Jogadores e comissão festejam chegada de Autuori: ‘Amanheceu’

Com missão de devolver alegria ao São Paulo, novo técnico é elogiado por conversa franca, reaproxima profissionais antigos, e marca presença em treino

O péssimo ambiente do São Paulo ganhou ares de renovação com a chegada de Paulo Autuori. Em seu primeiro dia de trabalho, ainda que veladamente, jogadores, integrantes da comissão técnica e até dirigentes que eram contrários à permanência de Ney Franco revelaram alívio com o novo técnico. Conhecido pelo bom relacionamento, Autuori iniciou seu novo desafio, e arrancou uma frase emblemática de um funcionário do clube.

– Em cinco minutos tive o que não tive no último ano. Parece que amanheceu.

A apresentação do treinador campeão da Libertadores e do Mundial de 2005 teve status de grande evento. Basta ver o número de dirigentes que chegaram ao seu lado: o presidente Juvenal Juvêncio, os vice-presidentes João Paulo de Jesus Lopes (futebol) e Roberto Natel (patrimonial), e os diretores Adalberto Baptista (futebol) e Osvaldo Vieira de Abreu (financeiro).

Um pouco depois, dois advogados do clube, além de Júlio Martins, diretor adjunto de futebol, e Carlos Augusto de Barros e Silva, vice-presidente, se juntaram à tropa. Todos felizes com a mudança. Ney só tinha respaldo de Adalberto, que lamentou muito sua demissão.

Um dos dirigentes chegou a observar, durante o primeiro treino sob novo comando.

– Ele (Autuori) já sabe o nome de todo mundo, e chama todo mundo pelo nome.

Profissionais da antiga comissão técnica também voltaram a ter mais espaço. O preparador físico Sérgio Rocha e o auxiliar Milton Cruz participaram ativamente da atividade. Paulo Autuori levou consigo o preparador Gilvan Santos e seu assistente Renê Weber, mas eles nem foram a campo no primeiro dia.

Milton e Autuori foram grandes amigos na primeira passagem do treinador pelo São Paulo, em 2005. Ele era um dos entusiastas de seu retorno, assim como o goleiro Rogério Ceni.

Do departamento médico também veio uma observação elogiosa ao novo comandante, sobre a naturalidade com que ele agiu em seu primeiro dia. “Parecia que nunca havia saído daqui”, disse o membro do grupo.

Uma das maiores críticas a Ney Franco era que ele não participava dos treinos, a grande maioria a cargo de Eder Bastos. Autuori ficou perto dos jogadores o tempo todo. Falou com firmeza, fez exigências e elogios quando as coisas saíram do jeito que pediu: “É isso que eu quero!”.

Na visão dos dirigentes, isso dará novo ânimo aos jogadores. Um dos atletas, inclusive, acha que a presença do treinador mudará a forma como os adversários vão encarar o Tricolor.

– Daqui para frente seremos mais respeitados.

Fonte: globo.com

94 comentários

  1. Eduardo Affonso ‏@eduaffonsoespn
    Vai começar a coletiva de Paulo Autuori aqui no CT
    Sobre a situação do grupo, Paulo disse que não é fa´cil sair logo de cara destye momento ruim. Mas conta com a experiencia do grupo.
    Meu modelo de jogo é o 4-4-2.Pode variar entre o sistema diamante (3+1), o enganche , ou com 2 meias, diz Paulo Autuori
    Sobre ter focado no trabalho defensivo hoje cedo, Autuori fala q o time tem sofrido muitos gols.Tem que acertar isso primeiro.
    Um time começa a ser montado de trás para frente, então vamor organizar atrás. Até para o time correr menos risco, diz Autuori.

  2. Paulo Autuori estreou numa vitória contra os Travecos por 5×1 no Pacaembu.

    Das 17 derrotas que teve, 13 ou 14 foram com o Expressinho pela Sulamericana e Brasileirão de 2005.

    Além de ter conseguido o objetivo (Libertadores e Mundial), no máximo perdeu umas 3 ou 4 partidas com o time principal em jogos que não eram mata-matas.

    Não entendo o temor de alguns pelo seu trabalho, até parece que tem são-paulinos que tem raiva por que o Autuori ganhou tudo o que precisou, vai entender?

