Toque Feminino:Trajetória de um ditador

Toque Feminino

História sempre foi a minha matéria preferida e de todos os motivos, o que mais me agrada é que ela sempre se repete e serve de lição para a evolução dos povos, por mais que isso não aconteça com frequência.

Durante toda a história da humanidade sempre existiu os que governam a nação, são os reis, imperadores e agora, mais recentemente, os presidentes. Dentre essas classificações, muitos deles foram intitulados de ditadores ou tiranos.

A definição de um ditador é muito simples – homens que concentram o poder em suas mãos. Alguns exemplos famosos são: Hitler, Nero, Stalin, Genghis Khan, Ivan – O Terrível, Saddam Hussein, e Luís XIV. Homens que, quase em sua maioria, iniciaram sua jornada com um propósito, conseguiram fazer contribuições notórias e até mesmo importantes para a cultura, medicina e até mesmo educação de um povo em determinada época, mas que no final, acabaram da mesma forma: cegos e loucos, desvirtuados pelo poder.

Curiosamente, todos eles possuem diversas características em comum, principalmente no que diz respeito a sua ascensão e queda. Sua trajetória funciona geralmente assim:

– Tem fortes ideais no começo e até boas intenções;

– Pega gosto por suas conquistas, passa a ser aclamado, respeitado e visto como um exemplo para a nação. O ego começa a inflar;

– Com a vaidade exaltada, toma atitudes questionáveis e ousadas. Algumas dão certo, outras nem tanto;

– Como houve alguns erros no meio do caminho, surgem pequenos questionamentos sobre a sua conduta. Então ele nomeia membros de sua família ou amigos, que sejam de inteira confiança, para cargos estratégicos.

– Sua popularidade chega ao seu máximo.  Ganha mais poder e notoriedade, passa a controlar tudo, sem distribuir a autonomia.

– Se torna um megalomaníaco e começa a trabalhar fortemente para tornar os seus delírios em realidade;

– Como está obcecado para concretizar seus atos grandiosos, passar por cima de tudo e de todos para realizá-los, sem medir as consequências;

– Sua liderança começa a ser questionada entre aqueles que o rodeiam;

– Ao perceber que está perdendo o poder entre os aliados entra em paranoia e instala um regime de terror para aniquilar os seus opositores e inicia a repressão;

– O número de opositores se torna cada vez maior;

* Em alguns casos, tentam manter a parte mais miserável do povo ao seu lado para protegê-lo (por meio de doações ou benefícios para quem protegê-lo), enquanto continua a usar o poder de forma errada e somente a seu favor;

– Com a vaidade exacerbada e machucada, perde a lucidez. Frases como “O Estado sou eu” (Luís XIV) são registradas.

– Decadente, dominado pela insanidade ou depressivo por ter falhado, se suicidam ou são mortos pelos rebeldes. Em alguns casos mais recentes, eles se exilam em terras distantes.

Como disse no começo do texto, a história serve de aprendizado e sempre comprovou que nenhum homem foi destinado para se perpetuar no poder.  Para que a evolução aconteça, as mudanças de lideranças são fundamentais. E se não acontecem por bem, acontecem por mal. Não tem como escapar.

Estamos na reta final.

Sem mais.

Por: Mel Castro

159 comentários

  1. la farsa de fútbol ‏@lafarsadeftbol 22 Jul
    El partido vuelta de la Copa Libertadores de la jornada será 24/07/13 Minero Atlético 2-0 Olimpia con la victoria en los penaltis atletico
    ______________________________________

    la farsa de fútbol ‏@lafarsadeftbol 10h
    Pero mi contacto aseguró que la Copa Libertadores 2014 ya ha sido adquirido por el presidente del Corinthians Mário Gobbi
    _______________________________________

    Só coisa assustadora hahaha.

  2. Bom, se o tema reflete numa comparação com um ditador, Juvenal mostrou características em alguns fatos como ‘frases lastimáveis e indignas’ (O Tempo é o Senhor da Razão; Eu acho que não tenho culpa) e está quase que ‘botando fogo em Roma’ com esse time em campo.
    Sem contar que Jogou aos leões 7 jogadores…

    Na verdade, como consegue arrancar muitas risadas, nosso ditador é um palhaço.

  3. Outra excelente coluna da Mel Castro.
    A história ensina aqueles que querem aprender. JJ não quis e não quer aprender com o que já aconteceu. Prefere se isolar no poder e continuar sendo blindado pelos seus capachos.

  4. lucianprado disse:
    25 de julho de 2013 às 11:13 (Editar)
    lastimável…ontem no Morumbi, vi muita gente chorando, complicado isso…
    ——————————————–
    Isso é muito ruim.
    E parece que não comoverá o time.
    Enquanto uns choravam pelo péssimo desempenho em campo, outros apanhavam de organizadas vinculadas ao presidente.

  5. PB – Aqui jaz um clube modelo. disse:
    25 de julho de 2013 às 11:18 (Editar)
    Putza Sub, na semana passada eu brinquei que a próxima meta do Rogério era quebrar o recorde do IBIS, mas confesso que nem imaginei que estivávamos tão perto disso.

    Para piorar, ele pode tomar o 100 gol dos Coisa Ruim…

    Tudo isso pode psicologicamente piorar demais as coisas.
    —————————————————
    Será que isso não mexe com o brio dos jogadores? Com o técnico?
    Será que não, mesmo?
    Será que estão tão moribundos que aceitarão isso?
    Será que o orgulho do goleiro é tanto a ponto de se sujeitar ao uma das mais negativas marcas numa carreira de jogador profissional?
    Eles que entrarão em campo não estão ligando pra isso?
    Não ligam que terão – COM CERTEZA por causa da forma de agir da mídia maldita – essa cicatriz medonha na memória do futebol?

    Os jogadores querem ser lembrados como parte do ‘elenco que conseguiu ser pior que o Íbis’?

