Sou, Sou Tricolor: Edu Dracena não!!

banner_sou_tricolor_2Fosse apenas mais uma das especulações criadas por ‘monstros’ da imprensa esportiva, do naipe de Jorge Nicola, Juca Kfouri, Oscar Ulisses e Chico Lang, eu nem me daria ao trabalho de falar a respeito. Ainda mais porque estamos entrando naquele período infernal de contratações e sondagens no futebol brasileiro.  Mas a informação veio de gente bem informada, e publicada em veículos de credibilidade como este blog e também o Painel da Folha de S.Paulo, por exemplo.  Muricy Ramalho pediu Edu Dracena!

Que desespero!

Já escrevi na minha coluna, por uma ou duas vezes, sobre como admiro o nosso atual treinador. São-paulino, criado no Morumbi, sucesso como jogador e técnico. Conhece bem o clube, tem caráter e é um dos melhores do país há pelo menos 10 anos. Não bastassem os títulos, ainda nos salvou de um rebaixamento bem encaminhado no ano passado, e nos levou a Libertadores de 2015. Muricy é o cara!

Mas se tem algo que os nossos dirigentes precisam aprender, caso ainda não saibam, é a limitar o poder de indicação de Muricy. Não apenas porque o Tricolor historicamente é um clube em que os treinadores apenas ‘dão o aval’ para as contratações, mas também porque Muricy Ramalho não sabe indicar.

Um exemplo clássico que guardo na memória é o de Fábio Santos, um volante que atuou no São Paulo em 2008. Com fama de bad boy, chegou por recomendação de Muricy, com quem havia atuado no São Caetano, 4 anos antes. Para quem não se lembra, tratava-se de um jogador bem meia-boca. Um Felipe Mello bastante piorado.

Fábio Santos não foi o único caso frustrado ocorrido durante o período do tricampeonato brasileiro. Eu tinha na cabeça que Joílson, lateral-direito ex-Botafogo, também havia sido sugestão de nosso treinador. Fui confirmar a informação no Google e me surpreendi com uma série de pérolas propostas por Muricy no período em que comandava o time da Vila Belmiro. Craques do calibre de Renê Junior, Fernando Bob, Pirão(?), Roger Gaúcho, Bernardo, entre outros, foram indicados por ele á direção santista. É claro que uma notícia ou outra podem ser incorretas. Mas corroboram com minha opinião sobre Muricy e suas opções. Dá para entender inclusive como Paulo Miranda, Maicon e Ademilson jogam tantas vezes com o treinador.

Mas voltando ao caso especifico da semana, Edu Dracena não tem condição nenhuma de jogar no Tricolor. Foi um bom zagueiro em todos os clubes que passou, do Guarani de Campinas até o próprio time em que joga atualmente. FOI. Hoje, além de não ter mais a mesma qualidade de outrora, ainda passa mais tempo lesionado do que disponível para jogo. Será que não aprenderam nada com a contratação de Fabrício, atualmente no vasco?

Seria o mesmo que querer trazer o Lugano, com a diferença que o uruguaio traria retorno pelo menos midiático e no marketing. Mas sou contra a vinda de Lugano também. Se querem apostar em um zagueiro experiente, porque não trazer o André Dias? Está parado há 6 meses, mas jogava o campeonato italiano, como titular. Ou então, bate na porta do Atlético MG e pergunta sobre o Réver, que mal tem jogado neste ano, mas longe de ter a carreira decretada em declínio por causa de contusões.

Seja como for, Edu Dracena não! Se as opções no mercado são escassas, é preferível apostar em Rafael Toloi e Rodrigo Caio, do que trazer o zagueiro santista. E deixem o Muricy fora das mesas de negociação.

 

Wagner Moribe

wmoribe@hotmail.com

twitter.com/wmoribe

119 comentários

  1. Boa coluna Moribe..

    Eu faço coro Edu Dracena NÃO!