    Tem um tal de Alves que disse que os Travecos devem estar contentes com essa contratação.

    Por que será?

    Será que alguns dos Travecos estão com saudades daqueles 5×1 na estréia do Autuori?

    Talvez!!!! Pode ser!!!!

    Tem gente que gosta de sofrer, os cúrinthianos sempre se gabaram ter orgulho de serem sofredores, talvez seja isso….

    O pior é alguns ditos são-paulinos minimizarem o feito do Autuori, dane-se que ele foi mal no Cruzeiro, no Vasco ou em qualquer outro.

    Para mim foi melhor ainda, foi ótimo no São Paulo e ferrou com os nossos rivais, muito obrigado Autuori, continue assim, é aqui no (Morumbi) que vc tem que ganhar, não nos quintais dos vizinhos.

    • Como eu disse no outro tópico, pior é essa imprensa fajuta vir dizer que o desempenho do PA (em 2005) ser inferior aos últimos técnicos que passaram pelo clube…
      Ridículo!

    • Ele tem um histórico de pegar times que não eram favoritos e ganhar. O Botafogo Brasileirão de 95, o Cruzeiro Libertadores de 97 e o São Paulo para ser sincero não era favorito na Libertadores frente a River Plate e Santos e muito menos no Mundial contra o Liverpool. Ele pega times desacreditados e ganha

  3. Aí sim… no Jornal que a Globo apresenta agora, falou sobre JJ e a sua forma folclórica de se apresentar… fizeram com humor, porém, com respeito… falam tanto da Globo, mas eles respeitam o jeito JJ de ser, bem diferente das bizarrices de ontem feitas pelo próprio torcedor tricolor…

  4. E referente a contratações será que vamos ficar como estamos? Posso até falar uma besteira grande agora, mas o Kleber é o tipo de jogador que precisamos no elenco, brigador que disputa jogada e com vontade de vencer…

  5. Se não der certo desta vez é só vender o Luis Fabiano que a coisa vai….

    Nem vou falar de Leônidas, Careca, Serginho Chulapa, Toninho Guerreiro, França, Amoroso.

    Vou citar 4 jogadores que não são do nível dos citados acima e que fizeram mais história no São Paulo em matéria de títulos do que o Luis Fabiano:

    Aloísio Chulapa, Luizão, Borges e até o Dagoberto.

    Acho que até o Grafite fez mais coisas positivas que o Luis Fabiano.

    Controle o seu nervosinho, cale a boca e joga bola Luis Fabiano, vc tem futebol para isso mas nunca mostrou, vc pode enganar os modinhas com um golzinho cá um golzinho acolá, mas eu quero ver é na hora do vamo ver….

    Acho que a maioria ainda acredita em vc, até eu, mas vamos honrar a camisa e o alto salário, né….

    Fui….

    • No dia em que decidiram pela permanência do LF eu falei isso.

      Acho que seria melhor para o time ter um jogador que, embora tecnicament einferior ao LF, fosse mais agregador para o time e para o elenco.

      Eu continuo achando que se ainda existir a possibilidade, deveríamos rever a decisão de não negocia-lo.

  6. Estou bastante otimista com a contratação do PA.

    E quanto ao JJ, ontem comentei aqui que ele era o nosso Vicente Matheus…

    E não é que o Sormani usou a mesma comparação?

  7. Podia JJ contratar Jesus Cristo,mas as Muricetes iam colocar defeito só pq ele não foi contratado,a questão é que as Muricetes pelo inconformismo da não contratação do Mumu desmerecem o grande trabalho de autuori no Spfc,e pasmem alguns falam que ele pegou o time pronto,e o mumu?não pegou tambem?O grande erro de JJ não foi dispensar o Mumu na época pois o time não jogava nada,e Hernanes que muitos elogiam aqui estava na reserva com Mumu,o erro foi JJ ter inventado um monte de porcaria de treinadores e apostas e deu a falsa impressão que Mumu era bom,enfim eu confio no trabalho do Autuori e sei que foi a decisão mais acertada da diretoria.

  8. Boa Tarde galera… vi o treino do Autuori ontem pelo site Terra , e ele exigindo dos jogadores , movimentação, toques rapidos e marcação pressão.

    E a todo momento ele gritava, elogiava e criticava quando preciso e em nenhum momento da era NF eu vi isso, ele cobrando dos jogadores , muito pelo contrario, não se via uma “energia” do NF para os jogadores.