    O São Paulo precisa dessa marca em sua História?
    Rogério precisa desse recorde?

  6. Olha o que recebi por email:

    Não sei se todos têm acompanhado o que tem acontecido no Morumbi. Torcedores que não fazem parte das organizadas e que estão protestando contra Juvenal Juvêncio estão APANHANDO das organizadas, que foram COMPRADAS pelo ditador.
    Segue um dos relatos:
    A Torcida Organizada conseguiu sair da arquibancada laranja e passar por baixo de toda a arquibancada sem ser barrada no portão e chegar até a Amarela. Onde torcedores comuns torciam e protestavam contra nosso presidente. Pois bem, quando o Juiz apitou o final do jogo todos saímos e os membros da TO chegaram em um rapaz que estava fazendo seu protesto, pegaram ele pelo pescoço e deram empurrões e tapas no rapaz.
    Eu e meu amigo tivemos que desviar, pois em torno de uns 12 integrantes fizeram isso com ele dentro do Morumbi, com gritos de “aqui é independente e tem que respeitar se quiser sair daqui”.
    Largaram o rapaz e ele continuou andando e quando ele chegou na rampa para descer pra rua tomou mais uns tapas. Ao olhar para baixo tinha mais uns 20 lá embaixo esperando, o rapaz voltou pra dentro do Morumbi nas arquibancadas e não vi mais nada!
    Isso tudo aconteceu dentro do Morumbi embaixo das arquibancadas em frente aos sanitários!

    • Estarrecedor, Kátia!

      Olha no que o SÃO PAULO está sendo transformado! (ou no que já se transformou!).

      Isso é delinquência sob as barbas da instituição. Aliás, é a instituição da delinquência dentro do SÃO PAULO como “procedimento”.

      Inacreditável!

    • eu vi esses relatos no twitter do rapaz…Parece que o twitter oficial do Ministério Publico entrou em contato com ele, para ele dar o depoimento dele sobre os ocorridos…Só não sei se ele denunciará, pois sabe como as organizadas são vingativas né…

    • não vi isso ontem, mas não duvido, sai pelo portão 15 e tava bem de boa até, mas que teve momentos que a torcida xingou a independente, isso houve, esta claro, que pra muitos, a TTI não representa mais o clube

  7. A História está a nos dar lições dos os dias. Nós que, por vezes, fechamos os olhos à realidade dos fatos ou nos esquecemos de procurar semelhanças no passado.

    É fato: a História mostra que a humanidade passa por ciclos. E os ditadores merecem um capítulo a parte. Portanto, parabéns Mel, pela impecável coluna. Obrigado por nos refrescar a memória, afinal há nisso tudo mais semelhanças do que eu imaginava.

    Parabéns pelo belíssimo texto!

  8. Lembro-me de comentários comparando Juvenal a ditadores e as palavras não eram bem aceitas por muitos.
    Por vezes havia até repreensão.
    O momento é tão ruim que até razão na comparação está sendo encontrada.

  9. Paulo Martins disse:
    25 de julho de 2013 às 11:59 (Editar)
    Estarrecedor, Kátia!

    Olha no que o SÃO PAULO está sendo transformado! (ou no que já se transformou!).

    Isso é delinquência sob as barbas da instituição. Aliás, é a instituição da delinquência dentro do SÃO PAULO como “procedimento”.

    Inacreditável!
    —————————————————
    Ser conivente com bandidos é ser bandido.
    Simples.

  10. Boa tarde a todos. A insatisfação tem sido corriqueira, os protestos da torcida contra o time e a diretoria são corretos, mas o que me deixa triste é que quando o time mais precisa a torcida não comparece para apoiar. 6 mil pessoas jogando em casa é para fortalecer o adversário. As criticas são até a bola rolar, depois devemos apoiar é o São Paulo que está em campo. Dessa forma será difícil sair dessa situação. Veja o exemplo do galo, por mais de 40 anos não conquistaram titulo de expressão algum, mas me diga quando foi que a massa abandonou o clube? Nessa horas é que vemos a grandeza de uma torcida, infelizmente hoje nos torcedores merecemos o time que temos.

  11. Dia!

    Finalmente o Cuca Sexta-Feira tirou a zica, morri de rir com seu desabafo.

    Na minha leitura labial eu acho que ele disse: Chupa Vitão!

    Por pontos perdidos o São Paulo não só está na zona de rebaixamento, mas sim na lanterna, nossa campanha é pior que a do atual lanterna, o Náutico.

    Se escaparmos do rebaixamento será como um título, o adversário do São Paulo é ele mesmo, o São Paulo está perdendo para ele mesmo, para a bagunça que está instalada por lá.

    Temos condições de escapar, graças a Deus ainda é cedo, ainda dá tempo, já estou pensando na volta da excursão, mas alguma coisa tem que ser feita, se for para continuar a jogar com esses mesmos jogadores com cara de desânimo por ganharem um mísero salário é melhor colocar a molecada, pelo menos luta e vontade não vai faltar.

    A pergunta que não quer calar?

    Será que na Série B ou na Série C não tem nenhum atacante com mais comprometimento que o Luis Fabiano e menos grosso que o Aloísio?

