Coluna do Zanquetta: Aidar, o São Paulo e o contexto do futebol brasileiro

Aidar, o São Paulo e o Contexto do Futebol Brasileiro. Acho que Aidar está se encontrando nas questões das entrevistas. Depois de muitas gafes, polêmicas e problemas, a última entrevista dele no programa Bola da Vez, foi realmente de muita maturidade e serenidade. Muito importante a postura dele com relação ao passado, presente e futuro do clube. Demonstrou muita vontade e muito tesão em reencontrar o São Paulo de outrora.

Isto, não quer dizer que esteja fazendo tudo bem feito e está tomando as corretas decisões. O que mais me preocupa é a questão dele e Juvenal se considerarem ícones, quase donos do São Paulo. Esta postura, me preocupa demais.

Mais: O fato de pregar união e descer o cacete nos clubes na sequência, não me parece muito promissor e honesto no quesito humildade para criar uma união. Já criamos instabilidades com Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo apenas em poucos meses. Estamos enfrentando a CBF (o que é uma coisa muito boa mas politicamente o bumerangue volta na testa) e FPF, sem contar a TV Globo. Claro que é ideologicamente é perfeito. Mas as consequências me preocupam apesar de estar com ele nestas questões. Para mudar e sair da mesmice exige sacrifício. Será duro mas enfim, vamos lutar.

OBS: O nosso amigo Cosme Rímoli, aproveitou para colocar aquela dose de exagero e sensacionalismo sobre o isolamento de Aidar e chamar acessos ao seu site. O que Aidar fez nos últimos meses, realmente foi péssimo em termos de alguém que deseja criar união nos clubes de futebol. Ele provocou e atacou muita gente.

Hoje, quer sim criar novas alianças e está muito perto do Santos e criou uma paz com o Corinthians. Está prestes a desistir de Wesley em prol desta paz. Quer ajudar a Portuguesa a se reerguer em sinal de amizade, oferecer jogadores. Até aí, Cosme diz também a verdade. Onde ele exagera, é dizendo que o São Paulo não é mais de vanguarda, que o Morumbi é um estádio ruim. Ruim, é olhar para o Itaquerão, um estádio horroroso, cheio de problemas construtivos que o SCCP não tem dinheiro para pagar e que foi pago pelo nosso bolso. Horrível é ver o Governo forçando a barra para ajudar o SCCP.

Com o Atlético PR de Petraglia, o Vasco de Eurico etc, qual o real ganho de ter aliança com gente deste nível? Não vejo interesse em ser aliado. Pode não ser inimigo mas aliado é complicado. Aidar tem ótima relação com a diretoria do Grêmio e do Coritiba também. O Flamengo, é uma direção isolada que não sabe nem o que faz direito. Se formos analisar, tudo é muito complexo pois tem clubes na mão de empresários e se você não se abre a eles, você fica como inimigo. É muito difícil.

Falar que Aidar não consegue isto simplesmente por declarações ou porque o São Paulo não é mais a mesma potência de antes é o desejo de um corintiano como ele de dizer que não somos o que éramos. Claro que não. Os outros clubes eram muito atrasados e ainda são. Sem ajuda do Governo, o SCCP ainda não teria nada. E não tem. Eles não tem estádio ainda, no papel não é deles e nunca será. E só conseguiram muita coisa na marra com o Lula e as armações de Andres.

Tem que separar ser amiguinho e separar ser mais uma peça do jogo da CBF ou Globo. Tem que separar ser inimigo de não se aliar de quem não presta e não vale a pena. Tem que separar não conseguir aliança com presidente amador e de biquinho com ser aliado de um clube competente e forte que nos ajude a crescer, evoluir o futebol brasileiro. Nesta caminho, acho que Aidar tem boas ideias e intenções e o caminho é sim espinhoso, mas não impossível.

O que muito me preocupa é o intenso desejo de vender interesses do São Paulo a um clube de investidores. Digo isto pois ele pretende ceder nossa dívida a um grupo ou a construção/reforma do estádio. Nada nosso nunca foi de outros. Este ponto eu não condeno. Ligo o sinal amarelo pois precisa-se ter muito cuidado e não agir muito empolgado com o sonho e sim com a realidade. Temos que acompanhar com muito cuidado e atenção isto tudo.

Outro ponto que pararei de falar porque muitos fingem não lembrar, é o elo Juvenal x Aidar que ele faz questão de dizer que nada sabia, foi enganado e que errou ao apoiar o 3º mandato etc. Isto, eu nunca, NUNCA vou acreditar. Mas é passado, já foi e agora quero ver o futuro e torço por Aidar, não por ele, mas que o sucesso dele reflita o sucesso do clube que amo que é o São Paulo FC.

Fecho com a frase perfeita de Ataíde Gil Guerreiro: “Para entender o futebol brasileiro é muito simples: a TV dita as ordens, a CBF cumpre e obriga os clubes. 

Internamente. A reunião da última 6ª feira com TODOS os graúdos, mostra que as coisas internamente estão ocorrendo como devem: aberta, clara e com participação de todos, sem grupinhos e papinhos de corredor, fofoquinhas. Realmente o clima é empresarial onde as cabeças se reúnem.

Aidar está 100% focado em fazer o São Paulo dar certo e está passando quase o dia inteiro no clube. Isto acaba fazendo com que os antigos vagabundos não pensem que o Tricolor é passeio. O que atrapalha hoje, são o grande número de sócios e curiosos que ficam enchendo o saco atrás de informações para promoverem espaços pessoais e conseguirem espaço, cargos e benesses. A pergunta que mais se faz é: “Esse pessoal não trabalha??”

Base. Acho que Aidar exagerou ao dizer que títulos nas categorias de base nada valem. Eu entendo que o que realmente vale é dinheiro, é revelar craque e bons jogadores. Mas dizer que o título não vale nada é ridículo. Acho que foi um desastre esta definição apesar de entender o final que ele quer fazer.

5 shows para 2015. Se confirmado, pode colocar ao menos R$ 8 milhões no caixa.

Wesley. Nobre gostou da posição de Aidar de abrir mão de Wesley se ele desejar em prol da paz. Se o presidente porco pedir, o volante não virá.

Sueliton. O lateral direito foi sondado e Wagner Ribeiro mandou dados do jogador ao staff Tricolor. Não iniciaram negociações. Apenas sondaram situação.

LF no Flamengo. Auhahuhauhauhahuahua

Busca por reforços. 3 reforços com mais nome e peso e mais 3 jogadores de composição de grupo. Este é o plano da direção com as já previstas saídas de Kaká, Ceni e venda de mais 2 ou 3 jogadores, expectativa da direção. 4 garotos comporão o grupo principal. Todos os setores estão em análise, menos o gol. Agora é aguardar o final de nossa participação nas competições e iniciar o real andamento da formação do time para 2015 e finalmente vermos se Aidar e Ataíde sabem mesmo trabalhar nesta montagem ou se só sabem mesmo reclamar da antiga gestão. Vamos torcer!