    Lembro muito bem quando o P.A chegou em 2005 , se nao me engano Mineiro e Josué ainda não erao titulares ( era um deles + o Renan) e o Autuori veio e efetivou a dupla. Deu moral pro Luizão e Amoroso … o time jogava pra frente e marcava em todos os lados do campo. Ele é bom de vestiario, em seus times não existe vaidade e picuinhas , sabe lidar com estes problemas.

    O cara é BOM , e vai dar liga tenho CERTEZA disso. E uma coisa que esta me dando nojo é o “endeusamento” de parte da torcida, nossa que coisa chata com esse muricy.

  9. Postado por: gabrielsoberano
    santos desisti da contrataço de robinho e seu empresario entra em contato com o diretor do SPFC !! FONTE: RADIO TRANSAMÉRICA. e espn

  10. Apesar de não gostar do Autuori , vou torcer muito por ele e por nossa diretoria, que apenas traga alguns jogadores que ele vai precisar, so isso, se ele receber a mateira prima terá boas chances de reverter o péssimo trabalho feito ate agora.

  11. Eu estou confiante também, vamos sair dessa fase. Pelas reportagens dá para ver que o Ney Franco não era tão querido no clube.

  12. Cara como essa torcida do SPFC é CHATA… vejo comentarios no lancenet, globo e outros sites, quanto cara falando merda.

    Estou torcendo DEMAIS, para o time quarta feira, der aquela pancada nos gambas, torcendo MUITO.

  13. Torcendo por Autuori.
    Homem sério, que entende de futebol.
    Seus últimos trabalhos foram fracos, mas temos que avaliar qualidade do elenco que tinha nas mãos.
    Não era minha primeira opção, mas torço MUITO pelo seu sucesso.
    No mínimo começou bem, com treinamento tático, cobrando os jogadores, posicionando a defesa e destacando que começará arrumando a defesa para só depois pensar no ataque.

  14. Tarde.
    Gostei das declarações do PA.
    Ele está correto em treinar melhor a defesa e depois pensar no ataque.
    Neste primeiro momento, o melhor não é mudar drasticamente o elenco, mas sim implantar as mudanças gradativamente.

  15. “Evolução pode haver sem vitória, mas queremos com ela. É a única coisa que dá confiança. Mas queremos jogar bem, nunca vou pedir para ganhar de qualquer jeito. Você não pede para um músico tocar de qualquer jeito. Dá para ganhar e jogar bem”. Autuori. Paulo

    Toda sorte ao Autuori, que possa recolocar o Tricolor no seu devido lugar e jogando um bom futebol.

  16. Confesso que fiquei receoso quanto a contratação do Autuori.
    Depois da entrevista dele me animei bastante.
    Aí comecei a pensar, onde foi que o Luxemburgo teve mais sucesso?
    R: Galineiro.
    Pq ele tem o exatamente o perfil dos travecos.
    E é o que acontece com o Paulo Autuori e SPFC.
    Não interessa os insucessos dele nos outros clubes, Paulo Autuori é a cara do Tricolor e tem tudo pra dar certo!

    (espero não queimar minha língua futuramente)

    • E olha que não contaram o goleiro rs

      Falando sério, ele não montou o time, apenas treinou os jogadores defensivos x jogadores ofensivos… Já já vem gente criticando e chamando o Autuori de Professor Pardal rs

  17. Tivesse a diretoria demitido o NF antes da copa das confederações ela seria criticada da mesma maneira caso os resultados pós copa das confederações não viessem pq o povo e imperdoável nas criticas, mais diga-se de passagem seria o mais correto ter demitido antes da parada pq o técnico teria um pouco mais de tempo!!!!!

    Infelizmente a diretoria foi dar um voto de confiança ao NF que vinha postergando bons resultados e perdemos esses preciosos dias..

  18. Só espero que a torcida compreenda uma eventual derrota na quarta-feira e não comece a colocar o PA pra fora do Morumbi de forma precoce. Ele está assumindo agora e não tem culpa pela forma que está pegando a equipe, sem padrão nenhum etc.

    Evidente que uma vitória até ajudaria bastante e acho até que dá pra ganhar, mas não vamos rotular o cara por eventual insucesso.

