Audi Cup

Moro na Alemanha há quase 14 anos, desde 99 só voltei uma vez ao Brasil. Apesar de acompanhar muito o São Paulo e ajudar o Blog (agora nem tanto quanto antes), nunca pude ver o Tricolor ao vivo (só uma vez quando morava em São Paulo). Por isso, quando li que o SPFC viria para a Munique, não titubeei, comprei os ingressos e comecei a planejar a viagem.

Vou fazer um pequeno relato da minha passagem pela capital da Baviera e contar um pouco do que vi e presenciei. Nada demais, apenas pequenas coisas que pude constatar.
Depois de 4 horas de ônibus cheguei em Munique e fui para o hostel, deixei minhas coisas lá e fui pegar o bondinho até o estádio. No ponto encontrei um outro são paulino e fomos para lá juntos. O grupo foi aumentando com o tempo.

É lógico que a grande maioria dos torcedores eram fãs do Bayern. Posso estar errado, mas a impressão que deu, foi que a torcida Tricolor foi a segunda maior, superando os outros dois times europeus. E pasmem, tinha até palmeirense, flamenguista e corintiano lá. É nestas horas que eu vejo o quão grande o São Paulo é.
Encontrei com meus pais, que foram assistir o primeiro jogo também. Meu pai é alemão e fã do Bayern. Por isso estávamos todos lá.

O estádio é bem legal, sentei no terceiro “andar”, bem centralizado. Fizeram um belo show. Destaque às caixas de som, bem melhores que as do Morumbi.
Não pude deixar de notar faixas da Dragões da Real. Depois de ler toda a discussão sobre a diretoria e as organizadas e escutar muitos rumores sobre o tema, fiquei com aquela dúvida se eles estariam ali financiados pelo grupo da situação. Acho que muitos ficaram com essa dúvida, por isso seria muito bom se as TO se expressassem claramente sobre o assunto, pois não queremos causar nenhuma injustiça. Eles podem muito bem ter ido prestigiar o time com o próprio dinheiro.

Pude ver bem o posicionamento de todos. Não gostei muito da marcação dos nossos volantes, eles dão muito espaço para o adversário, principalmente no começo das jogadas. Só vão para a marcação, depois que os rivais estão com a bola nos pés. Os jogadores adversários tem tempo para dominar e pensar. Bem perigoso.
O time começa a se defender com uma linha de quatro e duas de três e com o tempo vira uma linha de quatro e uma de cinco mais o atacante, no caso o Aloísio. Eles defendem em bloco. O time adversário ataca pela direita e os jogadores do São Paulo se posicionam mais para a direita, deixando o time mais compactado, diminuindo o espaço dos atacantes. O único problema é o buraco que fica no outro lado do campo. Se o time adversário inverte a jogada rapidamente, o São Paulo é pego de surpresa e a defesa fica mais desorganizada. Aconteceu isso nos dois jogos. Tanto contra o Bayern, como contra o Milan. Contra o Bayern foi pior, pois eles tem Robben e Ribery como pontas.

A deficiência nos passe, não precisa ser comentada. Todos nós já sabemos deste problema. Eu espero que seja apenas um reflexo da situação atual e com o passar do tempo, com resultados mais positivos, o time melhore profundamente neste quesito.
No final acabamos perdendo, mas não foi o vexame como muitos diziam que iria ser. O time mostrou certa evolução tática o que para mim é muito importante.

A quinta de manhã estava reservada para uma visita à uma das mais famosas cervejarias do país rsss. Porém encontramos com outro são paulino que sabia em que hotel o time estava hospedado. Não tivemos a menor dúvida do que fazer.
Chegamos lá, de penetra pela porta dos fundos. Pedimos um café para disfarçar e esperamos os jogadores passarem pelo lobby do hotel. Os times do ACM e MC também estavam lá, mas não me interessaram nem um pouco.

Tiramos muitas fotos e conversamos um pouco com os jogadores. Todos muito simpáticos, o Ganso um pouco menos, mas talvez seja apenas o jeito dele.
Os jogadores não tinham muito tempo para bater papo, só falei um pouco mais com o Autuori e o João Paulo de Jesus Lopes.