  12. andersonspfc disse:
    25 de julho de 2013 às 12:04 (Editar)
    Boa tarde a todos. A insatisfação tem sido corriqueira, os protestos da torcida contra o time e a diretoria são corretos, mas o que me deixa triste é que quando o time mais precisa a torcida não comparece para apoiar. 6 mil pessoas jogando em casa é para fortalecer o adversário. As criticas são até a bola rolar, depois devemos apoiar é o São Paulo que está em campo. Dessa forma será difícil sair dessa situação. Veja o exemplo do galo, por mais de 40 anos não conquistaram titulo de expressão algum, mas me diga quando foi que a massa abandonou o clube? Nessa horas é que vemos a grandeza de uma torcida, infelizmente hoje nos torcedores merecemos o time que temos.
    —————————————————–
    Até concordaria…
    Respeito sua opinião, mas não acho que torcida exerça mais influência do que um ótimo trabalho interno.
    E mais, uma torcida que vá no estádio pra gritar ‘Raça!’, ou ‘É quarta-feira!’ não parece ser algo interessante.
    O torcedor começou a ficar ‘doente’ depois que o time se mostrou doente, e não o contrário.
    No frio que estava, com a presença de uma raça nefasta como a tal ‘Organizada’ e os últimos resultados e apresentações do time, cobrar assim não tem muito fundamento no meu modo de ver.
    Mas, enfim.

    • Se vai para o campo não apoia, quando não vai é por culpa do tempo ou da diretoria, então o que eu disse faz todo o sentido, “nos torcedores merecemos o time que temos”. Por mais que as circunstâncias não ajudem que o time não seja bom, que não haja comprometimento de alguns jogadores e que temos um ditador no comando o time precisa da sua torcida. Entendo que torcida não ganha jogo mas ajuda e muito. Sem o apoio da torcida seremos presas fáceis no Morumbi. Sobre a reestruturação do clube não se dará de uma hora para outra, só nas próximas eleições e olhe lá, são anos de bagunça e de soberba. É mais fácil sair dessa situação apoiando o time nos jogos ou reclamando nas redes sociais?

      • Pura verdade… O time esta mal, a direção do clube tambem está mal, mas essas coisas não vão mudar de uma hora pra outra.
        Como todos sabemos nosso time tem jogadores muito acima da média, e até concordo que não temos um elenco recheado de boas peças, mas os 11 iniciais que temos são melhores que os titulares de diversas agremiações do campeonato.
        O que falta é motivação. E quem melhor que a torcida (gritando, cantando e apoaindo), para deixa-los motivados? Ninguém!
        Afinal de contas, se a torcida não fizesse a diferença, não haveria motivo para ter mando de campo nem torcedores em jogos decisivos.
        Nós torcedores devemos fazer nossa parte, por que se for depender da diretoria, anos que vem estaremos na segunda divisão!

    • Concordo com vc Sub.

      Alguém falando de ir no estádio apoiar. Sei viu…

      Uma São Paulina que conheço foi no estádio ontem, com FRIO, com CHUVA, torcer pelo time e protestar contra o JUVENAL. E foi ameçadao por um bando de Marmanjo Vagab….

      Mulher sendo sendo ameaçada no estádio e tem gente com aqule papinho de vamos apoiar a torcida tem o time que merece.

      Quando muito torcedor falava que o juvenal só estava fazendo bobagem, era chamado de corneta de que não ia ao morumbi. Tem muitos desses torcedores, que mesmo sendo corneta pagam um ST só pra ajudar o clube, isso que muito deles quase nem vão ao jogo e pagam simplesmente para ajudar o clube como podem e, quando vão ao estádio, apoiar e PROTESTAR contra o que está errado, são ameaçados por t ORGANIZADA comprada pelo presidente e diretoria do clube.

      Carac… os safad… estão ameaçando até MULHER no estádio. Por min quem sofrer qualquer tipo de agressão seja verbal ou fisica tem que PROCESSAR o SPFC, que hoje, só tem mal-caráter no comando.

      Ivy Ceni ‏@IvyCeni 3 h
      Me chame de MODINHA a partir de agora, mas ir ao lugar q sempre foi onde eu mais AMO estar e ser ameaçada…. TÔ FORA! Ñ tem ngm por mim ali

      Ivy Ceni ‏@IvyCeni 17 min
      Obrigada a cada amigo que me ligou, mandou DM, sms… Não deseje que EU fique bem. Deseje q o SPFC seja curado. Assim ficarei bem!

      Ainda mesmo depois de tudo que passou, desejou o melhor ao SPFC.

      vIRArAM O mundo de cabeça pra baixo e esqueceram de me avisar. mulher agoara vai ao morumbi e é ameaçada. Pode isso!!

      • E desculpe se escrevi tudo errado, to nervoso pra caramba aqui depois de saber que pessoas, torcedores próximo a vc são ameaçados dentro do estádio do time que vc tanto ama. Acabei nem me preocupando em corrigir os erros.

        Pra min na boa o SPFC está dividido na torcida, no elenco, na diretoria e no Conselho do clube. Vamos ver o que vai sobrar disso tudo.

  13. Esperemos então para guilhotinar o JJ na praça Gomes Pedrosa ou enforcá-lo
    dentro do Morumbi, claro com câmeras e flashs. E o que acontecerá depois, o vácuo institucional, será mero detalhe.

    Também não nos esqueçamos da plebe que pode tornar-se tão megalomaníaca quanto seus propalados “ditadores”.

    Que ao ver a destruição e o clima de perda entra em júbilo inexplicável como se a destruição e a tragédia lhe fossem mais caros do que a normalidade
    e as conquistas gloriosas.

    Essa plebe tampouco pode reclamar de seus “ditadores” que harpas tocavam enquanto uma cidade era destruída.

    Essa plebe tem a mesma atitude de seus “propalados ditadores” não podendo-se distinguir mais um e outro, a não ser pela história que os renegará ainda mais que seus ditadores.

    Ao restante da população de forma resignada só resta lamentar a destruição, tendo a certeza que dias melhores virão e apontar saídas, soluções e ajudar da melhor forma.

  14. Olha o meu bom-senso acabou!!
    A torcedora Ivy Ceni ao qual, a tenho no twitter e sou seguidor, foi ameaçada pela T_Independente ontem no morumbi.

    Desculpa quem já denfendeu o Juvenal, quem ainda paga sócio torcedor, vcs que acham que quem está deixando de ser sócio é modinha, no minimo devem ter sangue de barata. Porra ameaçando mulher no estádio.