Sobre Ceni… Aidar não queria mas hoje Ceni quer mais ficar que parar. Fominha que é, está sofrendo. Ele hoje, tende mais a ficar que sair mas para isto, espera uma aceitação unânime e é sabido que Ataíde e Aidar querem renovação. Muricy já falou com Gustavo e Ataíde que seria “legal” formalizar uma proposta para Ceni no papel. E agora, Aidar? E agora, Ceni? Fica mais 1 ano ou para? Acho que tudo dependerá de uma taça ou não no final do ano.

alexandrezanquetta@uol.com.br

https://www.facebook.com/blogdosaopaulo

twitter.com\blogdosaopaulo

twitter.com\saopaulinosrio

228 comentários

  1. Qto ao título que muitos ainda acreditam é só fazer as contas, o Cruzeiro precisa de 4 pontos em 12 se o SP vencer as 3 partidas…portanto..

  2. Aidar e JJ podem até achar que são donos do clube, mas existe uma grande diferença entre os 2, o Aidar delega funções e cobra resultados, o JJ fazia td sozinho e achava que tava td ótimo, tipico de petista…

  3. Sueliton e Leandro Almeida…. Meu Deus!!!!

    Ambos horríveis.

    Qnto ao Wesley acho q ele pode encontrar o bom futebol no Morumbi, mas não deixa de ser uma aposta cara.

    • Wesley = Cleber Santana…sairam do Santos para a Europa, encheram o rabo de grana e agora estão só esperando a aposentadoria e se der para enganar mais alguem aproveitam..

  4. Ontemo futebol do Wesley foi de lamentar…. não sei se está jogando de freio de mao puxado…. mas
    mas olhar para o lado e ver felipe menezes, juninho , etc… deve ser dificil mesmo

    • Essas negociações não são simples.

      E para mim, só falarão algo ou terão algo mais intensificado após saberem se ao menos a vaguinha na LIbertadores está garantida.

  5. ftricolor
    17 de novembro de 2014 às 10:06
    Qto ao título que muitos ainda acreditam é só fazer as contas, o Cruzeiro precisa de 4 pontos em 12 se o SP vencer as 3 partidas…portanto..

    —————————————————————

    Grêmio 2×0 Cruzeiro

    Cruzeiro 10×0 Goiás

    Chapecó 3×1 Cruzeiro

    Cruzeiro 2×2 Fluminense

    4 pontos.

    Se fizerem 5 pontos e o São Paulo ganhar as 3 empatam em pontos e número de vitórias, o São Paulo teria que tirar um saldo de 7 gols, teríamos que ganhar as 3 e talvez golear em um destes jogos tipo 4×0 ou ganhar 2 por diferença maior que 1 gol, e ganhar outra por 2 ou 3×0, depende se o saldo deles iria aumentar ou diminuir na possível vitória e derrota que teriam neste exemplo.

  6. Bom dia pessoal,

    Boa coluna Zanca..

    Que essa boa aparência que o Aidar deixou no programa da espn seja traduzida toda em trabalho para voltarmos aos bons tempos!

    Precisamos de reforços mais que não seja baciada chega de cabeça de bagre vestindo nossa camisa…

    Sobre o Ceni acho que nem deveriam levantar essa hipótese!!!
    Sou totalmente contra….

    VAMO SÃO PAULO!

    • Ou 3 bons jogadores…..rs

      O RC tem que aposentar…tudo bem que ele teve nos últimos jogos boas atuações mas não podemos esquecer que este ano ele teve muitas falhas que nos custaram diversos pontos e até desclassificação. Lembram dos penaltis perdidos no começo do Brasileirão? Ou a falha diante do Bragantino?

      Tem que parar antes que custe uma eliminação em Libertadores, ia ficar pior pra ele. Não vou esquecer a falha do RC em 2006 contra as Coloridas…

  7. Bom dia galera,

    Pela bolinha que está jogando deixa o Wesley lá na porcada mesmo….é melhor apostar em um bom cabeça de área pra disputar posição com o Denílson. Para reserva do Souza tem o Hudson.

    Vamos ver se o Aidar vai conseguir reconduzir o Tricolor nos trilhos novamente, a entrevista foi tudo muito bonito mas temos que aguardar na prática como vai ser.

    Acho que teremos problema em achar reforços pra lateral direita pois não vi e não lembro de nenhum jogador de destaque nesta posição no Brasil.

    Pelo jeito o foco agora do time vai ser a Sulamericana pois depois do empate contra o Inter e a vitória do Cruzeiro em cima do Peixe nossa chance de título diminuiu bastante…

  8. ftricolor
    17 de novembro de 2014 às 10:27
    Vitao, faça as contas pra libertas, titulo esquece.

    —————————————–

    Libertadores com 3 pontos garante no mínimo o 3º lugar e uns 90% de garantia do 2º lugar.

  9. Li num outro site uma ideia interessante. Acho que deveria ser estudado se fosse viavel.
    Vender o Morumbi e, com o dinheiro, comprar o Canindé, derruba-lo e construir uma arena moderna no lugar.
    O Morumbi é uma area tão valorizada, e a Portuguesa ta tão capenga que acho que seria possivel.

  10. Acho que o SP deveria estudar a situação do Dudu que está no Grêmio e vem jogando muito bem. O empréstimo dele vai até dezembro/2014 e o Dínamo quer 6 milhões de Euros para negociá-lo. De repente o Osvaldo poderia entrar nessa negociação, pelo menos num empréstimo.

  11. Fernando, o Canindé foi do São Paulo. Era nosso.

    Vendemos para a Portuguesa para findar o Morumbi.

    E mudar o Morumbi de lugar, que tem seu charme e valorização por onde está agora que o metrô chegou é ruim a meu ver.

  12. Sobre reforços, não concordo com o termo “baciada” mas vamos precisar sim de muitos reforços. Se considerarmos que nosso elenco é pequeno e fraco, e que alguns jogadores serão vendidos, vamos precisar de pelo menos 6 a 8 reforços.
    Alem de Ceni e Kaka, temos varios jogadores que precisam sair do time.

  13. VITÃO/SPFC/THE BEST
    17 de novembro de 2014 às 10:31
    ftricolor
    17 de novembro de 2014 às 10:27
    Vitao, faça as contas pra libertas, titulo esquece.

    —————————————–

    Libertadores com 3 pontos garante no mínimo o 3º lugar e uns 90% de garantia do 2º lugar.
    ————————–
    4 pontos é garantido que se classifica em 3.

    • O problema do Canindé foi que na época o São Paulo ia perder terreno para construção da Marginal Tietê por isso foi vendido pra Lusa e fora que não dava pra construir um estádio igual ao Morumbi ali no Canindé.

      Hoje a localização do Canindé é melhor que a do Morumbi mas em termos de valorização o terreno do Morumbi vale muito mais.

