Megafone: Ladeira Tricolor

megafone5

A pergunta que todos estão fazendo ultimamente é: o que aconteceu com o São Paulo? Um time que sempre se orgulhou de possuir a melhor estrutura do país, os melhores profissionais e, além disso, um elenco competitivo que era acostumado a ganhar títulos, atualmente é motivo de piadas de comentaristas esportivos e torcedores rivais!

Antes da partida contra o Vitória, estava revendo os melhores momentos da final contra o Atlético Paranaense, na Libertadores de 2005, algo emocionante não apenas pela conquista, mas pela postura dos jogadores dentro de campo, essa era a diferença, os atletas tinham orgulho e vibravam vestindo o manto Tricolor.

Não da para não se emocionar com o Fabão, zagueiro extremamente voluntarioso, chorando ao marcar o segundo gol! Dava orgulho ver o consagrado e pentacampeão Luizão, tentando permanecer mais alguns minutos em campo antes de ser substituído, parecendo pressentir que seu gol estava próximo! Isso sem citar a vibração do Cicinho, as incansáveis subidas do Júnior pela lateral esquerda, a garra do Lugano, enfim, era um time com alma, com sede da vitória e isso falta no São Paulo de hoje!

O que mudou? Por que hoje em dia o São Paulo não é mais exemplo a ser seguido?

O São Paulo se acomodou. Hoje temos o ditador e já folclórico Juvenal Juvêncio tomando todas as decisões importantes, como se ele fosse maior que o São Paulo. O poder tem que ser cíclico, a continuidade de Juvenal foi o empurrão que faltava para colocar o Tricolor no mesmo nível dos outros clubes do país!

Perdemos profissionais importantes e competentes como Carlinhos Neves. Jogadores que antes sonhavam em jogar pelo São Paulo, não possuem mais a mesma gana de outrora e tudo isso foi minando a glória do time que nos últimos anos teve apenas um “tapa buracos” com o título da Sulamericana do ano passado porque tínhamos um Lucas jogando muito.

O faro e o bom senso de Juvenal não são mais os mesmos e temos exemplos disso nos últimos cinco anos:

– Não aceitar um proposta milionária da Roma pelo Richarlyson, jogador extremamente estabanado, que fez um único campeonato muito bom pois jogava ao lado do Hernanes e depois perdê-lo de graça para o Atlético Mineiro.

– Trocar Arouca por Rodrigo Souto.

– Vender o Jean para o Fluminense. O jogador sempre foi um dos mais dedicados no SPFC e se prejudicou muito por ter que sempre ser improvisado.

Essas são apenas algumas das péssimas manobras do ditador, sem contar com entrevistas vergonhosas, contratações pífias e arrogância interminável! Esse é o atual Juvenal Juvêncio, homem de extremo sucesso que não soube a hora de parar causando todo o retrospecto do time atual.

Temos um Rogério Ceni visivelmente abatido, laterais inoperantes, uma zaga fraca e exposta. Volantes que não se encontram, apesar de serem muito bons individualmente. Ganso não encontra seu melhor futebol e Luis Fabiano não corresponde mais como antes.

Agora deixo a pergunta: será mesmo que apenas Paulo Autuori vai conseguir reverter toda essa situação?

Fábio Chezzi

38 comentários

  1. O Juvenal se perdeu quando começou a dar funções importantes para pessoas incapacitadas. Mas que o São Paulo entrou em ladeira abaixo após pessoas como Adalberto Baptista começarem a mandar e desmandar no clube isso é inegável. O Juvenal o delegou um cargo importantíssimo, aliás, dois, já que parece que ele também manda na base. A espinha dorsal de um clube de FUTEBOL. E essa “espinha dorsal” está nas mãos de uma pessoa que nunca trabalhou no ramo do futebol, que é conhecido por ser rico e ter sucesso no ramo empresarial. Futebol também é gestão de pessoas e parece que ele não tem a menor habilidade em lidar com um atleta, que antes de tudo é ser humano.

  2. Comentaram sobre o Fabão: Fabão era zagueiro mediano. Esforçado, voluntarioso porém com um posicionamento em campo incrível.
    Ele no Santos, quando o mesmo perdeu dos travecos do gordonaldo, nas duas oportunidades de gol, ele deixou o gordonaldo impedido. Mas num deles o lateral não saiu, ficou parado na linha de fundo, e no outro o outro zagueiro deu condições ao gordonado validando o gol. Dependesse do Fabão gordonaldo estaria em impedimento.

