Preleção Copa Suruga 2013: Kashima Antlers x São Paulo

Kashima x São Paulo

Finalmente o São Paulo voltou a vencer! E para provar que somos realmente diferenciados, após 14 jogos sem triunfos já levantamos um título! Brincadeiras a parte, a vitória por 2×0 sobre o Benfica, na casa deles, serviu para espantar a urucubaca que rondava o time de maneira geral… a expectativa agora é levantar mais um título internacional: a Copa Suruga. O jogo começa a partir das 7 da manhã, horário de Brasília.

O torneio

A Copa Suruga Bank foi criada em 2008, sempre colocando frente a frente o atual campeão da Copa Sul Americana contra o atual campeão da Copa da Liga Japonesa, que é parecida com a Copa do Brasil daqui. Nas 5 edições realizadas até hoje, surpreendentemente as equipes japonesas levam a melhor: em 2008 e 2009, vitória dos sul americanos Arsenal de Sarandí e Internacional. De 2010 em diante, os japoneses FC Tokyo, Jubilo Iwata e Kashima Antlers levaram a melhor contra Independiente-ARG, LDU Quito e U. de Chile, respectivamente, nos pênaltis.

Logo após o título sobre o Benfica em pleno estádio da Luz, o Tricolor seguiu viagem rumo ao Japão. Mas nem todos… pensando na situação do time no Brasileirão, Paulo Autuori já mostrou qual a sua prioridade, mandando de volta pra São Paulo nada menos do que 4 titulares: Jadson, Rafael Toloi, Fabrício e Osvaldo. Tal medida foi pensando no melhor para os jogadores, buscando evitar possíveis lesões devido a maratona de muitos jogos em poucos dias. Os que retornaram estão se preparando para o confronto decisivo com a Lusa, no domingo.

Os prováveis substitutos dos “dispensados” devem ser: na zaga, o jovem Lucas Silva, será titular pela primeira vez no profissional! Boa sorte, garoto!; sai Fabrício e entra Maicon, que mudou a partida contra o Benfica, ajudando o time a bater os portugueses; PH Ganso ganha o lugar de Jadson, e fica a expectativa para saber se ele mostrará nem que seja um pouco do futebol que o consagrou; e finalmente, Ademilson fica com o lugar de Osvaldo.

Atual campeão da Copa Suruga, o Kashima Antlers também contará com o fator casa para despachar o São Paulo. O futebol japonês é de muita velocidade e obediência tática e vem evoluindo bastante desde a Copa de 2002. Desde então, os japoneses estiveram em todas as Copas e começaram a exportar jogadores para o velho continente. Ou seja, será jogo duro… ainda mais com Toninho Cerezo no comando da equipe. Multi campeão com o Manto Sagrado, Toninho voltou ao Kashima no início de 2013. Em sua primeira passagem, levou nada menos do que 5 taças: Campeonato Japonês em 2000 e 2001; Copa do Imperador 2000 e a Copa da Liga Japonesa 2000 e 2002.

O São Paulo tem um leve favoritismo a taça, não só por ser brasileiro, mas acima de tudo por toda sua história em terras nipônicas: JAMAIS perdeu uma partida oficial na terra do Sol Nascente, conquistando o tri mundial em 92-93-05 e também a Recopa Sul Americana em 94. Mas hoje em dia não existem mais times bobos no futebol, muito pelo contrário… a ausência de vários titulares e o fato de o time do São Paulo ser fraco nivelam ainda mais o duelo. Apesar de tudo, acredito demais na vitória hoje! Dará muita moral e motivação para a sequência do Brasileirão! A Eusébio Cup já é nossa!! Que venha a Copa Suruga!! Pra cima deles São Paulo!! Estamos com vocês até o fim!!

