banner_sou_tricolor_2A falta de vontade do Santos e o excesso de vontade do H√©ber deixaram o j√° dif√≠cil caminho do S√£o Paulo rumo ao seu 7¬ļ t√≠tulo brasileiro ainda mais complicado. Com contornos de imposs√≠vel.

Tem torcedor otimista que gosta de citar a epopeia de 2008 para mostrar como ainda temos chances de título. Chances temos, a diferença é que o até então líder daquele campeonato, o Grêmio, se mostrava muito mais cambaleante do que o atual time do Cruzeiro. A equipe mineira, mesmo quando joga mal, como tem ocorrido em MUITAS rodadas deste segundo turno, consegue arrancar vitórias sabe se lá de onde. Talvez a tal sorte de campeão. Veremos.

Pois bem, a inten√ß√£o dessa coluna foi encaixar os resultados mais positivos poss√≠veis para o Tricolor, que nos fariam campe√Ķes brasileiros de 2014. E a conclus√£o n√£o √© das melhores.

O Tricolor tem atualmente 66 pontos, quatro abaixo do cruzeiro, que conta ainda com um jogo a mais. Com um pouco de boa vontade, tracei a rota da consagração:

 

35ª rodada

-Grêmio x Cruzeiro

Resultado cabível: derrota do Cruzeiro.

Viabilidade de ocorrer: boa

Disparadamente, a partida mais difícil dos nossos adversários até o final do campeonato. Jogará fora de casa, contra um Grêmio super embalado por 3 vitórias, duas delas com sobras, uma contra o arqui rival de Porto Alegre. Conta ainda o cansaço e a fase não tão boa do time mineiro. Se vencer, pode comemorar o título.

Classificação: Cruzeiro 70 pontos, São Paulo 66 pontos.

 

36ª rodada

-Santos x S√£o Paulo

Resultado cabível: vitória do São Paulo.

Viabilidade de ocorrer: boa

J√° deixo claro que o t√≠tulo do Tricolor passar√° necessariamente por tr√™s vit√≥rias de nossa parte. Mas explicarei a viabilidade em cada caso. Cl√°ssico √© cl√°ssico e a√≠ √© que pode morar o perigo desse jogo. O time da Vila Belmiro n√£o joga nada h√° tempos, e piorou depois da elimina√ß√£o na Copa do Brasil. Pelo segundo ano seguido, entra em novembro praticamente de f√©rias, enfrentando em contrapartida um S√£o Paulo em plena maratona de jogos, vindo da Col√īmbia. N√£o teremos¬† Souza, nem Kardec, embora tenhamos recebido refor√ßos importantes do departamento m√©dico na √ļltima semana. O Tricolor √© mais time, e tem que vencer o jogo, que ser√° disputado em campo neutro, com tudo para termos mais torcida do que nossos advers√°rios.

 

-Cruzeiro x Goi√°s

Resultado cabível: vitória do Cruzeiro.

Viabilidade de ocorrer: muito grande

Infelizmente, vai ser difícil eles perderem pontos nesse jogo. A casa estará cheia, e raramente o cruzeiro deixa de vencer jogando no Mineirão. O Goiás é um time que apronta às vezes, mas  mesmo assim, não vejo com foras suficientes para uma zebra. Rodada difícil para nós.

Classificação: Cruzeiro 73 pontos, São Paulo 69 pontos.

 

37ª rodada

-S√£o Paulo x Figueirense

Resultado cabível: vitória do São Paulo.

Viabilidade de ocorrer: muito grande

A partida teoricamente mais f√°cil do Tricolor neste restante de tabela. O Figueira praticamente j√° se salvou do rebaixamento e, al√©m disso, o Morumbi deve estar cheio para ver o √ļltimo ou pen√ļltimo jogo de Ceni em casa. N√£o d√° para pensar em outro resultado a n√£o ser a vit√≥ria, mesmo pensando-se apenas em classifica√ß√£o para a Libertadores.

 

-Chapecoense x Cruzeiro

Resultado cabível: empate

Viabilidade de ocorrer: no m√°ximo mediana

Lembrando que não estou colocando os resultados mais prováveis e sim criando um jeito mais possível do Tricolor ser campeão. Aqui na verdade, a chance de tropeço do Cruzeiro não é tão maior do que contra o Goiás em casa. Escolhi a zebra aqui, apostando em uma Chapecoense que já vimos neste campeonato, capaz de golear o Inter e fazer 4 pontos contra o São Paulo, por exemplo. O futebol deles caiu de rendimento, masquem sabe a luta contra o rebaixamento não dê um gás extra para os catarinenses? Jogo para torcermos muito!

Classificação: Cruzeiro 74 pontos, São Paulo 72 pontos.

 

38ª rodada

-Sport x S√£o Paulo

Resultado cabível: vitória do São Paulo.

Viabilidade de ocorrer: boa

Jogar na Ilha do Retiro nunca foi f√°cil para o Tricolor, embora seja poss√≠vel que a partida seja transferida para a Arena Pernambuco, caso a perman√™ncia do Sport na S√©rie A esteja sacramentada de vez. O time pernambucano come√ßou o campeonato com tudo, e parecia at√© que ele iria brigar na parte de cima da tabela. Mas o Sport n√£o conseguiu manter o ritmo, e hoje se arrasta para conseguir os pontos da sobreviv√™ncia. Coincidentemente ou n√£o, a m√° fase veio junto com a chegada de figur√Ķes como Diego Souza e Ibson.¬† Jogo duro, mas longe de imposs√≠vel. Tem que ganhar.

 

-Cruzeiro x Fluminense

Resultado cabível: empate

Viabilidade de ocorrer: mediana

Novamente, o Mineir√£o dever√° estar lotado de cruzeirenses certos do t√≠tulo. O que pode jogar contra, j√° que pegar√£o um bom time do Fluminense, lutando pela Libertadores, e que nas √ļltimas rodadas tem at√© jogado melhor do que o l√≠der. Por outro lado, 2014 nos ensinou como √© duro depender do Fred no Mineir√£o. A se assistir, jogo dif√≠cil para ambos.

Classificação: Cruzeiro 75 pontos, São Paulo 75 pontos.

 

Pois √© caros leitores, com puderam perceber, as proje√ß√Ķes mais do que otimistas nos deixaram empatados com o Cruzeiro em pontos e n√ļmero de vit√≥rias. O que torna a tarefa ainda mais dif√≠cil, j√° que o desempate viria no saldo de gols. O Tricolor tem hoje saldo de 19 positivos, contra 26 positivos do time celeste. Pensando-se que possivelmente o Cruzeiro manteria o mesmo saldo com 1 vit√≥ria, 1 derrota e 2 empates, caberia ao S√£o Paulo tirar a diferen√ßa de 7 em 3 jogos.¬† Complicado para um time que n√£o tem conseguido jogar o segundo tempo no mesmo ritmo que o primeiro, por causa do cansa√ßo.

Dizem que o S√£o Paulo √© o time da f√© e, quem assiste futebol, sabe como tudo pode acontecer nesse esporte. Se os jogadores fizerem a sua parte, como tem feito, e se a torcida tamb√©m fizer, com tamb√©m tem feito, nossas chances aumentam. Na d√ļvida, eu vou torcer…

 

Wagner Moribe

wmoribe@hotmail.com

twitter.com/wmoribe