Sou, Sou Tricolor: O (improvável) caminho do Hepta

banner_sou_tricolor_2A falta de vontade do Santos e o excesso de vontade do Héber deixaram o já difícil caminho do São Paulo rumo ao seu 7º título brasileiro ainda mais complicado. Com contornos de impossível.

Tem torcedor otimista que gosta de citar a epopeia de 2008 para mostrar como ainda temos chances de título. Chances temos, a diferença é que o até então líder daquele campeonato, o Grêmio, se mostrava muito mais cambaleante do que o atual time do Cruzeiro. A equipe mineira, mesmo quando joga mal, como tem ocorrido em MUITAS rodadas deste segundo turno, consegue arrancar vitórias sabe se lá de onde. Talvez a tal sorte de campeão. Veremos.

Pois bem, a intenção dessa coluna foi encaixar os resultados mais positivos possíveis para o Tricolor, que nos fariam campeões brasileiros de 2014. E a conclusão não é das melhores.

O Tricolor tem atualmente 66 pontos, quatro abaixo do cruzeiro, que conta ainda com um jogo a mais. Com um pouco de boa vontade, tracei a rota da consagração:

 

35ª rodada

-Grêmio x Cruzeiro

Resultado cabível: derrota do Cruzeiro.

Viabilidade de ocorrer: boa

Disparadamente, a partida mais difícil dos nossos adversários até o final do campeonato. Jogará fora de casa, contra um Grêmio super embalado por 3 vitórias, duas delas com sobras, uma contra o arqui rival de Porto Alegre. Conta ainda o cansaço e a fase não tão boa do time mineiro. Se vencer, pode comemorar o título.

Classificação: Cruzeiro 70 pontos, São Paulo 66 pontos.

 

36ª rodada

-Santos x São Paulo

Resultado cabível: vitória do São Paulo.

Viabilidade de ocorrer: boa

Já deixo claro que o título do Tricolor passará necessariamente por três vitórias de nossa parte. Mas explicarei a viabilidade em cada caso. Clássico é clássico e aí é que pode morar o perigo desse jogo. O time da Vila Belmiro não joga nada há tempos, e piorou depois da eliminação na Copa do Brasil. Pelo segundo ano seguido, entra em novembro praticamente de férias, enfrentando em contrapartida um São Paulo em plena maratona de jogos, vindo da Colômbia. Não teremos  Souza, nem Kardec, embora tenhamos recebido reforços importantes do departamento médico na última semana. O Tricolor é mais time, e tem que vencer o jogo, que será disputado em campo neutro, com tudo para termos mais torcida do que nossos adversários.

 

-Cruzeiro x Goiás

Resultado cabível: vitória do Cruzeiro.

Viabilidade de ocorrer: muito grande

Infelizmente, vai ser difícil eles perderem pontos nesse jogo. A casa estará cheia, e raramente o cruzeiro deixa de vencer jogando no Mineirão. O Goiás é um time que apronta às vezes, mas  mesmo assim, não vejo com foras suficientes para uma zebra. Rodada difícil para nós.

Classificação: Cruzeiro 73 pontos, São Paulo 69 pontos.

 

37ª rodada

-São Paulo x Figueirense

Resultado cabível: vitória do São Paulo.

Viabilidade de ocorrer: muito grande

A partida teoricamente mais fácil do Tricolor neste restante de tabela. O Figueira praticamente já se salvou do rebaixamento e, além disso, o Morumbi deve estar cheio para ver o último ou penúltimo jogo de Ceni em casa. Não dá para pensar em outro resultado a não ser a vitória, mesmo pensando-se apenas em classificação para a Libertadores.

 

-Chapecoense x Cruzeiro

Resultado cabível: empate

Viabilidade de ocorrer: no máximo mediana

Lembrando que não estou colocando os resultados mais prováveis e sim criando um jeito mais possível do Tricolor ser campeão. Aqui na verdade, a chance de tropeço do Cruzeiro não é tão maior do que contra o Goiás em casa. Escolhi a zebra aqui, apostando em uma Chapecoense que já vimos neste campeonato, capaz de golear o Inter e fazer 4 pontos contra o São Paulo, por exemplo. O futebol deles caiu de rendimento, masquem sabe a luta contra o rebaixamento não dê um gás extra para os catarinenses? Jogo para torcermos muito!

