banner_sou_tricolor_2

Fim de papo. Nem Brasileirão, nem Sulamericana. Encerramos 2014 com uma vaga para a Libertadores. Uma pena. Temos um time, se não incrível, muito competitivo, com jogadores que mereciam um final de ano mais vitorioso. Casos de Rogério, Kaká e Luís Fabiano, por exemplo.

Fica a esperança pela base montada para o ano que vem, se assim nos permitir a janela de transferências a ser aberta em janeiro.

Muricy disse ap√≥s o jogo contra o Nacional de Medellin que o Tricolor est√° ‚Äėlento‚Äô nas contrata√ß√Ķes. Dizem que a reclama√ß√£o p√ļblica gerou desconforto na diretoria. Fato √© que, de qualquer forma, dessa vez n√£o ser√£o necess√°rias grandes mudan√ßas no elenco. Especialmente se Aidar cumprir a promessa, o que eu duvido, de colocar apenas garotos para jogar o campeonato paulista.

A base deve ser aproveitada, independente das fanfarronices ditas pelo nosso presidente. Com mais algumas dispensas e contrata√ß√Ķes, temos tudo para formarmos o nosso time mais competitivo em anos. Abaixo, listo as minhas op√ß√Ķes e opini√Ķes sobre o elenco para 2015:

Goleiros- Rogério Ceni, Denis, Renan Ribeiro e Leo.

Nada muda. Caso Rogério parasse, eu era a favor da vinda de alguém melhor e mais experiente do que o Denis, como Jefferson ou Diego Cavalieri.  Com a renovação do M1to, uma dor de cabeça a menos para diretoria e torcida.

Laterais‚Äď √Ālvaro Pereira, Reinaldo, Auro e um lateral-direito titular.

O lado esquerdo est√° fechado com o uruguaio (pelo menos at√© o meio do ano), o reserva ex-Sport e Michel Bastos quebrando o galho de vez em quando. Mas eu j√° pensaria no setor para o restante do ano. Uma consulta a Inter de Mil√£o sobre a possibilidade de continuidade de √Ālvaro Pereira. Isso porque tem gente boa dando sopa no mercado: Carlinhos. Se n√£o √© brilhante, o lateral do Flu √© ainda um dos melhores do pa√≠s, e fica sem contrato em dezembro. Vale a pena sondar.

O problema vai ser arranjar um titular para o lado oposto. Muricy j√° deixou claro que √© reticente em colocar Auro para jogar, devido a caracter√≠stica muito ofensiva do garoto. Eu discordo do treinador, acho que Auro tem um grande futuro pela frente. Mas creio que o S√£o Paulo realmente precisa de algu√©m para a posi√ß√£o, por causa da inexperi√™ncia do atleta. Possivelmente o √ļnico titular a ser contratado para o ano que vem. Mas o mundo inteiro vive uma crise na forma√ß√£o de laterais-direitos.

Como √ļnico grande investimento, eu bateria nas portas do Barcelona e cogitaria Daniel Alves.¬† Na minha opini√£o, ainda figura entre os 3 melhores de sua posi√ß√£o no mundo. Continua com mercado na europa, mas quem sabe ele n√£o queira viver um pouco do futebol brasileiro? √Č s√£o-paulino, o que pode ajudar.

Minha segunda op√ß√£o seria a volta do Cicinho, atualmente na Turquia. Excelente em sua primeira passagem, p√©ssimo na segunda. Mas depois da √ļltima, Cicinho foi muito bem no Sport, e atualmente no Sivasspor. As not√≠cias dizem que ele deve seguir para um dos grandes da Turquia no ano que vem, para jogar inclusive a Champions League. Apesar disso, em uma mat√©ria publicada no site da ESPN na semana passada, o Cicinho disse que n√£o pensaria duas vezes em optar pelo Tricolor, caso tivesse propostas do S√£o Paulo e do Real Madrid, por exemplo. Ele disse inclusive que vive melhor fase hoje do que em 2005.

Outra opção seria Marcos Rocha, do Atlético MG. Longe de ser craque, mas também um dos melhores do país. Não deve ser fácil, porque ainda tem contrato com o galo, mas não custa tentar.

Falam muito de Fabiano, da Chapecoense. O jogador foi contratado por um grupo de investidores, e deve ser repassado ao Cruzeiro. Nos jogos que eu vi, n√£o me chamou a aten√ß√£o. Lateral duro, me lembrou √Čder Sciola. Deixa ele ir para BH, e traz o Cear√°, que tal?

Mas apesar das sugest√Ķes, quem deve estar mais pr√≥ximo do Morumbi √© Lucas, lateral ex-Botafogo. Socorro! √Č p√©ssimo. Daqueles que canalizam as vaias da torcida, tal qual Paulo Miranda, Juan, e etc.

Se for para trazer qualquer coisa, fiquemos apenas com Auro e Hudson mesmo. Luis Ricardo é outro que nunca me enganou. Não serve para o Tricolor. Aliás, nunca vi jogador bom chamar atenção de clube grande depois dos 25 anos. Não existe! Existe boa fase, passageira. Sigam esse conselho e evitarão gastos com Acostas, Josiels, Dills e etc.

Zagueiros- Rafael Toloi, Rodrigo Caio, √Čdson Silva, Luc√£o, Ant√īnio Carlos e mais 2 zagueiros.