    Quem ve o posicionamento do Rodolpho ve que todas as vezes ele dá condições para atacante, incrivel !!!

    Posicionamento.
    Foi o posicionamento no mundial de 2005 que anulou dois ou tres gols do time inglês, gols que entraram mas jogador adversário estava impedido.

  3. Acho que o Juvenal foi um dos melhores diretores de futebol do tricolor e tinha um gerente(MAC) também experiente nos mandatos de sucesso.

    Não soube escolher bem seus sucessores em cargos intermediarios.
    Se toda hora o presidente precisa agir, então a coisa não anda bem.

  4. O Adalberto é excelente em vendas e negociação.
    Consegue vender bem os jogadores. Negociar.

    O difícil é ele escolher bem.
    Não tem sido feliz em escolher nem em desligar jogadores.

    O MC antigamente ia assistir os jogos dos jogadores em que estavam interessados. Não vai mais ? Não viaja mais de olheiro ?
    Escolher pelo DVD é complicado…

  5. Tomara que o Clemente Rodriguez comece a jogar bem. Ele seria o lateral esquerdo defensivo que eu falei hoje à tarde. Lucas Farias teria mais liberdade para subir e a zaga poderia recompor melhor.

  6. “Como pode um clube de faturamento invejável para os padrões nacionais, que até alguns anos era tido como referência, se meter em uma crise assim? Simples: muita gente fascinada pelo próprio umbigo reunida. Está na hora dos são-paulinos, como um todo, pararem para tratar a doença que cria raízes pelos corredores do clube. O A estrutura física moderna não mascara mais o fato do São Paulo ter se tornado um clube arcaico, fechado para os métodos democráticos, voltado para a avareza e, o que é pior, distante de suas características mais badaladas, como a paz interna e a elegância, tanto no modo de se expressar de seus dirigentes, quanto no futebol desejado dentro de campo.”

    Perfeito.

    http://trivela.uol.com.br/blog/calhaustrofobia/uma-ladeira-dois-clubes/

  7. http://trivela.uol.com.br/colunas/brasil/elenco-fraco-diretoria-incompetente-e-erros-que-afundam-o-sao-paulo/

    A diretoria do São Paulo vive uma ilusão. Ainda acredita que é aquele clube elogiado pela competência na gestão, que aposta na continuidade e que a competência é inerente. Em suma, acham que o time segue sendo diferenciado, esse adjetivo tão mal explorado nos dias de hoje. O time é repleto de jogadores comuns, muitos supervalorizados e muitos caciques. Rogério Ceni tem mais poder do que é saudável. Lúcio exerce uma influência que deveria ser de liderança, mas tem sido de uma estrela mimada. Luís Fabiano voltou ao clube como ídolo, mas não conseguiu ir além de algumas boas atuações e muita indisciplina e reclamações infundadas.

  8. O JJ perdeu o rumo quando colocou o projeto Morumbi 2014 como prioridade máxima. Com isso justificou o tapa no estatuto e até o adiamento do projeto Cotia 8×3. No auge da crise, quem falava pelo SPFC eram diretor e vice (JPJL e Leco). O JJ nem aparecia, esta em outra. E na luta pelo poder, os dois se contradiziam. O futebol ficou em segundo plano.

  9. noites galera!!!!!
    situacao ta osso ein, puts cara, sera lindo se vencermos na quarta, ainda mais com o pensamento do PA que para sairmos desta situacao somente este titulo nao servira, ou seja, nao servira de cortina, pois ele continuara trabalhando em cima dos nossos problemas….

  10. Vamos torcer pelo time, galera!

    Obs.: será que alguem poderia mostrar esse video ao time do São Paulo, em especial ao Ganso?
    Cara no Santos ele jogava a mesma coisa que tenta jogar no São Paulo, só que o diferencial é que no Santos, o time sempre tentava se desmarcar para receber os passes, coisa que não vejo no São Paulo…

  11. GANSO é gênio, e vai vingar aqui!

    O que precisa para mostrar o seu futebol, é de um time organizado, com jogadores de frente que sejam rápidos e inteligentes, que saibam se colocar e se desmarcar.

    Infelizmente, na atualidade isso é tudo o que não temos.

    Tenhamos paciência com ele, dada a situação atual do clube e do time. Paciência!

  12. Boa noite,
    devo morar fora e tenho que achar um jeito de ver os jogos do meu tricolor
    por acaso alguem sabe se o premiere FC online funciona legal no exterior?
    pirata pode quebrar o galho em algumas partidas mas a longo prazo é nojento
    se alguem souber agradeço
    abraço

Deixe uma resposta