megafone5

 

VALE LEMBRAR: O MEGAFONE √Č OPINI√ÉO PARTICULAR E PESSOAL DO AUTOR QUE √Č UM TORCEDOR E¬†TEM SEU DIREITO DE OPINI√ÉO NESTE BLOG QUE PREZA PELA DEMOCRACIA. AQUI TODOS OS TORCEDORES TEM VOZ! ESCREVA SEU TEXTO E EXPONHA SUA OPINI√ÉO AOS NOSSOS MILH√ēES DE PAGEVIEWS MENSAIS!

Dia 18/02 fizemos nossa estreia na Libertadores.

Perdemos.

Analisando apenas o resultado, não é tão desastroso, afinal é apenas o primeiro jogo, jogamos fora e na sequencia temos dois jogos em casa, que em caso de vitória, pode até nos levar a liderança do grupo. Porém o resultado não nos mostra o que foi o jogo e nem dimensiona o tamanho da insatisfação do torcedor.

Jogamos contra um rival local. Esses jogos tem um gosto diferente para o torcedor, existe a rivalidade, a provoca√ß√£o, a hist√≥ria. √Č sempre bom vencer um jogo assim. Al√©m disso, era a estreia numa competi√ß√£o que o torcedor tem um carinho especial. O time precisava entender a situa√ß√£o e entrar totalmente ligado. N√£o foi o que aconteceu.

A equipe decepcionou. A derrota foi pesada, mas pode e deve ser assimilada, perder faz parte do jogo. Já o futebol desastroso do tricolor preocupa o torcedor e torna o futuro nebuloso. Não é possível saber o que nos espera nos próximos jogos. E todos ainda tentam entender o que levou o time a se apresentar de maneira tão medíocre.

Muricy √© um cara muito querido pela torcida, possui uma carreira vencedora e com uma bela hist√≥ria no S√£o Paulo. Por√©m isso n√£o pode esconder suas limita√ß√Ķes. Seu ponto forte n√£o √© montar times que apresentem grande futebol. No geral s√£o times muito simples na parte t√°tica e extremamente competitivos a longo prazo, como no Brasileir√£o. Soma-se a isso o fato de suas equipes n√£o terem um perfil agressivo.

O elenco montado pede um time que jogue futebol. Não é elenco para jogar na base de bola parada ou esperando o adversário jogar. Para treinar este time Muricy precisa se reinventar, procurar táticas novas, observar outros times, arriscar. E o mais importante: precisa montar um time para vencer e não impedir que o adversário vença; Um time que agrida e não espere o adversário tomar a atitude. O erro mais visível de ontem ao escalar Michel Bastos, passa por isso. Muricy se preocupou mais em parar o time adversário do que fazer seu time jogar, nem que para isso anulasse uma boa característica do time. Não conseguiu uma coisa nem outra. O time foi presa fácil para um time melhor treinado, mais organizado e muito mais efetivo. O tricolor parecia uma bagunça generalizada onde não se sabia o que fazer com a bola. Ninguém se salvou.

Foram v√°rios erros. Kardec e Lu√≠s Fabiano n√£o funcionam juntos. Um dos dois sempre acaba sendo substitu√≠do. Ao inv√©s de queimar uma substitui√ß√£o, poderia ter dado uma chance para Caf√ļ ou entrado com o Reinaldo na lateral esquerda como fez no segundo tempo.

Maicon n√£o deveria ter come√ßado jogando. Sou um dos que acha as cr√≠ticas a ele injustas, por√©m tamb√©m tenho no√ß√£o que ele n√£o √© um craque e sim um bom jogador para se ter no elenco. Maicon √© lento, tem bom passe, busca a bola no campo de defesa, serve como uma poss√≠vel alternativa nos jogos que o Ganso n√£o puder jogar. Juntar os dois n√£o √© uma boa escolha, a n√£o ser que o advers√°rio seja muito inferior ou estivermos com vantagem e queremos prender a bola. √Č muito passe e pouca movimenta√ß√£o. Somado ao fato de termos entrado com dois atacantes lentos, o time literalmente parou.

