jj e conselho

Pol√≠tica Fervilhando no S√£o Paulo. ¬†O bicho pegou de um m√™s para c√°. O S√£o Paulo caiu no rebaixamento, entrou a pior sequ√™ncia de sua hist√≥ria e a rela√ß√£o com JJ perpetuo no poder ficou insustent√°vel. O vazamento da participa√ß√£o escancarada da Independente no meio do clube como seguran√ßas do presidente, amea√ßando s√≥cios, torcedores e pessoas que exijam manifestar-se contra JJ, a falta de contrata√ß√Ķes e o futebol p√≠fio, demonstraram o quanto os problemas anteriores acumulados somados a estes fatores, geraram a pior crise da historia e a viagem internacional foi coincidentemente uma salva√ß√£o financeira e de clima. Com isto, os √Ęnimos est√£o menos exaltados, os jogadores e Autuori se uniram, os jogadores sabem da responsabilidade, a torcida est√° esperan√ßosa e vencer no Brasileiro pode significar novos dias, um novo momento e novos ares.

Neste √≠nterim, MAC falou muito, falou a vontade. Aproveitou o p√©ssimo momento, ganhou m√≠dia, torcedores e apelo. A imprensa o deu espa√ßo imenso. JJ apanhou (merecidamente em muitas situa√ß√Ķes) muito. Mas apanhou muito.

E MAC seguiu confiante e acha hoje que conseguira a fatia de conselheiros para ao menos disputar a eleição. JJ ainda articula a respeito e vendo a situação, mexeu em 3 diretorias. O filho de Socrates e sobrinho de Rai, trouxe outra cara no dia a dia. Milton Cruz saiu da toca e começou a elogiar jogadores. O Diretor de comunicação mudou e as coisas amenizaram muito pela saída do Adalberto. E vejam, MAC voltou a sumir. Apareceu em barracos protagonizados por ele e pelo então homem esquecido mas agora eleito a cara Tricolor, Julio Casares. Situação ridícula. Mas que ganha apelo também pois MAC passa a ter um rival nas palavras e nos argumentos, sejam eles com fundamento ou não.

Casares ganha moral com JJ e detonando e desgastando a imagem de MAC na mídia, começa a minar a unanimidade que se formava em torno dele. Casares que goza de prestigio na torcida e sócios, tem ainda moral para ser ouvido e respeitado na mídia e aqui fora ao contrario de Jesus Lopes, Leco e JJ. E a estratégia deu certo, MAC recuou. Mudou a estratégia que era atacar e só voltará a fazê-lo quando e se o time estiver mal. Agira oportunamente.

A dire√ß√£o do S√£o Paulo espertamente afirma que √© posi√ß√£o pessoal de Casares. E Casares ataca, prestem aten√ß√£o, √† pessoa de MAC. Querem desqualificar o homem. E pegar√£o pesado. J√° MAC, n√£o contava que esta a√ß√£o fosse gerar tanta rea√ß√£o pois tirou o foco de JJ. Fato √©, que isto ainda durar√° mais 8 meses. √Č muito tempo e quem perde √© o S√£o Paulo que n√£o tem refor√ßo, time na zona do rebaixamento, briga pol√≠tica, instabilidade e muito ainda a sofrermos com a√ß√Ķes suspeitas, envolvimentos com organizadas e tratamento do clube como se houvesse dono.

E assim eles envergonham ainda mais o São Paulo, dia a dia. Nos deixam incrédulos e estupefatos com a ridícula forma com que tratam nosso amado clube.

Como afirmei sempre, não acho MAC o ideal mas JJ tem que sair. O erro é criticar JJ e chegar como se nunca tivesse feito nada e dizendo que vai tentar a presidência sem ter ainda apoio suficiente. Jogar na mídia não adianta e MAC não tem o que oferecer se JJ ainda esta lá com força. Ou o que dará em troca para aqueles que hoje tem benesses? Como convencerá o grosso do conselho que tem mais de dois terços em senhores de mais de 65 anos?

A foto que expus na coluna mostra o que digo: JJ fez quest√£o de expor no site oficial o encontro com os conselheiros vital√≠cios. Ali, ningu√©m briga com ele, pelo contrario. Ou seja, para quem vive em mundo de fantasia, acorde. A pol√≠tica do S√£o Paulo √© suja, fria e n√£o tem santo. Nem de c√°, nem de l√°, ao contrario do que dizem. Cada um que tome suas conclus√Ķes mas nem 3a camisa pode ter por causa do estatuto e JJ se perpetuou quebrando tudo. Acho que isto mostra alguma coisa, certo?

Vejam que até Rogerio Ceni foi alvo. O goleiro foi sacaneado ao entregarem seus problemas e exporem ele ao ridículo de dentro. RC que sempre se envolve, bateu e falou algumas coisas. E começou a apanhar. Sua fama, sempre conhecida por quem esta mais perto do clube, voltou a ser manchete depois de muito tempo. Andre Kfouri falou bem disso esta semana. E JJ já bolou o plano: RC seria auxiliar de treinador no inicio. Assumiria o comando técnico na 1ª oportunidade e assim, em caso de derrotas e resultados ruins, poderia sair do clube.

Se virasse diretor, seria uma figura forte demais. E n√£o poderia ser demitido. JJ esta trabalhando para que ele fique voltado ao futebol. Se der certo, m√©rito dele que posicionou ele como auxiliar. Se der errado, tchau Rogerio Ceni. Isso s√≥ me d√° medo em uma coisa: se JJ esta bolando isto, √© porque pretende mesmo por tr√°s dos bastidores, continuar a mandar no clube. Eu temia isto antes e aparentemente os ind√≠cios s√£o estes. Escurid√£o √† vista…

Enfim, eu só posso lamentar o que fizeram com nosso SPFC. Cansei de tanta porcaria por hoje.

E que Deus nos ajude.

Alexandre Zanquetta

alexandrezanquetta@uol.com.br

twitter.com\blogdosaopaulo

twitter.com\saopaulinosrio