    Esse clube está me dando raiva já, Homem vagab… que ameaça mulher deve ser, no minimo, preso pra não falar coisa pior aqui.

    Pra min, o SPFC está acabando, na boa to perdendo o tesão por esse time, que aprendi a torcer desde criança incentivado pela minha mãe.

    Ivy Ceni ‏@IvyCeni 2 h
    Me chame de MODINHA a partir de agora, mas ir ao lugar q sempre foi onde eu mais AMO estar e ser ameaçada…. TÔ FORA! Ñ tem ngm por mim ali

  15. VITÃO/SPFC/THE BEST disse:
    25 de julho de 2013 às 12:10 (Editar)
    Dia!

    Será que na Série B ou na Série C não tem nenhum atacante com mais comprometimento que o Luis Fabiano e menos grosso que o Aloísio?
    —————————————
    Tem. Certamente tem.
    Mas, pode vir o Messi, Vitão…

  16. andersonspfc disse:
    25 de julho de 2013 às 12:30 (Editar)
    Se vai para o campo não apoia, quando não vai é por culpa do tempo ou da diretoria, então o que eu disse faz todo o sentido, “nos torcedores merecemos o time que temos”. Por mais que as circunstâncias não ajudem que o time não seja bom, que não haja comprometimento de alguns jogadores e que temos um ditador no comando o time precisa da sua torcida. Entendo que torcida não ganha jogo mas ajuda e muito. Sem o apoio da torcida seremos presas fáceis no Morumbi. Sobre a reestruturação do clube não se dará de uma hora para outra, só nas próximas eleições e olhe lá, são anos de bagunça e de soberba. É mais fácil sair dessa situação apoiando o time nos jogos ou reclamando nas redes sociais?
    ————————————————–
    Estamos falando especificadamente do jogo de ontem, ou do comparecimento da torcida desde o início do ano?
    O ‘reclamar’ nas redes sociais pode ser visto como a busca dos pontos falhos para se saber o que se está combatendo e poder resolver da melhor forma.
    Todos os torcedores não merecem o time… Não me sinto merecedor de tais apresentações sendo que impossivelmente posso comparecer pois moro muito longe e perderia dia de trabalho, com certeza.
    Continuo adquirindo produtos oficiais. Não tenho condições para ST, mas defendo o clube perante rivais e não aceito jocosidade alguma.
    Desculpe-me, mas a violência da Independente já é motivo de sobra para se evitar ir ao estádio.

      • O fato é que, ao se ‘constatar’ que o São Paulo é igual aos demais, deveríamos ser enquadrados como os demais.
        Ou seja, o melhor que poderia acontecer é uma investigação no São Paulo. Limpeza geral. Reformulação e punição devida aos criminosos (se for o caso).
        Entretanto, foi tão ‘verborizado’ que o São Paulo não é diferenciado, que acabamos caindo na vala comum dos times do Brasil.
        Situações iguais existem nos bastidores de todos. Não existem bonzinhos no futebol.
        E o São Paulo, que sempre se postou como diferente por supostamente não permitir acontecimentos dessa natureza, está se adaptando ao ‘formato vencedor’ atual, onde o crime compensa.
        Vai cair agora… só que voltará muito mais forte… infelizmente.
        Porque não é difícil que volte mais sujo.

    • Sub, nesse tipo de crítica, nao sei se estou incluido ou excluido. Basicamente, eu sou um torcedor virtual, de redes social e TV. Mais de 4 mil km me separam do time que amo e que já acompanhei das arquibancadas do morumbi, pacaembu e outros estadios. Respeito o torcedor que vai ao estadio. O invejo até. Mas, nao me resta outra alternativa que ser um torcedor virtual. Provavelmente, eu me incluo nesse grupo maior de sao-paulinos que fazem desta a terceira maior torcida do Brasil.

    • Uma torcedora conhecida minha foi ameaçada no Morumbi ontem.

      Até MULHER os covardes não perdoam, essa diretoria do SPFC é caso de policia.

    • Não estou dizendo que se você deixar de ir ao estádio será menos torcedor. Vejo a torcida do São Paulo muito acomodada. Você trabalha não pôde ir ontem ao estádio, mas será que nessa megalópole não tem 30 mil torcedores para apoiar esse time, sendo essa torcida a 3º maior do país? Torcida desorganizada e violenta todos os time tem e não é esse o problema para o não comparecimento de público. A torcida do São Paulo é acomodada mesmo, a hora de comparecer é agora pois apesar da fase ruim estamos na primeira divisão, porque na segunda creio que essa torcida não comparecera.

    • Não estou dizendo que se você deixar de ir ao estádio será menos torcedor. Vejo a torcida do São Paulo muito acomodada. Você trabalha não pôde ir ontem ao estádio, mas será que nessa megalópole não tem 30 mil torcedores para apoiar esse time, sendo essa torcida a 3º maior do país? Torcida desorganizada e violenta todos os time tem e não é esse o problema para o não comparecimento de público. A torcida do São Paulo é acomodada mesmo, a hora de comparecer é agora pois apesar da fase ruim estamos na primeira divisão, porque na segunda creio que essa torcida não comparecera.

  17. A situação fora de campo é constrangedora, deprimente, sem precedentes, vergonhosa, e não vai mudar até pelo menos abril/2014.

    Mais do que nunca se faz necessário separar os assuntos fora de campo dos assuntos de dentro de campo.

    Se conseguirem fazer isso existe uma luz no fim do túnel, e não é a da lanterninha do campeonato.

    Se os diretores e o presidente quiserem fazer o jogo político deles, que façam, que pensem somente nos benefícios que isso possa trazer para eles, mas que deixem o futebol nas mãos do Paulo Autuori.

    Essa é a nossa única saída.

    Sumam do CT, esqueçam que existe futebol.

