O São Paulo FC continua doente. É coisa de alma e o time de futebol não foge disso.
Há problemas pontuais, que não são poucos, começando no gol e terminando na “ponta-esquerda”, passando pelo banco e pelas áreas de suporte (médica, fisioterapia, etc).
Pouco ou nada adiantará resolver uma coisa aqui, outra ali.
Mudaremos quando Juvenal Juvêncio deixar o poder. Nem acredito em mudanças profundas, pois ele vai deixar o poder, não será tirado dele. Ou seja, composições acontecerão e o mais provável é o clube continuar fechado, um feudo dividido entre meia dúzia de famílias.
Houve um tempo em que isso foi bom.
Houve um tempo em que o São Paulo cresceu e evoluiu.
Esse tempo passou.
Curiosamente, se retomarmos a história do clube fundado em 1935, veremos que havia alma. Havia diversidade. Não havia “chefe” ou “soberano” ou ditador.
Enquanto crescia patrimonialmente e também no futebol, o clube apequenou-se na sua condução. Enquanto o mundo evoluía para a democracia, o São Paulo FC fechou-se mais e mais.
Hoje, é impossível que uma candidatura jovem e de fora do sistema consiga vencer.
Porque o clube é controlado por meia dúzia de “cardeais” e 160 conselheiros vitalícios.
Vitalícios…
Alguém já parou para pensar no que significam?
Não são eleitos para tal, são agraciados com o “vitalício” pelo presidente.
Ao conversar com o Marco Aurélio Cunha para o post do OCE senti, com extrema clareza, como é fechado nosso clube.
Acredito piamente na democracia, seja para o país, seja para o clube de futebol. Cidadãos e torcedores sustentam um e outro. Mesmo o são-paulino mais pobre e desprovido financeiramente, é um contribuinte do São Paulo, pelo simples fato de fazer parte da torcida e dar audiência aos jogos. Está fazendo sua parte, da mesma forma que o mais pobre cidadão brasileiro também ajuda a sustentar o Estado e sua máquina brutal, gigantesca e ineficiente, ao pagar toneladas de impostos no arroz e feijão, no leite da criança, no remédio da outra.
Quem sustenta tem direito de participar e decidir.
Via voto.
Com regras, é óbvio, mas de forma aberta e acessível.
Estamos em 2013, século XXI a pleno vapor. Os melhores e mais eficientes países do mundo são democracias plenas, exceção feita à China, um caso à parte por características absolutamente únicas.
No mundo da bola os exemplos são muitos.
O Barcelona é um dos melhores, se não o melhor.
Há outros.
No Brasil está começando. Ainda é cedo para dizer que x ou y se dará bem, mas há clubes que estão seguindo o caminho da democracia e da renovação.
Deixamos de ser referência.
Deixamos de ser protagonista.
Somos mais um, às vezes, fugazmente, disputando as pontas de cima, geralmente longe das pontas de baixo. A continuar assim não faremos mais diferença real, seremos, de fato, apenas mais um.
O São Paulo precisa de renovação profunda.
Precisa voltar a ter uma alma quente, inflamada, orgulhosa.
Aos 58 anos de idade, são-paulino consciente desde os três ou quatro anos, tenho receio do futuro.
Por Emerson Gonçalves
Bom dia.
A crítica foi boa, mas consciente desde os três anos complicou um pouco rss
Depende de como você lê e interpreta o que lê.
Aos três ou quatro anos eu lembro de já ter consciência de ser são-paulino, muito clara e nítida, já que morava longe do meu pai, são-paulino, com avós e tios corintianos roxos. Meu nível de consciência, hoje, é bem outro.
Infelizmente.
Tal como a cozinha de um restaurante chinês, o interior de uma fábrica de salsicha e os meandros do Congresso Nacional, certas coisas é melhor a gente ignorar.
Tem certas coisas que só vemos nas fases ruins. Eu prefiro me alegrar com as coisas boas.
Texto digno do dispêndio de alguns minutos para sua leitura e reflexão:
http://blogdojuca.uol.com.br/2013/07/a-volta-dos-que-nao-foram/
Excelente coluna do EG, muito sensata, parabéns!!!
Boa coluna. Mas, eu ainda prefiro ficar com a esperança de dias melhores.
Se estou certa? Bom, ao menos me sinto melhor assim!
Feriado no estado de SP.
Dia de preguiça!
E o dinheiro da venda da Lucas vai criando asas, pagando juros, corrigindo as bobagens feitas por essa péssima administração.. e ainda tem gente que enche a boca pra dizer que o São Paulo não faz loucuras financeiras, não paga salários astronômicos a jogadores e técnicos e ainda criticam alguns times por aí…
Tbem concordo com seu comentário!!!