    Tomará que o pessoal da direção saiba conter esse anseio em contratar perebas já não basta os nossos…

    Moribe já considero você o colunista revelação do blog em 2014..
    Parabéns para você e novamente ponto do blog!!!

  2. Boa tarde,

    Boa coluna, só não concordo muito com o colunista em relação ao Muricy mas faz parte…..rs

    Vi só agora a entrevista do Ataíde Gil Guerreiro, vou aguardar o final do Brasileirão e da Sulamericana para opinar sobre o que realmente precisaremos para 2015. Agora é mera especulação.

    Se o homem forte do futebol que é o AGG tem carta branca do Aidar, então espero que as escolhas dele se mostrem corretas mais pra frente.

    Só sei que este ano erramos menos que nos anos anteriores, mas pelo que se tem lido e ouvido sobre reforços, dá até medo….rs

  3. Pelo que o Ataíde falou, não precisa contratar ninguém.

    Mas é evidente que irão atrás de zagueiro, volante, laterais, meias e atacantes.

    Os 3 nomes que ele diz, obviamente são no sentido figurado.

    Se não quer contratar, puxa o Roni de volta, o Cortez, o J. Schmidt, usa o Inácio na lateral esquerda, o Hebling de volante…

    • Zanca,

      O problema é o treinador utilizar esses jogadores, pois se na visão dele esses jogadores não prestavam para o elenco no começo do ano não vai ser agora que vão prestar para o Muricy…

  4. Novidades publicas sobre contratações, dispensas e renovações só depois da participação do Tricolor na sulamericana, nada mais natural. Com certeza as negociações já estão em andamento, vide caso M. Bastos, que ninguém ficou sabendo de nada.

  5. Gosto muito das colunas do Wagner, mas desta vez vou concordar apenas em 74,58% .

    Em 1º lugar Muricy não é o “cara”, nunca foi…

    Em 2º lugar ele diz que não quer o Lugano de volta, até concordo, não sei se seria uma boa, queria o Lugano de técnico para dar um choque em jogadores preguiçosos e o São Paulo entrar sempre focado e lutando em todas as partidas, tenho certeza que a preguiça de muitos acabaria.

    Mas preferir o André Dias ao Lugano para mim é heresia, André Dias foi bem no São Paulo no esquema 3.5.2, se sair deste esquema esquece, se há 5 ou 6 anos atrás ele perdia na corrida para o Ronaldo Gordo e tomava dribles desconcertantes do Denilson já fora de forma e aposentado, imagine agora que já se passaram 5 ou 6 anos?

    O Lugano usando o andador do Sato e com 50 anos joga mais que o André Dias com qualquer idade, só no grito ele já se sobressai sobre o André Dias, nem precisa de jogar em alto nível.

    • Bela vitória da molecada e reservas…..festa linda da torcida.

      Time muito unido, uma pena o Pato ter se machucado pois era um dos melhores até aquele momento. Boschilia é muito figura, tem um jeito de molecão debochado….kkkk

      Agora o Hudson arrebentou no meio campo e pensar que o cara nem era aproveitado até aquele jogo contra o Inter….bola fora do Muricy!

    • Só pro Muricy que este moleque não prestava nem para compor o elenco…

      O cara já tem a confiança do técnico de lá e até anda batendo pênalti….

      Acho que não volta mais pro Brasil, não duvido de um outro time europeu levá-lo.

  6. japoneis
    25 de novembro de 2014 às 13:17
    Bela vitória da molecada e reservas…..festa linda da torcida.

    Time muito unido, uma pena o Pato ter se machucado pois era um dos melhores até aquele momento. Boschilia é muito figura, tem um jeito de molecão debochado….kkkk

    Agora o Hudson arrebentou no meio campo e pensar que o cara nem era aproveitado até aquele jogo contra o Inter….bola fora do Muricy!

    ——————————————————-

    Hudson é mais jogador que Souza e Denilson, participa mais, marca mais, apoia mais, tem mais personalidade, não tem medo de errar.

      • Concordo plenamente.