    • Ponto!
      O time se fecha dos acontecimentos alheios (incluindo cânticos funestos de Organizada e outros), volta a jogar um futebol de verdade e influencia sua torcida, dando uma lição nos imbecis que vão ao estádio para gritar ‘toscozidades’ e ameaçar gente de bem!

      Pior é que terão que se anular realmente do ambiente externo, porque o que vai ter de velho safado se vangloriando dos resultados…

      Ou duvida que se o time voltar a jogar um futebol de qualidade não teremos um senhor de bravatas mil a fazer piadas infelizes para a imprensa?

      • O problema é que o diretor de futebol é o mesmo que separou o PM da concentração e os 7 jogadores depois da eliminação do paulistinha e libertadores e o que ousou desafiar o Ceni sem conhecimento de causa. Além disso, tem muitas outras coisas que nao sabemos nos bastidores. Por exemplo, como tem sido a conversa entre a diretoria do SPFC e os representantes dos jogadores para ir para a portuguesa na troca com o Luis Ricardo. O Juan respondeu que nao aceita. Outra coisa que escutei outro dia pela radio SPFCdigital, acho que foi o Ricci, que pessoas de uma TO teriam ameaçado alguns jogadores. Agora sabemos que isso é possível pois eles tem acesso com aval do JJ.

  18. O SP não parou no tempo, regrediu! Mudaram todo nosso departamento médico embora, C.Neves, Rosan e Turíbio.. desde então a nossa preparação física está sempre abaixo dos demais times, jogadores se arrastando em campo, além de várias contusões, quem tinha a razão? O Galo ta voando com o Carlinhos Neves! O tempo é senhor da razão! Temos um diretor que vem a público e ridiculariza nosso maior ídolo, afasta jogadores na concentração antes de uma partida, que ainda diz que vamos brigar pelo título, o tempo é senhor da razão! Vendemos o Lucas e outros jogadores por um bolada, chegam reforços, exceção a bons jogadores que não vingaram, muitas apostas em jogadores de qualidade duvidosa, e chegam Reinaldo, Caramelo, Roni e Silvinho todos jogadores da DIS, estranho não? E durante 2 anos nossas dívidas duplicam mesmo com a grana do Lucas! O tempo é senhor da razão! Formação do plantel sem planejamento, diretoria nas mãos de empresários, dívida só subindo, técnico nenhum dando jeito no time, coincidência? O tempo é senhor da razão! Clube sem grandes títulos, estagnado, presidente que não ouve ninguém, diretoria afirmando com toda sua soberba que estamos no caminho certo! Realmente a coisa era muito pior que do parecia, essa fase ruim tem seu lado bom, pois está expondo toda essa podridão, coisas que muitos de nós não conseguiam enxergar! Precisamos de mudanças, nova mentalidade, queremos o nosso SPFC de volta! Precisamos de renovação!

  19. Nao estou seguro se os 15-18 milhoes de sao-paulinos declarados merecem o time que tem. Nao sei como interpretar essa afirmação. No fim do ano passado ganhamos a sulamericana e agora estamos no pior momento do time. igualmente, é o time que merecemos. Mas qual o nosso mérito? Achei interessante que um cara da TTI se referiu aos torcedores nao organizados de torcedores comuns. Uma distinção formal.

  20. Já que nossos titulares não estão rendendo, pq o PA não coloca a molecada pra ogar assim como fez o santos? Seria interessante e aos poucos os medalhões recuperariam a confiança e poderia voltar ao time gradativamente. Não temos nada a perder mesmo, já que essa palavra está presente em quase dez jogos.

  21. Muito bom esse texto da Mel.
    Essa trajetória de JJ como presidente do SPFC poderia não ter o desfecho trágico nesse momento se houvesse uma nesga de lucidez em sua cabeça. Mas não creio nisso.

  22. Esses casos da diretoria com a TO é inaceitável!! Pelo menos no SPFC voltamos a época da ditadura!!

    E a Mel mandou bem demais na coluna!!

  23. Boa Tarde.
    Ótima Coluna da Mel, infelizmente é isso mesmo.
    Infelizmente JJ se perdeu, desmontou uma estrutura de pessoas altamente capacitadas no departamento médico, no futebol.
    Centralizou o poder, calou a posição, controla o conselho.
    Nossa dívida aumentou, não vi até hoje aonde foi investido o dinheiro de várias contratações. Vencemos apenas um título, agora pergunto, o que falta mais
    ?

  24. DiegoSPFC/1985 disse:
    25 de julho de 2013 às 13:18 (Editar)
    Uma torcedora conhecida minha foi ameaçada no Morumbi ontem.

    Até MULHER os covardes não perdoam, essa diretoria do SPFC é caso de policia.
    ————————————————-
    Concordo.
    Precisa ser investigado. Principalmente em virtude do vídeo do infeliz churrasco.
    Está bem clara uma ligação forte entre presidente e Torcida Organizada.

    • Tem gente que ainda fla que a torcida tem que ir ao estádio. Torcedor está sendo ameaçado dentro do Morumbi. E te digo uma coisa. Digamos que a torcida comece a comparecer em peso, e os protestos, contra o juvenal, no morumbi sejam enormes. Teremos uma guerra de proporções históricas no futebol nacional. Juvenal utilizará as Torcidas Organizadas como seu exército e o torcedor comum(Os verdaeiros Torcedores) não deixarão por menos e partirão para a briga.

      O resultado, na minha opinião, será uma “Guerra” sem precedentes no morumbi. Alguns torcedores, não perceberam que, o que essa Diretoria mais quer é que o torcedor, o verdadeiro São Paulino, fique com Medo de ir ao Morumbi. Se a torcida começar a comparecer aos jogos. O juvenal fará um esquema de guerra contra os verdadeiros torcedores, espalhando o terror não só dentro do estádio, como também fora dele, afim de impedir os protestos contra sua gestão.

