Especial Copa S√£o Paulo 2015- Parte 2

Continuando a falar da Copinha 2015, hoje vamos citar um pouco de cada equipe que faz parte do grupo do S√£o Paulo, falar um pouco da hist√≥ria, do atual momento, e de pontos fortes e fracos que podem ate mesmo serem explorados pelo tricolor, e tamb√©m falaremos um pouco sobre as condi√ß√Ķes do gramado da cidade. Vamos l√°:

O Est√°dio

O est√°dio onde o grupo V jogar√° ser√° o Martins Pereira, que ganhou uma grande reforma recentemente pois tinha a chance de ser uma sub sede na Copa do Mundo, o que acabou n√£o acontecendo. Os atletas n√£o ter√£o do que reclamar, o campo esta √≥timo, em perfeito estado pra uso, sem buracos e com a grama bem verde. Em novembro deste ano aconteceu no est√°dio a Libertadores feminina, como voc√™s podem ver na foto, a grama apresenta excelente condi√ß√£o de uso. O gramado tem como medidas 105,70 x 70,50 m . Curiosamente o jogo que mais atraiu p√ļblico no est√°dio foi S√£o Jos√© e S√£o Paulo em 11 de Maio de 1997, quando exatas 19 mil pessoas assistiram ao jogo, passando at√© da capacidade do est√°dio que √© de 16.500 pessoas.

foto1

SAO JOSE DOS CAMPOS

foto2

 

Donos da casa, o São José dos Campos é um time novo, e disputa pela primeira vez a competição com esse nome. O time se chamava Joseense, mas, aumentando a rivalidade com o maior clube da cidade, o São José (que sempre representou a cidade ate o ano de 2012, inclusive já sendo vice campeão paulista em 1989), passou a se chamar São José dos Campos F.C, em Fevereiro desse ano. O Joseense chegou a ter uma participação na copinha, em 2001. Segundo a diretoria a medida foi tomada pra aproximar o clube dos moradores da cidade e criar uma maior identificação com a torcida. O tigre do vale, como a equipe é conhecida, aposta num projeto da cidade chamado Atleta Cidadão, que é feito em parceria com a prefeitura da cidade ( o acordo com a prefeitura foi o que rendeu a vaga a equipe na copinha).

A equipe, treinada pelo bom comandante Nedilson de Oliveira, que esta lá a mais de 2 anos preparando o time, foi prata no mês de Dezembro nos Jogos Abertos do Interior, mostrando um bom futebol e perdendo por detalhes bobos na final. Apesar disso, disputou o Paulista sub 20 e não conseguiu passar da primeira fase

O São José trabalha os jogadores da copinha para que joguem bem e consigam vaga na equipe profissional, que disputada o Paulista A3 no ano que vem. A preparação do São José irá ate o dia 2 de Janeiro, parando apenas para as datas festivas. O treinador da equipe elogiou o São Paulo e afirmou que o clube tem tudo pra ser um dos finalistas da competição, mas que mesmo assim quer dificultar a vida do tricolor fazendo um bom trabalho.

foto3

Equipe Sub 20 do S√£o Jos√© dos Campos F.C que foi prata na ‚ÄúOlimp√≠ada Caipira‚ÄĚ

SERRANO PB

foto4

O Gr√™mio Serrano da Para√≠ba, conhecido no estado como Lobo da Serra, ganhou a vaga na copinha com a desist√™ncia do 4 de Julho, que n√£o pode disputar a competi√ß√£o devido a problemas financeiros. A vaga, que acabou sendo destinada ao estado da Para√≠ba, ficou com o clube depois do vice campeonato paraibano sub 20 deste ano. O time faz um grande trabalho na base desde 2013, e acabou coroado com a vaga, pode-se dizer aos 46 do segundo tempo. O time foi fundado em 1989, na cidade de Serra Redonda,¬† mas logo mudou sua sede para a capital Campina Grande. O time √© considerado o primo pobre de Treze e Campina Grande, dois dos times mais conhecidos do estado, e s√≥ come√ßou a disputar grandes competi√ß√Ķes mesmo em 1998, ou seja, apenas a 16 anos, nesse mesmo ano ganhou o t√≠tulo mais importante de sua hist√≥ria: foi campe√£o da segunda divis√£o do campeonato da Para√≠ba.