        Hudson e Michel Bastos no meio campo seria outra história, poderia escalar o Ganso e o Kaká junto com os dois ou o Souza e o Ganso quando o Kaká não jogasse, teríamos várias variações, dependendo até o Denilson em determinados jogos.

        • Vitão,

          Tinha comentado em outro post que se ficarmos sem RC e Kaká, vejo o Lugano como jogador ideal para não deixar a peteca cair. O Lugano tem as qualidades reunidas do RC e Kaká juntos!

          Para o Lugano jogar o ideal seria a volta do esquema 3-5-2 em 2015.

          Com o elenco que temos só acrescentando o Lugano daria pra ficar assim o time:

          Denis, Tóloi, Lugano, Edson Silva, Souza(Hudson), Michel Bastos, Ganso, Alvaro Pereira, Kardec(LF) e Pato.

          Se bem treinado pode muito bem ganhar a Libertadores ano que vem! Teríamos um time muito bom atrás, qualificado no meio e muito eficiente no ataque. Daria liberdade pra os alas subirem pois teriamos cobertura dos zagueiros e dos volantes.

          Para mim seria um time muito parecido com o de 2005.

  7. O problema de o Muricy não participar das indicações é que ele vai pegar birra, e só o acaso o fará utilizar um eventual jogador contratado e não indicado por ele.
    Vide Hudson, que estaria na eterna reserva se não fossem as contusões e suspensões.

    • O Muricy tem um problema sério em utilizar todo o elenco…ele sempre tem seus prediletos independente de jogaram bem ou mal…vide casos do Osvaldo, Paulo Miranda e Ademilson.

      Fora que vários jogadores são escalados fora de posição e outros improvisados no setor sendo que tem jogadores da posição à disposição dele.

      É muita incoerência por parte dele….

      Bom desde a 2ª passagem dele em 2006 ~2009 já era assim não vai ser agora que vai mudar…

  8. Boa coluna Moribe.
    Como sempre, muito lúcida.
    Se de fato o Dracena tem esses problemas físicos que o impedem de jogar com mais frequência e regularidade, também acho que deveria ser descartado.
    Caso contrário seria uma opção muito melhor do que Antonio Carlos e, principalmente, Paulo Miranda.

  9. Não estou achando agora, mas em algum lugar eu li que essa camisa apresentada pela Penalty, na verdade, era um protótipo de um possível terceiro uniforme que foi rejeitado pelo conselho.
    Será que é verdade?

  10. Rever e manoel seriam as melhores opções (considerando que Muricy não gosta de estrangeiros nem revelações), mas nenhum dos mineiros negociarão. .. salvo se for muito benéfico para eles. Falaram em Naldo, mas não sei como está!
    Jonathas (ld reserva na Inter de Milão)
    Cleiton Xavier ou Wagner (flu);
    Dudu (grêmio)

    Pronto. .. quatro reforços e elenco muito forte.
    Basta lembrar que devem chegar Breno e wesley (tenho dúvidas sobre ele).

    Denis – renan
    jonathas – Auro – lucas
    toloi – breno – lucao
    manoel/rever – edson silva – tonhao
    AP – Reinaldo – Inácio
    Sousa – Denilson – r. Caio
    wesley – Hudson – Wellington
    Michel – Wagner/CX – Maicon
    Ganso – Boschilia- Ademilson
    Pato – Dudu – Osvaldo
    Fabuloso – Kardec – Ewandro

    Negocia a sobra e a maioria das terceiras opções.

  11. Ainda credito que o CMA saberá conduzir esse lenga lenga com maestria de forma a não deixar brechas para o Fico do Rogério Ceni.

    Ele e o AGG deixaram nas entrelinhas que o RC deve aproveitar o fato de estar jogando bem e parar em alto nível.

    Para as finanças do SP esta mais do que muito bem delineada e sinalizada a completa inconveniência e desnecessidade desse continuísmo.

    Para o planejamento do clube é muito prejudicial e atravanca demais as ações.

    Para preparação e programação das ações que marcariam o evento o imbróglio é injustificável.