      Essa batalha da Torcida São-Paulina contra Juvenal, Diretoria e Torcida Organizada não será fácil.

  25. O que presenciei no Morumbi ontem:
    – Laranja cobrando apenas os jogadores, pedindo “respeito a camisa tricolor, fdp…”;
    – Amarela se juntou em um grupo do tamanho da T.I., abriu uma faixa dizendo que o JJ era o cancer do SPFC e pedindo exclusivamente sua saída;

    Após o jogo, eu, que estava na azul, saí correndo pela amarela, pois não aguentava mais tomar chuva. Percebi um grupo da TI no final da rampa da amarela, aparentemente aguardando a saída de alguem, com cara de muitos poucos amigos.

    O clima é bastante tenso.

  26. Carlos Corrêa disse:
    25 de julho de 2013 às 13:13 (Editar)
    Sub, nesse tipo de crítica, nao sei se estou incluido ou excluido. Basicamente, eu sou um torcedor virtual, de redes social e TV. Mais de 4 mil km me separam do time que amo e que já acompanhei das arquibancadas do morumbi, pacaembu e outros estadios. Respeito o torcedor que vai ao estadio. O invejo até. Mas, nao me resta outra alternativa que ser um torcedor virtual. Provavelmente, eu me incluo nesse grupo maior de sao-paulinos que fazem desta a terceira maior torcida do Brasil.
    ———————————————————–
    Também me vejo mais como um torcedor virtual que somente pode comprar produtos oficiais e vez ou outra consegue ir aos jogos nos estádios. Nunca perco uma discussão de futebol contra rivais, pois conheço a História de nosso São Paulo Futebol Clube!
    E tenho amigos que sequer podem comprar produtos oficiais…
    Mas, torcem. E com amor e com vontade e com mais respeito do que o demonstrado pelo Juvenal ao São Paulo ultimamente.
    Sou muito mais identificado com o fator time ter a torcida que merece do que torcida merecer o time que entra em campo.

  27. Eu sabia que um dia teriamos saudades do Willians José, pois o
    Aloisio é grosso demais, lembro uma vez que Luis Fabiano não pode jogar ( não lembro o jogo) e ele fez os dois gols do sp, só que os modinhas que entendem de futebol pegavam no pé do garoto

    • do william josé eu nao tenho saudade. Mas do Williams, o volante do inter, eu lamento muito que o tricolor nao tenha feito todo o esforço possível para contratá-lo. A lista sera longa, se fosse mencionar todos aqueles jogadores que a diretoria tentou e nao fechou.

    • William José é um jogador de ótima qualidade para marcar gols, mas é muito apático.
      Com certeza ele seria facilmente afetado pelo “desanimo geral” que assola o grupo, e seria mais um jogador sendo criticado pela torcida.

  28. Carlos Corrêa disse:
    25 de julho de 2013 às 13:38 (Editar)
    O problema é que o diretor de futebol é o mesmo que separou o PM da concentração e os 7 jogadores depois da eliminação do paulistinha e libertadores e o que ousou desafiar o Ceni sem conhecimento de causa. Além disso, tem muitas outras coisas que nao sabemos nos bastidores. Por exemplo, como tem sido a conversa entre a diretoria do SPFC e os representantes dos jogadores para ir para a portuguesa na troca com o Luis Ricardo. O Juan respondeu que nao aceita. Outra coisa que escutei outro dia pela radio SPFCdigital, acho que foi o Ricci, que pessoas de uma TO teriam ameaçado alguns jogadores. Agora sabemos que isso é possível pois eles tem acesso com aval do JJ
    ——————————————
    Por isso o lance de se anular completamente do ambiente externo é algo quase surreal.
    Mas os jogadores precisam sentir que estão sozinhos, abandonados. Que estão até sendo utilizados como armas para intrigas políticas.
    Que, para evitar que seus nomes sejam marcados eternamente como o elenco ‘PIOR QUE O ÍBIS’, terão que se unir demais e mandar pro inferno os velhos safados!
    Não consigo acreditar que serão massacrados bovinamente, mansamente assim e vão continuar existindo…
    Para os velhos, nada mudará. Ou alguém aí sabe o nome do diretor de futebol que rebaixou o Fluminense?
    Mas, ser rebaixado não é pior que ser rebaixado depois do histórico mais humilhante de um time no país, como é o que está pra acontecer se algo não mudar imediatamente.

    São os jogadores!
    É neles que se tem que haver a força necessária imediata!
    ELES PRECISAM ACREDITAR!

  29. Gente, precisamos de uma mudança radical. Q tal ter coragem e entrar em campo domingo com: Dênis, Luiz Ricardo, Tolói, Lucão, Clemente, Fabrício, João Schimidt, Alan, Jadson, Roni e Ademilson?

  30. Por Favor!!! Quem puder leia este texto. Esta é a torcedora, que conheço, e divulguei aqui no blog sofreu ameaças ontem no morumbi.

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/07/25/torcedora-relata-ditadura-tricolor-e-agresses-da-faco-criminosa-independente-a-quem-protestava-contra-juvenal-juvncio/
    Torcedora relata ditadura Tricolor e agressões da facção criminosa “Independente” a quem protestava contra Juvenal Juvêncio

    Pelo menos o Paulinho, que muitos não gostam, oferecu o espaço para ela denunciar o ocorrido.

  31. E o Casemiro numa equipe organizada e com um comissão técnica de primeira ta cheio de moral no Real e jogando bem!!! Estranho que alguns bons valores que não vingam no SP, ou param de jogar bem, perdem o foco, quando saem jogam o fino da bola!!! Porque? Acho que essa resposta a gente está tendo nos últimos meses!!!