Classificação: Cruzeiro 74 pontos, São Paulo 72 pontos.

 

38ª rodada

-Sport x São Paulo

Resultado cabível: vitória do São Paulo.

Viabilidade de ocorrer: boa

Jogar na Ilha do Retiro nunca foi fácil para o Tricolor, embora seja possível que a partida seja transferida para a Arena Pernambuco, caso a permanência do Sport na Série A esteja sacramentada de vez. O time pernambucano começou o campeonato com tudo, e parecia até que ele iria brigar na parte de cima da tabela. Mas o Sport não conseguiu manter o ritmo, e hoje se arrasta para conseguir os pontos da sobrevivência. Coincidentemente ou não, a má fase veio junto com a chegada de figurões como Diego Souza e Ibson.  Jogo duro, mas longe de impossível. Tem que ganhar.

 

-Cruzeiro x Fluminense

Resultado cabível: empate

Viabilidade de ocorrer: mediana

Novamente, o Mineirão deverá estar lotado de cruzeirenses certos do título. O que pode jogar contra, já que pegarão um bom time do Fluminense, lutando pela Libertadores, e que nas últimas rodadas tem até jogado melhor do que o líder. Por outro lado, 2014 nos ensinou como é duro depender do Fred no Mineirão. A se assistir, jogo difícil para ambos.

Classificação: Cruzeiro 75 pontos, São Paulo 75 pontos.

 

Pois é caros leitores, com puderam perceber, as projeções mais do que otimistas nos deixaram empatados com o Cruzeiro em pontos e número de vitórias. O que torna a tarefa ainda mais difícil, já que o desempate viria no saldo de gols. O Tricolor tem hoje saldo de 19 positivos, contra 26 positivos do time celeste. Pensando-se que possivelmente o Cruzeiro manteria o mesmo saldo com 1 vitória, 1 derrota e 2 empates, caberia ao São Paulo tirar a diferença de 7 em 3 jogos.  Complicado para um time que não tem conseguido jogar o segundo tempo no mesmo ritmo que o primeiro, por causa do cansaço.

Dizem que o São Paulo é o time da fé e, quem assiste futebol, sabe como tudo pode acontecer nesse esporte. Se os jogadores fizerem a sua parte, como tem feito, e se a torcida também fizer, com também tem feito, nossas chances aumentam. Na dúvida, eu vou torcer…

 

Wagner Moribe

wmoribe@hotmail.com

twitter.com/wmoribe

151 comentários

  1. Concordo com o Wagner Moribe em 87,44%!!!!

    Só um detalhe:

    O Goiás é imprevisível, não acho impossível de aprontarem em cima do Cruzeiro, mas para não dizer que é clubismo ou estou puxando sardinha para o nosso lado, vou manter a vitória do Cruzeiro.

    Em relação ao jogo contra o Chapecó é que pode haver uma diferença na soma do Wagner, provavelmente o Chapecó vai precisar da vitória ou para fugir do rebaixamento ou para não ser alcançado se estiver fora da zona de rebaixamento nesta rodada.

    Neste momento o Chapecó está em 17º, é o 1º da zona de rebaixamento, vai jogar fora contra o Fluminense na próxima rodada, jogo difícil, perdendo ou não precisarão de ganhar do fraco Botafogo em casa na outra rodada e depois pegarão o Cruzeiro precisando da vitória com certeza, independente dos resultados contra Fluminense e Botafogo.

    Acho normalíssimo o Chapecó vencer o Cruzeiro, pode não acontecer, perder de 10×0, mas não é um resultado impossível de acontecer, se estivermos no páreo não precisaremos de torcer para o Chapecó enfiar 6, 7 ou 8 para nos ajudar, uma vitória simples seria o suficiente para nos ajudar.

    Neste caso no final poderia acontecer do São Paulo fazer 75 pontos contra 74 do Cruzeiro, não estou dizendo que é fácil, mas não me surpreenderia nem um pouquinho se isso acontecesse.