    Para os colegas de trabalho e profissionais que ficaram quietinhos na reserva até agora é um completo desrespeito.

    E além de tudo isso é muita presunção do goleiro se por acima de tudo e de todos, inclusive do próprio SP.

    • 1) o ceni não precisa se aposentar, seu contrato acaba no final do ano. Pode ir para os eua!

      2) se ficar, pode ser só para libertadores (testando denis no Paulista). Basta lembrar que nos salvou no último jogo e pode ser importante no torneio. Mas, teria que fazer contrato por jogo ou em patamar muito inferior ao atual.

      3) acho que tem que aposentar, mas não confio no denis para libertadores. Lembro que o atlético-mg só foi campeão por ter contratado o Vitor. Um goleiro muito bom e experiente pode ser decisivo no torneio.

  12. http://www.lancenet.com.br/corinthians/Edilson-lateral-ex-Botafogo-reforco-Timao_0_1255074546.html

    Será que o outro LD, o Lucas, já estaria certo com outro clube.. Na minha modesta opinião, é mto mais jogador…

    Se o Lucas não saiu para o exterior no meio do ano, creio que já está certo com algum outro time grande do Brasil…

    Cruzeiro e Atlético MG tem bons laterais direitos.

    Timeco, fechando com o Edilson… Santos tem o Cicinho…

    Gremio tem o Pará que o Felipão gosta, não sai por nada.

    Não vejo mtas opçoes “boas”, fora o nosso amado tricolor. Eu acho que vale e mto a aposta.

  13. O RC está parecendo aquele personagem do Chico Anísio, o Alberto Roberto…

    Simples, vou parar, ou não vou parar… fica nessa lenga lenga atrapalhando o planejamento do clube.

    Magoado com a empresa por ter divulgado uma coisa que ele mesmo afirmou… assinou contrato com a mesma, já recebeu adiantamento das vendas das camisas…

    Depois ficam bravos com o Milton Leite que disse em off que ele era chato…

  14. Não tive coragem de comprar a camisa feita pela Penalty… apesar de camisa limpa… mas não achei de boa qualidade… agora, camisa limpa de outra fornecedora… passo o cartão em 10 vezes na hora rs

    • A Penalty me decepcionou nesta última parceria.

      Tenho as camisas de 93, 98 e 2002/2003, eram um material mais simples mas bem melhor do que a atual.

      A Topper e a Reebok fizeram camisas melhores que a Penalty, sendo que a Reebok em termos de qualidade e variedade nem se compara à Penalty.

      Logo que lançou as camisas da Penalty me animei em comprar mas deixei quieto. Material muito ruim, a desse ano conseguiram piorar!

      Talvez eu compre o agasalho réplica de 93….alguém que tem pode me dizer se compensa?

  15. ————————————————————————-

    japoneis

    25 de novembro de 2014 às 15:38
    Não tinha visto…..olha o que o Aidar falou sobre renovar com o RC:

    http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-esporte-sp/v/aidar-nao-deixa-claro-se-sao-paulo-renovaria-com-rogerio-ceni/3788559/

    Acho que a renovação do RC não está no planejamento da diretoria pro ano que vem com certeza!

    ————————————————————————-

    Preocupados e receosos com uma eventual repercussão junto a torcida o CMA e o AGG estão pecando em não escancarar de vez a inconveniência para o SP e o desinteresse da diretoria.

    Precisaria ser mais direto mesmo sendo sabiamente perspicaz como se posicionou o Presidente Aidar nessa entrevista ?

    Pior, o Rogério que de bobo não tem nada sabe perfeitamente que o grande interessado nessa picuinha é somente ele.

    Acostumado a peitar Deus e todo mundo não é de se estranhar que esteja agindo dessa forma.

    Os interesses inclusive financeiros, o ego e a presunção seriam motivos mais que suficientes para fazê-lo achar que sem ele seria impossível ganhar a Libertadores.

    Ele se diz indignado com a Penalty mas o seu Site Oficial lança uma Mega Campanha de Vendas dos materiais esportivos dessa mesma fornecedora.

