banner_sou_tricolor_2

Fatos da semana ‚Äď 01/04 a 07/04

As opini√Ķes deste colunista a respeito da semana que passou.

Muricy Ramalho ‚Äď Fim da Era Muricy Ramalho no Tricolor!

O segundo maior treinador de nossa história e que, entre outras coisas, nos deu três títulos brasileiros e nos livrou de um rebaixamento (porque time grande não cai).

S√£o-paulino desde crian√ßa, multicampe√£o como jogador e como t√©cnico, mas que j√° n√£o conseguia mais extrair caldo desse time sem alma que o S√£o Paulo montou. Foi melhor que sa√≠sse, antes que os sem mem√≥ria se esquecessem de vez da sua import√Ęncia para a hist√≥ria deste time.

N√£o tenho d√ļvidas de que a sa√ļde j√° lhe preocupava. E tamb√©m sei que os dirigentes usaram o problema como pretexto para a demiss√£o. N√£o se aflija com isso!

Enfim, apesar de reconhecer os erros de Muricy no comando do São Paulo, especialmente em 2015, como forma de agradecimento, esta coluna não se alongará em críticas ao nosso eterno treinador.

Obrigado por tudo, Muricy! ‚Ä™#‚ÄéAqui√ČTrabalho

Milton Cruz ‚Äď A confirma√ß√£o da demiss√£o de Muricy Ramalho veio acompanhada de uma enxurrada de informa√ß√Ķes a respeito da sa√≠da de outros membros da comiss√£o t√©cnica e diretoria.

Mudan√ßas s√£o necess√°rias, mas vamos com calma na ca√ßa as bruxas. Decis√Ķes precipitadas, feitas no calor das derrotas, eram caracter√≠stica recorrente na gest√£o Juvenal. Por isso perdemos jogadores como Arouca, Jean, Rhodolfo e Casemiro, entre outros.

Há 3 meses atrás, tínhamos montado o melhor elenco do país, depois de um ótimo trabalho feito por Ataíde e Gustavo Oliveira. Hoje, ambos entraram no balaio de quem não presta.  Não pode ser assim.

Ata√≠de e Gustavo Oliveira s√£o pessoas s√©rias e trabalhadoras. Nosso vice-presidente √© duro nas palavras, j√° errou ao confrontar a torcida, mas √© bem intencionado e correto em suas a√ß√Ķes. Do sobrinho de Ra√≠, n√£o √© necess√°rio nem dizer. Para quem n√£o se lembra, ele assumiu o cargo no lugar de Adalberto Baptista, um fanfarr√£o que nunca deve ter visto um jogo de futebol.

Mas se é para falar de mudanças, falemos de Milton Cruz, dono do melhor emprego do mundo. Se há tempos atrás, conseguiu algum destaque indicando jogadores desconhecidos ao clube, hoje em dia me passa a imagem de alguém sem função no clube, e que cujo grande serviço a prestar se resume a animar o vestiário.

Isso para n√£o falar das vezes em que ele assume interinamente a equipe. Eu gostaria de ter um levantamento a respeito de seu retrospecto como treinador mas, como n√£o tenho, vou me ater a opini√£o que formei ao longo das √ļltimas d√©cadas. √Č certamente um dos piores nomes poss√≠veis para comandar o Tricolor. Quando foi efetivado, ao lado de Rojas, √© verdade que nos levou at√© a Libertadores. Mas n√£o me esque√ßo do time que montaram, com Ricardinho √†s vezes escalado de segundo atacante, a frente de 4 volantes. Pesquise e comprove.

Está no clube desde 1989. Portanto, mais tempo do que qualquer outro ser, incluindo Rogério Ceni. Sem jogar. Não acho que sua saída significará uma grande mudança, nem que a culpa por qualquer resultado é de Milton Cruz. Apenas penso que, em tempos de mudanças e de corte de gastos, comecemos excluindo quem pouco anda fazendo pelo clube.

O substituto ‚Äď Um treinador cogitado ou cogit√°vel por par√°grafo.

Meu nome preferido √© o de Cuca. O problema √© que a contrata√ß√£o do √ļltimo t√©cnico brasileiro a ganhar uma Libertadores esbarraria em dois fatores: seu alto sal√°rio na China e uma suposta rusga com nosso capit√£o Rog√©rio Ceni. N√£o contava muito com minha simpatia, at√© o trabalho feito no Atl√©tico MG. O time campe√£o sulamericano de 2013 foi todo montado por Cuca (o S√£o Paulo de 2005, n√£o). N√£o sei se toparia um retorno agora ao Brasil, mas eu gostaria de v√™-lo de volta ao Tricolor.

A cada entrevista que vejo nosso ex-meia e lateral-esquerdo Leonardo conceder, fico mais encantado com a sua figura. Tem ideias que hoje se encontram muito a frente do futebol brasileiro, em termos comerciais, estruturais e de marketing. Daria de olhos fechados o comando da CBF a Leonardo. Como técnico, é difícil dizer, já que pouco tempo teve para mostrar trabalho. Além disso, segundo Ataíde Gil Guerreiro, tem a preferência por continuar na Europa. Não deve vir.

