Sou, Sou Tricolor: Excesso de viagens

banner_sou_tricolor_2

muricyinconformado

Muricy reclamou, os jogadores reclamaram, o presidente agiu, e o São Paulo teve jogo adiado. Adiado? Ao meu ver, não aconteceu nada além do que uma troca entre jogos, contra Inter e Atlético Nacional, em que precisaremos da vitória em ambos.

Muita coisa a se falar sobre isso.

Primeiro, como assim ‘jogo alterado’? O regulamento, assinado pelo São Paulo, já previa que essa data estava reservada para um jogo de semifinal da Copa Sulamericana, para quem chegasse lá. A gente cobra tanto uma coerência nas decisões de CBF, Conmebol e Fifa, e quando é para ajudar o Tricolor, tudo vale? O combinado não é caro. Se a tabela prevê jogo no dia, que se faça o jogo. Se o regulamento diz que a final do campeonato tem que ser em estádio com um mínimo de capacidade, paciência para quem não tem um de grandeza. Evitaria-se discussões como a que houve na final da Libertadores de 2005, quando o Atlético PR tentou jogar na Arena; e da semana passada, quando o Kalil insistiu (e incrivelmente conseguiu) levar uma das partidas da decisão da Copa do Brasil para o Horto.

Cumprimento de regulamento é uma das chaves para o crescimento do futebol brasileiro e sulamericano. Isso vale para julgamentos do STJD também. Se estiver tudo preto no branco, com a prévia definição da punição aplicada a cada tipo de infração, sem efeito suspensivo ou 2ª instância, não haveria choro a cada julgamento. Haveria credibilidade.

Outra coisa é a reclamação em si sobre o excesso de viagens. No ano inteiro, as viagens mais longas do São Paulo foram para Porto Alegre duas vezes, Maceió duas vezes, Goiânia, Salvador, Chile e Equador, confere? Mas que raio de futebol atual é esse que não aguenta viajar mais de 3 horas de avião umas dez vezes por ano? Nos anos 90, os times invariavelmente chegavam a jogar 4 vezes por semana. Não sou saudosista, sei que o futebol daquele tempo era mais light. Mas hoje em dia, além de menos jogos, temos melhor preparo também, mais estrutura. É cansativo, como tantas outras profissões são.

Os jogos são duros? É verdade, a maioria é. Mas vem cá, tirando-se Rogério Ceni, Souza, Álvaro Pereira, Kaká, Ganso e Kardec, que outro jogador jogou tanto esse ano? Hudson jogou o Paulista e ficou treinando uns 4 meses na Barra Funda. Édson Silva ficou praticamente 2,5 anos de férias no Tricolor. Denilson ficou uns 6 meses. Pato era reserva até uns 3 meses atrás. Toloi e Michel Bastos eram reservas na Roma. Luis Fabiano jogou bastante até a Copa, e pouco depois dela. O resto nunca foi titular por muito tempo. Para não falar dos garotos.

De verdade, reconheço a raça desse time, que tem me dado muito orgulho de ser são-paulino. Temos HOMENS de caráter trabalhando para o Tricolor. Mas calma lá com essa

reclamação, que na verdade parte mais do Muricy do que do grupo. Um tipo de reclamação que, ao meu ver, cansa ainda mais o time. Sabe aquela história de dar muleta? Você ouve tanto que está cansado, que acaba achando realmente que está mais do que a realidade.

Cabe a presidência lutar por calendários mais enxutos, com folgas que incluem as datas fifa. A comissão técnica, trabalhar pelo bom preparo do time, e pela solução de problemas de lesão e suspensão. E aos jogadores, jogar, como eles já andam fazendo. Ser campeão é fácil, brigar por vários títulos é que exige trabalho maior.

Wagner Moribe

wmoribe@hotmail.com

twitter.com/wmoribe

75 comentários

  1. Uma coisa que ninguém perguntou ao Muricy quando o mesmo reclama de desgaste de viagens e jogos, é que se não tivéssemos sido eliminados pelo poderoso Bragantino em pleno Morumbi muitas dessas viagens não teriam acontecido e o desgaste poderia ter sido bem menor né….

    Estamos colhendo o que plantamos em subestimar o Bragantino na Copa do Brasil!

    Mas mesmo assim ainda tenho fé no time!