Um dos setores que mais preocupam a torcida. Eu acho que Toloi e Rodrigo Caio formariam uma das melhores zagas do país. Para o elenco, sete zagueiros são o suficiente para o ano.  Além disso, se Breno chegar mesmo em janeiro, sou um dos que confiam que não demorará muito para entrar em forma e pegar ritmo de jogo.

Faltaria um. J√° escrevi sobre isso. Eu iria atr√°s do R√©ver. N√£o seria f√°cil tamb√©m. Ali√°s, um dos segredos desse novo Atl√©tico MG tem sido os bons contratos que tem feito com seus destaques. Fora R√©ver, n√£o vejo grandes op√ß√Ķes no mercado, para chegar e ser titular. Os bons da Europa est√£o bem empregados, e os bons do Brasil idem.

Falam em Edu Dracena e Leandro Euzébio. O primeiro foi bom jogador, o segundo nunca foi jogador.  Uma opção de baixo custo seria Marcelo Oliveira, que deve cair com a porcada. Acho uma boa opção para compor elenco, ainda mais por sua versatilidade.

E faltou falar do Paulo Miranda. Tem jogador que não dá mais para ver vestindo a camisa do São Paulo, ou por falta de qualidade, ou porque já deu tudo que tinha que dar. Paulo Miranda, a bomba relógio do time atual, está nesta lista.

Volantes- Denilson, Souza, Hudson e mais 2 volantes.

Nosso setor mais carente, numericamente falando. A atual dupla titular √© √≥tima, caso Denilson esteja disposto a continuar a jogar em 2015. Faltariam op√ß√Ķes para compor elenco. Lembrando-se que Rodrigo Caio √© tamb√©m volante e que Wellington deve voltar para o brasileir√£o.

Maicon é mais um que já passou do tempo no Morumbi. Não conta com a simpatia da torcida, e precisa mudar de ares.

Wesley é boa opção, mas não pelas cifras que andam falando na imprensa.

Eu iria atr√°s do Josu√©. J√° √© da casa, fez hist√≥ria no Morumbi. Voltou pro Brasil para ganhar outra Libertadores. Vejo seu jogo muito semelhante ao que praticava quando nos deixou, em 2007. Segundo a Revista Placar, √© o 10¬ļ melhor volante do campeonato. Fica sem contrato em dezembro. Uma boa op√ß√£o para orientar e compor elenco.

Meias ‚Äď Ganso, Michel Bastos, Boschilla e mais um.

Posição bem servida, apesar da saída de Kaká. Aqui, pode-se pensar em alguém para fazer sombra aos titulares junto com Boschilla. Mas parece que a diretoria pretende trazer um nome de impacto. Cleiton Xavier, ao que parece, foi o nome pedido por Muricy.

J√° escrevi uma coluna sobre o tema. De 12 op√ß√Ķes para a posi√ß√£o, elegi as melhores como Montillo, Guilherme (Atl√©tico MG) e Wagner (Fluminense). A mais f√°cil, disparada, √© o meia-atacante do galo. Eu apostaria em Montillo.

Atacantes ‚Äď Luis Fabiano, Alan Kardec, Alexandre Pato, Ewandro e mais 2.

Basicamente, temos  4 centroavantes. Precisamos de atacantes de lado.

Osvaldo est√° naquela lista de jogadores que j√° deram o que tinham que dar. Ademilson nunca ser√° jogador, embora talvez ainda tenha europeu que acredite nele. √Č talvez a √ļltima chance de vend√™-lo.

O Coritiba tem um bom atacante, um camaronês chamado Joel. Tem 8 gols no Brasileiro, mas não sei se seria exatamente um segundo atacante.

Este blog e o canal Fox Sports tamb√©m revelaram que J√ļlio Baptista negocia sua volta. Bom jogador, mas al√©m de viver machucado, seria mais um centroavante para o time.

Rafael Sóbis seria uma boa opção, mas teria que baixar seu alto salário.

Com o mercado brasileiro escasso de qualidade, as alternativas restantes teriam que vir do exterior. Um bom nome, ao meu ver, seria de Wellington Nem, que foi bem quando jogou por fluminense e figueirense, mas que est√° infeliz atualmente na Ucr√Ęnia.

 

Fechando-se 7 ou 8 nomes, um elenco razoavelmente possível de ser montado:

Rogério Ceni, Denis, Renan Ribeiro e Léo;
Cicinho, Auro, √Ālvaro Pereira e Reinaldo;
Rafael Tol√≥i, Rodrigo Caio, √Čdson Silva, Luc√£o, Ant√īnio Carlos, Marcelo Oliveira e Breno(?);
Denilson, Souza, Josué, Hudson Wesley e Wellington;
Ganso, Michel Bastos, Montillo e Boschilla;
Luis Fabiano, Alan Kardec, Wellington Nem , Alexandre Pato, Joel e Ewandro

 

O que acham?

 

P√°gina do Carlos Miguel Aidar ‚Äď Curtam a p√°gina do nosso presidente no facebook:

https://www.facebook.com/pages/Carlos-Miguel-Aidar/745533575534551?ref=aymt_homepage_panel

 

Wagner Moribe

wmoribe@hotmail.com

twitter.com/wmoribe