  2. Nossa grande chance de encostar foi perdida na quarta-feira contra o Inter.

    Por mais que o juiz tenha nos prejudicado, depois do gol de empate o Muricy tinha que ter mexido no time, colocado mais atacantes ou até melhorado o meio campo deslocando o Michel Bastos pra lá.

    Faltou mais ímpeto também ao time….era tudo ou nada…

  3. Legal à coluna Moribe parabéns!

    Suas colunas tem sido uma grata surpresa…Ponto para você e ponto para o blog!!!

    Acho muito otimismo acontecer tudo descrito acima mais no futebol tudo e possível.

    Penso que hoje o campeonato está bem encaminhado para o Cruzeiro mais acho válido todo esse otimismo do Moribe como de outros colegas aqui do blog.

    Como diz meu pai “Sonhar não paga nada…” então bora continuar sonhando….

    Enquanto existir chances matemáticas

  4. Acho q o SP ganha todas as restantes. E o que vier é lucro. Enquanto a matemática permitir não podemos desistir. Chapecó e Grêmio são paradas duríssimas. Contra FluC e Goiás acredito q na vitória do Cruzeiro.

    Enfim só nos resta torcer e não desistir.

    • É isso mesmo, já pensou se o São Paulo perde 2 partidas por desânimo, por falta de luta e o Cruzeiro perde 3 partidas?

      Aí comentarão que o São Paulo deixou escapar o título nestes 3 últimos jogos, assim como comentamos os pontos perdidos em outras rodadas, toda rodada é importante.

      • O Muricy e os jogadores não podem deixar a peteca cair só isso…

        Vejo obrigação do time acabar o campeonato com mais 3 vitórias na conta, independente de ser campeão ou não no final!

        É ganhar os 3 jogos do Brasileirão, empatar e vencer ou vencer e vencer os jogos da Sulamericana!

    • Acho que ser otimista é sonhar com o título não tem problema nenhum!!

      Digamos que se otimista é sonhar com título não vai fazer mal para ninguém exceto por uma possível frustração, apenas faço coro para que mediante os resultados de amanhã e domingo talvez a sulamericana seja nossa prioridade, afinal pode ser nossa chance real de conquista!!! Mais somente depois de amanhã é domingo…

  5. O campeonato só acaba amanhã se o Cruzeiro vencer.

    Se empatarem, o quê teoricamente seria um bom resultado para eles, pode não mudar tanto se mudar os prováveis tropeços que poderiam vir a ter.

    Ao invés de perder para o Grêmio e vencer o Goiás como muitos estão achando normal e fazerem 3 pontos, pode acontecer de empatarem com o Grêmio e perderam para o Goiás, seriam 2 pontos e não 3, o que parecia melhor pode vir a ser pior, ninguém é imbatível, o próprio Cruzeiro perdeu ponto para o freguês Palmeiras que quase sempre toma goleada deles lá.

    Em 4 rodadas tudo pode acontecer, 2 ou 3 tropeços que poderiam não fazer tanta falta para um líder em todo o campeonato, em 4 rodadas pode significar a perda de um título, não tem como recuperar, o campeonato acaba.

    Vamos fazer a nossa parte que eu tenho quase certeza que no mínimo teremos emoções e chances na última rodada, podemos não conseguir, isso é do futebol, mas o panorama e a pressão, a emoção seria muito grande só com a possibilidade de uma reviravolta.

    • Fora q contra o Chapecó o Cruzeiro deve jogar com um mistão ou talvez os reservas….
      Se perder para o galo a pressão poderá ser gigante contra o Goiás. Tudo pode acontecer mesmo. A pressão é toda deles e de mais ninguém.

      • Exato, não temos nada a perder ou temer, a obrigação de títulos é deles, por isso temos que correr por fora sóna espreita como quem não quer nada, de repente em duas rodadas o bicho pode pegar e a coisa esquentar.

        Só de colocar pressão e emoção já dá outra graça ao campeonato, futebol é esporte, não tem o que temermos, não é guerra, nesta altura do campeonato o que vier é lucro para nós.