 

Hulk, A Salvação

O time passou por grandes dificuldades financeiras e teve que parar totalmente suas atividades no futebol em 2011, por√©m uma luz no fim do t√ļnel surgiu em 2012, quando o melhor nome formado em sua base foi vendido por 40 milh√Ķes de euros para o Zenit da R√ļssia, seu nome? Givanildo de Souza, mais conhecido como Hulk. A transfer√™ncia fez com que o clube, que √© um dos formadores do atleta, ganhasse 5% do valor total da negocia√ß√£o, ou seja, 475 mil reais. Hulk jogou l√° entre Julho de 1998 a Maio de 2000. Apesar disso, o clube teve problemas pra ter o dinheiro em m√£os, por isso acabou n√£o voltando logo em 2013. Devido a um erro grosseiro da FIFA, o dinheiro acabou indo parar nas m√£os do time do Serrano do RJ, l√° o presidente num gesto raro de honestidade devolveu o dinheiro ao time da Para√≠ba, e afirmou que o atleta nunca tinha jogado l√°. Com o dinheiro recebido, a equipe usou parte dele pra saldar d√≠vidas e tamb√©m para contratar atletas para disputar a segunda divis√£o do estado esse ano.

O time tem uma tradição de usar os jogadores da base para compor o elenco, gastando menos com reforços mas valorizando o que tem de melhor em casa. O time deve usar como base o mesmo elenco que foi vice a pouco tempo do estadual, é um time rápido, que trabalha bem a bola e que gosta de arriscar chutes de fora, peca muito na marcação o que pode ajudar bastante o tricolor paulista. O time costuma jogar mais retrancado contra adversários melhores e isso pode ser um problema para o São Paulo.

foto5

Equipe titular na semifinal do paraibano Sub 20

 

SAO RAIMUNDO RR

foto6

O São Raimundo vem animado pra competição depois de ser mais uma vez campeão estadual sub 20 (Estão invictos a mais de 2 anos no estadual). Eles estreiam na copinha justamente no aniversário de fundação do clube, que completa no dia 3 de Janeiro 52 anos. O time começou os treinamentos pra competição no dia 8 deste mês, focando principalmente na parte física da equipe. No ano passado a equipe fez uma grande copinha e por pouco não passou, o time chegou a fazer frente a forte base do Desportivo Brasil.

O Mundão, como é carinhosamente chamada a equipe, tem apenas 3 títulos na base, o bicampeonato conquistado em 2013 e esse ano e um título em 2005. A atual equipe tem como ponto forte a bola aérea, e um dos principais destaques do time é justamente um zagueiro, Kelvyn Roxsan, que além de ser bom na bola aérea defensiva, chega muito bem ao ataque e faz alguns gols pra equipe. Outro grande destaque é o atacante Gílson, que se posiciona muito bem, e tem boa finalização, foi o artilheiro do estadual. O time encara a copinha como a principal chance de mostrar o seu talento e poder ofensivo, o técnico da equipe  Beto Vieira destaca aos garotos que é preciso ir bem se quiserem crescer no mundo da bola, principalmente no jogo contra o São Paulo que será televisionado.

O S√£o Raimundo sofre com um problema que muitas outras equipes do pa√≠s enfrentam: a falta de garantia no transporte. O time ainda n√£o sabe o que far√° para ir a competi√ß√£o, j√° que tem apenas a passagem de Manaus para S√£o Paulo, o time precisa agora conseguir passagens de Boa Vista a Manaus. O time procura apoio financeiro de empres√°rios para conseguir passagens de avi√£o a todos, j√° que a viagem de √īnibus seria desgastante para os garotos pois dura em m√©dia 10 horas, o voo de Manaus a S√£o Paulo est√° marcado para o dia 2 de Janeiro. O t√©cnico Beto estudou todas as equipes e a maneira como cada uma joga, a fim de tentar surpreender na competi√ß√£o.

foto7

Parte da equipe Sub 20 que treina para a competição