      Quando o metrô chegar no Morumbi vai facilitar para muita gente.

  14. O São Paulo está amiguinho do Grêmio e eu duvido que entrem em atrito por jogador.

    Além do mais, o Dudu joga numa função que o Muricy hoje não usa que é a de 2o atacante velocista. O cara não viria para ser bancão como é o Osvaldo que pelo amor de Deus, vai pro inferno…como pode ser tão ruim???

  15. O São Paulo precisa de atacantes rápidos para furar retrancas, puxar contra ataques, nosso meio de campo e ataque são muito técnicos, mas são lentos, só o Michel Bastos é que dá uma dinâmica quando joga no meio, temos dificuldades para furar retrancas por esse motivo, coisa que o Lucas resolvia, depois que ele saiu tropeçamos várias vezes quando pegamos retrancas, talvez o Dudu, Wellington Nem, Vitinho, pudessem ser esse jogador….

  16. Rogério é o meu maior ídolo. Vou sentir demais sua falta. Mas precisa saber a hora de parar pelamor de Deus. Seja inteligente e saia por cima com a maioria pedindo pra ficar. Ja deu né.
    Abraço Zanquetta

  17. Zanca, o Aidar falou em um contrato muito bom para 2015, e que já recebeu adiantamento (ou luvas…). Voce tem algum chute do que se trata?
    Eu particularmente acho que é sobre material esportivo…

  18. ftricolor
    17 de novembro de 2014 às 10:39
    Sem querer botar pilha mas a localizacao do Canindé é sensacional para futebol e shows.

    ——————————————-

    É uma boa localização, mas acho feio estádio em beira de Marginal.

  19. Ontem eu passei ao lado do estádio do Palmeiras. De fato ficou muito bonito, mas a região ficou totalmente claustrofóbica. Diferente do Corinthians, que ficou horrível mas a área externa ficou ótima, com uma excelente área de circulação.. O Morumbi tem tudo para superar todos…ficar bonito e em uma área aberta, fácil de circular.

  20. Ontem na fila para revista policial , tinha uma galera de alguma midia do São Paulo filmavam e entrevistavam os torcedores sobre a aposentadoria de Ceni. E quando alguem falava que ele tinha que parar – o cara emendava : Po, mas vc imagina jogar uma libertadores sem o Rogério?? nitidamente direcionando a opinião da galera — nao duvido que apareça uma reportagem falando que o torcedor ta pedidndo que ele fique….

    • Rizo, infelizmente, há muitos veículos que agem de forma parcial e funcionam como fã clube e não clube veículos de informação.

      Aqui, tentamos ser de informação e de diálogo.

      Tanto que muitos se incomodam com a opinião alheia e não aceita e ficam como loucos em uma seita sempre repetindo a mesma coisa e chegam ao cúmulo de acusar os outros de não serem sãopaulinos…

  21. Não existe estádio no Brasil localizado numa área tão nobre e tão cara como o Morumbi.

    Por ter um estádio como o Morumbi que era o nosso alicerce, a nossa estrutura é que conquistamos tantos títulos, quem tem um estádio desta importância e tamanho não fica sem títulos.

    E o São Paulo é muito grande para construir estas Arenas para 30.000 ou 40.000 pessoas, se fosse para construir estádios pequenos eu pagaria do meu próprio bolso e dava de presente ao São Paulo e ainda assim continuaria com o Morumbi.

    • Concordo, o Morumbi tem um diferencial tão grande, que é ser enorme, imponente, tipo um caldeirão, esses estádios menores são muito pequenos, não é a mesma graça.

      Acho que o ideal é que se o Morumbi for reformado, precisa continuar acima dos 60 mil espectadores, se bem que, bons tempos quando era acima de 80 mil hahahaha,.

    • Vero.

      A renda proveniente do Morumbi seja alugando seja usando de várias formas sempre foi uma excelente maneira de arrecadar $. E $ permitiu contratar bem.

      E o metrô está chegando. Butanta fica a poucos quilometros do estádio e já faz diferença para chegar e sair. Do butanta até a Luz leva em torno de 12 a 15 minutos. Super rapido.

      Sobre o Canindé, ele fica numa regiao boa mas está numa área pequena que dá o contorno do estádio e uma pequena area de estacionamento.

  22. Resuminho rápido sobre o que precisa para ir pra Libertas entre os 3 primeiros.

    SP precisa de 4 pontos, chegando a 70.
    Inter só chega a 69.
    Gremio e Corinthians só um pode passar os 70 já que ainda jogam entre si. Caso dê empate os 2 podem chegar a 70 mas as frangas teriam menos vitorias que o SP.
    Atl esquecam, se vencer a CB se classifica por lá e se nao vencer abre mais uma vaga no Brasileirao.
    Flu pode chegar a 69.

  23. Por mim, prefiro que o Rogério aposente com o título da Sulamericana, ele anda irregular demais nos últimos anos, fez boas e más partidas, se ele renovar, na primeira falha, pedirão a aposentadoria igual fizeram esse ano e ano passado.

  24. Quando falo do Morumbi estou me referindo principalmente a área, o local em que está construido, sou contra sair dali não pelo saudosismo, mas por saber que no Brasil não existe uma área com tanto valor, com tanto glamour.

    Sou contra mudar de endereço, tem que fazer uma ótima reforma, mas não sou contra derrubar e construir outro estádio no mesmo lugar, nisso eu não vejo problema algum, mas sou contra construir estádio para 30.000 ou 40.000 pessoas, tem que ter no mínimo uns 60.000 ou 70.000 como é hoje, esse é o nosso diferencial em relação aos inimigos invejosos, se construirmos estádio com o mesmo tamanho deles perderemos o nosso diferencial, o São Paulo é muito grande para construir estas Areninhas….

  25. Uma coisa estou gostando…não estamos dependentes do Kaká.
    Ou seja, se ele realmente sair, embora a sua presença seja muito positiva dentro e fora de campo, o time não deve sofrer tanto assim em termos de futebol.

    • faz alguns jogos que o rendimento dele caiu muito…. mesmo assim, me parece que o cara é uma baita liderança positiva… nao vejo outro que faria o mesmo papel…\

        • pois é.. vi uns videos de bastidores dos jogos, e em mais de um vi ele falando com os jogadores depois do jogo! ontem na hora do gol do LF , ele foi la dar um abraço no Hudson dar uma moral ( ja que parte da ttorcida tava meio que de bronca com ele)

  26. Acho que seria o maior retrocesso da mundo sair do morumbi…. As pessoas esquecem o peso e valor da tradiçào no futebol…
    claro que eu queria um estadio melhor :
    – uma cobertura na arquibancada.
    – uma entrada melhor – é *** ser tratado igual gado.
    – uma proximidade com o campo
    mas sou contra essa história de arena…
    Eu vou no morumbi praticamente toda semana. e na boa, prefiro ficar em pé gritando e apoiando.. do uma uma arena! pequena.. onde se espera que as pessoas fiquem sentadas batendo palmas

  27. Bom dia gente, bom dia Zanca

    Dos nomes ventilado TORÇO para que não venha nenhum!
    Se por tabela termina a bringa com Palmeiras e dá espaço aos nosso. Melhor ainda! Auro só vai aprender e evoluir jogando e sendo cobrado, é assim no Santos só aqui que jogador ganha experiencia no banco ou no busão.

