Entrevista com Ataíde Gil Guerreiro

Conversei por telefone com Ataíde Gil Guerreiro, diretor de futebol do São Paulo.  Ele deixou claro que o goleiro titular do São Paulo em 2015 será Denis. A não ser que…

Como analisa a participação no Brasileiro? Já há planejamento para 2015?

Nós estamos fazendo uma fase final muito boa, com seis vitórias e dois empates. Quase perfeita, mas insuficiente para enfrentar o Cruzeiro, que foi o legítimo e justo campeão. Lamento alguns pontos que perdemos, contra os catarinenses, por exemplo. Para 2015, vou contratar dois ou três jogadores.

Serão titulares ou para compor o time?

Eu só contrato titulares. Ou melhor, só contrato jogadores em condição de ser titular, porque quem decide a escalação é o treinador. Se for para compor o elenco, prefiro jogadores da base.

Há algumas revelações como Erik, do Goiás…..

Prefiro privilegiar a base.

Vai contratar algum zagueiro? Há críticas à defesa do São Paulo.

Críticas injustas. Aonde vou buscar um zagueiro melhor que o Tolói? O Rodrigo Caio é ótimo e está voltando. O Edson Silva tem jogado muito bem e apostamos muito no Lucão. Mas ainda não definimos as posições. Nem quero citar, o importante é saber que serão jogadores de 24 ou 25 anos indicados em comum acordo pelo Muricy e pelo Gustavo, nosso gerente. Não quero veteranos, não quero o Lugano, por exemplo.

O senhor disse que vai trazer um substituto para o Kaká. Isso não atrapalha o desenvolvimento do Boscilia?

Vou trazer um substituto para o Kaká mas não da mesma posição. Já temos o Michel Bastos. Eu quero alguém que tenha a mesma personalidade do Kaká o mesmo estilo do Kaká, a mesma postura do Kaká, que fez o time ter um grande upgrade fora de campo. Não é fácil achar alguém líder e agregador como o Kaká, mas vamos procurar.

Haverá um planejamento, mas sempre há negócios de oportunidade, que aparecem…

Sim, é verdade. Estaremos atentos.

Então, em 2015, dois grandes goleiros estarão disponíveis no mercado…

Nem precisa terminar. Você está falando do Jefferson e do Cavalieri, não é? Empresários já vieram procurar o São Paulo, já vieram oferecer esses jogadores, mas nós não queremos. Nosso goleiro vai ser o Denis. Ele terá tempo para mostrar seu futebol e vai chegar na seleção. O Renan também é bom. Não buscaremos goleiros.

E Rogério Ceni? Vai parar mesmo?

Não sei. Sei tanto quanto você. A decisão é dele e será respeitada por nós.

Como o São Paulo vai encarar o Paulistão?

Será um laboratório. Vamos mesclar jogadores titulares com muita gente da base. A ideia é essa, para revelarmos jogadores e entrarmos com força na Libertadores, sem cansaço.

Mas se o Paulistão é laboratório, como o time vai se preparar para a Libertadores? Fará amistosos?

Olha, isso vai ser decidido no nosso planejamento. Ainda não fizemos reuniões. A ideia básico é essa, não se importar com o título e sim com a preparação para a Libertadores. Vamos inscrever garotos que já estão no time, como o Boschilia, que tem um grande futuro, o Ewandro, o Lucão e outros. Mas ainda não está tudo planejado não.

Fonte: Menon

91 comentários

  1. Esse Ataíde, vc pode não concordar com todas as decisões dele mas parece que sabe o que está acontecendo. Achava que era um burocrata a la Adalberto. Não parece ser.
    Precisamos de gente dentro e fora de campo com perfil de liderança, fprmadores de opinião e pensamento de vencedor. Daí a necessidade de um Kaká, RC, etc. Muricy nunca foi e nem será esse cara. LF9 idem. Lugano sim.

    Gostei dessa:
    Vou trazer um substituto para o Kaká mas não da mesma posição. Já temos o Michel Bastos. Eu quero alguém que tenha a mesma personalidade do Kaká o mesmo estilo do Kaká, a mesma postura do Kaká, que fez o time ter um grande upgrade fora de campo. Não é fácil achar alguém líder e agregador como o Kaká, mas vamos procurar.

      • Concordo plenamente. Muito evasivas e até contraditória. Disse que só quer jovens, e uma liderança ao estilo do Kaká, vai ser muito difícil achar em jogadores jovens.
        Com relação a defesa, ponto fraco do time nesse ano (perdemos o campeonato por falta de qualidade nesse setor), disse que não precisa de reforços.

        • Gente, se ele fala que a defesa é ruim EM PLENO CAMPEONATO, ele tira a confiança dos caras e acaba com o ambiente. Tenham paciencia. A diretoria mostra desde o inicio de 2014 ser bastante profissional. Tenham paciencia.