      • Zanquetta,

        Todo mundo sabe o motivo desta maratona, mas o que me incomoda é ninguém ter questionado isso até hoje. A imprensa esportiva sempre publica sobre a maratona de jogos e as reclamações do Muricy. Era só questionar ele sobre aquela derrota e as consequências que a mesma proporcionou ao time. Aquela eliminação foi vexatória, tínhamos vantagem do empate e conseguimos perder ridiculamente aquela partida para o Bragantino.

        Vi no canal do São Paulo no Youtube que o time demorou mais de 12 horas pra chegar em Guayaquil. Não tiro a razão dos jogadores e comissão que as viagens e deslocamentos são desgastantes mas temos que ver que foi por culpa deles também essa maratona.

        Agora só nos resta torcer para aguentarem a maratona de jogos e trazer um título pra gente.

        No mais perfeita a colocação do Wagner também. Parabéns a todos vocês do blog sempre com ótimas colunas e uma visão sempre pontual sobre o São Paulo!

  2. Trocaria facil de lugar…cansado to eu que trampo 5 dias na semana das 7:30 as 17:30…troco de lugar na hora e aceito jogar 4 partidas por semana.

  3. Me parece que a maior reclamação da diretoria não era nem a questão do cansaço, mas sim da dificuldade na logística de jogar domingo em Salvador e quarta na Colômbia.

  4. ftricolor
    11 de novembro de 2014 às 12:47
    Eles estão jogando o mesmo numero de jogos…quinta feira jogam um jogo antecipado, igual o SP.

    _________________________________________________________________________

    Fiz um levantamento de quantos jogos eles fizeram este ano e foi de 77 partidas!!!

    O São Paulo fez 62 partidas no mesmo período….e ainda tem nego chorando….rs

    Depois da Copa do Mundo o Nacional fez 37 jogos contra 32 do São Paulo….

    Ou seja tem 5 jogos nas costa a mais que o São Paulo, se eles correrem mais que nós nos 2 jogos será uma vergonha!

  5. cape3
    11 de novembro de 2014 às 12:17
    Vitao, o cruzeiro tem 2 jogos para tropeçar, Gremio e Peixe, e nos ganharmos os 5.

    —————————————————————————–

    Se empatar os 2 jogos ou empatar 1 e perder outro já estaria de bom tamanho.

    Tenho certeza que o Cruzeiro tropeça, só não garanto que seja derrota, dependendo da quantidade de tropeços os empates seriam suficientes.

    O Santos tem amplas condições de vencer ou na pior das hipóteses empatar com o Cruzeiro na Vila, seriam resultados normalíssimos, o problema é que não confio muito no Santos, não sei se jogarão a toalha ou terão ânimo para vencer e sonhar com a vaga.

    O São Paulo só não foi campeão da Copa União de 87 por que o Santos perdeu para o Cruzeiro na Vila Belmiro e o empate ou vitória do Santos daria vaga ao São Paulo.

    Apesar que a culpa não foi do Santos, o gol do Cruzeiro foi de Careca(Não é aquele Careca que jogou no São Paulo)impedido e aos 48 ou 49 do segundo tempo, o juiz era o maior fazedor de resultados que conheci, o flamenguista José Roberto Wright, que beneficiou o seu Flamengo por saber que o Flamengo tomaria sacode do São Paulo como já tinha tomado na fase de classificação por 2×0 no Maracanã com show de Muller.

    O São Paulo só não ganhou a Copa União por causa do Wright e da CBF, que para variar convocou vários jogadores do São Paulo, devido a isso jogamos desfalcados algumas partidas e perdemos pontos preciosos, mesmo assim enfiamos 3×0 no Inter no Morumbi e 2×0 no Flamengo no Maracanã, que foram os finalistas.

  6. Vamos lá tentar entender o que aconteceu…
    – A CBF avisou o SPFC que não haveria jogo no dia 12, pois os colombianos não jogam em data FIFA. O jogo ocorreria no dia 19
    – O SPFC não se preocupou com logística para esse jogo na Colômbia
    – Após o jogo contra o Emelec o SPFC recebeu um aviso de que o jogo ocorreria no dia 12, e não mais no dia 19.
    – O clube não conseguiu voos para a Colômbia, nem em voos de carreira e nem voo fretado. Convenhamos que não deve ser fácil conseguir 40 lugares de uma hora para outra.
    Simples…não fomos beneficiados, protegidos, ninguém quebrou o nosso galho não.
    Parabéns para a diretoria que não fez papel de boba.