    Não queria que o Ceni renovasse, esta bem, mas já começa a querer mais para si que ao Clube.

    Na minha opinião o ponto fraco do SPFC ainda é a zaga e a lateral direita(que pegaria para compor com Auro sendo calejado).

    Na minha opinião o grande reforço seria Sampaoli, Simeoni (que ja disse querer trabalhar no Br) ou o Bianchi.

  28. E essa inveja que os nossos co-irmãos sempre sentiram do São Paulo não é só por que o Morumbi sempre foi o maior estádio, é também por saber que o Morumbi está localizado numa das áreas mais ricas e nobres de São Paulo e do Brasil, uma área diferenciada e cercada de mansões, apartamentos caríssimos, lojas, comércio e Shoppings de alto nível, etc….

  29. Título do Brasileirão já era.
    Inclusive vou torcer pro Grêmio perder do Cruzeiro.
    Negócio é classificar direto pra fase de grupos, jogar o Paulista com o sub-20 e contratar um LD e um volante.

  30. Zanca,

    Semana passada você comentou algo que o Aidar estava tentando convencer o Muriçoca a aceitar um outro cargo no SP… Qual teu feeling disso? Acha viável?

    E nesse caso, viria o empatite ? rsrss

  31. Olha como os jornaistas são fracos, o cara gospe essas besteiras e ninguem fala nada..

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/11/17/para-andres-corinthians-pode-pagar-itaquerao-5-anos-antes-do-prazo-final.htm#comentarios

    Eles arrecadaram até hoje 18.860.000 de renda liquida, incluindo os jogos do inicio onde a renda nao era do estadio e incluindo o jogo que perderam o mando…bem longe do que o CAM fala…

    • Esse cara de areia mijada é um mentiroso. Nem tem como arrecadar este valor de R$ 250 milhões por ano naquele estádio, só de bilheteria teria que ser uns R$ 8 milhões por jogo para um público de 30.000 pessoas com ticket médio de R$200,00! Isso se o timinho fizer 30 partidas no ano no estádio.

      Mais um delírio de um megalomaníaco, agora eleito deputado…só tenho que rir e lamentar de um cidadão como esse.

  32. Sou totalmente a favor da permanência do Muricy no SP.
    Precisamos contratar 2 zagueiros;
    Estender o vinculo do Alvaro Pereira (Mesmo que seja a compra);
    Contratar outro volante;
    Se for para trazer um lateral direito que seja o Lahm (Bayern) rsrsrs, pois já cansei de testes. Até acho que o Hudson vem se sacrificando e dando conta do recado, e também aposto muito no Auro que é um ótimo jogador mas que precisa se reforçar como marcador, pois quando está jogando é nítido como as jogadas do adversário são sempre ao seu lado.
    Osvaldo é um jogador que sempre gostei, mas que não aproveita suas oportunidades e neste caso a paciência já acabou, uma troca com Wagner (Fluminense) acho que seria uma boa.
    De resto não tenho nomes em mente ainda…

  33. O Morumbi era para ter sido construído onde hoje é o Parque do Ibirapuera. Evidente que não ocuparia toda a área…O então vereador Jânio Quadros, como “bom” corinthiano, fez de tudo para impedir…e conseguiu.
    Avaliando hoje não sei dizer se isso foi bom ou ruim.

  34. Acho que o Morumbi está num lugar privilegiado e eu NUNCA tiraria o São Paulo de lá.

    Faria obra, fecharia por 2 anos, ok. Mas sair dali? Só se pegassem o terreno e trocassem por uma Arena pronta de 60 mil pessoas com tudo dentro.

  35. Dependendo dos resultados de quarta é domingo talvez seja o momento de priorizar a sulamericana..

    Acho muito bom todos envolvidos ainda não terem jogado à toalha mesmo cientes da dificuldade de título, eu particularmente acho que está bem encaminhado a conquista celeste ainda mais depois do resultado da última quarta, mais considero extremamente importante nos consolidarmos seja em segundo ou terceiro para obter vaga direta na LA…

    Vamos combinar o que era difícil se tornou quase impossível (título) se o Cruzeiro vencer o Grêmio quarta-feira que tem chances de ser campeão no domingo, não e impossível mais está bem difícil!!!

    Sei que não e muito apropriado um clube com nossa tradição almejar apenas vaga para LA mais no atual momento eu acho que essa seria nossa realidade dentro do Brasileiro, vamos em busca da sulamericana!!!!!

    • Independentemente de qualquer coisa, temos que lembrar que faltam 7 partidas apenas no máximo. Por mais cansado, tensos e tudo, os jogadores estão na disputa de 2 taças e não é possível que não consigam focar nisso.

  36. Cruzeiro não ganha do Gremio la. É um dos melhores mandantes do campeonato e do segundo turno. Gremio ta disputando vaga pra Libertadores, diria que o Cruzeiro perde la. Se isso acontecer, nossa esperança sera torcer pra Chapecoense desesperada e para o Fluminense na ultima rodada ainda estar disputando a vaga na Libertadores.

    • Sinceramente acho muito difícil de o Cruzeiro deixar este título escapar.

      Acho que mais uma vitória e um empate em 4 jogos já dão o título para eles.

      Infelizmente pecamos demasiadamente em momentos que não poderíamos…

      • Tivéssemos vencido quarta-feira poderíamos ter colocado uma pressão maior neles tanto no jogo com santos como com grêmio, infelizmente não foi o caso então digamos que eles mantiveram uma situação confortável mesmo conosco rondando a liderança dele pois ainda tem margem para erro ainda que seja pequena…

    • Se o Cruzeiro tomar pau, a tabela ficará assim para domingo:

      CRUZ 70
      SPFC 66
      Grêmio 63
      SCCP 63
      CAM 61
      FLU 60
      INTER 60

      Neste cenário, se ganharmos do Atlético Nacional ou empatarmos, eu iria de titulares no domingo contra o Santos, já excluindo Alan Kardec e Souza que estão suspensos e forçosamente já estariam poupados. Alvaro Pereira voltará, colocaria Auro, Paulo Miranda, Pato e Osvaldo neste time de domingo com Boschilia no meio. Com certeza é possível enfrentar o Santos e no mínimo empatar. Se o Cruzeiro estiver tomando coro no jogo contra o Goiás ou empatando, eu entraria no 2o tempo arriscando mais.