  2. Bom dia! Dizer que não tem nada planejado é um pouco estranho, está claro que tem um planejamento, tanto com a base, ou time principal com uma pré-temporada melhor, se vai dá certo ou não, aí só ano que vem!

  3. O Ataíde confia demais no futebol do Lucão. Acho que esse jogador precisa ser emprestado pra ganhar mais cancha, está bastante verde pra aguentar a pressão da torcida.

  4. achei boas as respostas

    não deu nenhuma novidade, mas reiterou uma postura positiva, acertiva, construtiva

    acho muitoooo acertada a postura que o clube vai tomar em relação ao paulistinha….e dá orgulho ver que seremos o único clube a fazer isso em sp

    e já estamos com uma base boa para o ano que vem……ataque será mantido, meio de campo (tirando o kaka, que tem oscilado) sera mantido, e zaga mantida e reforçada…..e torcer para que venham bons reforços e o time continue em alto nível

    já disse algumas vezes, pra mim o gabriel do flamengo, ex-bahia, joga muito, muito mesmo….muita qualidade….e esta em baixa lá….o flamengo tb nem vai pra libertadores…..acho que seria um excelente momento pra fazer uma negociação….

    • Com a chegada do Kaká, o moral do grupo subiu. O time melhorou no campeonato com a chegada dele, depois mais ainda com o MB. Perdemos o campeonato na primeira metade do 1.º turno.

    • João Schimidt estava jogando de titular no Vitoria de Setubal pelo campeonato português, e até onde acompanhei tinha marcado 2 gols, já o cortez foi uma lastima no Criciúma, que fique la…

  5. Bom dia pessoal,

    Nada contra o Ataíde sempre ouvi coisas boas ao seu respeito mais ultimamente ele anda falando, falando é falando mais não diz nada que mereça destaque!!!
    Acho que deveria falar menos e trabalhar mais…

    Evidente que o time carece de reforços basta olhar com atenção em todos setores que estamos longe de um elenco qualificado, e que fica claro não me refiro as baciadas para reforçar o elenco!!!

    Ataíde precisa avisar o Muricy que pretendemos privilegiar a base…

    Se o setor mais frágil do time (zaga) não merece reforços e as críticas são injustas acho bom não nos animarmos com possíveis reforços para 2015, estamos todos vendo um quadro diferente dos dirigentes…

    Temos um no máximo dois zagueiros confiáveis nesse elenco se um deles sair do time prevejo fortes emoções!!!

    O substituto do Kaká pelo que ele se refere seria alguém com a personalidade do nosso camisa 8, sinceramente isso eu acho bem difícil, talvez seja mais fácil trazer alguém que contribua futebolisticamente com o clube.

    Não quer repor a posição de goleiro agora… OK!!! Eu particularmente acho bobeira isso mais entendo a decisão…
    Acho que vai ser um risco é tanto com o clube além de lá na frente talvez gastar mais que não se queixem…

    O RC deveria parar e os diretores deveriam falar a verdade ao jogador…
    Os perigos que uma renovação dele pode trazer para o clube e também para ele não baixar a cabeça para as decisões dele..

    Acho boa essa ideia do paulistão laboratório só tenho medo do professor pardal inventar mais alguma de suas obras…

    VAMO SÃO PAULO!

  6. Vi em um outro post o nome do jogador Tomas do Boa Esporte, fui pesquisar e é um jogador interessante, acho que valeria a pena arriscar, eis o vídeo:

  7. Eu sou uma verdadeira ANTA mesmo!

    Putz vontade de me “pinchar” da torre da Oi hj viu!

    Minha casa ainda não tem garagem coberta, coloquei o carro pra dentro depois do racha ontem, tirei as tralhas de dentro do carro, e esqueci os vidros abertos, entrei pra dentro tomei banho, e dormi…

    Daí, caiu um diluvio aqui em Fernandópolis essa noite…

    Adivinhem o que aconteceu?

    É ou não é pra pular da torre da Oi.?

  8. Bom dia…

    Enquanto o CMA não conseguir colocar a Penalty pra fora do SPFC ele não vai sossegar… safo que é, vai fazer isto de forma que o clube não saia arranhado, mas não duvido que utilize das mais ardilosas formas para conseguir.

    Em breve teremos outra empresa fabricando nossas camisas, podem apostar.

    • Quando acertamos com a Penalty eu não me importei muito!!!!