Lógico q não vamos querer gastar o q times estrangeiros gastam para montar times galácticos, mais pelo menos as pessoas q administram o futebol do são paulo deveriam ter boa vontade e correr em buscas de jogadores que estao insatisfeitos la fora é trazer pro nosso time!!!..pq tem ai tanto jogador bom em times do brasil q eram reserva na sua equipe, e hj estao jogando mto bem!!…a bem da verdade é q hj nosso time virou uma espécie de Congresso Nacional do Futebol, os caras viram que ficar ali dentro é rentável e agora não querem mais sair!
De certo as reformas feitas até hj foram com materiais doados pelo governo ou outros né, não gastaram nada no morumbi, dentre outras dívidas que todas as empresas tem. Na época do Denilson pro Betis (se vc já tinha virado São Paulino na época) foi a mesma coisa pelo que chegou a imprensa usaram a grana pra melhorar o estadio.
Os amortecedores. A arquibancada sambava com a torcida batendo pé.
Bom dia pessoal,
Passada rápida no blog.
Excelente coluna do Emerson Gonçalves, como de costume.
Abraços aos amigos.
Katia Regina Firmino disse:
9 de julho de 2013 às 08:15
Boa coluna. Mas, eu ainda prefiro ficar com a esperança de dias melhores.
Se estou certa? Bom, ao menos me sinto melhor assim!
____________________________
2…
LIPE disse:
9 de julho de 2013 às 08:24
E o dinheiro da venda da Lucas vai criando asas, pagando juros, corrigindo as bobagens feitas por essa péssima administração.. e ainda tem gente que enche a boca pra dizer que o São Paulo não faz loucuras financeiras, não paga salários astronômicos a jogadores e técnicos e ainda criticam alguns times por aí…
_______________________
Pra vc ver…Imagina se pagasse?
Imagina só como estaria a situação….
QUal vai ser a desculpa do Sato pra não aparecer na coluna do Sub?
Será que vai ser: Eu fui a represa onde o Faninho correu…
?
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
Hoje estarei aqui… não tenho reuniões… só darei uma saidinha até umas 14:30 hs mas depois estarei aqui prestigiando tão bela coluna… srsrsrssr
Eder – Fernandópolis disse:
9 de julho de 2013 às 09:05
De certo as reformas feitas até hj foram com materiais doados pelo governo ou outros né, não gastaram nada no morumbi, dentre outras dívidas que todas as empresas tem. Na época do Denilson pro Betis (se vc já tinha virado São Paulino na época) foi a mesma coisa pelo que chegou a imprensa usaram a grana pra melhorar o estadio.
_______________________
Edão…O SPFC tem de viver de futebol…FU-TE-BOL!
E não de reformas…
Não, perai!
Faltam argumentos…faltam argumentos….Jeffão…não sabem separar as coisas.
É, ainda tem pessoas que defendem a diretoria!!!
E eu fui direto a vc, quando se referir a “pessoas” pode se referir a mim sem problema nenhum. Adultos fazem isso. Abraços, e um bom feriado!”
Não me referi a vc, alias, nem tinha visto seu comentário.
LIPE disse:
9 de julho de 2013 às 09:12
É, ainda tem pessoas que defendem a diretoria!!!
___________________________________________
É…E ainda tem gente que continua jogando FIFA, PES e FM…
CM 0102 é melhor que esses. hehehehehe
quem falou em fazer loucuras em contratações, pelo que se arrecada, o sáo paulo tinha a obrigação de montar um time mais qualificado, só isso…alias isso não acontece e as dívidas só aumentam..
Bom dia! Só eu que tô curtindo essa versão do blog?!?!?!
Parece que ta mais leve…se resolver o esquema do responder pra ficar igual ao outro, pra mim ta show tbém rs
Achei bem inteligente seu texto, mas considero um tanto desesperado, explico porque:
acredito eu que estavamos num caminho tranquilo e seguro com o finado MPG, mas depois com a chegada do JJ as coisas foram caminhando ate chegar nisso que vemos hoje, tenho total confianca nao nos que estao la babando o JJ, mas na instituicao SPFC e quando ele sair, com muito esforco, trabalho e dedicacao voltaremos a incomodar nossos adversarios… ( obrigado pela oportunidade, Alexandre, Gunma-ken Japao )
Eder – Fernandópolis disse:
9 de julho de 2013 às 09:17
Faltam argumentos…faltam argumentos….Jeffão…não sabem separar as coisas.