  7. Eu acho que a diretoria do SP está blefando sobre disputar o paulista com reservas, acho que a intenção é deixar a fpf com medo e alterarem o regulamento.

    • Parece que limitaram o número de jogadores que poderão ser inscritos, e isso poderia prejudicar essa ideia. Se inscreve majoritariamente os jovens, alguns profissionais podem ficar de fora, e sem jogar o Paulistinha, podem ficar sem ritmo. Se inscreve os profissionais, fica sem alguns jovens para poder usar…isso vai ter que ser muito bem pensado.

  8. japoneis
    11 de novembro de 2014 às 13:21
    Vitão,

    Tem também a Copa João Havelange em 2000 que ficaram em penúltimo lugar.

    Este timeco aí já era pra ter pago série B faz tempo….rs

    ———————————————————–

    Exato, eles não lembram, mas já cairam no começo da década de 80 quando a Série A era a Taça de Ouro e a Série B era a Taça de Prata.
    Eles disputaram a Taça de Prata, os porcos também disputaram a Taça de Prata por 2 vezes.
    Se não me engano o Flamengo também já foi penúltimo ou último, ou ficou entre os 4 últimos e não foi rebaixado.

    • Pior que ficam falando daquela baboseira do paulista de 90….como um time que termina em 16º em um campeonato com 24 clubes pode cair?

      Só a imprensa gambá totalmente parcial que fala disso!

  9. Só de pensar que depois da vitória contra o Cruzeiro somamos somente 1 ponto contra Coritiba, Gambás, FluminenC e Menguinho dá uma raiva tremenda do Muricy e jogadores….rs

    Se tivéssemos somado metade dos pontos pelo menos estaríamos empatados com o Cruzeiro!

    E temos que lembrar ainda dos pontos perdidos contra Coritiba, Criciúma e Chapecoense em casa!

    Esse campeonato não tava difícil de conquistar, pecamos nestes jogos….

    • Uma pena também que as peças certas chegaram só com o campeonato em andamento…Kaká, Toloi e MB chegaram só depois da parada da Copa, e se tivessem aqui antes, possivelmente o nosso rendimento poderia ter sido melhor na primeira metade do campeonato.
      Não dá para afirmar, mas as chances seriam grandes.
      Por isso é importantíssimo o planejamento correto para o começo do ano. Mas acho que isso também passa por uma adequação do nosso calendário ao calendário europeu.

      • Acho mais emblemático o caso do Tolói. Para mim era o melhor zagueiro que tínhamos no elenco desde 2012, ano passado não foi bem, foi pra reserva. No começo de 2014 foi emprestado para Roma pois o Muricy não estava utilizando ele nos jogos. Preferiu ficar com o Rodrigo Caio improvisado na zaga, PM, Edson Silva e Antonio Carlos? Depois incorporou o Lucão na zaga…Acho que fizeram muita besteira durante o ano tanto a comissão técnica quanto a diretoria em não contratar peças para primeira metade do Brasileiro….

    • No começo do campeonato o time era outro e jogava num 4-3-3 que não dava certo Rodrigo Caio entregando, Maicon de titular absoluto e os inoperantes atacantes Osvaldo e Edmilson.

  10. Boa coluna Moribe..

    Você foi cirúrgico na sua coluna ao abordar diversos aspectos que contribuem significativamente para um avanço do nosso futebol, além de conseguir evidenciar que existe um certo exagero diante de tantas reclamações vinda do nosso técnico!!

    Não poderia deixar de ressaltar é parabenizar o comentário do japoneis afinal ele abordou com maestria o porque nos encontramos hoje disputando dois campeonatos sulamericana e brasileiro…

    VAMO SÃO PAULO!

  11. O Atlético Nacional jogou a libertadores e foi eliminado na primeira fase. Um comentarista argentino que respeitava (Jorge Barraza), falou que esse time joga bem e é muito organizado e deve se classificar. E acha que o San Pablo é um time decadente como todo o futebol brasileiro. Como dizem aqui, agora tenho a certeza que vamos nos classificar.