      Isto tudo depende de fatores pós 4a feira.

      Mas nada é impossível. Tem que trabalhar com inteligência para não perder o bonde em nada.

  37. Brunão:

    O São Paulo tem que continuar focado no Brasileirão não só pela mínima chance de título, mas também pela vaga da Libertadores que é direta.

    Se relaxarmos no Brasileirão podemos correr riscos de perder o 2º e até o 3º lugar, aí dependeríamos de título na Sulamericana para pegar Pré-Libertadores.

    É automático, se ganharmos no Brasileirão a nossa vaga estará garantida e por tabela ainda teríamos chances mímimas mas matemáticas de título.

    • Vitão,

      Foi por isso que eu citei “dependendo” dos resultados de quarta / domingo devemos focar na sulamericana afinal pode ser nossa única chance real de título esse ano!!!!

      Vejamos a seguinte situação:

      Hoje temos 66 pontos o líder Cruzeiro tem 70 com chance de aumentar para 73 seriam 7 pontos de diferença em apenas 9 á serem disputados ou seja chance de título quase nula!

      Com relação a posição da LA o terceiro, quarto e quinto colocado tem respectivamente 60 pontos podendo chegar aos 63 após a rodada do meio de semana, até o final de semana eles somente nos igualariam em pontos não nos ultrapassaria, acho que dependendo do que acontecer nos diversos jogos da quarta/domingo podemos priorizar a sulamericana mais com responsabilidade!!!

      Acho que se fizermos mais uns 3 ou 4 pontos asseguramos uma vaga na LA seja em segundo ou terceiro…

  38. japoneis
    17 de novembro de 2014 às 12:19
    Sinceramente acho muito difícil de o Cruzeiro deixar este título escapar.

    Acho que mais uma vitória e um empate em 4 jogos já dão o título para eles.

    Infelizmente pecamos demasiadamente em momentos que não poderíamos…

    ————————————————————-

    Mas aí o São Paulo teria chances de ganhar as 3 e ultrapassá-los.

    Neste caso vc está calculando que o São Paulo não vence as 3.

    • Isso mesmo Vitão,

      Para o ganharmos o campeonato temos que ter a sequencia perfeita e o Cruzeiro ter seu pior desempenho logo no final do campeonato…

      Acho isso difícil de acontecer….

      Acho que mais um vitória nossa já nos garante ao menos o 3º lugar no Brasileirão, daí é só focar para ganhar o título da Sulamericana para não terminarmos sem título o ano.

  39. Se o Cruzeiro tomar pau, a tabela ficará assim para domingo:

    CRUZ 70
    SPFC 66
    Grêmio 63
    SCCP 63
    CAM 61
    FLU 60
    INTER 60

    Neste cenário, se ganharmos do Atlético Nacional ou empatarmos, eu iria de titulares no domingo contra o Santos, já excluindo Alan Kardec e Souza que estão suspensos e forçosamente já estariam poupados. Alvaro Pereira voltará, colocaria Auro, Paulo Miranda, Pato e Osvaldo neste time de domingo com Boschilia no meio. Com certeza é possível enfrentar o Santos e no mínimo empatar. Se o Cruzeiro estiver tomando coro no jogo contra o Goiás ou empatando, eu entraria no 2o tempo arriscando mais.

    Isto tudo depende de fatores pós 4a feira.

    Mas nada é impossível. Tem que trabalhar com inteligência para não perder o bonde em nada.

    • Mesmo assim ainda considero o Brasileirão o melhor campeonato do mundo, na Espanha só tem 2 times, na Itália só tem 2 ou 3, em Portugal só tem 2, na Alemanha 2 ou 3, na França 1 ou 2, na Inglaterra 3 ou 4.

      O Brasil é e sempre será o melhor futebol, mesmo com os dirigentes não cooperando, mesmo em fase ruim, mesmo numa safra ruim, temos uns 12 clubes em condições de ganhar, até os clubes médios dão trabalho.

      • Vitão, acho que o campeonato brasileiro seja o mais equilibrado do mundo!

        Mas não é o melhor em nível técnico que para mim é a Premier League….

        Lógico que lá tem umas disparidades dos times ricos e pobres, mas quando é jogo entre equipes de mesmo nível…só tem jogão!

        Aqui no Brasil tem muitos jogos de dar um sono….rs

  40. japoneis
    17 de novembro de 2014 às 12:37
    Vitão, acho que o campeonato brasileiro seja o mais equilibrado do mundo!

    Mas não é o melhor em nível técnico que para mim é a Premier League….

    Lógico que lá tem umas disparidades dos times ricos e pobres, mas quando é jogo entre equipes de mesmo nível…só tem jogão!

    Aqui no Brasil tem muitos jogos de dar um sono….rs

    ———————————————–

    Entendi, eu estava só comparando o campeonato nacional dos países, a Premier é Internacional, nesse caso eu prefiro mil vezes assistir a jogos da Libertadores.

  41. Não sou a favor de jogar à toalha!!!
    Acho que o pessoal do São Paulo está certo em acreditar enquanto houver chances matemáticas, penso que isso sim e filosofia de clube vencedor!!!!

    Eu apenas acho que mediante aos resultados que se confirmarem entre quarta / domingo seria prudente focar na competição aonde teremos reais chances de título caso o Cruzeiro mantenha essa diferença de pontos…..

    • Eu acho que tem que jogar completo até garantir a vaga da libertas, nas minhas contas quando isso acontecer o titulo das marias tb ja terá acontecido, aí sim escalar os reservas.

  42. Se o São Paulo disputasse campeonato Alemão, Espanhol, Português, Italiano, Francês, Inglês, com certeza teria mais títulos nacionais e mais títulos Internacionais, é muito mais fácil ganhar a Copa da Europa do que a Libertadores onde é guerra, e ainda tem o fator que o São Paulo adora derrotar um europeu.

    • Vitão,

      Acredito que a disparidade econômica entre os times daqui do Brasil e América do Sul e os da Europa dá uma vantagem para os europeus.

      Tecnicamente falando acho que nenhum time daqui do Brasil atualmente bate de frente com um Real Madrid e um Bayern de Munique.

      Talvez equilibremos com forças da Itália, times médios da Inglaterra e Alemanha. Agora de Portugal, Espanha e França há times muito fracos.

    • Discordo. O alemão, inglês, italiano e espanhol são bem mais fortes, BEM MAIS. Talvez pelo nível econômico. O São Paulo hoje tomaria uns 4 do Chelsea.

  43. japoneis
    17 de novembro de 2014 às 12:44
    Vitão,

    Acho que você se confundiu….a Premier League é o campeonato inglês….rs

    ——————————————

    Exato, desculpe.

    O Inglês eu acho bom, estava ne referindo a Champions League, Copa da Europa, sei lá….kkkkkk

  44. Falando um pouco da parte debaixo da tabela!!!

    Na minha opinião resta apenas 1 vaga no Z4…
    Essa vaga vai ser disputada por Chapecoense, Coritiba, Vitória é com menos chances mais não impossíveis de entrar na disputa os porcos.