O Autuori não estava nada satisfeito com a viagem. Temia muito pelos jogadores. O desgaste físico e emocional é muito grande, as chances de uma contusão aumentam sensivelmente. Ele usou o Paulo Miranda como exemplo (falei também com o Dr Sanches, ele disse que os exames mais detalhados seriam feitos em Portugal, mas não acredita que o jogador fique parado mais de um mês). PA também falou da necessidade de substituir o máximo possível nos jogos da Audi Cup. Tudo para amenizar o desgaste dos atletas.
JPJL é exatamente como nós conhecemos pelas entrevistas. Um senhor muito simpático, sereno e disposto a responder todas as perguntas feitas. O único problema é que não há respostas concretas em suas palavras. Isto não é um crítica a ele, pois acho que até certo ponto, é necessário. Porém, por causa disto, não posso contar nada de novo a vocês, tanto sobre as contratações, quanto sobre a fase atual do time.

O stafe do São Paulo também distribuiu um livro com textos de Conrado Giacomini, Juliana Carvalho e do amigo Michael Serra contando a história do SPFC em quatro línguas (português, inglês, alemão e japonês). É claro que peguei um e enchi de autógrafos rsss.
Depois do time entrar no ônibus, fomos para o estádio. Assisti o jogo, vi um São Paulo um pouco melhor. Até por isso fiquei mais triste com essa derrota do que a contra o Bayern. A vitória poderia ter sido nossa. Tanto que o goleiro deles foi eleito o melhor jogador da partida.

Depois do jogo do São Paulo fui direto para a estação de trem. Tinha ainda seis horas de viagem pela frente. Cheguei em casa às cinco e meia da madrugada, tomei um banho, tomei café da manhã e fui para o trabalho.

Apesar das derrotas e do cansaço, valeu muito a pena. Matei a saudade do nosso Tricolor e lembrei o quanto amo esse time.

Kai Fuchs

87 comentários

  1. Post mítico do amigo Kai Fuchs! Mítico!

    Muito legal poder ler os “bastidores” da sua odisseia para ver o tricolor. É uma das viagens que eu, se Deus quiser, farei um dia: acompanhar o meu time no exterior! Claro, você mora e trabalha na Alemanha, mas o sentimento é o mesmo.

    Muito bacana! As fotos ficaram sensacionais. Gostei muito da visão do campo. Apesar da grandeza do estádio, não parece que a torcida fica longe dos jogadores. Show!

    Parabéns, Kai!

    Oxalá o Verde x Vermelho aqui da minha terra tenha essa estrutura, um dia! hahahaha

    Agora vou para aquela missão que até os SEAL´s recusam: dar banho no meu gato, o General.

    Bom domingo a todos!

  2. Mandou bem demais Kai, deve ter sido bacana demais assistir aos jogos e esse contato com o elenco.Agora só uma dúvida vc é menor que o Douglas? Brincadeira, Rs.

  3. Kai querido, que saudade de ler seus textos. E esse em particular ficou um espetáculo. Fatos e fotos , como realmente foi. Sem cornetagem barata(exceto a feita ao sistema de som do Morumba..ahahaha), mostrando o quanto deve ser duro ficar longe do time que se ama.

    Parabéns, Kai amigo!

  4. fotos míticas Kai!
    E vou te falar…muito massa o texto…
    Agora, vendo as fotos da pra se ter noção do quão anão o Jadson tbem é…
    jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

  5. Parabéns Kai, pra quem mora fora do Brasil e viu apenas o tricolor jogar ao vivo uma vez, ver os jogos, ter esse contato com os jogadores, deve ter sido muito bacana! Pena que não comemorou nenhum gol ao menos!rs

    • Meu amigo Kai…

      Primeiro te parabenizar pela odisséia alemã… Muito orgulho de ter um amigo/irmão tricolor da sua estirpe…

      Depois te dizer que o seu espírito tricolor fala muito alto, mesmo que esteja longe e vc é um cara que eu faço questão de conhecer pessoalmente um dia. Esse dia haverá de chegar.

      Por último, dizer que vc não deve fazer ciúmes para os muricetes… Kkkkkkkkkk

  6. O Fabrício é muito gente fina. Eu tirei uma foto e ficou tremida, aí ele falou para eu parar de tomar cerveja. kkkkkkk

    Depois que a gente contou que entrou de penetra no hotel, ele rachou de rir e falou que fizemos certinho. Muito hilário

  7. Tinha um jogador do Sao Paulo dando entrevista e ninguém sabia quem era. Aí veio o JPJL e a gente perguntou para ele. Ele ficou olhando o cara por uns 2 minutos até falar que era o Roni.