Por: Leandro Teixeira

 

KASHIMA ANTLERS X SÃO PAULO

Data/Hora: 07/08/2013, as 07:00 h (horário de Brasília)

Estádio: Kashima Soccer Stadium, em Kashima, Japão

Árbitro: Abudul Malik Abdul Bashir/Cingapura

Auxiliares: Goh Gek Pheng Jeffrey e Lee Tzu Liang, ambos de Cingapura

Kashima: Sogahata, Nishi, Yamamura, Aoki e Nakata; Ogasawara, Shibasaki, Endo, Nozawa e Juninho; Osako. Técnico: Toninho Cerezo

São Paulo: Rogério Ceni; Douglas, Lucas Silva. Edson Silva e Reinaldo; Wellington, Rodrigo Caio, Maicon e PH Ganso; Aloísio e Ademilson (Silvinho) Técnico: Paulo Autuori

Transmissão: Fox Sports

202 comentários

  1. O Jadson é muito,mas muito mais agudo que o Ganso.E ao que me parece o Toloi é uma referencia da defesa,se sai perde um pouco mais de confiança atrás.

    • Que furada jogaram esse Lucão hje…Meu Deus….o jogo de hoje era teoricamente mais vital que o do Benfica em questão de resultado e moral.

  2. As diferenças…Jadson pega a bola e da um passe em profundidade para a movimentação de Aloísio ou LF,partindo normalmente nas costas e no limite de impedimento da defesa…O Ganso,tem uma dinâmica de receber no meio,para fazer abertura para a lateral…agora…que lateral? O que mais se apresenta é o Douglas,ai já sabe que a natureza toma conta…

  3. bdia…jogo tava bom…mas o douglas tratou de mudar isso..agora no 2º tempo é colocar o lucas evangelista e ver no que da…porque o ganso realmente ta osso!

    • Ah, a culpa é do Douglas. Então tá fácil de resolver. Basta tirar o Doulgas e o time começa a voar e faz 5×2 no segundo tempo.
      Fácil!

  4. O clube pode estar mergulhado em uma crise política e administrativa sem precedentes, nas nada justifica essa apatia do time.

  5. Bom dia!

    Não estou assistindo o jogo, mas pelo que li no minuto a minuto da Globo, o SPFC estava dominando as ações até sofrer o 1º gol. Depois, desmoronou.

    Time muito desfalcado, seja por contusões ou por decisões equivocadas da comissão técnica e dirigentes.

    Enfim, vamos tendo nosso Tolima Day, Mazembe Day… triste, frustrante, revoltante.

    Pergunta: 2013 é o ano onde teremos o maior número de derrotas em uma temporada? Já foram muitas, só na Libertadores foram 5 derrotas em 5 jogos como visitante.

  6. Perder p esse time japonês não dá… Ai já é abusar da nossa paciência…

    O q esses negos tem na cabeça? Tão no maior clube do Brasil, com melhor estrutura, salário bom e em dia, todo luxo e tudo o que 90% da população sonha e não se dão ao trabalho de pelo menos correr, se dedicar, dar o sangue…

    Se tivéssemos mais uns 2 ou 3 Aloisios já seria menos feio…

    Vergonha… Tô com vergonha desse time…

  7. Em tempo: achei acertada a decisão de liberar alguns jogadores desse final de excursão. Precisamos estar inteiros pra nos reabilitarmos no Brasileirão, que é o que realmente vale!

  8. Somos obrigados a jogar com Edson Silva e Lucão (coitado)…

    Rhodolfo e Lucio dispensados, Toloi voltou p casa, PM lesão… Isso sim é planejamento…

  9. O São Paulo jogou todo retranca no primeiro tempo com o Benfica,até para proteger a defesa e tentar se poupar fisicamente e soltar o time no segundo tempo…ja nesse jogo tenho a sensação de que os caras não acreditaram nos japas e afrouxaram a defesa…Ai complicou.

  10. RC defendeu no meio da pequena área. Exatamente o mesmo lugar em que o Vitor defendeu contra o Olimpia.
    A questão é que o RC não pode mais pegar penalti. Só isso.

    • Zé só pra te dar uma satisfação, não foi por maldada que eu rir do ganso, é que na minha família os “tombos e pancadas” são tão corriqueiras que achamos engraçado, eu mesmo to com três pontos na testa por culpa de um esbarrão bem parecido com o do ganso, minha mãe que tava comigo antes de me ajudar chorou de rir, mas não é por maldada como te falei.

  11. Aí que tá…
    A gracinha e o menosprezo ao adversário não cabem num momento como este.
    Precisa ter intensa seriedade a cada momento do jogo e, principalmente, reconhecer suas limitações.
    Segue um interessante caminho evolutivo o time. Só que não há momento algum para caprichos, desatenção, preguiça e empáfia.