      Na ocasião eu entendia que o clube sendo beneficiado com boas cifras de um contrato além de material de qualidade seria o primordial, o meu pensamento não mudou o importante é o clube ser beneficiado com um contrato é o material ser de qualidade minhas preferências pela marca x ou y não estão em discussão, no entanto, depois de 2 anos fica evidente que a fornecedora não tem condições de nos atender, hora ou outra atrasa os vencimentos além de nesses dois anos sempre ter produzido material de pouca qualidade além de uma linha bem limitada para atender nossa gigante torcida…

      Por mim que saiam pra ontem… Se o Aidar conseguir colocar os caras para fora eu aplaudirei de pé!!!

      Torço para que chegue alguém quem possa dar conta de atender as necessidades do clube é da torcida!!!

  9. Concordo com o Zanca, o Ataíde falou, falou, mas não disse nada.

    Mas ele está certo, não dá pra falar em nomes com o time numa semifinal de Sulamericana.

    E concordo com o Djair também, esse Gabriel do Flamengo desde quando estava no Bahia chamou a atenção, joga muito e fácil, se fizesse uma proposta eu acho que eles topariam, jogadores para a troca temos um monte, além de ser um ótimo reforço poderíamos nos livrar de Osvaldo e Paulo Cachaça numa tacada só, se pedirem o Luis Fabiano pode aceitar também, Luis Fabiano está se esforçando, melhorou a sua conduta, mas a cada dia que passa se arrasta mais em campo, não tem fôlego e nem pernas para jogar em bom nível na sequência, é só um jogo ou outro e olhe lá, só não sei se o Gabriel é do Flamengo ou emprestado.

    E quanto ao nome que o Ataíde falou para substituir o Kaká, se for alguém que já jogou no São Paulo, com certeza esse alguém que viria para inflamar o time seria o Lucas, que apesar de jovem tem personalidade suficiente para comandar o time, mas o Lucas neste momento deve ser quase impossível a contratação ou empréstimo.

    Se for alguém que nunca jogou no São Paulo e que tenha esse perfil que ele falou, que possa ajudar o time tanto dentro quanto fora de campo, eu acho que sobram dois jogadores na atualidade que poderiam ter esse perfil, independente de gostar deles ou não, seria só palpite:

    Alex Cabeção ou Ronaldinho Gaúcho.

    Alex cabeção deve estar parando, eu acho que seria o Ronaldinho Gaúcho.

  10. Pessoal falando desse Tomas do Boa Esporte. Só tem que ver se o Muricy tem disposição e paciência pra colocar pra jogar. Senão seria um novo Roni, que demonstra qualidade por onde joga, mas o treinador não se dispõe a utilizar.
    E na coluna de ontem, me causou surpresa o Muricy não ter sugerido o nome do Bolívar, que está aí solto no mercado.
    Que continue assim e o Ataíde siga à risca isso de jogadores com menos de 30.

  11. Para quem sabe ler nas entrelinhas, neste trecho da conversa do Ataíde descobri que o Paulo Cachaça e acho que também o Antonio Carlos estão fora:

    ————————————————————————————————

    Críticas injustas. Aonde vou buscar um zagueiro melhor que o Tolói? O Rodrigo Caio é ótimo e está voltando. O Edson Silva tem jogado muito bem e apostamos muito no Lucão. Mas ainda não definimos as posições. Nem quero citar, o importante é saber que serão jogadores de 24 ou 25 anos indicados em comum acordo pelo Muricy e pelo Gustavo, nosso gerente. Não quero veteranos, não quero o Lugano, por exemplo.

    ————————————————————————————————

  12. Para o mês de novembro e com a equipe ainda na luta por conquista foi uma boa entrevista. Lógico que não vai revelar nada. O Ataíde nem se compara ao Adalberto, um playbozinho que recebe mesada do pai, para se manter longe do laboratório da família, já ele (Ataíde) foi ou ainda é alto executivo de multi nacionais importantes. Minha única dúvida na entrevista é em relação ao Denis. Será que o goleiro vai ter firmeza em 2015 assistindo diariamente o seu treinador implorar publicamente ao Rogério Ceni, que não se aposente? Na primeira falha, derrete.

  13. Quem quiser chuva é só marcar jogo importante do São Paulo para o dia que vc deseja que chova.

    Se quiser chuva na Terça, marca para Terça, se quiser na Quarta, marca para Quarta.

    É impressionante, é só ter jogo importante do São Paulo que chove.

  14. VITÃO/SPFC/THE BEST
    25 de novembro de 2014 às 09:54
    —————————————-

    O Alex, creio que não viria pela relação com o Palmeiras e por estar parando.

    Ja o Ronaldinho Gaucho, vai na contramão de tudo que ele disse. Tem mais de 30 anos, não é bom de grupo, baladeiro…

  15. todo esse chabu em relação a camisa do Rogério veio muito bem a calhar pro Aidar rescindir com a penalty não ? tem algum inocente que acredita que foi mera coincidência ?