    Tenha santa paciência. Estamos trocando tanto de jogadores que fica difícil até para o Vice de futebol falar quem é quem. Planejamento é outra coisa.

  8. Se o Kai Peter Pan não tivesse ido ao jogo teríamos segurado o 0x0 e ganho nos pênaltis.

    Aposto que ele não foi no jogo contra o Benfica.

    Essa síndrome de pé gelado de Pastor o persegue mesmo….

    Mas valeu pelas fotos, muito bom.

  9. Classificação do Brasileirão está muito embolada, está havendo muitos empates, o que é bom para o São Paulo, se na volta conseguirmos umas 4 ou 5 vitórias e uns 2 empates pularemos umas 8 ou 9 posições e poderermos até dar trabalho no 2º turno.

    Hoje é dia de torcer por mais alguns empates principalmente em jogos de times que estão perto de nós na classificação.

    Vários times terão hoje a mesma quantidade de jogos que nós e a maioria terá 1 jogo a mais nos jogos de meio de semana.

    Lembrando que o que rebaixa um time grande geralmente são muitos empates, travecos e porcos quando foram rebaixados não tiveram muitas derrotas e sim muitos empates.

    Em 2005 o São Paulo teve 16 derrotas, mas como teve 16 vitórias não ficou numa posição de risco, ficamos em 11º lugar.

    São Paulo vai sair dessa numa boa e meter medo nos cavalos paraguaios de pontos corridos no 2º turno.

  10. Parabéns pelo “documentário” Kai. Que excelente relato, além é claro, das incríveis fotos. Aquele Audi estilizado do tricolor ficou irado.

  11. Sensacional matéria do Kai!
    Melhor do que muito jornalista que se diz profissional.
    Mas está explicado porque não ganhamos do Bayern…
    Cara, quando o pessoal tirava sarro do seu tamanho, eu achava que era só pegação no seu pé.
    Mas cê é menor que o MAC!
    Abraços!

  12. Olha a molecada se acostumando:

    O São Paulo venceu a Weifang Cup, competição Sub-18 disputada na China, após golear o Shangdong por 4 a 0 na madrugada deste domingo, em jogo disputado no Estádio Olímpico de Weifang. Os são-paulinos Pedro Leão, Ty, Aguilar e Leonardo Coca fizeram os gols que deram o título ao Tricolor. O atacante Ty, inclusive, foi premiado como o melhor jogador do torneio.

    Para vencer a disputa, o São Paulo passou pelo Chivas Guadalajara (4 x 1), Seleção do Irã (2 x 0) e empatou com a Seleção da Coreia do Norte (1 x 1). Nas quartas de final, vitória sobre a Seleção de Myamar (2 x 0). Nas semifinais, jogo histórico contra o Porto (3 x 3) e vitória nos pênaltis (5 x 3).

    A Weifang Cup é disputada desde 2006 na província de Shangdong, região que fica no leste da China. Além do São Paulo, o Botafogo representou o Brasil, e foi derrotado nas semifinais. Além dos já citados, os times que estavam na disputa eram Hong Kong Rangers, Seleção da China, Seleção do Bahrein, Seleção da Mongólia.

    Com a vitória, o São Paulo completa mais um título de base neste ano. No início de 2013, o Sub-15 venceu a Copa Brasil, um dos torneios mais importantes da categoria. Em março, Sub-17 faturou a Future Cup.

    Os tricolores seguem em disputa: Sub-20 joga o Campeonato Paulista e em breve entrará em campo pela Copa do Brasil; o Sub-17 está nas quartas de final da Copa do Brasil e aguarda o retorno dos jogos do Campeonato Paulista (segunda fase) e o Sub-15 também disputa o estadual.

    fonte site oficial do SPFC.

  13. Boa tarde pessoal,

    Kai, meus parabéns pelo texto (e fotos). Como sempre, conteúdo de muita qualidade!

    Parabéns a coluna do PM também.

  14. Boa Noite.

    Muito bom a matéria do Kai, melhor que muitas outras de “jornalistas” em vários portais.
    As fotos foram bem legais, parabéns Kai.