Bruno sentiu demais o jogo. Foi mal marcando e atacando. Sumiu em alguns momentos. Precisava ser substituído.

Houve demora demais ao fazer a substituição. Com um primeiro tempo tão fraco o time poderia ser modificado no intervalo.

A postura do técnico foi omissa. Não gritou, não instruiu, não tentou corrigir. Apenas assistiu.

O que mudar em um futuro n√£o t√£o distante.

A dupla Souza e Den√≠lson √© aceit√°vel, mas n√£o a melhor alternativa. Souza sabe jogar bem, tem boa movimenta√ß√£o e marca bem, Den√≠lson tamb√©m tem boa no√ß√£o com a bola nos p√©s, apesar de ser inferior ao primeiro, por√©m marca melhor, mas nenhum dos dois sabe fazer o papel de volante ‚Äúc√£o de guarda‚ÄĚ. Den√≠lson nos seus jogos mais inspirados consegue grande desempenho na marca√ß√£o, por√©m n√£o √© sempre. Precisamos de um volante que saiba destruir o jogo advers√°rio, que seja bom marcador, mesmo que deixe a desejar na parte t√©cnica. Pode ser o Rodrigo Caio, talvez Hudson, √© valida a tentativa de entrar com tr√™s zagueiros.

Na zaga consideraria trazer outro zagueiro, mas dependendo da dificuldade da transa√ß√£o e das op√ß√Ķes dispon√≠veis no mercado, ainda prefiro Edson Silva no lugar do Toloi jogando ao lado de D√≥ria. Toloi √© mais jogador do que Edson, por√©m costuma falhar em jogos dif√≠ceis (ontem cortou uma bola pra dentro da √°rea que quase resultou num gol de Danilo) e tem a mania de achar que joga mais do que sabe, subindo para o ataque, tentando sair pelo meio carregando a bola e fazendo lan√ßamentos longos. Pode ser uma op√ß√£o caso o time jogue com tr√™s zagueiros. Edson focado fazendo o ‚Äúarroz com feij√£o‚ÄĚ √© uma boa op√ß√£o.

As laterais continuam uma inc√≥gnita. Ronaldo √© fraco. Carlinhos precisa de mais tempo para confirmar a que veio e neste jogo estava contundido. Bruno fez uma partida horr√≠vel ontem, mas n√£o √© justo queim√°-lo em t√£o pouco tempo. Acho interessante Auro no caso do esquema com tr√™s zagueiros por ser jovem, promissor e j√° ter um bom n√≠vel t√©cnico. Em √ļltimo caso, avaliaria a possibilidade de improvisar um jogador defensivo como Hudson, ou at√© mesmo P. Miranda para evitar que o setor seja explorado pelos advers√°rios.

Do meio para frente acredito que Ganso e Michel Bastos podem dar conta do recado tendo sempre pelo menos atacante de mobilidade ajud√°-los, pode ser Pato ou Centurion. Complementando com um atacante mais fixo para fazer piv√ī, finalizar, cabecear, etc. Nessa posi√ß√£o minha primeira op√ß√£o seria Kardec, por entender melhor o estilo de jogo do time, por√©m a vaga pode ser ocupada por L. Fabiano.

Meu time preferido seria este:

Goleiro: RC

Zagueiros: Dória e Edson Silva

Volantes: R. Caio (Jogando praticamente como 3¬ļ zagueiro) e Souza

Alas: Carlinhos e Auro (Bruno / Hudson)

Meias: Ganso e M. Bastos

Atacantes: Kardec (L. Fabiano) e Pato (Centurion)

Como variação ofensiva, podemos mover o Michel para a Ala, e formar um losango com Centurion, Ganso, Pato e Kardec.

Para finalizar, acredito que √© poss√≠vel nos recuperamos. Para isso Muricy precisa ser menos teimoso e mais humilde. Op√ß√Ķes n√≥s temos dentro do elenco. Apesar de cada torcedor ter um time na cabe√ßa ou esquema t√°tico na cabe√ßa, acredito que todos concordamos que do jeito que foi n√£o da para ficar.

E vamos S√£o Paulo!

Att,
Yuri Lima.