavam na gestão do Aidar. Foi um desastre completo. Juvenal estava insano no encontro. Quem estava alheio, rompeu com Juvenal. E não é porque são conta Aidar que são favoráveis a Juvenal.

O antigo grupo de apoio ao MAC possui 15 de oposi√ß√£o a Aidar e os demais votos contra s√£o do grupo do falecido Galv√£o. Ou seja, nada de onda do Juvenal. Talvez a Kombi ainda seja melhor que o √īnibus para o grupo dele…

Hells Bells n√£o tocou! No jogo contra a Lusa no Morumbi, Ceni n√£o jogou. E Hells Bells n√£o tocou. Foi unanimidade que o hino do S√£o Paulo deve ser tocado e a m√ļsica tema do goleiro deve ser encerrada. Aidar disse a todos em volta quando o interpelaram a respeito: ‚ÄúFalta pouco‚ÄĚ. Quando o Ceni fez o gol contra o Red Bull e salvou o time com 2 grandes defesas, o coment√°rio foi: ‚ÄúAcho que d√° para ouvir aquela m√ļsica um pouco mais agora…‚ÄĚ

Pinotti no S√£o Paulo! Apesar do cara parecer ser bom, ser de sucesso, ter ajudado o clube e parecer ser do bem mesmo, me incomoda depois dele ter ajudado o clube, estar em um cargo. N√£o me soa bem. A conferir no futuro.

Nathan. O jovem meia entrou em acordo com o Atlético PR e o Chelsea vai compensar o clube paranaense. Não vai rolar a ponte com o São Paulo.

Antonio Carlos, João Paulo, Matheus Reis, Wesley. Essa era a lista que eu esperava ver no São Paulo para os jogos finais do Paulistão. Infelizmente, somente Tonhão, João Paulo e Wesley estavam nas trocas. Temos problemas no ataque, problemas na lateral esquerda e inacreditavelmente, não inscrevemos nem um garoto para a lateral ao menos começar a experimentar as vivências de momentos como este do clube. Lamento.

Luis Fabiano. Mais uma vez, após críticas, surgem notícias plantando a saída do atacante. Mais uma vez, ele não está pronto para os jogos decisivos. Mais uma vez, precisamos dele e não teremos. Eu mesmo que gosto dele, cansei. Que vá para os EUA e que nossa vida siga sem ele..

ROliveira. Depois de liga√ß√£o de Modesto Roma, Aidar desistiu do atacante e n√£o vai mais assediar o jogador para que venha ao S√£o Paulo. Mesma coisa para…

Ganso. Modesto Roma aproveitou para dizer que n√£o vai brigar por Ganso como fora noticiado.

Wesley. Jogou muito e tendo Ganso e Bastos com ele, a tendência é que cresça ainda mais o time. Boa primeira impressão.

Novas do Paulist√£o. Ano passado, Hudson por exemplo saiu do Botinha e encaixou como luva no Morumbi. Tem outros que andaram chamando a aten√ß√£o. √Č ficar de olho e aproveitar. Tem algu√©m vendo?

Tabu nas Semis. Est√° na hora de cair essa porcaria desta marca.

Alexandre Zanquetta

alexandrezanquetta@uol.com.br

twitter.com\blogdosaopaulo

www.facebook.com\blogdosaopaulo