  15. Grande pequeno Kai, um post com sua cara, cheio de detalhes e explicado nos mínimos detalhes. Acho que o melhor dessa Audi Cup foi realmente a chance de você conseguir assistir a um jogo in loco…rsrs

  16. Hoje estava assistindo Grêmio x Internacional… Maxi Rodriguez foi pro Grêmio, Scocco no Inter… ou esses times são loucos e fazem muita besteira, até porque não sei dos números das negociações ou nossa diretoria tá dormindo no ponto e realmente acham que temos um grande elenco pro brasileirão…

  17. Mais uma vez este moço o Reinaldo me convence que pode ser nosso LE, gostei dele , acho que acertamos, o time todo foi bem. E so manter esta pegada que vamos subir muito no brasileiro.

    • Ainda tivemos MUITAS falhas, mas a sensação de que vai arrumar é maior do que o medo de desandar de vez.

      Reinaldo é melhor que Juan, o que já é uma evolução rsss.
      Não quero ser chato, mas sem Lúcio, Juan e Denilson (pois é) e com Ganso no banco, o time já consegue evoluir.
      Espero que o Luis Fabiano recupere a forma e possa ser útil, ou teremos algum problema. Bem como que o Ganso acorde para a realidade e possa ser o homem do lado esquerdo do meio campo.

  18. Acredito que os times que brigarão contra o rebaixamento, esse ano, serão 6 (talvez 7 ou 8): Portuguesa (8 pontos em 11 jogos), Náutico (7 pontos em 9, embora tenha tido dois grandes resultados), Criciuma (11 pontos em 11 jogos), Ponte Preta (11 pontos em 10 jogos), Goiás (13 pontos em 11 jogos) e Atlético-PR (16 pontos em 11 jogos), embora não afaste o Vasco (14 pontos em 11 jogos) ou o Santos (12 pontos em 9 jogos, mas só se a molecada sentir o baque).
    São Paulo (9 pontos em 11 jogos), Atlético-MG (10 pontos em 10 jogos), Flamengo e Fluminense (13 pontos em 11 jogos) estão em momentos de crise, mas possuem elenco e treinador suficiente para não ficar nessa região por muito tempo.
    Considerando a tabela atual, uma vitória contra a portuguesa (algo totalmente possível – em circunstâncias normais) já nos tira dessa zona de rebaixamento, que não é nosso lugar.

  19. Salve capangas!

    Belíssimos texto e fotos!!
    Apesar dos resultados, só de poder encontrar os jogadores e ver o time jogar depois de tanto tempo deve ter sido incrível!
    Parabéns!

  20. Muito legal o post!
    Parabéns, Kai!
    E muito obrigado por trazer tanta coisa legal pra gente prestigiar!

    Aproveito para comentar sobre a análise do amigo Paulo. Muito boa, pra variar!
    Boa semana a todos nós. Sem exceção!

  21. Muito bom o texto do Kai.
    Mas pelas piadas do blog, dá vontade de rir ao ver o tamanho dele comparado a alguns jogadores.
    Deve ter sido uma experiência inesquecível, fora do Brasil há tantos anos e ver o seu clube de coração por perto.

  22. Bom dia!

    Não acompanhei o final de semana do tricolor, vi ontem os resultado, e mais do que ter ganho dos caras fiquei feliz pela evolução lenta, mais que não se pode negar que o time vem tendo nos últimos jogos.

    Agora acaba 70% dos argumentos dos “comentaristas esportivos” vinham debatendo nas transmissões e nos programas sobre futebol que era o jejum de vitórias e de gols. Eles podem até criticar a qualidade técnica…mais vão ter que achar mais assuntos, esse eles não vão ter mais.

    Caraca…o Jadson é do tamanho do Kai…”numcriditu” tenho certeza que o Kai subiu em alguma coisa pra tirar essa foto..assumir que é menor que o Jadson aqui no blog seria fim de carreira rsrs

    Belo relato, não com a mesma proporção de emoção do Kai ai na Alemanha tbém é muito legal quando o São Paulo vem para o interior e eu posso ir assistir…é sempre muito emocionante.

  23. Bom dia!

    Tanto achei o Casares ridículo dando chilique no Mesa Redonda como também achei péssimo o MAC ter ido lá fazer campanha eleitoreira. Desculpem-me seus defensores mas foi isso que ele fez .

    Assisti o programa e lamentei pelo clube, pela instituição SPFC. Essa sim, sai prejudicada por ter pessoas assim em seu comando ou mesmo com ambições para.

Deixe uma resposta