  32. Não é mundial de clubes, mas em breve estaremos no Japão! Estamos no fundo do poço, mas todo dia a gente cava mais um pouco que daqui a pouco vamos sair do outro lado do mundo!!kkkkkkk é rir pra não chorar!

  33. Boa tarde. Excelente texto Mel. Infelizmente essa realidade vinha sendo falada aqui por eu e muitos outros. Fomos taxados de chiliquentos, não-saopaulinos e outras coisas do gênero. Agora que a realidade vem a tona todos percebem o que vinhamos falando a mais de 2 anos. JJ conseguiu destruir o clube futebolisticamente e politicamente, ao ponto de mudanças urgentes não serem possíveis. O que nos resta é torcer para que não tenhamos que pagar com o rebaixamento pela incompetência e ganância pelo poder do Sr Juvenal Juvêncio. Esse que considero o PIOR presidente do SPFC.

    • Sempre o mesmo discursinho de que já sabia, que era taxado de chiliquento e afins.

      Eu, Kátia, não mudo uma virgula do que já falei pra vc aqui. Se tivesse de voltar no tempo falaria o mesmo.

      Como disse, muito fácil olhar tudo pelo lado negro e dizer que já sabia.

      Oportunismo puro. Pode colocar esse adjetivo aí na lista do que diziam(eu inclusive pra vc).

      Saco cheio já dessas mensagens credoras.

      Só faltam pedir direitos autorais.

        • O problema não é estar mentindo ou não, o problema é que esta situação chateia a todos nós e chegar um “gênio” neste momento para ficar com a ladainha do “eu falei”, “eu disse”, “eu já sabia” só tende a irritar a todos os que ainda acreditavam que a situação que, se não era boa, poderia melhorar. Pior é sumir do blog e só aparecer nesses momentos. Isso leva a Kátia e a muitos aqui a pensar que as pessoas voltam depois de longo período fora do blog, apenas para requerer o selo “mãe Dinah” do ano.

          E ontem, quando vc discutia com o usuário “Jubarte”, quando ele defendia um jogador vc se intrometeu na conversa dele, perguntando se ele era namorado desse jogador… agora, com vc defendendo o usuário em questão, posso te fazer a mesma pergunta, se vc é o namorado dele?
          Pau que dá em Chico, dá em Francisco…

      • vc pegou o bonde andando, antes ele ja tinha xingado eu e mais alguns no outro post com o mesmo tema e ninguem tinha falado nada com ele..

        • Mais uma vez vc está errado… primeiro que ele não te xingou e nem xingou ninguém especificamente, pq ele generalizou e chamou o pessoal de babaca.
          O comentário foi deletado pouco depois dele ter postado e nem fui eu quem tirou, deve ter sido a própria Kátia.
          Quando eu vi o comentário já estava deletado e você já tinha se intrometido no meio da conversa, como sempre, sempre procurando encrenca, já que não era com você o assunto, quando eu disse para vc e para ele ficarem na boa, senão na próxima eu tiraria os dois.

          Então, quem pega o bonde andando é vc, meu caro…

          Aliás, seu histórico aqui não é dos mais recomendados, não acha?

        • Todos eles foram deletados e ele foi chamado a atenção.

          O que vc quer que façamos mais?

          Olhe bem para vc mesmo e veja se, com todas as oportunidades que vc teve, se vc tem coragem de dizer que ele deveria ser moderado… me diga…

        • Mas não precisa responder, Fabinho… a moderação está lá para isto… as vzs estamos fazendo outras coisas e deletar um comentário demora um pouco mais, mas essa demora não passa de um minuto…

          Hoje eu tinha que acordar cedo, mas mesmo assim fiquei até quase 1 da manhã só para ficar de olho coibindo brigas, xingamentos etc… dá trabalho, cara, mas mesmo assim, deixe que tomamos nossas providências. Vc querer fazer justiça é que não está certo.

  34. Carlos Corrêa disse:
    25 de julho de 2013 às 14:03 (Editar)
    Sub, só nos resta apelar para a fé. E que volte a ser o Clube da Fé, como pedem nas redes sociais.
    ——————————————-
    E é o Clube da Fé!
    Se eu não acreditasse mais, nem me preocuparia tanto.
    Aliás, já teria abandonado o ‘pensar’ sobre o São Paulo.

    Ainda me guardo o melhor para a esperança!

    O que creio ser mais forte para sair dessa, neste momento, é a força dos jogadores.

    Sim, os jogadores pífios do elenco fraco. Os jogadores limitados que não têm do que reclamar por causa de seus salários em dia e da estrutura fantástica ao redor.
    Eles estão se apresentando assim, atualmente.

    Mas, somente eles podem mudar a situação! São eles entrando em campo a cada jogo!
    Eles precisam se superar! E nessa força eu acredito!
    Acredito plenamente no poder de reação do grupo!
    Sou obrigado a acreditar, porque jamais deixarei de torcer pelo São Paulo!
    E sei, tenho certeza que eles conseguirão superar!
    Eu não abandonei o barco! Mantenho-me torcedor! Desejo mais do que tudo a vitória Tricolor em TODOS os jogos!
    E meu foco é para os jogadores! Eles são as únicas peças que temos em mãos! E é neles que deposito minha Fé neste momento perturbado!

    Os jogadores são mais o São Paulo do que essa gente covarde, criminosa e sem escrúpulos!
    Eles precisam de nossa FÉ! Precisamos acreditar neles!

      • Um despeitado, que acha que o goleiro tem obrigação de ajudar o clube que ele preside, quando na verdade, não tem obrigação alguma.

    • é isso que fico puto da vida, o mundo do futebol é formado por pessoas ignorantes e covardes!
      nas piores horas é que aparecem esse tipo de gente pra se aproveitar da fama dos outros pra falar esse tipo de asneira.

      De torcedor a gente espera qualquer coisa, mas de alguém q deveria ser “profissional” e ter uma linha de conduta mesmo q seja num clube “varzeano” somos obrigado a ler esse tipo de coisa.