  12. japoneis
    11 de novembro de 2014 às 13:40
    Pior que ficam falando daquela baboseira do paulista de 90….como um time que termina em 16º em um campeonato com 24 clubes pode cair?

    Só a imprensa gambá totalmente parcial que fala disso!

    —————————————————–

    Nunca existiu rebaixamento para 8 ou 9 clubes como seria esse caso, nem no Brasileirão, nem nos Estaduais, nem na Europa e nem em lugar nenhum.

    E se tivéssemos caído não teríamos participado do Paulistão de 91 onde para variar fomos os campeões.

  13. O Nacional nao foi eliminado na 1 fase nao, venceu o Galo na Colombia com um gol aos 47 do 2 tempo(onde Victor foi o melhor em campo) e aqui empatou em 1×1. Caiu fora nas quartas quando perdeu para o Defensor. O time deles jogou muito bem, mas pecou muito nas finalizações.

  14. Pelo atual momento do futebol sulamericano, São Paulo e Nacional poderiam perfeitamente estar fazendo uma final de Libertadores. O nível está nivelado muito por baixo.
    Ou seja, será um jogo pra lá de difícil. Lá e aqui. Para nós e para eles.

      • O Aidar praticamente deu um fim na carreira dele nessa última entrevista…nem sei se o RC gostou do que ouviu…eu pelo menos não gostaria.
        Queria ver o que o Aidar faria se o RC chegasse e dissesse que jogaria mais 6 meses, só para disputar a LA.

      • O Muricy demonstra o quanto é desconectado em relação a linha de comando.

        O presidente e o vice reafirmando o tempo todo que o fim da carreira chegou e o treinador em sentido oposto falando da grande e longa parceria existente entre ele e o goleiro e do desejo de que ele continuasse…

        Demonstra o corporativismo e as panelas estabelecidas…

    • Contrapondo a esses lobbystas de plantão o AGG e o CMA afirmam insistente e categoricamente que já esta definido que ele se aposentará…

      Evitando deixar qualquer abertura que dê margem a uma eventual reviravolta marcam território para estabelecer que o contrato não seria renovado…

  15. Pelo amor de Deus….alguém poderia por favor proibir o assunto renovação do Rogério, pelo amor do São Paulo?

    Eu heim, esse povo puxa muito o saco do Rogério…misturam as coisas.

    Deixa ele se aposentar por cima, jogando bem como está agora que é pra deixar boas lembranças pra nós.

  16. PB

    11 de novembro de 2014 às 14:52

    O Aidar praticamente deu um fim na carreira dele nessa última entrevista…nem sei se o RC gostou do que ouviu…eu pelo menos não gostaria.
    Queria ver o que o Aidar faria se o RC chegasse e dissesse que jogaria mais 6 meses, só para disputar a LA.

    ========================

    Não aprovo muito dessas declarações vindas do Aidar mais……

    Digamos que mais da metade delas poderiam ser evitadas no entanto acho que nessa do RC ele fez bem, alguém tem que colocar um freio no RC e se esse alguém não é o nosso técnico então que seja o presidente…

    O Ceni não e maior que o clube já passou da hora dele parar ele precisa se conscientizar disso, eu particularmente gosto muito dele tenho um baita orgulho de ter acompanhado toda sua brilhante carreira, aparentemente não está mal no atual momento mais não faz muito tempo falhou bastante e com certeza está relacionado a sua condição de atleta veterano, sinceramente até acredito que ele não seja prejudicial para o grupo fora das quatro linhas como muitos acham que seja, mais a verdade e que o tempo passa para todos é com ele não deve ser diferente, acho que tem que ficar claro uma coisa o São Paulo Futebol Clube é o bem maior de tudo, o clube sim é o motivo de todos estarem ali unidos não ao contrário!!!