_____________________________________
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
leonardoleonidio disse:
9 de julho de 2013 às 09:17
CM 0102 é melhor que esses. hehehehehe
_________________________
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
LIPE disse:
9 de julho de 2013 às 09:24
quem falou em fazer loucuras em contratações, pelo que se arrecada, o sáo paulo tinha a obrigação de montar um time mais qualificado, só isso…alias isso não acontece e as dívidas só aumentam.
___________________________________
Tá “S”erto!
Lembrei dessa música…
O Sato gosta dela…hehehhe
kkkkkkkkkkkkkkk gosto sim…
Dia!
Segundo Cereto, no REDAÇÃO SPORTV, Autuori será o técnico do SPFC.
Então que seja ele o escolhido.
E que consiga realizar no São Paulo o que não conseguiu nos últimos 3, 4 clubes que dirigiu.
A impressão que eu tenho é que os pseudo técnicos de plantão do elenco e da comissão técnica terão mais liberdade do que já tinham para palpitarem.
Tomara que as coisas se encaixem.
Bom dia amigos
Autuori ja chegou?
Kaka ja chegou?
Lugano ja chegou?
Felipe Melo ja chegou?
Maicon ja chegou?
Jonas ja chegou?
Bom dia!
E aew Zanca alguma novidade sobre o Tricolor?
Vai ser o Autuori mesmo?
E sobre Reforços?
Nada de novidades ainda…
Ontem li muita asneira na internet.
A informação nova que tenho, é que Leco mesmo sem gostar de Muricy, sabe a importância de acalmar a torcida e creiam: Votou a favor de sua vinda.
só não concordo em pagar 700 mil reais para quem ta em baixa..seria pessimo negocio!
Rodrigo, eu não concordo em pagar 700 mil ao Muricy tb. E a ninguém.
Infelizmente a realidade do Brasil ultimamente é esta…
Até o Dorival ganhou isso em seus 3 últimos trabalhos.
bom dia!
o time é reflexo da diretoria … a filosofia é sempre a mesma, tipo dane-se a torcida, o negocio é agente fazer boas negociações! unica coisa que acho que a maioria pede aqui é um time equilibrado , que tenha fibra de vencer!
E osbre um novo tecnico..acho que a diretoria ta esperando o atletico-mg cair fora da libertadores, pois sei la..com o meu pensamento ..seria o cuca..o escolhido?
Acho que o nome do Cuca nunca passou pela cabeça da diretoria.
E sinceramete acho que o Cuca não seria o nome ideal nesse momento.
Nosso problema não é somente um problema técnico, tático. É também um problema motivacional, um grupo aparetemente desunido, sem cumplicidade, e acho que o Cuca, nesse momento, só serviria para piorar a situação.
Não vejo o cuca como tecnico qualquer..lembra 2004..foi ele que montou a base pro time de 2005..depois veio o leao e soube conduzir quando tinha ainda lenha pra queimar!
Rodrigo, também gosto do Cuca, mas nesse momento eu não acho que ele seja o nome ideal.
Talvez no começo de 2014, para montar um time novo, começando do zero, com uma nova filosofia.
Aí sim.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/07/ausente-de-treino-paulo-autuori-da-mais-um-passo-longe-do-vasco.html
Bom dia companheiros … é …. nosso técnico ja abandonou o VAXXXXCO , e a cada passo ele se aproxima mais do CT da Barra Funda.
Espero que consiga dar padrão ao time e se aproxime dos jogadores , e leve esse time que com alguns reforços , podemos levar BR e Sulamericana este ano.
VAMO SPFC!!!!!!!!!!
Zanca, alguma chance do nome escolhido não ser nem o Muricy e nem o PA?
Ainda tem lugar para um zebra?
PB, eu adoraria um nome de treinador diferente, fora da mesmice.
Acho francamente que somente um estrangeiro me agradaria hoje.
O pessoal usa o Cuca para dar base histórica de fracasso. Então o Autuori é o ideal nesse raciocínio…
Aquele time de 2005/2006 era diferenciado, espetacular. Não dá para comparar épocas.
Algum jogador será contratado até segunda(15-07)?
a.zanquetta…mas raciocinando…sendo coerente..tem tecnicos que pedem jogadores e é atendido..sera que qualquer tecnico que vier a treinar o sao paulo hoje, a diretoria acataria pedidos de treinador seja qual for?
Zanca, se amanhã perder, alguma chance do Cuca aparecer? Entre ele, o Muricy e o Autuori, quem você escolheria?
Particularmente, acho que o Muricy acalmaria a torcida, e o Autuori pode ser benéfico para o emocional do grupo. O Cuca, entre eles, parece ser o que mais treina fundamentos. Mas é um pouco tenso, pode dar certo, mas, tambem, quando dá errado…
francisco…dos 3 preferiria o cuca..pra curta-média temporada! pois os jogadores precisam fazer uma forcinha tambem..veja nos ultimos jogos…mtos deles errando passe de 1….2 metros!