      Mas na hora que o SPFC eo RC estavam por cima, não apareceu FDP nenhum pra tirar sarro ou falar as tais “verdades”, se escondem tudo!
      E e pra piorar ainda mais, taxam o clube e a pessoa de arrogantes (até pode ser) mas como se eles fossem bons samaritanos.

      Quando algum amigo corintiano ou palmeirense vem me tirar onda com essa palhaçada de arrogante, eu já mando TNC na mesma hora, é um bando de hipócritas querendo dar lição de moral, até parece que eles não são, desculpa meu desabafo, mas não dá pra aceitar essas coisas, nós são paulinos ficamos taxados como os unicos arrogantes do brasil e isso é uma baita injustiça, até parece que fomos nós que começamos a provocar todos os clubes do brasil

      • Eu encaro isso da seguinte forma: Estamos pagando pelo nosso sucesso. Simples, estamos pagando pelas 3 Libertadores, pelos 3 Mundiais, pelo Tri Brasileiro etc. Fomos durante muito tempo o foco principal, o time a ser batido, o clube a ser copiado etc.

        Assim, encaro tudo isso de forma bastante natural, não dou chiliques por causa dessa nossa atual fase, pois esse clube, quer queiram, quer não queiram, é forte demais, é um gigante, e é sim e sempre será o Soberano.

        Soberba da minha parte? Acho que não, os números, as taças, as conquistas estão aí para provar, não preciso inventar nada.

        Estou triste pelo momento, mas não acreditava que ficássemos sozinhos no topo a vida inteira… fosse assim, o futebol iria acabar.

        Mais um pouco e voltamos ao lugar que nós merecemos estar…

  35. Ele queria que o RC banca-se o SINOP , leva-se o uniforme do mesmo para os jogos do SPFC e a cada gol do RC , ele tira-se a do SPFC e comemora-se os gols apontando pra camisa e falando “AQUI E SINOP” srsrsrsrsrsrsrsr é cada uma nesse mundo, quando a fase é boa ….

    • Me desculpe, não é uma crítica, mas apenas uma observação…

      O que leva um torcedor do São Paulo ficar dias e dias atrás dessas notícias podres contra o nosso clube, até divulgando em outros blog´s etc????

      Não é esconder a sujeira debaixo do tapete, mas pra que fazer com que o serviço dos nossos rivais seja facilitado, quando eles querem mais é tripudiar em cima de nós???

      Me desculpe, é apenas uma observação…

      • é apenas estatística…..concerteza os jornalistas esportivos ja sabem….nao levo dores por isso, apenas enfatizo que tem que ter um novo começo..e ficar martelando a mesma coisa..tendo dó..nao da certo..é só trabalho e mais trabalho..nao ha outra saida!

  36. Esse talvez seja o momento mais triste como sãopaulino que estou vivendo em muito tempo, um momento em que vejo os erros se repetirem toda vez e chance por trás de chance nada é feito.

    É tudo tão obvio o que acontece, todos os problemas, todas as causas e ninguém enxerga, clubes de futebol devem ser dirigidos por futebolistas, ex-jogadores, ex-tecnicos, ex-preparadores, existe uma necessidade de gente do ramo dentro do departamento de futebol, sem isso não funciona…

    Já fui fã do JJ, achava ele um grande dirigente, é triste quando você vê alguem que vc admirou um dia se perder dessa e a forma é que JJ se cerrcou de bajuladores e dizem que tudo o que ele fala é outro, falta conselheiros de verdade ali, mas também falta ouvir ser prudente…mas enfim ninguem vai tirar ele agora, mas ele vai sair, ele e todo aquele resto.

  37. Como pode um time inteiro desaprender a jogar futebol? Isso é muito esquisito.

    Hoje em trombei um conhecido do meu prédio que é sãopaulino e ele disse que os jogadores estão querendo derrubar o JJ.

    Não faz o menor sentido assim como o que está acontecendo com o tricolor.

  38. marciotricolor disse:
    25 de julho de 2013 às 16:29
    Eu encaro isso da seguinte forma: Estamos pagando pelo nosso sucesso. Simples, estamos pagando pelas 3 Libertadores, pelos 3 Mundiais, pelo Tri Brasileiro etc. Fomos durante muito tempo o foco principal, o time a ser batido, o clube a ser copiado etc.

    Assim, encaro tudo isso de forma bastante natural, não dou chiliques por causa dessa nossa atual fase, pois esse clube, quer queiram, quer não queiram, é forte demais, é um gigante, e é sim e sempre será o Soberano.

    Soberba da minha parte? Acho que não, os números, as taças, as conquistas estão aí para provar, não preciso inventar nada.

    Estou triste pelo momento, mas não acreditava que ficássemos sozinhos no topo a vida inteira… fosse assim, o futebol iria acabar.

    Mais um pouco e voltamos ao lugar que nós merecemos estar…

    ________________________________________

    Marcio, eu concordo
    mas tem hora que passa do limite, é como eu disse, de torcedores rivais a gente espera qualquer coisa, mas até a mídia quer fazer de tudo que é relacionado ao SPFC (torcida, clube, categoria de base, jogadores, esporte amador etc.)
    é arrogante e soberbo, como se os outros clubes quando estão em alta, tbm não fosse, é a velha tática da mídia que conhecemos bem de manipulação.

    eles querem derrubar o SPFC a qualquer custo, e se o clube não se preparar pra esse tipo de situação, acontece o pior.
    Daki pra frente será sempre assim, e o clube e nós torcedores do Tricolor teremos que nos acostumar, mas não dá pra ficar sempre na defensiva, tem hora que tem que atacar.

  39. Parabéns pelo excelente texto, um dos melhores que já li, nunca um texto foi tão real ao momento do nosso querido Tricolor.

Deixe uma resposta