    • e ae Edão
      bota zica nisto
      mas acho que foi a escolha que fizemos ne meu, o time completinho nao perderia de jeito nenhum, mas faz parte…
      bora la, recuperarmos no BR é o que importa agora

      • Isso sem duvidas Junior, fica a sensação de que as coisas estão melhorando…um dia lá no Japão mesmo comemoramos um gol sem querer de calcanhar que nos deu um titulo mundial, hj lamentamos um sem querer contra nós. Coisas do futebol.

  12. Tomamos um gol na sequência de uma furada do Ademilson sozinho na lateral e outro na sequência de um gol feito perdido pelo Welington.
    A falta de fundamento básico decidiu a partida hoje.

  13. Foi guerreiro,mas fica a certeza de que estivemos muito perto de ganhar o titulo…Foi bom ver o Rogério falando para o Aloisio não se abater,pq realmente se existe isso,perdemos de pé.

  14. Algumas coisas devem ser postas.

    1) que partida do ganso, o cara jogou muito. Espero que essa evolução continue e que mostre o grande jogador que é.

    2) Em alguns momentos temos que jogar como time da “roça” rifar a bola pra onde o nariz apontar.

    3) Que poder de reação tivemos hj, não me lembro quando foi a ultima vez que estávamos tão atras do placar e conseguimos empatar.

    4) Foi um time reserva e conseguiu mostrar mais futebol no segundo tempo que o time japonês.

    5) Mesmo sem a vitoria e o titulo, estou satisfeito com o demonstrado na segunda etapa.

  15. A bobice do menino da Congregação Cristã e a desatenção do time durante boa parte do jogo são totalmente prejudiciais ao time. Não são só desnecessárias. São potenciais agravantes que devem ser eliminados urgentemente.

    Existe possibilidade de não cair.
    Por causa da intensa falta de qualidade do elenco, a vontade tem que ser o fator principal a alavancar o time. Os segundos tempos dos últimos jogos nos dão uma certa segurança para se crer nisso.
    Não podemos desanimar e, principalmente, menosprezar adversários.
    Primeiramente, repetindo, o time tem que ser conhecedor de suas intensas limitações. Conhecer a si mesmo para buscar os resultados necessários utilizando o que há de melhor no grupo.

      • O Evangelista que tentou dar passe de ‘style’ ao invés de jogar com a seriedade devida.
        O Wellington também foi ‘caprichoso’ ao extremo num momento crucial. Mas, acho que foi muito por acreditar em si, mesmo. Confiança que antes não se tanto.

        As duas situações são prejudiciais. Entretanto, há tempo para se consertar isso nos jovens atletas. Eles vão conseguir. Acredito muito que conseguirão.

  16. com toloi e pmiranda de zaga ok..boa zaga! agora agente ta precisando mesmo é de pelo menos um bom pra otimo volante..alem da lat.direita e ataque!

  17. galera..to frustado mas esperançoso!..só acho que o p autuori tem que dar mais espaço pra alguns jogadores no basileirão..e tirar um pouco o osvaldo por ex..da titularidade..sendo esse fez seu ultimo gol em 28 de fev!

  18. Se jogarmos com essa vontade no BR, ja ficarei mais tranquilo. Muito bom ver o poder de reaçao do time e o excelente segundo tempo do ganso. Quando ele chama a responsa e vai pra cima, é muito diferenciado.

    A derrota nem me deixou chateado.

    Agora o “penalti” foi fora da area e o terceiro gol desviou no atacante japones que estava sim impedido.

  19. Bom dia

    Só vi o 1° tempo em casa, vi na net que tava 2 x 2, quando entrei pra ver o jogo ao vivo no pc o Kashima tava comemorando o terceiro gol! Pé frio do caramba!rs Era um título importante sim, por ser reconhecido pela Fifa! fiquei triste com a derrota! Principalmente da forma que foi!

  20. Agora o time precisa focar todas as energias para sair dessa maldita zona de rebaixamento…. Daqui para frente cada jogo tem q ser uma decisão….

    E fica a lição para diretoria trabalhar a fim de qualificar esse elenco, porque com o q temos hoje será difícil lutar se não apenas contra o rebaixamento..