    • Concordo contigo…

      O presidente deixou nas entrelinhas inclusive a questão financeira que uma renovação teria como consequências por conta dos altos salários…

      A gente houve gente do estafe e jogadores dizendo que seria importante ganhar pelo menos um título para valorizar o final da carreira dele, que seria importante classificar para a Libertadores para tentar incentivar o Rogério a continuar…

      Ora, tem que ganhar títulos e classificar sempre porque é fundamental para o SP como um todo…

      Isso precisa ter um fim…

    • Eurico, pros vascaínos é como o MPG pra gente…
      Meu cunhado é vascaíno e já frequentou S.Januário e ele mesmo fala isso…
      Minha sogra ganhou um livro do Eurico Autografado pelo sacana…
      A história dele no Vasco (apesar de ter certeza de que tem mais fantasia do que o Sub no carnaval) é bacana…
      Os vascaínos estão querendo o cara de volta…

      • Nem discuto o amor do cara pelo Vasco afinal dedicou parte senão toda sua vida ao clube isso por si só já seria uma bela demonstração de amor, no entanto acho que muito dessa atual situação do clube se deve também em função de suas administrações, estou analisando a situação com certa distância e verdade afinal nem gosto do Vasco mais não acho que o dito cujo seja o nome ideal para colocar os cariocas nos trilhos novamente.

      • Então Brunão…
        Longe de defender Eurico, mas a mídia mascara muita coisa e ainda coloca culpa no cara de rebaixamento e vergonhas do Vasco sendo que o Dinamite está no Vasco desde 04/2008…
        Dinamite dinamitou os cofres do vasco vendendo jovens pra fora (principalmente portugal) a preço de banana e é parceiro do Carlos Leite (amigo do Mano)…

    • Pior que a situação era péssima.
      O retorno de eurico ou o ingresso de algo ligado ao submundo.
      Acho que vai dar eurico pois esse tem sentimento pelo time.
      Tem todos os defeitos, mas é vascaino de verdade.
      Não acredito em melhora, mas entendo a escolha

  17. Esse lance de reclamar de viagens e da quantidade de jogos é uma atitude sem muita dignidade.
    Afinal de contas, ele não sabe como são os campeonatos que disputa?
    Se não sabe, o que está fazendo ali, à beira do campo?
    Além de perdido nas escalações, substituições e declarações, está perdido no tempo e no espaço, deslocado da realidade…

    Acredito que seja mais uma falta do que falar do que realmente estar reclamando assim, com veemência e indignação.

  18. O fator financeiro obviamente pesa muito na balança que auxiliará o Muricy tomar a decisão de parar ou continuar no comando do SP por mais um tempo.

    http://www.lancenet.com.br/sao-paulo/chefe-Paulo-Muricy-repete-lema_0_1246075571.html

    Existiriam também os outros ingredientes a ser considerados como os problemas de saúde e o desejo dos familiares.

    E tem ainda o fator relacionado a pressão de ter que comandar pra valer ou se submeter por completo a esse projeto de recriação do nosso futebol com a implementação de nova filosofia, novas diretrizes e metodologias.

    A cobrança, a pressão e o estresses por certo serão mais intensos.

    • Temos que ganhar esses 2 jogos de qualquer jeito, nem que seja de meio a zero….rs

      O Cruzeiro neste segundo turno está com um aproveitamento baixo como visitante. O São Paulo teve até mais vitórias, se não me engano somos o melhor time visitante do campeonato.

      Acho que o Cruzeiro perde e empata nestes 2 jogos fora. Na quarta é capaz de perder pro Atlético-MG, daí quero ver o time não sentir a pressão de ser disparado favoritíssimo para os 2 campeonatos.

      São Paulo e Atlético-MG são zebras no Brasileirão e Copa do Brasil!

  19. jeffaobrito

    11 de novembro de 2014 às 16:40

    Então Brunão…
    Longe de defender Eurico, mas a mídia mascara muita coisa e ainda coloca culpa no cara de rebaixamento e vergonhas do Vasco sendo que o Dinamite está no Vasco desde 04/2008…
    Dinamite dinamitou os cofres do vasco vendendo jovens pra fora (principalmente portugal) a preço de banana e é parceiro do Carlos Leite (amigo do Mano)…

    —————————————

    Jeffs,

    Você não deixa de ter razão no seu coments afinal o Dinamite não contribuiu em absolutamente nada para tirar o vasco dessa inhaca que se encontra há pelo menos uma década, muito pelo contrário ele afundou muito mais!!!!

    Com relação ao Eurico eu acho que o Tricolor Alagoano explanou bem o que penso:

    “A situação e péssima
    O retorno de Eurico ou o ingresso de algo ligado ao submundo
    Não acredito em melhora, mas entendo a escolha.”

Deixe uma resposta