Cleuber Carlos ?@Cleubercarlos 8 min
Torcida do Bahia derruba presidente do time
Pela primeira vez na história deste país uma torcida consegue intervenção em
um clube de futebol. Parabéns torcedores do Bahia!
vai que a moda pega!!!
Anderson Peixoto disse:
9 de julho de 2013 às 11:06
Algum jogador será contratado até segunda(15-07)?
——————————————————————————————-
Pelo retrospecto das últimas contrtações, espero que não…
KKKK, seria cômico, se num fosse trágico.
Plano do São Paulo é contratar Autuori nesta terça.
Autuori foi escolhido como o principal alvo do São Paulo no último fim de semana, em uma reunião da diretoria, que, desde então, mantém sigilo sobre o tema.
Embora o Tricolor esteja à frente nas negociações, outros clubes – como o Santos – estão à procura de um treinador e podem procurar o agora ex-vascaíno. Além disso, há a possibilidade de aparecer algum imprevisto e a negociação fracassar, por isso a versão de que nenhum treinador foi procurado será sustentada enquanto as conversas estiverem em andamento, e o acordo só será anunciado quando tudo estiver assinado.
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,plano-do-sao-paulo-e-contratar-autuori-nesta-terca,1051454,0.htm
São Paulo já gastou 60% da venda de Lucas para pagar empréstimos
O clube do Morumbi foi o dono da segunda maior dívida bancária do futebol brasileiro em 2012, atrás apenas do Atlético-MG.
http://esportes.terra.com.br/sao-paulo/jornal-sao-paulo-ja-gastou-60-da-venda-de-lucas-para-pagar-emprestimos,ae1ef09a9f2cf310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
Alexandre Zanquetta disse:
9 de julho de 2013 às 10:45
Ontem li muita asneira na internet.
A informação nova que tenho, é que Leco mesmo sem gostar de Muricy, sabe a importância de acalmar a torcida e creiam: Votou a favor de sua vinda
______________________
Se ele votou “sim” então mostra mais uma vez que a mão que balança o berço é a do JJ…
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
O Club de Regatas Vasco da Gama informa que Paulo Autuori não é mais treinador do clube.
http://www.vasco.com.br/site/index.php/noticia/conteudo/5197/#.UdwhpfnVCn9
Que venha o Autuori!!!!! mas sinceramente estou em duvida sobre ele e o Muricy!!!!
Será que o Santos pode ser considerado um concorrente pela contratação do PA?
Leilão a vista?
Tarde.
Não virá reforços. Ainda acho que virá o Autuori.
E aí, será que é hoje que teremos a definição do novo técnico?
VEM AUTUORI
http://www.lancenet.com.br/vasco/Vasco-anuncia-Paulo-Autuori-tecnico_0_952704756.html
E a cobertura do Morumbi??
E o Morumbi na copa???
não foram essas as “desculpas” para o golpe do 3° mandato??
ótimo texto do EG, é exatamente oq penso sobre oq é hoje o SPFC
essa forma de comandar hoje em dia um clube é atrasada, criou-se uma atmosfera negativa que influencia de certa forma a comissão técnica e jogadores, por isso muita vezes estamos vendo bons jogadores que contratamos que vem pra cá e não rende a mesma coisa como estava no clube anterior.
E tbm o sentido contrário, as vezes jogadores que nós taxamos como ruins ou péssimos que vai para outro clube aki mesmo do Brasil e começa a render muito mais quando estava aki no SPFC.
Não é só planejamento, ter estrutura boa e salários em dias que faz um clube ser campeão de tudo (claro q isso ajuda e muito) mas é muito importante a união, harmonia e a compreensão de todos no clube que precisa de algo mais pra vencer titulos, algo que ninguém pode ensinar nos treinamentos, algo que a pessoa tira lá do fundo da ALMA pra querer ser um vencedor na vida, isso muitas vezes está ligado no dia a dia do clube, na atmosfera e filosofia de trabalho desse clube que é passado e sentido até mesmo pelo seus torcedores
mais distantes, e isso hoje infelizmente o SPFC não está fazendo corretamente.
por isso esse texto do EG é excelente e retrata bem a verdade dura e cruel que o SPFC virou, mas é possivel de reverter isso?
Claro q sim! Mas pra isso vai precisar de uma reformulação geral no SPFC, mas será que os nossos dirigentes e conselheiros querem isso? tem coragem pra isso ?
Qual será o custo dos nossos 5 laterais esquerdos ?