  6. Eu ja to de olho na tabela do Argentinao, ultima rodada deles é dia 07/12, River tá em 1 e Boca em 6…diferença de 6 pontos, tomara que disputem até o final.

  7. Negócio é pensar rodada a rodada agora, esquecer do Cruzeiro e pensar no São Paulo!

    O time vem oscilando o ano inteiro, não gostei dos últimos jogos do time em casa. Parece que o cansaço pegou, se pegou faltou maior planejamento para comissão técnica.

    Não sei se ficar em 2º ou 3º no Brasileirão e ganhar a Sulamericana podem ser considerados um ótimo resultado de um time como o São Paulo….

  8. Concordo com o Fabinho nessa, o jeito é força total da Sul Americana… só refletir, quem quer o São Paulo campeão, além de nós torcedores e os funcionários da instituição SPFC? Héber? Globo? CBF? De qualquer forma, o Cruzeiro tem a faca e o queijo na mão… só cortar…

    • Heber Lopes apitando? Já era esperado. Tem certos árbitros que não se contentam em prejudicar uma vez ou outra, esse faz o serviço em todos os jogos. Vetar árbitros é proibido?

  9. Muita oscilação durante todo o campeonato…eu particularmente aceito que alguns times menores foram melhores que nós, e mereceram roubar pontos… agora, é inadmissível perder pontos para arbitragem como foi quarta-feira… ali, acabou o campeonato para o SPFC.

    • Não acho, acho o Cruzeiro mais entrosado, o único jogador do Cruzeiro que seria titular no São Paulo na minha opinião seria o Dedé e olhe lá….

      O Ricardo Goulart parece ser um bom jogador, o Henrique é bonzinho, o rsto eu não queria.

      O Grêmio tem jogadores que me interessam mais que o Cruzeiro, Rhodolfo e Dudu são 2 deles.

  10. ftricolor
    18 de novembro de 2014 às 12:55
    fosse 1 jogo eu concordaria com vc, mas são 4.

    —————————————

    Eu entendo e não estou dizendo que vc está errado, é muito difícil, só não acho impossível.

    As vezes em um jogo só para vc ser campeão vc precisa de ganhar de 5 ou 6 e torcer para outro time ganhar de 5 ou 6 para tirar o saldo, neste caso sim é impossível ou quase raro de acontecer….

  11. ftricolor
    18 de novembro de 2014 às 12:54
    Eu ja to de olho na tabela do Argentinao, ultima rodada deles é dia 07/12, River tá em 1 e Boca em 6…diferença de 6 pontos, tomara que disputem até o final.

    ————————————————————–

    Isso não altera em nada o que tiver que acontecer, nem para o bem e nem para o mal, cada jogo é cada jogo…

  12. A parada é dura… de um lado o Vitão, teimoso como uma porta, mas otimista… de outro, teimoso como uma mula, o Fabinho, pessimista…

    Até amanhã vão ficar na mesma tecla… ahahahaah

  13. Essa taça já é nossa! Pode escrever. O Cruzeiro perde contra o Goiás, contra o Grêmio e contra o Fluminense! Vai tricolor!!!!! Pra cima das raposas.

  14. marciotricolor
    18 de novembro de 2014 às 13:42
    Só não tente fazê-lo gostar de mulher…

    ———————————————–

    Aí já seria impossível, realmente não teria como acontecer ou mudar, seria um campeonato perdido, dizem que ele é da escola do Leo.Gaynovesi e Sub.

  15. Fabinho:

    Só uma pergunta, ou melhor, algumas, é só uma suposição.

    Se o Cruzeiro perder para o Grêmio na Quinta e perder no Domingo para o Goiás e o São Paulo vencer o Santos, mesmo assim vc não vai acreditar, acha que tem que poupar?

    Acha impossível a possibilidade de título?

    É só uma suposição, não estou dizendo que vai acontecer, mas nestes anos de futebol, vc nunca viu algo parecido, uma situação até mais difícil do que essa acontecer?

  16. Aquela virada do Vasco em cima dos porcos pela Mercosul quando terminaram o 1º tempo perdendo de 3×0 e viraram para 4×3 sendo campeões eu acho mais difícil do que a situação do São Paulo em relação ao Cruzeiro, teve aquela do Liverpool contra o Milan, não tenho certeza se foi Liverpool x Milan, acho que estava 3×0 e depois empataram e classificaram ou algo parecido, também acho uma situação bem mais difícil.