  19. Douglas, Gosto do Rodrigo Caio para atuar como primeiro volante, mas precisamos ver se o Wellington vai iniciar o ano dessa vez… Tbm tem o Fabrício que muitos aqui veem como titular. Não dá para precisar, mas se ele seguir a cartilha do Ney, pode ser R. Caio a frente da zaga, Denílson e Ganso dos lados e Jadson no meio. Ou Ganso inverter c o Jadson na função.

  20. Vitão está por aqui?

    Gostaria da vosso ilustre conhecimento sobre treinador de futebol profissional CUCA.
    Sempre disse que era um dos que melhor monta times ultimamente no BR só que era zicado. Este ano a zica vai embora no Atletico Mineiro ainda… valem 2 libertadores

  21. Apesar do continuísmo, ressalte-se que JJ deve ser tratado com respeito. Ouvi alguns — não aqui! — o chamando até de bizarro. Não é! É caricato, folclórico. Bizarro é outra coisa. Outros — não aqui, também! — quiseram compará-lo à Mustafá, Duallib… Se o fizessem apenas pelo continuísmo, seria cabível, até. Mas o fizeram defendendo que o SÃO PAULO é igual ao Corinthians e ao Palmeiras.

    Não concordo. Primeiramente porque um deles está precisando da ajuda do governo para tentar equilibrar sua vida financeira (está no caminho, mas ainda longe de conseguir) e o outro precisou “emprestar” o seu estádio à iniciativa privada por algumas décadas para poder reformá-lo e vive “vendendo o almoço pra poder pagar o jantar”. Em que pesem todos os problemas que enfrenta, o SÃO PAULO — me desculpem os detratores — não é assim!

    Segundo, porque embora estejamos há algum tempo sofrendo erros de planejamento, até o momento não há sequer indícios de que JJ tenha se envolvido em falcatruas de qualquer gênero, dentro ou fora do SÃO PAULO. Se houvesse, certamente seriam jogadas aos telhados, tanto é o “amor” que vários setores da imprensa nutrem pelo SÃO PAULO.

    Ele merece respeito. Principalmente da torcida do SÃO PAULO. Não concordo com o continuísmo, o considero o pai da acomodação e esta, a mãe do retrocesso. Mas nem por isso vou imolar o presidente em praça pública.

  22. Boa tarde, pessoal. Geralmente fico no modo leitura, mas como trabalho com publicidade e acabei encontrando algumas imagens promocionais que o SPFC vai usar na Audi Cup, quis compartilhá-las com vcs. As imagens foram feitas pela YR e o estúdio Ars Thanea. Ficaram belíssimas!

    http://behance.vo.llnwd.net/profiles/50030/projects/8848981/hd_3c925282db2fa2994c7805e5c9548c0c.jpg

    http://behance.vo.llnwd.net/profiles/50030/projects/8848981/hd_290832ea01e86bae6340b3e8676f276a.jpg

    Abraço!

  23. Vc sabia…

    LF9, o Fabuloso, desde que chegou, coleciona incríveis 28 cartões amarelos e quatro vermelhos…

    E ainda quer fazer beicinho…

  24. O comentario mais mítico foi o do Vitão:
    “VITÃO/SPFC/THE BEST disse:
    12 de julho de 2013 às 12:30
    Se não der certo desta vez é só vender o Luis Fabiano que a coisa vai….

    Nem vou falar de Leônidas, Careca, Serginho Chulapa, Toninho Guerreiro, França, Amoroso.

    Vou citar 4 jogadores que não são do nível dos citados acima e que fizeram mais história no São Paulo em matéria de títulos do que o Luis Fabiano:

    Aloísio Chulapa, Luizão, Borges e até o Dagoberto.

    Acho que até o Grafite fez mais coisas positivas que o Luis Fabiano.

    Controle o seu nervosinho, cale a boca e joga bola Luis Fabiano, vc tem futebol para isso mas nunca mostrou, vc pode enganar os modinhas com um golzinho cá um golzinho acolá, mas eu quero ver é na hora do vamo ver….

    Acho que a maioria ainda acredita em vc, até eu, mas vamos honrar a camisa e o alto salário, né….

    Fui….”
    __________________

    Até o Dagoberto!
    Até o Dagoberto!

Deixe uma resposta