    Bahia
    Criciuma
    Botafogo

    Vão jogar a série B em 2015…

  45. Imagina a cabeça do Marcelo se o Cruzeiro perde do Gremio…escalar ou nao os titulares contra o Goias? Se tivessemos vencido o inter eu acreditaria ainda.

  46. Thiago – Sc
    17 de novembro de 2014 às 12:48
    Vitão! Seu otimismo é muito bonito!rsrsrs

    ————————————————-

    Agora ficou difícil, mas não devemos jogar a toalha, se o São Paulo tropeça e o Cruzeiro tropeça mais umas 2 ou 3 vezes, aí dirão que o São Paulo não acreditou, blá, blá, blá….

    Em 2008 eu fiz colunas aqui no Blog e dei exemplo de tropeços prováveis do Grêmio e de outros times que estavam a nossa frente desde o começo do 2º turno até o final, 90% dos que frequentam o Blog não acreditavam e o São Paulo ganhou.

  47. Oloco…

    “Já os torcedores do Sport poderão comprar ingressos somente no dia de jogo, a partir das 17h até o intervalo da partida. A entrada no setor de visitantes custa R$ 250.”

  48. Parabéns ao Luis Fabiano, está dando entrevista neste momento no Globo Esporte e gostei, melhorou muito,tomara que ganhe 1 título importante com o São Paulo ainda este ano, ele disse que ia tirar a camisa e lembrou que poderia tomar o amarelo, por isso não tirou, é isso aí Luis Fabiano, é só continuar assim.

    Oxalá tenha aprendido.

    • Vitão, queria que o São Paulo ganhasse o Brasileiro deste ano para o LF, Kaká e o RC!

      Pois lembro que pelos anos de 2002 e 2003, os três foram rotulados de amarelões e pipoqueiros.

      O RC conseguiu apagar esta imagem dele depois de 2005. Agora Kaká e LF acho que mereciam um pouco mais de sorte com a camisa do São Paulo.

      O LF disse que a maior besteira que fez e se arrepende foi na final da Sulamericana de 2012 pois ele tinha certeza que poderia ganho o título sendo mais participativo na final não do jeito que ele fez…

  49. ftricolor
    17 de novembro de 2014 às 13:00
    Eu achei isso pq o jogo das frangas é as 21 horas e duvido que a Globo transmita os porcos mesmo sendo inauguracao do estadio.

    —————————————————
    Se transmitir o jogo das porcas a audiência seria zero, vai estar todos os porquinhos no estádio devido a inauguração e automaticamente o sufoco de escapar do rebaixamento.

  50. Apesar das críticas e das dúvidas o Aidar recebeu um São Paulo muito pior do que imaginava. Não posso ser leviano, mas com as reformas que fez no Morumbi o JJ quebrou o São Paulo. O que mais me impressiona é saber que temos uma dívida de 134 milhões com bancos e pelo que foi noticiado após a venda do Lucas o que entrou foi para zerar as dividas bancárias. Gostei da proposta da reforma do Morumbi, melhor que a antiga, não só por modernizar o estádio, como também por criar os estacionamentos e o Hotel, que terá hospedes garantidos pelo Albert Einstein. Quanto aos jogadores o Suelinton é jogador de time pequeno e não aguenta o peso da camisa (Ex. Luis Ricardo). Apesar de tudo prefiro qualquer um dos ex do Botafogo, Edilson e Lucas. Wesley, só o maluco do Muricy quer, jogadorzinho. Apesar de querer o M1TO mais uma temporada, ele vai aposentar e o problema é que o Muricy não confia no Denis.

  51. O São Paulo precisa de um lateral direito titular e um zagueiro esquerdo titular. Pra compor precisa de um lateral esquerdo, um meia e um atacante de velocidade. E só. A base do time ta montada: Tolói,Alvaro Pereira, Souza, Denílson, Michel, Ganso, Pato, Kardec e Luís Fabiano. Com 4 ou 5 reforços bem buscados, o time vai brigar em cima outra vez.

  52. É puro achismo.

    Mas para mim aquele Fabricio do Inter vem para o São Paulo.

    No final do jogo de quarta feira o Muricy, conversou com ele de uma forma “diferente”.

    E pela necessidade do Michel atuar no meio ano que vem, eu apostaria nele.

    • Até acho um bom jogador, só não vejo o Reinaldo tão fraco assim.
      Eles querem ou queriam o wellington, mas, com a lesão e um novo técnico, fica difícil saber.

  53. Boa tarde senhores,

    1) Muito bom ver o fabuloso voltar a velha forma.

    2) quanto ao título, essa semana será decisiva. Achava que iriam perder dos santos, mas esperar “seriedade” de um rival foi demais. Mas, acho que da grêmio. Contra Goiás e chapecoense (tem que ver se irá poupar time etc), não sei o que esperar. E, fluminense, precisando vencer para ir a libertadores?? Jogo muito difícil.

    3) quantos aos reforços:
    Um zagueiro muito bom pela esquerda,
    Um lateral direito,
    Um volante com saída de bola;
    CX.
    Dudu do grêmio (manda Osvaldo, que eles gostam.

  54. Celinho Penapolis
    17 de novembro de 2014 às 13:40
    É puro achismo.

    Mas para mim aquele Fabricio do Inter vem para o São Paulo.

    No final do jogo de quarta feira o Muricy, conversou com ele de uma forma “diferente”.

    E pela necessidade do Michel atuar no meio ano que vem, eu apostaria nele.

    ————————————————————————

    Muricy conversou demoradamente com o Richarlyson também após o jogo contra o Vitória.

    Vai começar tudo de novo!!!!

    Sai Paulo Cachaça, entra Rick Balboa….

  55. Ótima coluna Zanca. Acabou até a implicância extrema com o Aidar, rs. Acho que o trabalho dos tres principais homens da diretoria tricolor até agora otimo. JJ se gaba das contratações realizadas e idealizadas pelo Gustavo. E o Aidar fechou um ano no azul que tava complicado de fechar positivo. E o Ataíde dá a liberdade que se mostrou importante pro Muricy montar o elenco da maneira que acha correto. Não fosse o muricy e fosse a torcida, o Baraka, hoje reserva do coritiba tinha vindo jogar por aqui rssss.
    E quanto ao Sueliton, só pode ser brincadeira.. o Auro tem problemas defensivos, nada que o sulention não tenha, e o Auro é bem mais forte no apoio. Lateral bom é o Lucas, ex-botafogo, nada de espetacular, mas é um lateral seguro, eficiente.
    e 6 jogadores é um bom numero. Ainda mais pra repor 2 ou 3 saídas de jogadores medianos. Como os 3 principais eu traria um meia (Wagner do flu é meu preferido), traria um zagueiro pra disputar posição com o Edson Cabeça e traria um lateral direito pra chegar e vestir a camisa. Pra reforço de elenco, traria mais um zagueiro, um LE melhor que o reinaldo e um AT pra jogar pelas pontas que consiga acertar chutes no gol.
    Abs.

