Mercado da Bola: Reforço Misterioso, Alvaro no Boca, Pato na Itália, Crefisa ou Huawei, Osvaldo fora e outros assuntos aqui:

http://wp.me/PiNGq-1sv

N√£o se trata de Aidar ou Juvenal: Trata-se do S√£o Paulo FC! Ao contr√°rio das outras vezes, hoje, em meio √† esta condena√ß√£o pr√©via sem julgamento, vou afirmar: vamos ter cuidado com as acusa√ß√Ķes ao Aidar. Eu sempre pe√ßo cuidado e olho vivo. N√£o acho uma boa gest√£o, n√£o concordo com seu jeito, seus m√©todos s√£o ruins e pol√™micos demais. Mas, neste in√≠cio de final de semana, fui procurado por uma pessoa pr√≥xima √† Aidar. De forma descompromissada, apenas me pediu que ouvisse uns minutos. Eu ouvi.

Como não sou injusto e não tem lado, não tenho opinião pré formada e gosto de entender lados e fatos, entendi e sei já desde Novembro que hoje, há uma movimentação forte por uma corrente que derrube e desmoralize Aidar. Hoje, intensificada por gente de rabo preso na imprensa.

A inten√ß√£o n√£o √© o impeachment, √© tirar a credibilidade do atual presidente, desmoraliz√°-lo. At√© aqui, mesmo rodeado de acusa√ß√Ķes, decis√Ķes complicadas e no m√≠nimo incautas, Aidar n√£o tem nada que o incrimine. Por que eu digo isso depois de tanto bater nele? Porque tem gente que confunde eu cobrar, alertar e informar, situa√ß√Ķes de bastidores com eu ser partid√°rio de A ou B.

Deixo claro: não quero Juvenal de volta! Tudo menos isto. E se cai Aidar, entra Juvenal mesmo que nos bastidores. Mas, detalhe: Se o que JJ vai apresentar é assim tão forte e Aidar idem, preparem-se para o caos absoluto.

Meu amor ao clube e talvez passionalidade exagerada que deixa meu argumento forte demais é o mesmo que todos os torcedores tem ao ouvir que seu clube não está sendo bem cuidado. O que não quer dizer que torço contra Aidar ou quero que ele fracasse em prol de Juvenal ou quem quer que seja. Para mim, qualquer um que faça um bom trabalho, seja honesto, dedicado, de caráter, honrado e que faça uma boa gestão, pode ser presidente do clube.

Não me importa efetivamente se tem história familiar no clube, se vem do sangue do Porfírio da Paz ou nasceu de família corintiana e escolheu o São Paulo como clube: há valores maiores e que muitos que passaram pelo clube, não honraram esse amor e esta escolha tricolor. Usaram, destruíram em benefício e ego próprios. E serem são-paulinos, o pecado se torna ainda pior para mim.

Ser s√≥cio, conselheiro, votar, viver o clube hoje n√£o diz nada. H√° uma cambada in√ļtil e cheia de anseios pessoais querendo empurrar jogador no clube goela abaixo, querendo levar projetos pessoais √† frente, querendo impor garotos na base e querendo participar da vida do futebol sem ter nenhum direito. E, claro, ganhar um dinheiro, ter status, aparecer etc. Simplesmente acham que podem e exigem. Se acham os fod√Ķes. E isso me enoja, me tira do s√©rio.

Muita gente discutindo vaga de estacionamento, uso de churrasqueira, piscina e detalhes rid√≠culos de um clube de bairro em cidade do interior enquanto por trocas e ajudas, elegem presidente, conselheiro e definem o futuro do maior clube do Brasil e de um dos maiores do mundo. √Č certo isso? Tanto n√£o √© que Aidar mesmo afirmou ser arcaico, errado e que adoraria alterar isto inclusive para impedir que torcedores de outros times votassem. Bom, vamos voltar ao ponto.

Aidar tem que segurar uma guerra interna que ele pr√≥prio criou e n√£o √© f√°cil. Hoje, farei quest√£o de ver o lado do homem tamb√©m, est√° sendo valente. Enfrentar Juvenal com todos que o apoiam e com as armas que ele sabe usar, n√£o √© f√°cil. At√© a m√≠dia est√° levantando suas armas e veremos em breve, uma onda de jornalistas que far√£o movimentos para ajudar Juvenal a destruir Aidar lhe tirando at√© mesmo o benef√≠cio da d√ļvida e j√° condenando-o. Eu n√£o apoio isso.