  17. Penso da maneira como venho explanando alguns dias enquanto não chegar domingo vai ser esse meu discurso!

    E muito difícil reverter mediante aos resultados do meio de semana e final de semana devemos rever as prioridades, antes disso vamos levando como estamos!!!

    Acho que quando se trata de virar uma partida dentro de um jogo único tratamos de dificuldade é fatores diferentes da nossa atual situação, não vou nem entrar no mérito de qual seria mais fácil ou menos difícil, apenas acho que tratamos situações bem distintas!

  18. Penso da maneira como venho explanando alguns dias enquanto não chegar domingo vai ser esse meu discurso!

    E muito difícil reverter!!! Somente mediante aos resultados do meio de semana e final de semana e que devemos rever as prioridades, antes disso vamos levando como estamos!!!

    Acho que quando se trata de virar uma partida dentro de um jogo único tratamos de dificuldade é fatores diferentes da nossa atual situação, não vou nem entrar no mérito de qual seria mais fácil ou menos difícil, apenas acho que tratamos situações bem distintas!

  19. Boa tarde!

    Na minha opinião, o elenco do São Paulo é melhor que o do Cruzeiro.

    Digo mais: acho mais provável o São Paulo perder jogadores por venda do que o Cruzeiro. Ganso, Pato, Kardec….

    O time do Cruzeiro é bem treinado, o que é bem diferente.

  20. se não tivesse perdido pontos contra Chapecoense, Coritiba
    se o Kaká não perdesse aquele gol incrível contra o Figueirense
    se não tivéssemos sido roubados descaradamente contra o Inter
    se o juiz desce o penalti pro Cricuma contra o Cruzeiro com o jogo 2X1….enfim

    é muito “se”….rss

    mas enquanto há chances há esperança

  21. O Cruzeiro, perdendo do Gremio, se apavora. É um time técnico, regular, mas não suporta grandes pressões. Já vem de anos que no momento decisivo cai. Olha como foi aniquilado na Copa do Brasil. Por outro lado, vamos vencer todas! Brasileiro, Sulamericana… E pronto!

  22. Na cidade vizinha onde moro, a prefeitura já cortou alguns bolsas família… acredito que esse dinheiro continua vindo na conta da prefeitura e não há o repasse.

    Acredito cegamente rs pois para “vender” para a prefeitura há uma taxa de 10% rs

  23. Brunão-Telê
    18 de novembro de 2014 às 15:46
    Eeeeh…
    Quem depende de mamar sugiro que procure leite de burra agora!!!
    ——————–
    até pq o leita da ANTA secou…

    • Huahuahha o cara chorou por causa da faixa de capitão. Mas ele foi pra reserva.
      Quer a faixa pra que?
      Se sou o Dunga, pego uma faixa e entrego pra ele ficar brincando com ela no banco de reservas.

  24. acho que se esses jogos fosse no meio do campeonato, ok….dai seria possivel pensar que o cruzeiro possa empatar com chapecoense, ou até perder do goiás

    mas em final de campeonato, sendo decisivo pra ser campeão ou não….acho muito dificil

    mas vamos ver, a nossa parte é vencer, independente das circunstancias…se eles vacilarem…quem sabe?

    • Olha, se eles perderem do Grêmio, sei não…

      Quando entra nessa reta final, a perna de quem está na frente e precisa definir, treme. O São Paulo tropeçou em casa contra Atlético/PR (2006) e Fluminense (2008).

      O título está perdido, é 99% do Cruzeiro, a pressão é toda deles.

  25. Boa tarde, na minha opiniao, cruzeiro perde do Gremio.

    Atletico domingo vai poupar todos os titulares, creio que cruzeiro poupe uns 2, 3 jogadores, resultado é uma incognita, na copa do Brasil ,eles perdem o titulo, ai entra o lado psicologico,de como vao reagir ai pegam a chapecoense fora creio que o maximo que fazem é um empate.

Deixe uma resposta