  21. Silvinho tem á vontade equivalente a do Aloísio,logo,logo rouba vaga se o Osvaldo continuar nessa draga danada.Acreditam que existe chance de Jadson e Ganso jogarem bem juntos??? ou será que seremos um clube nos dando ao luxo de ter algum dos dois no banco?Isso pq eu agora acredito que o Autuori possa recuperar o futebol do Ganso.

  22. Sendo otimista dá pra ganhar a Sulamiranda fácil, só tem time ruim…Tirando os argentinos que mesmo ruim dão trabalho, o resto não serve pra nada. Nem os Brasileiros.

  23. Vi só uma parte do segundo tempo até o primeiro gol. Pelo que ouvi e li o time evoluiu muito no segundo tempo. Mas uma coisa é certa: a cabeça desses jogadores está aqui no Brasil. Eles tem noção da bucha que enfrentarão nos próximos meses.

    É o que fica claro pra mim.

    No mais, valeu pela luta. E a zica é grande!

  24. Eu vi pouco (to no trabalho)
    Mas gostei do Silvinho, do Roni, do Lucão e do Evangelista… e o Reinaldo confirmando boa fase…
    Acho q só precisa trabalhar mais esses garotos e melhoramos. Acredito no bi da Sula e numa posição mediana no BR.

    E provavelmente a diretoria pensa assim tbm.. nao creio em contratações…

    agora vou ficar um pouco longe de outros sites, principalmente dos comentários…. rsrs

  25. meu time pra domingo..se todos estiverem a disposição:
    ____________rc_______________
    doug__rtoloi___pmiranda__reinaldo
    ____fabricio_____Rcaio__________
    _____jadson ou l..ev._____ganso___
    ___lfabiano___alosio____________
    douglas na dir – por falta de opção mesmo!

  26. jeffaobrito disse:
    7 de agosto de 2013 às 09:10 (Editar)
    Na boa…isso acabou com meu dia…
    ———————————————–
    Jeffonildo, para com isso, meu amigo!
    Veja: time praticamente reserva; gol no final de azarzinho e provável impedimento; um bom poder de reação; Autuori parece saber o que dizer e fazer nos intervalos e durante a partida; jogadores muito jovens que estão aprendendo a ter a seriedade necessária para os jogos cruciais.

    A derrota depois de um título foi para acordar o time, talvez. Não se tem mais tempo para ‘sono’ algum. Acredito que os jogadores estão ficando cada vez mais sabedores disso.

  27. Bom Dia Galera… Fiquei chateado com a derrota, mas gostei do time e da evolução tática . Deu pra perceber uma coisa, o time está estourado , muitas bolas que jogadores estão cansados de pegar hj não pegaram , isso mostra o desgaste fisico que os jogadores passaram nos ultimos dias.

    Mas fiquei alegre com o poder de reação da equipe , com a vontade de vencer no segundo tempo. E o Ganso hein??? Será que agora o cara acordou pra vida? Espero que sim. Contente pela evolução e triste pela derrota mas gostei da excursão .

    Agora é voltar e sair dessa zona chata e pescar o Bi da Sulamiranda.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito boa.

      Mas falando sério, o garoto foi uma surpresa nesta excursão , pois marca bem, avança com propriedade, recompõe rapido e cruza bem.

      O Tartaruga ninja vai ter que jogar bola pra tirar o Reinaldo.

  28. Bom Dia a todos!!

    Uma coisa para mim está clara em relação ao elenco, principalmente ao Ademilson.

    Alguém tem que chegar perto dele e manda-lo estudar, ele é jovem ainda e pode ter um bom futuro, sem contar que a caneta é mais leve que a bola.

  29. o foco é a lusinha domingo..o que passou serviu de lição..tanto positivo como negativamente! espero que os jogadores que voltaram pro brasil..enxerguem o 2º tempo do sp..como no minimo ideal..nao pelo resultado claro, mas pela vontade!

  30. jeffaobrito disse:
    7 de agosto de 2013 às 09:26
    Reinaldo é um bom jogador…Assim como o Cortes logo que chegou….

    Vou lançar minha zica….
    Reinaldo é um Joilson que come rapadura…
    jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
    _________________________________

    Falar em zica, vc poderia tomar as sanfonas do Osvaldo para ver se ele volta a jogar bola

Deixe uma resposta