        • Pra você ver como é questão de um técnico saber usar as peças certas e fazer o simples que tem como vencer.

          O Ney Franco fez o simples, não improvisou ninguém fora de lugar( só o Paulo Miranda), escalou cada jogador onde rendia mais. Não ficou teimando como o Muricy….

          Ganhamos a Sulamericana e tivemos um boa campanha no Brasileirão….

          • Ney Franco é um técnico arrojado problema dele foi não ter tido maestria para conduzir as vaidades além do vestiário Tricolor.

            Quando terminou o ano de 2012 eu falei isso diversas vezes com amigos…

            Em 2013 o Ney vai precisar administrar vestiário que é uma missão das mais árduas entre os boleiros, pense você administrar um time que tinha RC, LF e Lúcio isso sem contar outros que não deviam ser exemplo de comprometmento vide Jadson…

            • Acho que o Ney Franco perdeu o grupo por causa daquele atrito com o RC, fora que havia reclamações sobre o método dele que delegava muitas coisas aos seus auxiliares.

              O grande problema no Brasil é que a boleirada não respeita muito técnico que é formado em educação física como o Ney Franco. Os caras acham que só porque o cara nunca jogou bola na vida não pode ensinar ou passar algo. Logo é queimado…

              São poucos técnicos aqui no Brasil que não foram boleiros que deram certo na carreira.

              O Ney Franco é técnico pra time de base ou times pequenos.

          • O Ney, ficou escorado no futebol diferenciado do Lucas.
            Com o Lucas, que carregou o time em jogos difíceis ele se deu bem.
            Sem o Lucas não sabia o que fazer com esses mesmos jogadores que Muricy tirou da zona do rebaixamento do ano passado.
            Até o boi bandido e Ademilson jogaram bola ano passado rsrs

  16. Boa tarde a todos,

    Gostei da entrevista do AGG no post anterior e concordo com quase tudo, agora é torcer pra que o discurso seja colocado em prática.

    Contratar jogador meia boca é burrice, e mais ainda quando se investe tanto nas divisões de base.

    Dracenas, Rildos e etc além de não resolverem nossos problemas ainda custarão caro. se deixar o especialista palpitar ele vai encher o time de tranqueiras assim, vide o Luis Ricardo. É melhor apostar na molecada.

  17. Se acontecer algo conforme previsão do Fabio certamente todos nos vamos dizer:

    “A torcida já não aguenta mais tamanho sofrimento….”

    Obs. Pato vai estar disponível para o jogo? Achei que ficaria fora devido ao jogo de domingo.

  18. Aidar , falar que nao precisa de zagueiros , nada mais me resta a dizer, se o seu planejamento começa com esse absurdo, nao quero ver o restante, mais um ano correndo atras de alguem na tabela e olhe la.

  19. Boa tarde! Ótima coluna.

    Concordo totalmente com a analise sobre o Muricy. Sei que não é consensual o que vou dizer, mas acho que o SPFC tem muita sorte em tê-lo. Tecnico campeao, e com ótimo carater, ainda que de fato tenha seus defeitos, como qualquer profissional.

    Mas de fato, Muricy é um pessimo olheiro! Por isso acho muito bom que a diretoria somente contrate peças sugeridas conjuntamente pelo Muriçoca e Gustavo… Reduz a margem de erro, mas garante apoio do técnico.

    Quanto ao RC, de maneira fria – não emocional – acho que o ideal seria tê-lo para a Libertadores, podendo portanto testar o Denis no Paulista. Isso sim seria uma transição planejada. E o RC está em grande fase, verdade seja dita.

  20. Fonte: Diário de São Paulo

    Clássico em alta

    A vitória são-paulina sobre o Santos por 1 a 0 conseguiu 23 pontos de média de audiência. Somente o clássico entre Corinthians e São Paulo, com 27 pontos, deu maior audiência a Globo e Band em um fim de semana deste Brasileirão.

Deixe uma resposta