Concordo com o pessoal que diz que Abel Braga est√° em um momento da carreira parecido com o de Muricy. Tem bom hist√≥rico nos clubes que passou, costuma domar o vesti√°rio, mas talvez precise de uma reciclagem tamb√©m. Basta ver as cr√≠ticas que sofreu no Internacional do ano passado, apesar de ter levado o time ga√ļcho a Libertadores. Seu sal√°rio, pelo que dizem, ainda √© daqueles dos tempos de cofres cheios no futebol brasileiro. Se baixar a pedida, poderia ser op√ß√£o mas, hoje, n√£o √© o meu favorito.

J√° fui bem f√£ de Mano Menezes, nos tempos em que levou o Gr√™mio ao vice-campeonato da Libertadores. √Č daquele tipo de t√©cnico que voc√™ discorda em tudo, mas que acaba obtendo resultado. H√° tempos n√£o repete um trabalho de encher os olhos, apesar de ter levado a galinhada a Libertadores deste ano. Sem contar que √© uma mala. Uma das pessoas mais chatas de se ouvir falando no futebol brasileiro.

O momento não é de apostas, mas caso fosse, existe um cara que eu acho que precisa de uma chance em clube grande: Vagner Mancini. Tira leite de pedra, parece bom de grupo, e mesmo assim, inexplicavelmente não consegue boas equipes para trabalhar. Tem futuro.

Cristov√£o Borges, dizem, entende muito de futebol. Eu n√£o sei de onde veio isso. Um t√©cnico que nunca foi campe√£o. Me lembra muito a aura que envolvia M√°rio S√©rgio que, segundo a m√≠dia ‚Äėespecializada, tamb√©m √© outro que manja muito do esporte. N√£o vejo onde.

Outra opção seria buscar um técnico de fora. Eu escrevi sobre isso na semana passada, quando os sites esportivos noticiam o interesse do Tricolor em Jorge Sampaoli. O grande problema de ser trazer técnicos estrangeiros para atuar no Brasil é a falta de conhecimento destes gringos com relação ao nosso futebol. Não dá para pensar em cogitar Guardiola na Seleção Brasileira ou Gareca na SEP, sem que antes estes passem pelo menos 1 ano estudando o que é um Fla-Flu, quem foi Raí e Careca, ou que tipo de futebol aguerrido é esse que se pratica no Sul, por exemplo. Técnico gringo, NÃO!

Ganso ‚Äď Nem Rog√©rio Ceni, nem qualquer outro jogador no mundo, est√° acima do S√£o Paulo Futebol Clube.

O lance ocorrido no √ļltimo domingo, em que Paulo Henrique Ganso ironiza a chegada de nosso capit√£o para bater uma falta pr√≥xima √° √°rea me parece representar bem o momento vivido pela equipe nos bastidores. A quest√£o √© simples: bate o melhor cobrador. Ganso nem √© o melhor batedor de faltas da equipe, nem est√° jogando bola o suficiente para cobrar qualquer coisa. T√° bom de uma galera do elenco come√ßar a baixar a bola…

Fabricio ‚Äď Minha opini√£o sobre Fabr√≠cio √© mais ou menos a mesma que tenho a respeito de Carlinhos, com a diferen√ßa de eu o lateral do Inter √© mais forte e melhor na defesa. Com passagem nas categorias de base do Tricolor, Fabricio vire e mexe tem o seu nome especulado no Morumbi.

O momento √© prop√≠cio. Eu ainda acho que Carlinhos pode nos ser muito √ļtil mas, diante da oportunidade, que tal oferecermos uma troca com o time ga√ļcho? Eu aposto que a galera por l√° aceitaria abrir neg√≥cio…

¬†Proje√ß√£o no Paulista ‚Äď Com a derrota em Ribeir√£o Preto, o S√£o Paulo agora amarga a 4¬™ melhor campanha do Campeonato Paulista, o que significa que, se todos os grandes naturalmente se classificarem √†s semifinais do torneio, teremos o SCCP pela frente, em Itaquera. N√£o quero nem ver o tipo de efeito que seria sentido no Morumbi, caso sejamos eliminados pela galinhada no Paulista e na Libertadores. Que nosso pr√≥ximo t√©cnico nos salve…

¬†3-5-2 ‚Äď Novamente, insistirei nessa tecla: o S√£o Paulo precisa de algo novo. Milton Cruz ou qualquer outro t√©cnico que assumir, a hora √© do esquema com 3 zagueiros. Rog√©rio Ceni; Rafael Tol√≥i, Rodrigo Caio e D√≥ria; Thiago Mendes, Souza (Wesley), Denilson (Souza), Centurion (Boschilia) e Michel Bastos; Pato e Luis Fabiano (Centurion)

¬†P√°gina do Carlos Miguel Aidar ‚Äď Curtam, comentem e compartilhem a p√°gina do nosso presidente no facebook:

https://www.facebook.com/pages/Carlos-Miguel-Aidar/745533575534551?ref=aymt_homepage_panel

Wagner Moribe

 wmoribe@hotmail.com

twitter.com/wmoribe