Se precisar adotar um lado, prefiro apoiar Aidar, que ele fique no cargo e tenha o direito de governar e responder por seus atos. Não quero presidente deposto, quero que ele pague se for condenado e não que uma corrente interna e externa manipulem a torcida com notícias e internamente se esgueirem por poder. Afinal, nada é de graça.

√Č claro, que Aidar est√° dando motivos, quem deu esta brecha, quem deixou esta fuma√ßa rolar dando sinal de que h√° fogo, foi ele. Est√° pisando na bola e acho que ningu√©m discorda disto. Mas, n√£o justifica essas brigas pessoais. Eu particularmente n√£o sou f√£ de Aidar. Mais pelo discurso insosso e pela forma como se coloca como bom mo√ßo, salvador e santo. No mais, nada tenho contra ele al√©m dos erros que vem cometendo com o clube. E repito: Juvenal vem de desastroso mandato no qual nem merece compara√ß√£o. O que n√£o me permite deixar ningu√©m dizer que Aidar √© melhor que Juvenal pelo p√©ssimo mandato de JJ. Um erro n√£o justifica o outro. N√£o √© porque um foi muito ruim que o outro sendo ruim, acharei bonito.

No futebol, é fato que vem fazendo um trabalho superior ao de Juvenal. Vem minando coisas horríveis implantadas pelo antigo presidente. Ao mesmo tempo que também apronta das suas. O que sempre peço nas colunas e tenho dificuldade de atingir não é que ninguém ache Aidar ruim e Juvenal bom e nem que Juvenal seja ruim e Aidar bom. Não se trata de Juvenal e Aidar. Se trata do São Paulo FC, irmãos tricolores.

Nosso papel limitado e de coitados que sofrem sem muito poder fazer, √© este mesmo. Acompanhar, cobrar e estarmos unidos para apoiar e fazermos por onde sermos ouvidos se juntos estivermos quando algo for errado. Enquanto vejo gente defendendo uns e outros no clube, sinto muita lamenta√ß√£o de ver isto pois enquanto muitos se esgoelam, quem est√° l√° dentro, faz quest√£o de criar armas e artif√≠cios que cada vez mais afastem a torcida comum dos que j√° comp√Ķe o clube.

Aqueles que estufam o peito e dizem que as fam√≠lias s√£o eternas no clube, devemos ter cuidado. N√£o √© porque o pai ou o av√ī ou sei l√° mais quem foi um grande e honrado s√£o-paulino, que veremos nos herdeiros a mesma coisa. Voc√™ que me l√™ e nem sonha com o que realmente ocorre l√° e Deus me perdoe ter que contar um dia a algu√©m o que soube ao longo dos anos, se acha menos que algu√©m que √© sobrinho, primo, filho ou parente de um Tricolor do passado? Ama menos o clube? Faria pior por isto? Acho que n√£o.

Pois bem. Lá não querem renovação, novos entrantes. Estão fechando o cerco. Estão dificultando porque assim, sempre os mesmos ficam, não há mudança. Não há ameaças e sempre vemos as mesmas caras, os mesmos nomes e ninguém nunca sai perdendo. Oposição de um dia é situação de outro e assim é e sempre foi. Muda por pouco, parece diferente e em pouco, tudo é a mesma coisa. Já há anos é assim.

Portanto, hoje falo com tom mais ameno ao Aidar para mostrar que não tem santo ou herói. Ninguém é 100% bom ou 100% ruim. Muitos fizeram coisas lindas e outras nem tanto. Muitos prejudicaram muito mas também fizeram coisas boas. Nós, temos que exigir evolução, melhoria e dignidade. E anda difícil. Como evoluir e melhorar, inovar com os mesmos? Com quem já nasce sabendo que será encostado numa posição ou cargo no clube?

Não briguemos entre nós por quem não merece. Briguemos sim, para esclarecimentos, para expulsão de quem não merece lá estar. Para que haja transparência, clareza e decência no clube. Que estas brigas nunca sejam de nomes Aidar, Juvêncio, Natel, Cunha, Gouvea entre outros. Que a briga seja em nome da família São Paulo. Em nome da instituição São Paulo FC. Nada mais me importa, nada mais deveria importas a estas pessoas e nada mais deveria importar a qualquer um que se diga são-paulino que não o melhor, o clube na frente sempre. Nem que para isto, escolha se afastar do clube para não prejudicar.

E todos sabem de quem digo. Que se dane o resto. O que importa é São Paulo FC, ontem, hoje e sempre!