    • O Lugano em minha opinião poderia fazer o mesmo papel que o Kaká fez em sua volta.

      Seria um nova liderança positiva para o elenco! Pode não ser o mesmo jogador de 10 anos atrás mas agregaria muito ao elenco.

      Se esse Ataíde vier com um Edu Dracena da vida para o ano que vem é pra acabar!

  56. é… se está com um problema no joelho, aí não dá mesmo… se for um problema estilo Nilmar, sem chance… se for problema estilo Ganso, eu traria.

  57. Se não reúne condições físicas OK não deve mesmo vir afinal somos um clube de futebol não clinica, acho que se tem mesmo o problema nem temos muito o que discutir é assunto encerrado!!!!

    Mais vamos combinar que se for para cogitar Edu Dracena então melhor seguir com o que temos hoje….

      • Se o Lugano não está com condições de jogar mais aí até eu entendo. Agora se tiver condições, sou bem mais o Lugano com 34 anos que o Paulo Miranda, Antonio Carlos, Edson Silva, Lucão e Rodrigo Caio improvisado na zaga!

        Comparando no atual elenco só o Tolói acho que tem mais bola que o Lugano atualmente!

    • Se tem condições de atuar tudo muda!
      Eu particularmente sempre fui à favor da sua vinda e vou continuar sendo…

      Hoje não temos uma zaga confiável muito menos qualificada se tivéssemos até entenderia uma recusa, com relação ao futebol/ idade basta seguir a linha que você traçou, Kaká não é mais o mesmo, Ceni não é mais o mesmo assim como o LF também não independente disso todos ajudam de alguma maneira!!!!

      Acho que o cara tem uma liderança e identificação muito grande conosco que ajudaria muito, sempre vou ser favorável a vinda de peças que possam agregar não sou favorável à manutenção de trastes no nosso time vide Paulo Miranda, Oswaldo entre outras tranqueiras…

  58. Boa tarde!

    RC é um dos grandes ídolos tricolores, que marcaram época e conquistou titulos pelo SPFC!

    Todo torcedor são-paulino, é muito grato, tem muita gratidão pelos anos que atuou com a camisa tricolor e, ajudou o clube na conquista de títulos!

    Hoje eu vejo, que o seu ciclo vitorioso no SPFC, estar por se encerrar!

    Espero que ao término dessa temporada, ele opte por encerrar a sua carreira no SPFC, e assim, dara inicio a um processo de reformulação no atual elenco tricolor!

  59. Ótima coluna do Admin…!

    Ainda sobre a citação do Cosme Rimoli em sua coluna, sinceramente na minha opinião, o que este Sr. fala e escreve e uma Hiena “defecando” na Africa, para mim, tem o mesmo peso e medida…rs!

    • Agradeço, Avante ou sei lá quem…rs

      Eu fiz questão de citar o Cosme, pois muita gente me pergunta das coisas que ele fala então eu já faço questão de desmentir ou colocar os pingos nos i’s.

      Obrigado pelas palavras.

      • Imagina…rs!

        Eu sou fã do seu trabalho e também dos demais colaboradores do Blog já a anos…!

        Eu costumo ficar mais no modo “leitura”, mas sempre que tenho a oportunidade, eu faço alguns comentários aqui no blog.

        E, o meu nome é “Diédi”…rs!

        Abraços!

    • Achei pouco o valor da indenização….

      Arranhar a imagem de uma pessoa pública como Raí e Zeca Camargo teria que ter uma indenização maior!

      Por isso que quase tiraram a necessidade de diploma para ser jornalista….tem muito, mas bota muitos profissionais mal intencionados escrevendo besteiras por aí.

      Jornalismo esportivo daqui de São Paulo que o diga.

  60. Como sempre tem que reclamar de alguma coisa Muricy…

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2014/11/17/muricy-critica-diretoria-do-santos-por-mudar-classico-para-cuiaba.htm

    Veja o lado bom da coisa….vamos jogar em um estádio maior, com campo maior e com certeza com a maior parte da torcida ao nosso lado!

    Temos no máximo só mais 7 jogos até o final do ano….para de chorar Muricy!

  61. Respeito muito o Lugano por tudo que fez, mas pra mim não contrataria, o custo benefício não vale a pena. O Lugano viria ganhando uns 500 mil e hoje ele seria banco do Edson Silva. Como bem sitou o Zanca o Kaka não é o mesmo jogador de antes com 32, como todos sabemos o Lugano não era nenhum primor de técnica, mas sempre se destacou pelo vigor físico, e convenhamos com a idade atual ele não consegue jogar em alto nível.

  62. Eu fico na dúvida. O emocional e o racional embaralham com Lugano.

    Ele teria um lado emocional absurdo estando no grupo e poderia atuar em poucos jogos, o que aumentaria e muito sua capacidade atuando menos.

  63. O primeiro erro em rede nacional de TV a gente nunca esquece. Era uma tarde fria e ensolarada quando cheguei aos estúdios da Rede Globo em São Paulo e estacionei meu Cliozinho preto em uma vaga. Andando para a porta do prédio, tirei o crachá do bolso e passei o objeto plastificado pela catraca como fazem todos os funcionários da poderosa emissora.

    Meses antes, eu havia sido contratada como “comentarista esportivo”, título que deixaria meu pai, que me fez gostar de futebol, muito orgulhoso. Vestida de pioneirismo e pompa, andava imponente pelos corredores. Era, afinal, a primeira mulher a comentar futebol na maior emissora da América Latina, talvez a primeira mulher a fazer isso no mundo, quem sabe? Mérito da Globo, sempre tão careta e conservadora, peitar a opinião pública chamando uma mulher para se misturar a um meio historicamente machista, abrutalhado e misógino. E, se nem todos me queriam ali – como não escondiam –, havia muitos que me tratavam como “mais um membro da turma” e me faziam não dar bola para as piadas sexistas contadas em público com o claro objetivo de me ofender e diminuir.

    Logo depois de ser contratada, durante um papo informal com a chefia, soube que meu lesbianismo não deveria entrar em campo, um alerta que achei justo porque não me pediam que mentisse a respeito dele, apenas me lembravam que já era suficientemente revolucionário ter uma mulher comentando futebol na TV e que trazer minha homossexualidade para a festa talvez fosse colocar gente demais na bagunça. Eles tinham razão, até porque, como lembraram, para falar sobre a experiência de ser gay já havia a coluna na Tpm.

    Amparada pelo conhecimento sobre o jogo – fruto da infância ao lado de um pai que me fez crescer nas arquibancadas do Maracanã e de um casamento com a mulher que mais entendeu de futebol entre todos os seres humanos que já existiram –, fui conquistando espaço, fãs e status.