  16. Esse negócio de jogador de só 24 e 25 anos não vai rolar. Como achar um substituto pro Kaká (pro extracampo como disse o Ataíde) com essa idade? Como estabelecer que um jogador de 24 é certeza e um de 22 é aposta e ai é melhor ficar com a base?
    Acho que a idade deve ser olhada em cada caso na hora de contratar e acho ainda que o Ataíde vem falando isso com a única intenção de demonstrar porque ele não quer o Lugano.

  17. Pra quem reclama do Edson Silva, o Praetzel o colocou em sua seleção do campeonato…rs

    Alexandre D Praetzel ‏@AlePraetzel 20 minHá 20 minutos
    Minha Sel.do Brasileiro:Fábio;Mayke,Gil,ESilva,Zé Roberto;Lucas Silva,Ganso,Luan e RGoulart;Diego Tardelli e MMoreno.Téc:MOliveira.

  18. Não é possível que o os dirigentes do SP não enxerguem que o Roni está jogando barbaridades, comparar ele ao Osvaldo e Ademílson é brincadeira de mal gosto, o jogador já é nosso e não dão chances pro rapaz…

  19. Acho uma baita baboseira sem o mínimo sentido esse lance de contratar apenas jogadores abaixo dos 30 anos.

    O Michel Bastos tem 31 anos está jogando muito bem e foi o próprio Ataíde quem trouxe!!

    Quero ver que mágica ele pretende fazer para trazer jogador abaixo dos 30 anos que na maioria das vezes tem muito mercado na europa é que tem vencimentos dentro da realidade do clube…

  20. Posso estar viajando, mas acho que a queda de rendimento do Kaka tem muito a ver com o fato de estar emendando uma temporada na outra e com o fim do casamento… inegável que o cara deu uma oxigenada na equipe desde que chegou, mas em campo ele tem tido atuações apagadas nos últimos jogos

  21. Bom dia,

    Confio muito no atual trio que decide e responde pelo futebol do São Paulo: CMA, Ataíde Gil Guerreiro e Gustavo Vieira.
    Quando temos pessoas assim tomando decisões, fica difícil não acreditar em dias muito, mas muito melhores.
    Vai com fé Tricolor !!!

      • O MC é pau mandado, faz o que mandam. Se ele ficar lá cordeirinho no cantinho dele, fazendo o que os chefes mandam, ele até pode ser útil.
        Se não me engano ele até mudou de função depois da chega do Gustavo, começou a exercer uma função mais técnica mesmo, próxima ao Muricy, e deixou um pouco de lado a parte extra-campo.
        O Muricy eu não vejo problemas, gosto dele e não vejo alternativa melhor no mercado. Em relação ao Ceni, confesso que não sei muito o que pensar. Para mim a melhor solução seria ele parar e contratarmos um desses bons goleiros que ficarão disponíveis…mas se for para testar o Dênis, eu confiaria mais na permanência do Ceni.
        Eu confio muito em um 2015 muito bom.

  22. Bom dia a todos! (Quase boa tarde! rs)

    O diabo é parecer não ter planejamento de nada até o momento. Considerando que falta pouco mais de um mês para o fim do ano, na minha visão é preocupante. Por outro lado, pode ser que esteja escondendo o jogo, também.

    Sobre Lugano, ainda que pese a idade, não dá para descartar o jogador. Obviamente, há questões financeiras. Aí, dependendo dos valores, ok, descarte. Mas assim, de cara, não.

    Desde o início tenho achado o Sr. Ataíde bastante incoerente. Sério, se o mundo fosse só dos “jovens”, estaria resolvido. Mande todos embora e deixe Cotia ocupar o futebol do clube. Sem falar que sob o mesmo diapasão, a aposentadoria de Ceni deveria ser “forçada” ou pelo menos incentivada pelo dirigente. Não faz sentido.

    Sobre goleiro, não concordo também. Os dois nomes que ele citou, mesmo febris, são melhores que Denis. Principalmente Jefferson, que é um monstro!

    Não estou conseguindo ver o lado positivo dessa entrevista do Sr. Ataíde, com todo respeito.

  23. A nova diretoria me passa bastante confiança. Os nomes que vieram até agora são otimos. O Muricy pode até nao ser o melhor em recomendar jogadores, mas com a ajuda dele, estamos nos levantando novamente. Aos mais mimados, pensem na situaçao de 2010 pra 2013, vejam as contratações, os tecnicos que chegavam falando em esquemas modernos utilizados na europa e que nao fizeram nada de realmente relevante.
    Dizer que nao existe planejamento é ridiculo, ainda mais de torcedores, que não falam algo alem de achismos e achismos. Acredito nessa diretoria. Acredito no Muricy.
    Vamos, São Paulo!

Deixe uma resposta