¬†Cobrar Apoio, ST da torcida √© perfeito…e a contraparte do clube? Claro que √© v√°lido, claro que devemos, claro que todo apoio, s√≥cio torcedor ou qualquer outro incentivo faz parte de ajudar o clube que ama. O argumento do que receber√° em troca o torcedor pode n√£o ser t√£o justo e v√°lido neste caso. O importante no fundo, √© ajudar e fazer nossa parte.

Mas, h√° sim que se cobrar a contraparte. Outro dia, falando com Casares, vou claro quando ele falava de ter sido presidente por 1 semana: ‚ÄúPrecisamos reativar o Volunt√°rios da P√°tria, olhar as Embaixadas, apoiar o torcedor e dar mais aten√ß√£o √†s m√≠dias sociais tricolores‚ÄĚ.

N√£o √© porque temos um site aqui. Mas porque, um clube que n√£o d√° nem aten√ß√£o e cuida de seu maior patrim√īnio que √© a torcida, n√£o cuida do que √© a for√ßa da institui√ß√£o.

Quando você vê gente cegamente cobrando coisas e não olha a questão de forma sistêmica, questione. Você tem dever de ajudar mas tem mais que dever de cobrar o clube.

Transparência, decência, honestidade, lisura, boas práticas, retidão de caráter e cuidados com o clube. Tudo isto podemos exigir. Ou não?

Eu não mudo minha opinião. Tem que ter contraparte. Não sou vaquinha de presépio.

São Paulo e Corinthians contra OTB. Uma conversa entre dirigentes dos dois clubes guardada a 7 chaves ocorreu e uma parceria contra a OTB de Bruno Paiva deverá ocorrer. Não será nada divulgado na mídia, nada sairá em lugar algum. Mas, é fato que o bloqueio já começará na base dos times e no papo no dia a dia com os jogadores que possuírem estes representantes. A conferir.

Rafael Botelho. Esta semana, tive o prazer de receber o contato de um s√£o paulino, um associado do S√£o Paulo que conhece e bem, Rafael Botelho. Este, para quem n√£o recorda, ser√° o Diretor de Rela√ß√Ķes Internacionais do S√£o Paulo, o corintiano, e que recebeu duras cr√≠ticas por todos e por este Blog.

Bom, confesso que devo admitir que √†s vezes erramos. Desta vez, n√£o tenho confirma√ß√£o do sim e do n√£o mas como somos id√īneos e justos, soube que ele n√£o √© pr√≥ximo a Sanchez, n√£o √© s√≥cio do Corinthians, nunca trabalhou no clube do Parque S√£o Jorge, n√£o faz parte da Fiel e nem nada. √Č funcion√°rio da Traffic desde 2008 e n√£o tem esta rela√ß√£o com os s√£o paulinos de chamar de bambi etc. Por que estou dizendo isto? Pois se um s√£o-paulino √© um dos melhores amigos dele e se conhecem bem e ele trata e age com respeito, fora Aidar confiar e conhecer o trabalho dele a ponto de contrat√°-lo sabendo dos riscos e consequ√™ncias, penso que ele deve ser muito bom, competente e respeitoso.

Inclusive, ap√≥s a reuni√£o no Conselho no dia 09/02, Rafael falar√° conosco. Ainda n√£o pode. E ent√£o, esclareceremos muitos pontos. At√© l√°, quero deixar a vis√£o que vomitaram na imprensa e a que chegou at√© n√≥s a respeito do novo diretor. Quero acreditar na 2¬™ vers√£o e no m√≠nimo, dar o direito da d√ļvida. Que venha e fa√ßa o melhor pelo S√£o Paulo, respeitando o Tricolor.

Para quem se acha o intransigente, eu tenho amigos são-paulinos dentro do Corinthians em cargos altos. Rosenberg que é um que mais ataca o São Paulo e não é meu amigo, é são paulino desde sempre. Isto não é sinal de caráter ou competência. Pensemos nisto.

Casemiro processando o São Paulo. Cobra direitos de arena. A ação deve demorar ao menos 2 anos para ser julgada e o jogador deve perder.

RENOVOU! FUTFANATICS & BLOG DO S√ÉO PAULO!¬†Mais 1 ano garantido com o maior desconto da internet em produtos esportivos que voc√™ encontrar√°. Usando o c√≥digo do Blog, ‚Äúblogdosapaulo‚ÄĚ, voc√™ j√° sai de 10% a menos. Se pagar em boleto, mais 8%! Pode procurar. Ningu√©m vai vender mais barato!

Alexandre Zanquetta

alexandrezanquetta@uol.com.br

http://www.facebook.com/blogdosaopaulo

twitter.com/blogdosaopaulo