    Na rua, era reconhecida e tietada. Nas festas era o centro da atenção, uma experiência exótica para um bicho com baixíssima ginga social como eu, e que até ali era sempre aquela que ficava meio de canto em eventos. Dentro da emissora me diziam que o próximo passo seria falar de futebol nos jornais da casa. Muitas idas ao Rio passaram a fazer parte da semana, e algumas entradas no Esporte espetaculartambém. Pessoas famosas me mandavam e-mails elogiosos e cheios de incentivo, dizendo que adorariam me conhecer pessoalmente.

    De repente, sobre mim havia muitos olhares. E se é o olhar do outro que nos faz existir, o olhar de muitos outros nos faz supraexistir; dependendo do dia, uberexistir. E foi assim, como uma super-heroína moderna, uma conquistadora de territórios, a mulher que dava autógrafos na rua numa quarta-feira modorrenta qualquer no posto de gasolina, que cheguei para fazer, ao vivo, o programa daquela tarde de agosto de 2006 sem saber que ele marcaria o começo do fim de minha experiência em TV.

    A mistura de arrogância e ignorância é normalmente fatal, mas ao vivo e em rede nacional de TV ela, antes de matar, faz com que você passe bastante tempo estrebuchando em praça pública. Se errar, em qualquer circunstância e mesmo que apenas nós mesmos saibamos, já é experiência embaraçosa, imagine errar sob o testemunho de milhões de pessoas. Por isso, quando, movida pela certeza de que eu era uma poderosa estrela da TV, falei que o goleiro do São Paulo havia falsificado uma assinatura e ele entrou por telefone e ao vivo para me esculhambar. Cruzei uma fronteira sem volta. Na saída do estúdio já havia pessoas me esperando para dizer que eu estava em todos os portais e noticiários e que o bicho estava pegando pro meu lado. O celular começou a tocar sem parar, e a caixa de mensagens explodiu de tantos e-mails – e nenhum deles era minimamente elogioso. A sorte de principiante fez também com que aquele fosse o primeiro ano que um troço chamado YouTube estava começando a ser fartamente usado, e, graças a ele, meu erro nunca mais parou de acontecer.

    Ao nos depararmos com o fracasso a primeira reação é sempre a de tentar culpar alguém, ou uma circunstância, ou o alinhamento inadequado entre Marte e Júpiter. E eu teria mil histórias de bastidor para contar e, assim, justificar meu tropeço – mas elas só serviriam para tirar o peso do erro, e erros precisam ter peso para conseguirem ensinar alguma coisa. Quando finalmente paramos de tentar culpar terceiros, vem a vergonha, seguida da culpa, da reclusão e da vontade de pegar um cometa para Cassiopeia.

    Quase dez anos depois fica fácil perceber que ter me suicidado ao vivo em rede nacional de TV foi a segunda melhor coisa que me aconteceu na vida (a primeira dorme comigo todas as noites e, depois de coçar minhas costas na cama de manhã, diz que me ama). Acho que poucos estão preparados para o tipo de fama que faz com que você seja abordado na rua, e para tudo o que vem com ela; e eu certamente não estava. Se minha carreira na TV tivesse seguido forte, não é difícil supor que eu seria hoje uma pessoa insuportavelmente besta e bastante vazia. Nem todos, claro, são imbecis e rasos como eu; alguns conseguem lidar com a fama de um jeito bacana e crítico, mas muitos acabam seduzidos pela crença de que estar na TV, e ser reconhecido na padaria, faz com que você seja um ser humano superior e especial, que merece sim furar uma fila enorme e cheia de meros anônimos para pegar à ponte aérea – como eu fiz um dia. É a potencialização de nossa configuração padrão, aquela que faz com que acreditemos que tudo o que acontece a nossa volta diz respeito a nós mesmos, e às nossas vontades. TV é um meio perigoso porque mexe com a vaidade como nenhum outro, e a vaidade é aquele pecado tão apreciado pelo diabo, a ruína de todos os heróis.

    Mas o que o erro faz por você é oferecer uma dama de companhia: essa diva, a humildade. E um erro em rede nacional de TV oferece humildade em doses industriais. Elas aparecem pela manhã, quando você abre o olho e não quer sair da cama, chegam na hora do almoço, quando seu estado de espírito impede você de comer, e voltam no fim do dia, quando sua moral está do tamanho de um ácaro. Elas aparecem para dizer que somos irremediavelmente iguais, uma noção que a princípio soa chocante e triste, mas depois é espetacularmente libertadora.

    Gosto de pensar que se não tivesse fracassado retumbantemente em minha experiência televisiva não teria lido Proust, e depois relido Proust, nem Marx, nem teria construído uma cabaninha no meio do mato, ou aprendido a plantar, muito menos me atirado para um lado mais alternativo da vida. E gosto de achar que esta mulher de hoje, ainda que cheia de cicatrizes, é mais bonita do que aquela.

    A carioca Milly Lacombe, 46 anos, já exercitou a paixão pelo futebol no SporTV e na Record, como comentarista esportiva. Também já colaborou com diversas revistas e com o portal Terra, mas gosta mesmo é de escrever livros em seu cubículo em Nova York, onde foi passar uma temporada com duas cadelas e uma gata. Seu e-mail: millylacombe@gmail.com

    • Data não me lembro, só das imbecilidades proferidas antes do gran finale.
      Com pose de catedrática quis comparar Ceni com Zico. Queria diminuí-lo de qq maneira quando defecou e sentou em cima. Rogério Ceni entrou no ar, ao vivo e com meia dúzia de palavras a colocou no devido lugar. Foi patética a reação da até então comentarista: mas eu não disse nada?! Só queria saber se pagou às custas judiciais e o que foi pleiteado pelo ‘goleiro do São Paulo’ como ela cita.

  64. O problema da Lacombe foi ter afirmado algo que ela não tinha como provar.

    Tivesse ela colocado a questão e ter jogado os fatos pelo que o presidente do SPFC na época divulgou, nada disso teria acontecido.

    De fato ela estava se achando acima do bem e do mal para fazer daquela forma, amadora até, mas tivesse direcionado para o que foi noticiado pelo próprio clube, tbm para a suspensão de um mês dada pelo clube etc, ela estaria limpa…

  65. Eu achei humilde em até certo ponto ao admitir o erro.

    Mas quando começou a dizer que a vida dela está melhor hoje e que é muito mais feliz por ter errado, me soa como: “aos que querem saber de mim e me xingaram, se foderam….”

  66. A tabela do Cruzeiro é mais difícil, fato!
    Grêmio, Chapecoense e Flu serão jogos terríveis, podem apostar.
    Comemoramos o título brasileiro lá em recife com despedida do Rogério Ceni, apresentação de Lugano e tudo mais,rs..

Deixe uma resposta